a partir de maio 2011

sábado, 20 de dezembro de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-20-12-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)



Distrito Federal
Brasília – No dia 13 de dezembro, às 10h30, realizou-se a cerimônia de comemoração do 10º aniversário da Oomoto Internacional em Brasília. Oomoto, literalmente "Grande Origem", é uma instituição religiosa japonesa que tem raízes no Xintoísmo. Foi fundada em 1892 por Nao Deguchi (1836-1918). Os guias espirituais têm sido predominantemente mulheres. Adotam alguns princípios semelhantes ao Espiritismo e empregam o Esperanto como meio de difusão. Já editaram livros espíritas em japonês. Há poucos dias assinaram contrato com a FEB para edição de O livro dos médiuns em japonês, a partir de versão em Esperanto. São parceiros da FEB em eventos inter-religiosos. Na cerimônia foi inaugurado um monumento na sede de Brasília, o Uta-Monumento da Quinta Guia Espiritual da Oomoto. Compareceram o presidente da Oomoto Internacional, Shigeki Maeda, vários dirigentes vindos do Japão e do Brasil. Entre os presentes estavam o presidente da FEB e os coordenadores do Curso de Esperanto da FEB: Lício de Almeida Castro e Maria das Dores Goes.
– O presidente  da Oomoto Internacional, Shigeki Maeda, em reunião realizada no dia 10 de dezembro, assinou com o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho contrato de cessão de tradução e impressão de O livro dos médiuns, para o idioma japonês. A obra foi traduzida a partir da edição em Esperanto feita por Ismael Gomes Braga e Porto Carreiro Neto e editada pela FEB. Na assinatura dos contratos estiveram presentes Mário Ribeiro da Fonseca Sobrinho e Catarina Falcomer de Oliveira, ligados à Oomoto de Brasília, Benedicto Silva, espírita paulista, tradutor de várias obras da FEB para o Esperanto, inclusive do livro O Consolador. 
– O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu.  Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos. Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito.  O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia. Acesse e conheça a obra no link www.clubedeautores.com.br.  Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
– A Web TV mantida pela FEB apresenta ao público uma programação de qualidade, em uma linguagem moderna, formato dinâmico e atraente.  A emissora transmite via satélite, por cabo e também pela internet, lições de amor, consolo e reflexão com palavras e imagens de bem e solidariedade, com o selo de qualidade da FEB.  Eis o link: https://www.youtube.com.
Amazonas
Manaus – Neste domingo, 21 de dezembro, às 8h30, será realizada uma apresentação musical com o tema “Encantos do Natal” no Centro Espírita O Consolador.
Bahia
Salvador – No dia 31 de dezembro, quarta-feira, das 10h às 12h, será realizado o encontro “Meditação pela paz mundial: encontro, vivência e ação”, com tema central “Reverência pela vida – o Rio São Francisco e nós”.  O evento será realizado na sede Iguatemi da Federação Espírita da Bahia e contará com a apresentação musical de Andreia Bien.  Serão homenageados: Divaldo Pereira Franco, Alberto Shweitzer e Masaru Emoto.  Informações pelos telefones (71)3351-3220, 3359-3323 ou 9616-9778 ou no sitewww.feeb.com.br.
– A programação de dezembro da Fundação Lar e Harmonia (Rua Deputado Paulo Jackson, 560, Piatã) é esta:
25 – quinta-feira – 20h – Adenáuer Novaes: “Natal”;
26 – sexta-feira – 20h – Fernando Santos: “Doutrinária – quando o amor veio à Terra”;
27 – sábado – 8h30 – Ednilze Fideles: “Evangelho de Ano Novo”.
Informações pelo telefone (71)3286-7796 ou pelo e-mailatendimento@larharmonia.org.br.
– A Casa de Repouso Bom Jesus, de Tubarão/Paripe, pede socorro.  Ela precisa de ajuda financeira para pagar salário do pessoal, pois tem 13o e não sabe de onde tirar.  Aqueles que queiram ajudar, telefonem para Isabella: (71)9996-4947 ou 3332-0170, que ela passará o número da conta para depósito.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/.  Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– No próximo domingo, 28 de dezembro, às 9h, Francisco Muniz fará uma palestra sobre o tema “O chamado”, na COBEM: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações no sitewww.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Vitória da Conquista – A União Espírita de Vitória da Conquista encerrará neste domingo, 21 de dezembro, a 25a Feira do Livro Espírita, cujo tema central é “150 anos d’ O Evangelho segundo o Espiritismo”.
Ceará
Fortaleza – A Confraternização Espírita do Ceará será realizada pela Federação Espírita do Estado do Ceará / UDE 7, neste domingo, 21 de dezembro, no Liceu do Ceará – Jacarecanga.  O evento contará com as presenças de Vansan, Nonato Albuquerque, Suzy Holanda, Grupo Bezerra de Menezes.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tatuapé) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”. Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro de 2015.  Informações no sitewww.feees.org.br.
Serra – O Grupo de Estudos – Projeto Conhecer – se reuniu no dia 16 dezembro, terça-feira, na Fraternidade Espírita de Laranjeiras. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação. O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho de 2015, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Marlene Nobre, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  Mais informações no sitewww.mednesp2015.com.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A partir do dia 17 de dezembro, toda quarta-feira, às 18h30, está sendo realizado o Ciclo de Estudos “Princípios básicos da doutrina” na Fundação Espírita Cáritas: Rua Senhora das Graças, 51, Cruzeiro.  Informações pelo telefone (31)3223-8266.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 foi encerrado no último sábado, 13 de dezembro. Informações no site ameminas@yahoo.com.br.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e está sendo realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Uberaba – A Web Rádio Amor Fraterno, foi criada com a esperança de crescer, para divulgar a Doutrina do nosso querido Allan Kardec, pois a Web Rádio não visa a lucro, mas sim dentro do possível procuramos levar entretenimento, músicas dentro de um padrão mais clássico... e na parte de leitura e estudo de ótimas obras, principalmente as do nosso amado codificador ALLAN KARDEC.  Estamos abertos para todas as casas espíritas desde que seja tudo dentro dos princípios filosóficos cristãos! Acesse a rádio através do site: www.radioetvamorfraterno.com.
– Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberlândia – O 1º Curso “Noções Básicas de Espiritismo” foi encerrado no último sábado, 20 de dezembro, das 16h30 às 18h, na sede do Grupo Espírita Léon Denis: Rua Pedro Quirino da Silva, 750, Bairro Marta Helena. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, 21 de dezembro, às 10h, Marlon Reikdal fará uma palestra sobre o tema “Jesus e os símbolos de natal – uma lição de humildade” no Teatro da FEP: Alameda Cabral, 300. No próximo domingo, 28 de dezembro, às 10h, Marco Antônio Negrão estudará o tema “Ano novo – vida nova?” no Teatro da FEP.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 14 de dezembro, o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia apresentou a peça "Oratório de Natal" no Teatro da FEP.
– José Virgílio Goes falou sobre o tema "Preconceito religioso" no último domingo, 14 de dezembro, no Teatro da FEP.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Pará, 293) encerrará sua programação de dezembro no dia 31, quarta-feira, às 20h30, com uma palestra proferida por Eurípedes Gonçalves.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jacarezinho – A programação de palestras do mês de dezembro do Centro Espírita “João Batista” (Rua Mal. Deodoro, 701) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Marcos Coelho de Oliveira: “Orai pelos que vos perseguem”;
26 – sexta-feira – 20h – José Lázaro Boberg: “Alcance os seus sonhos”;
29 – segunda-feira – 20h – Marco Aurélio Bento: “Simpatia e antipatia”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita “Nosso Lar” (Rua Goiás, 359, Vila Scylla) encerrará sua programação de dezembro na próxima sexta-feira, 26, com a presença de Marcos Coelho de Oliveira, que fará uma palestra sobre o tema “Orai pelos que vos perseguem”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Londrina – O Centro Espírita Nosso Lar (Rua Santa Catarina, 429) receberá neste domingo, 21 de dezembro, às 17h, Marinei Rezende para uma Palestra musicada sobre o tema “Natal de renovação”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Isaltina fará uma palestra sobre o tema “Bem-aventurados os que são misericordiosos” no dia 27 de dezembro, sábado, às 14h, no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz: Rua Eleonor Roosevelt, 133.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação do mês de dezembro na Casa Espírita Anita Borela (Rua Benedicto Sales, 42) é esta:
21 – domingo – 8h30 – Confraternização de final de ano;
28 – domingo – 10h – Sidney Medeiros.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Meimei (Rua Iapó, 130) agendou as seguintes palestras para o mês de dezembro:
21 – domingo – 9h30 – Alexandre Xavier de Camargo;
28 – domingo – 9h30 – José Carlos Munhoz Pinto.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Toda 4ª feira, das 20h às 21h30, reúne-se o Grupo de estudo do livro "Cura e Libertação", de José Carlos de Lucca, sob a coordenação de Marinei Rezende. Local: Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, Rua Eleonor Roosevelt, 133.
– Eis, a partir deste domingo, a programação de palestras do mês de dezembro do Centro Espírita Meimei (Rua Iapó, 130):
dia 21 – Alexandre Xavier de Camargo.
dia 28 - José Carlos Munhoz Pinto.
As palestras iniciam-se sempre às 9h30.
Pernambuco
Recife – Vem aí o 6º Congresso Espírita para Pais e Educadores.  Este congresso foi feito para você que se preocupa com a educação da criança e do jovem!  Não deixe de fazer parte deste momento tão especial!  Faltam praticamente 5 meses apenas, pois ele será realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2015.  As inscrições realizadas até o 31 de dezembro estarão no valor de R$50,00, que poderão ser feitas em depósito bancário ou através de cartão de crédito. Após esta data o valor ficará maior, tanto do congresso, quanto do congresso infantil.  Completando 10 anos de existência ele está com uma estrutura totalmente diferente dos congressos anteriores, com palestras simultâneas que deverão ser escolhidas por você no ato da inscrição. Quanto mais rápido você se inscrever, mais facilidade terá de escolher a palestra da sua preferência.  Entre no site, conheça o que é o congresso!  Inscreva também suas crianças no 1º Congresso Espírita Infantil.  Veja programação, histórico e inscrições no site www.cepei.com.br/.
– Na próxima quinta-feira, 25 de dezembro, das 19h às 21h, será realizada uma Sessão Comemorativa do Natal de Jesus.  Na ocasião, Frederico Menezes fará uma palestra sobre o tema “A chegada de Jesus encheu a Terra de novas esperanças”.  O evento será realizado no Auditório Lírio Ferreira da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro.  Informações pelos telefones (81)3241-2157 (PABX), 3427-6904 ou 3426-3615.
– A Meditação pela Paz Mundial: Encontro, vivência e ação será realizada no dia 31 de dezembro, quarta-feira, das 10h às 12h, na sede Iguatemi da Federação Espírita da Bahia.  O tema desta edição será “Reverência pela vida – o rio São Francisco e nós” e contará com a participação de Andrea Bien, Divaldo Pereira Franco, Albert Schweitzer e Masaru Emoto.  Informações pelos telefones (71)3351-3220, 3359-3323, 9616-9778 ou no site www.feeb.com.br.
– A AME-EPE publica boletim eletrônico onde divulga a agenda de atividades dos meses seguintes no link: AME-PE BOLETIM AGOSTO2014. Mais informações: no blog ame-epe.blogspot.com.br.
Camaragibe – A Fraternidade Espírita de Aldeia (Av. Araçá, 952, Aldeia, km 101) programou as seguintes palestras para o mês de dezembro:
20 – sábado – Wilton Vicente: “Natal é todo dia”;
27 – sábado – Ivan Sobral: “Esse ano quero paz no meu coração”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Piauí
Teresina – A 29a Feira do Livro Espírita será encerrada no dia 31 de dezembro, quarta-feira, na Praça Pedro II.  O evento é uma realização da Federação Espírita Piauiense.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Durante o período de 1º a 6 de dezembro o presidente da FEB transferiu simbolicamente a presidência da instituição para a Sede Seccional situada na Avenida Passos, no Rio de Janeiro, conhecida como Sede Histórica, pois foi inaugurada em 1911. Acompanhado da diretora Célia Maria Rey de Carvalho, visitou todas as reuniões e atividades desenvolvidas na Sede, incluindo reuniões de preces e passes, estudos e cursos, atividades assistenciais e de evangelização da infância, Grupo Ismael e livraria. No período houve reunião com os diretores e membro do Conselho Fiscal sediados no Rio, inaugurando-se a reforma de sala para atendimento da diretoria e da presidência; festividade de encerramento das atividades do DAS; confraternização de final de ano dos funcionários, e, por fim, palestra de Marisa Priolli sobre os 80 anos de desencarnação de Humberto de Campos. Houve na oportunidade o comparecimento de Cláudia Bonmartin, do movimento espírita de Paris, e do diretor do CEERJ, Humberto Portugal. O presidente Cesar Perri também recebeu visitas de lideranças espíritas da cidade e do CEERJ. Tudo transcorreu num ambiente de fraternidade e de simplicidade. Mais informações: diretoria@febnet.org.br; www.febnet.org.br
– A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– O Curso “Psicologia e espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e realizado até dezembro, no Núcleo de Estudos da Psicologia e Espiritualidade.  Informações no site www.henriquefernandes.com.br.
– A programação de palestras do GPELA: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor (Rua Silva Cardoso, 673, Bangu) é esta:
23 – terça-feira – 20h – Carlos Wagner: “Jesus e as agressões do mundo”;
26 – sexta-feira – 15h30 – Izidora da Silva: “Ergue-te e vai”;
27 – sábado – 20h – Tulio Marcio Motta: “Prisão e Liberdade”;
30 – terça-feira – 20h – Yara de Freitas: “A gratidão ao Patrono da Casa Espírita – Dom Romualdo de Seixas”.
Informações pelos telefones (21)3421-2666 ou 3439-8979, no sitewww.gpela.org.br ou pelos e-mails gpela@gmail.com ougutosom22@gmail.com.
– Na próxima sexta-feira, 26 de dezembro, Ana Paula fará uma palestra sobre o tema “Jesus” no Centro Espírita A Caminho da Luz: Rua Jurucê, 164, Colégio.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araruama – Roberto Ferreira e o Grupo Vocal União & Harmonia fizeram uma apresentação musical no dia 15 de dezembro, segunda-feira, na Sociedade Espírita Renascer. Informações no site www.neliluzze.blogspot.com.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – No último domingo, 14 de dezembro, Roberto Ferreira e o Grupo Vocal União & Harmonia fizeram uma apresentação musical no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus.  Informações no sitewww.neliluzze.blogspot.com.
Macaé – A União Espírita Macaense realiza em 2014 os Encontros com Jesus – Reunião de Fraternidade.  O próximo encontro será no dia 28 de dezembro, domingo, às 17h, no Salão da União Espirita Macaense: Rua Visconde de Quissamã, 731.  Na ocasião, Lucia Thomaz trabalhará o tema “Parábola: Os trabalhadores no vinhedo”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Niterói – A programação de dezembro, às 20h, na Sociedade Espírita Fraternidade (Rua Passos da Pátria, 38, São Domingos), será encerrada na próxima quarta-feira, 24, com a palestra “A porta estreita”, proferida por Josué Carmo e José Costa.  Informações pelo telefone (21)2717 8235, pelo e-mailsef@sef.irg.br ou no site www.sef.org.br.
Nova Iguaçu – O Grupo Espírita Humildade e Caridade realizou no dia 16 de dezembro, terça-feira, o seminário “Jesus entre textos e melodias”.  A coordenação foi da Cia de Teatro Cenicamente Despertando.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou no linkhttp://www.facebook.com/webespirita.org.
Rio das Ostras – Na última terça-feira, 16 de dezembro, Roberto Ferreira e o grupo Vocal União & Harmonia fizeram uma apresentação musical no Centro Espírita Suave Caminho. Informações no site www.neliluzze.blogspot.com.
– A Fundação Joanna de Ângelis (Rua Vassouras, Lt. 20, Qd. 16, Jardim Marilea) realiza Estudos da Doutrina Espírita em vários horários.  Terça-feira, às 17h, O Livro dos Médiuns e, às 20h, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos. Nas quartas-feiras, às 20h, Iniciação ao estudo da Doutrina Espírita.  Informações: telefone (22)2764-9273 ou pelo e-mailfunjodangelis@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de dezembro no Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na última quarta-feira, 17, por Roberto Ferreira.  Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Parnamirim – Jacob Melo coordenará o seminário “Como favorecer a que surja um Grande Natal?” neste domingo, 21 de dezembro, às 16h, no LEAN: Lar Espírita Alvorada Nova: Estrada de Cajupiranga, 1489, Liberdade. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio Grande do Sul
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Barra Velha – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita Jesus de Nazaré (Rua Lauro Ramos, 140) é esta:
21 – domingo – 20h – Siegmund Beulke: “Animais e Espiritismo”;
24 – quarta-feira – 20h – Tarefeiros do CENJ: “Natal”;
28 – domingo – 20h – Wilson Agulham;
31 – quarta-feira – 20h – A definir.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Paulo
São Paulo – A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no sitehttp://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/. A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens, tanto de SMS como de VOZ.
– O Curso de Passes é realizado toda sexta-feira, das 20h às 21h, no Nova Era: Rua Domingos de Meira, 135, Campo Limpo, rua localizada em frente ao novo Piscinão – Sharp, paralela com a Rua do Colégio Maluy.  Informações pelo telefone (11)99169-3643 ou pelo e-mail am.moura64@gmail.com.
– No próximo domingo, 28 de dezembro, às 8h30, o Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no Centro Espírita Vida Eterna: Rua Itajuíbe, 156, Itaim Paulista.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– “Levanta e anda” será o tema da palestra que Manolo Quesada fará no dia 28 de dezembro, domingo, às 10h, na Casa Espírita Reencontro: Rua Comandai, 87, Vila Penteado.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso de Orientação Espírita – Plantonista – é realizado toda sexta-feira, das 20h às 22h, no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Valdemar Martins, 1138, Parque Peruche.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)3857-0171.
– O Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco (Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana, São Miguel Paulista) receberá o grupo Vocal Reencontro neste domingo, 21 de dezembro, às 18h30.  O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 15 de dezembro, segunda-feira, na Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho.  No dia 17 de dezembro, quarta-feira, o Reencontro se apresentou no Centro de Estudos e Preparação Espírita Gustavo de Alencar. Info: e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita A Caminho da Luz (Av. Sapopemba, 648, Água Rasa) será encerrada na próxima segunda-feira, 22: 19h – Evangelho de Natal: Rosa Gonzales; 20h30: Lucia Baffini. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neide Guerra e o Grupo Vocal Reencontro realizarão uma palestra musical no dia 21 de dezembro, domingo, às 8h30, no Centro Espírita Irmã Jacyra: Travessa Maria Elisa de Abreu, 28, Vila Jacuí.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– O Curso de Teatro será realizado pela Companhia Curanista de Teatro às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e, aos sábados, das 13h às 16h, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Informações pelo telefone (11)3931-7432 ou pelo e-mail companhiacuranista@gmail.com.
– A peça “Um amor de renúncia” será encenada aos domingos, às 18h, no Teatro Paiol Cultural: Rua Amaral Gurgel, 164, Centro.  Informações pelo telefone (11)3337-4517 ou no site www.ramakriya.com.br.
– Renato Pietro apresentará a peça “Encontros impossíveis” aos sábados (19h) e domingos (17h), no Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Centro.  Informações pelo telefone (21)99515-0166 ou pelo e-mail xodo69@gmail.com.
– O IEEF: Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória) realiza três cursos.  Toda quinta-feira, a partir das 16h, o curso é “Concepção Filosófica de Deus”.  O curso “Cartas paulinas” é realizado toda sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados, às 14h, o curso é “O pensamento filosófico no Cristianismo dos primeiros tempos”.  Informações pelo telefone (11)4324-1846, no site www.ieef.org.br ou pelo e-mail instituto@ieef.org.br.
– Espíritas homenageiam Allan Kardec e preparam Congresso para debater Ética e Educação. O Codificador do Espiritismo, nascido em 3 de outubro de 1804, na França, inspira também tema de evento que vai reunir cerca de 1.200 congressistas em Santos, em abril de 2015. Às portas de mais um aniversário de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, a Comissão Organizadora do 16º Congresso Estadual de Espiritismo reuniu-se, em Praia Grande, no litoral paulista, para formatação do evento, que terá lugar na Arena Santos, de 18 a 21 de abril de 2015.  Afora as conferências abertas ao grande público, o evento vai receber cerca de 1.200 congressistas, que vão debater e refletir, à luz do Espiritismo, os caminhos pelos quais deve trilhar a humanidade a fim de alcançar padrões de comportamento humano alicerçados na Ética, na Educação e no Amor fraterno.  “A fraternidade e o respeito ao semelhante são regras básicas do código de trânsito espiritual que Deus legou às criaturas, segundo ensina o Espírito Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier”, assevera Allan Kardec Pitta Veloso, presidente da USE – Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “E a construção do mundo novo, que todos almejamos, passa pela renovação do homem”, acrescentou Pitta Veloso, ao final dos trabalhos em Praia Grande.  Na formatação do 16º Congresso Estadual de Espiritismo, estão previstas conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis de exposição, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos. O Congresso vai homenagear ainda algumas personalidades importantes do movimento espírita brasileiro, entre estes, um filho ilustre de Santos, Altivo Ferreira, que dedicou décadas de sua existência à causa espírita e participou diretamente do movimento espírita na Baixada Santista. “Apesar da limitação visual e das mais de 80 primaveras, Altivo continua fazendo palestras, duas ou mais vezes ao mês, principalmente no Centro Espírita Ismênia de Jesus, ao qual sempre esteve vinculado”, conta Zezinho de Abreu, uma das lideranças espíritas na Baixada.  No encerramento do Congresso, está prevista também apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições:congressousesp.com.br.  Informações: (11)2950-6554 ou16congresso@usesp.org.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “As potências da alma” no último domingo, 14 de dezembro, no Centro Espírita Fraternidade de Luz.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Você prefere ter razão ou ser feliz?” no último domingo, dia 14 de dezembro, no Núcleo de Estudos Espírita Apóstolo Mateus.  A harmonização foi realizada por Pedro Gonzalez.  Na ocasião foi realizada a divulgação do livro “Uma ponte para a eternidade”, por Teresinha Bueno Penteado. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 10ª Festa Beneficente de Rua Típica Francesa foi realizada em homenagem a Allan Kardec no dia 19 de dezembro, sexta-feira. O evento contou com shows de Gilbert, Thobias da Vai–Vai, Elizeth Rosa, Helvis by Helder, Graça Cunha, Fernando Gabriel, Os Realistas e muito mais.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 2º Brechó Literário teve como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e foi realizado na última sexta-feira, 19 de dezembro, na Associação Espírita Allan Kardec de São Mateus. O evento contou com vendas de livros, palestras, apresentação musical, contação de história, pintura mediúnica, Bazar Beneficente, Lanchonete e sorteio de Livros. A programação contou com pintura mediúnica, apresentação do Grupo Vocal Reencontro, palestras com Odamir Feitosa, Maria Eduarda Santos, Ivone Agonilha Canali, Neide Guerra, Vera Perossi, Ery Lopes e João Lucius.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Plinio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “O prejuízo da cegueira espiritual”, no dia 17 de dezembro, quarta-feira, no Centro de Estudo e Preparação Espírita Gustavo de Alencar. A harmonização musical foi realizada pelo Grupo Vocal Reencontro.  O Núcleo Assistencial Conduta Espírita Rivail recebeu Plínio no dia 18 de dezembro, quinta-feira, para estudar o tema “O prejuízo da cegueira espiritual”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, 240, Jordanópolis) é esta:
23 – terça-feira – Edson, Lia & Elisabete;
30 – terça-feira – Rosangela Pires & Anilto Aguiar.
Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
Auriflama – Neste domingo, 21 de dezembro, às 19h30, Ivan Cintra fará uma palestra sobre o tema “Reflexões de atualidade” no Centro Espírita Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 50-41.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bady Bassit – Jesus Carlos Sanches Perez fará uma palestra no dia 26 de dezembro, sexta-feira, às 20h, na Associação Espírita Francisco de Assis: Rua José Lúcio de Alésio, 149, Jardim São Lourenço.  Informações pelo telefone (17)99733-4958.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, está sendo realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bebedouro – No dia 24 de dezembro, quarta-feira, Thelma Tavares fará uma palestra sobre o tema “O Natal de Jesus” no CAE Caminho da Luz com Chico Xavier: Alameda Saquarema, 30, Jardim Menino Deus II.  Informações pelo telefone (17)3044-3528.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de dezembro no Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) é esta:
21 – domingo – 9h – Anselmo Heib: “Na presença do amor”;
22 – segunda-feira – 20h – José Carlos: “Deus e nós”;
23 – terça-feira – 20h – Wanderlei Coghi: “Como podemos ser melhores”;
25 – quinta-feira – 14h – Edson Barros: “Entendendo o Bem”; 20h – Walter Célio: “Algo a mais para o Natal”;
28 – domingo – 20h – Ricardo Campelo: “Precisamos evoluir”;
29 – segunda-feira – 9h – Claudete Martins: “Ano Novo. Vida Nova”;
30 – terça-feira – 20h – Mauricio Amorim: “Quanto tempo me resta?”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cedral – Jesus Carlos Sanches Perez fará uma palestra na próxima terça-feira, 23 de dezembro, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua João Chames, 83, Jardim das Paineiras.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Descalvado – O Curso Básico de Espiritismo tem duração de 14 semanas e é realizado toda segunda-feira, na Ced Seara de Luz – Núcleo de Assistência Social.  Inscrições na Biblioteca Espírita Renato Pessoa. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – Na próxima quarta-feira, 24 de dezembro, às 18h, será encenada a peça “Encontro com Jesus”, pelo Grupo Espírita Luz e Amor, no Teatro Judas Iscariotes: Rua José Marques Garcia, 395, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)3724-3178 ou no link www.facebook.com/usefranca.
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, é realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
– Rodolfo Moraes fez uma palestra sobre o tema “Trabalhoterapia” no dia 17 de dezembro, quarta-feira, na Fundação Espírita Alan Kardec. Informações pelo e-mail amefranca.sp@gmail.com.
Getulina – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça (Rua Wenceslau Braz, 954) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Som & Imagem;
29 – segunda-feira – 20h – Reinaldo Trombini Junior.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – A programação de palestras do mês de dezembro no CEJA: Centro Espírita Joanna de Ângelis (Rua São Manoel, 567, Vila Rosália) é esta:
21 – domingo – 19h – Marlene Antunes: “Há milagres?”;
23 – terça-feira – 20h – Fernanda Fernandes: “Convívio Familiar”;
24 – quarta-feira – 15h – Vera Nuzzi e Erika Lopes: “Jesus Cristo”;
25 – quinta-feira – 20h – Jair Almendros: “Então é Natal”;
28 – domingo – 19h – Claudio Palermo: “Só é livre quem assume responsabilidade”;
30 – terça-feira – 20h – Adriana Fukuda – a combinar;
31 – quarta-feira – 15h – Neuza Sona: “Motivações para o Ano Novo”.
Informações pelo telefone (11)2451-3208 ou sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Levanta e anda”, no dia 27 de dezembro, sábado, às 20h, no Leal: Lar Espírita Amor e Luz: Rua Santa Lucia, 392, Vila Paraíso.  No dia 29 de dezembro, segunda-feira, às 20h, Manolo tratará do tema “Levanta e anda” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Vila Lanzara.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samu fez uma palestra no dia 15 de dezembro, segunda-feira, no Centro Espírita Semeadura de Jesus.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Ibiúna – Neste domingo, 21 de dezembro, às 10h, William Sanches fará uma palestra no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Minas Gerais, 172.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jales – Jane Maiolo fará uma palestra sobre o tema “O Natal do Cristo” na próxima quarta-feira, 24 de dezembro, às 20h, na Sociedade Espírita Allan Kardec.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O curso rápido “A vida em Nosso Lar – a cidade espiritual” é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações pelo e-mail donizete.pinheiro@gmail.com.
– O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade (Rua Gonçalves Dias, 464) realiza toda quarta-feira, a partir das 19h30, um Estudo sobre o ESDE. Informações pelo e-mail esde_celfc@yahoo.com.br.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz é realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor é Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações:nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mauá – Deusa Samu fará uma palestra no dia 22 de dezembro, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Santo André, 284. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
Penápolis – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luís Osório, 1262) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Diogo do Nascimento Cáceres: “Jesus, a Luz do Mundo”;
29 – segunda-feira – 20h – João Gabriel Pereira Nobre de Paula.
Obs.:- A transmissão dos passes se inicia às 19h30. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita Discípulos de Jesus (Av. Luís Osório, 108) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Corais: APEOESP, Canto de Luz e Municipal: Cantata de Natal;
29 – segunda-feira – 20h – Gilberto Pardini Milla: “Em sintonia com a vida”.
Informações com Maria José de Almeida, pelo e-mail mjaplis63@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de dezembro no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis (Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420, Jardim do Sol) é esta:
22 – segunda-feira – 20h30 – Anderson: “Palestra de Natal”;
26 – sexta-feira – 20h30 – Mônica: “Há muitas moradas na Casa de Meu Pai”;
27 – sábado – 16h – Hilário: “Os infortúnios ocultos”;
29 – segunda-feira – 20h30 – Sandra: “Não julgues para não serdes julgados”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho.  Informações pelo e-mailmendes.mds1@gmail.com.
Santo André – Neste domingo, 21 de dezembro, às 9h, Manolo Quesada fará uma palestra no Centro Espírita Anália Franco: Rua São Paulo, 1205.  Ontem, 20 de dezembro, às 14h, Manolo estudou o tema “Errar é humano, perdoar também”, no Centro Espírita Redentor: Rua Arthur de Queiroz, 872, Casa Branca.
Santos – Esta é a programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312):
22 – segunda-feira – 20h – Geovanna;
23 – terça-feira – 15h – Claudia;
29 – segunda-feira – 20h – Ângela;
30 – segunda-feira – 15h – Gil.
Informações pelo telefone (13)3202-8080, pelo fax (13)3202-8083 ou pelo e-mail administracao@ismeniadejesus.org.br.
– Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela AME-Santos.  Programa inédito aos domingos, às 20h, e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM – Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande).  Para demais localidades: www.tvcomsantos.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– O 16º Congresso Estadual de Espiritismo terá como tema central “Para onde caminha a Humanidade: amor, educação e ética” e será realizado no período de 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.  O evento contará com conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis sobre Amor, Ética e Educação, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos; homenagens a Altivo Ferreira; e apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições no sitecongressousesp.com.br. Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br. Assessoria de Imprensa: Rubens Toledo (MTb 13776): telefones (19)3837-2035, 99705-9059 (VIVO) e 98129-6159 (TIM), pelos e-mails rubenstol@gmail.com ou comunicacao@usesp.org.br.
São Bernardo do Campo – No dia 30 de dezembro, quarta-feira, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Perseverança e fé” na Fraternidade Assistencial Seara de Luz: Rua Benedito Conrado Filho, 65, Jardim Beatriz.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O estudo “O Espiritismo e a iluminação do ser” é realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Orestes Suster, 929, Bairro das Casas.  Informações pelos telefones 2374-2922 e 98676-0512 ou pelo e-mail unificação.sbc@gmail.com.
São José do Rio Preto – A programação de palestras do mês de dezembro da Associação Espírita Allan Kardec (Rua Floriano Peixoto, 975, Boa Vista) é esta:
21 – domingo – 9h – Rosalina Alves da Silva Malzone;
28 – domingo – 9h – José Maria Lopes Ribeiro.
Informações pelo e-mail com@kardecriopreto.com.br.
– Jesus Carlos Sanches Perez fará uma palestra no próximo domingo, 28 de dezembro, às 20h, no Lar Espírita Lucas Pires Neto: Rua Teotônio Monteiro de Barros, 545.  Informações pelo telefone (17)99181-1168.
– O Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Benedito Gualiardi, 291, Bairro Romano Callil) programou as seguintes palestras para o mês de dezembro:
21 – domingo – 9h – João Paulo Ramos;
23 – terça-feira – 20h – Aguinaldo de Paula Vasconcelos;
28 – domingo – 9h – Valdir Monteiro;
30 – terça-feira – 20h – João Paulo Ramos.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita “Francisco Cândido Xavier” (Avenida Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) agendou para os dias 24 e 31 de dezembro, quarta-feira, o Culto do Evangelho e o Cafezinho Fraterno.  Informações pelos telefones (17)3228-0111 ou 99702-7066.
– Todo sábado, das 16h às 17h30, o Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Benedito Guagliardi, 291, Romano Calil) realiza o Curso para Expositores Espíritas.  O evento é realizado pela Associação de Divulgação da Doutrina Espírita.  Informações pelo e-mail alvelima@terra.com.br ou pelos telefones (17)3232-3321 ou 99791-1320.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Sorocaba – A 27ª Feira do Livro Espírita de Sorocaba será realizada até o dia 24 de dezembro.  O evento é uma promoção da USE Intermunicipal de Sorocaba.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de atividades do mês de dezembro no Centro Espírita Batuíra (Rua Estácio de Sá, 193, Bairro Árvore Grande) é esta:
21 – domingo – 9 h – Grupo de Apoio ao Codependente Químico;
22 – segunda-feira – 14h – Atendimento Fraterno – Palestras, Passes, Entrevistas (Pré-agendadas) – Atividades Públicas; 19h30 – Atendimento Espiritual – Atividades Privativas;
23 – terça-feira – 19h30 – Atendimento Fraterno – Palestras, Passes e Entrevistas – Atividades Públicas;
24 – quarta-feira – 14 h – Estudos Espíritas – Atividade Pública; 19h30 – Estudos sobre Mediunidade Desenvolvimento Teórico e Prático; 19h30 – Grupo de Estudo das Obras Básicas;
25 – quinta-feira – 19h30 – Grupo de Estudo do Magnetismo e Atendimento Magnético a Distância - Atividade Privativa; 19h30 – Atendimento Fraterno, Palestras e Passes – Atividade Pública;
26 – sexta-feira – 14h30 – Trabalho Social – Artesanatos e Enxovais para Gestantes; 20h – Grupo de Vibração à Distância – Atividade Privativa;
27 – sábado – 8h – TDM: Tratamento da Depressão Pelo Magnetismo – Atividade Pública;
28 – domingo – 9h – Grupo de Apoio ao Codependente Químico;
29 – segunda-feira – 14h – Atendimento Fraterno – Palestras, Passes, Entrevistas (Pré-agendadas) – Atividades Públicas; 19h30 – Atendimento Espiritual – Atividades Privativas;
30 – terça-feira – 19h30 – Atendimento Fraterno – Palestras, Passes e Entrevistas – Atividades Públicas;
31 – quarta-feira – 14h – Estudos Espíritas – Atividade Pública; 19h30 – Estudos sobre Mediunidade Desenvolvimento Teórico e Prático – Grupo de Estudo das Obras Básicas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taubaté – O 2386º Encontro Fraterno Auta de Souza teve como tema central “Jesus, Caminho, Verdade e Vida” e foi realizado nos dias 18 e 19 de dezembro, no Centro Espírita União e Caridade.  Informações pelos telefones (12)98832-9829 ou 99440-6618.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com - que reside em Londrina, PR.
 
http://www.oconsolador.com.br/ano8/394/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário