a partir de maio 2011

domingo, 11 de janeiro de 2015

Movimento Espírita Brasileiro-11-01-2015



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – Desencarnou no dia 5 de janeiro no litoral paulista nossa companheira Marlene Nobre, presidente da AME Internacional. (Leia mais sobre Marlene Nobre no noticiário de São Paulo, nesta mesma edição.)
– Desencarnou na Capital federal na última 5ª feira, dia 8 de janeiro, aos 86 anos de idade, nossa confreira Marília de Dirceu de Oliveira Faria, mais conhecida como Lila de Oliveira, esposa de Waldemiro Corrêa de Faria e mãe de oito filhos: Sueli, Cláudio, Silvia, Flávio, Sergio, Silvana, Marco Túlio e Emílio. Uma das beneméritas trabalhadoras da Fundação Espírita Abel Gomes, de Astolfo Dutra (MG), Lila atuou por várias décadas na Comunhão Espírita de Brasília, onde serviu na área da mediunidade, até que, por motivo de saúde, teve de interromper sua tarefa. Lila é irmã dos nossos colegas Arthur Bernardes de Oliveira, membro do Conselho Editorial desta revista, de Eunice de Oliveira Cazetta, editora do noticiário internacional, e de Astolfo O. de Oliveira Filho, diretor de redação de “O Consolador”. A ela enviamos nossas vibrações de paz e a nossa gratidão pelo muito que a irmã realizou em prol do próximo. 
– O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu.  Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos.  Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito.  O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia. Acesse e conheça a obra no link www.clubedeautores.com.br.  Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
– A Web TV mantida pela FEB apresenta ao público uma programação de qualidade, em uma linguagem moderna, formato dinâmico e atraente.  A emissora transmite via satélite, por cabo e também pela internet, lições de amor, consolo e reflexão com palavras e imagens de bem e solidariedade, com o selo de qualidade da FEB.  Eis o link: https://www.youtube.com.
Bahia
Salvador – No dia 17 de janeiro, domingo, a Federação Espírita do Estado da Bahia promoverá o 1º Encontro de Evangelizadores Espíritas de 2015 – Módulo Básico Infância e Juventude.  O evento é proposto para pessoas interessadas na evangelização espírita infanto juvenil, evangelizadores e coordenadores de DIJ.  A inscrição é gratuita e o Encontro acontecerá das 8h às 18h na Sociedade Espírita o Semeador: Rua Pedro Américo, 43, Jardim Baiano, Campo da Pólvora, ao lado do Edifício Fórum Empresarial.  Inscreva-se no link http://bit.ly/1G3yljY.  Informações pelos telefones (71)99141-6621 ou 3011-8953 ou pelo e-mail encontroevangelizadores2015@gmail.com.
– O Projeto Verão 2015 será realizado no período de 12 de janeiro a 4 de fevereiro, na Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  A programação completa é esta:
12 – segunda-feira – “Meu corpo, meu desafio”;
14 – quarta-feira – Quem tem medo da morte?”“;
19 – segunda-feira – “Reencarnamos para sofrer?”;
21 – quarta-feira – “Aqui se erra e aqui se educa”;
26 – segunda-feira – “Dor: amiga ou inimiga?”;
28 – quarta-feira – “Evolução ou progresso espiritual?”;
2 – segunda-feira – “Virtudes e vícios”;
4 – quarta-feira – “O homem e a mulher de bem”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/.  Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/
– A Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes – realizará inscrições para a evangelização 2015 nos dias 21 e 28 de janeiro, quarta-feira, das 14h30 às 16h.  O início das atividades será no dia 1o de março, domingo, às 14h30.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
Porto Seguro – Neste final de semana, dias 10 e 11 de janeiro, a Associação Espírita Maria Dolores (Rua Poetisa Auta de Souza, s/n, Vila Jardim) está realizndo o 2437º Encontro Fraterno Auta de Souza.  O evento conta com a presença do expositor Sebastião Camargo.  Informações pelo e-mailiremarantunes@hotmail.com ou pelos telefones (73)9141-4073, 8827-2384, 9809-8176, 9107-6456 e 3268-9695.
Ceará
Fortaleza – O XI Seminário Vencendo seus conflitos terá como tema central “Por que está dando tudo errado?” e será realizado nos dias 28 e 29 de março, na sede do Centro Espírita Luz no Lar – Caucaia.  O evento contará com as presenças de Frederico Menezes e Andrei Moreira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro.  Informações no sitewww.feees.org.br.
Goiás
Goiânia – “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação. O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  Mais informações no site www.mednesp2015.com.br.
Mato Grosso
Juína – O Centro Espírita Allan Kardec (Av. dos Jambos, 1040) realizará mais um curso do ESDE: Estudo da Doutrina Espírita a partir do dia 24 de janeiro, aos sábados, a partir das 18h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Toda quarta-feira, às 18h30, será realizado o Ciclo de Estudos “Princípios básicos da doutrina” na Fundação Espírita Cáritas: Rua Senhora das Graças, 51, Cruzeiro.  Informações pelo telefone (31)3223-8266.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Uberaba – A Web Rádio Amor Fraterno foi criada com a esperança de crescer, para divulgar a Doutrina do nosso querido Allan Kardec, pois a Web Rádio não visa lucro, mas sim dentro do possível procuramos levar entretenimento, músicas dentro de um padrão mais clássico... e na parte de leitura e estudo de ótimas obras, principalmente as do nosso amado codificador ALLAN KARDEC.  Estamos abertos para todas as casas espíritas desde que seja tudo dentro dos princípios filosóficos cristãos!  Acesse a rádio através do site: www.radioetvamorfraterno.com.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 11 de janeiro, às 10h, no Teatro da FEP, localizado na Alameda Cabral, 300, Maria Rabel fala sobre o tema “Ser no mundo na contemporaneidade”. 
- No domingo passado, dia 4 de janeiro, Sueli Efigênia Brito falou sobre o tema “Ano Novo – Proposta para renovação”, no Teatro da FEP. 
- No dia 18 de janeiro, às 10h, no Teatro da FEP, Cesar Luiz Kloss falará sobre o tema “Ação da Prece – Transmissão do pensamento”. 
– Realiza-se de 13 a 15 de março na Expotrade, em Pinhais, a XVII Conferência Estadual Espírita. A abertura do evento dar-se-á às 20h do dia 13, sexta-feira, com conferência de Divaldo Franco, sobre o tema “O Céu e o Inferno – A Justiça Divina segundo o Espiritismo”. Participarão também como expositores Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida e Sandra Borba Pereira. A Conferência, com entrada franca, é promovida pela Federação Espírita do Paraná.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec apresenta em janeiro, a partir desta semana, nas suas reuniões públicas realizadas às quartas-feiras, às 20h30, os seguintes palestrantes:
Dia 14 - Juliana de Godoy, de Cambé
Dia 21 - Osny Galvão, de Londrina
Dia 28 - Ardinal Cardoso Machado, de Cambé.
- Na última quarta-feira, dia 7, o palestrante convidado foi Sidney Medeiros, de Cambé.
Ibiporã – No dia 7 de janeiro, às 20h15, Mary Faria proferiu palestra na Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319 – Centro.
Londrina – No dia 1º de janeiro o Centro Espírita Nosso Lar completou 81 anos de existência. O “Nosso Lar” é o resultado da fusão de duas instituições espíritas. A primeira, fundada no dia 1º de janeiro de 1934, chamava-se Centro Espírita “Jesus é o Mestre” e se reunia na Rua Amazonas, 804. Alguns anos depois, foi fundada outra Casa, o Centro Espírita Allan Kardec, que se uniu à primeira instituição, surgindo então dessa fusão, no dia 11 de dezembro de 1938, a União Espírita de Londrina, que muitos anos depois, em 1966, passou a chamar-se Centro Espírita Nosso Lar.
- Iniciam-se em fevereiro novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) que é realizado no Centro Espírita Nosso Lar em três horários: quartas-feiras: das 15h às 17h; quintas-feiras: das 20h às 22h; e sábados: das 14h às 16h. As aulas terão início a partir de 11 de fevereiro (quarta), 12 de fevereiro (quinta) e 14 de fevereiro (sábado).
- No dia 4 de janeiro, às 9h30, Marcelo Seneda falou sobre o tema “Otimismo” no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
- No dia 4 de janeiro, às 9h15, Eliana Fantinati falou sobre o tema “A biografia de Joanna de Ângelis”, na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42.
- No dia 8 de janeiro, às 20h, Marinei Rezende proferiu palestra sobre o tema "Trabalho na Casa Espírita", com apresentação do Coral Espírita Nosso Lar, no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133.
- No dia 10 de janeiro, às 17h, na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira realizou-se mais um "Chá com Livros", no qual foi focalizado o livro "Médico de homens e de almas", de Taylor Caldwell.
- Neste domingo, dia 11 de janeiro, às 10h, Ana Camila profere palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira. O tema não foi divulgado.
- No dia 18 de janeiro, às 10h, Márcio Cunha profere palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira. O tema não foi divulgado.
- No dia 18 de janeiro, às 17h, Marinei Rezende fará palestra sobre o tema "Interferências Espirituais", com apresentação do Coral Espírita Nosso Lar, no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina 429.
- No dia 22 de janeiro, às 16h, Marinei Rezende fará palestra sobre o tema “Trabalho na Casa Espírita", com apresentação do Coral Espírita Nosso Lar, no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina 429.
– Toda 4ª feira, das 20h às 21h30, reúne-se o Grupo de estudo do livro "Cura e Libertação", de José Carlos de Lucca, sob a coordenação de Marinei Rezende. Local: Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133.
- No dia 22 de janeiro, às 20h, Ana Flávia profere palestra no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz.
- No dia 24 de janeiro, às 16h50, Fabrício Gregório fala sobre “O papel transformador do desejo na consciência”, no Centro Espírita Nosso Lar.
- No dia 25 de janeiro, às 10h, Ângela Silva profere palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira.
- No dia 29 de janeiro, às 20h, Solange Favoreto profere palestra no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz.
Pinhais – Realiza-se de 13 a 15 de março na Expotrade a XVII Conferência Estadual Espírita. (Veja outras informações sobre o evento no noticiário de Curitiba.)
Pernambuco
Recife – Vem aí o 6º Congresso Espírita para Pais e Educadores.  Este congresso foi feito para você que se preocupa com a educação da criança e do jovem!  Não deixe de fazer parte deste momento tão especial!  Faltam praticamente 4 meses apenas, pois ele será realizado nos dias 16 e 17 de maio.  Completando 10 anos de existência ele está com uma estrutura totalmente diferente dos congressos anteriores, com palestras simultâneas que deverão ser escolhidas por você no ato da inscrição.  Quanto mais rápido você se inscrever, mais facilidade terá de escolher a palestra da sua preferencia.  Entre no site, conheça o que é o congresso!  Inscreva também suas crianças no 1º Congresso Espírita Infantil.  Veja programação, histórico e inscrições no site www.cepei.com.br/.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– O 50o Congresso Brasileiro de Esperanto terá como tema central “Ora Jubilea Kongreso: Ĉu ni sukcesis?” e será realizado no período de 23 a 27 de janeiro, no 11o andar do Instituto de Letras da UERJ.  Para inscrições e tabela de valores para inscrição, pode-se visitar a página na Internet da Liga Brasileira de Esperanto.  Mas os organizadores separaram a sexta, dia 23, todo o dia com atividades gratuitas para visitantes.  À noite será a abertura ou na UERJ ou em outro lugar a ser definido.  Mas na sexta-feira, as atividades serão em Esperanto e português para visitantes e alunos dos cursos de Esperanto dos vários centros espíritas do Rio de Janeiro.  Nos outros dias, após abertura do Congresso, só participa quem se inscrever, pagando.  Neste dia, uma professora russa oferecerá um curso progresiga – mais avançado, além do básico – para quem já fala Esperanto e quer se aprofundar.  Nos dias 24, 26 e 27 de janeiro, será realizado no mesmo local um congresso infantil sob a coordenação de Valéria Mattos.  Informações no linkhttp://esperanto.org.br/info/index.php/pages/kongresoj.
– O GPELA: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor (Rua Silva Cardoso, 673, Bangu) iniciará no dia 13 de janeiro, terça-feira, uma Nova Turma de Estudos: “O que é Espiritismo”.  Informações pelo telefone (21)3421-2666.
– A programação de palestras do mês de janeiro no GEACJB: Grupo Espírita Amor e Caridade (Estrada do Engenho, 439, Bangu) será encerrada no dia 19, segunda-feira, às 20h, com um membro da Equipe da Casa que trabalhará o tema “Estudando o Evangelho”.  Informações pelo telefone (21)2403-4275.
– Odiléa Ferraz fez uma palestra sobre o tema “Explicações do Mestre” no dia 8 de janeiro, quinta-feira, na UEDBM: União Espírita Dr. Bezerra de Menezes.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Jornada de Jesus terá como tema central “Jesus e a Moral Cristã: 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizada em janeiro na sede do GEFIA: Grupo Espírita Fraternidade Irmão Abrahão: Rua Zopiro Goulart, 351, Jabour.  A programação é esta:
10 – sábado – Maria de Lourdes Senra: “A Ressurreição de Lázaro”;
17 – sábado – Andrea Emília: “O Sermão dos Ais”.
Informações pelo telefone (21)2404-3428.
– O 4º Congresso Espírita do Estado do Rio terá como tema central “Esperanças e consolações” (150 anos de O Céu e o Inferno) e será realizado pela CEERJ – Comissão Espírita do Estado do Rio.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida, André Trigueiro, Cesar Perri, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba, Sandra Dela Pola.  Informações no site www.ceerj.org.br.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – O Centro Espírita Bezerra de Menezes (Rua Gonçalves Dias) está realizando um ciclo de palestras sobre o tema “Transição Planetária” no período de 8 de janeiro a 5 de fevereiro.  A programação é esta:
15 – quinta-feira – 19h30 – Eloiza: “Transição planetária: transformações físicas e morais do planeta Terra”;
22 – quinta-feira – 19h30 – Paulo Rogério: “Transição Planetária: expurgos – o Exílio de Capela; o atual ciclo de expurgos”;
29 – quinta-feira – 19h30 – Flavio: “Transição Planetária: influências espirituais e o período de Transição”;
5 – quinta-feira – 19h30 – Paulo Cesar: “Transição Planetária: os que herdarão a Terra – aos homens de boa vontade; a transformação moral e o trabalho no bem”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2015 será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Barra Velha – A 7a Jornada Espírita do CEJN será realizada no período de 18 a 25 de janeiro, às 20h, na sede do Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua Lauro Ramos, 140.  Informações no site www.cejn.org.br.
São Paulo
São Paulo – Desencarnou na tarde do dia 5 de janeiro, no litoral paulista, a dra. Marlene Rossi Severino Nobre. Nascida no interior de São Paulo, em 1937, era viúva do deputado Freitas Nobre e deixa dois filhos e netos. A líder espírita, médica, médium e autora de vários livros, foi fundadora do Centro Espírita Cairbar Schutel, em São Paulo, e participou da fundação da Associação Médico-Espírita de São Paulo, da AME Brasil e da AME  Internacional, de que era a atual presidenta. Juntamente com Freitas Nobre fundou o jornal e a Editora “Folha Espírita”. Amiga de Chico Xavier desde os tempos em que cursava Medicina em Uberaba, Marlene Nobre é um dos nomes mais respeitados do movimento espírita no Brasil e no exterior, sobretudo por sua participação noscongressos internacionais sobre medicina e espiritualidade, promovidos pela AME Internacional por ela presidida. A Marlene Nobre, o nosso preito de admiração e de gratidão por tudo que fez em prol da Humanidade, não só no Brasil, mas também no exterior.
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no site http://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/. A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens, tanto de SMS como de VOZ.
– O 3º Encontro SEMU de Evangelização da Família será realizado nos dia 31 de janeiro, 1o e 8 de fevereiro, na sede da Associação Espírita Mãos Unidas: Rua Casa Forte, 609, Tucuruvi. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail semu@semu.com.br.  Informações pelo e-maildorapontes@hotmail.com.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699, Vila Mafalda, próximo ao Shopping Anália Franco) é esta:
15 – quinta-feira – David Monducci;
22 – quinta-feira – Onivaldo José da Silva;
29 – quinta-feira – Silvio Lemos.
– Espíritas homenageiam Allan Kardec e preparam Congresso para debater Ética e Educação. O Codificador do Espiritismo, nascido em 3 de outubro de 1804, na França, inspira também tema de evento que vai reunir cerca de 1.200 congressistas em Santos, em abril de 2015. Às portas de mais um aniversário de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, a Comissão Organizadora do 16º Congresso Estadual de Espiritismo reuniu-se, em Praia Grande, no litoral paulista, para formatação do evento, que terá lugar na Arena Santos, de 18 a 21 de abril de 2015.  Afora as conferências abertas ao grande público, o evento vai receber cerca de 1.200 congressistas, que vão debater e refletir, à luz do Espiritismo, os caminhos pelos quais deve trilhar a humanidade a fim de alcançar padrões de comportamento humano alicerçados na Ética, na Educação e no Amor fraterno.  “A fraternidade e o respeito ao semelhante são regras básicas do código de trânsito espiritual que Deus legou às criaturas, segundo ensina o Espírito Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier”, assevera Allan Kardec Pitta Veloso, presidente da USE – Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “E a construção do mundo novo, que todos almejamos, passa pela renovação do homem”, acrescentou Pitta Veloso, ao final dos trabalhos em Praia Grande.  Na formatação do 16º Congresso Estadual de Espiritismo, estão previstas conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis de exposição, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos.  O Congresso vai homenagear ainda algumas personalidades importantes do movimento espírita brasileiro, entre estes, um filho ilustre de Santos, Altivo Ferreira, que dedicou décadas de sua existência à causa espírita e participou diretamente do movimento espírita na Baixada Santista. “Apesar da limitação visual e das mais de 80 primaveras, Altivo continua fazendo palestras, duas ou mais vezes ao mês, principalmente no Centro Espírita Ismênia de Jesus, ao qual sempre esteve vinculado”, conta Zezinho de Abreu, uma das lideranças espíritas na Baixada.  No encerramento do Congresso, está prevista também apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições:congressousesp.com.br.  Informações: (11)2950-6554 ou16congresso@usesp.org.br.
– A Associação Espírita Allan Kardec de São Mateus recebeu o Grupo Vocal Reencontro e Neide Guerra para uma palestra musical no dia 7 de janeiro, quarta-feira.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Brotas – Nos dias 24 e 25 de janeiro, sábado e domingo, será realizada a 2aPrévia da COMENOESP: Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo que, neste ano, terá como tema central “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”.  O evento será realizado na sede da Escola E. E. Profª Dinah Lúcia Balestrero: Rua Ângelo Dalla Dea, 415. Inscrições até 12 de janeiro no site http:/migre.me/n6vmz.  Informações pelo e-mail dm4@usesp.org.br.
Campinas – O Curso de Expositor será realizado nos dias 16, 22 e 23 de janeiro, às 20h, na Seara Espírita Joanna de Ângelis: Rua Dr. João Keating, 107, Jardim Novo Botafogo.  Inscrições no sitewww.searajoannadeangelis.org.br, pelo telefone (19)3213-0809 ou pelo e-maildivulgacao@searajoannadeangelis.org.br.
Catanduva – Na próxima terça-feira, 13 de janeiro, às 20h, José Antônio da Cruz fará uma palestra no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Olinda, 838, Bairro Vila Amendola.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– José Antônio da Cruz fez uma palestra no dia 9 de janeiro, sexta-feira, no Lar Espírita Os Mensageiros.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Catiguá – José Antônio da Cruz fez uma palestra na segunda-feira, 5 de janeiro, na Associação Espírita Manoel dos Santos Mariano. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – A 2ª Prévia da COMENESP: Confraternização das Mocidades Espíritas do Norte do Estado de São Paulo terá como tema central “Pensamento: Elo entre Espírito, Períspirito e Corpo Físico” e será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro, sábado e domingo, na Unidade II da Escola Pestalozzi: Av. Wilson Sábio de Mello, 1840, Vila Santa Helena.  Informações pelo e-maildm3@usesp.org.br ou no site http://migre.me/n6t8Y.
Jacareí – A 2ª Prévia da COMELESP: Confraternização das Mocidades terá como tema central “Caminhos e Escolhas...” e será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro, sábado e domingo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Getulina – O Centro Espírita Fé, Amor e Justiça recebeu o expositor Edgar Feres Filho no dia 5 de janeiro, segunda-feira, para uma palestra com tema mediúnico.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – Neide Guerra e o Grupo Vocal Reencontro fizeram uma palestra musical no dia 10 de janeiro, sábado, às 19h30, no Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes: Rua Ilhabela, 253, Parque das Nações. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Piracicaba – A 2ª Prévia da COMECELESP: Confraternização das Mocidades Espíritas do Centro-Leste do Estado de São Paulo terá como tema central “Caminhos e Escolhas...” e será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, sábado e domingo, na União Espírita de Piracicaba: Rua Regente Feijó, 933.  Inscrições até 12 de janeiro.  Informações pelo e-mail dm2@usesp.org.br ou no sitehttp://migre.me/nqhzA.
Presidente Venceslau – No mês de janeiro é comemorado o aniversário de 72 anos do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 134.  Será realizado um ciclo de palestras cuja programação é esta:
13 – terça-feira – 20h – Michele Ribeiro de Melo;
20 – terça-feira – 20h – Murilo Altafine;
27 – terça-feira – 20h – Lourival Melo Silveira.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de janeiro do Centro Espírita Humildade e Fraternidade (Rua Anita Garibaldi, 59) é esta:
14 – quarta-feira – 20h – Otávio Resende;
21 – quarta-feira – 20h – 10 h – Dario de Lima Bonfim.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – O 16º Congresso Estadual de Espiritismo terá como tema central “Para onde caminha a Humanidade: amor, educação e ética” e será realizado no período de 18 a 21 de abril, no Teatro Arena Santos.  O evento contará com conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis sobre Amor, Ética e Educação, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos; homenagens a Altivo Ferreira; e apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições no sitecongressousesp.com.br.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br.  Assessoria de Imprensa: Rubens Toledo (MTb 13776): telefones (19)3837-2035, 99705-9059 (VIVO) e 98129-6159 (TIM), pelos e-mails rubenstol@gmail.com ou comunicacao@usesp.org.br.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Ismênia de Jesus (Rua Campos Melo, 312) é esta:
12 – segunda-feira – 20h – Davidson Lamela;
13 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
19 – segunda-feira – 20h – Vansan (musicoterapia);
20 – terça-feira – 15h – Cármina;
26 – segunda-feira – 20h – Célia Justo;
27 – terça-feira – 15h – Cláudia.
Informações pelo e-mail administração@ismeniadejesus.org.br.
Uchoa – José Antônio da Cruz fará uma palestra no dia 12 de janeiro, segunda-feira, no Centro Espírita Apóstolo Matheus: Av. Eduardo Hidalgo, 190. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com - que reside em Londrina, PR.
 
http://www.oconsolador.com.br/ano8/396/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário