a partir de maio 2011

domingo, 1 de março de 2015

Movimento Espírita Brasileiro-01-03-2015



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – A Federação Espírita Brasileira deu início a uma série de eventos em homenagem aos 140 anos de nascimento de Guillon Ribeiro (17/1/1875-26/10/1943), que foi presidente da FEB, tradutor e autor de livros. Ocorrem eventos nos primeiros sábados de fevereiro e de março, respectivamente, na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, e no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antônio do Descoberto (GO).  No próximo sábado, 7 de março, às 8h, será realizada uma Homenagem no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB.
- O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu na noite de 22 de fevereiro, domingo passado, uma entrevista e uma reportagem de que foram alvo Divaldo Franco e a Mansão do Caminho. O fato constituiu uma justa homenagem a um extraordinário trabalhador da seara de Jesus, que já militou no catolicismo em séculos passados e hoje milita no Espiritismo, o que muito nos honra e alegra. Quem não viu a matéria, pode vê-la clicando neste link: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015
– O Campo Experimental da FEB realizará no próximo sábado, 7 de março, um seminário que marcará a abertura dos cursos deste ano.  Jorge Elarrat coordenará o seminário cujo tema será “Os 150 anos de O Céu e o Inferno”.  Informações pelo e-mail presidência@febnet.org.br ou pelo telefone (61)2101-6195.
– “Evangelho – fraternidade e paz” é o tema escolhido para a terceira edição do Congresso Espírita do Distrito Federal, que ocorrerá de 17 a 19 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, espaço dos mais conhecidos em Brasília.  Entre os expositores estarão Alberto Almeida e Haroldo Dutra Dias.  Para participar do congresso, vale ressaltar, é preciso fazer a inscrição previamente.  A organizadora, a Federação Espírita do Distrito Federal, criou um site com todas as informações sobre o evento.  O endereço éhttp://3congressoespiritadf.wordpress.com.
– O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu. Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos.  Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito.  O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia. Acesse e conheça a obra no link www.clubedeautores.com.br.  Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
– O Ciclo de Palestras do Instituto de Saúde da FEB foi realizado em fevereiro na sede da Federação Espírita Brasileira: SGAN 603, sala Boa Nova, Asa Norte.  O evento foi uma realização da AME-Distrito Federal e a programação foi no último sábado, 28, das 8h às 12h, com o seminário “Direito, saúde e espiritualidade” coordenado pela AJE e pela AME-DF.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Comunhão Espírita de Brasília (Auditório Dr. Bezerra de Menezes: SGAS 604, Asa Sul) encerrou sua programação de palestras do mês de fevereiro na última segunda-feira, 23, com a presença de Denise Brito e o tema foi “Estudo da Obra de André Luiz: Nos Domínios da Mediunidade, capítulos: 18 e 19”. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Planaltina – Nazareno Feitosa fará uma palestra sobre o tema “Joanna D’Arc, médium: uma visão espírita”, neste domingo, dia 8 de março, às 19h, na Casa Espírita Fraternidade Emmanuel: Q. 26 Conj “A” Lote 08/10 Buritis IV. Contato: Alda Brito aldac.brito@gmail.com ou (61)9929-3800 ou 9997-1254.
Bahia
Salvador – O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/. Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No próximo sábado, 7 de março, das 8h30 às 11h30, será realizada a Oficina de Canto do Coral Bezerra de Menezes, na COBEM: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou no site www.cobem.org.br.
– A Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes – informa que a evangelização 2015 começará neste domingo, dia 1º de março, às 14h30.  No próximo sábado, 7 de março, das 14h30 às 16h, será a vez do Grupo Infância com faixa etária de 5 a 10 anos, do Grupo Pré-Juventude com faixa etária de 11 e 12 anos, do Grupo Juventude com faixa etária de 13 a 21 anos e do Grupo de Família aberta ao Público. Informações no site www.cobem.org.br.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– No próximo sábado, 7 de março, a partir das 14h30, será realizado o Cine Debate na COBEM: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Para esta edição foi escolhido o filme “Causa e efeito” e a facilitadora será Mercedes Agrícola.  O ingresso é obtido com a troca de 25 notas fiscais na recepção.  Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Fraterno Luz e Verdade (Rua Brasília, 5, Condomínio Guilherme Marback, Imbuí) foi encerrada no último sábado, 28 de fevereiro, às 17h30, por Hilton Cardoso com o tema “A psicosfera do Planeta após o Carnaval”.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Ceará
Fortaleza – O XI Seminário “Vencendo seus conflitos” terá como tema central “Por que está dando tudo errado?” e será realizado nos dias 28 e 29 de março, na sede do Centro Espírita Luz no Lar – Caucaia.  O evento contará com as presenças de Frederico Menezes e Andrei Moreira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro.  Informações no sitewww.feees.org.br.
Vila Velha – A programação de palestras do mês de fevereiro na União Espírita Cristã (Rua Antônio Athayde, 445) foi encerrada no último sábado, 28, às 18h, por Vera Lúcia A. Freitas com o tema “A fé e a caridade”. Informações:www.infopanespirita.wordpress.com.
Goiás
Goiânia – A Federação Espírita do Estado de Goiás promoveu  no período de 14 a 17 de fevereiro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, seu tradicional congresso espírita. Nesse ano, em sua 31ª Edição, foi comemorado o sesquicentenário de O Céu e o Inferno, tendo como tema central “Céu e Inferno – Mito ou Verdade?”. Ivana Raisky abriu o evento que contou com grande equipe de apoio. Este Congresso tradicionalmente reúne e mantém eventos específicos para adultos, jovens e crianças. Entre inscritos e colaboradores estavam presentes cerca de quatro mil participantes, oriundos de 21 Estados. O presidente da FEB compareceu na palestra pública de Divaldo Franco e atuou no Painel Interreligioso, no último dia. www.feego.org.br
Atuaram como palestrantes Divaldo Franco (palestra e seminário), Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Décio Iandoli, José Carlos de Lucca, Irvênia Prada e Ana Tereza Camasmie. O governador do Estado Marconi Perillo compareceu e fez uma saudação ao final. Houve significativo momento musical com crianças e jovens. Informações:
– “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação.  O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  Mais informações no sitewww.mednesp2015.com.br.
Santo Antônio do Descoberto – No dia 7 de março, sábado, às 8h, será realizada uma homenagem a Luís Olímpio Guillon Ribeiro no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB.
Mato Grosso
Juína – O Centro Espírita Allan Kardec (Av. dos Jambos, 1040) realizará mais um curso do ESDE: Estudo da Doutrina Espírita, aos sábados, a partir das 18h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Toda quarta-feira, às 18h30, será realizado o Ciclo de Estudos “Princípios básicos da doutrina” na Fundação Espírita Cáritas: Rua Senhora das Graças, 51, Cruzeiro.  Informações pelo telefone (31)3223-8266.
– A programação de palestras do mês de fevereiro na Fraternidade Espírita Irmão Glacus (Rua Henrique Gorceix, 30, Pe. Eustáquio) foi encerrada no dia 28, sábado, às 20h, por Hilton Alves, com o tema “A verdade que liberta”. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A programação de palestras do mês de fevereiro da AMEMG foi encerrada por Adriane Cysne na última quinta-feira, 26. O tema foi “O passe”. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Além Paraíba – No dia 28 de fevereiro, das 15h às 18h, José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “O câncer, o livre-arbítrio e a responsabilidade” no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Allan Kardec, 30, Jardim Paraíso.  Realização: AME-Nova Friburgo (RJ).
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Sacramento – No dia 25 de fevereiro, Sheila Pinheiro de Godoy fez uma palestra sobre o tema “A homeopatia nas doenças morais” na Chácara Triângulo – Quartinho do Tio Eurípedes. Realização: AME-Sacramento. Info:www.infopanespirita.wordpress.com.
Uberaba – A Web Rádio Amor Fraterno foi criada com a esperança de crescer, para divulgar a Doutrina do nosso querido Allan Kardec, pois a Web Rádio não visa a lucro, mas sim dentro do possível procuramos levar entretenimento, músicas dentro de um padrão mais clássico... e na parte de leitura e estudo de ótimas obras, principalmente as do nosso amado codificador ALLAN KARDEC.  Estamos abertos para todas as casas espíritas desde que seja tudo dentro dos princípios filosóficos cristãos!  Acesse a rádio através do site: www.radioetvamorfraterno.com.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – está com a programação praticamente pronta de seus eventos durante o ano de 2015.  As Reuniões Lítero-Musicais Doutrinárias serão realizadas nas datas: 28 de março, 25 de abril, 30 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 26 de setembro e 31 de outubro.  O XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba – será realizado no dia 29 de agosto, e o V Fórum da Mediunidade será realizado no dia 28 de novembro.  Os organizadores contam com a participação de todos.
– A programação do mês de fevereiro do Grupo Espírita Maria de Nazaré foi encerrada no dia 26, quinta-feira, por Emmanuel Alves da Silva, com o tema “Precursores do Espiritismo no Triângulo Mineiro” e apresentações musicais. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Antônio Fabio Ribeiro (cantor e compositor) fez o lançamento do CD “Evolução” no dia 28 de fevereiro, às 19h30, no Centro Espírita Uberabense: Rua Barão de Ituberaba, 449, Jardim Estados Unidos.  Organização: UMEU – União das Mocidades Espíritas de Uberaba.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 28 de fevereiro, às 16h, foi realizado o Encontro da Juventude no Centro Espírita Caminheiros do Amor: Av. Nenê Sabino, 553.  Realização: Conselho da Juventude IJ/AME.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Uberlândia – Em comemoração aos 6 anos da Web Rádio Fraternidade foram transmitidas ao vivo algumas atividades.  O encerramento foi no dia 28 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, no Anfiteatro do Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica da UFU.  Na ocasião, Rossandro Klinjey coordenou o seminário “O Evangelho na Educação do Adulto”.  Info: siteswww.RadioFraternidade.com.brou www.facebook.com/WebRadioFraternidadeou pelo e-mail faleconosco@RadioFraternidade.com.br.
Paraná
Curitiba – Realizar-se-á no período de 13 a 15 de março na Expotrade, em Pinhais, a XVII Conferência Estadual Espírita.  A abertura do evento dar-se-á às 20h do dia 13, sexta-feira, com conferência de Divaldo Franco sobre o tema “O Céu e o Inferno – A Justiça Divina segundo o Espiritismo”.  Participarão também como expositores Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida e Sandra Borba Pereira.  A Conferência, com entrada franca, é promovida pela Federação Espírita do Paraná.
– No domingo passado, dia 22 de fevereiro, às 10h, no Teatro da FEP, Reginaldo Araújo proferiu palestra sobre o tema "Princípios Básicos da Doutrina Espírita". 
Balsa Nova – O 2º Curso de Multiplicadores da Mediunidade será realizado no próximo final de semana, dias 7 e 8 de março, no Recanto Lins de Vasconcelos.  Informações no site www.feparana.com.br. 
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec promove semanalmente, às quartas-feiras, às 20h30, palestras doutrinárias seguidas de passes. A palestrante que encerrou a programação de fevereiro, na última quarta-feira, dia 25, foi Glória Massei (Londrina). 
Ibiporã – Allan Vilches apresentou-se na FEMEL- Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Padre Vitoriano Valente, 2319, na última quarta-feira, dia 25 de fevereiro, às 20h30. 
Londrina – Iniciou-se no dia 24 de fevereiro no Centro Espírita Nosso Lar o estudo metódico e sequencial do livro “No Invisível”, de Léon Denis, que faz parte do programa adotado pelo GEEAG – Grupo de Estudos Espíritas Abel Gomes, coordenado por Astolfo Olegário de Oliveira Filho. Na terça-feira, os estudos ocorrem às 18h30. Na quinta-feira, às 14h30.
– No período de 24 a 27 de fevereiro, Allan Vilches fez várias apresentações musicais na cidade.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
- A Casa Espírita Anita Borela de Oliveira está organizando uma Caravana para a Conferência Estadual, com saída no dia 13 e retorno no dia 15 de março. O preço é R$ 360,00, inclusos hospedagem com café da manhã, translado para o evento, em ônibus leito-turismo. Reservas e informações com Eliana, aos telefones (43) 3328-9330 e 9622-6751.
- Inicia-se no dia 3 de março, às 20h, um Ciclo de Estudo Espírita no Centro Espírita Maria de Nazaré na Rua Girassol, 411, Interlagos. Módulo anual: "Introdução à Doutrina Espírita”. O grupo terá foco na formação básica, seguindo material de apoio da FEB - Federação Espírita Brasileira.
- No dia 10 de março, Divaldo Franco estará em Londrina para coordenar o 1º  Movimento Você e a Paz realizado na cidade. Será na Praça Tomi Nakagawa, ao lado da Rua Benjamin Constant e próximo da antiga rodoviária de Londrina.
Mandaguari – Allan Vilches apresentou-se na União Espírita Allan Kardec, na Rua Lins de Vasconcellos, 185, na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro.
Pinhais – De 13 a 15 de março ocorrerá a 17ª Conferência Estadual Espírita.  O evento girará em torno do tema “O Céu e o Inferno – A Justiça Divina segundo o Espiritismo” e contará com a participação dos expositores Alberto Almeida, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias e Sandra Borba Pereira.  O local de realização é o Expotrade, na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10.454.  Outros detalhes, com a Federação Espírita do Paraná, que promove o evento. Site: www.feparana.com.br e telefone (41)3223-6174. 
Rolândia – Desencarnou na última terça-feira, dia 24, nossa estimada companheira D. Luzita Pedroso, que realizou nas últimas décadas importante trabalho em nossa região, especialmente em Rolândia, à frente do MÃE - Movimento Assistencial Espírita, fundado por ela e por seu esposo, Luiz Carlos Pedroso, que desencarnou há alguns anos. Enviamos à família e à nossa amiga as nossas melhores vibrações e o nosso abraço, com os agradecimentos por tudo que ela fez em sua profícua existência hoje encerrada.
Wenceslau Braz – Leonísio Antonio da Silva proferiu palestra sobre o tema "Recomeço" no Centro Espírita João Batista, na Rua Prefeito Benedito Correa, s/nº, Centro, na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro. 
Pernambuco
Recife – Vem aí o 6º Congresso Espírita para Pais e Educadores. Este congresso foi feito para você que se preocupa com a educação da criança e do jovem!  Não deixe de fazer parte deste momento tão especial!  Faltam praticamente 2 meses, pois ele será realizado nos dias 16 e 17 de maio. Completando 10 anos de existência, ele está com uma estrutura totalmente diferente dos congressos anteriores, com palestras simultâneas que deverão ser escolhidas por você no ato da inscrição.  Quanto mais rápido você se inscrever, mais facilidade terá de escolher a palestra da sua preferência.  Entre no site, conheça o que é o congresso!  Inscreva também suas crianças no 1º Congresso Espírita Infantil.  Veja programação, histórico e inscrições no sitewww.cepei.com.br/.
– O 3º SEUNA terá como tema central “Por que a transição planetária O progresso dos Seres e dos Mundos” e será realizado no dia 22 de março, domingo, às 14h30, no Teatro Anália Franco: Rua Carlos Gomes, 354, Prado, casarão azul em frente ao antigo cavalo dourado.  O palestrante convidado será Frederico Menezes.  Os ingressos custam R$10,00 e o valor arrecadado será revertido para despesas operacionais e em prol do Lar Espírita Tereza de Jesus e ao Centro Espírita Antônio de Pádua.  Os pontos de venda são: FEFLP – Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins; Livraria – bairro de Boa Viagem; UNILUZ – União Espírita Caminho da Luz; Ana Leite – bairro de Boa Viagem; União Espírita Maria de Nazaré; Cleide Cavalcanti – bairro do Arruda; União Espírita Maria de Nazaré; Cilene Caldeira – bairro do Arruda; NEF Paulo de Tarso; Isabel Moura – bairro do Cajueiro; Associação Espírita Casa dos Humildes; Livraria – bairro de Casa Forte; Federação Espírita Pernambucana; Livraria – Av. João de Barros; Núcleo Espírita Missionário da Luz; Tereza – Bairro do Pina; Livraria Praça do Diário de Pernambuco; Livraria Espírita Renascer: Rua do Hospício, Bairro da Boa Vista; Centro Espírita Luz e Amor; Livraria – bairro da Encruzilhada; Lar Espírita Tereza de Jesus: Av. Carlos Gomes, Bairro do Prado e C. E. Lar de Jesus: Livraria – bairro da Torre. Informações com Ednaldo Maia pelo telefone (81)9145-2611 ou com Cleide Cavalcanti, 9180-8019.  Vagas limitadas.
Carpina – As comemorações dos 69 anos do Centro Espírita Amor e Caridade – Regional 19 – Mata Central II – foram encerradas no último sábado, 28 de fevereiro, e contaram com as presenças de Rossandro Klinjey, Otávio Aguiar, Denis Martins, Alisson Guedes e Afro Stefanini.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Olinda – O 1º Congresso Literário Espírita de Pernambuco marca as atividades de aniversário do Clube do Livro Espírita do Centro Espírita Luz da Verdade.  Neste 1º ano, Raul Teixeira será o Homenageado do evento. O Congresso Literário Espírita de Pernambuco terá como tema “Perdão – Caminho para a Paz” e será realizado nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Beberibe do Centro de Convenções de Pernambuco.  Além da programação de mesas, palestras e debates, haverá: (1) Feira de Livros Espíritas, com um vasto acervo e descontos especiais; (2) Lançamento do 2º livro do Rossandro Klinjey intitulado “Autoperdão, o aprendizado necessário” e um curso de Capacitação para aprender como recepcionar, acolher e orientar dependentes químicos e portadores de transtornos mentais (depressão, ansiedade e fobias) voltado para trabalhadores de Casas Espíritas e interessados em geral; EJovem – Encontro com a Juventude com tema central “A Vida NÃO é uma Droga!” para jovens a partir dos 13 anos, no dia 22 de março, das 9h às 17h, no Teatro Brum. São apenas 400 lugares para o Congresso. Adquira o seu ingresso e garanta sua participação nessa grande festa da Literatura Espírita.  O ingresso custa R$50,00 e dá direito a receber (no evento) um livro no valor de R$35,00, do Homenageado Raul Teixeira. Informações pelos telefones (81)8834-5300, 9848-7470, 8133-1750 ou 9423-9800 ou pelo e-mailclubedolivroespirita10@gmail.com.
Paudalho – O Programa Interiorização do Movimento Espírita da Comissão Estadual de Espiritismo do Pernambuco realizará o seminário “Os dois públicos de Jesus”, neste domingo, 1o de março, das 14h às 17h, no Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua Marechal Deodoro, 559. A coordenação será de Robson Santos. Informações pelo e-mail cee.pe@hotmail.com ou pelo telefone 9292-3702.  Entrada franca.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade. Isso é tudo de que eles precisam.
- O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu na noite de 22 de fevereiro, domingo passado, uma entrevista e uma reportagem de que foram alvo Divaldo Franco e a Mansão do Caminho. O fato constituiu uma justa homenagem a um extraordinário trabalhador da seara de Jesus, que já militou no catolicismo em séculos passados e hoje milita no Espiritismo, o que muito nos honra e alegra. Quem não viu a matéria, pode vê-la clicando neste link: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015
– A Capacitação de Evangelizadores com Lucia Moyses será realizada nos dias 1o de março e 31 de maio, das 9h às 13h, na sede do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro: Rua dos Inválidos, 182.  Transmissão ao vivo pelo Canal 12 febtv.com.br ou no link ceerrj.org.br/tv.  Inscrições pelo portal www.ceerj.org.br.
– O GPELA: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor (Rua Silva Cardoso, 673, Bangu) realizará toda terça-feira, uma Nova Turma de Estudos: “O que é Espiritismo”.  Informações pelo telefone (21)3421-2666.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita A Caminho da Luz foi encerrada na última sexta-feira, 27, por Roberto Quaresma: “Estranha Moral”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – No próximo domingo, 8 de março, das 9h às 13h, Ana Márcia coordenará o seminário “Prática e dinamização na Evangelização” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Av. Teixeira e Souza, 448, centro.  Será servido almoço no local.  Informações pelo telefone (22)2645-4468 ou pelo e-mail divulgação@cetj.org.br.
Duque de Caxias – A Cia. Teatral Mensageiros apresenta as peças “Há dois mil anos” & “Cinquenta anos depois”, adaptadas das obras psicografadas por Chico Xavier, em dois dias sequenciais: 28 de março, sábado, às 19h30, e 29 de março, domingo, às 18h30, no Teatro Raul Cortez: Praça do Pacificador, s/n, Centro.  Ingressos à venda no Teatro por R$30,00 para cada dia.  Realização do Grupo Espírita Unidos em Caridade com Cristo. 
Macaé – O curso “Oratória” está sendo realizado toda sexta-feira, a partir de 20 de fevereiro, das 19h às 20h30, na Casa do Caminho de Macaé.  A coordenação é de Toninha de Freitas e o curso tem duração de 20 aulas.  Inscrições pelo e-mail xxfabixx@gmail.com.
– A programação de cursos do CEVP – Centro Espírita Vicente de Paulo – é esta:
(1) Curso Básico de Introdução à Doutrina Espírita: quintas-feiras, das 19h às 20h30, início: 12 de março, término: 18 de junho;
(2) Curso de Capacitação de Aplicação de Passes: quintas-feiras, das 19h às 20h30, início: 19 de março, término: 21 de maio.
Inscrições e informações pelo e-mail cevpcursos@gmail.com.br ou pelo telefone (22)99701-0324.
Nova Friburgo – Na última segunda-feira, 23 de fevereiro, José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Em busca da verdade” no Grupo de Estudos Espíritas Legionários da Luz. Realização: AME-Nova Friburgo. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Rio das Ostras – A Casa Espírita Suave Caminho (Rua Miracema, 185, Jardim Marilea) receberá Agnaldo Paviani nesta semana e a programação é esta:
7 – sábado – 19h – palestra: “E eu me perdi de mim mesmo”;
8 – domingo – 9h às 12h – seminário: “A Evolução do Espírito em período de crise”.
Inscrições na recepção da Casa, até o dia 5 de março. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
São Pedro da Aldeia – A Programação de palestras do mês de março no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
4 – quarta-feira – 19h – Olívia Singher: A dama da caridade;
11 – quarta-feira – 19h – Flávia Silveira: Obsessões, causas, tratamentos e curas;
18 – quarta-feira – 19h – Sonia Rolim: Objetivos da adoração;
25 – quarta-feira – 19h – Ciro Meliande: O caminho reto.
Informações pelo telefone (22)99905-7829.
– A programação de palestras do mês de fevereiro do Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na quarta-feira, 25, com a palestra “Faze isso e viverás”.  Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– Cássio Nascimento fez uma palestra sobre o tema “Compromissos de amor” no dia 24 de fevereiro, terça-feira, na Sociedade Espírita Paulo de Tarso.  Informações pelo telefone (22)98835-3995.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na quarta-feira, 25, por Roraci Correia e o tema “Faze isso e viverás”.  Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
– No período de 4 a 7 de junho, será realizado o 12Fórum Nacional de Arte Espírita.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sitewww.abrarte.org.br.  O evento é uma realização da ABRARTE – Associação Brasileira de Arte Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Parnamirim – A Seara Espírita Francisco de Assis – SEFA, através do Departamento de Atendimento Espiritual-DAE e Departamento de Assistência e Promoção social Espírita- DAPSE realizou no último domingo, 22 de fevereiro, um encontro cujo tema central foi “A prática da caridade e a convivência na casa espírita”.  Os conteúdos abordados foram: As sociedades espíritas, A Seara Espírita e a evolução intelecto-moral, A retaguarda positiva e negativa da instituição espírita, A revolução da convivência fraterna, O atendimento espiritual e o encaminhamento no centro espírita, O trabalhador voluntário, motivação e compromisso, A legislação atual e a administração do centro espírita, O trabalho social espírita e as suas distorções; Jesus, Kardec e a administração do centro espírita.  Informações na SEFA: e-mailregina.medeiros06@gmail.com e zilma.sefa@yahoo.com.br.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – No período de 10 de janeiro a 21 de fevereiro, a Sociedade Espírita Dom Thomé realizou a Evangelização de Verão com o tema “150 anos de O Céu e o Inferno”.  Coordenação: DIJ UDE Passo d’Areia.  Informações pelo telefone (51)3362-2108.
– A programação de palestras do mês de fevereiro do Instituto Espírita Terceira Revelação Divina (Rua Chico Pedro, 340, Bairro Camaquã) foi encerrada no último sábado, 28, às 16h, por Rogers Kersting e o tema foi “Vida e saúde”. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Bento Gonçalves – A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Allan Kardec (Rua Pedro Magno, 155, Bairro Progresso) foi encerrada por Samira Turconi na segunda-feira, 23. O tema foi “Mediunidade e Espiritismo: intercâmbio de Luz”.  Além disso, todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, é realizado o Curso de Férias sobre o livro “O Consolador”.  Informações pelos e-mails decom.ceakbento@gmail.com ousamiraturconi@hotmail.com.
Gramado – O 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, que será realizado de 1 a 4 de outubro em Gramado, já está com inscrições abertas. O evento terá como tema central “O Amanhecer de uma Nova Era: Colhendo Esperanças e Consolações”.  Participarão os expositores Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Sandra Borba, Haroldo Dutra Dias, André Trigueiro e Sérgio Lopes, além dos escritores Roosevelt Tiago, Gladis Pedersen de Oliveira, José Raul Teixeira e Cláudia Schmidt.  A organização é da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, em cuja página na internet é possível encontrar mais detalhes sobre o evento: www.espiritismors.org.br.
Novo Hamburgo – A programação de palestras do mês de fevereiro do Centro Espírita Fé, Luz e Caridade (Rua Tamandaré, 109, Bairro Boa Vista) foi encerrada por Leopoldo Adarnoli no último sábado, 28, às 15h30. O tema escolhido foi “Fora da caridade não há salvação”.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2015 será esta: Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– Nos dias 21 (16h15 às 18h) e 23 de fevereiro (19h15 às 21h), sábado e segunda-feira, foram iniciados os cursos sobre as “Obras básicas” no Grupo Escola Irmão Delmiro – Centro Espírita Seara dos Pobres: Rua Prof. Clementino de Brito, 547, Capoeira.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3244-1016.
Criciúma – No dia 28 de fevereiro, sábado, das 9h às 18h, foi realizada a Conferência Estadual Espírita do Sul Catarinense no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Criciúma. Promoção: Diretorias das 9ª, 3ª e 15ª Uniões Regionais Espíritas. A programação de palestras foi esta: 9h15 – Izaías Claro: “Depressão”; 10h40 – José Carlos de Lucca: “Jesus, o médico de almas”; 14h – Suely Caldas Schubert: “Transtornos Obsessivos e Mentais”; 16h15 – Alírio Cerqueira Filho: "Saúde nas Relações Familiares”.  Info:www.lojafec.org.br/boleto/inscricao/inscricao.php?opcao=inscricao&evento=59.
São Paulo
São Paulo – Está disponível na internet, gratuitamente, uma ferramenta importante para quem se interessa pelo estudo da doutrina espírita: "Allan Kardec de A a Z – Temário da Obra Kardequiana".  São dois os modos de acessar o conteúdo de “Allan Kardec de A a Z”:
As pessoas que se interessam pela doutrina espírita colherão grande proveito consultando a ferramenta ora mencionada, que merece ampla divulgação e os parabéns de todos nós que batalhamos na divulgação do Espiritismo.
– Foi lançado na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro, em São Paulo, capital, o livro “Divaldo Franco – A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos”, de autoria da jornalista Ana Landi. Os autógrafos iniciaram-se às 18h, mas a fila começou a se formar antes mesmo das 16h e durante praticamente todo o evento estendeu-se para fora das dependências da livraria. O lançamento bateu recorde de número de livros vendidos e autógrafos dados. Durante praticamente 4 horas ininterruptas, o médium espírita atendeu, uma a uma, mais de mil pessoas e autografou 2.600 livros, a todos oferecendo um sorriso, um aperto de mão e palavras de consolo. Os direitos autorais do foram integralmente doados em cartório para a “Mansão do Caminho”, criada por Divaldo na cidade de Salvador (BA), há mais de 60 anos. Todos os que adquiriram o livro receberam também um DVD institucional da “Mansão do Caminho” e uma garrafinha de água personalizada.
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no site http://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/.  A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens, tanto de SMS como de VOZ.
– A programação de palestras do mês de março no Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699, Vila Mafalda, próximo ao Shopping Anália Franco) é esta:
5 – quinta-feira – Maria Heloisa Bernardo;
12 – quinta-feira – Pedro Pedrosa;
19 – quinta-feira – Fábio Fadel;
26 – quinta-feira – André Ariovaldo.
Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com ou pelo e-mailedsonbrito1@gmail.com.
– Plínio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “O amanhã nasce do hoje!” no dia 3 de março, terça-feira, às 20h, no Núcleo de Estudos Espíritas Fonte Viva: Rua Marau, 90, São João Clímaco.  No dia 6 de março, sexta-feira, às 20h, Plínio estudará o tema “Pais & filhos” no Núcleo Assistencial Espírita Aprendizes do Evangelho: Rua Aparecida de São Manoel, 122, Vila Carrão. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O curso de Expositores Espíritas será realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, na Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro: Rua Clélia, 669, Lapa.  Apoio: USE Distrital da Lapa.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “Os mensageiros” será realizado no período de 20 de fevereiro a 3 de julho, toda sexta-feira, às 20h, no IECL: Instituto Espirita Caminho da Luz: Rua Edgar, 431, Vila Leonor. Informações pelo telefone (11)99549-1564 ou pelo e-mail ieclcursos@htmail.com,
– Neste domingo, 1o de março, às 10h, Deusa Samu fará uma palestra no Centro Espírita Pescadores de Amor: Rua Colonial das Missões, 487, Itaquera.  No próximo domingo, 8 de março, às 10h, Deusa Samu fará uma palestra sobre o tema “Educação para morte – Luto” no Centro Espírita 3 de outubro: Rua Clélia, 678, Lapa. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Neide Guerra fará uma palestra no próximo domingo, 8 de março, às 8h30, no Centro Espírita Irmã Jacyra: Travessa Maria Elisa de Abreu, 28, Vila Jacuí.  Na ocasião o Grupo Vocal Reencontro fará apresentação. Informações:www.infopanespirita.wordpress.com.
– Wilson Garcia fará uma palestra e o lançamento do livro de sua autoria: “Os Espíritos falam. Você ouve? Uma proposta teórica para o processo de comunicação mediúnica”, em várias instituições na cidade.  A programação é esta:
8 de março – domingo – 10h – Grupo Espírita Batuíra: Rua Caiubí, 1306, Perdizes;
9 de março – segunda-feira – 20h – Centro Espírita Irmãos da Nova Era: Rua Martim Affonso, 78, Belenzinho;
12 de março – quinta feira – 20h – C.E.E. José Herculano Pires: Rua Alicante, 389, Penha;
13 de março – sexta feira – 20h – CE Gabriel Ferreira: Rua Kaneda, 474, Vila Maria;
14 de março – sábado – Reunião do CPDoc: Rua Muniz de Sousa, 492, apto 41, Aclimação.
– No próximo sábado, 7 de março, às 20h, Andreia Leão fará uma palestra sobre o tema “A sociedade, a mulher, o homem e o Espirito” na Sociedade Espírita José Menezes de Alencar: Av. Direitos Humanos, 382, Imirim.
– O IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos – retomará seus cursos neste mês.  A programação é esta: (1) Paulo, Agostinho e Orígenes: pilares da filosofia e da religião cristã, aos sábado, às 14h; (2) Concepção filosófica de Deus, aos sábados, às 16h e (3) Tratado Teológico Político de Spinoza, aos sábados, às 16h.  Os cursos começam no dia 14 de março e as aulas são ministradas na sede do IEEF: Rua Mesquita, 789 – J. Glória.  Informações e inscrições no site www.ieef.org.br.
– O Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância será realizado no próximo sábado, 7 de março, das 13h às 18h, na sede do Centro Espírita Gabriel Ferreira: Rua Kaneda, 474, Vila Maria Alta.  As vagas são limitadas.  Programa do curso: A atividade de Educação Espírita Infantojuvenil, Objetivos, Componentes do Processo Educativo, Estruturando o Departamento, Planejamento (setor, programa de aulas e aulas); Recursos Didáticos. Serão apresentados alguns exemplos práticos: os participantes terão oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE SP (a mesma do CE Gabriel Ferreira).  Taxa de Inscrição: R$10,00 – para lanche e despesas da Casa Espírita que sediará o curso (paga no dia).  Inscrições pelo e-mail marthinharg@yahoo.com.br ou pelo telefone (11)99765-1881.  Dados para inscrição: nome completo do participante, da Casa Espírita, cidade, telefone.
– O Encontro com a Cultura Espírita teve como tema central “Quem cura quem?” e foi coordenado pela Equipe da Rádio Boa Nova: Sebastião Camargo e Jether Jacomini Filho, no dia 28 de fevereiro, sábado, a partir das 17h30, na U.D. Santana: Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana.  Foram discutidos os temas “Médicos da Terra e médicos do astral: com quem fica o poder?”; “É possivel a reprogramação celular?” e “Doenças ou doentes – onde fica a saúde?”.  O evento contará com as participações da cantora lírica Marina Anastasi e da pianista Mirna Bortolamasi.
– Deusa Samu fez uma palestra no dia 24 de fevereiro, terça-feira, no Centro Espírita Irmã Shirley. Na quarta-feira, 25, Deusa fez uma palestra no Centro Espírita Chico Xavier.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Beneficente Caminho da Verdade recebeu Plínio Bueno Penteado Junior para tratar do tema “O prejuízo da cegueira espiritual” no dia 25 de fevereiro, quarta-feira.  Plínio fez uma palestra sobre o tema “Você prefere ter razão ou ser feliz?” no dia 27 de fevereiro, sexta-feira, no Centro Espírita Seara do Mestre. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na segunda-feira, 23 de fevereiro, a Livraria Saraiva Shopping Paulista fez o lançamento do livro “Divaldo Franco: A trajetória de um dos maiores médiuns de todos os tempos”, de autoria da jornalista Ana Landi.  Os direitos autorais serão doados à Mansão do Caminho.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Congregação Espírita Maria Benta recebeu Ery Lopes e João Lucius para uma palestra sobre o tema “A Vida, a Morte e a Música” no dia 23 de fevereiro, segunda-feira.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Desencarnação: o processo” no dia 26 de fevereiro, no Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Na segunda-feira, 23 de fevereiro, Vansan se apresentou no Centro Espírita Cristo Redentor.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O Nukle: Núcleo Kardecista Luz e Esperança realizou a palestra “Acordar as potências interiores” no dia 26 de fevereiro, quinta-feira.  O evento fez parte do curso “O Caminho da Consciência”.
– Dilermando Massi fez uma palestra sobre o tema “Depressão – doença da alma” no último sábado, 28 de fevereiro, no Centro Espírita Jesus e Kardec.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Edson Brito fez uma palestra sobre o tema “Bem-aventurados os aflitos” no dia 25 de fevereiro, quarta-feira, no Centro Espírita Josefa Olímpia de Oliveira.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Casa Branca do Caminho foi encerrada por Vansan na segunda-feira, 26. Informações pelo e-mail edsonbrito1@gmail.com.
Arujá – Vansan fez uma palestra musicada na quarta-feira, 25 de fevereiro, no Centro Espírita Fraternidade de Luz. Informações:http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Avanhandava – A programação de palestras do mês de fevereiro no Núcleo Espírita Chico Xavier foi encerrada por Shirley Timóteo do Nascimento, no dia 24, terça-feira.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Bauru – A programação de palestras do mês de março no Centro Espírita Vicente de Paulo (Rua Sete de Setembro, 15/40) terá como tema “O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Eis os palestrantes convidados:
1 – domingo – 19h – Adonis;
8 – domingo – 19h – José Antônio Jorge;
15 – domingo – 19h – Marta Segifredo;
22 – domingo – 19h – Cristina Lima (Grupo Musical);
29 – domingo – 19h – Linda Maria Sant’Anna.
– No dia 7 de março, sábado, 14h, os frequentadores do Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Sete de Setembro, 8/30) participarão do seminário “Saindo da caverna em busca do ser integral”, coordenado por Yara Moraes Rapini.  Informações pelo telefone (14)3366-3232, no site www.ceac.org.br ou pelo e-mail momento_espirita@hotmail.com.
– O Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Sete de Setembro, 8/30) realizará em março o Curso de Orientação Espírita e Mediúnica.  As aulas serão realizadas em dois horários: (1) terças-feiras, a partir do dia 3, às 20h, com Rogério Savi e (2) quintas-feiras, a partir do dia 5, às 16h, com Richard Simonetti.  Informações pelo telefone (14)3366-3232, no site www.ceac.org.brou pelo e-mail momento_espirita@hotmail.com.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Vicente de Paulo teve como tema “O Evangelho segundo o Espiritismo”.  No último domingo, 22, o convidado foi Rodrigo Danilo. Informações:http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Amor e Caridade foi encerrada na última sexta-feira, 27, por Jorge / Maria Salomão.  Informações no site www.ceac.org.br ou pelo e-mailmomento_espirita@hotmail.com.
Birigui – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Passe e comportamento” no dia 23 de fevereiro, segunda-feira, na Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec. Informações pelo e-mailluizaugustomacedoguararapes@hotmail.com, com Ricardo, pelo telefone (18)99714–2589 ou pelo e-mail rc.miranda@uol.com.br.
Bragança Paulista – A Sociedade Espírita Bragança Paulista realizará o II Encontro “Vida a dois” no próximo domingo, 8 de março, no Salão da Casa da Benção: Av. Eusébio Savaio, 995, Jardim Santa Libânia.  A programação é esta: 8h – Recepção; 8h30 – Diferença entre amar e gostar, casamento e felicidade; 9h45 – Homem e a mulher; 10h45 – café; 11h – Casamento e sexo; 12h – Almoço; 13h30 – A família cresce; 14h30 – O trabalho; 15h30 – Café; 15h45 – Humor e lazer; 16h45 – Diálogo; 17h45 – Encerramento.  Inscrições e informações pelo e-mail a.cristina2010@yahoo.com.br ou pelos telefones 97404-6894 (Mércia) e 4035-3594 (Cristina).  Taxa de R$20,00 por pessoa com almoço incluso.
Campinas – No último sábado, 28 de fevereiro, às 19h30, Cassia Bragueri Arroyo fez uma palestra sobre o tema “Setenta vezes sete” no Centro Espírita Vander Dias.  Realização: USE Intermunicipal. Informações: e-mailcristina.helena.bertuzzi@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de fevereiro na Seara Espírita Joanna de Ângelis foi encerrada por Washington Perozim na quarta-feira, 25.  O tema escolhido foi “O Sermão da Montanha sob a Luz do Espiritismo”. Informações no site www.searajoannadeangelis.org.br e pelo e-maildivulgacao@searajoannadeangelis.org.br.
– A programação de palestras do mês de fevereiro do Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada no último domingo, 22, por Isaías Claro. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra sobre o tema “Quando as pessoas são anjos” no último domingo, 22 de fevereiro, no “Os Seareiros”. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de fevereiro no Instituto Espírita Oficina da Luz foi encerrada no último sábado, 28, por Michel Sá com o tema “O pensamento e a prece”.  Informações pelo e-mailoficiandeluz@oficinadeluz.org.br ou no site www.oficinadeluz.org.br.
– A Instituição Espírita Oficina de Luz (Rua Praia Grande, 411, Ariston) realiza os Cursos: Básico I e II; Mediúnico I, II e III, toda segunda-feira, às 20h.  Inscrições pelo e-mail oficinadeluz@oficinadeluz.org.br ou no sitewww.oficinadeluz.org.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Estamos onde nos colocamos” no último domingo, 22 de fevereiro, no Grupo Espírita Unificação Cristã.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Cubatão – Na segunda-feira, 23 de fevereiro, Plínio Bueno Penteado Junior estudou o tema “O prejuízo da cegueira espiritual” no Grupo de Estudos Espíritas A Caminho da Luz.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Diadema – No último sábado, 28 de fevereiro, às 18h, Sebastião Miguel fez uma palestra sobre o tema “O sentido da vida” no Lar Espírita Luz e Amor, Salão João de Deus: Rua Castro Alves, 165.  A harmonização musical ficou a cargo de Leandro Marques.  Informações pelo telefone (11)4056-2003.
Franca – No próximo sábado, 7 de março, das 11h às 13h, será realizada a Promoção da Pizza na sede da USE-Franca: Rua Maria Barini, 3355, Vila Formosa.  Serão vendidas pizzas de calabresa com muçarela, presunto com muçarela, e muçarela a R$17,00 por unidade.  Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones 3724-3178 ou 99999-7462.
– Todo sábado, às 16h, o Grupo Espírita Luz e Amor (Rua Álvaro Abranches, 965) realiza o COEM: Centro de Orientação e Educação Mediúnica. Informações pelo telefone (16)99989-2439 ou no site www.luzeamor.org.br.
– No dia 22 de fevereiro, domingo, no CECAP – Centro Esportivo, Cultural e Artístico Pestalozzi, Divaldo Pereira Franco proferiu conferência.  O evento foi uma promoção da União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca.Informações no site www.facebook.com/usefranca.
Getulina – Edgar Feres Filho fará uma palestra no dia 2 de março, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça: Rua Wenceslau Brás.  Informações com Reinaldo Trombini Junior pelo e-mail inibmort@gmail.com.
Guarulhos – O Encontro com a Cultura Espírita tem como tema central “Quem cura quem?” e será coordenado pela Equipe da Rádio Boa Nova: Sebastião Camargo e Jether Jacomini Filho, neste domingo, dia 1o de março, a partir das 17h30, na U.D. Vila Galvão: Rua Vicente Melro, 878. Serão discutidos os temas “Médicos da Terra e médicos do astral: com quem fica o poder?”; “É possível a reprogramação celular?” e “Doenças ou doentes – onde fica a saúde?”.  O evento contará com as participações da cantora lírica Marina Anastasi e da pianista Mirna Bortolamasi.
– Allan Vilches fez uma apresentação no dia 23 de fevereiro, segunda-feira, no Núcleo Fé, Perseverança e Caridade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 24 de fevereiro, terça-feira, no Centro Espírita Chico Xavier.
– O Grupo Fraternal Espírita Luz Divina (Rua Japão, 154, Parque das Nações) recebeu no último sábado, 28 de fevereiro, às 19h, Manolo Quesada, para estudar o tema “Perseverança e Fé”.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A programação de palestras do mês de fevereiro do Centro Espírita Joanna de Ângelis foi encerrada por Silene Micheletti com o tema “Como reordenar o pensamento”, no dia 26, quinta-feira.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Ibiúna – No próximo domingo, 8 de março, às 10h, Plínio Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Confiança, ilusão e desapego” na Associação Espírita Kardecista de Ibiúna: Estrada Municipal Piratuba, km 3, Piratuba.  Na ocasião estará presente Teresinha Bueno Penteado e será realizada uma apresentação musical Paula Zamp & Gabriel.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– No último domingo, 22 de fevereiro, Plinio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Você prefere ter razão ou ser feliz?” no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Itapira – A IV Jornada Preparatória para o XXIII Congresso Brasileiro da ABEAD terá como tema central “Mulheres, álcool e drogas: qual é o peso do gênero?” e será realizada no dia 14 de março, sábado, das 8 às 17h, no Auditório da Fundação Espírita Américo Bairral: Rua Doutor Hortencio Pereira da Silva, 313.  Estão confirmadas as presenças de Maristela Monteiro, Ana Cecilia Petta Roselli Marques, Analice Gigliotti, Sabrina Presman, Clarice Sandi Madruga, Alessandra Diehl, Monica Levit Zilberman, Neliana Buzi Figlie e José Mauro Braz de Lima.  Inscrições no site www.abead.com.br.
Itu – No último sábado, 28 de fevereiro, às 19h30, o Grupo de Teatro Elos de Amor encenou a peça “Laços de Amor Eterno” no TEMEC: Teatro Eleazar de Carvalho: Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil. O evento foi uma promoção da Associação Espírita Voluntários de Itu Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti e teve patrocínio da USE Intermunicipal de Itu.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jacareí – No próximo sábado, 7 de março, às 14h, Fernando Bem participará de uma sessão de psicografia no Centro Espírita Casa da Paz: Rua Tomé de Souza, 200, Jardim Paulistano. Informações: telefone (12)98812-0948 ou no site www.cartasdefatima.com.
Limeira – O Mês Espírita de Limeira terá como tema central “Falando com Jesus” e será realizado todos os sabados do mês de março, na ISCA Faculdades: Rod. Deputado Laércio Corte, 3000, Chácara Boa Vista da Graminha.  A programação completa é esta:
7 – 20h – Paula Zamp com participação especial de Gabriel: Falando com Jesus;
14 – 20h – Ismael Batista: Espíritas, lembrai-vos: estamos entre Jesus e o mundo;
21 – 20h – Nelson Moraes: Jesus dos sábios;
28 – 20h – Izaías Claro: Em busca do crescimento pessoal.
– No domingo, 15 de março, às 10h, Ismael Batista fará uma palestra sobre o tema “Aprimorando a convivência para melhor servir com Jesus” na Mocidade Paula Victor: Rua Armindo Tank, 80, Vila Anita.  Informações na Banca de Livros Espírita “Luz e saber”, pelo telefone (19)3441-1314 ou no sitewww.uselimeira.org.br.
Marília – O curso rápido “Autoencontro” é uma viagem para dentro do EU com base nas obras de Joanna de Ângelis.  É um curso para maiores de 12 anos, sem inscrição ou taxa, que está sendo realizado a partir de 3 de fevereiro, terça-feira, das 20h às 21h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  O facilitador é Donizete Pinheiro.
– Todo sábado, das 15h às 16h30, será realizado o curso “Educação Espírita para gestantes e bebês” na Comunidade Eurípedes Barsanulfo: Av. Sampaio Vidal, 2110 – Jardim Continental.  Realização: Departamento: Apoiare – responsável: Alcione Pinheiro.  Informações pelo e-mail donalci@gmail.com.brou pelos telefones (14)3354-6393 ou 99762-3767.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Mauá – Deusa Samu fará uma palestra na próxima segunda-feira, 2 de março, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Santo André, 284, Jardim Aydê.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Desafios familiares” na segunda-feira, 23 de fevereiro, na União Espírita Nosso Lar. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Osasco – Neste domingo, 1o de março, das 9h às 11h, será realizado o Curso de Capacitação para Monitores Espíritas 2015, no Centro Espírita Seara de Jesus: Rua Allan Kardec, 173, Bela Vista.  Informações no site www.use-osasco.com.br.
– Plínio Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Autoamor ou egoísmo?” no dia 26 de fevereiro, quinta-feira, na Associação Centro Espírita Seara de Jesus. O evento comemorou os 75 anos de fundação do Centro. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– No último domingo, 22 de fevereiro, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Desafios familiares” no Lar Jesus Entre as Crianças.
Palestina – Jesus Carlos Sanches Perez fez uma palestra na terça-feira, 24 de fevereiro, no Centro Espírita Amor e Caridade.  Informações pelo telefone (17)99189-8723.
Paraguaçu Paulista – No último sábado, 28 de fevereiro, às 14h30, o Centro Espírita Manoel Chaves (Rua Antonina Rosa Affini, 742, Vila Nova) realizou uma Reunião da USE Regional de Assis – cidades: Assis, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Rancharia.  Informações pelo e-mailatilio.arcoleze@gmail.com.
Piracicaba – No sábado, 28 de fevereiro, das 13h às 19h, foi realizado o 4oCurso da Capelania Espírita no Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho. Realização: AME-Piracicaba.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Presidente Venceslau – A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Amor e Caridade foi encerrada por Murilo Valério Rocha na terça-feira, 24.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O Centro Espírita Humildade e Fraternidade encerrou a programação de fevereiro na quarta-feira, 25, com Lourival Melo Silveira. Info:www.infopanespirita.wordpress.com.
Promissão – Na segunda-feira, 23 de fevereiro, Ricardo Cabral Miranda fez uma palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier. Info:www.infopanespirita.wordpress.com.
Rio Claro – O Grupo de Estudos Jurídico-Espíritas (Rua 14, 240) realizará no primeiro semestre encontros mensais sobre o tema “Direito e Espiritismo”. O cronograma dos encontros é este: 31 de março, 28 de abril, 26 de maio e 30 de junho, última terça-feira do mês, às 20h.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Santo André – A programação do mês de fevereiro no Grupo Espírita Joanna de Ângelis (Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420, Jardim do Sol) foi encerrada no último sábado, 28, às 16h, com a presença de Arlindo com o tema “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Informações: www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Área de Ensino Herculano Pires do Centro Espírita O Consolador (Rua do Bosque, 306, Jardim Bela Vista) realiza vários estudos neste ano. A programação é esta:
1º ano – O que é Espiritismo – segunda-feira – 20h – a partir de 23 de fevereiro; terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
2º ano – Básico Intensivo I e II – domingo – 9h – a partir de 22 de fevereiro; segunda-feira – 20h – a partir de 23 de fevereiro; terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
3º ano – Educação Mediúnica I – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
4º ano – Educação Mediúnica II – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
5º ano – A Prática Espírita – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro; Aprendizes do Evangelho I – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro; Aprendizes do Evangelho II – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro.
Informações e inscrições: de segunda a quinta, das 14h às 16h e das 20h às 22h, aos sábados, das 14h às 16h e aos domingos, das 16h às 18h, pelos telefones (11)4993-1804 ou 4436-2611; pelo e-mailceoc.areadeensino@yahoo.com.br ou no site www.ceocconsolador.com.br ou, com Ademir Mendes pelo e-mail ademir.mds@gmail.com.
Santos – As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), iniciam-se no dia 7 de março, sábado, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  A aula inaugural conta com o físico e professor universitário da AME-Osasco, André Luiz Ramos.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-sócio-espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Para o coordenador do curso, o médico Flávio Braun, esta é uma ótima oportunidade para ter mais conhecimento sobre a medicina espiritual, como complementar a tradicional, dando noção ao ouvinte a sua responsabilidade sobre si mesmo, fundamentalizando o porquê de muitas intercorrências da vida.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas e seus respectivos professores estão disponíveis emwww.amesantos.blogspot.com e www.unisanta.br/posgraduacao.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas ocorrem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações e inscrições: UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão; pelo telefone (13)3202-7104, pelo e-mail extensao@unisanta.br ou no site www.unisanta.br/posgraduacao.
– O 16º Congresso Estadual de Espiritismo da USE, com o tema central “Para onde caminha a Humanidade – Amor, Educação e Ética”, realizar-se-á no Espaço Arena de Santos, de 18 a 21 de abril.  As inscrições estão abertas pelo site www.usesp.org.br (clicar em cima do cartaz do congresso) e atendimento pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br e pelo telefone (11)2950-6554 com a secretaria da USE.  Para a inscrição do congresso deverá ser recolhido um bônus no valor de R$120,00 (centro e vinte reais) que será devolvido em livros, CDs ou DVDs à escolha do participante, durante o congresso, na livraria montada no local do congresso, mediante a apresentação do crachá individual.  O recolhimento do bônus no site será feito de acordo com as regras do PAGSEGURO.  A organização do congresso bloqueou apartamentos em três hotéis, com preços especiais para os congressistas que fizerem a reserva na Secretaria da organização do congresso.  As reservas poderão ser pagas em parcelas nos meses de fevereiro, março e abril, no máximo até o dia 10.  E o pagamento pode ser realizado através de Boleto Bancário; Cheque pré-datado ou Depósito em conta corrente (Banco Itaú).  Os hotéis são:
Monte Serrat Hotel – é o mais próximo do Congresso, mas longe da praia: Rua Bittencourt, 130, Vila Nova, Estacionamento grátis, Preço do pacote 3 diárias, por pessoa, em apto. duplo é R$305,00 e o Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. triplo é R$250,00;
Atlântico Hotel – fica na praia de Gonzaga – tradicional e confortável: Av. Presidente Wilson, 01, Gonzaga, Estacionamento pago, Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. duplo = R$392,00 e o Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. triplo = R$336,00.  Entrada a partir das 14h do dia 18 de abril e saída até às 12h do dia 21.
A USE está repassando as reservas de hotéis diretamente e não tem convênio ou parcerias com nenhuma empresa de Turismo.  Os organizadores estão tentando viabilizar ônibus da prefeitura de Santos para o translado dos hotéis ao local do congresso e vice-versa.  Isto será confirmado oportunamente.
São Bernardo do Campo – Neste domingo, 1º de março, às 19h, Deusa Samu fará uma palestra no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Miele, 154.  No dia 5 de março, quinta-feira, às 20h30, Deusa fará uma palestra sobre o tema “A força do exemplo dos pais” no Centro Espírita Seara de Luz: Rua Benedicto Conrado Filho, 65.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Eduardo Marigo Marques fez uma palestra sobre o tema “Médiuns: Caráter da Revelação Espírita” no dia 24 de fevereiro, terça-feira, no Grupo de Fraternidade Espírita João Ramalho.  Informações no sitehttp://joaoramalho.org.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Amizade e compreensão” no dia 24 de fevereiro, terça-feira, no Grupo Meimei. Info:www.infopanespirita.wordpress.com.
– Vansan fez uma palestra musicada no último domingo, 22 de fevereiro, no Centro Espírita Lírio Branco.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
São Caetano do Sul – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Perseverança e fé” no dia 25 de fevereiro, quarta-feira, no Grupo Espírita Seara das Fraternidades.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
São José do Rio Preto – A 38a Feira do Livro Espírita será realizada no período de 3 a 15 de março no saguão do Riopreto Shopping Center.  No próximo sábado, 7 de março, às 11h, Izaías Claro fará uma palestra e o lançamento do seu livro “Ama-te”, no cinema do Shopping Rio Preto.  Informações no site www.usesaojosedoriopreto.com.br.
São José dos Campos – O curso EPM – Estudo e Prática da Mediunidade – será realizado em duas turmas: quartas-feiras, às 14h, início: 25 de fevereiro e quintas-feiras, às 20h, início: 26 de fevereiro.  As aulas serão ministradas no Centro Espírita Divino Mestre.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Sorocaba – Na última sexta-feira, 20 de fevereiro, Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “O Cristo Consolador” no Centro Espírita Leonor.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Suzano – No dia 23 de fevereiro, segunda-feira, às 20h, Deusa Samu fez uma palestra no Centro Espírita Antônio Ferro: Rua Ipiranga, 257, Vila Paiva. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taubaté – A USE – Intermunicipal de Taubaté – realiza o 25o Mês da Família Espírita de Taubaté. O tema central é “A família em busca de esperança e consolação” e a programação completa é esta:
28/2 – sábado – 20h – João Luiz do Nascimento Ramos – Centro Espírita José de Anchieta: Rua José Marcelino Morais Filho, 190;
1/3 – domingo – 20h – Rosângela Pires – A.E.B. Joana D’Arc: Rua do Colégio, 151;
8/3 – domingo – 20h – Célia Tomboly: palestra musical em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97;
14/3 – sábado – 20h – Anete Guimaraes – Centro Espírita União e Caridade: Rua Dr. Souza Alves, 142;
15/3 – domingo – 9h – Anete Guimaraes: seminário “Mediunidade em crianças e jovens” – C.E. André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97 – taxa de inscrição: R$20,00 – 16h – Paula Carvalho Guimarães – Centro Espírita Auta de Souza: Rua Isabel Bueno de Mattos, 40 – São Gonçalo;
21/3 – sábado – 20h – Rita Foelker – G.E. Irmã Dulce: Rua Com. Fernando de B. Morgado, 180, Parque Aeroporto;
22/3 – domingo – 9h – Rita Foelker: seminário “Valores e autoestima na educação do Espírito”- N.E. Irmã Isabel: Rua Armando de S. Oliveira, 407 – taxa de inscrição: R$20,00 – 16h – Valquíria Cunha – C.E. Obreiros do Bem: Rua Major Agarra, 78;
28/3 – sábado – 20h – Eduardo Ferreira Valério – C.E. Caminho de Luz: Rua Bento Eneas de Souza e Castro, 126;
29/3 – domingo – 20h – Guilherme Soares Azeredo – G.E. Irmão Tomaz: Rua Rebouças de Carvalho, 69.
Sergipe
Aracaju – A AME-Sergipe segue com as reuniões de Estudo da Obra de André Luiz – Livro: Nosso Lar, na Federação Espírita do Estado de Sergipe, 2º e 4º sábados de cada mês, das 19h30 às 21h, à Rua José Mesquita Neto, 21, Lot. Parque dos Coqueiros, bairro Inácio Barbosa.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-Brasil) promoverá no dia 14 de março, sábado, evento com o tema “Direito e Espiritismo, o movimento jurídico-espírita e o papel das AJEs”.  Realizado em parceria com a Federação Espírita do Estado de Sergipe (FEES), terá como expositor Tiago Cintra Essado, presidente da AJE-Brasil e promotor de justiça do Estado de São Paulo.  Será às 9h30, na sede da FEES, Rua José Mesquita Netto, 21, Parque dos Coqueiros, DIA.  Além de mostrar os objetivos e finalidades da AJE, o encontro pretende preparar caminhos para a fundação da AJE-SE.  O evento é aberto a operadores do direito e demais interessados, e a entrada é franca. Informações em www.ajebrasil.org.br.
– A programação de palestras do mês de fevereiro na Instituição Espírita Humberto de Campos (Rua 07, 71, Conj. Santa Lúcia, Bairro Jabotiana) foi encerrada por Jaci, no último sábado, 28, às 19h30.  Informações pelo e-mailiehumbertodecampos@bol.com.br.
– A programação de palestras do mês de fevereiro da AME-Sergipe é realizada na sede do Conselho Regional de Medicina de Sergipe: Rua Boquim, 589.  O encerramento foi no dia 24, terça-feira, com Alexandre Mansão e o tema “Diferenciando fenômenos espirituais de psicopatologia”.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Tocantins
Gurupi – As atividades programadas pela Coordenadora da Assessoria Regional Espírita Sul, ARE-Sul para o mês de março são estas:
1º – domingo – 15h30 – Centro Espírita Bezerra de Menezes – Festival de Sorvete e Cinema;
7 – sábado – São Valério – Encontro com Confrades para planejamento doutrinário;
14 – sábado – 9h às 18h – Centro Espírita Bezerra de Menezes – 1º Encontro de Evangelizadores da Regional Sul – palestra: Vânia Santana Rodrigues;
24 – terça-feira-feira – 9h – Formoso do Araguaia – Centro Espírita Caminho da Luz – 1ª Prévia do 31º Encontro Espírita Regional Sul/Feetins;
26 – quinta-feira – visitas às cidades: 18h30 – Crixás; 20h – Aliança do Tocantins;
28 – sábado – 19h30 – Visita ao Centro Espírita Caminho da Luz – palestra: Taciano Peres – saída: 17h30 do Centro Espírita Bezerra de Menezes.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com, de Londrina, PR

http://www.oconsolador.com.br/ano8/403/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário