a partir de maio 2011

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval


Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..[1] É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.[2] A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.[3] Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.[4]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
O pensamento é idioma universal e, compreendendo-se que o cérebro ativo é um centro de ondas em movimento constante, estamos sempre em correspondência com o objeto que nos prende a atenção.(Emmanuel/Chico Xavier em Seara dos Médiuns)

Partindo do principio de que o pensamento funciona com a linguagem do universo , e que estamos ligados ao objeto que nos prende a atenção que convidamos a pensar.
Onde quer que estejamos quem vai determinar as nossas companhias será o nosso objeto de desejo , ou de intercâmbio.
Nosso querido jeitinho brasileiro deu ao nosso carnaval um aspecto impar e graças a mídia vemos o carnaval como um festejo impar...
Como moramos em um Pais continental podemos beber da nossa multi cultura, pensemos então, nos três maiores estilos de carnaval hoje.
O estilo Rio - São Paulo que e o carnaval escola de sambas ou o carnaval das avenidas , dos desfiles de carros alegóricos , em fantasias baterias e a competitividade, e a competitividade de dois Estados vizinhos .
Estilo Axé ou de Trio Elétrico que consiste em seguir pelas ruas um trio elétrico com uma banda que trará a animação, para a Bahia e alguns estados do nordeste como o Ceara.
O estilo blocos carnavalescos como no estilo bem característicos Pernambucano, sabemos que tem outros.
Mas a velha mídia exalta nessa festa por conta do grande lucro de alguns com esta festa de carnaval , que são os grandes  fabricantes de bebidas alcoólicas , pois ele usam deste meio para incentivar os lucros deles , o convite do carnaval nas entrelinhas representam um convite para o consumo de álcool para que alguns lucrem com sua festa.
Exaltam-se a beleza de corpos em volta da bebida alcoólica, uma alegria aliada ao consumo, te mostram um mundo irreal proporcionado pelo efeito de entorpecer a mente.
Ou seja o convite é para que você busque a alegria fora de você.
Mas que alegria é essa que esta fora de você , que sujeito é esse que pra ser legal ele tem que estar entorpecido?
Se obedecermos esses estímulos se aceitarmos ser manietados seremos.
O Espirita curte ou aproveita a festa de carnaval ?
Sim desde que o queira...  
Porque ?
Vamos ao pensamento de Emmanuel o pensamento é a linguagem do universo , então todas minhas amizade, afinidades, gostos e desejos terá como ponto de partida o meu pensamento.
Muito comum nós encontrarmos dentro do trabalho espirita pratico, médiuns com percepções diferente de um mesmo trabalho, em um trabalho onde seu pensamento esteja ruim a sua sintonia se fará partindo do pensamento ruim, atraíra para si, vivera esses pensamentos sentimentos e desejos , do contrario também, ou seja, se estamos sintonizados com o bem, nosso sentimento desejos e anseios serão bons.
O Céu o Inferno estão dentro dos homens, dentro das pessoas, ou seja onde quer que a pessoas vá ela leva o mundo que ela vive com ele, tem pessoas em todas as religiões, que estão na religião e sente um determinado mal estar e o problema esta totalmente dela e pula de ganho em galho sem encontrar respostas pois as repostas estão sempre dentro do individuo e esta subordinada ao entendimento divino de cada um , nunca fora, então temos pessoas dentro de templos onde energias maravilhosa circulam , e esse indivíduos sentem-se mal. 
Onde quer que vamos nosso mundo, nossos anseios desejos e vontades irão.
Então não é o carnaval em tal ou qual lugar que vai estabelecer se ele é bom ou ruim, e sim o carnavalesco que ira determinar os rumos, que o individuo ira tomar.
Não é a quantidade de cerveja que um bar possua que determina o quanto você bebe, e sim o teu desejo materializado no pedido de cerveja que determina o quanto e como bebe, se bebe ou se não bebe.
O teu ou nosso amor próprio que diz se iremos para festa carnavalesca nos divertir , ou se iremos com objetivo de ser objeto de idéias e pessoas, nós que dizemos a nós mesmo o quando nos amamos, nos cuidamos, e nos valorizamos. 
Este valor não esta baseado em letras ridículas de musicas que denigrem a masculinidade ou feminilidade do ser.
Quem diz o seu valor real para o mundo é você mesmo.
Poderás estar em uma festa como essa e sentir-se pleno pois ira divertir-se sendo você mesmo , pois você descobriu como é bom ser você mesmo, quando você descobre seus valores a necessidade de entorpecimento se faz nula, pois quem esta ao seu lado o aceitou e esta contigo pelo que é.
O espiritismo através do seu modo impar,  coloca as rédeas da vida do individuo na propria mão do individuo, não em outras mãos, pois  somente nossa consciência própria a  policiar , pois descobriu que a Lei de Deus esta escrita em nossa consciência, então viva a plenitude da sendo você.
Onde quer que estiver viva a penitude da paz.
Nem o Céu nem o Inferno estara em São Paulo no Sambrodomo do Anhembi, ou na Marques de Sapucai, ou nos trios elétricos de Salvador, ou em Olinda ou Recife.
O nosso Céu e o nosso inferno estara onde nós estivermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário