a partir de maio 2011

domingo, 17 de junho de 2012

O achismo e a irresponsabilidade das pessoas



Eu já escrevi algumas vezes sobre a praga doachismo, mas nunca é demais voltar a falar do assunto, posto que este é um dos maiores absurdos que o homem pratica, que muitas vezes causa danos irreparáveis.
O achismo é o imbecil ato de uma pessoa tirar conclusões sobre fatos, coisas e pessoas com base no que ele ACHO.
É um ato tão mesquinho que compromete a inteligência do indivíduo, colocando-o em um nível tão rasteiro, porque o submete ao ridículo.
-“Eu não gosto de baianos, porque eu acho que é um povo muito preguiçoso” 
Mas, por que você acha isto?
- “Ah, todo mundo diz que baiano é preguiçoso”
Porque algumas pessoas dizem, em termo de brincadeira, você já afirma que é todo mundo que diz e daí tira uma conclusão absurda, por conta de um achismo irresponsável?
Por que um idiota deste não vai à Bahia para olhar de perto, analisar, examinar, verificar com os seus próprios olhos como é que vive de fato o baiano?
- “Eu acho que você não deve namorar essa pessoa, porque eu acho que ela é uma aproveitadora”.
- “Eu acho essa mulher muito galinha”. Só porque se trata de uma mulher que é feliz, de bem com a vida, coisa que os seus críticos não são.
- “Eu acho que esse cara é bicha”. Só porque o cidadão é feliz, canta, dança, abraça todos os amigos, tem carinho para com as pessoas, é fino, é educado e é cortês e a besta quadrada que o critica é uma pedra bruta, em termos de sensibilidade.
- “Eu acho que esse aí tá é querendo fazer propaganda dos seus produtos”. Análise do indivíduo que nunca produz nada e quando vê alguém produzir alguma coisa, ter um monte de amigos num país inteiro, morrendo de inveja, exerce o seu achismo movido pelo seu veneno mental.  
Infelizmente, gente, o mundo está cheio de gente que tira conclusões com base no achismo.
Muitas pessoas destroem os seus casamentos ou as suas relações conjugais porque achamque o seu parceiro está tendo caso com outra pessoa. E por causa desse achismo passam a agressões e, muitas vezes, termina até em tragédia.
O pior é que tem gente que cria discussões e desarmonia dentro de casa, com os seus parceiros, pelo achismo do parente ou do vizinho. É a burrice no seu mais elevado nível, mas existe.
- “A minha vizinha acha que o meu marido tem algum caso com a Solange”.
Quando a filha demora chegar em casa a mãe inconseqüente sempre acha que ela está em um motel, necessariamente com um vagabundo qualquer. Nunca é com um homem de bem, porque o seu achismo só consegue qualificar qualquer homem como vagabundo.
Alguns, pela sua incapacidade de perceber gente honesta dentro da política, sempre achamque todo político é corrupto e ladrão.
Há quem ache que todo pastor evangélico é safado e, por causa disto, discrimina todos os Evangélicos, pela sua preguiça e incapacidade de observar melhor as diversas denominações e o trabalho sério, digno e honesto de muitos deles.
Muita gente acha que todo ator de televisão é drogado e sai afirmando isto como verdade, só porque a imprensa, que adora fazer fofoca com quem é famoso, mostra, de vez em quando, alguns mergulhados na droga.
Há quem ache que toda atriz é sem vergonha e que trai o marido, só porque há casos de atrizes que mudam de maridos como se troca de roupa.
Outros acham isto, só porque a vê beijando outro ator na novela, que nada mais é do que uma teatralização.
O achismo é uma desgraça, gente, é uma das maiores demonstrações de burrices que o ser humano pode praticar.
Achar alguma coisa sobre algo até que é natural, em primeiro momento, claro, porque a gente leva em consideração alguns fatores que são observados à primeira vista, mas daí a autenticar esse achismo como verdade, por preguiça de observar a pessoa, a coisa ou o fato em sua profundidade, para verificar quem ou o que realmente é, termina sendo um ato de extrema desonestidade e desvio de caráter.
Há pessoas, no meio religioso, que chegam afirmar que no Espiritismo se faz macumba, feitiçaria, bruxaria, cartomancia e até necromancia, só porque acham isto. Não se dão ao trabalho de procurar conhecê-lo, para saber o que de fato é feito pelos espíritas e por causa disto saem condenando.
Há quem ache que os padres fazem sexo com as freiras, um dos achismos mais estúpidos que existe.
Há quem ache um monte de absurdos...
Que todo mundo tem que ter ciúme, que todo casal tem que brigar porque é normal, que homem nenhum presta, que toda loira é burra, que todo negro é burro e incapaz e precisa ter quota para entrar na universidade, que um homem que veste uma camisa ou gravata cor de rosa necessariamente é homossexual, que para o jovem provar que é homem tem que beber e fumar...
E coloca esse achismo como verdade.
Há quem ache que tudo o que é divulgado pela internet é verdade, e sai retransmitindo tudo quanto é porcaria que recebe, sem se dar conta de avaliar profundamente o assunto.
Aliás, este detalhe de não analisar as coisas profundamente, antes de tirar conclusões, é uma característica de um povo preguiçoso e irresponsável para consigo mesmo, que acha mais cômodo tirar a conclusão logo, com base no achismo, que dá menos trabalho.
- “Ah, pra que pensar? Você acha que eu vou me dar ao trabalho de botar o meu cérebro para funcionar, a fim de exercitá-lo? Pra que?”
O absurdo do achismo é algo terrível, porque demonstra a carência de bom senso e termina expondo a pessoa ao ridículo.
Há quem ache que todo marketing multi nível necessariamente é pirâmide financeira e, mesmo sem se dar ao trabalho de analisar, examinar e checar cada proposta, cinicamente afirma “isto é pirâmide” e pronto. Existem propostas maravilhosas, éticas, sensatas e legais nesta área, mas o achismo vergonhoso impede até que as pessoas apreciem. E nesta onda muitos perdem oportunidades ótimas em suas vidas.
Em determinada época uma imbecil achava que a Xuxa maltratava as crianças, determinou isto como verdade e disse numa revista de fofocas. Aí alguns milhões de mulheres, em todo o Brasil, tão imbecis quanto ela, começaram a dizer isto pra todo mundo e até hoje muita gente imagina ter sido verdade.  
O achismo das pessoas promove inúmeras mentiras históricas.
Alberto Santos Dumont era um homem extremamente educado, fino, cortês, carinhoso, meigo e bom. Por causa disto alguém influente da sua época achou que ele era “viado” e começou a comentar isto. Pronto. Por causa disto ainda hoje muita gente diz que o nosso grande inventor era homossexual.
O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, da NASA, que foi ao espaço numa nave russa, é respeitadíssimo na NASA assim como em todo o mundo afim com a exploração do espaço, pela sua inteligência e competência, assim como pela pessoa humana que ele é. Marcos é um brasileiro de uma dignidade, uma bondade e um caráter excepcional.
Alguém sugeriu que ele, aproveitando-se da fama, entrasse na política, mas ele disse não, porque não tem jeito pra isto e não teria o menor interesse em ser político.
Aí alguém, obviamente com inveja, achou que era ele que queria entrar pela política, levou o seu achismo irresponsável tão longe que já determinou que ele queria se aproveitar da fama e também ser um dos corruptos políticos brasileiros. Deste achismo inventou um email para espalhar pela internet, difamando-o, como título de “astronauta de uma viagem só”, como se fosse comum a existência de muitos astronautas de mais de uma viagem.
Na onda da incoerência, algumas pessoas outras, achando que é verdade, saem retransmitindo pra tudo quanto é canto, uma campanha suja, desonesta e calhorda, contra uma pessoa que não sabe nem quem é. 

Vou pedir opinião pra minha mãe

A falta de critérios lógicos das pessoas é tão grande que, quando se lhes apresenta alguma proposta, ouve-se muito isto:
         - “Eu vou ver o que a minha mãe acha disto”.
         - “Vou ver o que o meu marido acha”.
         - “Preciso ouvir a minha esposa, sobre isto”.
Para uma mãe, uma esposa ou um marido dar opinião sobre alguma coisa, é indispensavelmente necessário que entenda da coisa sobre a qual está opinando.
O fato de ser a minha mãe, que eu amo e adoro, não quer dizer que seja a pessoa ideal para eu pedir opinião sobre todas as coisas. Você ama seu marido ou sua esposa, sim, mas isto não quer dizer que você esteja demonstrando respeito e fidelidade a ele ou a ela, tendo que pedir-lhe opinião sobre algo que ela não entende.
Muito pelo contrário, você está passando um atestado de idiota a você mesmo, porque está se enganando.
Mas para justificar essa incoerência alguns alegam:
- “Ah, mas a minha mãe tem uma intuição muito boa. Se ela diz pra não fazer eu não faço”.
Eu já vi muitas dessas “intuições” de mães fazer muitos filhos quebrarem as caras. A história está cheia de casos de mães que interferem em casamentos de filhos e terminam promovendo verdadeiras desgraças em suas vidas.
Se a sua mãe é médica e o assunto da dúvida é ligado à área de saúde, ela estaria mais qualificada que uma mãe sem a formação médica, mas mesmo assim, seria preciso observar se o assunto em questão é da especialidade dela, pois o questionamento poderia ser no estômago de alguém, quando ela é oftalmologista.
Como pode uma oftalmologista querer dar opinião em algo da área da gastroenterologia?
Mesmo assim, vamos ter que tirar conclusões com base no que ela acha?
Só porque é minha mãe, minha esposa, meu marido, meu filho eu tenho que pedir opinião sobre tudo?
Na realidade o mundo está cheio de “metamorfoses ambulantes”, como dizia o Raul Seixas.
Este exemplo é só um alerta da responsabilidade que devemos ter, antes de pedir opinião de alguém.
Mas não duvide se um idiota qualquer, por causa deste parágrafo que escrevi, ACHAR que o Alamar detesta e não confia na mãe dele, e daí estabelecer uma verdade.
- "Tá vendo? a relação dele com a mãe dele deve ser horrível". E por aí vai.
        
”Eu não acho nada sobre isto”

Esta é uma das frases mais sensatas e honestas que existe, pronunciada apenas por pessoas honestas, dignas e possuidoras de caráter quando não conhecem o assunto em questão, quando não tem tempo de observar, ler, testar, checar, analisar, verificar, entender e finalmente saber a coisa em foco.
As pessoas não se dão conta disto.

Mecanismo de defesa dos fracos

Este é um aspecto muito estudado pela Psicologia.
Conforme você sabe, existe uma heterogeneidade enorme de cabeças por aí, existem históricos de vida os mais diferenciados possíveis, existem pessoas que produzem, pessoas que têm talento, pessoas que criam sempre... mas existem também pessoas que são zero a esquerda, que não fedem e nem cheiram, porque não conseguem se destacar em nada, absolutamente nada.
É aquela pessoa que não canta nada, não escreve nada que seja destaque, se é uma professora é apenas mais uma e nunca é A professora, aquela de destaque, na instituição religiosa onde participa é apenas mais uma entre os freqüentadores, porque também não faz nada que seja algum destaque observado por todos, não faz teatro, não é um atleta, não é um ator... é apenas mais um advogado entre os inúmeros da cidade, apenas mais um médico, apenas mais um cidadão, qualquer que seja a sua atividade.
Há pessoas assim que levam a vida numa boa e até são felizes, mesmo sem ser destaque em nada, mas há outras que vivem um verdadeiro sofrimento interno, com recalques e frustrações terríveis, num processo íntimo de inveja que dá até pena.
- “Por que ela é uma celebridade, aparece nas novelas, é vista no Brasil inteiro, querida e amada por milhões e eu não?”
- “Por que ele vem aqui na minha cidade, faz uma palestra para centenas ou até milhares de pessoas, é aplaudido de pé e as pessoas fazem até fila para tirar fotografias com ele e eu não consigo nada disto? Por que eu não consigo falar nem para os vizinhos da minha rua, não consigo nem ser eleito vice-síndico do prédio onde moro?”
É por isto que você vê um monte de gente que odeia a Xuxa, odeia o Pelé, odeia a Sandy... enfim, odeia famosos que nem conhece.
Quando você verificar determinadas pessoas fazendo muita piadinha sobre a limitação cultural e de estudos do Tiririca, por exemplo, não fique pensando que se trata apenas de brincadeiras descontraídas, porque no fundo é inveja mesmo.
É aí que acontece o veneno promovido pelo achismo.
         - “Esse não me engana, ele só tá lá pra tirar proveito, como os outros”.
         - “Que obra social que nada, ele só quer é vender livros”
         - “Galã das novelas? Isso aí é um viadão, esses beijos todos são de mentirinha”.
         - “Tem uma casa bonita e um carrão do ano? Com certeza tá roubando muita gente. Aí tem”
Ouvimos isto a todo momento.
        
Enquanto isto...

Muita gente está crescendo na vida enquanto muitos continuam estacionados no mesmismo, porque não fazem o menor esforço para sair disto. A praga do achismo não deixa.  
No mês que vem, quando as coisas melhorarem eu farei tal coisa. Daqui há um mês dirá a mesma coisa: A partir de agosto eu farei tal coisa... Não, vou deixar para o início do ano que vem... Olha meu amigo, depois das eleições eu farei tal coisa... depois da copa eu farei...
E assim vai indo, vai levando, levando, levando...

Para apreciação de todos.

        Alamar Régis Carvalho
Analista de sistemas, escritor e AINSF Dinastia
              alamarregis@redevisao.net
               www.alamarregis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário