a partir de maio 2011

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um fenômeno mediúnico chamado Estrela de Belém

José Reis Chaves

A Estrela de Belém foi mais um fenômeno divino que astronômico. (Astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas.)

Imagem: commons.wikimedia.org.
Agnolo Bronzino (1503/1572)
Os espíritos ao se manifestarem, recorrem muito às formas de luz, fogo, relâmpago, clarão, tocha etc. E creio que grande número de autoridades religiosas judaico-cristãs tem conhecimento desses fenômenos mediúnicos luminosos, pois a Bíblia está cheia deles, só que eles não podem falar e mantêm este conhecimento in pectore (no coração). Esse assunto é, como se diz, um arroz com feijão para os espíritas, como eu mostro em meus livros, nesta coluna, palestras, seminários, DVDs, e programas de rádio e TV.

Museu das Almas

O Vaticano tem um museu de manifestações de espíritos a católicos, inclusive a autoridades da Igreja. No passado, só os bispos, alguns padres e leigos indicados por eles podiam entrar nesse museu, denominado de Museu das Almas. Agora está mais fácil visitá-lo. São cerca de 270 registros desses fenômenos provocados mediúnicos, inclusive alguns com marcas de queimaduras feitas por mãos em fogo, em livros e papéis.

E eis alguns exemplos desses fenômenos, chamados de espirituais por São Paulo, de manifestações de espíritos através de luz, fogo, relâmpago, tocha etc.: “Os seus olhos eram como tochas de fogo” (Daniel, 10: 6). “Apareceu-lhe o Anjo (espírito) do Senhor numa chama de fogo do meio duma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia” (Êxodo 3: 2). A sarça não se consumia, porque o fogo era apenas a forma usada pelo espírito, e não um fogo verdadeiro. A expressão “O Anjo do Senhor” está com as iniciais maiúsculas e o artigo definido, porque o tradutor, erradamente, entendeu que se tratasse do espírito do próprio Deus.

A  nuvem do Senhor

Em forma de fumaça ou nuvem (ectoplasma) é outro meio que os espíritos usam para se manifestar. “De dia a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nele...” (Êxodo, 40: 38). E termino essas citações com este: “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e diante do trono ardem sete tochas de fogo, que são os sete espíritos de Deus” (Apocalipse 4: 5).

E não é por acaso que os povos antigos adoravam o fogo, e os orientais têm a palavra em sânscrito deva, que tem a raiz dos vocábulos Deus e divino, o que nos lembra da palavra latina dies (dia), que é uma consequência da luz solar. E é comum dizermos também que Deus, o Espírito Número Um, é Luz. Temos ainda as línguas de fogo de Pentecostes, que representam vários espíritos falando em várias línguas através dos apóstolos médiuns de xenoglossia (fenômeno que consiste em o médium, que está em transe, êxtase ou instase e outros estados alterados de consciência, falar em línguas estrangeiras desconhecidas por ele).

E parabéns ao astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, pelo seu artigo emOpinião, de O Tempo, em 24 de dezembro de 2011: “A Estrela de Belém foi um sinal astronômico ou sinal divino?” Afirmou ele que é mais lógico pensar num sinal divino e não astronômico. Apenas eu interpreto o termo divino como  espiritual ou mediúnico, pois mago significa também médium. E, no fundo, pode ter havido no fenômeno luminoso influência de Deus sobre o espírito manifestante que guiou os reis magos e os pastores, e que eles pensaram, por ignorância da época, que se tratasse duma estrela, a Estrela de Belém!
________________________________________________________________________________

José Reis Chaves, versado em Teologia, quase ordenado sacerdote católico romano, escreve todas as semanas no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, MG, e é também articulista de revistas e jornais da Imprensa Espírita brasileira além de inspirado tribuno. Escritor, são de sua autoria: A Face Oculta da ReligiãoO Espiritismo segundo a BíbliaA Reencarnação na Bíblia e na CiênciaA Bíblia e o Espiritismo. Chaves apresenta semanalmente o programa Presença Espírita na Bíblia, pela Rede Mundo Maior de TV, <www.redemundomaior.com.br>, todas as quintas-feiras, às 22 horas, com reprise aos domingos, às 23 horas, e às segundas-feiras, ás 4h30E-mail: <jreischaves@gmail.com>.   
http://pensesp.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário