a partir de maio 2011

sábado, 21 de junho de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-21-06-2014


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

Distrito Federal
Brasília – Com lançamento marcado para 3 de julho, “O Céu é de Verdade” promete lotar as salas de cinema do mundo inteiro.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade” conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade.  Informações no sitehttp://www.culturadigital.br/classind.
– Na última segunda-feira, 16 de junho, foi realizado pela AME-Distrito Federal mais um estudo sobre o tema “Abordagem científica das Obras de André Luiz – Livro: Entre a Terra e o Céu – caps. 38-40”, na Comunhão Espírita de Brasília.
Bahia
Salvador – As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires. Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Porto Seguro – Jacob Melo encerrou o curso “Magnetismo” no último domingo, 15 de junho, no Núcleo Espírita Luz da Ajuda. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Ceará
Fortaleza – O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dia 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no site www.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com egeluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tauape) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”.  Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
– O Instituto de Cultura Espírita (Av. Benjamin Barroso, 795, Monte Castelo) realizou em conjunto com a AME-Ceará um Estudo de Caso Clínico, na última segunda-feira, 16 de junho.
Espírito Santo
Vitória – A X Jornada da AMEEES terá como tema central “Evangelho & Família – caminho para a Saúde” e será realizado no período de 19 a 21 de setembro, no Teatro Universitário Ufes – Campus Goiabeira.  Inscrições até o dia 18 de julho.  Informações no site http://www.ameees.org.br.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A programação de palestras do mês de junho no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla (Rua Aquiles Lobo, 52, Floresta) é esta:
24 – terça-feira – 20h – Wellerson Santos: Zaqueu, o rico de humildade;
25 – quarta-feira – 15h – Wellerson Santos: Influência dos Espíritos em nossas vidas;
26 – quinta-feira – 15h – Wellerson Santos: Os Apóstolos e a missão;
28 – sábado – 15h – Wellerson Santos: Escândalos.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– O Congresso Médico Espírita 2014 terá como tema central “Encontro Espírita Evangelho e Família” e será realizado no período de 22 a 24 de agosto, na Casa de Retiros São José: Av. Itaú, 475, bairro Domingo Bosco.  O evento contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, evangelho na teoria e na prática: “O Evangelho na Família”.  Estão confirmadas as presenças de Aila Pinheiro, Enéas Nascimento, Haroldo Dutra Dias, Rose Simões, Joana Parreiras, Jaider Rodrigues, Roberto Lucio e Andrei Moreira.  Inscrições e informações na AMEMG: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, Bairro Nova Granada; pelo e-mail amemg@ameeditora.com.br ou no sitewww.amemg.com.br.
Betim – No último domingo, 15 de junho, Wellerson Santos fez uma palestra sobre o tema “Deus” na Fraternidade Espírita Irmã Rosália. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Diamantina – Neste domingo, 22 de junho, das 17h às 20h, Wellerson Santos coordenará o seminário “Mediunidade” no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua do Areão, 35, Bairro Rio Grande.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Serra do Cipó – O Espaço Holístico Corpo & Mente – Jaboticabas realizou seminários sobre mediunidade durante este ano. A programação foi encerrada no dia 19 de junho, quinta-feira, com o tema “Sintomas clínicos da mediunidade”, trabalhado por Ricardo Gandra Di Bernardi.  Informações no link www.facebook.com/ehcorpoementeo ou pelo e-mailcorpoemente@hamaluz.org.br.
Uberaba – A programação de palestras do mês de junho no Centro Espírita Aurélio Agostinho (Av. Lucas Borges, 61, Bairro Fabrício) foi encerrada na última sexta-feira, 20, com a presença de Jorge Bichuetti. Informações:contato@cadernodemensagens.net.
– Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscrever no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
Santos Dumont – No dia 15 de junho, domingo passado, foi realizada uma reunião do Grupo de Estudos Joanna de Ângelis.  O tema foi “Obra: Jesus e atualidade”.  Informações e-mail palmont@sdnet.com.br.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 22 de junho, às 10h, Maria da Graça Rozetti falará sobre "A depressão na visão espírita" no Teatro da FEP, situado na Alameda Cabral, 300.
– No último domingo, 15 de junho, às 10h, Andrey Cechelero proferiu palestra sobre o tema "É possível ser feliz na Terra?" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- Antônio Moris Cury fará palestra no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300 Curitiba, no dia 29 de junho, às 10h.
Balsa Nova – Iniciada ontem, dia 21, encerra-se hoje, dia 22 de junho, no Recanto Lins de Vasconcellos, sob a coordenação do DIJ/FEP, uma reunião conjunta de DIJs da Comissão Regional Sul.
- Nos dias 28 e 29 de junho, no Recanto Lins de Vasconcellos, Sandra Della Pola ministrará o Curso Qualificação do Trabalhador Espírita. O evento começará às 9h do dia 28.
Bela Vista do Paraíso – No dia 24 de junho, terça-feira, às 20h, Luiz Claudio Assis Pereira, de Londrina, profere palestra sobre o tema "Ansiedade" no Centro Espírita Humberto de Campos, na Rua Joaquim Ladeia, 794.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, às 20h30, palestras em sua sede, com palestrantes convidados.
- Na última 4ª feira, dia 18 de junho, Gilberto Ferreira Coutinho foi o palestrante convidado.
- Na próxima quarta-feira, dia 25 de junho, David José de Oliveira será o palestrante.
Campo Comprido – Maria Helena Marcon ministrou ontem, 21 de junho, o seminário "Compromisso na Exposição Espírita" na Casa de Apoio Abibe Isfer, na Rua Reinaldo Rochter, 70.
Campo Mourão – No domingo passado, dia 15 de junho, das 9h às 12h30, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Via Rosalina Maria dos Santos, 1233), realizou-se mais um encontro da Inter-Regional Noroeste, sob a coordenação da Diretoria Executiva da FEP.
Ibiporã – No dia 25 de junho, quarta-feira, às 20h15, Nina Costa profere palestra sobre o tema "Trabalhando as dores da alma" na FEMEL – Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
Londrina – Foi fundado pelos companheiros do Grupo Espírita Cairbar Schutel, da Comunhão Espírita Cristã de Londrina, o Grupo Musical Sinfonia do Bem, cujo objetivo é iniciar no campo da música crianças e jovens que participam das atividades dominicais da citada instituição. Para poder atender às finalidades do grupo, foi iniciada uma campanha com vistas a conseguir doações de instrumentos musicais para serem usados pelos alunos: bateria, teclado, guitarra, violão e qualquer outro instrumento ligado à música. As pessoas de boa vontade que puderem ajudar podem comunicar sua intenção à companheira Maria de Lourdes Aro Schlommer, pela internet -aroschlommer@hotmail.com  - ou pelo telefone  - 3375-0205 / 9638-5000 e 8409-7344.
– Prossegue aos sábados, às 19h30, o Curso de Instrutores do ESDE – Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita – no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina. O curso é aberto a quem estiver cursando o último ano do ESDE e demais trabalhadores da Casa.
- Neste domingo, dia 22 de junho, às 9h45, Antônio Martins Júnior ministrará o seminário "Há muitas moradas na casa de meu Pai" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433.
- Glória Massei fará palestra com tema "Angústia do cristão contemporâneo" no Centro Espírita Nosso Lar, na rua Santa Catarina, 429, no dia 24 de junho, às 9h.
- Flávio Abreu fará palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz, na rua Eleonor Roosevelt, 133 no dia 26 de junho, às 20h.
- Luís Ricardo Fonseca fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla na Rua das Ameixeiras, 655 no dia 28 de junho, às 14h30.
- Marinei Rezende fará palestra sobre o tema "Fé" na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança na Rua Serra Formosa, 206, no dia 28 de junho, às 17h.
- Começa no dia 8 de julho, terça-feira, às 19h30, mais um curso do ESDE no Centro Espírita Meimei, situado na Rua Iapó, 130. O Estudo será coordenado por Dulce Marangão. Informações: tel. 3325-6427.
Ponta Grossa – Ontem, dia 21 de junho, Maria Leonides Rabel ministrou o seminário "A Tarefa de Irradiação no Centro Espírita", no Centro de Estudos e Assistência Espiritual André Luiz (Guarda Mirim), na Rua Ataulfo Alves, 260.
Rolândia – Prossegue, com encontros mensais, o Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo. O local é a Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situada na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.
- Na 5ª feira passada, dia 19 de junho, Allan Kardec Moreira, de Faxinal, proferiu palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré.
- Jane Martins Vilela fará palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, na Rua Maria de Nazaré, 200, na próxima quinta-feira, dia 26 de junho, às 20h30.
Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes – Adeildo Simões coordenou a reunião “Abordagem espiritualista da relação terapeuta/paciente no processo de cura” no último domingo, 15 de junho, no Grupo Espírita Francisco de Assis.  O evento foi realizado pela AME-Estado de Pernambuco.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos sites www.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.comou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– No último final de semana, dias 14 e 15 de junho, Renato Prieto encenou a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona Campo Grande.  Informações pelo telefone (21)3406-8434.
– A Sociedade Espírita Antenor de Paula Carneiro realizou o Módulo 2 do Conversando com os Espíritos – Curso de Treinamento e Recapacitação, no dia 15 de junho, domingo passado.
– O filme “Causa e Efeito”, do renomado diretor André Marouço, tem estreia nos cinemas programada para dia 3 de julho, com distribuição das principais distribuidoras de cinema independente brasileiras, a Paris Filmes e aDowntown Filmes de Marcio Fraccarolli e Bruno Wainer responsáveis por filmes como Chico Xavier – o Filme, o Filme dos Espíritos e E A Vida Continua. Sinopse: Inspirada na Lei de Causa e Efeito, codificada por Allan Kardec, a trama conta a história de Paulo, um policial que vive uma vida tranquila e estável com sua família. Num momento de lazer, Paulo perde a esposa e o filho em um acidente de carro causado por um motorista alcoolizado. Revoltado pelo homem não ter sido preso, ele resolve tornar-se um justiceiro e acertar contas a mando de seu chefe.  Quando recebe a proposta para matar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de velhinhos religiosos - um padre, um pastor e um espírita - o que causa importantes mudanças em sua vida. Ao longo da trama, os personagens tomam ciência de que o drama que os envolve é o efeito cuja causa remonta a uma encarnação passada.  Elenco: Matheus Prestes, Naruna Costa, Maurycio Madruga, Maritta Cury, Luiz Serra, Henrique Lisboa, Haroldo Serra, Felipe Mônaco, com participações especiais de Henrique Pagnoncelli e Rosi Campos.  Veja o trailer e vá ao cinema assistir ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q. Informações pelo e-mail contato@cadernodemensagens.net
Araruama – “Ciúme e possessividade” foi o tema da palestra que Dircelene Oliveira fez na sexta-feira, 20 de junho, no Centro Espírita Allan Kardec.  O evento foi uma realização da AME-Lagos.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Duque de Caxias – A programação de palestras do mês de junho do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes – GETH (Rua Augusto dos Anjos, s/n, qd 77, lote 9, Bairro 25 de agosto) será encerrada na próxima terça-feira, 24, com o tema “Conflitos sociais e família” com Iris Virgulino.  Informações no link www.facebook.com.br/GETH1959.
– Luiz Carlos Formiga fez uma palestra sobre o tema ”Reencarnação e saúde mental” no último domingo, 15 de junho, no Instituto Espírita Caminheiros de Jesus.  Informações pelo e-mail formigalcd@hotmail.com.
Macaé – O Centro Espírita Vicente de Paulo (Rua Visconde de Quissamã, 673) encerrará seguintes atividades do mês de junho na próxima sexta-feira, 27, às 18h30, com uma reunião de Atividades internas para os trabalhadores.  Informações pelo e-mail cevp.macae@gmail.com.
Nova Friburgo – José Henrique Rubim fez uma palestra sobre o tema “A explicação de Lísias” no dia 17 de junho, terça-feira, na Associação Espírita Fraternal.
São Fidelis – A 56ª Semana Espírita do Noroeste Fluminense (SENOF) teve como tema central “Família com Jesus, alicerce para a Humanidade” e foi realizada no período de 13 a 19 de junho.  A programação contou com as presenças de Gerson Simões, Aloisio Silva, Denise Rocha e Ademar Faria.  Informações: reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de junho no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) será encerrada na próxima quarta-feira, 25, às 19h.  O palestrante convidado será Vladimir Socostinic e o tema “Suicídio e obsessão”.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves – A programação de palestras no mês de junho no Centro Espírita Allan Kardec (Rua Pedro Maragno, 155, Bairro Progresso) é esta:
23 – segunda-feira – 19h30 – Samira José Turconi: Respondendo perguntas ao público;
30 – segunda-feira – 19h30 – Victório Luiz Turconi: Infância e Adolescência na visão Espírita.
Informações pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  As inscrições estão abertas e custarão R$70,00 até o dia 30 de junho.  Entre no site www.foreblu.org.br e faça sua inscrição.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
São Paulo
São Paulo – O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 15 de junho, domingo passado, no Centro Espírita Vida Eterna. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de junho da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) será realizada em homenagem ao 24º aniversário da casa.  As atividades serão encerradas no dia 30, segunda-feira, com a presença de Maria Saboleski.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)2154-9192.
– Aos sábados, quinzenalmente, a USE São Paulo USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realizará o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita.  Informações e inscrições pelo telefone (11)2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical neste domingo, dia 22 de junho, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana, São Miguel Paulista.  O Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 23 de junho, segunda-feira, na Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho: Rua Jandaia do Sul, 190, Vila Guilhermina.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita será realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433.  Os facilitadores serão Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa.  A coordenação do curso ficou a cargo de Julia Nezu e o dirigente da turma será Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas é este: 28 de junho, 6, 12 e 26 de julho, 9 e 23 de agosto, 13 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8, 22 e 29 de novembro.  As inscrições custam R$180,00 (6 parcelas de R$30,00) e serão realizadas apenas pelos e-mails: use@usesp.org.br oujulianezu@terra.com.br.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no sitewww.usesp.org.br.
– A programação de palestras do mês de junho na Casa do Caminho Meimei (Rua Luiz Pucci, 153, Vila Ema) será encerrada na próxima segunda-feira, 23, às 20h, com Maria Sabolesk.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Deusa Samu fez uma palestra na última segunda-feira, 16 de junho, no Centro Espírita Casa da Prece Chico Xavier.  Deusa fez uma palestra no dia 19 de junho, quinta-feira, no Centro Espírita Fraternidade Maria Rita. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A programação do mês de junho da Congregação Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jardim Oriental) é esta:
23 – segunda-feira – 20h – Claudio Roberto Palermo: Camille Flammarion – o cientista das estrelas; Harmonização: Maria e Valdir;
30 – segunda-feira – 20h – Ademar Trindade Cruz: Missão dos Espíritas; Harmonização: Itamar Santiago.
Informações pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– No último domingo, 15 de junho, a AME-Brasil realizou uma palestra com Marlene Nobre sobre o tema “As lições de Jesus e a construção de um novo modelo para a saúde”, na Fraternidade Discípulos de Jesus.
– Wanyr Caccia fez uma palestra musicada na última quinta-feira, 19 de junho, no Centro Espírita Amigos da Luz.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Araçatuba – A Use Intermunicipal de Araçatuba escalou as seguintes palestras para o mês de junho:
22 – domingo – 9h- União Espírita Paz e Caridade – Ivana Modena – (18)99114-0244;
24 – terça-feira – 20h – Casa de Caridade – Vanderlei Galdino de Araújo;
24 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Discípulos de Jesus – Osvaldo Magro Filho – (18)99781-4342;
25 – quarta-feira – 20h – Centro Espírita Irmã Angélica – Giuliano Faria – (18)99794-3799;
26 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Francisco de Assis – Reginaldo Teixeira de Sá – (18)3624-1303;
26 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Caminhos de Jesus – Silvano Pereira de Souza – (18)98127-7083;
26 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade – Leila Guerreiro Rocha – (18)3301-1103;
27 – sexta-feira – 20h – Centro Espírita Esperança e Caridade – Hélio de Matos Corrêa – (18)98127-5260;
27 – sexta-feira – 20h – Grupo Espírita da Fraternidade – Celina Naires – (18)3621-2763;
27 – sexta-feira – 20h – Aliança Espírita Varas da Videira – Ana Laura Pires – (18)98111-3676;
27 – sexta-feira – 20h – Centro Espírita Luz e Verdade – Maria Ignez Lia Neiva – (18)3622-4924;
28 – sábado – 17h – Casa de Assistência Fraterna – Maria Luzi A. Rosa – (18)3623-6176.
Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araraquara – O Centro Espírita Portal da Luz (Rua Luís Saska, 181) receberá Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 26 de junho, quinta-feira, às 9h.  No dia 27 de junho, às 20h, Wanyr se apresentará no Centro Espírita A Casa do Caminho: Rua Padre Duarte, 4.218.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A programação de palestras do mês de junho no Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, 240, Jordanópolis) será encerrada por Fernanda Fernandes na próxima terça-feira, 24, às 20h. Informações:centroculturalespirita@yahoo.com.br.
Bálsamo – Jesus Carlos fez uma palestra com tema livre na última terça-feira, 17 de junho, no Centro Espírita Fé e Esperança. Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Bauru – Na próxima quarta-feira, 25 de junho, às 19h30, Jamiro dos Santos Filho fará uma palestra no Centro Espírita À Serviço do Mestre: Al. Três Lagoas, 4-28, Vila Dutra.  Jamiro fará uma palestra no dia 26 de junho, quinta-feira, às 20h, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua José Antônio Batista, 1-112, Mary Dota.  O expositor coordenará um seminário no dia 28 de junho, sábado, das 15h às 18h, no Centro Espírita Vicente de Paulo.  No domingo, 29 de junho, às 19h, Jamiro fará uma palestra no mesmo local.  Finalizando o ciclo de palestras, o confrade se apresentará na segunda-feira, 30 de junho, às 20h, no Centro Espírita Luz Divina: Rua Célio Daibém, 15-26.  Os eventos são organizados pela Associação Chico Xavier.  Informações no sitewww.associacaochicoxavier.com.br.
– Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bilac – O Centro Espírita Seara de Luz recebeu Carlos Alberto de Souza para uma palestra no dia 19 de junho, quinta-feira.  O evento foi realizado pela Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Borborema – O Centro Espírita Chico Xavier (Rua Benjamim Constant, 151) realiza no mês de junho o Mês Espírita de Borborema e a programação é esta:
25 – quarta-feira – 20h – José Roberto e Simone: Obediência;
2/7 – quarta-feira – 20h – Ulmara Barbieri: Mal de Alzheimer.
Informações pelo e-mail abrart@uol.com.br.
Buritama – Roberto Cesar dos Santos fará uma palestra no Centro Espírita Benedita Fernandes no dia 25 de junho, quarta-feira, às 20h.  O evento é uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)99764-1720.
Cedral – Na próxima terça-feira, 24 de junho, às 20h, Jesus Carlos fará uma palestra com tema livre no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua João Chames, 83.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Descalvado – Na última segunda-feira, 16 de junho, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Centro Espírita Descalvado Seara de Luz.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Franca – A Semana da Mocidade será realizada de 25 a 27 de junho, das 19h às 22h, na Pestalozzi II: Av. Wilson Sábio de Mello, 1840, Vila Santa Helena.  No dia 29 de junho, domingo, às 8h, no Teatro São Judas Tadeu será encenada a peça “Caça ao Tesouro Doutrinário”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
– O 11º Fórum Nacional de Arte Espírita foi realizado no período de 19 a 21 de junho, de quinta-feira a sábado, na Pestalozzi II.  O tema geral do evento foi em alusão aos 150 anos de publicação de O Evangelho segundo o Espiritismo, destacando-se a importância da mensagem e da vivência cristã no trabalho artístico espírita. Informações nos sites www.abrate.org.br ouwww.institutoarteevida.org.br.
– A AME-Franca recebeu Cléber Rebelo Novelino para tratar o tema “Cuidando do corpo energético: a homeopatia em ação”, na última quarta-feira, 18 de junho, no Culto de Assistência Espírita Alberto Ferrante.
Gavião Peixoto – No último domingo, 15 de junho, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Centro Espírita de Jesus para as Crianças.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Guarulhos – O Núcleo Assistencial Anália Franco (Rua Anália Franco, 365, Jardim City) e a Mocidade Espírita Anália Franco realizaram o Encontro de Psicografia e Arte Mediúnica no último domingo, 15 de junho, em prol do Centro Espírita Humberto de Campos.  Informações pelo e-mailnaanaliafranco@uol.com.br.
– A Casa Espírita Fonte Viva de Luz (Rua Tocantinópolis, 111, Jardim Iporanga) comemora em junho 25 anos de fundação e preparou um ciclo de tarefas com o tema central “A Casa Espírita do 3º Milênio”.  A programação de palestras é esta:
24 – terça-feira – 20h – Willian Sanches;
28 – sábado – 17h – Ercilia Zilli e Jether Jacomini Filho: “O Espírita e o mundo de regeneração” e Confraternização.
Informações no site www.fontevivadeluz.org.br ou pelo e-maillocutor@feal.com.br.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Ibiúna – No último domingo, 15 de junho, Teresinha Bueno Penteado fez uma palestra sobre o tema “Uma ponte para a eternidade” na Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Ilha Solteira – No próximo domingo, 29 de junho, às 19h30, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Centro Espírita Cairbar Schutel: Passeio Santos, 222/228.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– No último domingo, 15 de junho, foi realizada a XXVI CONRESPU: Confraternização Regional Espírita de Urubupungá na sede da Escola Municipal ABBS.  O evento foi promovido pela USE Municipal e USE Regional da Ilha Solteira.  A programação contou com as presenças de Larissa Paggioli de Carvalho, João Paulo Machado, Donizete Pinheiro e José Antônio L. Balieiro.  Informações com Raul pelo e-mail raul.lucio@hotmail.com; com Cido, pelo e-mail carvalho.aaparecido@gmail.com; com Sergio:sergiocar@bio.feis.unesp.br ou com Aristeu, ou pelo e-mailacardoso1955@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
José Bonifácio – Na última quarta-feira, 18 de junho, Jesus Carlos fez uma palestra com tema livre no Centro Espírita Joana D’arc. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Junqueirópolis – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no dia 18 de junho, quarta-feira, no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Leme – Wanyr Caccia fará palestra musicada no dia 28 de junho, sábado, às 20h, no Grupo Fraternal Nos Passos de Lucas: Rua Mal. Castelo Branco, 23.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Lourdes – A programação do Mês Espírita do Centro de Estudos Tio Zeca, anexo à Entidade Assistencial Casa Vovó Jerônima, será encerrada por Osvaldo Magro Filho, no dia 25, quarta-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mailnucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição de maio/14 do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Nipoã – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 20 de junho, sexta-feira, no Centro Espírita Ensino de Jesus.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Olímpia – O Centro Espírita O Semeador (Rua Ângelo Santin, 251) receberá Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 24 de junho, terça-feira, às 20h.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Osasco – O Centro Espírita Lar Jesus entre as Crianças (Rua João Kaufman, 435) receberá Deusa Samu para uma palestra com tema livre na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 9h.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Pederneiras – Jamiro dos Santos Filho fará uma palestra na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 20h, no Centro Espírita Eterna Amizade: Rua Duque de Caxias, 0-69.  Organização: Associação Chico Xavier. Informações:www.associacaochicoxavier.com.br.
Pitangueiras – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada na próxima segunda-feira, 23 de junho, às 20h, na Associação Espírita Bezerra de Menezes: Rua Arnaldo Caroni, 13.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Promissão – Na próxima segunda-feira, 23 de junho, às 20h, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Núcleo Espírita Chico Xavier: Rua D. Pedro II, 325, Jardim Mariluz.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Santo André – Vera Lúcia Tavares fará uma palestra sobre o tema “Conversando com os Espíritos II – análise de casos” no próximo sábado, 28 de junho, às 15h, no Centro Espírita Escolinha do Chico: Rua Laura, 480, Fundos.  Informações pelo telefone (11)4427-8279 com Marilia.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– No último domingo, 15 de junho, foi realizado o seminário “Assistência espírita no Centro Espírita” na Instituição Amélia Rodrigues.  A programação contou com as participações de Miltes A. S. C. Bonna, José de O. Filho, Nelson Mendes e Roberto Vieira.  A coordenação ficou a cargo da Equipe do Centro Espírita Obreiros do Senhor.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Santo Antônio do Aracanguá – O Centro Espírita Amor e Luz recebeu Ângela Pagan para uma palestra no dia 15 de junho, domingo passado.  O evento foi uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)98114-2324.
Santos – Os expositores do mês de junho no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) são estes:
23 – segunda-feira – 20h – Paulo Roberto;
24 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto;
30 – segunda-feira – 20h – Hélcio.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– A Associação Espírita Jesus e a Caridade (Rua Pará, 33) encenará a peça “As Leis Morais” no dia 29 de junho, domingo, às 10h, no Teatro: Grupo de Teatro Espírita.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
São Bernardo do Campo – O Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco (Rua Joaquim Nabuco, 525) programou para o dia 26 de junho, quinta-feira, às 8h, uma palestra musical com Ana Ariel.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
São Carlos – Neste domingo, dia 22 de junho, às 19h30, Wanyr fará uma apresentação no Centro Espírita Caibar Schutel: Rua Domingos Jorge Velho, 146, Centenário.  Wanyr fez uma palestra musicada no dia 18 de junho, quarta-feira, na Sociedade Espírita Caminho, Verdade e Vida.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São José do Rio Preto – Neste domingo, 22 de junho, das 17h às 19h, Tadeu de Araxá fará uma palestra na Associação Beneficente Jerônimo Mendonça: Av. Faiez Nametalah Tarraf, 1180, Jardim São Marco.  Informações com Antônio, pelos telefones (17)99728-9676 ou 99110-6396.
– Wanir Caccia fez uma palestra musicada no último sábado, 21 de junho, às 20h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Benedito Guagliardi, 291.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São Vicente – Na próxima terça-feira, 24 de junho, às 20h, Flávio Braun Fiorda fará uma palestra sobre o tema “Depressão e espiritualidade” no Centro Espírita Sementes de Luz: Rua João Ramalho, 158, Gonzaguinha.
Sorocaba – Adilson Costa coordenou o curso “Sucesso no relacionamento amoroso” em dois sábados: 14 e 21 de junho, das 14h às 17h30, na sede da Use Intermunicipal de Sorocaba: Rua da Penha, 455.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taquaritinga – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no dia 25 de junho, quarta-feira, às 20h, na Associação Espírita Jesus de Nazareth: Rua General Osório, 936.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Sergipe
Aracaju – Carlos Araújo fez uma palestra com o tema “O médico e terapeuta como curador” no dia 17 de junho, terça-feira, na sede do Conselho Regional de Medicina do Sergipe.
Tocantins
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no sitewww.congresso.feetins.org.br.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano8/368/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário