a partir de maio 2011

sábado, 2 de agosto de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-02-08-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

Distrito Federal
Brasília – A 3ª Semana em Defesa da Vida será encerrada neste domingo, 3 de agosto, na Sede FEDF: 408 Sul.  A programação é esta: 8h30 – Café da manhã; 9h – Apresentação: Jaime Lopes: “Sobre a Rede renascer Espírita sobre vida”; 10h30 – intervalo; 11h50 – palestra: Neuza Zaponni: “Aborto e Reencarnação”; 12h – esclarecimento.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Neste domingo, dia 3 de agosto, a FEB apresentará ao público uma TV em novo formato, com conteúdo doutrinário e de qualidade em uma linguagem moderna e formato dinâmico e atraente.  A TV transmite, via satélite, cabo ou internet, lições de amor, consolo e reflexão com palavras e imagens de bem e solidariedade, com selo de qualidade da FEB.https://www.youtube.com/watch?v=tFJN3CDpl8o
– A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de agosto o encontro será no dia 4, segunda-feira, às 20h, com o tema “Os Mecanismos de Formação das Doenças: Uma abordagem utilizando princípios da Física e da Doutrina Espírita”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último final de semana, dias 26 e 27 de julho, foi realizado o Mix Social – Projeto de Integração das Casas Espíritas do Distrito Federal no Prédio sede da Federação Espírita do Distrito Federal.  Informações no sitewww.fedf.org.br/mixsocial.
– Sandra Borba fez uma palestra sobre o tema “Evangelização espírita: semear é confiar na colheita” no dia 2 de agosto, sábado, das 14h às 17h, na sede da Federação Espírita Brasileira: SGAN, qd 601, conj F.  O evento comemorou os 100 anos de Evangelização Espírita.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Estreou no dia 3 de julho, nos cinemas de todo o Brasil, o filme “Causa & Efeito”, do mesmo diretor de "O Filme dos Espíritos", André Marouço, que pede aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo no Brasil que divulguem essa notícia e não deixem de assistir ao filme. O trailer oficial do filme pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q.  Mais informações podem ser obtidas na página do filme no Facebook:https://www.facebook.com/CausaeEfeito?fref=ts.
– O lançamento do filme “O Céu é de Verdade” foi realizado no dia 3 de julho.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade” conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade.  Informações no site www.culturadigital.br/classind.
Alagoas
Maceió – A I Jornada Alagoana de Saúde e Espiritualidade, o VI Congresso Universitário de Ciência, Saúde e Espiritualidade e o II Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade serão realizados no período de 29 a 31 de agosto, no Lar São Domingos: Av. Comendador Gustavo Paiva, 4291, Mangabeiras.  Os eventos contarão com palestras, apresentação de banners, oficinas, momentos artísticos.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site www.liasealagoas.com.br.
Amazonas
Manaus – A VII Semana Espírita de Manaus teve como tema central “Viver é simples, não complique.” e foi realizada no período de 28 de julho a 1o de agosto, no Auditório da Assembleia Legislativa de Manaus.  A programação contou com as presenças de Dori Vânia Cunha, Eloisa Oliveira, José Alberto, Silvestre Santos e Evandro Noleto.  Informações pelos telefones 9983-1310 ou 9988-8291.
Bahia
Salvador – O NEPOM: Núcleo Espírita da Polícia Militar (Rua Conselheiro Spínola, 18/20, Barris) realizará, em agosto, um ciclo de seminários sobre o tema “Depressão: doença do Espírito”.  O evento será realizado em comemoração aos 40 anos da casa e a programação é esta:
9 – sábado – 15h – Anete Guimarães: “Visão neurológica da busca da felicidade”;
16 – sábado – 15h – Adilton Pugliesi: “O papel do Núcleo Espírita e o devido direcionamento ao indivíduo depressivo”;
23 – sábado – 15h – Luís Carlos Sales: “O Evangelho como terapêutica na depressão”;
30 – sábado – 15h – Florêncio Anton: pintura mediúnica – leilão das obras.
Informações pelos telefones (71)3117-4646; 8847-6030 ou 3497-2669, pelo e-mail nepom.nepm@gmail.com ou no site www.pm.ba.gov/nepom.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – iniciou o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Podem participar estudantes de psicologia.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mailipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Ceará
Fortaleza – O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no site www.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com egeluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
– O Curso 2: Passes será realizado nos meses de setembro e outubro no Auditório da FEEC: Rua Princesa Isabel, 255.  As inscrições serão realizadas no período de 3 de agosto a 3 de setembro pelo e-mail silva-cristhian@hotmail.com.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tatuapé) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”.  Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
Espírito Santo
Vitória –  A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo promoveu em Vitória, um Seminário sobre o NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho, nos dias 26 e 27 de julho, com a participação de  Saulo Silva, Afonso Chagas Correa e Wagner Gomes Paixão, ligados ao NEPE da FEB. Saulo Silva é o organizador do livro “O Evangelho por Emmanuel” e os três expositores são autores de capítulos de “O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o Estudo”’, as duas obras lançadas pela FEB Editora, dentro das comemorações dos 150 anos de “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Informações: http://www.feees.org.br; nepe@febnet.org.br; www.febnet.org.br
– A X Jornada da AMEEES terá como tema central “Evangelho & Família – caminho para a Saúde” e será realizada no período de 19 a 21 de setembro, no Teatro Universitário UFES – Campus Goiabeira.  Informações no sitehttp://www.ameees.org.br.
Vila Velha – O Encontro Integrado 2014 terá como tema central “Encontro Centro – Adulto, Aprendizes: desafios da andragogia na Casa Espírita”, e contará com oficinas, reflexões, conhecimentos e habilidades para quem ensina Espiritismo para adulto e será realizado neste domingo, dia 3 de agosto.  A programação completa é esta: 8h – Café da manhã e recepção, com entrega de crachá; 9h – Abertura, prece, apresentação dos objetivos do encontro; 9h20 – Divisão de grupos para realização de dinâmica no auditório; 10h – Início do seminário com participação dos grupos que realizaram a dinâmica: Tema geral: Andragogia Espírita; 12h – Almoço de convivência; 13h30 – Oficina (disponibilidade de 4 ou 8 salas, de acordo com o número de participantes): Temas: (1) Administrar Conflitos e incluir participantes com necessidades especiais; (2) Preparação de recursos didáticos para adultos; (3) A velha arte de contar histórias para novos aprendizes; (4) Métodos e técnicas focados na aprendizagem de adultos; (5) Aprendizagem baseada na ação e na problematização; (6) Relacionamentos interpessoais nos grupos de estudo; (7) Estimulando a autoconfiança e a fé nos grupos de estudo; (8) Atividades vivenciais com adultos; 14h50 – Término do primeiro grupo de Oficina – troca de salas – disponibilização de café; 15h10 – Segundo tempo de Oficina; 16h30 – Sensibilização; 17h – Encerramento e lanche.  Informações pelo e-mailwww.feees.org.br.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Mato Grosso
Cuiabá – Divaldo Pereira Franco coordenou o seminário “Sexo e consciência” no último final de semana, dias 26 e 27 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso.  Informações nos sites http://goo.gl/ubKRY6 e http://goo.gl/Xl1Fu9.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 é realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro. Informações no site ameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– O Congresso Médico-Espírita 2014 terá como tema central “Encontro Espírita Evangelho e Família” e será realizado no período de 22 a 24 de agosto, na Casa de Retiros São José: Av. Itaú, 475, bairro Domingo Bosco.  O evento contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, evangelho na teoria e na prática: “O Evangelho na Família”.  Estão confirmadas as presenças de Aila Pinheiro, Enéas Nascimento, Haroldo Dutra Dias, Rose Simões, Joana Parreiras, Jaider Rodrigues, Roberto Lucio e Andrei Moreira.  Inscrições e informações na AMEMG: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, Bairro Nova Granada; pelo e-mail amemg@ameeditora.com.br ou no sitewww.amemg.com.br.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Frutal – José Antônio da Cruz fez uma palestra sobre o tema “Prece: sua eficácia para saúde do corpo e da alma” no último domingo, 27 de julho, no Centro Espírita Allan Kardec.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Guaxupé – O 6º Encontro Chico Xavier teve como tema central “A importância do Evangelho iluminando mentes em tempos de transição” e foi encerrado no último domingo, 27 de julho, na Escola Barão de Guaxupé.  A programação contou com as presenças de Sergio Santos e Marlene, Izaíias Claro, Orson Peter Carrara, Margarete Áquila, Ditinha Calixto, Leleco, Manolo Quesada e Paulo Henrique Bueno.  Informações no sitewww.encontroanualchicoxavier.com.br.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail pararadioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
– A programação de palestras do mês de julho na FEAK: Fundação Espírita Allan Kardec foi encerrada na última terça-feira, 29, com a palestra “Estudos da Mediunidade” proferida por Armando Falconi.  Informações pelo e-mailcontato@falconiespiritismo.com.
Montes Claros – A 32a Semana Espírita de Montes Claros foi realizada no período de 27 de julho a 2 de agosto, no Centro de Convenções do Parque de Exposições João Alencar Athayde.  A programação contou com as presenças de Geraldo Campetti Sobrinho, Emerson Oliveira Pedersoli, Juselma Maria Coelho, Ricardo Ferreira, Carlos Campetti e Sandra Della Pola da Silva.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Pedro Leopoldo – A XI Semana Espírita Chico Xavier tem como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e está sendo realizada no Centro Espírita Luiz Gonzaga no período de 1o a 10 de agosto.  A programação completa é esta:
de 1º a 10 de agosto – Praça Chico Xavier – Feira do Livro;
1º – sexta-feira – 19h30: momento musical: Bento e Marília, Wellerson Santos: “150 anos de Amor e Luz”;
2 – sábado – 19h30 h – Praça Chico Xavier – apresentações: Coral Luiz Gonzaga, Paula Zamp;
4 – segunda-feira – 19h30 – momento musical: Allan Vilches, Andrei Moreira: “Perdão na cura de doenças”;
6 – quarta-feira – 15h – momento musical: Allan Vilches, Célia Diniz: “Pérolas de Luz do Evangelho”;
8 – sexta-feira – 19h30 – momento musical: Grupo Vocal Luiz Gonzaga, Luiz Mello: “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Santos Dumont – O Centro Espirita Irmão Francisco de Assis (Estrada da Mantiqueira X Patrimônio dos Paivas, km 01) agendou as seguintes palestras para o mês de agosto:
5 – terça-feira – 20h – Paulo Bianchetti: Tema Livre;
12 – terça-feira – 20h - Ricardo Spinelli Pinto: Tema Livre;
17 – domingo – 9h - Alcenir Freitas Itaboraí: Seminário;
19 – terça-feira – 20h - José Fernando Silva: Tema Livre;
26 – terça-feira – 20h - Carmen Beatriz Hauck Palmieri: Tema Livre;
30 – sábado – 19h30 – Grêmio Literário e Recreativo Mário de Lima: Show Tim e Vanessa.
– O Centro Espirita Irmão Francisco de Assis encerrou sua agenda de palestras do mês de julho na última terça-feira, 29, com a presença de Tarcísio Moreira.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Uberaba – No dia 10 de agosto, domingo, às 14h, no Lar Espírita Irmã Valquíria (Rua Arapongas, 859, Bairro Valim de Melo II), será realizada a Gincana “Alegria de ser jovem”.  O evento é uma realização da Mocidade Espírita Jair Presente, do Conselho da Juventude Espírita de Uberaba e da DIJ AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário a seguir:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do site www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
Paraná
Curitiba – Haroldo Dutra Dias ministrou no domingo passado, 27 de julho, das 9h às 12h, um Seminário no Canal da Música, na Rua Júlio Perneta, 695 – Bairro Mercês.
– Luiz Henrique da Silva, presidente da FEP, coordenou no dia 31 de julho aReunião da Direx com as Entidades Especializadas, na sede da Federação Espírita do Paraná, na Alameda Cabral, 300.
Bela Vista do Paraíso – Júpiter Villoz Silveira proferiu palestra sobre o tema "Brilhe vossa luz" no Centro Espírita Humberto de Campos, na Rua Joaquim Ladeia, 794, no dia 29 de julho.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede. Eis os palestrantes convidados para falar no mês de agosto:
dia 6, Ivonne A. Csucsuly, de Maringá.
dia 13, Cilene Dias Soares da Silva, de Londrina.
dia 20, Vanderci Aguilera, de Londrina.
dia 27, Lannes B. Csucsuly, de Maringá.
Faxinal – Começa no dia 5 de agosto o XXI Mês Espírita de Faxinal, com palestras no Centro Espírita Paz, Amor, Verdade e Justiça, localizado na Rua 7 de Setembro, 785. Eis os palestrantes convidados: 
dia 5, às 20h, Marco Antonio Pacheco (Faxinal). Tema: "150 anos de uma nova luz".
dia 9, às 20h, José Antônio Vieira de Paula (Cambé). Tema: "Bem-aventurados os aflitos".
dia 12, às 20h, Mauricio Pontalti Cortez (Faxinal). Tema: "A necessidade da reencarnação".
dia 16, às 20h, Pedro Garcia (Arapongas). Tema: "Filosofia da dor".
Ibiporã – No dia 6 de agosto, às 20h15, Sônia Janene profere uma palestra na FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
Jacarezinho – Realiza-se em agosto a XXXV Jornada Espírita de Jacarezinho, com palestras aos sábados. Eis os palestrantes convidados:
dia 2 – Marcelo Garcia Kolling: Fé no futuro!
dia 9 – André Luiz Rosa: Não espere mais: Seja feliz agora.
dia 16 – Elaine O. C. Aldrovandi: Caminhos para ser feliz, aqui e agora!
dia 23 – Marcio da Cruz: O que pensa o Espiritismo sobre a mulher?
dia 30 – José Lázaro Boberg: Peça e receba – o Universo conspira a seu favor.
Jaguapitã – Dorotheia Ziel Silveira profere no dia 13 de agosto, às 20h, palestra sobre o tema “As curas de Jesus”, no Centro Espírita Emmanuel, na Rua Maranhão, 330.
Jandaia do Sul – Encerrou-se no dia 30 de julho o XIX Mês Espírita de Jandaia do Sul com palestra proferida pelo confrade Rubens Marcon sobre o tema “Em busca da iluminação”. O evento foi realizado na Sociedade Espírita Lins de Vasconcellos - Antigo Albergue, situado na Rua Luis Vignoli, 300.
Londrina – Neste domingo, dia 3 de agosto, às 9h30, Célia Xavier de Camargo profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– Neste domingo, dia 3 de agosto, às 17h, Marinei Rezende e o Coral Espírita Nosso Lar farão uma palestra musicada no Centro Espírita Nosso Lar.
- Rosângela Caminotto profere palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz, no dia 7 de agosto, às 20h. 
- Luís Ricardo Fonseca profere palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, no dia 9 de agosto, às 14h30. 
- Oswaldo Santos profere palestra sobre o tema "O Reino de Deus", na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, no dia 9 de agosto, às 17h. 
- Marcelo Seneda fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130,no dia 10 de agosto, às 9h30. 
- Gisele Asturiano fará palestra no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no dia 10 de agosto, às 9h45. 
- Sônia Janene fará palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 14 de agosto, às 20h. 
- Oswaldo Santos fará palestra sobre o tema "As causas das aflições", no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 16 de agosto, às 14h30. 
- Marco Aurélio Batyras fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 17 de agosto, às 9h30. 
Maringá – Realiza-se nos dias 16 e 17 de agosto na AMEM – Associação Espírita de Maringá, na Av. Paissandu, 1156. a 9ª Jornada Espírita da 7ª URE, com participação do palestrante Gerson Luiz Tavares, de Florianópolis (SC). No dia 16, às 20h, ele falará sobre o tema "A necessidade de autoconhecimento no processo de transformação moral”. 
– No dia 17 de agosto, às 9h da manhã, o confrade ministrará o Seminário "Determinante do ser espiritual no mundo de provas e expiações em fase de transição para a Nova Era".
Rolândia – Prossegue, com encontros mensais, o Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo.  O local é a Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situada na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.
– No dia 5 de agosto, às 20h30, Júpiter Villoz Silveira falará sobre o tema "Brilhe a vossa luz", no MAE - Movimento Assistencial Espírita, na Rua Deputado Waldomiro Pedroso, 93.
Pernambuco
Recife – Neste final de semana, de 1o a 3 de agosto, está sendo realizado no Teatro Guararapes - Centro de Convenções de Pernambuco, o 9º SIMESPE: Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco.  O tema central dessa edição é “A Caminho da Plenitude”.  A programação de palestras é esta: Alberto Almeida: “Família homoafetiva – uma abordagem ante os postulados da Doutrina Espírita”; Augusto Cury: “Jesus, o Mestre dos mestres – análise da inteligência de Cristo”; Décio Iandoli Junior: “A caminho da plenitude: gerencia suas emoções e controle sua mente para viver melhor”; Denizard de Souza: “A mecânica multidimensional da educação do ser humano integral”; Divaldo Pereira Franco: “Viver desafios e soluções – ilumina-te”; Sergio Lopes: “O Código do Monte – análise psicológica das virtudes no Sermão da Montanha”; Simão Pedro: “Perdão, autoperdão e convivência – ser feliz não é um acaso do destino, mas uma conquista existencial”. Informações pelo telefone (81)3434-1128 ou pelo e-mail leepp@terra.com.br.
– No último sábado, 2 de agosto, das 10h45 às 12h, Edson Caldeira coordenou o seminário “A história e a importância da Federação Espírita Pernambucana” no Edifício da Evangelização da Federação Espírita Pernambucana.  O evento foi realizado pelo Grupo Leopoldo Machado – Arena Jovem.  Informações pelo e-mail marcelo.almota@gmail.com.
Jaboatão dos Guararapes – Para comemorar os 21 anos da Mocidade Espírita André Luiz, está sendo realizado um ciclo de palestra com tema central “Ser jovem no mundo de hoje e seus desafios” no Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade: Rua Cabo, 262, Muribeca.  A programação completa é esta:
2 – sábado – 19h – Paulo Carneiro: “Juventude diante da família”;
3 – domingo – 8h – Rosemeire Kiss: “Os jovens diante dos desafios”; 16h – Marineide Sergio: “O Jovem e a Casa Espírita”;
5 – terça-feira – 20h – Leonaldo Silva: “Autorrealização do adolescente através do amor”;
9 – sábado – 19 h – Djanize França: palestra cantada: “Jesus a Porta, Kardec a Chave”;
10 – domingo – 16h – Carlos Alves: “O que o adolescente espera da sociedade e o que a sociedade espera do adolescente”;
12 – terça-feira – 20h – Wilson Garcia: “A violência no corpo e na mente do adolescente”;
16 – sábado – 20h – Gisele Araújo: “O ser e o ter na juventude”;
17 – domingo – 19h – Bruno Tavares: “Adolescência, idade crítica? crise de identidade?”;
19 – terça-feira – 16h – Francisco de A. Rodrigues: “Juventude e Vida”;
23 – terça-feira – 20h – Ângela Nogueira: “Tatuagens e piercing na visão espírita”;
24 – domingo – 16h – Rosana Menezes: “Adolescência: fase de transição e conflitos”;
26 – terça-feira – 20h – Frederico Menezes: “Jovens, como lidar com os sentimentos?”;
30 – sábado – 19h – Vera Cezar: “O Jovem de Bem”;
31 – domingo – 16h – Fernando Silva: “As gerações futuras”.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– No próximo sábado, 9 de agosto, das 14h30 às 18h, Liszt Rangel fará uma palestra sobre o tema “A ciência do espírito” no Grupo Espírita Amor ao Próximo: Rua Zelindo Marafante, 45, Piedade.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A comemoração do Centenário da Evangelização Infantil na FEB (foto) está sendo realizada em duas etapas: na Sede Seccional no Rio Janeiro e na Sede em Brasília. Na manhã do dia 26, sábado, um numeroso público acompanhou as atividades na Sede Seccional. Sandra Maria Borba foi a convidada para desenvolver o seminário sobre o tema: “Evangelização Espírita: Semear é Confiar na Colheita”. Integraram a mesa: a diretora Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues que coordenou o evento, o diretor do DIJ da FEB Cirne Ferreira de Araújo que fez a prece de abertura, o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho que fez a saudação de abertura e o encerramento da reunião; a diretora Miriam Masotti Dusi, coordenadora da infância, que apresentou a expositora e Humberto Portugal Karl, dirigente do CEERJ, que fez a prece de encerramento. Entre os convidados, estavam presentes dois netos e uma evangelizanda do ex-diretor Carlos Lomba; a ex-evangelizadora Leny Miranda B. de Carvalho; a diretora do CEERJ Darcy Neves Moreira, a dirigente de instituição em Paris Cláudia Bonmartin, evangelizadores de Sede Seccional, da cidade e do Estado. Houve promoção de livros infantis e de camisetas do DIJ da FEB e uma exposição de livros infantis da FEB Editora. O evento foi transmitido ao vivo e gravado pela equipe do CEERJ. No dia 19 foi inaugurada uma exposição no Espaço Cultural em Brasília; a revistaReformador trouxe um Suplemento Especial na edição de junho e há uma gravação “Momento FEB” disponível no Portal da FEB. No dia 2 de agosto a efeméride será comemorada em Brasília. Informações: diretoria@febnet.org.br; www.febnet.org,br
– O Centro Espírita Amor e Fraternidade (Rua Vereador Francisco Nunes Martins, 1109, Nilópolis) realizará neste domingo, 3 de agosto, às 16h, um cine-debate sobre o filme Bloody Money.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de agosto do Centro Espírita A Caminho da Luz (Rua Jurei, 164, Colégio) é esta:
6 – quarta-feira – 19h30 – Saulo Monteiro: “Aniversário da casa”;
8 – sexta-feira – 19h30 – Diva Elena: “A ingratidão dos filhos e os laços de família”;
15 – sexta-feira – 19h30 – Antônio Augusto: “Fora da caridade não há salvação”;
22 – sexta-feira – 19h30 – Paulo Cesar: “O mandamento maior”;
29 – sexta-feira – 19h30 – Luís Pereira: “Bezerra de Menezes – unificação do Espiritismo”.
Informações pelo e-mail ceacl1944@gmail.com.
– O Encontro com Divaldo Franco na Barra foi realizado pelo Centro Espírita Joanna de Ângelis da Barra no dia 29 de julho, terça-feira.  O encontro fez parte do 3º Congresso “Encontro com Divaldo Franco” e contou com as presenças de Divaldo Pereira Franco, André Trigueiro, Andrei Moreira e da cantora Leila Pinheiro.  Informações no site www.cejabarra.org.
– No último final de semana, dias 26 e 27 de julho, Renato Prieto encenou a peça teatral “Encontros impossíveis” na Arena Pedra Guaratuba.  Informações pelo telefone (21)3404-7980.
Araruama – Alba Sampaio fará uma palestra sobre o tema “As estações do espírito” na próxima sexta-feira, 8 de agosto, às 17h, na Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 52, Parque Hotel.  Informações no linkwww.nelioluzze.blogspot.com.
– A GEAK (Rua Antônio Gonçalves Jardim, 313, Boa Perna) realiza no mês de Agosto o “Mês Dr. March” e a programação completa é esta:
1 – sexta-feira – 20h – Luís Celso: Bem-aventurados os misericordiosos;
8 – sexta-feira – 20h – Regina Rossato Esteves: Pintura mediúnica com a médium Regina Rossato Esteves;
15 – sexta-feira – 20h – Eduardo Guimaraes: Tema livre;
22 – sexta-feira – 20h – Izabeti Bittencourt: Nossos filhos são Espíritos;
29 – sexta-feira – 20h – Sergio Thiesen: Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho.
Informações pelo telefone 2665-5787.
Arraial do Cabo – A Confraria Cristã Espírita Mensageiros da Paz (Rua do Fórum, Prainha) receberá Alba Sampaio para estudar o tema “Desgosto da vida – suicídio”, no dia 9 de agosto, sábado, às 20h.  Informações no linkwww.nelioluzze.blogspot.com.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – Na próxima sexta-feira, 8 de agosto, Alba Sampaio fará uma palestra sobre o tema “O Cristo Consolador” no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Jr, 90, Centro.  Alba fará uma palestra sobre o tema “Família: uma reflexão à luz da Doutrina Espírita” no dia 10 de agosto, domingo, às 18h, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Rua Teixeira e Souza, Centro.  Informações no link www.nelioluzze.blogspot.com.
Nova Friburgo – A AME-NF: Associação Médico-Espírita de Nova Friburgo realiza neste domingo, 3 de agosto, das 10h às 12h, uma palestra com Claudio Conti sobre o tema “O homem e Deus”, no Grupo Espírita Legionários do Bem: Av. Campesina, 102, Paissandu.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Flores – A CEYP – 54ª Semana Espírita de Valença e Rio das Flores foi encerrada no último domingo, 27 de julho, e teve como tema central “Evangelho de Jesus: Caminho, Verdade e Vida”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Rio das Ostras – A Fundação Joanna de Ângelis (Rua Vassouras, Lt. 20, Qd. 16, Jardim Mariléa) realiza Estudos da Doutrina Espírita em vários horários.  Terça-feira, às 17h, O Livro dos Médiuns e às 20h, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.  Nas quartas-feiras, às 20h, Iniciação ao estudo da Doutrina Espírita.  Informações pelo telefone (22)2764-9273 ou pelo e-mail funjodangelis@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – “O sentido da vida” será o tema do seminário que Alba Sampaio coordenará no próximo sábado, 9 de agosto, às 15h, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  No domingo, 10 de agosto, às 10h, Alba fará uma palestra sobre o tema “Perdoe-se, um desafio” no Grupo Espírita Francisco de Assis: Rua Manoel Ribeiro, 43, Porto da Aldeia.  Informações no link www.nelioluzze.blogspot.com.
– Alberto Leitão fará uma palestra sobre o tema “A conduta moral como meio de prevenção para a obsessão” no dia 8 de agosto, sexta-feira, às 20h, no Grupo Espírita Francisco de Assis: Rua Manoel Ribeiro, 143, Porto da Aldeia.  No sábado, 9 de agosto, às 20h, Alberto tratará do tema “Obsessor e obsidiado, compromisso com o perdão” na Casa de Luz e Esperança: Rua Silva Jardim, 180, Campo Redondo.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de agosto do Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
6 – quarta-feira – 19h – Luiz Edmundo: Amor Filial;
13 – quarta-feira – 19h – Delson Silveira: Honrar vosso pai e vossa mãe;
20 – quarta-feira – 19h – Tais Ciuffo: Se seus olhos forem bons, todo seu corpo terá luz.
Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
– A programação de palestras do mês de julho do Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na quarta-feira, 30, com a palestra “A piedade” com Benhur Pita.  Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– Na terça-feira, 29 de julho, Cássio Nascimento fez uma palestra sobre o tema “Simpatia e antipatia dos Espíritos” na Sociedade Espírita Paulo de Tarso.  Informações pelos e-mails decio.bressanin@gmail.com ouadm@nedvida.com.br.
Valença – A 54ª Semana Espírita de Valença e Rio das Flores teve como tema central “Evangelho de Jesus: caminho, verdade e vida” e foi encerrada no último domingo, 27 de julho, com a palestra “O Evangelho de Jesus: Caminho, Verdade e Vida”, proferida por Carlos Alberto Figueira Sant’Ana, no Auditório da FAA.  A programação contou com as presenças de Wellerson Santos, Maria das Graças R. de Souza, Robson Soares, Glaudston de Paula, Oswaldo Moura e Sergio Bastos Lima. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
– Jacob Melo fará uma palestra sobre o tema “Magnetismo e Espiritismo” no próxima terça-feira, 5 de agosto, às 19h30, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis: Av. Rui Barbosa, 1381 (cruzamento: Av. Amintas Barros – Lagoa Nova).  Informações pelo telefone (84)2226-7450, no sitewww.sejoannadeangelis.org ou pelo e-mail sejanatal@gmail.com.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – No último final de semana, dias 26 e 27 de julho, no Teatro do Bourbon Country foi realizado o 1º Encontro de Medicina, Direito e Espiritualidade.  O tema central foi “Em busca da saúde integral e da pacificação social”.  A programação contou com as presenças de Sergio Luiz da Silva, Décio Iandoli Junior, Gilson Lima Roberto, Carlos Eduardo Accioly Durgante, Tiane Nogueira Salum, Gabriel Nogueira Salum, Annelise Monteiro Steigleder, Sandra Della Pola da Silva, Francisco Ferraz Batista e Gilmar Bortolotto.  Informações pelo telefone (51)3406-6464.
Bento Gonçalves – O 5º Mês Espírita foi realizado em julho no Centro Espírita Allan Kardec.  A programação foi encerrada na última segunda-feira, 28, por Jaime Perin, com o tema “Evangelho: teoria divina, prática humana”. Informações pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – O Ciclo de Exposições “Em Defesa da Vida” tem a seguinte programação no mês de agosto:
6 – quarta-feira – 20h – Carlos Roberto Garcia: Suicídio, não! – Centro Espírita Caravaneiros da Luz – Ribeirão;
9 – sábado – Miriam Sueli da Silva: Suicídio, não! – Associação Espírita Núcleo Fraterno – Tapera;
19 – terça-feira – 20h – Mário Machado Rosa: Diga não às drogas! – Associação Espírita Núcleo Fraterno – Tapera;
23 – sábado – 15h – Aline Ribas: Construamos a Paz, promovendo o Bem! – Centro Espírita Caravaneiros da Luz – Ribeirão.
Informações pelo e-mail espiritas-local-2012@googlegroups.com.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
Balneário Camboriú – O 5° Encontro de Monitores de Estudo Sistematizado de Santa Catarina foi realizado nos dias 26 e 27 de julho.  O evento contou com a presença de Sônia Arruda que fez uma palestra sobre o tema “Liderança da Monitoria Espírita”.  Organização: Federação Espírita Catarinense.  Informações no site www.fec.org.br.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  Entre no sitewww.foreblu.org.br.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
Jaraguá do Sul – Gorete Gorges fez uma palestra sobre o tema “Sexualidade como desenvolvimento do ser humano” no dia 27 de julho, domingo passado, no Auditório do Sesi.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
São Paulo
São Paulo – Aos sábados, quinzenalmente, a USE São Paulo USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realizará o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita. Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.
– O Curso de Teatro será realizado pela Companhia Curanista de Teatro às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados, das 13h às 16h, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Informações pelo telefone (11)3931-7432 ou pelo e-mail companhiacuranista@gmail.com.
– Teresinha Ferreira Bueno lançou o livro “Uma Ponte para a Eternidade no sábado, 2 de agosto, às 19h, na Livraria Nobel: Av. Salgado Filho, 1453, Centro”.  Durante o evento a cantora pop – lírica Andrea Bien fez uma apresentação musical.  Informações pelos telefones (11)4963-1133, 98335-3385 ou pelo e-mail prevenciodonto@gmail.com.
– No período de 1º de agosto a 28 de novembro, toda sexta-feira, às 19h30, será realizado o curso intensivo “O que é o Espiritismo” no Grupo Espírita Geam: Rua Força Pública, 24, Carandiru.  Informações e inscrições pelos telefones (11)2221-4028 (após 14h) ou pelo e-mailconscienciaespirita@hotmail.com.
– A Abrape (Rua Teodoro Sampaio, 417, cj. 82, Pinheiros) realizará o curso “Terapia Breve para Casais: O amor pede ajuda; Diagnóstico e intervenção – socorro antes da quebra do cristal”, com coordenação de Carolina Souza Medeiros.  Poderão participar psicólogos e psiquiatras.  O cronograma de aulas é este: 16 e 30 de agosto e 13 de setembro, sábados, das 9h às 12h30.  Informações e inscrições pelos telefones (11)3081-1464 ou 3898-2139 ou pelos e-mails aabrape@gmail.com ou locutor@fezl.com.br.
– O IEEF: Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória) realizará três cursos.  Toda quinta-feira, a partir das 16h, o curso é “Concepção Filosófica de Deus”.  O curso “Cartas paulinas” é realizado toda sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados, às 14h, o curso é “O pensamento filosófico no Cristianismo dos primeiros tempos”.  Informações pelo telefone (11)4324-1846, no site www.ieef.org.br ou pelo e-mail instituto@ieef.org.br.
– A Associação Espírita Beneficente Jesus Misericórdia e Luz (Rua Major Rudge, 270, Penha) realizará no dia 9 de agosto, sábado, às 18h30, uma seção da peça “Aconteceu na Casa Espírita”.  A abertura e harmonização musical ficarão por conta de Rinaldo e Ronaldo.  Informações e convites com Cícera, pelos telefones (11)2642-0356 ou 96366-0558.  Informações pelo e-mailsecretariasa@scibirapuera.com.br.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita será realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433.  Os facilitadores serão Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa.  A coordenação do curso será de Julia Nezu e o dirigente da turma será Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas é este: 9 e 23 de agosto, 13 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8, 22 e 29 de novembro.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no site www.usesp.org.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Antônio Pereira de Souza (Rua Padre Chico, 198, Pompéia) receberá Deusa Samu para estudar o tema “Cap. XIV ESE – Honrar pai e mãe” no dia 4 de agosto, segunda-feira, às 20h.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– A programação de palestras do mês de julho da Congregação Espírita Maria Benta foi encerrada na segunda-feira, 28, por Roberto Watanabe, com o tema “Filosofia Espírita” e com harmonização de Itamar Santiago.  Informações pelo telefone (11)5012-4474.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no último domingo, 27 de julho, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão.  O Reencontro fez uma apresentação musical no dia 29 de julho, terça-feira, na Casa Espiritual Amor e Luz, e uma apresentação musical no dia 2 de agosto, sábado, às 18h30, no Centro Espírita Vida Eterna: Rua Itajuíbe, 156, Itaim Paulista.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Fabio Fadel Sper fez uma palestra sobre o tema “Parábolas de Jesus” na última segunda-feira, 28 de julho, no Grupo Espírita João Batista.  Na terça-feira, 29 de julho, Fabio trabalhou o tema “Não vim destruir a lei” no Centro Espírita O Consolador.  Informações pelo e-mailfabiofadelsperffs@outlook.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” na última quinta-feira, 31 de julho, no Grupo de Fraternidade Irmão Clarêncio. Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Americana – A programação de palestras do mês de julho do Centro Espírita Flora Luz foi encerrada no último domingo, dia 27, com um Almoço Beneficente na Chácara Iacyara.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Amparo – Neste domingo, 3 de agosto, será realizado o encontro do Movimento Você e a Paz, na Praça Pádua Salles.  A programação é esta: 9h – Caminhada pela Paz; 10h – atividades para todos; 18h – Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana, Domingo Pedro Carlos Cipolini (Bispo Diocesano de Amparo), Pastor José Lima (Assembleia de Deus, Ministério do Bem de Amparo), Divaldo Pereira Franco.  Inscrições no site www.ype.irid.br/vocepaz.  Informações pelo e-mail geny.vantini@yahoo.com.br.
Araçatuba – Marlene Nobre faz uma série de atividades na cidade.  A programação completa é esta:
1o – sexta-feira - 20h – Centro Espírita Luz e Fraternidade: Rua São Vicente, 336, Bairro São Vicente – palestra: “Chico Xavier, meus pedaços do espelho”;
2 – sábado – 8h – Livraria Espírita: Av. Luís Pereira Barreto, 817 – seção de autógrafos do livro “A luz do eterno recomeço”; 14h às 16h – Centro Espírita Irmã Angélica: Rua Tancredo Paiva Morel, 511, Jardim Sumaré – seminário: “Períspirito e suas funções (a alma da matéria)”;
3 – domingo – 10h – Av. Saudade, 1801, Icaray – palestra: “Uma viagem por Nosso Lar”.
Informações com Ricardinho pelo telefone (18)99751-4184.
– Américo Sucena fez uma palestra no dia 30 de julho, quarta-feira, no Centro Espírita Irmã Angélica.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Araraquara – Suely Caldas Schubert fará uma palestra sobre o tema “Transtornos mentais e obsessão” na próxima quarta-feira, 6 de agosto, às 20h, no CEAR: Centro Eventos de Araraquara: Rua Ivo Antônio Magnani, 430, Fonte Luminosa.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Araras – No próximo sábado, 9 de agosto, das 17h às 19h, Suely Caldas Schubert coordenará o seminário “Mediunidade” no Grupo Espírita da Prece Maria de Nazareth: Rua Antônio Remédio, 111, Jardim Santa Rosa.  Informações pelos telefones (19)98851-1608 (OI), 99624-2474 (VIVO) ou pelo e-mail crisnair@ig.com.br.
– Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
– No último domingo, 27 de julho, Edmir Garcia fez uma palestra sobre o tema “Por que adoecemos?” na sede da Sociedade Beneficente “Obreiros do Bem”.  Informações nos sites http://www.useararaquara.org.br/ ouhttp://espiritaiuva.com/.
Arujá – Ana Ariel fará uma palestra musical no dia 8 de agosto, sexta-feira, às 20h, na Fraternidade da Luz: Av. PL, 500.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de julho do Centro Cultural Espírita Reflorescer foi encerrada no dia 29, terça-feira, por Marcia Bosquetti, e o tema foi “Atendimento fraterno”.  Informações pelo e-mailcentroculturalespirita@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Fraternidade da Luz (Av. PL do Brasil, 500) receberá Deusa Samu para duas palestras com temas livres: neste domingo, dia 3 de agosto, às 10h, e no dia 15 de agosto, sexta-feira, às 20h.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Assis – No último sábado, 2 de agosto, às 20h, Valeria Prampero fez uma palestra sobre o tema “Humanidade real” na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Auriflama – Marcel Mariano coordenará o seminário “Paradigmas Espíritas para a Saúde e para a Doença” neste domingo, 3 de agosto, das 9h às 12h, no Centro Espírita Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 50/41. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bebedouro – O Centro Espírita "Do Calvário ao Céu" realizou uma Reunião de Harmonização na última segunda-feira, 28 de julho. Info:http://espiritaiuva.com/.
– No último sábado, 2 de agosto, às 20h, o Grupo de Teatro André Luiz, de Barretos/SP, encenou a peça “Há dois mil anos” no Teatro Municipal. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bilac – O Mês Espírita de Bilac foi encerrado no dia 31 de julho, na Comunidade Espírita Seara de Luz, com a palestra “Falando de entendimento. Uma emocionante narrativa de uma história real”, proferida por Américo Sucena.  A harmonização musical foi de Evelyn Spindola.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Campinas – Suely Caldas Schubert fará uma palestra sobre o tema “Transtornos mentais & obsessão” na próxima quinta-feira, 7 de agosto, às 20h, na Seara Espírita “Joanna de Ângelis”: Rua Dr. João Keating, 107, Jardim Novo Botafogo.  Inscrições e informações pelo e-mailusecampinas@usecampinas.com.br.
– No último sábado, 2 de agosto, das 9h às 13h, foi realizado o 2o Curso de Formação de Educadores Espírita Infanto Juvenis na Sede da USE Campinas: Rua Pedro Braga, 130, Parque Itália.  O evento foi realizado pela equipe de Educação Espírita da USE/Campinas e Centro Espírita Gabriel Ferreira.  Informações pelo e-mail educação@usecampinas.com.br.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Espírito Santo do Pinhal – O 3o Festival do Livro Espírita está sendo realizado no período de 2 a 10 de agosto, no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Flácus: Rua Rafael Oricchio Neto, 890, Vila São Pedro.  A programação é esta:
7 – quinta-feira – 20h – Associação Espírita Vicente de Paulo – Banda Amigos para Sempre e Coral Cativar;
8 – sexta-feira – 10h às 22h – Praça da Independência – Feira do Livro Espírita; 20h – Associação Espírita Vicente de Paulo – UME – “História do Espiritismo na Região”;
9 – sábado – 10h às 22h – Praça da Independência – Feira do Livro Espírita; 20h – Escola Estadual Cardeal Leme – Heloísa Pires: “Herculano Pires, discípulos de Jesus e Kardec”;
10 – domingo – 9h às 12h – Praça da Independência – Feira do Livro Espírita; 10h – Coreto da Praça Independência – apresentações musicais.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – O 18ª ENVIPA - Encontro do Vicente de Paulo será realizado pelo Templo Espírita Vicente de Paulo na sede da Fundação Espírita Judas Iscariotes – Teatro Judas Iscariotes: Rua José Marques Garcia, 395.  A programação será encerrada com o seminário “A Bíblia e a origem dr O evangelho segundo o Espiritismo”, coordenado por Izaías Claro, neste domingo, 3 de agosto, às 9h. Informações pelo e-mail flortorrescosta@yahoo.com.br.
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
– No último domingo, 27 de julho, Willian Jacob estudou o tema “Querer, saber e amar” no Núcleo de Convivência Espírita Dr. Ismael Alonso & Alonso.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Getulina – Reinaldo Trombini Junior fará uma palestra na próxima segunda-feira, 4 de agosto, às 20h, no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de julho do Centro Espírita Fé, Amor e Justiça foi encerrada pelo Grupo Som & Imagem no dia 28, segunda-feira.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Guaraci – Jesus Zuza fez uma palestra no dia 29 de julho, terça-feira, no Centro Espírita André Luiz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarujá – No último domingo, 27 de julho, Fabio Fadel Sper fez uma palestra sobre o tema “A vida depois da vida” no Grupo Espírita Cristão Amor Fraterno.  Informações pelo e-mail fabiofadelsperffs@outlook.com.br.
Guarulhos – No último sábado, 2 de agosto, às 19h, foi realizado o lançamento do livro “Uma ponte para a eternidade”, pelo Espírito Efraim, psicografia de Teresinha Bueno Penteado, na Livraria Nobel: Av. Salgado Filho, 1493.  Na ocasião, Plinio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Ter ou Ser: eis a questão” e Andrea Bien fez uma apresentação musical.  Informações pelos telefones (11)4963-1733 ou 98539-0139.
– No dia 31 de julho, quinta-feira, Fabio Fadel Sper fez uma palestra sobre o tema “O bom samaritano” no Centro Espírita São Frutuoso. Informações pelo e-mail fabiofadelsperffs@outlook.com.br.
– A programação do mês de julho no Lar Espírita Amor e Luz (Rua Santa Lúcia, 18, Vila Paraíso) trabalhou o tema central “ESSE, cap. XXV – Buscai e Achareis” e foi encerrada na última quarta-feira, 30, com a palestra “O Livro dos Espíritos – os atributos de Deus”, proferida por André Luiz Gallembeck.  Informações pelo e-mail mariasribeiro@gmail.com.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Ibirá – O Centro Espírita "União" recebeu José Antônio da Cruz para uma palestra no dia 30 de julho, quarta-feira.  Informações no sitehttp://espiritaiuva.com/.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – As palestras do mês de agosto do Centro Espírita João Batista (Av. Dr. Sebastião Mendes Silva, 571, Anhangabaú) serão realizadas em comemoração aos 74 anos da casa.  A programação é esta:
9 – sábado – 15h – Avildo Fioravante: “Vós sois o Sal da Terra!” – abertura musical: Antônio Carlos Guedes;
16 – sábado – 15h – Claudia M. Gelenter: “Depressão – de que mal estamos falando?” – abertura musical: José Carlos Colombo Junior;
23 – sábado – 15h – Adelvair David: “Jesus, o psicoterapeuta incomparável!” – abertura musical: Rafael Augusto M. Costa;
30 – sábado – 15h – Cleverson de Oliveira: “Sede Perfeitos!” – abertura musical: Reginaldo.
Informações pelos telefones 4586-1955 e 4521-5305 ou no sitewww.cejoabatista.org.br.
– O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Limeira – Walter Oliveira Alves fez uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no dia 2 de agosto, sábado, durante o 2° ECEL – Encontrinho da Criança Espírita de Limeira.  O evento foi uma realização do Departamento de Infância da USE/Limeira.  Informações no sitehttp://aluzdaoracao.blogspot.com.br/2014/06/divulgacao.html ou pelo e-maildiuselimeira@gmail.com.
Marapoama – Na última sexta-feira, 1º de agosto, Jesus Zuza fez uma palestra no Centro Espírita Recanto da Paz. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade (Rua Gonçalves Dias, 464) realizará toda quarta-feira, a partir das 19h30 do dia 6 de agosto, um Estudo sobre o ESDE.  Inscrições seriam até o dia 30 de julho, de segunda-feira a quarta-feira, das 19h às 21h, ou pelo e-mail esde_celfc@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5. Informações:  www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mailnucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mauá – A programação de palestras do mês de julho no Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada na última quinta-feira, 31, com Antônio Carlos e o tema “A prece”.  Informações pelo telefone 4513-8701, no sitewww.ceakmaua.com.br ou pelo e-mail livraria@ceak.maua.com.br.
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição mais recente do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Osasco – No último domingo, 27 de julho, Deusa Samu fez uma palestra no Centro Espírita Lar Jesus entre as Crianças.  Informações pelo e-mailsamu@uol.com.br ou no site www.deusasamu.com.br.
Penápolis – A programação de palestras do mês de julho do Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada na segunda-feira, 28, por Nice Silva com o tema “Mediunidade e autoconhecimento”.  Informações pelo e-mailjoao.marchesi55@gmail.com.
Pitangueiras – A Casa Assistencial Espírita “Miguel Arcanjo da Silva” realizou uma Reunião da USE Intermunicipal de Bebedouro no dia 27 de julho, domingo passado.  Informações pelo e-mail contato@caemas.com.br ou no site http://espiritaiuva.com/.
Ribeirão Pires – No dia 9 de agosto, sábado, Celia Tomboly e Magali farão uma apresentação musical no Recanto de Luz Irmão Scheilla: Rua Áustria, 57.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com ou pelos telefones 4268-0445 ou 4823-4707.
Santo André – A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de julho do Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis foi encerrada na última quinta-feira, 31, com as palestras: Cecília: “Vós sois o Sal da Terra”; 20h30 – Eulina: “Os laços espirituais: a verdadeira família”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Santos – Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela AME-Santos. Programa inédito aos domingos, às 20h, e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM – Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande).  Para demais localidades: www.tvcomsantos.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
São Bernardo do Campo – Crystiane fez uma palestra sobre o tema “Verniz social” no dia 28 de julho, segunda-feira, no Grupo Socorrista Amor de Maria.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no dia 30 de julho, quarta-feira, no Grupo Fraternal Francisco de Assis. Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
São José do Rio Preto – Nelson Crivelin fará uma palestra sobre o tema “Você se considera caridoso?” no dia 6 de agosto, quarta-feira, às 20h, na Associação Espírita Allan Kardec: Rua Floriano Peixoto, 975.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– André Sobreiro fez uma palestra no dia 28 de julho, segunda-feira, no Grupo Assistencial Espírita Luz Divina.  Informações pelo e-mailandresobreiro@yahoo.com.br ou no site http://espiritaiuva.com/.
São Manuel – A programação de palestras do mês de julho no Centro Espírita Fé e Caridade foi encerrada no dia 29, terça-feira, por Roosevelt Andolphato Tiago.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Severínia – No dia 8 de agosto, sexta-feira, às 20h, Jesus Carlos fará uma palestra no Centro Espírita Portal da Luz: Rua Valdir Antônio Garcia, 90, Bairro Jardim Maldonado.  Informações pelo telefone (17)99125-7848.
Valinhos – No próximo sábado, 9 de agosto, das 8h às 18h, Jacob Melo coordenará o workshop “Magnetismo: passes” no Clube Fonte Santa Tereza: Rua 12 de Outubro, 650, Vila Santana.  Informações pelos telefones (19)9927-18851 ou 99109-1415 ou pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Sergipe
Aracaju – Petrúcia Costa coordenou o seminário “As ações do atendimento espiritual na Casa Espírita” no último final de semana, dias 26 e 27 de julho, na sede da FEES – Federação Espírita do Estado de Sergipe.  O objetivo foi reforçar nosso empenho em acolher, consolar, orientar e esclarecer e puderam participar todos os trabalhadores de todas as áreas da instituição espírita.  Informações pelo e-mail fees@infonet.com.br.
Tocantins
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no sitewww.congresso.feetins.org.br.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.

http://www.oconsolador.com.br/ano8/374/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário