Se todo aquele que acredita em Deus, acredita que
tenha uma alma e acredita que esta alma sobrevive à morte e conserva a sua
individualidade ou consciência é um tipo de espiritualista.
Depois, todo espiritualista que acredita na reencarnação, na comunicabilidade com espíritos e estuda a Doutrina Espírita, seguindo seus princípios, é por assim dizer Espírita.
Logo, se a uma pessoa podemos defini-la assim, o mesmo se dá com as obras que vieram após a Codificação. Reconhece-se uma obra espiritualista como espírita, quando ela manifesta e segue seus principios doutrinários, desdobrando conceitos e auxiliando no entendimento de certas questões. Conforme preceitura o Controle Universal, as idéias de quaisquer espíritos devem ser submetidas ao exame da razão e após calibradas, analisadas, serem postas como opiniões individuais, mais ou menos prováveis e que, se verdadeiras, terão seu peso na balança..
De posse da orientação do CUEE, fiz uma análise da obra O Consolador, psicografada por Chico Xavier, através do espírito Emmanuel. A análise será feita com base em comparações com o que o espírito respondeu e o que consta na obras codificadas e assim, compararmos a coerência.
Para os espíritos, o que importa não é a forma, mas o conteúdo. Portanto, não será analisado o estilo e a linguagem utilizado pelo espírito.
Peço à todos que só se manifestem após eu postar toda a análise realizada. Assim, ficará mais organizado. A análise está sujeita à crítica e reprodutibilidade, como pede a metodologia científica.
Livro - O ConsoladorDepois, todo espiritualista que acredita na reencarnação, na comunicabilidade com espíritos e estuda a Doutrina Espírita, seguindo seus princípios, é por assim dizer Espírita.
Logo, se a uma pessoa podemos defini-la assim, o mesmo se dá com as obras que vieram após a Codificação. Reconhece-se uma obra espiritualista como espírita, quando ela manifesta e segue seus principios doutrinários, desdobrando conceitos e auxiliando no entendimento de certas questões. Conforme preceitura o Controle Universal, as idéias de quaisquer espíritos devem ser submetidas ao exame da razão e após calibradas, analisadas, serem postas como opiniões individuais, mais ou menos prováveis e que, se verdadeiras, terão seu peso na balança..
De posse da orientação do CUEE, fiz uma análise da obra O Consolador, psicografada por Chico Xavier, através do espírito Emmanuel. A análise será feita com base em comparações com o que o espírito respondeu e o que consta na obras codificadas e assim, compararmos a coerência.
Para os espíritos, o que importa não é a forma, mas o conteúdo. Portanto, não será analisado o estilo e a linguagem utilizado pelo espírito.
Peço à todos que só se manifestem após eu postar toda a análise realizada. Assim, ficará mais organizado. A análise está sujeita à crítica e reprodutibilidade, como pede a metodologia científica.
Perguntas
Questão 1 -
1 – Tem o Espiritismo absoluta necessidade da ciência terrestre?
Emmanuel - Essa necessidade de modo algum pode ser absoluta. O concurso científico é sempre útil, quando oriundo da consciência esclarecida e da sinceridade do
coração. Importa considerar, todavia, que a ciência do mundo se não deseja
continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta
necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos
sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.
Codificação - Allan kardec, ítem 16 do Cap. I, em A Gênese.
“O Espiritismo e a Ciência se complementam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação”
A rigor, sem divergência ao texto Doutrinário..
Questão 4
4 – Nos estudos da Química, avaliam-se em cerca de um quarto de milhão as
substâncias da Terra, que podem ser reduzidas, aproximadamente, como originárias
de noventa elementos. Quando os estudos dessa ciência forem ampliados, poderão
reduzir-se, ainda mais, as fontes de origem?
Emmanuel - -A Química necessita apresentar essa divisão de elementos para a catalogaçãodos valores educativos, com vistas às investigações de natureza científica, no
mundo; contudo,, se na sua base estão os átomos, na mais vasta expressão de
diversidade, mesmo assim tenderá sempre para a unidade substancial, em
remontando com as verdades espirituais às suas fontes de origem.
Aliás, em se tratando das individualizações químicas, já conheceis que o
hidrogênio, no quadro dos conhecimentos terrestres, é o elemento mais simples
de todos. Seu átomo é a forma primordial da matéria planetária, porque
composto de um só elétron, de onde partem as demais individuações no
mecanismo evolutivo da matéria, em suas expressões rudimentares.
Para a Química Atual
O Hidrogênio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo. É por assim dizer, o elemento mais simples. Devido a sua estrutura atômica relativamente simples, consistindo somente de um próton e um elétron, o átomo de hidrogênio, junto com o espectro de luz produzido por ele ou absorvido por ele, foi de suma importância ao desenvolvimento da teoria da estrutura atômica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%A9nio
Sem divergência ao conteúdo científico vigente.
Questões 5 e 6
5 –Nos chamados movimentos brownianos e nas afinidades moleculares poderemos
observar manifestações de espiritualidade?
Emmanuel - Nos chamados movimentos brownianos, bem como nas atrações moleculares, ainda não poderemos ver, propriamente, manifestações de espiritualidade,
como princípio de inteligência, mas fenômenos rudimentares da vida em suas
demonstrações de energia potencial, na evolução da matéria, a caminho dos princípios anímicos, sob a bênção de luz da natureza divina.
6 –Houve uma unidade material para a formação das várias expressões orgânicas
existentes na Terra?
Emmanuel - Assim como o químico humano encontra no hidrogênio a fórmula mais simples
para estabelecer a rota de suas comparações substanciais, os espíritos que
cooperaram com o Cristo, nos primórdios da organização planetária,
encontraram, no protoplasma, o ponto de início para a sua atividade
realizadora, tomando-o como base essencial de todas as células vivas do
organismo terrestre.
Conhecimento científico
Comparação
O movimento browniano é o movimento aleatório de partículas macroscópicas num líquido como conseqüência dos choques das moléculas do líquido nas partículas.
Também pode ser observado quando luz é incidida em lugares muito secos, onde macro-partículas "flutuam" em movimentos aleatórios. (Vulgarmente confunde-se com poeira)
Ao primeiro a observar esse movimento, o biólogo Robert Brown, achou se tratar de uma nova forma de vida, pois ainda não se tinha completa ciência da existência de moléculas, e as partículas pareciam descrever movimentos por vontade própria.
O cientista que explicou corretamente esse movimento, propondo que a matéria fosse constituída de moléculas foi Albert Einstein, em 1905.
Há um padrão escondido nesse movimento aleatório que o classifica como um movimento fractal, pois descreve um padrão dinâmico bem definido. Quem primeiro se apercebeu disso foi Benoît Mandelbrot, matemático polonês.
Esse movimento está diretamente ligado com muitas reações ao nível celular, como a difusão, a formação de proteínas, a síntese de ATP e o transporte intracelular de moléculas.
Físicos atualmente estudam tal movimento em relação à Teoria do Caos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_browniano
E Allan Kardec, Em a Gênese
Capítulo 6, item 18 e 19.
18. Esse fluido penetra os corpos, como um oceano imenso. É nele que reside o princípio vital que dá origem à vida dos seres e a perpetua em cada globo, conforme à condição deste, princípio que, em estado latente, se conserva adormecido onde a voz de um ser não ochama. Toda criatura, mineral, vegetal, animal ou qualquer outra - porquanto há muitos outros remos naturais, de cuja existência nem sequer suspeitais - sabe, em virtude desse princípio vital e universal, apropriar as condições de sua existência e de sua duração.
As moléculas do mineral têm uma certa soma dessa vida, do mesmo modo que a semente do embrião, e se grupam, como no organismo, em figuras simétricas que constituem os indivíduos.
Muito importa nos compenetremos da noção de que a matéria cósmica primitiva se achava revestida, não só das leis que asseguram a estabilidade dos mundos, como também do universal princípio vital que forma gerações espontâneas em cada mundo, à medida que se apresentam as condições da existência sucessiva dos seres e quando soa a hora do aparecimento dos filhos da vida, durante a período criador.
Efetua-se assim a criação universal. É, pois, exato dizer-se que, sendo as operações da Natureza a expressão da vontade divina, Deus há criado sempre, cria incessantemente e nunca deixará de criar.
Sem divergência quando confrontado com o conhecimento científico. Similaridade com o texto trazido pela Codificação quanto à natureza do principio criador. Presença de idéias particulares de Emmanuel como o auxilio de espíritos na formação da vida no planeta.
Questão 13
13 –As forças espirituais organizaram igualmente a atmosfera do mundo?
Emmanuel -Isso é indubitável. A inteligência com que foram dispostos os elementos do
cenário, para o desenvolvimento da vida no planeta, vo-lo comprova.
A algumas dezenas de quilômetros foram colocados os revestimentos do
ozônio, destinados a filtrar os raios solares; dosando-lhes a natureza para a
proteção da vida. Da atmosfera recebe a maior porcentagem de nutrição para o entretenimentodas células. E como o nosso escopo não é o de citações eruditas, nem o de redizer ospreceitos científicos do mundo, lembremos que um homem, na manutenção da sua vida orgânica. Necessita de regular quantidade de oxigênio, quinze gramas
de azoto (alimentar) e quinhentos gramas de carbono (alimentar). O oxigênio é
uma dádiva de Deus para todas as criaturas ; quanto ao azoto e ao carbono, é
pela obtenção que o homem luta afanosamente na Terra, recordando-nos a
exortação dos textos sagrados ao espírito que faliu – “comerás o pão com o
suor do teu rosto”. O problema básico da nutrição, nessa conta de química, é uma reafirmação da generosidade paterna do Criador e do estado expiatório em que se encontramas almas reencarnadas neste mundo.
Genese - Alma da Terra
Comentário de Kardec refutando a questão da Alma da Terra. O que vale aqui é o pensamento dele quando afirma ser possível espíritos organizarem os elementos constitutivos do globo.
Por alma da Terra, pode entender-se, mais racionalmente, a coletividade dos Espíritos incumbidos da elaboração e da direção de seus elementos constitutivos, o que já supõe certo grau de desenvolvimento intelectual; ou, melhor ainda: o Espírito a quem esta confiada a alta direção dos destinos morais e do progresso de seus habitantes, missão que somente pode ser atribuída a um ser eminentemente superior em saber e em sabedoria. Em tal caso, esse Espírito não é, propriamente falando, a alma da Terra, porquanto não se acha encarnado nela, nem subordinado ao seu estado material. É um chefe preposto ao seu governo, como um general o é ao comando de um exército.Um Espírito, incumbido de missão tão importante qual a do governo de um mundo, não poderia ter caprichos, ou, então, teríamos de reconhecer em Deus a imprevidência de confiar a execução de suas leis a seres capazes de lhes contravir, a seu bel-prazer. Ora, segundo a doutrina da incrustação, a má-vontade da alma da Lua é que houvera dado causa a que a Terra ficasse incompleta. Há idéias que a si mesmas se refutam. (Revue de setembro de 1868, pág. 261.)
Sem divergência ao texto da Codificação. Esse texto ratifica a idéia de que os mundos podem ser governados por grandes espíritos do ponto de vista da espiritualidade. O problema é que Emmanuel diz que Jesus é o governador da Terra. Portanto, essa idéia é particular dele. Mas a idéia geral é verdadeira.
Questão 29
–Os Espíritos cooperam no desenvolvimento do embrião do corpo em que se vão
reencarnar? E, em caso afirmativo, chegam a operar nos complexos celulares da
herança física, para que os corpos futuros sejam dotados de certos elementos aptos a
satisfazerem as circunstâncias da prova ou missão que hajam de cumprir?
-No caso dos espíritos envolvidos, senhores de realizações próprias,
inalienáveis, essa cooperação quase sempre se verifica, junto ao esforço dos
prepostos de Jesus, que operam nesse sentido, com vistas ao porvir de suas
lutas no ambiente material. Temos de considerar, todavia, que os espíritos
rebeldes, ou indiferentes, desprovidos dos valores próprios indispensáveis, têm
de aceitar a deliberação dos prepostos referidos, os quais escolhem as
substâncias que merecem ou que lhes são imprescindíveis no processo de
resgate ou de evolução.
Ausência de precedente na Codificação. idéia particular do espírito.
Questão 88 - O Consolador
88 –Deve o homem terrestre enxergar nas comoções geológicas do globo elementos
de provação para a sua vida?
Emmanuel - Os abalos sísmicos não são simples acidentes da Natureza. O mundo não está sob a direção de forças cegas. As comoções do globo são instrumentos de
provações coletivas, ríspidas e penosas. Nesses cataclismos, a multidão resgata
igualmente os seus crimes de outrora e cada elemento integrante da mesma
quita-se do pretérito na pauta dos débitos individuais.
Comparação com a Codificação:
737 Com que objetivo os flagelos destruidores atingem a humanidade?
– Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É preciso ver o objetivo para apreciar os resultados dele. Vós os julgais somente do ponto de vista pessoal e os chamais de flagelos por causa do prejuízo que ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes, necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas melhores e realizar em alguns anos o que exigiria séculos.
739 Os flagelos destruidores têm alguma utilidade do ponto de vista físico, apesar dos males que ocasionam?
– Sim, eles mudam, muitas vezes, as condições de uma região; mas o bem que resulta disso somente é percebido pelas gerações futuras.
Resposta sem divergência com a da Codificação
Sobre a água fluidificada
No tratamento ministrado pelos Espíritos amigos, a água fluidificada, para um
doente, terá o mesmo efeito em outro enfermo?
Emmanuel -A água pode ser fluidificada, de modo geral, em benefício de todos; todavia,
pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é
conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo.
Existem condições especiais para que os Espíritos amigos possam fluidificar a
água pura, como sejam as presenças de médiuns curadores, reuniões de vários
elementos,etc,etc?
Emmanuel - A caridade não pode atender a situações especializadas. A presença de
médiuns curadores, bem como as reuniões especiais, de modo algum podem
constituir o preço do benefício aos doentes, porquanto os recursos dos guias
espirituais, nessa esfera de ação, podem independer do concurso medianímico,
considerando o problema dos méritos individuais.
Comparação com a Codificação:
Allan Kardec, A Gênese, Capitulo XV, item 25 - A respeito das Curas realizadas por Jesus
(...)Quanto ao meio empregado para a sua cura, evidentemente aquela espécie de lama feita de saliva e terra nenhuma virtude podia encerrar, a não ser pela ação do fluido curativo de que fora impregnada. É assim que as mais insignificantes substâncias, como a água, por exemplo, podem adquirir qualidades poderosas e efetivas, sob a ação do fluido espiritual ou magnético, ao qual elas servem de veículo, ou, se quiserem, de reservatório.
Resposta com respaldo na Codificação. Está aqui a base doutrinária para a questão da água fluidificada no Evangelho no Lar. Há pesquisadores que estudaram os efeitos da fé sobre água e as mudanças que dela resultou no arranjo da molécula da àgua.
Questão 106
106 –A eutanásia é um bem, nos casos de moléstia incurável?
Emmanuel - O homem não tem o direito de praticar a eutanásia, em caso algum, ainda que a mesma seja a demonstração aparente de medida benfazeja.
A agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a moléstia
incurável pode ser um bem como a única válvula de escoamento das
imperfeições do Espírito da vida imortal. Além do mais, os desígnios divinos são
insondáveis e a ciência precária dos homens não pode decidir nos problemas
transcendentes das necessidades do Espírito.
Livro Dos Espíritos
953 Quando uma pessoa vê diante de si uma morte inevitável e terrível, é culpada por abreviar em alguns instantes seus sofrimentos por uma morte voluntária?
– Sempre se é culpado por não aguardar o termo fixado por Deus. Quem poderá assegurar, aliás, se o fim chegou, apesar das aparências, e que não se pode receber um socorro inesperado no último momento?
953 a Concebe-se que em circunstâncias comuns o suicídio seja condenável, mas suponhamos o caso em que a morte é inevitável e a vida seja abreviada apenas por alguns instantes.
– É sempre uma falta de resignação e submissão à vontade do Criador.
Resposta sem divergência com o que reza o OLE.
Questão
109 O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?
Emmanuel - O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios
educativos. Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma
integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano
espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o
caráter e a estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de
responsabilidade, se encontrar nos pais legítimos representantes do colégio
familiar. Eis por que o lar é tão importante para a edificação do homem, e por que tão
profunda é a missão da mulher perante as leis divinas.
Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das
energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter,
tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico
material, e , atingida a maioridade, se a educação não se houver feito no lar,
então, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o
pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá
retomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas
quedas, se lhe faltou a Luz interior dos sagrados princípios educativos.
Comparação Livro Dos Espíritos
352 No momento do nascimento, o Espírito recupera imediatamente a plenitude de suas faculdades?
– Não, elas se desenvolvem gradualmente com os órgãos. É para ele uma nova existência; é preciso que aprenda a se servir de seus instrumentos. As idéias lhe voltam pouco a pouco, como a uma pessoa que sai do sono e se encontra numa posição diferente daquela que tinha na véspera.
Resposta do Espírito Superior no Livro dos Espíritos, à questão 385. Trecho que corrobora o que Emmanuel disse:
A infância tem ainda outra utilidade: os Espíritos apenas entram na vida corporal para se aperfeiçoar e melhorar; a fraqueza da idade infantil os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devem fazê-los progredir. É então que podem reformar seu caráter e reprimir suas más tendências; este é o dever que Deus confiou a seus pais, missão sagrada pela qual terão de responder. Por isso a infância não é somente útil, necessária, indispensável, mas é ainda a conseqüência natural das Leis que Deus estabeleceu e que regem o universo.
O espírito Emmanuel colocou uma idéia sua particular, que não consta na Codificação, a questão dos 7 anos. De resto, seu texto está em acordo com a base
doutrinária.
Questão
129 –É um erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?
-A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes conseqüências, do
qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante
situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a
cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser
encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos
matadouros e frigoríficos.
Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse e da harmonia
coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não
podem ser destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Consolemonos
com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo
advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da
alimentação os despojos sangrentos de seus irmãos inferiores.
Comparação Livro dos Espiritos
720 a Há privações voluntárias que sejam meritórias?
– Sim, a renúncia aos prazeres inúteis, que liberta o homem da matéria e eleva sua alma. O meritório é resistir à tentação que o conduz aos excessos ou ao prazer das coisas inúteis; é tirar do que lhe é necessário para doar àqueles que não têm o suficiente. Se a privação é apenas fingimento, é uma zombaria.
722 A abstenção de alguns alimentos, regra entre diversos povos, é fundada na razão?
– Tudo aquilo com que o homem pode se alimentar sem prejuízo para a sua saúde é permitido. Porém, alguns legisladores resolveram proibir alguns alimentos com um objetivo útil e, para dar maior autoridade às suas leis, as apresentaram como se fossem vindas de Deus.
723 A alimentação animal é, para o homem, contrária à lei natural?
– Em vossa constituição física, a carne alimenta a carne; de outro modo, o homem enfraquece. A lei de conservação dá ao homem o dever de manter suas forças e sua saúde para cumprir a lei do trabalho. Ele deve, portanto, se alimentar conforme as exigências de seu organismo.
724 A abstenção de alimento animal ou outro, como purificação, é meritória?
– Sim, se essa abstenção for em benefício dos outros; mas Deus não pode ver uma mortificação quando não é séria e útil. Por isso dizemos que aqueles que se privam apenas na aparência são hipócritas. (Veja a questão720.)
Fica evidente nesta questão que o Espirito Emmanuel mostra-se contrário à alimentação animal. Enquanto que na Codificação a resposta se centraliza na necessidade que ainda se faz imperar devido à nossa constituição. A carne alimenta a carne, porque tal é a condição deste globo e de seus habitantes. A carne apresenta substâncias essenciais que formam a nossa dieta. Mas ao mesmo tempo, de acordo com as demais questões colocadas, aquele que se priva voluntariamente e isso objetiva um fim útil e elevado é meritório aos olhos de Deus. Deus com isso vê um ato de superioridade, vamos dizer, não condenável, portanto válido.
Deixar de comer carne animal com este objetivo e sentimento enquadra-se nisso e os vegetarianos, no caso, não são reprovados, a menos que estejam fazendo isso por Hipocrisia.
Não há aqui posicionamento de Emmanuel equivocado à Codificação, via de regra, é um posicionamento pessoal dele, já que ele é ciente desta necessidade. É algo que em um futuro distante, isso seja tão natural, como o é hoje, a proibição de certas substancias nocivas, principalmente quando a terra atingir patamares mais evoluidos, onde os animais não são mais vistos como fonte alimentícia, haja vista, estudos demonstrarem que o ser humano pode ter uma dieta sem a proteína animal.
Pergunta 204
204 –A alma humana poder-se-á elevar para Deus, tão-somente com o progresso
moral, sem os valores intelectivos?
Emmanuel - O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a
perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como
adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos
examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos
reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém,
considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte
intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na
repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será
excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.
Comparação - Livro dos Espiritos
192 Pode-se, na vida atual, por efeito de uma conduta perfeita, superar todos os graus e tornar-se um Espírito puro sem passar por graus intermediários?
– Não, porque o que para o homem parece perfeito está longe da perfeição. Existem qualidades que lhe são desconhecidas e que não pode compreender. Ele pode ser tão perfeito quanto comporte a perfeição de sua natureza terrestre, mas não é a perfeição absoluta. Da mesma forma que uma criança, por mais precoce que seja, tem que passar pela juventude antes de alcançar a idade madura; e um doente tem que passar pelo estado de convalescença antes de recuperar a saúde. Aliás, o Espírito deve avançar em ciência e moralidade; se progrediu apenas num deles, é preciso que progrida no outro, para atingir o alto da escala. Porém, quanto mais o homem avança em sua vida presente, menos longas e difíceis serão as provas futuras.
365 Por que alguns homens muito inteligentes, que evidenciam estar neles encarnados Espíritos Superiores, são, ao mesmo tempo, cheios de vícios?
– É que os Espíritos encarnados neles não são puros o suficiente, e o homem cede à influência de outros Espíritos ainda piores. O Espírito progride numa marcha ascendente insensível, mas o progresso não se cumpre simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período das suas muitas existências, pode avançar em ciência; num outro, em moralidade.
Questão sem divergência com a da Codificação
Questão
240 –De algum modo, pode-se conceber a felicidade na Terra?
Emmanuel - Se todo espírito tem consigo a noção da felicidade; é sinal que ela existe e
espera as almas em alguma parte. Tal como sonhada pelo homem do mundo, porém, a felicidade não pode existir,por enquanto, na face do orbe, porque, em sua generalidade, as criaturas humanas se encontram intoxicadas e não sabem contemplar a grandeza das paisagens exteriores que as cercam no planeta.
Contudo, importa observar que é no globo terrestre que a criatura edifica as bases da sua ventura real, pelo trabalho e pelo sacrifício, a caminho das mais sublimes aquisições para o mundo divino de sua consciência.
LE
920 O homem pode desfrutar na Terra de uma felicidade completa?
– Não, uma vez que a vida lhe foi dada como prova ou expiação; mas depende dele amenizar esses males e ser tão feliz quanto se pode ser na Terra.
921 Concebe-se que o homem será feliz na Terra quando a humanidade estiver transformada. Mas, enquanto isso, cada um pode garantir para si uma felicidade relativa?
– O homem é quase sempre o agente de sua própria infelicidade. Ao praticar a lei de Deus, se pouparia dos males e desfrutaria de uma felicidade tão grande quanto o comporta sua existência grosseira.
☼ O homem bem compenetrado de sua destinação futura vê na vida corporal apenas uma estação temporária. É como uma estada passageira numa hospedaria; ele se consola facilmente de alguns desgostos passageiros de uma viagem que deve conduzi-lo a uma posição tanto melhor quanto melhor tenha se preparado.
Somos punidos, já nesta vida, pelas infrações às leis da existência corporal, pelos males que são a conseqüência dessa infração e de nosso próprio excesso. Se voltarmos gradativamente à origem do que chamamos de nossas infelicidades terrenas, as veremos, na maioria das vezes, como conseqüência de um primeiro desvio do caminho reto. Por esse desvio, entramos no mau caminho e, de conseqüência em conseqüência, caímos na infelicidade.
Resposta sem divergência com a da Codificação
243 –Todos os Espíritos que passaram pela Terra tiveram as mesmas características
evolutivas, no que se refere ao problema da dor?
Emmanuel - Todas as entidades espirituais encarnadas no orbe terrestre são Espíritos quese resgatam ou aprendem nas experiências humanas, após as quedas do
passado, com exceção de Jesus-Cristo, fundamento de toda a verdade neste
mundo, cuja evolução se verificou em linha reta para Deus, e em cujas mãos
angélicas repousa o governo espiritual do planeta, desde os seus primórdios.
(Questão para verificação, informação particular de Emmanuel: e em cujas mãos
angélicas repousa o governo espiritual do planeta, desde os seus primórdios)
A resposta para esta pergunta consta já analisada por mim anteriormente, mas é sempre bom relembrar:
Comparação - A GENESE - ALMA DA TERRA
(...)Por alma da Terra, pode entender-se, mais racionalmente, a coletividade dos Espíritos incumbidos da elaboração e da direção de seus elementos constitutivos, o que já supõe certo grau de desenvolvimento intelectual; ou, melhor ainda: o Espírito a quem esta confiada a alta direção dos destinos morais e do progresso de seus habitantes, missão que somente pode ser atribuída a um ser eminentemente superior em saber e em sabedoria. Em tal caso, esse Espírito não é, propriamente falando, a alma da Terra, porquanto não se acha encarnado nela, nem subordinado ao seu estado material. É um chefe preposto ao seu governo, como um general o é ao comando de um exército.
Um Espírito, incumbido de missão tão importante qual a do governo de um mundo, não poderia ter caprichos, ou, então, teríamos de reconhecer em Deus a imprevidência de confiar a execução de suas leis a seres capazes de lhes contravir, a seu bel-prazer. Ora, segundo a doutrina da incrustação, a má-vontade da alma da Lua é que houvera dado causa a que a Terra ficasse incompleta. Há idéias que a si mesmas se refutam. (Revue de setembro de 1868, pág. 261.)
Comentário, para quem não percebeu, meus comentários estão sempre em vermelho:
Kardec ao refutar a ideia sobre a ALMA DA TERRA, demonstrou, paralelarmente, enquanto refutava tal teoria, a possibilidade e logicidade de que para a direção e formação de um planeta, necessário o adiantamento moral e intelectual do espírito em questão.
Posso concluir que a afirmação particular de Emmanuel, em uma análise rigorosa frente ao texto da Codificação, é válida. Jesus, pela sua condição evolutiva, enquadra-se perfeitamente como espírito de direção deste planeta, juntamente com seus integrantes.
Questão
323 –Será uma verdade a teoria das almas gêmeas?
Emmanuel - No sagrado mistério da vida, cada coração possui no Infinito a alma gêmea da
sua, companheira divina para a viagem à gloriosa imortalidade.
Criadas umas para as outras, as almas gêmeas se buscam, sempre que
separadas. A união perene é-lhes a aspiração suprema e indefinível. Milhares de seres,se transviados no crime ou na inconsciência, experimentaram a separação das almas que os sustentam, como a provação mais ríspida e dolorosa, e, no drama das
existências mais obscuras, vemos sempre a atração eterna das almas que se amam
mais intimamente, envolvendo umas para as outras num turbilhão de ansiedades
angustiosas; atração que é superior a todas as expressões convencionais da vida
terrestre. Quando se encontram no acervo real para os seus corações – a da ventura
de sua união pela qual não trocariam todos os impérios do mundo, e a única amargura
que lhes empana a alegria é a perspectiva de uma nova separação pela morte,
perspectiva essa que a luz da Nova Revelação veio dissipar, descerrando para todos os
espíritos, amantes do bem e da verdade, os horizontes eternos da vida.
324 –Existe nos textos sagrados algum elemento de comprovação para a teoria das
almas gêmeas?
-Somos dos primeiros a reconhecer que em todos os textos necessitamos
separar o espírito da letra; contudo, é justo lembrar que nas primeiras páginas do
Antigo Testamento, base da Revelação Divina, está registrada: “e Deus considerou que o homem não devia ficar só”.
326 –A união das almas gêmeas pode constituir restrição ao amor universal?
O amor das almas gêmeas não pode efetuar semelhante restrição, porquanto,
atingida a culminância evolutiva, todas as expressões afetivas se irmanam na
conquista do amor divino. O amor das almas gêmeas, em suma, é aquele que o
Espírito, um dia, sentirá pela Humanidade inteira.
Comparação com o Livro dos Espíritos
298 As almas que devem unir-se estão predestinadas a essa união desde a origem e cada um de nós tem, em alguma parte do universo, sua metade à qual um dia fatalmente se unirá?
– Não. Não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os Espíritos, mas em diferentes graus, de acordo com a categoria que ocupam, ou seja, de acordo com a perfeição que adquiriram: quanto mais perfeitos, mais unidos. Da discórdia nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa.
299 Em que sentido devemos entender a palavra metade, de que certos Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos?
– A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade de um outro, uma vez separados, ambos estariam incompletos.
300 Dois Espíritos perfeitamente simpáticos6, uma vez reunidos, o serão pela eternidade, ou podem se separar e se unir a outros?
– Todos os Espíritos são unidos entre si. Falo daqueles que atingiram a perfeição. Nas esferas inferiores, quando um Espírito se eleva, já não tem mais a mesma simpatia por aqueles que deixou para trás.
Comentário de Kardec
A teoria das metades eternas é apenas uma figura que representa a união de dois Espíritos simpáticos. É uma expressão usada até mesmo na linguagem comum e não deve ser tomada ao pé da letra. Os Espíritos que dela se serviram certamente não pertencem a uma ordem elevada. A esfera de suas idéias é limitada e expressa seus pensamentos pelos termos de que se serviam durante a vida corporal. É preciso rejeitar essa idéia de dois Espíritos criados um para o outro, e que deverão, portanto, um dia, fatalmente, se reunir na eternidade, após estarem separados durante um espaço de tempo mais ou menos longo.
Comentário Rafael
Fica claro na Codificação que tal idéia é errônea. Neste sentido, Emmanuel utilizando-se de sua opinião particular foi de encontro ao que consta nas questões citadas. Se o seu pensamento exprime literalmente a criação de seres voltados exclusivamente para outro, então isso não está corroborado pela Codificação. Se ele utilizou alguma analogia para demonstrar a afeição de espíritos simpáticos, que parece que não foi bem o caso, a questão ainda teria uma possibilidade real de ser possível.
Adendo
326 –A união das almas gêmeas pode constituir restrição ao amor universal?
Emmanuel - O amor das almas gêmeas não pode efetuar semelhante restrição, porquanto,atingida a culminância evolutiva, todas as expressões afetivas se irmanam na
conquista do amor divino. O amor das almas gêmeas, em suma, é aquele que o
Espírito, um dia, sentirá pela Humanidade inteira.
Comentário
Essa questão ao meu ver, entra em conflito com o que ele diz mais acima. Provavelmente, há uma má formulação de seu pensamento ou somos nós que não estamos entendendo perfeitamente o que há nessas linhas. Ou então, perante o texto da Codificação, não se trata de metades eternas, mas um pensamento particular seu.
A última frase em negrito, está totalmente, apesar do conceito ser pessoal, em acordo com a Codificação. O amor, será mesmo, de fato, universal.
PS: Diversas perguntas não foram incluídas, por não apresentarem quaisquer sinais de evidente contradição com os textos da Codificação. A questões sobre o sistema binário de capela e os órgãos do espíritos, foram incluidas como questões conflitantes na análise estatística feita por mim, passível de refutação.
Conclusão
1) O livro apresenta 411 perguntas e respostas, das quais 8 (1,9%) apresentam um aparente conflito com a Codificação. Essas aparentes contradições se encontram dentro de pequenas frases e não constituem a resposta inteira para a pergunta. Estatisticamente, o livro apresenta ínfimo grau de conflito. Deixo claro, que esses conflitos foram considerados do ponto de vista literal, haja vista que o pensamento do espírito não tenha sido adequadamente entendido.
2) O autor deixou claro a relatividade de suas respostas, frente ao seu nível evolutivo, não estabelecendo em nenhum momento que eram respostas definitivas. De caráter instrutivo, o livro se enquadra nas comunicações sérias estabelecidas por KARDEC em o Livro dos Médiuns.
3) O Livro em nenhum momento quis detratar, menosprezar, atacar ou confrontar-se com os textos da Codificação espírita.
4) O Espírito faz alusões positivas frente ao Papel do Espiritismo e da mediunidade na Terra
5) Moralmente falando, se sustenta nas bases do Evangelho de Jesus Cristo, não conectando outras doutrinas diretamente.
6) O livro pode ser considerado válido, neste caso, como obra espírita, feita por espíritas sérios, em uma reunião séria, característica exigida por Kardec. A verdade de suas informações apenas seu peso na balança da concordancia universal. Esse status não é de entrar como um livro da Codificação, coisa que não é de fato, mas o conceito de livro espírita se estende a qualquer livro que trate de conteúdo doutrinário espírita.
Agora podem contribuir com suas análises.
Rafael Aguiar
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/livros/analise-da-obra-o-consolador-por-rafael-aguiar/#ixzz2JDFyLWe0
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