a partir de maio 2011

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Allan Kardec, esse ilustre desconhecido...

Hoje, para o verdadeiro Espiritismo, é a lembrança do nascimento do professor León Rivail que, como educador consagrado, decidiu proteger sua identidade usando o nome de Allan Kardec para os seus trabalhos de pesquisa científica sobre os espíritos, o mundo espiritual e seus efeitos.

Para os espiritólicos, a data também é lembrada, mas de maneira bajuladora. Afinal, por não conseguir entender a brilhante lógica lançada pelo professor francês, preferem seguir deturpações e obras estranhas, que negam todo procedimento e conclusão dos trabalhos feitos arduamente por Kardec. Enfim, para os espiritólicos, apesar de toda a bajulação, o saudoso professor ainda é um grande desconhecido.

O Espiritismo, na verdade deveria ser apenas uma ciência. Não por acaso, Kardec foi um homem acostumado com estudos, pesquisas, questionamentos. Um brilhante intelectual da educação que se dispôs a participar de todo o processo de pesquisa que resultou nesta brilhante obra que conhecemos. Kardec enfrentou muitas dificuldades para realizar o seu trabalho e até hoje não é compreendido por isto, renegado principalmente por aqueles que fingem o seguir.

Como todo intelectual que use o discernimento com perfeição, Kardec estava muito a frente de seu tempo. Tanto é que sua obra continua atualíssima. Kardec previu muitas coisas de nossos dias atuais, e mesmo não previsto tudo, se dispôs a rever conceitos caso pesquisas futuras mostrassem que ele estava errado. Mesmo com insignificantes erros (entendidos como derivados do machismo, racismo, etc.), na verdade de acordo com a sociedade em que ele vivia na época, a sua obra é 99% confiável, apesar de estar em "beta", ou seja, em ampla e constante atualização.

Atualização que deveria ser feita com responsabilidade, não através de livros, palestras e atitudes de pieguice extrema que não passam de verborragia vazia onde milhões de livros e milhões de palestras enrolam muito para dizer algo que poderia se resumir em uma única frase: "ame seu próximo". Obras psicografadas (por espíritos mistificadores, ou anímicas, pelo próprio espírito do médium) ou não (escritas pelo próprio escritor), que mereciam a lata de lixo como destino.

A atualização deveria se basear nas pesquisas feitas pelo saudoso professor Rivail, indo além delas, acrescentando informações, provando teses, discutindo temas. Um brilhante trabalho tem sido feito na área de Transcomunicação Instrumental (TCI), infelizmente pouco difundido. Estudos sobre Magnetismo com base nas ideias de Franz Mesmer ainda são bastante desconhecidos, sem obras traduzidas para o português. Afinal, só se pode avançar uma ciência com mais ciência.

Kardec, de fato, é ainda um grande desconhecido dos supostos "espíritas" brasileiros. Estes preferem seguir orientações deturpadas de falsos profetas que seduzem com palavras enfeitadas que na verdade nada dizem de relevante para o aprimoramento do ser humano. O verdadeiro Kardecismo segue defendido apenas em grupos na internet, enquanto a deturpação segue solta e nociva por muitos centros "espíritas", muito mais preocupados em aumentar o "rebanho" e aumentar renda, como já fazem as outras religiões tradicionais.

Mas nós aqui, estamos com Kardec, porque gostamos de ciência, gostamos de pesquisas, de análises e sabemos que sem a evolução intelectual, qualquer forma de progresso é inútil e perecível. 

Um dia, quando a humanidade se intelectualizar e todos os deturpadores da doutrina, como o intruso católico Chico Xavier, forem definitivamente esquecidos e totalmente eliminados da historiografia espírita, iremos entender o verdadeiro Espiritismo, essa brilhante ciência que por isso mesmo, teve que recorrer a um cientista para que as pesquisas necessárias pudessem ser feitas para que no fim entendamos que existe um monte de novidades que não fazem parte daquilo que conhecemos como matéria. 

Há muito o que saber a respeito de Kardec e de seu trabalho, ainda os grandes desconhecidos dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário