a partir de maio 2011

sábado, 17 de maio de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-17-05-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

 Distrito Federal
Brasília – Nazareno Feitosa fez uma palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos” na última terça-feira, 13 de maio, no Grupo Espírita Fraternidade Casa do Vô, no Núcleo Bandeirantes.  Informações no linkhttp://nazarenofeitosa.blogspot.com.br/.
Riacho Fundo – Nazareno Feitosa fará uma palestra sobre o tema “Atendimento Espiritual e Terapia do Evangelho” na próxima sexta-feira, 23 de maio, às 20h, no Centro Espírita Jesus no Lar.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Amapá
Macapá – Alberto Almeida coordenará o workshop transpessoal “O amor pede passagem” neste domingo, dia 18 de maio, das 8h30 às 12h, no Teatro das Bacabeiras.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Amapá.  Informações pelo telefone 3224-1730 ou pelo e-mailsecretaria.feap@gmail.com.
 
 Amazonas
Manaus – Neste final de semana, dias 17 e 18 de maio, a partir das 14h30, está sendo realizado o Curso de Atualização para trabalhadores da Área Mediúnica na Federação Espírita Amazonense: Av. Pedro Teixeira, 365, D. Pedro. Informações pelo e-mail mediunidade.fea@gmail.com.
 
 Bahia
Salvador – As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Vitória da Conquista – A União Espírita de Vitória da Conquista realizará o 14º Encontro Espírita no período de 24 a 27 de maio, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.  No mesmo período, será realizado o 9º Encontro Espírita no Centro Espírita Caminho da Luz.  O tema desta edição será “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.
– O 18º Encontro Espírita teve como tema central “Pedi e Obtereis” e foi encerrado no último domingo, 11 de maio, no Centro Espírita Pena Branca.  O evento foi uma realização da União Espírita de Vitória da Conquista e faz parte do Calendário de Eventos: 150 anos d’O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Ceará
Fortaleza – A Federação Espírita do Estado do Ceará (Rua Princesa Isabel, 2) agendou as seguintes atividades para o mês de maio:
17 e 18 – sábado e domingo – palestras: Liszt Rangel e Eulália Bueno – “A busca do Evangelho Perdido”;
25 – domingo – 5º ENATE e 19º ENTRAME; 1ª oficina de ESDE – palestra com Sônia Arruda: “A influência das lições do ESDE nos relacionamentos intra e interpessoal dos participantes”; visita da FEB: Encontro Regional de federativas (Bahia, Ceará, Pernambuco e RN).
Informações pelo telefone (85)3212-4268.
 
 Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Pirenópolis – Nazareno Feitosa fará uma palestra no próximo domingo, 25 de maio, às 19h.  Informações com Edimar e Viviane ou pelo e-mailvivi.macchado@yahoo.com.br.
 
 Maranhão
Balsas – No período de 23 a 25 de maio será realizado o Encontro de Trabalhadores de Espíritas da Cidade de Balsas.  Esta edição terá como tema central “Os 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e será organizado pela Federação Espírita do Maranhão.  Informações no site www.femar.org.br.
 
 Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
 
 Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – Neste domingo, 18 de maio, das 12h às 15h, será realizado o 2º Almoço Beneficente Italiano no Salão de Festas Rina: Rua Cambuquira, 125, Carlos Prates.  O evento será em prol do INEDE: Instituto Espírita de Divulgação do Evangelho.  Informações no sitehttp://ww.inede.com.br.
– A AME BH – Regional Noroeste – realizará o Curso de Expositores da Doutrina Espírita todo domingo, das 14h às 18h, no período de 18 de maio a 8 de junho, na Fraternidade Espírita Caravana de Luz: Rua Bela Vista, 105, Padre Eustáquio.  Inscrições no e-mail amenoroeste@yahoo.com.br ou com Toninho, pelo telefone (31)9241-1496.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– A Casa de Caridade Herdeiros de Jesus (Rua Sete Lagoas, 274, Bonfim) realizará no dia 25 de maio, domingo, duas atividades especiais.  Às 15h, será apresentada a peça “Mesas girantes” pelo grupo da Mocidade Espírita Paula de Jesus e, em seguida, a partir das 16h, será realizado o seminário “Chico Xavier”, com John Harley.  Os organizadores solicitam que todos façam doação de água sanitária, detergente e sabão em pó.  Inscrições no sitewww.herdeirosdejesus.org.br/noticiais/seminarios ou pelo telefone (31)3444-7222.
Barão do Monte Alto – Regina Felizardo fez uma palestra sobre o tema “A família universal” no dia 12 de maio, segunda-feira, no Centro Espírita Seareiros da Paz.  O evento foi uma realização da Aliança Municipal Espírita de Muriaé e fez parte do XV Mês de Palestras.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barbacena – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita A Caminho da Luz (Rua Dário de Oliveira Lima, 99, Bairro Campo, primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi), é esta:
20 – terça-feira – 19h30 – Manoel Soares;
27 – terça-feira – 19h30 – Marli Gava.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Eugenópolis – Neste domingo, 18 de maio, às 19h, Esmeralda Olivier Pinto estudará o tema “Desequilíbrio no lar” no Centro Espírita Luz no Caminho: Rua Olegário Cruz Reis, 17.  O evento é realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé e faz parte do XV Mês de Palestras.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Juiz de Fora – No dia 24 de maio, sábado, das 9h às 18h, será realizado o 9o Fórum Espírita na Sede Social do Tupi Futebol Clube: Rua Calil Ahouag, 332.  O tema desta edição será “Morte é vida. Quem duvida?”.  O evento contará com as palestras: Alexander Moreira Almeida – “Morte é vida. Quem duvida?”; Jader Sampaio – “Morrer: quando?”; Angélica Maia – “Educação para a morte”.  Inscrições na Casa Espírita: Rua Sampaio, 425; na Ame livro: Rua Espírito Santo, 644 ou pelo e-mail contato@fejf@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de maio da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” é esta:
23 e 24 – sexta-feira e sábado – Palestras de Eduardo Valério e lançamento do folder histórico dos 40 anos da Casa;
27 – terça-feira – Compositores do Além.  Cantores do Caminho e Convidados;
30 e 31 – sexta-feira e sábado – Palestras de Nei Prieto Peres.
– A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo sitewww.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail pararadioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Muriaé – A Aliança Municipal Espírita realiza o XV Mês de Palestras no mês de maio e tem como tema central “Família”.  A programação é esta:
18 – domingo – 18h – Rogério Coelho: O idoso e a relação familiar – GFE André Luiz – Rua Zuleida da Silva Pinto, 65, Joanópolis;
19 – segunda-feira – 20h – Célia Freitas: Família e os desafios do mundo – GEF Irmã Sheila: Rua Capitão Felisberto, 60, Barra;
22 – quinta-feira – 20h – DVD com Divaldo Pereira Franco: Família e suicídio – Centro Espírita Seara da Esperança: Rua Divino, 29, Santa Terezinha;
26 – segunda-feira – 20h – Alcione Andies Lopes: Família com Jesus, alicerce da humanidade – Centro Espírita Anjo Gabriel: Travessa dos Expedicionários, 26.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palma – No último domingo, 11 de maio, Silvana Santos fez uma palestra sobre o tema “O lar como escola de educação do ser humano”, no Núcleo Espírita A Caminho da Luz.  O evento foi uma realização da Aliança Municipal Espírita de Muriaé e fez parte do XV Mês de Palestras.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Patrocínio de Muriaé – No próximo domingo, 25 de maio, às 19h, o Centro Espírita São Vicente de Paulo (Rua Maximiano Fraga, 82) realiza o XV Mês de Palestras apresentando o DVD com Divaldo Pereira Franco: “O plano de Deus para a família”.  Finalizando o mês, no dia 31 de maio, sábado, às 19h, Pedro Falcão estudará o tema “Família, amor maior não há” no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Vereador Lincoln C. Campos. O evento será realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sabará – O 3o Encontro de Tarefeiros Espíritas terá como tema central “Como conciliar compromissos e deveres com trabalho responsável com Jesus” e será realizado no próximo domingo, 25 de maio, das 8h30 às 12h, na Agremiação Espírita Casa do Caminho: Rua Coronel Jacinto, 05, Centro.  O evento será coordenado por Angelina Motta Sales.  Inscrições pelo telefone 8604-3485 ou pelo e-mail claudiafbf13@yahoo.com.br.
Santo Antônio do Glória – João Eduardo Ornelas trabalhará o tema “Formação da família” no dia 21 de maio, quarta-feira, às 19h, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade. O evento é uma realização da Aliança Municipal Espírita de Muriaé.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos Dumont – No dia 25 de maio, domingo, das 10h às 11h, será realizada uma reunião do Grupo de Estudos Joanna de Ângelis que terá como tema “Obra: Jesus e atualidade” no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis: Estrada Mantiqueira x Patrimônio dos Paivas, km 01, Mantiqueira.  Informações pelos telefones (32)3251-3818 ou 9972-0593 ou pelo e-mailpalmont@sdnet.com.br.
Uberaba – Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoioesde.gecs@gmail.com, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 1º Encontro Regional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo foi realizado no dia 17 de maio, sábado, no Auditório da FUNEPU: Av. Getúlio Guarita, 331 e Centro Educacional da UFTM: Av. Getúlio Guarita, 159.  A programação contou com as presenças de Jader Sampaio, Ozíris Borges Filho, Alexandre Caroli Rocha e Cintia Alves da Silva.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscreverem no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail: femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
 
 Paraíba
Cajazeiras – O XXIII Encontro de Juventudes Espíritas do Alto Sertão terá como tema central “O Jovem e a Formação da Identidade Espírita” e será realizado no próximo final de semana, dias 24 e 25 de maio.  Estão confirmadas as presenças de Otávio Aguiar, Iara Machado e Alisson Guedes.  Organização: Federação Espírita Paraibana.  Informações no sitewww.fepb.org.br.
 
 Paraná
Curitiba – Maria Leonides Mees Rabel coordenará o seminário “A tarefa de irradiação no Centro Espírita” no próximo sábado, 24 de maio, das 15 às 19h, no Grupo Espírita de Caridade Meimei: Rua Ângelo Massignan, 602. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 7º EMME: Encontro Mundial de Magnetizadores Espíritas será encerrado neste domingo, 18 de maio.  O evento contará com a presença de Jacob Melo.  Informações no site http://gemcaritas.wix.com/gem, pelo e-mailemme7curitiba@yahoo.com.br ou pelo telefone (41)9990-9336.
– Cleber Pertel fez palestra sobre o tema "Maria, Mãe de Jesus" no Teatro da FEP, no último domingo, dia 11 de maio.
– Mary Ishiyama fez o Seminário "Como divulgar a Doutrina Espírita" no Auditório da Sede Histórica da FEP, nos dias 14 e 15 de maio, quarta-feira e quinta-feira.
– No dia 17 de maio, sábado, das 13h às 19h30, Danilo Allegretti e Marli Sokoloski ministraram a 8ª aula do curso de Qualificação de Trabalhadores da Mediunidade, na sede da FEP.
Arapongas – Allan Vilches fez uma palestra musical na Casa Espírita A Caminho da Luz, no dia 14 de maio, quarta-feira.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec promove em maio, em sua sede na Rua Pará, 292, seu tradicional ciclo de palestras, às quartas-feiras, a partir das 20h30.
Eis os palestrantes convidados para as próximas quartas-feiras:
21, Sônia Janene (Londrina, PR)
28, Dorotheia Cristina Ziel Silveira (Londrina, PR).
Foz de Iguaçu – Começou ontem, dia 17 de maio, às 20h, em Medianeira, com palestra proferida por Márcia Edith Pinto, a IX Semana Espírita de Foz do Iguaçu e região, que se estenderá até o outro sábado 24 de maio, em Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e em Foz.  A IX Semana tem o objetivo de comemorar os 150 Anos do lançamento de "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Semana Espírita que leva o nome de: "JESUS, Modelo e Guia da humanidade".
Eis os palestrantes e os locais do evento, que é promovido pela 13ª URE - União Regional Espírita, braço doutrinário da FEP - Federação Espírita do Paraná:
dia 18, às 20h – Enrique Eliseo Baldovino, no CEFAS – Centro Espírita Francisco de Assis – Rua Rio Grande do Sul, 413 – Foz do Iguaçu. Tema: O Evangelho de Jesus e os doze apóstolos.
dia 19, às 20h30 – Sóstenes Carvalho Cornélio, no CEAK – Centro Espírita Allan Kardec – Rua Padre Bernardo, 1444 - Sta. Terezinha de Itaipu. Tema: Por que mais um Evangelho?
dia 20, às 20h – Ricardo Segundo, no CEPAC - Centro Espírita Paz, Amor e Caridade – Rua Quintino Bocaiuva, 1156 – Foz do Iguaçu. Tema: Evangelho – O livro da esperança. 
dia 21, às 20h – Ângela Matté, no CEAE - Centro Espírita Aprendizes do Evangelho – Av. Araucária, 1090 – Foz do Iguaçu. Tema: O que é o Evangelho segundo o Espiritismo?
dia 22, às 20h – Suely Caldas Schubert, no CEPAC - Centro Espírita Paz, Amor e Caridade – Rua Quintino Bocaiuva, 1156 – Foz do Iguaçu. Tema: Nas fronteiras da Nova Era.
dia 23, às 20h – Suely Caldas Schubert, no CEOM - Centro Espírita Os Mensageiros – Rua Padre Montoya, 454 – Foz do Iguaçu. Tema: A vivência cristã na Idade Média.
dia 24, às 20h – Maria Helena Marcon, no CEPAC - Centro Espírita Paz, Amor e Caridade – Rua Quintino Bocaiuva, 1156 – Foz do Iguaçu. Tema: O Evangelho segundo o Espiritismo – Cristo de retorno aos corações.
– No próximo domingo, 25 de maio, das 9h às 12h30, Maria Helena Marcon coordenará o seminário “Compromisso na exposição espírita” no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho: Av. Araucária, 1090, Vila A. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Londrina – Realiza-se neste domingo, dia 18 de maio, das 9h às 12h30, no Centro Espírita Nosso Lar, mais um encontro da Inter-Regional Norte, evento anual, promovido pela Federação Espírita do Paraná, com a participação das Casas Espíritas das UREs: 4ª, 5ª, 6ª e 16ª.  O tema deste ano é “O movimento espírita ante a nova era”.
– Osny Galvão fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, neste domingo, 18 de maio, às 9h30.
- Nina Costa fará palestra sobre o tema "A extraordinária vida de Benedita Fernandes" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 20 de maio, às 9h. 
– David de Oliveira fará palestra sobre o tema "A paz de Cristo" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 21 de maio, quarta-feira, às 20h.
- Osny Galvão fará palestra no Centro Espírita Caminho de Damasco, na Rua Adriano Marino Gomes, 1080, no dia 23 de maio, às 20h.
- Nina Costa fará palestra sobre o tema "Maria de Nazaré" no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411, no dia 23 de maio, às 20h.
- Ulisses Fernando da Cruz Oliveira fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 24 de maio, às 14h30. 
- No dia 24 de maio, das 17 às 19h, realiza-se a CONARTE - Confraternização da Arte Espírita, na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42. A CONARTE é um encontro com apresentações artísticas, cujo objetivo é levar a arte espírita a todas as Casas Espíritas de Londrina e região. Podem dela participar todos os que fazem o trabalho ligado às artes em geral: música, poesia, teatro.
- Osny Galvão fará palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206, no dia 24 de maio, às 17h.
- Naudemar Nascimento fará palestra no Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Jayme Americano, 728, no dia 24 de maio, às 20h.
- Alexandre Xavier de Camargo fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 25 de maio, às 9h30. 
- Adriane Cunha ministrará o seminário “Sede perfeitos" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no dia 25 de maio, às 9h45.
- Leonardo Cassanho Forster fará palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira na Rua Benedicto Sales, 42, no dia 25 de maio, às 10 horas.

– No dia 31 de maio, sábado, às 19h30, começa o Curso de Instrutores do ESDE – Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita – no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina. O curso é aberto a quem estiver cursando o último ano do ESDE e demais trabalhadores da Casa.
Mandaguari – Allan Vilches fez palestra musical na União Espírita Allan Kardec, no dia 15 de maio, quinta-feira.
Maringá – Marco Negrão (Curitiba-PR) fará palestra sobre o tema "Instrumento do Espírito" no dia 22 de maio, quinta-feira, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
– Luiz Maurício Resende (Ponta Grossa-PR) fará palestra sobre o tema "O Espiritismo e o Evangelho de Cristo" no dia 29 de maio, segunda-feira, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
– Miguel de Jesus Sardano (Santo André-SP) fez palestra sobre "A verdadeira propriedade", no dia 15 de maio, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
Rolândia – Prossegue no dia 31 de maio, às 15h, a programação do Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis), sob coordenação de Alexandre Xavier de Camargo – Local: Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.  O tema de maio será “A conquista do Self; Mecanismos de fuga do ego”.
– Allan Vilches fez palestra musical na Casa da Prece Chico Xavier, no dia 12 de maio, segunda-feira, às 19h30.
– Joaquim Norberto de Camargo fez palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, no dia 15 de maio, quinta-feira.
- Célia Xavier de Camargo fará palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré na Rua Maria de Nazaré, 200, no dia 22 de maio, às 20h30.
Santa Terezinha do Itaipu – Dentro da programação da IX Semana Espírita de Foz do Iguaçu e região, no dia 19, às 20h30, Sóstenes Carvalho Cornélio falará no CEAK – Centro Espírita Allan Kardec – Rua Padre Bernardo, 1444, sobre o tema:  Por que mais um Evangelho?
Sertanópolis – Realiza-se na Casa Espírita O Bom Samaritano, na Rua Goiás, 290, o Mês Espírita de Sertanópolis. No dia 15 de maio, Ana Lúcia e Paulo Cruz fizeram palestra sobre o tema "A inconsciência e o medo da morte".  Idessânia Nazareth Costa fará palestra sobre o tema "Maria" no dia 22 de maio, quinta-feira, às 20h.  Júpiter Villoz Silveira fará palestra sobre o tema "Brilhe a vossa luz", no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h.
 
 Pernambuco
Recife – O seminário “O Espírito no Tempo” será realizado neste domingo, dia 18 de maio, no Auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco.  A programação contará com as participações de Heloísa Pires: “O Homem no Seu Tempo”; Dora Incontri: “O Ser e a Educação no Tempo”; Wilson Garcia: “O Homem Além do Seu Tempo” e Gesler Carlos West: “O Ser e Sua Ação no Tempo”.  O evento é uma realização do Grupo Espírita Seara de Deus.  Informações e inscrições pelos telefones (81)3424-7382, 3432-4606 ou 3434-1128 ou, ainda, pelo e-mail searadedeus@searadedeus.org.
– O VIII Encontrame (Encontro das Associações Médico Espíritas do Norte e Nordeste) e o III Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade de Pernambuco têm como tema central “Saúde, Ciência e Evangelho” e serão encerrados neste domingo, 18 de maio.  Informações: site www.ame-epe.blogspot.com ou e-mail encontrame2014@gmail.com.
– Neste domingo, 18 de maio, das 9h às 12h, o Núcleo Espírita Jesus no Lar (Rua Vital Brasil, 62) realizará o Simpósio “Práticas Estranhas na Casa Espírita”.  O evento contará com a presença de Xerxes Luna e será realizado pela FEP – Federação Espírita Pernambucana.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No próximo domingo, 25 de maio, das 14h30 às 17h30, Eulália Bueno coordenará o seminário “Superando a ansiedade” na SINTEPE: Rua General José Semeão, 39, Boa Vista.  Informações pelos telefones 9910-6438, 9608-0672, 8583-4470 ou 3428-9869.
Jaboatão dos Guararapes – No próximo sábado, 24 de maio, das 14h30 às 18 h, o Grupo Espírita Amor ao Próximo (Rua Zelindo Marafante, 45, Piedade) realizará o seminário “As dores da alma”.  Os facilitadores serão Eulália Bueno & Liszt Rangel.  Informações pelo telefone (81)3341-5859.  O evento será realizado em prol da ASSEUF – Associação Espírita União e Fraternidade.  Os ingressos podem ser adquiridos na Banca Espírita: Praça do Diário, Recife, telefone (81)3424-7382; na UNILUZ – União Espírita Caminho da Luz: Rua Sá e Souza, 1415, Boa Viagem, telefone (81)3462-3847; na SOESCA – Casa do Caminho, Loteamento Cidade Garapu – Cabo de Santo Agostinho (PE_; GEAP – Grupo Espírita Amor ao Próximo: Rua Zelindo Marafante, 45, Piedade; ASSEUF – Associação Espírita União e Fraternidade: Rua Eládio Ramos, 42.  Informações pelo e-mail asseuf@hotmail.com.
São Vicente Férrer – O INTECEPE – Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco – será realizado neste domingo, 18 de maio, das 9h às 17h, na Escola Estadual Professor Joao Barbosa de Almeida: Rua João de Araújo, s/n e contará com o apoio do Centro Espírita José Henrique.  A programação é esta: 8h30 – Recepção e credenciamento; 9h – Abertura do evento pelos anfitriões e pela Equipe FEP – Prece Inicial; 9h15 – Djanice França: “O que representa o Espiritismo para a Humanidade?”; 10h15 – Intervalo; 10h30 – Continuação do Simpósio; 11h30 – Participação do Público – Perguntas e respostas; 12h – Almoço; 13h30 – Reuniões Setoriais – Evangelização de Infância e Juventude (DIJ); Estudos Sistematizado e Aprofundado da Doutrina Espírita (ESDE e EADE); Assistência e Promoção Social Espírita (DAPSE); Mediunidade – Estudo e Prática; Atendimento Fraterno e Passe Espírita (DAE); Comunicação Social Espírita (DECOM) e Momento com os presidentes das casas espíritas presentes; 15h30 – Intervalo; 16h – Continuação das reuniões setoriais; 17h – Plenária – Relatórios dos coordenadores das reuniões setoriais; 17h30 – Encerramento das Atividades. Despedidas. Prece Final.  Informações com Claudivan Santana, pelo telefone (81)9854-4832 e Alexandre Arcanjo, 8810-3374 ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A programação de palestras do mês de maio na Associação Espírita Francisco de Assis (Rua Capitão Bragança, 80, Higienópolis) é esta:
19 – segunda-feira – 15h – Benjamim Carvalho: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Antônio de Pádua: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
20 – terça-feira – 9h – Alberto Jorge: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
21 – quarta-feira – Carlos Antônio: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Regina Célia: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
26 – segunda-feira – 15h – Kátia Lima: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Marcos Portella: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
27 – terça-feira – Maria Tereza Rodrigues: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30: Orlando Luiz: “Preces para os irmãos desencarnados”;
28 – quarta-feira – 19h30 – Rosangela Prata: “Bem-aventurados os misericordiosos”.
Informações pelo e-mail gadelhachagas@ig.com.br.
 A Associação Espírita Obreiros do Bem, mantenedora do Hospital Pedro de Alcântara, realizará neste domingo, 18 de maio, às 11h, uma palestra com Paulo Cesar Fructuoso sobre o tema “A face oculta da medicina” e, a partir das 13h, para o Almoço Beneficente em prol do Hospital.  Convites à venda no local por R$18,00, refrigerantes grátis e sobremesas a R$3,00.  Os organizadores aceitam doações de farinha de trigo, pó de café e Cremogema.  O evento será realizado na Rua Santa Alexandrina, 667, Rio Comprido.  Informações pelos telefones (21)3293-2400 ou 2273-3366 ou nos siteswww.aeob.org.br ou www.hospitalpedrodealcantara.com.br.
– O 1º Encontro de Saraus da Ilha do Governador – Concurso de Poesias – terá como tema das poesias: “Elbe de Holanda” e será realizado no dia 31 de maio, sábado, das 16h às 20h, na Lona Cultural Renato Russo: Parque Manuel Bandeira, Cocotá, Ilha do Governador.  A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares: Troféus e mais um pequeno Banner contendo sua poesia, autor, a classificação da mesma e certificado de participação.  Os demais classificados, do 4º até o 20º lugar: Diploma de participação.  Poderão ser dadas medalhas para “Menções Honrosas” e “Menções Especiais”.  Informações no linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Elbe_de_Holanda.
– O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Rua dos Inválidos, Centro) encerrará neste domingo, 18 de maio, o VI Encontro de Multiplicadores do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). Informações:equipesead@ceerj.org.br e www.ceerj.org.br.
– O XVIII Encontro sobre a “Vida e Obra de Eurípedes Barsanulfo e o ato de servir” será realizado neste domingo, dia 18 de maio, das 9 às 17h, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Gazeta da Tarde, 235, Taquara.  Informações pelo telefone (21)2446-8108, pelo e-mail ceeb@ceeb.org.br ou no site www.ceeb.org.br.
– O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos siteswww.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.com ou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– Andrei Moreira fez uma palestra sobre o tema “Homoafetividade” no último sábado, 17 de maio, às 15h, na sede do CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Nazareno Feitosa coordenou o seminário “O Evangelho e o desafio da autoiluminação” no dia 17 de maio, sábado, das 15h às 18h, na A.E. Cabana de Antônio de Aquino: Av. Paula e Souza, 298.  O evento foi realizado em comemoração aos 80 anos da Cabana.
– José Henrique Rubim de Carvalho fará uma palestra sobre o tema “O amor de Clarêncio” neste domingo, 18 de maio, das 19h30 às 20h30, no Centro Espírita Luz e Fraternidade: Rua Capitão Bernardo de Souza, s/n, Cantagalo.  No último sábado, 17 de maio, das 13h30 às 15h, José Henrique tratou do tema “O hormônio do amor e o circuito da recompensa para amar” no ICEB – Instituto de Cultura Espírita do Brasil: Rua Ibituruna, 53, Maracanã.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araruama – Terezinha Lima fará uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 20h, na Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 52, Parque Hotel.  Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Armação de Búzios – O seminário “Neuroplasticidade autodirigida: você pode mudar se quiser” foi coordenado por Anete Guimaraes e realizado no último sábado, 17 de maio, das 15h às 19h, no Centro Espírita Chico Xavier: Av. Rio Branco, 194, Vila Caranga.  Informações pelo e-maildivulgação@cetj.org.br.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – “O evangelho aplicado aos problemas cotidianos” foi o tema da palestra que Terezinha Lima fez no dia 16 de maio, sexta-feira, no Centro Espírita Amor e Caridade.  Terezinha estudará o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” neste domingo, dia 18 de maio, às 19h, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Rua Teixeira e Souza, Centro. Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
– Neste domingo, 18 de maio, das 9h às 13h, Anete Guimaraes coordenará o seminário “A mente e a evolução do Espirito” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Av. Teixeira e Souza, 448, Centro.  Informações pelo e-maildivulgação@cetj.org.br.
Duque de Caxias – O Grupo de Cultura Espírita Jesus de Nazaré (Rua Marechal Hermes, 602, Vila São Luiz) realizará o Curso de Fluidoterapia no dia 24 de maio, sábado, das 9h às 12h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Maio é o Mês da Família e a programação de palestras do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes (Rua Augusto dos Anjos, s/n, Quadra 77, Lote 9, Bairro 25 de agosto) é esta:
20 – terça-feira – Henrique Fernandes: A mágoa;
27 – terça-feira – Vera Lucia de Souza: A paciência na convivência amorosa.
Niterói – O 13º Feirão Beneficente Pró Casa Maria de Magdala, em prol do Hospital Beneficente para Adultos e Crianças com AIDS, será realizado no dia 25 de maio, domingo, das 9h às 18h, no Centro Educacional de Niterói: Rua Itaguaí, 173.  O evento contará com momentos de arte com: Geraldo & Julia, Mario Borges, Marcos Joni, Arte e Consciência, Thiago Brito, Coral do Centro Educacional de Niterói, Robson Ribeiro, Grupo Vozes do Caminho, Marcelo Daimom, Carlinhos Conceição e Anatasha Meckenna.  A entrada é franca.
– O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para a palestra “Educar os filhos – compromisso inadiável”, com Lúcia Moysés, no próximo domingo, 25 de maio, às 17h.  A palestra será realizada na sede do NECX: Rua Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60, Praia de Piratininga.  Informações no blog nucleo-chicoxavier.blogspot.com.
– A programação do mês de maio do CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua (Rua Visconde de Sepetiba, 426, Centro) é esta:
19 – segunda-feira – 19h – Eduardo Machado: O perdão;
20 – terça-feira – 17h – Adriane Victer: A ingratidão;
26 – segunda-feira – 19h – Allaim Calid: A nova era;
27 – terça-feira – 17h – Ruthinha Pessanha: tema livre.
Informações pelo e-mail ceapadua@gmail.com.
Nova Iguaçu – O Grupo Espírita Humildade e Caridade (Rua Flora Araújo, 433, Andrade de Araújo) realizará neste domingo, dia 18 de maio, das 10h às 12h30, o seminário “Mediunidade, animismo e depressão”, que será coordenado por Nazareno Feitosa.  Na ocasião será realizado um almoço para as mães, com apresentação de Tinoco e Guto.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – Terezinha Lima fará uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” na próxima terça-feira, 20 de maio, às 19h, no Centro Espírita Suave Caminho: Rua Miracema, 185, Jardim Marileia.  Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
– No último sábado, 17 de maio, das 8h30 às 17h, foi realizado o curso “Gerenciamento ambiental” na Fundação Joanna de Ângelis: Rua Vassouras, 20, Jardim Marileia.  A programação contou com as presenças de Rafael Amim, Marcelo Pessoa de Barros, João Luiz Nato, José Luiz dos Santos Pontes e Luiz Carlos Carvalho de Almeida.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No período de 10 a 13 de maio, a Casa Espírita Suave Caminho realizou a Jornada Comemorativa dos 30 anos, com o tema central “Fora da Caridade não há salvação”.  A programação contou com as presenças de Coral Suave Caminho, Anete Guimarães, Marcelo Turra, Jamiro dos Santos Filho, Antônia Freitas e Liszt Rangel.  Informações pelo e-mailcesuavecaminho@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – O 35º Conselho de Unificação Espírita São Pedro da Aldeia – Iguaba Grande convidou André Cantarelli para coordenar o seminário “A loucura sob um novo prisma”, baseado no livro de Bezerra de Menezes, no dia 25 de maio, domingo, a partir das 9h, no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações pelo e-maildivulgacao35oceu@gmail.com ou pelo telefone (22)99905-7829.
– Na última quinta-feira, 15 de maio, Terezinha Lima fez uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” na Sociedade Espírita Fraternidade.  Terezinha coordenou o seminário “Jesus – guia e modelo” no dia 17 de maio, sábado, às 15h, no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Neste domingo, dia 18 de maio, às 9h, Terezinha coordenará o seminário “Evangelho – terapia do amor” no Grupo Espírita Francisco de Assis: Rua Manoel Ribeiro, 143, Porto da Aldeia.  Finalizando o ciclo de palestras, a expositora estudará o tema “O evangelho aplicado aos problemas cotidianos” no dia 21 de maio, quarta-feira, às 19h, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de maio no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
21 – quarta-feira – 19h – Terezinha Lima: O Evangelho aplicado aos problemas do cotidiano;
28 – quarta-feira – 19h – Daniel Pavam: A parábola do tesouro escondido e da pérola.
Saquarema – Terezinha Lima fez uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” no dia 14 de maio, quarta-feira, no Centro Espírita João Evangelista.  Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
 
 Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Neste final de semana, dias 17 e 18 de maio, o Grupo Libertação A Nossa Casa está realizando o 2º Humanizar e conta com a participação da Casa dos Espíritos Editora e da palestra “Antes de construir reforme a si mesmo”, proferida por Marcos Leão. Inscrições e informações pelo telefone (51)9696-2794, pelo e-mail ic_so@hotmail.com ou no sitewww.nossacasa-rs.com.br
Campo Bom – No próximo sábado, 24 de maio, às 14h, Gerson Simões coordenará o mini seminário “Autoconhecimento para o progresso moral” na Sociedade Espírita Fonte de Luz: Rua Aimorés, 86.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Canoas – Gerson Simões fará uma palestra sobre o tema “Aqui se faz, aqui se repara” no dia 24 de maio, às 17h, na Associação Espírita Caridade: Setor 5, quadra R, casa 03, parada 8, Bairro Guajuviras.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Caxias do Sul – A IX Jornada da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha teve como tema central “A consciência quântica” e foi realizada nos dias 16 e 17 de maio, sexta-feira e sábado, no Teatro da UCS.  A programação contou com as presenças de André Luiz Ramos, Roberto Lucio de Souza, Rogério Pereira e Victorio Turconi.  Informações: sitewww.ameserragaucha.com.br; e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Esteio – Gerson Simões fará duas palestras na cidade.  A programação é esta:
23 – sexta-feira – 20h – Reencarnação é possível provar – Sociedade Espírita Ponto de Luz: Rua da Constituição, 153, Bairro Premen;
25 – domingo – 9h – minisseminário: Prevenção de suicídio – Sociedade Espírita União faz a Força: Rua José Martins, 1109, Parque Tamandaré.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Igrejinha – Na próxima quarta-feira, 21 de maio, às 20h, Gerson Simões fará uma palestra sobre o tema “Princípios fundamentais do Espiritismo” no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Dona Lídia, 485.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
São Leopoldo – Na próxima quinta-feira, 22 de maio, às 15h, Gerson Simões tratará do tema “O que a Bíblia não falou sobre Jesus” na Sociedade Espírita Luz, Fé e Caridade: Rua Bela Vista, 89, Bairro Fião.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sapucaia do Sul – “Reencarnação: é possível provar” será o tema da palestra que Gerson Simões fará no dia 22 de maio, quinta-feira, às 20h, na Sociedade Espírita Dom Tomé Luiz de Souza: R. Dom Carlos, 327.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taquara – Gerson Simões fará duas palestras na cidade e a programação é esta:
20 – terça-feira – 20h – Centro Espirita Dom Feliciano: Rua 17 de julho – “Aqui se faz, aqui se repara”;
21 – quarta-feira – 15h – Centro Espírita Irmã Dalva: Rua General Frota, 2206 – “Reencarnação: é possível provar”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Triunfo – No próximo domingo, 25 de maio, às 14h, Gerson Simões coordenará o minisseminário “Autoconhecimento para o progresso moral” na Câmara de Vereadores: Rua Prof. Coelho de Souza, 210.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ji-Paraná – A Feira do Livro Espírita será realizada no período de 18 a 30 de maio, das 8h às 14h e das 20h às 22h, na Praça Dom Bosco.  Nos dias 31 de maio, das 8h às 22h e 1º de junho, das 8h às 12h, a Feira será realizada no Teatro Dominguinhos.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – Neste domingo, 18 de maio, às 18h e às 20h, será encenada, no Teatro Ademir Rosa, a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade”.  Informações no teatro, pelo telefone 3664-2628 ou 8426-5235 ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– No período de 11 de março a 27 de maio, de terça-feira a sexta-feira, às 18h15, está sendo realizado o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças Pequenas “Cuidando do futuro”, na Casa Lar do Caminho.  O curso conta com o apoio de ACIF: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Programa de Apoio a Projetos.  Informações pelo e-mailcasalarluzdocaminho@gmail.com.
– No dia 17 de maio, sábado passado, o Centro de Estudos Espíritas Caminho da Luz realizou o III Seminário CEECAL, cujo tema central foi “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”.  O evento contou com as presenças de Sidney Lourenço, Sergio Luiz da Silva Lopes, Gerson Tavares e Simone e Creu. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A ABMA: Associação Brasileira de Medicina Antroposófica encerrou o módulo 13 do 7º Curso Básico de Antroposofia: Cuidados Paliativos e terminalidade, no último domingo, 11 de maio.  Informações pelo e-mailabma.sc@abmanacional.com.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  As inscrições estão abertas e custarão R$70,00 até o dia 30 de junho.  Entre no site www.foreblu.org.br e faça sua inscrição.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio na CEIL: Comunidade Espírita Irmã Lúcia Recanto do Saber (Rua Engenheiro Odebrecht, 87, Garcia) é esta:
18 – domingo – “Para as coisas que nem sempre são conforme se apresentam”;
21 – quarta-feira – “Cada criatura traz o destino que organizou para si mesmo”;
25 – domingo – “Haja o que houver, permaneça confiando”;
28 – quarta-feira – “Ama, portanto, tudo e todos”.
Informações no site www.ceil.com.br ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
– O ENGESC: Encontro de Educadores Espíritas tem como tema central “As realidades atuais e os desafios da educação” e será encerrado neste domingo, 18 de maio, no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Rua Gustavo Budag, 96, Velho. As atividades de encerramento são estas: 8h: abertura; 8h30: atividades; 9h30: oficinas; 10h40: intervalo; 10h40: atividades; 11h40: encerramento; 12h10: término.  A programação contou com a presença de Daniel Naschenweng.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 17 de maio, às 17h, foi encenada a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade” no Teatro Carlos Gomes. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Joinville – Na última sexta-feira, 16 de maio, foi encenada, no Teatro Juarez Machado, a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lages – A peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade” foi encenada no dia 15 de maio, quinta-feira, no Teatro Municipal Marajoara.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 São Paulo
São Paulo – A programação de palestras do mês de maio na Associação Espírita Mensageiros de Luz (Rua Emb. Dora de Vasconcellos, 613, Jardim Martini), com Manolo Quesada, é esta:
20 – terça-feira – 19h30 – “Obsessão – Parte 3”;
27 – terça-feira – 19h30 – “Obsessão – Parte 4”.
– Wanyr Caccia fez duas palestras musicadas no último domingo, 11 de maio, no Núcleo Espírita Segue a Jesus e no Grupo Assistencial Espírita Maria Dolores.  Wanyr se apresentou na última segunda-feira, 12 de maio, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho. No dia 15 de maio, quinta-feira, Wanyr fez uma apresentação no Centro Espírita A Caminho da Luz.  Finalizando a semana, Wanyr se apresentará neste domingo, 18 de maio, às 20h, no Grupo Espírita Irmã Clementina: Rua Platina, 270, Tatuapé.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– Neste domingo, 18 de maio, às 16h, Plínio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “O sorriso é contagiante, passe essa ideia adiante” no Centro de Estudos e Preparação Espírita Gustavo de Alencar: Rua Arco Verde, 318, Vila Guilhermina.  A harmonização musical será realizada por Allan Vilches.  Informações pelo e-mail prevenciodonto@yahoo.com.br
– Vansan fez uma palestra musicada na última quinta-feira, 15 de maio, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho.  Neste domingo, 18 de maio, às 9h, Vansan fará uma palestra no Centro Espírita A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Centro.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– Vansan fará uma palestra musicada no dia 21 de maio, quarta-feira, às 20h, na Coligação Espírita: Rua Batuíra, 297, Vila Mercês.  No dia 23 de maio, sexta-feira, Vansan se apresentará no Centro Espírita Lírios do Campo: Av. José Rodrigues Mano, 29, Biritiba Mirim.
– A Abrape (Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros) realizará no dia 24 de maio, das 9h às 17h, o Workshop Abrape “Trabalhando os sonhos criativamente” com Jussara Dantas e coordenação de Carolina S. Medeiros.  Informações pelos telefones (11)3081-1464 ou 3898-2139, pelo e-mailabrape@gmail.com ou no site www.abrape.org.br.
– Irvênia Prada fará uma palestra sobre o tema “Animais e espiritualidade” na próxima quarta-feira, 21 de maio, às 18h30, no Anfiteatro Clóvis Salgado – Edifício de Ciências Biométricas: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino.  O evento é uma realização do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e do Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Adão Nonato, Severino Celestino e Marlene Nobre coordenarão o seminário “Nos passos do Mestre – a essência dos ensinamentos de Jesus sob o prisma abrangente da Doutrina Espírita” no próximo sábado, 24 de maio, no Teatro Santo Agostinho: Rua Apeninos, 118, Liberdade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Casa da Esperança (Rua Fradique Coutinho, 602, Pinheiros) é esta:
23 – sexta-feira – 19h30 – Jan Vall Ellam: Pluribus Unum – Módulo III – “Você e a Criação”;
26 – segunda-feira – 19h30 – Jan Vall Ellam: “Ciência, Filosofia e Religião”;
30 – sexta-feira – 19h30 – Jan Vall Ellam: Unus Pluribum – Módulo I – “O Javé que precisa ser reconstruído”;
31/5 e 1/6 – sábado e domingo – 14h – Jan Vall Ellam: Mentalma Módulo II.
Inscrições e informações no site www.orbum.org.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 20h, na Associação Espírita O Bom Samaritano: Rua Cel. Américo Fontenelle, 466, Vila Granada.  Na terça-feira, 20 de maio, às 19h30, Manolo estudará o tema “Obsessão – Parte 3” na Associação Espírita Mensageiros de Luz: Rua Emb. Dora de Vasconcellos, 613, Jardim Martini.  “Pense bem, viva bem” será o tema que Manolo trabalhará no dia 21 de maio, quarta-feira, às 20h, no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Waldemar Martins, 1138, Casa Verde.  Manolo falará sobre o tema “O amor está no ar” no dia 22 de maio, quinta-feira, às 20h, no Centro Espírita Estrela da Manhã: Rua Vapabuçu, 637, Aeroporto.  Na sexta-feira, 23 de maio, às 20h, os frequentadores do Centro Espírita Servos de Jesus (Rua Candido Figueiredo, 492, Vila Medeiros) estudarão com o expositor o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos”.  Finalizando o ciclo de palestras, Manolo fará uma palestra sobre o tema “Comparações...” no próximo sábado, 24 de maio, às 14h30.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) é esta:
23 – sexta-feira – Grupo Canto e Lux e Coral Rinaldo;
31 – sábado – 18h – Coral Vozes do Caminho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 18 de maio, às 10h, Manolo fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Major Emiliano da Fonseca, 300, Pirituba.  O expositor fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” neste domingo, dia 18 de maio, às 16h, no Grupo Espírita Joana de Cusa: Rua Antônio Comenale, 159, Grajaú, Parque Cocais.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No próximo sábado, 24 de maio, às 19h, o Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) sediará uma sessão da peça teatral: “Aconteceu na Casa Espírita”.  Informações e ingressos com Wania, pelo telefone (11)99717-9040 ou pelo e-mail secretaria@scibirapuera.com.br.
– Deusa Samú fará uma palestra no dia 22 de maio, quinta-feira, às 20h, no Centro Espírita Nascer: Rua Pedro Luís de Souza, 35, Centro. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical neste domingo, dia 18 de maio, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana, São Miguel Paulista. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) é esta:
21 – quarta-feira – Claudenice do Prado Belfiore: “Um desafio chamado família”;
28 – quarta-feira – Onivaldo José da Silva: “150 anos de O Espiritismo segundo o Espiritismo”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O IPA: Instituto de Psicoterapia Antógena (Rua Benvinda de Andrade, 93, Santana) realizará o 6º Ecos: Encontro de Comunicação Social Espírita neste domingo, dia 18 de maio, das 9h às 12h.  O tema desta edição será “Assistência Social Espírita: releitura e reconstrução”.  Informações no sitewww.adesaopaulo.org.br.
– A Troupe Teatral Paulistana apresenta a peça “O céu pode esperar!”, adaptação para teatro do romance espírita “O céu pode esperar!”, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Sete atores interpretam trinta personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade. Sinopse: Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e, ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas.  A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.  Elenco: Carlos Ebano, Joana D’Arc, Érika Caroline, Renata Durães, Vitória Rabelo, Igor Kadore e Milton Merlucci.  Produção executiva: Cristina Machado.  Adaptação e Direção: Milton Merlucci.  Informações pelos telefones (11)2819-9130, 96364-0554 ou 99249-5544, pelo site www.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mailtroupeteatralpaulistana@hotmail.com.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás. Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br.
– No último sábado, 17 de maio, das 11h às 13h, Eduarda Toscano ministrou o curso “Educação à luz do Evangelho” no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Itapeva, 131, Bela Vista.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Encontro do Bloco Norte teve como tema central “O Centro Espírita e o Movimento de União” e foi realizado no último sábado, 17 de maio, das 13h30 às 18h, no Centro Espírita Irmão Augusto: Rua Dr. Gabriel da Veiga, 26, Casa Grande.  O evento contou com as presenças de Marco Milani e de Jeferson Betarello.  Informações pelo telefone (11)99765-1881, pelo e-mailcontato@usevilamaria.com.br, nas Secretarias de uma das Casas que compõem a USE Distrital Vila Maria.  O evento foi uma realização da USE Regional São Paulo (useregionalsp.com.br) e contou com o apoio das USEs Distrital: Casa Verde, Santana, Tucuruvi, Vila Maria e USE Int. Guarulhos.
– O I Simpósio de Interdisciplinaridade em Oncologia foi realizado no dia 17 de maio, sábado, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no Anfiteatro Zeferino Veloso: Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112, sala 03, Centro.  O evento foi uma realização da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia.  A programação foi esta: 8h – Abertura: Rita de Cássia Macieira, Jurama Ribeiro de Oliveira e Wilze Laura Bruscato; 8h30 – Mesa-Redonda: “Desafios do Profissional de Saúde”, coordenação de Tatiana Buksteim Vainboim e participação de Maria Júlia Kovácis (“Deficiência da formação do Profissional de Saúde”), Vicente Augusto de Carvalho (“Adoecimento do Profissional: o estresse e a Síndrome de Burnot”), Maria Teresa Veit (“Transdisciplinaridade na prevenção: utopia ou um sonho possível?”), Sara Krasilcic (“Diretrizes antecipadas de vontade: dificuldades da implantação) e Regina Liberato (“Os cuidados essenciais para as equipes”); 10h30 –Coffe Break; 11h – Discussão de Caso: Câncer de Cabeça e de Pescoço – como eu faço?, com coordenação de Daniele Lopes Palermo e debatedores: Nise Yamagushi, Marcelo Benedito Menezes, Juliana Bellini Pereira da Silva, Natalia Bianchi Rosa, Erika Moretti Campitelli, Líria Nubia Alvarenga, Marina Lang Fouquet e Sara Krasilcic; 14h – Mesa-Redonda: Câncer Infantil, com coordenação de Maria Belmira Garcia e participação de Elisa Maria Perina (“Assistência Psicológica às crianças com câncer e a clínica dos curados”), Renata Pereira Condes (“Os pacientes ocultos: cuidado dos irmãos saudáveis”), Jurama Ribeiro de Oliveira (“Atuação da equipe multiprofissional na Oncologia Pediátrica”), Ana Paula Santos (“Cuidados paliativos em Oncologia Pediátrica”) e Elisa Neiva Vieira (“Aspectos da qualidade de vida relacionado à saúde em Oncologia Pediátrica”); 16h – Discussão de Caso: Câncer de Mama e o Feminino Ferido: como eu faço?, com coordenação de Patrícia T. Valentini de Melo e debatedores: Maria Helena P. Franco, Maria Teresa Veit, Emerson Neves dos Santos, Marineide Prudêncio Carvalho, Carlos Ruiz, José Francisco Rinaldi, Andreia Naves, Erika Moretti Campitelli, Kamila Favarão e Ana Cristina Castro; 18h – Encerramento: Rita de Cássia Macieira – organização e coordenação: Rita de Cássia Macieira, Tatiana Buksteim Vainboim, Elza Neiva Vieira, Maria Belmira. Garcia, Adriana Aparecida Fregonese, Diana Bomeny Espallargas e Mirella D’Amore.  Informações pelo telefone (11)99762-0577 ou pelo e-mailsimposiosbpo.2014@yaho.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Jesus – modelo e guia” no dia 14 de maio, quarta-feira, na Associação Espírita Caminho da Verdade.  Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– Deusa Samú fez uma palestra sobre tema evangélico no dia 17 de maio, sábado, às 17h, no Centro Espírita Maria de Magdala: Rua Iquirimim, 316, Butantã.  O Centro Espírita Seara do Mestre recebeu Deusa para uma palestra com tema livre na última sexta-feira, 16 de maio.  Deusa apresentará o tema “Maternidade é missão” neste domingo, 18 de maio, às 11h, no Centro Espírita Benção de Paz: Rua Lutécia, 678, Vila Carrão.  Informações no site:www.deusasamu.com/agenda.htm.
Aparecida D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada no mês de maio.  A programação é esta:
17 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Errivaine Ferreira;
20 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Allan Kardec – Bernadete Freitas;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Cidinha Talhari;
31 – sábado – Centro Espírita Amor e Caridade – Mariângela Rael.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Arcadas – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 16 de maio, sexta-feira, no Centro Espírita Luz e Caridade.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
Araçatuba – A Use Intermunicipal de Araçatuba escalou as seguintes palestras para o mês de maio:
18 – domingo – 9h – União Espírita Paz e Caridade – Robson Frederico Cunha – (18)3266-7861;
20 – terça-feira – 20h – Casa da Caridade – Giuliano Faria – (18)99794-3799;
20 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Discípulos de Jesus – Ana Laura Pires – (18)98111-3676;
21 – quarta-feira – 20h – Centro Espírita Irmã Angélica – Hélio de Matos Corrêa – (18)98127-5260;
21 – quarta-feira – 20h – Centro Espírita Bezerra de Menezes – Lucile Batagelo – (18)3623-7179;
22 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade – Ofélia Candil – (18)99746-0077;
22 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Caminhos de Jesus – Maria Luzia A. Rosa – (18)3623-6176;
23 – sexta-feira – 20h – Centro Espírita Esperança e Caridade – Anderson Generoso – (18)3608-7773;
23 – sexta-feira – 20h – Grupo Espírita da Fraternidade – Vladimir Vitoriano da Silva – (18)3631-0641;
23 – sexta-feira – 20h – Aliança Espírita Varas da Videira – Antônio Carlos – (18)3305-5881;
23 – sexta-feira – 20h – Centro Espírita Luz e Verdade – Cléber Roberto da Silva – (18)99764-9170;
24 – sábado – 17h – Casa de Assistência Fraterna – Valéria Nobre Leal Oliva – (18)3622-4827.
Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araraquara – Haroldo Dutra Dias fez uma palestra sobre o tema “Evangelho, o sol da imortalidade” no último sábado, 17 de maio, das 14h30 às 18h, no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara: Rua Ivo Antônio Magnani, 430, Fonte Luminosa, próximo ao Gigantão.  O evento foi promovido pelo Instituto Cairbar Schutel.  Informações no sitewww.institutocairbarschutel.org ou pelo e-mail orsonpeter92@gmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos.  Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A agenda de palestras do mês de maio do Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, Jordanópolis) é esta:
20 – terça-feira – 20h – Ery Lopes e João Lucius – palestra musical;
27 – terça-feira – 20h – Fernanda Fernandes.
Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
– Na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada no Centro Espírita Amor em Ação: Av. Armando Colangelo, 410, Center Ville.
Auriflama – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Caminheiros do Bem (Rua José Barbosa, 51/40) será encerrada no próximo domingo, 25, às 19h30, com a presença de Reginaldo Teixeira de Sá que tratará do tema “Bem-aventurados os misericordiosos”.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bebedouro – O Centro Assistencial Espírita “A Caminho da Luz com Chico Xavier” (Alameda Saquarema, 30, Jardim Menino Deus II) recebeu Aline Vizibeli no dia 14 de maio, quarta-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bilac – O Centro Espírita Seara de Luz receberá Gregório Rodrigues para uma palestra no dia 21 de maio, quarta-feira, às 20h.  O evento é uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)99101-9713.
Birigui – No último sábado, 17 de maio, às 20h, Luiz Augusto Macedo fez uma palestra com tema livre no Centro Espírita Amor e Caridade: Av. Barão do Rio Branco, 952.  Luiz Augusto fez uma palestra sobre o tema “O grão de mostarda” no dia 12 de maio, segunda-feira, no Centro Espírita Amor e Caridade.  Informações com Nancy pelos telefones (18)3642-2388 ou 3643-1190.
Buritama – Paulo José Biscaro fará uma palestra no Centro Espírita Benedita Fernandes no dia 21 de maio, quarta-feira, às 20h.  O evento é uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)3622-7421.
– A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Redenção (Rua Dos Pereiras, 976) é esta:
19 – segunda-feira – 20h15 – Ana Jaicy Guimaraes;
26 – segunda-feira – 20h15 – Miguel de Jesus Sardano.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de maio no NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) é esta:
18 – domingo – 9h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com Carlos Ibanhez;
19 – segunda-feira – 20h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com José Carlos;
20 – terça-feira – 20h – A igualdade dos direitos do homem e da mulher, com Edson Barros;
22 – quinta-feira – 14h – A ingratidão dos filhos e os laços de família, com Vanderlei Pacheco; 20h – Resiliência, com Carlos Valério;
25 – domingo – 9h – Igualdade dos direitos do homem e da mulher, com Ivie Dias;
26 – segunda-feira – 20h – A Lei do Trabalho, com Wanderlei Coghi;
27 – terça-feira – 20h – A ingratidão dos filhos e os laços de família, com Reinaldo Junior;
29 – quinta-feira – 14h – Honra a teu pai e tua mãe, com Maria Teresa Vilches; 20h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com Janice Machado.
– A Instituição Espírita Oficina de Luz (Rua Praia Grande, 411, Ariston) encerrará neste domingo, 18 de maio, das 9h às 16h, o workshop “Educador Social”.  Informações pelo e-mail oficinadeluz@oficinadeluz.org.br.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Inscrições com Ernani, pelo telefone (16)99126-1010.
 O Encontro do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado no próximo domingo, 25 de maio, a partir das 9h, no Centro Espírita José Marques Garcia (Hospital Allan Kardec): Rua José Marquês Garcia, 675, Cidade Nova.  O encontro será facilitado por Mário Gonçalves Filho.  O ESDE é uma reunião privativa de grupos, cujo objetivo é o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita utilizando as apostilas do ESDE e outros autores que enriquecem a Codificação. O estudo segue a orientação de material elaborado pela FEB - Federação Espírita Brasileira, tanto nas sugestões didáticas quanto no conteúdo programático, e tem duração de três anos.  Entrada franca.
– O 1º Encontro Francano do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado no dia 25 de maio, domingo, às 9h, no Centro Espírita José Marques Garcia – Hospital Allan Kardec. O facilitador será Mário Gonçalves – coordenador do ESDE da USE/SP.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Getulina – A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Fé, Amor e Justiça (Rua Wenceslau Brás, 954) é esta:
19 – segunda-feira – 20h – Reinaldo Trombini Junior;
26 – segunda-feira – 20h – Edgar Feres Filho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – Claudio Palermo fez uma palestra sobre o tema “Falar em público: técnicas e desafios” no último sábado, 17 de maio, às 18h30, no Espaço Novo Mundo: Av. Salgado Filho, 1453.  Informações pelo telefone (11)98539-0139 ou pelo e-mail guarulhos.info@centrobritanico.com.br .
– No dia 17 de maio, sábado, às 20h, Vansan fez uma palestra musicada no Centro Espírita Discípulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 01, Tranquilidade.  Informações no site http://vansancantor.com/.
Guzolândia – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
18 – domingo – 20h – Meire Magalhães;
25 – domingo – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Iracemápolis – João Gambara fará uma palestra com tema livre na próxima terça-feira, 20 de maio, às 20h, na Av. Claudia M. G. Rodrigues de Souza, 315.  Apoio da USE Piracicaba.  Informações com Daniel pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098.
Itatiba – No próximo sábado, 24 de maio, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos” na Casa Espírita Irmãos de Assis: Rua Carlos Zeminiani, 205, Parque São Vicente.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
18 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Lucile Batagello;
19 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Chico Xavier: Bernadete Freitas;
21 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Bernadete Freitas;
22 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Luz e Amor: Marilene Lisboa;
23 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Cidinha Talhari;
25 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Suzete Brunelli;
26 – segunda-feira – 20h – GUECE: Jane Maiolo; Centro Espírita Chico Xavier: Suzete Brunelli;
27 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Cidinha Talhari;
28 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Jane Maiolo;
29 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Suzete Brunelli; Centro Espírita Luz e Amor: Errivaine Ferreira;
30 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Lúcia Bonilha.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Limeira – O seminário “Mocidade parceira” será realizado no dia 7 de junho, sábado, às 15h, na AEEE Francisco de Paula Victor: Rua Armindo Tank, 80.  As palestras serão “O que é o DMUSE?”, com Giselle Mendes Polins; “O jovem e o mundo”, com Sandro Cosso.  Inscrições até o dia 30 de maio nas Casas Espíritas.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lins – No último sábado, 17 de maio, às 20h, na Casa dos Espíritas de Lins, o confrade Adeilson Salles fará uma palestra sobre o tema “Para não perder nossos filhos”.  Após a palestra Adeilson autografará seus livros, que serão vendidos no local.  Neste domingo, dia 18 de maio, das 9h às 9h40, Adeilson fará encontros com as crianças da Evangelização Infantil, juntamente com as monitoras do “Contação de Estórias”.  Em seguida, das 9h50 às 10h30, o encontro será com os pais e evangelizadores, com o tema “A Educação como ferramenta para a evolução”.  Das 10h35 às 10h45 será reservado para um lanche e, finalizando as atividades, das 10h50 às 12h, o expositor fará uma palestra sobre o tema “O jovem e o mundo atual”, com a participação dos jovens.
Marília – O Ciclo de Palestras com o tema Amor, do livro “Garimpo de amor” de Divaldo Pereira Franco, será realizado no mês de maio, aos sábados, às 20h, em comemoração aos 34 anos do CEB: Av. Sampaio Vidal, 2110-A, Jardim Continental.  A programação é esta:
17 – Edson Toledo Silvério: Amor e relacionamento;
24 – Edgar Miguel: Amor e desapego;
31 – Alexandre Perez: Amor e cura.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita serão iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, a partir do dia 21 de maio e, todo sábado, às 18h, a partir do dia 31 de maio, na Sala 5.  Inscreva-se na Livraria e reserve a sua apostila.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mail nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “Conflitos existenciais – Raiva” foi coordenado por Donizete Pinheiro e as aulas foram encerradas na última sexta-feira, 16 de maio, na União Espírita de João de Camargo.
Marinópolis – No mês de maio foi realizada a 2ª Jornada da Mulher Espirita, que teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”, no Centro Espírita Allan Kardec.  A programação foi encerrada na última quinta-feira, 15 de maio, com a participação de Jane Maiolo.  Informações no site:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – A 12ª Semana Nacional de Museus foi realizada no período de 12 a 18 de maio, no Memorial Cairbar Schutel: Av. 28 de agosto, 780, Centro.  Uma sessão do filme “Minha vida na outra vida” com debate coordenado por Oceano Vieira de Melo fez parte da programação. Informações:cassio@oclarim.com.brwww.oclarim.com.br/semanamuseus.
– Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição de maio/14 do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO. Acesse para ver www.institutocairbarschutel.org.
Mauá – A XXII Semana Espírita terá como tema central “Reforma íntima” e será realizado no período de 19 a 23 de maio. O evento é uma realização da USE Intermunicipal de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.  A programação é esta:
19 – segunda-feira – 20h – Deusa Samú: Resignação e superação – Apresentação musical: Grupo Vocal Vozes de Bethânia – Centro Espírita Chico Xavier: Rua José Polidoro, 432, Jardim Santa Lydia;
22 – quinta-feira – 20h – Pedro Camilo: Os bons Espíritos – Apresentação musical: Grupo Vocal Amigos de Eurípedes – Centro Espírita Allan Kardec: Rua Santo André, 284, Jardim Haydee;
23 – sexta-feira – 20h – Heloísa Pires: Reforma íntima – Apresentação musical: Coral Cantares – UENL: União Espírita Nosso Lar: Rua Marcílio Germano, 385, Vila Vitória.
Mendonça – Jesus Carlos (Zuza) fez uma palestra com tema livre no dia 13 de maio, terça-feira, no Grupo Espírita João Batista.  Informações pelo telefone (17)3248-1420.
Palmeira D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita será realizada em maio e terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
19 – segunda-feira – 20h – União Espírita João Batista: Marilene Lisboa;
22 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Célia Araújo;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Fernanda Fuga;
29 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paranapuã – O Centro Espírita Amor e Caridade realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
22 – quinta-feira – 20h: Meire Magalhães;
29 – quinta-feira – 20h: Fernanda Fuga.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luiz Osório, 1262) é esta:
19 – segunda-feira – 20h – Luiz Augusto Macedo: “O Bônus-Hora”;
26 – segunda-feira – 20h – Sonice Pereira Nobre de Paula: “Amar ao próximo como a si mesmo”.
Informações pelo e-mail joao.marchesi55@gmail.com ou pelo telefone (18)99783-5505.
Peruíbe – Em maio será realizado o 19º Mês Espírita de Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo e terá como tema central “Saúde do Corpo e da Alma”.  A programação é esta:
20 – terça-feira – 19h30 – IECIM – Sergio Gispert Kiss: Equilíbrio: Corpo e Alma – harmonização: Instrumentos de Esperança;
22 – quinta-feira – 19h30 – União Espírita de Peruíbe – Kátia Lucarini: Atitudes que renovam – harmonização: Instrumentos de Esperança;
26 – segunda-feira – 19h30 – Casa Espírita Lírio Celeste – Pérsio Rodrigues: O Caráter Regenerativo da Dor – harmonização: Instrumentos de Esperança;
30 – sexta-feira – 20h – Casa Espírita Nosso Lar – Eulália Bueno: Jesus, o Divino Terapeuta – harmonização: Grupo de Vozes Nosso Lar.
Informações no site www.useperuibe.com.br ou pelo e-mailuseperuibe@gmail.com.
Presidente Prudente – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo”, no dia 13 de maio, terça-feira, no Grupo Auxílio Fraterno Amélia Zambelli. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Presidente Wenceslau – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si” no próximo sábado, 24 de maio, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 134.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rancharia – A programação de palestras do mês de maio da Casa Espírita “Antônio Luiz Sayão” (Av. Pedro de Toledo, 755) será encerrada no dia 30, sexta-feira, às 20h, com uma Reunião da USE Intermunicipal de Rancharia. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A agenda de palestras do mês de maio no Centro Espírita Joana D’arc (Rua Allan Kardec, 828) é esta:
24 – sábado – 20h – José Samorano Subires;
31 – sábado – 20h – Roosevelt Andolphato Tiago.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Pires – A XXII Semana Espírita terá como tema central “Reforma íntima” e será realizada pela USE Intermunicipal de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no período de 17 a 21 de maio.  A programação é esta:
20 – terça-feira – 20h – Telma Elite Yamashita: O homem de bem – Apresentação: Cia de Música Maria Amélia – Grupo Espírita de Estudos A Caminho da Luz: Rua Pelegrino Gianasi, 411, Jardim IV Centenário;
21 – quarta-feira – 20h – Orson Peter Carrara: O homem no mundo – Apresentação: Chaves da Luz – Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Rochedo, 86, Jardim Verão.
Ribeirão Preto – A Associação Caminhos para o Espiritismo convida você e seus amigos para as comemorações dos 100 anos de nascimento de Herculano Pires em Ribeirão Preto. Conhecer o pensamento e as escolhas de Herculano Pires, um dos espíritas mais importantes e influentes do século XX, é compreender o próprio Espiritismo atual. Informações no link:
Rio das Pedras – Marcelo Filippini fará uma palestra na próxima quarta-feira, 28 de maio, na Rua Marcio Tavares, 236.  Apoio: USE Piracicaba.  Informações com Daniel pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098.
Santa Albertina – O Centro Espírita Maria de Nazaré realiza a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  O encerramento será na próxima quarta-feira, 28, às 20h, com a presença de Bernadete Freitas.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – A IV Jornada da AME/ABC terá como tema central “Sexualidade e Espiritualidade na visão Médico-Espírita” e será realizada no dia 31 de maio, sábado, no Anfiteatro do Hospital Mário Covas: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso.  Informações pelo telefone (11)2897-0267 (Eliete) ou no site http://www.ameabc.org.br.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis (Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420) é esta:
17 – sábado – 20h30 – Valdir Filho: “A Casa Espírita”;
19 – segunda-feira – 20h30 – Wanderlei: “A família ontem e hoje”;
22 – quinta-feira – 14h30 – Allan Vilches: palestra cantada; 20h30 – Allan Vilches – palestra cantada;
23 – sexta-feira – 20h30 – Zé Maria: “Os trabalhadores da última hora”;
24 – sábado – 20h30 – Estela Maris: “Perdão: o remédio para o ressentimento e a mágoa”;
26 – segunda-feira – 20h30 – Rosângela: “A Figueira Seca”;
29 – quinta-feira – 14h30 – Flávio: “Como seguir e exemplificar os ensinamentos de Jesus”; 20h30 – Celso: “Afinidade e sintonia”;
30 – sexta-feira – 20h30 – Richard Simonetti: “Tema Evangélico”;
31 – sábado – 16h – Anete: “Educar para transformar”.
Informações com Ademir Mendes pelo e-mail ademir.comunica@gmail.com.
– O curso de “Mediação de conflitos” está sendo realizado nos dias 17, 24 e 31 de maio, sábados, das 9h às 13h, na sede do Centro Universitário Anhanguera.  O curso é uma realização do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil.  Informações no site www.imab-br.net.
– Neste domingo, 18 de maio, às 16h, será realizada a Jornada da Mulher na sede da Sociedade Espírita José Bueno: Rua das Pitangueiras, 471, Bairro Jardim.  O evento é uma realização da USE/Santo André e contará com uma palestra musicada de Vansan.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) realiza o curso “Formação de expositores”, com coordenação de José Juvêncio S. Junior.  O cronograma de aulas é este: 18 e 25 de maio, 1º e 8 de junho, domingos, das 9h às 12h.  Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– O 6º Humanizar do ABC terá como tema central “Emoções que curam” e será realizado no próximo domingo, 25 de maio, no Lar de Maria – Fraternidade Espírita Casa de Maria: Rua Dino Bueno, 228, Vila Scarpelli.  A programação completa é esta: 8h – recepção e prece; 8h30 – João Lourenço Navajas: “Emoções que curam – 1ª Parte”; 9h30 – café afetuoso; 10h30 – “Emoções que curam – 2ª Parte”; 11h30 – Eugenivaldo Silva Fort: “É tempo de Amar”; 12h30 – avaliação e prece final.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Fé do Sul – No próximo sábado, 24 de maio, às 20h, Jane Maiolo fará uma palestra sobre o tema “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” no Centro Espírita José Alves Tosta.  O evento faz parte da 2ª Jornada da Mulher Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – Vansan fará uma palestra musicada neste domingo, 18 de maio, às 16h, na Sociedade Espírita José Bueno: Rua das Pitangueiras, 471, Jardim Santo André.  O evento fará parte na Jornada da Mulher e será realizado pela USE Santo André.
Santo Antônio do Aracanguá – O Centro Espírita Amor e Luz recebeu Paulo Calciatore para uma palestra no dia 17 de maio, sábado, às 19h30.  O evento foi realizado pela Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)3624-4657.
Santo Antônio do Jardim – No próximo sábado, 24 de maio, às 20h, Cristina Helena Neves Bertuzzi fará uma palestra sobre o tema “A família à luz da reencarnação” no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Tobias: Rua João de Luca Neto, 30.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – O Curso Intensivo de Preparação de Evangelização de Infância será realizado até o dia 31 de maio, sábado, das 14h30 às 18h30, no Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3202-8080.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– Os expositores do mês de maio no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) são estes:
19 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
20 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
26 – segunda-feira – 20h – Célia Justo;
27 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O CIPEI – 2014: Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores de Infância está sendo realizado nos dias 17, 24 e 31 de maio, aos sábados, das 14h30 às 18h30, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Observação: no dia 31, a aula terminará às 19h, devido ao encerramento.  Poderão participar espíritas, maiores de 18 anos, que tenham interesse na tarefa de evangelização espírita infantil.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), são ministradas aos sábados, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-social espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Para o médico Flávio Braun, esta é uma ótima oportunidade para ter mais conhecimento sobre a medicina espiritual, como complementar à tradicional, dando noção ao ouvinte a sua responsabilidade sobre si mesmo, fundamentalizando o porquê de muitas intercorrências da vida.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas com seus respectivos professores está disponível emwww.amesantos.blogspot.com.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas ocorrem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Cesário Mota, 20, Boqueirão, telefones: (13)3202-7104, 3202-7114, PABX 3202-7100 – Ramal 149, das 8h às 22h, de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados das 7h às 12h.  Consulte o site www.unisanta.br/posgraduacao.
São Bernardo do Campo – No próximo sábado, 24 de maio, das 15h às 19h, Carlos de Paula, Luciana de Lima Galvão e Maria Heloisa Bernardo coordenarão o seminário “Aborto, morte silenciosa” no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117.  Informações pelo e-mailcontato@emmanuel.org.br.
– Na próxima quinta-feira, 22 de maio, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada na Fraternidade Espírita Francisco de Assis: Rua Da Penha, 205, Vila Paulicéia.  Informações no site http://vansancantor.com/.
 Manolo Quesada fará uma palestra com tema livre no próximo domingo, 25 de maio, às 9h, no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– Deusa Samú fez uma palestra sobre o tema “Maternidade é missão” na última segunda-feira, 12 de maio, no Centro Espírita João Ramalho.  No dia 15 de maio, quinta-feira, Deusa estudou o tema “Por que sofremos? ESSE cap. V” no Centro de Estudos Espíritas Lírio Branco.  Informações:www.deusasamu.com/agenda.htm.
– No dia 15 de maio, quinta-feira, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Centro Fraternal Espírita João Ramalho.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
São Caetano do Sul – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na segunda-feira, 12 de maio, no Grupo Espírita de Trabalho Misail. Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
São Francisco – No mês de maio o Centro Espírita Francisco Xavier realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita, cujo tema será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
24 – sábado – 20h – Mariângela Rael;
31 – sábado – 20h – Iara Monteiro.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – Vansan fará uma palestra musicada no próximo domingo, 25 de maio, às 9h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Benedito Gagliardi, 291, Romano Calil.  Na próxima segunda-feira, 26 de maio, às 20h, Vansan se apresentará no Centro Espírita Jerônimo Mendonça: Rua Argemiro Acaiba Toledo, 250, Cidade Jardim.  O dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h, foi reservado pelo cantor para a Associação Espírita Cirineia: Rua José Pedro Salomão, 332, São Deocleciano.  A Associação Espírita Rancho de Luz Paulino (Rua Maria da Encarnação Ferreira, 365, Solo Sagrado) receberá Vansan no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São Vicente – No próximo domingo, 25 de maio, às 19h30, Deusa Samú fará uma palestra com tema livre no Centro Espírita Sementes de Luz: Rua João Ramalho, 165.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Vansan fez uma palestra musicada na última segunda-feira, 12 de maio, no Grupo Espírita da Prece e no Centro Espírita Paulo e Estêvão.  No dia 13 de maio, terça-feira-feira, Vansan fez uma palestra musicada no CEB Semente de Luz e na quarta-feira, 14 de maio, no Grupo Espírita da Prece.  O Maria Amélia recebeu Vansan no dia 16 de maio, sexta-feira.  Informações no sitehttp://vansancantor.com/.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tupã – O Seminário “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” será realizado no próximo sábado, 24 de maio, das 14h às 19h, na Casa da Prece Chico Xavier / Casa do Garoto: Rua Irmã Amália, 120.  O evento contará com as presenças de Izaías Claro, Moacyr Camargo e Elaine Aldrovandi.  Informações: seminarioevangelho@gmail.com.
Urânia – No mês de maio o Centro Espírita Ponto de Luz realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
18 – domingo – 19h30 – Mariângela Manfrin;
25 – domingo – 19h30 – Célia Araújo;
28 – quarta-feira – 20h – Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Tocantins
Gurupi – Nos dias 6 de junho, 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Leila Ramos e José Teixeira coordenam o seminário “Mediunidade: desafios e bênçãos” neste final de semana, dias 17 e 18 de maio, no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
 http://www.oconsolador.com.br/ano8/363/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário