Paula Mikami
“Mocidade é primavera de sonhos” A célebre frase de Emmanuel, extraída do livro “Paz e Libertação” revela uma particularidade dessa fase da existência: o florescer dos desejos e anseios, que vibram na alma e possuem toda a força do organismo repleto de energia. Mas, amigo espiritual completa “Todavia, se a primavera de sonhos não se enobrece no trabalho digno, todo o nosso idealismo será simplesmente um campo de flores mortas.”
Constantemente, deparamo-nos com jovens ativos, dinâmicos, com os corações cheios de esperança e a cabeça, de indagações. Alguns estão perdidos desejando sentirem-se úteis, fazer parte de algo que seja realmente significativo, que vá de encontro com o idealismo comum da idade. Esse jovem pode escolher a torcida organizada, alguma “tribo” urbana, um esporte, o movimento estudantil ou qualquer coisa com a qual se identifique, onde tenha espaço para mostrar seu valor, seu potencial, criar, interagir, sonhar. E ele usará toda sua potencialidade para produzir onde for acolhido. E quem irá acolhe-lo? Dentro da seara do Cristo, temos inúmeros campos de atuação para direcionar essas energias efervescentes e uma delas é o movimento de unificação.
Na estrutura do trabalho, encontramos campo fértil para o serviço cristão. No nosso caso, esse campo é a USE, formada pelas regionais, que por sua vez são compostas pelas intermunicipais, municipais e/ou distritais. Dentro de cada esfera, existe, entre os departamentos, um que tem como foco justamente esse público, o departamento de mocidade, conhecido como DM-USE, que, como departamento, deve atuar na junto à diretoria da qual faz parte, procurando estruturar, auxiliar, acompanhar as mocidades de sua área de atuação e buscar a unificação. Contudo, em um levantamento recente, percebemos que das 24 regionais, apenas oito tem seu departamento de mocidade ativo, com um representante oficialmente constituído, trabalhando em conjunto com o órgão. E não é diferente quando pensamos em distritais, municipais e intermunicipais.
1ª reunião da Equipe de Doutrina, realizada em Itapira nos dias 14 e 15 de agosto de 2010.
Nesta reunião estavam presentes mais de 100 jovens de todo estado.
Nesta reunião estavam presentes mais de 100 jovens de todo estado.
Em contrapartida, alguns jovens que desejam de fato empregar sua energia no serviço do bem têm sido valiosos colaboradores junto ao DM-USE, sem contar, contudo, com a estrutura, o apoio e o amparo que teriam caso tivessem sido integrados ao órgão em cuja jurisdição atuam. Esses obreiros anônimos acabam por fazer as vezes do departamento inexistente, encontrando inúmeras dificuldades para a realização da tarefa. Acolhidos informalmente por nós, desempenham com primor suas tarefas dentro das possibilidades que encontram. É o direcionamento das energias sendo dado e o potencial sendo aproveitado para o ideal cristão.
Se de um lado temos postos de trabalho sem trabalhadores e de outro, trabalhadores procurando condições de trabalho, o que falta para uni-los? Acontece que muitas vezes um não conhece o outro pois, em geral, os interesses são diferentes. Um jovem convive com outro da mesma idade e busca atividades que lhe chamem atenção, aí conhece alguém no DM e começa a realizar pequenas tarefas. A medida que vai desempenhando o seu papel, vai tendo a responsabilidade aumentada, tutorada pelos mais experientes, num trabalho contínuo de formação e crescimento, mas ainda está na informalidade e não sabe a quem procurar. O adulto está envolvido com os compromissos que assumiu e, muitas vezes, acredita que não há ninguém disposto a trabalhar com ele para as mocidades, não consegue encontrar uma pessoa que possa assumir esse departamento ou não vê naquele jovenzinho que era menino até ontem um trabalhador competente e responsável, ou, pelo menos, alguém disposto a aprender.
Algumas lideranças do estado no Encontro Estadual da Comissão Diretora de Mocidade Espírita,
realizado na cidade de Franca em novembro de 2009.
realizado na cidade de Franca em novembro de 2009.
Para se descobrirem, é preciso estar junto, é preciso se fazer presente em todas as esferas e em todas as situações. Do mesmo modo que o DM-USE está presente junto aos jovens e busca traze-los para o trabalho, comparece também nas reuniões e eventos dos ditos “adultos” e tem ouvido o quanto todos querem trabalhar em prol de uma juventude sadia, capacitada, responsável e cristã.
Cabe, então, ao DM-USE fazer as apresentações Uma vez apresentadas, essas pessoas da mesma região, que talvez frequentem até os mesmos locais e mesmos eventos passam a se conhecer e, nascendo a confiança mútua, começam a trabalhar juntos. O jovem sendo o dinamismo, o trabalho e incansável, a alegria constante, a “primavera de sonhos”, o adulto sendo o tutor, o direcionador dessa potencialidade, a experiência amiga que instrui e reconhece, e o DM-USE sendo a liga constante e formadora contínua dos trabalhadores do agora, líderes do amanhã.
Se você é um jovem com vontade de trabalhar, ou se você é dirigente e está a procura de trabalhador, escreva para o Departamento de Mocidade: mocidade@usesp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário