a partir de maio 2011

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Novas tecnologias – um olhar espírita

•  Marcos Paterra

É preciso tomar cuidado com a falta de interação social e a forma como assimilamos informações.

Vivemos em uma era de transição, em que a herança do materialismo, na visão mecanicista do mundo, permite um aproveitamento no conhecimento das coisas; hoje vemos com naturalidade crianças com pouco mais de quatro anos batendo fotos ou usando os telefones celulares de seus pais, jogando no computador etc.
O uso indisciplinado e sem a devida orientação dessas novas tecnologias ocasionam muitos problemas nas crianças, um dos principais é a aprendizagem nas escolas; os jovens e adultos após o início da era digital passam a ter rapidez de pensamento e incapacidade para a linearidade, o que facilita muito em determinadas áreas, porém, em outras que exigem mais seriedade e concentração, podem sofrer algumas dificuldades. Para eles a informática e tecnologias da internet é o lugar comum. Todas as suas comunicações têm lugar na internet e elas revelam muito pouca comunicação verbal e habilidades, levando-os a fazer o mesmo em seu convívio familiar/social. 
A família, com cada membro fechado em seu mundo, deixa de se relacionar, com ausência de diálogo, levando seus membros ao isolamento. Na escola, perde-se o prazer de aprender. A mídia ganhou espaço, sugere e convence; a internet transporta. Esse bombardeio de estímulos produz muitos pensamentos; devido a muitas informações, o cérebro dentro da sua plasticidade se adapta a esse ritmo acelerado de pensamentos e informações, tornando-nos “dependentes” de tais estímulos para nos sentirmos momentaneamente satisfeitos, ou seja, quando estamos assistindo a uma partida de futebol, ou aquela novela, ou aos milhares de vídeos do Youtube, ou, ainda, grudados nos sites de relacionamentos. Com o tempo crianças e adolescentes perdem o prazer nos pequenos estímulos; crianças nessa situação, segundo o psiquiatra Augusto Cury(1), sofrem de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
“Quem tem SPA não consegue gerenciar os pensamentos plenamente, não consegue tranquilizar sua mente. O maior vilão da qualidade de vida do homem moderno não é seu trabalho, nem a competição, a carga horária excessiva ou as pressões sociais, mas o excesso de pensamentos. A SPA compromete a saúde psíquica de três formas: ruminando o passado e desenvolvendo sentimento de culpa, produzindo preocupações sobre problemas existenciais e sofrendo por antecipação.” (CURY, p. 12)(i) 
Experimentos como o do professor de comunicação Clifford Nass, da Universidade Stanford, sugerem que pessoas acostumadas ao funcionamento multitarefa do computador que permite fazer várias coisas ao mesmo tempo – tendem a imitar a máquina, tocando várias atividades ao mesmo tempo. Escrevem, falam ao telefone, consultam a internet, ouvem música. Tudo simultaneamente, ou quase. As consequências são perversas. Elas erram, ficam irritadas por quase nada e qualquer estímulo as distrai. O estudo mostra que quanto mais a pessoa se julga eficiente fazendo várias coisas ao mesmo tempo, pior ela as faz. E quando é necessário que se concentrem numa única atividade por longo tempo elas precisam de muito mais esforço.
A Associação Americana de Psicologia define como multitarefa “a tendência a fazer mais de um trabalho que precise de atenção ao mesmo tempo, como falar ao telefone e escrever uma mensagem eletrônica”. Ela diz que esse hábito promovido pelas novas tecnologias tornou-se um problema sério. O motivo é simples: nossa capacidade de atenção é limitada. Quanto mais ela é fracionada, menos funciona.
Mark Bauerlein, professor na Universidade Emory, na Geórgia, e autor de The dumbest generation (A geração mais estúpida), em seu livro nos mostra a vida cultural americana. Ele acredita que as novas gerações, educadas sob a influência das mídias digitais, são formadas por narcisistas despreparados para pensar em profundidade sobre qualquer assunto.
Bauerlein aponta uma consultoria chamada Genera que divulgou um estudo alarmante sobre os efeitos do uso da internet entre os jovens. A empresa entrevistou 6 mil pessoas da geração que cresceu usando a internet e concluiu que as coisas estão mudando radicalmente. “A imersão digital afetou até mesmo a forma como eles absorvem informação”, afirmam os pesquisadores. 
“Eles não leem uma página necessariamente da esquerda para a direita e de cima para baixo. Pulam de uma palavra para outra, atrás de informação pertinente.”
Bill Gates(ii) sabiamente afirmava: 
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”
O Dr Içami Tiba(2), ao ser questionado sobre a influência da internet na educação e formação do adolescente, afirma: 
“Acredito que internet é um grande ganho social e educacional, desde que se selecione a informação que se quer obter. Não importa a quantidade de informação, mas sim como se faz uso delas. Hoje em dia vale muito mais alguém que saiba aplicar bem conhecimentos específicos do que alguém com uma vasta quantidade de diplomas. Atualmente, valoriza-se a aplicabilidade da informação. No começo de contato com a internet é aquele turbilhão de informação. Com o tempo, as pessoas vão saber selecionar o que querem e porque querem. O que apavora os pais é quando eles não têm conhecimentos sobre isso. A internet passa ser vista como um bicho de sete cabeças – e simboliza perda do poder e do controle dos pais sobre os filhos[...].”(3)
Sobre esse aspecto, Herculano Pires nos brinda com essa frase:
“Na Era Tecnológica em que nos encontramos a subversão das estruturas antigas chega ao extremo. Profetas alucinados pregam a destruição pura e simples da família e a volta do homem a uma liberdade primitiva que nunca existiu. Os freios de aço da moral burguesa não podem mais conter o ímpeto da carne, dessa frágil carne humana mais forte que a pedra e o aço. Rompem-se os tabus sexuais e a liberdade, essa deusa de barrete frígio dos ideólogos franceses, reverte-se em libertinagem. Não há mais freios, nem divinos nem humanos, que possam conter a fúria dos impulsos desencadeados. Os faunos recalcados do puritanismo vitoriano esfregam as mãos e arregalam os olhos concupiscentes ante o alvorecer da irresponsabilidade. É nesse momento que o conceito espírita de família se impõe como única solução para os problemas atuais.” (PIRES, 1979)(iii)
É importante enfocar que o Espiritismo é uma doutrina aberta aos avanços científicos, portanto, as transformações sociais, as mudanças no panorama dos conhecimentos gerais do homem são importantíssimas. Os veículos de comunicação digitais são hoje uma ferramenta de publicidade na divulgação do movimento espírita.
“Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro, até às localidades mais distantes, o conhecimento das ideias espíritas, despertaria o desejo de aprofundá-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante do ascendente da opinião geral.” (Kardec, Allaniv. Obras Póstumas. Projeto 1868, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001)

1. Augusto Jorge Cury: médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura psiquiátrica, pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, Cury teria desenvolvido a teoria da Inteligência Multifocal, sobre o funcionamento da mente humana no processo de construção do pensamento e na formação de pensadores.
2. Içami Tiba é psiquiatra, psicodramatista, conferencista e psicoterapeuta de jovens e famílias.
3. Entrevista: Içami Tiba efetuada e transcrita por T.V. Educacional sobre trabalhar relações humanas em sala de aula. em 1/6/2013.

i. CURY. Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. P.12. Rio de Janeiro: Ed. Sextante. 2003.
ii. William Henry Gates III – Sócio fundador da Microsoft.
iii. PIRES, J. Herculano. Curso Dinâmico de Espiritismo O Grande Desconhecido. Conteúdo Cap. 6- Relações Familiais no Espiritismo. São Paulo: Ed. Paidéia, 1979.
iv. Allan Kardec era pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804/1869) e notabilizou-se como o codificador do Espiritismo.

http://www.oclarim.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário