a partir de maio 2011

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A ignorância




ignorância se refere à falta de conhecimentosabedoria e instrução sobre determinado tema, ou ainda à crença em elementos amplamente divulgados como falsos. Em situação em contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho alheio, em prol da sua falta de conhecimento, busca estabelecer idéias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea, que desagrade aqueles que o cercam. Ignorância é não saber, ou ignorar conhecimento, omitir-se conhecer ou passar a conhecer, é negar a captação e aceitação do conhecimento científico provável e comprovado através de métodos científicos e lógicos.(Wikipédia)
Recentemente nos deparamos com uma chocante cena que me levaram as lagrimas...
Dirigia-me a casa espírita como de forma costumeira faço, mas minha intuição sugeria que nos depararíamos com um caso especial, e como essa situação já se repetiu algumas vezes, esporadicamente e sempre se referia a embate com casos espirituais que pudesse se catalogados como obsessão por subjugação ou possessão , como já tivemos participado , interiorizei-me espiritualmente para defrontar-me com ser que ignorasse sua condição de filho de Deus, e se achasse executor de atividades maléficas por comprazerem-se no mal ou seja Espíritos que ignoram o bem.
Mas não me preparei para ser tido como o próprio demônio, ou seu dileto servidor...
Como assim?
Vou-lhes narrar o acontecido...
Estava na casa espírita atento ao todo quando ouvimos comentários entre os trabalhadores sobre uma dificuldade que acontecia na porta de abençoada casa.
Feliz porque nossa intuição não falhara vi uma cena que fui interferi,...
Uma mãezinha com inenarrável amor a sua filha, mais baixa que sua filha em estatura física agarrava-a pela cintura tentando impedir que sua filha entrasse na casa espírita, pois tal atitude á condenaria a morte, pois ali era a casa de Satanás...
Lembrei-me de minha mãe...
Que como narrara noutro momento (1), de mesma origem religiosa que decidira em beneficio de seu rebento, no caso essa ser que vos fala, e ficou provavelmente orando por mim para que Deus, de alguma forma conduzisse quem que fosse ao bem, acho que na oração de mamãe devia ser mais ou menos assim: “Deus como o senhor, é senhor do universo, e tudo se submete a sua vontade, se for o caso use o demônio para o bem e salve meu filho", mais ou menos assim que tento entender o que se passava e ainda passa na cabeça de mamãe.
Lembrando disso tentei chamar a mãezinha para realidade maior, falei-lhe querida mãezinha, entendo que sentes, pois minha origem de entendimento é a mesma que estas, e minha mãe em certo momento pensou assim como a senhora, sobre uma casa como essa sem entrar, é pelos frutos conhecereis a arvore.
Pelos frutos de minha renovação mamãe hoje reconhece a arvore que seu filho resolveu se abrigar, lembre-se que os Fariseus acusavam o próprio Jesus de que ele fazia obras por meio do Diabo, e no entanto ele era o sublime e divino enviado.
Ela disse-me: O Diabo pode se apresentar com a voz mansa como a sua para enganar e conduzir á morte... Aquilo foi como que se uma espada rasgasse meu coração fazendo-o sangrar, agora eu em lagrimas falei: filha dirigindo-se a filha dela, em nome do amor que faz com que essa cena nasça se for o caso respeite sua mãe e volte em outro momento, mas em nome de Deus alguém seda por Amor...
Nessa hora não segurava mais a emoção entrei quase correndo pra um alpendre da parte superior de nossa casa naquele momento sem atividade...
Roguei a Deus em pranto quase aos soluços que nos desse força, para extirpar da Terra a chaga da ignorância , pois como poderia ainda seres em nome de Deus armar e colocar barreira entre os filhos de Deus.(2)
Pois eu sentia ao mesmo tempo o amor de uma mamãe que gritava por meio de seus braços tentando salvar sua filha...
Eu sentia o anseio de uma filha de libertar-se de preconceitos, de velhos conceitos e experimentar uma nova visão.
Eu sentia o amor que levava a mim e tantos servidores a dedicar o seu tempo a sua vida em nome do bem e do amor.
Eu sentia o amor pulsar pelos seres desencarnados que em nome do amor, prepararem desde cedo o ambiente para receber-nos, o amor que esses seres invisíveis aos olhos da maioria que só perderam o corpo mais que ainda vibram e festeja a cada passo de seus tutelados rumo ao amor, em cada vitoria sobre si mesmo.
E envolto em todo esse amor, orei...
Orei com toda minha força, com todo meu entendimento, com toda minha alma...
Desci a escada ao encontrar dois companheiros que me diziam: calma toma um passe. Eu disse: queridos (sem orgulho ou vaidade) tenho em minha confiança suficiente em Deus para o embate com o ódio, a magoa, mas não existe arma para combater o amor, cego pela ignorância, disse ainda não estou envolto em magoa , mais em amor , choro pela ignorância, nesse momento só o conhecimento e Deus através do amor pode mudar os rumos dessa historia.
Sentamos no corredor as pessoas viam nossos olhos vermelhos, e acho que sem saber oravam por mim para  conter minha dor.
Quando nosso ombro é tocado pela mão feminina da filha que diz: graças ao teu esforço estou aqui, mamãe ficou lá fora ela não quis entrar...
Falei-lhe com olhos que pareciam uma correnteza: A minha ficou lá fora também, e, em dezoito anos não entrou, mas eu não mais saio.
Pois a primeira coisa que o Espiritismo matou dentro de mim foi o medo...
E sem medo eu caminhei livre...
Mas uma questão de o Livro dos Espíritos determinou minha longa e abençoada estadia nessa gloriosa e inesgotável fonte chamada doutrina espírita, foi á questão 842...
Todas as doutrinas têm a pretensão de ser a única expressão da verdade; como se pode reconhecer a que tem o direito de se posicionar assim?
”– Será aquela que faz mais homens de bem e menos hipócritas, ou seja, pela prática da lei de amor e de caridade em sua maior pureza e sua aplicação mais abrangente. A esse sinal reconheceis que uma doutrina é boa, já que toda doutrina que semear a desunião e estabelecer uma demarcação entre os filhos de Deus só pode ser falsa e nociva.”
Essa derrubada de barreiras foi o segundo passo a possibilidade de amar, a tudo e todos, pois todos eram e são irmãos, nessa concepção nova.
Partindo daquele momento descobri que á doutrina espírita era de transformação, não de reforma, ela se desvinculava de todas antigas bases para estrutura-se em novas bases.
Todos decoraram a frase de Emmanuel “que nossa caridade para com espiritismo é sua divulgação”, muito mais que a divulgação via blog, site, livro jornais é a divulgação através do exemplo que arrasta.
Não do exemplo que somente te indica como cristão pela atitude que melhorou, mais a atitude digna de assumir que somos espíritas.
Ser espírita, não é ser quase santo.
Ser espírita é ter o compromisso consigo de aprender, de tomar o conhecimento para si, então você não tenta, você é espírita...
Fui diversas vezes questionado por me assumir espírita, recentemente disse a uma psicóloga que me perguntou em uma entrevista de emprego: qual sua religião?
Foi rotulada como religião mais é uma ciência, uma filosofia de vida de culto interior, ou seja, sou espírita.
Ela mandou outra mais que ramo denominação você e do espiritismo?
Falei-lhe seguramente sem medo: O ignorar de fatos induz o individuo a errôneas conclusões, no mínimo equivocada, o que a senhora esta fazendo é confundir o espiritismo com outras crenças, espiritismo é espiritismo, e outras religiões são outras religiões.
Depende de nós lutarmos contra a ignorância com nossos ato de amor, não sermos omissos.
Quando você coloca lâmpada na sua casa você coloca em baixo da cama ou no teto?
Porque coloca no teto?
Seria para iluminar plenamente, de forma que o entorno se ilumine?
Combater a ignorância com a força da verdade é ser grato...
Seja grato com a luz que ilumina sua consciência e amplia-lhe o horizonte rumo a Deus.
Seja grato.
Esclareça desperte consciências, não se intimide.




Nota (1) Fênix texto de nossa autoria no blog.
Nota (2) Duelo Moderno texto de nossa autoria no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário