MARCELO DAMASCENO DO VALE
marcellus.vale@gmail.com
São Bento do Sul, SC (Brasil)
“Deus é imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.” -
(Comentário à questão 13 de O Livro dos Espíritos.)
Em um dos programas da série Genesis, a living conversation, apresentado por Bill Moyers, alguns participantes chegaram à conclusão de que Deus sofreu uma espécie de evolução. Após ter enviado o dilúvio universal para exterminar a raça humana, a qual Ele estava arrependido de criar, concedeu o arco-íris, como sinal de seu remorso por ter tentado acabar com o homem e prometeu nunca mais tentar exterminar a raça humana.(1)
Cremos, contudo, que essa foi uma visão apressada de uma leitura superficial da Bíblia. Não encontramos nela uma evolução divina, mas o mesmo Deus se manifestando, conforme os padrões culturais e emocionais de cada tempo. A imutabilidade de Deus está presente em todas as escrituras bíblicas, em vários autores, em vários tempos.
O Rei David afirmou: “a tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus (...) Há muito aprendi dos teus testemunhos que tu os estabeleceste para sempre”.(2) Isaías escreveu: “a relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”. (3) O Profeta Malaquias registrou: “Eu o Senhor, não mudo”. (4)
No Novo testamento, o apóstolo Tiago afirmou: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”. (5) Jesus Cristo concluiu com segurança, confirmando a imutabilidade de Deus: “Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial.” (6)
O filósofo do Espiritismo, Léon Denis, contribui com a ideia do Deus imutável com a seguinte afirmação:
Ser absoluto e perfeito fundamente imutável e fonte eterna de toda a ciência, de toda a verdade, de toda a sabedoria, de todo o amor. (7)
Concluindo, em toda a Codificação da Doutrina Espírita encontramos afirmações sobre o Deus que não se modifica, bem como suas características imutáveis:
O Espiritismo, como outrora a minha palavra, tem que lembrar aos materialistas que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar a planta e que levanta as ondas. (8)
Imutável só há o que vem de Deus. Tudo o que é obra dos homens está sujeito a mudança. (9)
O progresso da Humanidade se cumpre, pois, em virtude de uma lei. Ora, como todas as leis da Natureza são obra eterna da sabedoria e da presciência divinas, tudo o que é efeito dessas leis resulta da vontade de Deus, não de uma vontade acidental e caprichosa, mas de uma vontade imutável. (10)
Nada há excepcional na ordem imutável do Universo, estabelecida por Deus. (11)
Notas:
1. http://www.pbs.org/wnet/genesis/program.html.
2. Salmos 119:89 e 152.
3. Isaías 40:8.
4. Malaquias 3:6.
5. Tiago 1:17.
6. Mateus 5:48.
7. O Grande Enigma – Léon Denis, cap. 1.
8. O Livro dos Médiuns – Cap. XXXI - Item IX.
9. O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap. XXII, item 2.
10. A Gênese – Cap. XVIII - item 2.
11. O Céu e o Inferno - 2ª. parte - Cap. II - "Um médico Russo".
http://www.oconsolador.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário