a partir de maio 2011

sábado, 7 de junho de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-07-06-2014









MARIÂNGELA CAZETTA
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)



o (Brasil)
 
 
Distrito Federal
Brasília – Com lançamento marcado para 3 de julho, "O Céu é de Verdade" promete lotar as salas de cinema do mundo inteiro.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade” conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade.  Informações no site http://www.culturadigital.br/classind.
– A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de junho o encontro foi no dia 2, segunda-feira, com o tema “Correlações entre a Física Quântica e a “Ciência Espírita”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bahia
Salvador – As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires. Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
– O seminário “A Mediunidade conforme O Evangelho segundo o Espiritismo” foi facilitado por Manoel Philomeno de Miranda e Marco Antônio Silva Pinto e realizado no último final de semana, nos dias 31 de maio e 1o de junho na COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes.  Informações pelo e-mail ascom3@conem.org.br.
Itabuna – A 44ª Semana Espírita teve como tema central “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” e foi encerrada no último domingo, 1o de junho, na sede do ICEI.  Informações nos sites www.feeb.org.br ou www.icei.org.br.
Ceará
Fortaleza – O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dia 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no site www.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com e geluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– No período de 3 a 6 de junho foi realizado o MEDNESP 2014: Congresso Médico-Espírita da AME-Brasil. Informações no site www.mednesp2015.com.br ou no you tube no link http://www.youtube.com/watch?v=bosFpniy3U8.
Jataí – O Grupo Luz Arte Cristã Espírita encenará a peça teatral “Quem tem medo da morte?” neste domingo, dia 8 de junho, em duas sessões: 16h e 19h, no Centro de Cultura e Evento.  Informações pelos telefones (64)9956-2899 ou 9695-1338.
Maranhão
São Luís – O Encontro de Trabalhadores do ASPE foi encerrado no último domingo, 1o de junho.  O conteúdo programático foi baseado na Metodologia dos espaços de convivência e nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.  Organização: Federação Espírita do Maranhão.  Informações no site www.femar.org.br
Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A AME BH – Regional Noroeste – realizará o Curso de Expositores da Doutrina Espírita todo domingo, das 14h às 18h, até este domingo, 8 de junho, na Fraternidade Espírita Caravana de Luz: Rua Bela Vista, 105, Padre Eustáquio.  Inscrições no e-mail amenoroeste@yahoo.com.br ou com Toninho, pelo telefone (31)9241-1496.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no site ameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Divinópolis – O 3º CONSEDI: Congresso de Saúde e Espiritualidade terá como tema central “Ciência, Evangelho e Saúde” e será encerrado neste domingo, dia 8 de junho, no Salão de Convenções Paulinelli: Rua Resplendor, 87, Bairro Bom Pastor.  O evento é uma realização da Associação Médico Espírita de Divinópolis.  Informações pelos telefones (37)3071-2699 ou 3212-8047, no site www.amedivinopolis.com ou  pelo e-mail consedi.ame@gmail.com ou no site www.amedivinopolis.com.
Frutal – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada com o tema “A valorização da vida à luz da doutrina reveladora” no dia 2 de junho, segunda-feira, no Centro Espírita Berço dos Humildes.  No dia 3 de junho, terça-feira-feira, Wanyr se apresentou no Grupo Espírita Irmã Sheila.  O Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo recebeu Wanyr no dia 4 de junho, quarta-feira.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Três Corações O Centro Espírita Capitão Vendramini Arca de Noé recebeu Jamiro dos Santos Filho no último domingo, 1o de junho, para uma palestra com tema livre.  Informações no site www.cevendramini.blogspot.com ou pelo e-mail cevendramini@gmail.com.
Uberaba – Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoioesde.gecs@gmail.com, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU - União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscrever no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do site www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog: http://femeu.blogspot.com, do e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube: http://www.youtube.com/user/FEMEU1; http://www.youtube.com/FEMEU2 ou http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
– No dia 31 de maio, às 19h30, o Centro Espírita Uberabense realizou a III Mostra de Arte Espírita.  O evento contou com as presenças de Diego Carvalho, Músicos Espiritas de Uberaba e Contação de Causos Espíritas com Daniel Gonçalves Moreira.  Realização: UMEU: União da Mocidade Espírita de Uberaba. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rufinópolis – O 1º Centenário do Centro Espírita Paz e Amor está sendo comemorado no mês de junho com um ciclo de palestras que tem como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e realizado no Centro de Cultura Espírita Sabino Lucas.  A comemoração conta com o apoio do Conselho Regional Espírita Zona Sul / Uberaba e a programação é esta:
1º – domingo – das 8h às 15h – X Encontro da Criança Espírita: “As Bem-aventuranças do Evangelho” – Local: Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas;
8 – domingo – das 8h às 15h30 – XIII Confraternar: “Espiritismo com Jesus, Kardec e Chico Xavier” – Local: Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas – palestras: Manoel Tibúrcio: “O Evangelho segundo o Espiritismo, as chaves da Paz e do Amor”; Simão Pedro: “O Evangelho segundo o Espiritismo, fonte inesgotável de Paz e de Amor”; Carlos Baccelli: “O Evangelho segundo o Espiritismo, o caminho para a Paz e o Amor”; no final haverá debate entre os expositores;
11 – quarta-feira – 18h – Local: Centro Espírita Paz e Amor – Sonia Izabel Benaventura: “O Centenário de Paz e Amor”.
Santos Dumont – No dia 15 de junho, domingo, das 10h às 11h, será realizada uma reunião do Grupo de Estudos Joanna de Ângelis que terá como tema “Obra: Jesus e atualidade”, no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis: Estrada Mantiqueira x Patrimônio dos Paivas, km 01, Mantiqueira.  Informações pelos telefones (32)3251-3818 ou 9972-0593 ou pelo e-mail palmont@sdnet.com.br.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 8 de junho, às 10h, Francisco Ferraz Batista profere palestra sobre o tema "Quatro grandes questões da alma", no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- Shou Wen Allegretti e Nicoly Kulcheski ministraram nos dias 4 e 5 de junho, das 19h30 às 21h30, a Oficina "Como é que a minha vida está se entrelaçando com outras vidas?", na Sede Histórica da Federação Espírita do Paraná, na Alameda Cabral, 300.
- Ontem, dia 7 de junho, das 13h45 às 19h30, Deli Siqueira de Oliveira e Maria Aparecida Vieira ministraram o curso Qualificação de Trabalhadores da Mediunidade – 9ª Aula, na Sede Histórica da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- No dia 15 de junho, às 10h, Andrey Cechelero profere palestra sobre o tema  "É possível ser feliz na Terra?" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
Apucarana – Ontem, dia 7 de junho, das 18h às 22h, Maria Leonides Mees Rabel ministrou o seminário "A Tarefa de Irradiação no Centro Espírita", no Grupo Espírita Mensageiros da Paz, na Rua Desembargador Clotário Portugal, 871.
Bela Vista do Paraíso – No dia 24 de junho, às 20h, Luiz Claudio Assis Pereira, de Londrina, profere palestra sobre o tema "Ansiedade" no Centro Espírita Humberto de Campos, na Rua Joaquim Ladeia, 794.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec promove em sua sede na Rua Pará, 292, todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, seu tradicional ciclo de palestras com palestrantes especialmente convidados.
Campo Mourão - A Diretoria Executiva da FEP reúne-se com Presidentes UREs e de Casas Espíritas no Hotel Pousada O Recanto, na BR 487, s/n, no dia 14 de junho, às 19h30.
Cascavel – Ontem, dia 7 de junho, Shou Wen Allegretti ministrou o seminário "Nova Proposta para a Promoção Social Espírita", na Sociedade Espírita Amor e Caridade, na Rua Visconde de Guarapuava 1663.
Ibiporã  - No dia 25 de junho, às 20h15, Nina Costa profere palestra sobre o tema "Trabalhando as dores da alma" na FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
Londrina - Neste domingo, dia 8 de junho, às 9h30, Naudemar Nascimento profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– No domingo passado, dia 1º de junho, Célia Xavier de Camargo proferiu palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– Prossegue aos sábados, às 19h30, o Curso de Instrutores do ESDE – Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita – no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina. O curso é aberto a quem estiver cursando o último ano do ESDE e demais trabalhadores da Casa.
- Ontem, dia 7 de junho, João Antônio da Silva Neto proferiu palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655.
- No dia 15 de junho, às 9h45, Marinei Rezende profere palestra sobre o tema "O Homem de Bem", ocasião em que o Coral Espírita Nosso Lar também se apresentará, no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433.
- Rosana Silveira profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 15 de junho, às 9h30. 
- No dia 24 de junho, às 20h, Dorotéia Ziel Silveira profere palestra no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133.
Palotina – Ontem, dia 7 de junho, a Equipe DIJ/FEP ministrou o seminário "Evangelização Espírita Infanto-Juvenil: um ato de amor", na  Casa Espírita Lar de Jesus, situada na Rua 24 de junho, 315.
Ponta Grossa - No dia 21 de junho, das 14h às 18h30, Maria Leonides Rabel ministrará o  seminário "A Tarefa de Irradiação no Centro Espírita", no Centro de Estudos e Assistência Espiritual André Luiz (Guarda Mirim), na Rua Ataulfo Alves, 260.
Rolândia – Prossegue, com encontros mensais, o Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo. O local é a Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situada na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto. 
Pernambuco
Sertânia – O Conselho Estadual de Espiritismo de Pernambuco realizou o 3º Curso de Arte e Ludicidade para Educadores Espíritas Infantojuvenil e Encontro de Juventude nos dias 31 de maio e 1º de junho.  O curso contou com a participação do Grupo Musical Sintonia.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Neste final de semana, dias 7 (20h) e 8 de junho (19h), Renato Prieto está encenando a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona Anchieta.  Informações pelo telefone (21)3019-1654.
– O 5º Encontro Espírita terá como tema central “A Casa Espírita segundo Jesus segundo Kardec: aconteceu na Casa Espírita” e será realizado neste domingo, 8 de junho, das 8h30 às 13h, no Centro Espírita Léon Dennis: Rua Abilio dos Santos, 137, Bento Ribeiro.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O III Seminário Lítero Artístico Os Discípulos de Jesus – “Pedro” será realizado neste domingo, dia 8 de junho, das 8h às 12h, no Centro Espírita Discípulos de Jesus: Rua Amaral Costa, 52, Campo Grande.  O evento contará com as palestras: Gelson Paiva – “Pedro Histórico”; Marta Campos – “Aspectos psicopedagógicos de Pedro”; Sonia Formiga – “A pedagogia de Jesus aplicada a Pedro”; apresentações de Ariovaldo Filho e Rômulo Viana: A sabedoria do Evangelho em música.  Intervenções artísticas do Grupo Q Atua, Grupo que Canta, Arte que Renasce. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos sites www.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.com ou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
No próximo final de semana, dias 14 (20h) e 15 de junho (19h), Renato Prieto encenará a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona Campo Grande.  Informações pelo telefone (21)3406-8434.
– A Sociedade Espírita Antenor de Paula Carneiro realizará o Módulo 2 do Conversando com os Espíritos – Curso de Treinamento e Recapacitação, no dia 15 de junho, domingo, das 9h às 12h.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Niterói – No último domingo, 1º de junho, foi realizado um Encontro com Haroldo Dutra Dias – Pelos caminhos do Evangelho.  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
O 8o Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita do Rio de Janeiro foi realizado no último domingo, 1o de junho, às 9h.  Haroldo Dutra Dias fez uma palestra sobre o tema “Semeadura e Ceifa: Paulo e a divulgação da Boa Nova”, às 9h, no Teatro Popular de Niterói: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro.  Às 15h, o tema foi “Carta aos jovens”, realizado no IEBM – Instituto Espírita Bezerra de Menezes: Rua Coronel Gomes Machado, 140, Centro.  Transmissão ao vivo pela TVCEERJ (ceerj.org.br/tv), TVCEI (tvcei.com) e na TVICEB (tviceb.com).  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
Nova Iguaçu – O Grupo Espírita Humildade e Caridade (Rua Flora Araújo, 433, Andrade de Araújo) realizará neste domingo, 8 de junho, das 10h às 12h, o seminário “A arte do bem”, com coordenação de Carlos Augusto Stelet. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Fidelis – A 56ª Semana Espírita do Noroeste Fluminense (SENOF) terá como tema central “Família com Jesus, alicerce para a Humanidade” e será realizada no período de 13 a 19 de junho.  Estão confirmadas as presenças de Gerson Simões, Aloisio Silva, Denise Rocha e Ademar Faria.  Inscrições no site www.ceunoroeste.org.br.  Informações pelo e-mail reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br.
São Pedro da Aldeia A programação de palestras do mês de junho no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
11 – quarta-feira – 19h – Claudia Pavan: Perante a reencarnação;
18 – quarta-feira – 19h – Cassio Nascimento: A influência dos Espíritos nos fenômenos da natureza;
25 – quarta-feira – 19h – Vladimir Socostinic: Suicídio e obsessão.
Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com ou pelo telefone (22)99905-7829 ou 98823-7529.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereço www.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Maria – Jorge Bichuetti fez uma palestra sobre o tema “Psicologia à luz do Espiritismo: a mente e o espírito imortal” no último domingo, 1º de junho, no Centro Espírita Fé e Amor.  Informações pelo e-mail contato@cadernodemensagem.net.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ji-Paraná – A Feira do Livro Espírita foi encerrada no dia 1º de junho, no Teatro Dominguinhos.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  As inscrições estão abertas e custarão R$70,00 até o dia 30 de junho.  Entre no site www.foreblu.org.br e faça sua inscrição.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
São Paulo
São Paulo – O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 15 de junho, domingo, às 8h30, no Centro Espírita Vida Eterna: Rua Itajuíbe, 156, Itaim Paulista.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de junho da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) será realizada em homenagem ao 24o aniversário da casa.  As atividades são estas:
13 – sexta-feira – Paula Zamp: Palestra Musical;
20 – sexta-feira – Manolo Quesada: “Lei de Amor, Justiça e Caridade”;
30 – segunda-feira – Maria Saboleski: tema livre.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)2154-9192.
– A partir do dia 14 de junho, aos sábados, quinzenalmente, a USE São Paulo USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realizará o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita.  Informações e inscrições pelo telefone (11)2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.
– A programação de palestras do mês de junho na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) será encerrada na próxima quarta-feira, 11, com Sebastião Camargo.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br.
– A Troupe Teatral Paulistana apresenta a peça “O céu pode esperar!”, adaptação para teatro do romance espírita “O céu pode esperar!”, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Sete atores interpretam trinta personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade. Sinopse: Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e, ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas.  A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.  Elenco: Carlos Ebano, Joana D’Arc, Érika Caroline, Renata Durães, Vitória Rabelo, Igor Kadore e Milton Merlucci.  Produção executiva: Cristina Machado.  Adaptação e Direção: Milton Merlucci.  Informações pelos telefones (11)2819-9130, 96364-0554 ou 99249-5544, pelo site www.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mail troupeteatralpaulistana@hotmail.com.
– A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Casa da Esperança foi encerrada no último domingo, 1o de junho, com Jan Vall Ellam e o tema Mentalma Módulo II.  Informações no site www.orbum.org.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 1º de junho, domingo passado, no Centro Espírita Jesus Redivivo. Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.br.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Assis – Marilda Montes fez uma palestra sobre o tema “Pescadores de alma” no último sábado, 7 de junho, às 20h, na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de lançamento e noite de autógrafos do romance “França – um romance no tempo dos Cátaros” de Mônica Dabus, no Centro Espirita Amor e Caridade, foi esta: dias 1º de junho a 6 de junho.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bebedouro – O Centro Assistencial Espírita “A Caminho da Luz com Chico Xavier” (Alameda Saquarema, 30, Jardim Menino Deus II) receberá Herbert Oliveira no dia 11 de junho, às 20h, quarta-feira.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Borborema O Centro Espírita Chico Xavier (Rua Benjamim Constant, 151) realiza no mês de junho o Mês Espírita de Borborema e a programação completa é esta:
11 – quarta-feira – 20h – Magda Hermínia: Não se pode servir a Deus e a Mamon;
18 – quarta-feira – 20h – Leleco: A música em nossa vida;
25 – quarta-feira – 20h – José Roberto e Simone: Obediência;
2/7 – quarta-feira – 20h – Ulmara Barbieri: Mal de Alzheimer.
Informações pelo e-mail abrart@uol.com.br.
Conchal – A Associação Esportiva Conchalense (Rua João pessoa, 242) faz parte da 16ª Seara Espírita de Araras e região e neste domingo, 8 de junho, às 8h, receberá os palestrantes: Allan Vilches, Richard Simonetti e Roosevelt Andolphato Tiago.  Inscrições nos seguintes centros espíritas: Conchal: Centro Espírita Allan Kardec; Leme: Centro Espírita Caminho da Luz e Pirassununga: Grupo Espírita irmão Gabriel.  Informações pelo telefone (19)98851-1608.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Diadema A Festa Junina 2014, em prol das Obras Assistenciais da Transitória Casa do Caminho – Albergue Noturno, será realizada no dia 14 de junho, sábado, das 14h às 22h, no Clube Okinawa: Av. Sete de Setembro, 1670. A festa terá comidas típicas, brincadeiras, musicais, quadrilha, bingo e bazar.  Os cupons fraternos custam R$10,00 e estão à venda na livraria do LELA e com os Grupos Arco-íris.  Eles dão direito a concorrer ao sorteio de prêmios: 1º) TV LED 40", 2º) Micro hi fi Semp Toshiba, 3º) panela elétrica; 4º) espremedor de laranja, 5º) edredom de casal. Informações nos sites http://www.luzeamor.org ou http://www.transitoriacasadocaminho.org.br.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Getulina – O Grupo Som & Imagem fez uma apresentação na segunda-feira, 2 de junho, no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – O Núcleo Assistencial Anália Franco (Rua Anália Franco, 365, Jardim City) e a Mocidade Espírita Anália Franco realizarão o Encontro de Psicografia e Arte Mediúnica no próximo domingo, 15 de junho, às 15h, em prol de: Centro Espírita Humberto de Campos (Rua Nacim Elias, 649, Morada do Sol – Araraquara/SP).  Informações pelos telefones (19)99728-8982 ou (11)2456 5531 ou pelo e-mail naanaliafranco@uol.com.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 5 de junho, quinta-feira, no Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mail contato@ceakholambra.org.
Jacareí O 11º. Encontro de Espiritismo de Jacareí está sendo realizado no período de 6 a 8 de junho, na Câmara Municipal de Jacareí. A programação conta com as presenças de Allan Vilches, Heloísa Pires, Magda L. Abreu, Romário de A. Mello, Pedro de Campos, Lygia Barbiere Amaral, Jairo Avelar, Magda L. Abreu, Luiz Pollicier, Jorge Rei, Afonso Moreira Jr., Marina Heck e Sebastião Camargo: Despertar da consciência.  Informações pelo telefone (12)99123-1277 ou pelo e-mail carlosmonteoliva@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Limeira – O seminário “Mocidade parceira” foi realizado no dia 7 de junho, sábado passado, às 15h, na AEEE Francisco de Paula Victor: Rua Armindo Tank, 80.  As palestras foram “O que é o DMUSE?”, com Giselle Mendes Polins; “O jovem e o mundo”, com Sandro Cosso.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lourdes – A programação do Mês Espírita do Centro de Estudos Tio Zeca, anexo à Entidade Assistencial Casa Vovó Jerônima, é esta:
11 – quarta-feira – Marco Antonio de Souza;
18 – quarta-feira – Eduardo Alexandre Geumaro;
25 – quarta-feira – Osvaldo Magro Filho.
Marília – O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mail nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição de maio/14 do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Presidente Prudente – No último domingo, 1º de junho, foi realizado o 2o Encontro Espírita que teve como tema central “Crescer à luz do evangelho”.  O evento foi organizado pela USE Intermunicipal de Presidente Prudente.  A programação contou com as presenças de Paula Zamp e Gabriel, Nazareno Feitosa, Lindomar Coutinho, Coral Amélia Bazan, Agnaldo Paviani, Sergio Santos, Lindomar Coutinho, Ditinha Calixto, Murilo Altafine, Pedro Bonilha e Evandro Oliva.  Informações no site www.useipresidenteprudente.com.
Santo André – A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) encerrará neste domingo, 8 de junho, das 9h às 12h, o curso “Formação de expositores”, com coordenação de José Juvêncio S. Junior.  Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– Anete Guimarães fez uma palestra no dia 3 de junho, no Centro Espírita O Consolador.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos Os expositores do mês de junho no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) é esta:
9 – segunda-feira – 20h – Margarete;
10 – terça-feira – 15h – Celina;
16 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
17 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
23 – segunda-feira – 20h – Paulo Roberto;
24 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto;
30 – segunda-feira – 20h – Hélcio.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
São Bernardo do Campo – Deusa Samú fez uma palestra no último domingo, 1º de junho, no Centro Espírita João Ramalho. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
São João da Boa Vista – Ismael Batista da Silva coordenou o seminário “Desmistificando as influências espirituais” no último domingo, 1o de junho, no Grupo Irmão Joseph. 
– Orson Peter Carrara fez um Encontro com Jovens no dia 7 de junho, sábado passado, às 17h, na Sociedade de Estudos Espíritas João Batista: Rua Oscar Janson, 34.  O tema foi “Projeto reencarnatório” e Orson fez uma atividade interativa com os jovens para compreenderem o processo de reencarnação.  Dinâmica e divertida, a atividade fazia pensar na maravilha de viver.  No mesmo dia, a partir das 20h, Orson fez uma palestra sobre o tema “Liberdade e progresso” na Rua Maneco Cabral, 99.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – O II Encontro Espírita de Jovens terá como tema “Aborto, à Luz do Espiritismo” e será realizado neste domingo, dia 8 de junho, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier: Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado.  A programação é esta: 8h30 – recepção e café fraterno; 9h – palestra: Eliseu Florentino da Mota Júnior: “Aborto à Luz do Espiritismo”.  Informações pelos telefones (17)98167-4755 ou 3033-4262.  Inscrições pelo e-mail cefcxriopreto@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Santo Antônio do Aracanguá – O Centro Espírita Amor e Luz receberá Ângela Pagan para uma palestra no dia 15 de junho, domingo, às 19h30.  O evento é uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)98114-2324.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tocantins
Palmas – No último domingo, 1º de junho, o Grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes realizou o seminário “A Dinâmica Familiar e seus desafios”, coordenado por Elydia Monteira.  Informações no site www.geabem.com.
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no site www.congresso.feetins.org.br.
Porto Nacional – O 1º Acamparte foi realizado nos dias 31 de maio e 1o de junho, na Chácara do Sr. Romário Leobas.  Puderam participar os Grupos de Juventude Espírita das seguintes cidades: Palmas (FEETINS, Grupo Espírita Bezerra de Menezes e Centro Espírita Caminho de Luz), Porto Nacional (Centro Espírita Caminheiros de Jesus), Paraíso (Centro Espírita Allan Kardec) e Miracema (Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo).  Informações com Júlia Brum, pelo telefone 9215 9757 e Paulo Pércio, 8453 0606.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
 
http://www.oconsolador.com.br/ano8/366/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário