a partir de maio 2011

sábado, 10 de maio de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-10-05-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)



       



 Distrito Federal
Brasília – Nazareno Feitosa fará uma palestra sobre o tema “Amai os vossos inimigos” na próxima terça-feira, 13 de maio, às 20h, no Grupo Espírita Fraternidade Casa do Vô, no Núcleo Bandeirantes.  Na última sexta-feira, 9 de maio, Nazareno estudou o tema “Auto-amor: sua vida e seu destino em suas mãos”.  Informações no link http://nazarenofeitosa.blogspot.com.br/.
– A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de maio, o encontro foi no dia 5, segunda-feira, com o tema “Os Filósofos Gregos – parte II: O pensamento Helênico e suas implicações religiosas e científicas atuais”. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.

 Amapá
Macapá – Alberto Almeida coordenará o workshop transpessoal “O amor pede passagem” no dia 18 de maio, domingo, das 8h30 às 12h, no Teatro das Bacabeiras.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Amapá.  Informações pelo telefone 3224-1730 ou pelo e-mailsecretaria.feap@gmail.com.

 Amazonas
Manaus – No próximo final de semana, dias 17 e 18 de maio, a partir das 14h30, será realizado o Curso de Atualização para trabalhadores da Área Mediúnica na Federação Espírita Amazonense: Av. Pedro Teixeira, 365, D. Pedro. Informações pelo e-mail mediunidade.fea@gmail.com.
 Bahia
Salvador – As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires. Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Fernanda Cardeal fez uma palestra sobre o tema “Educação e maternidade” no último sábado, 10 de maio, às 15h, na Sociedade Espírita O Semeador: Rua Pedro Américo, 43, Campo da Pólvora, Nazaré.  Informações pelo telefone (71)3321-0089 ou pelos e-mails jovemsemeador@seos.org.br oupargollojunior@gmail.com.
– Divaldo Pereira Franco coordenou o seminário “Compromissos de amor” no último domingo, 4 de maio, no Centro de Convenções da Bahia. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Vitória da Conquista – O 18º Encontro Espírita tem como tema central “Pedi e Obtereis” e será encerrado neste domingo, 11 de maio, no Centro Espírita Pena Branca.  O evento é uma realização da União Espírita de Vitória da Conquista e faz parte do Calendário de Eventos: 150 anos d’O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 Ceará
Fortaleza – A Federação Espírita do Estado do Ceará (Rua Princesa Isabel, 2) agendou as seguintes atividades para o mês de maio:
17 e 18 – sábado e domingo – palestras: Liszt Rangel e Eulália Bueno – “A busca do Evangelho Perdido”;
25 – domingo – 5º ENATE e 19º ENTRAME; 1ª oficina de ESDE – palestra com Sônia Arruda: “A influência das lições do ESDE nos relacionamentos intra e interpessoal dos participantes”; visita da FEB: Encontro Regional de federativas (Bahia, Ceará, Pernambuco e RN).
Informações pelo telefone (85)3212-4268.
 Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Valparaíso de Goiás – No último sábado, 10 de maio, às 18h, Nazareno Feitosa fez uma palestra sobre o “Dia das mães” no Shopping Sul – BR 040, Km 12, Gleba F, Parque Esplanada III.  Informações no linkhttp://nazarenofeitosa.blogspot.com.br/.
 Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso. O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
 Mato Grosso do Sul
Campo Grande – No dia 9 de maio, sexta-feira, das 19h às 21h, a Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
 Minas Gerais
Belo Horizonte – No próximo domingo, 18 de maio, das 12h às 15h, será realizado o 2o Almoço Beneficente Italiano no Salão de Festas Rina: Rua Cambuquira, 125, Carlos Prates.  O evento será em prol do INEDE: Instituto Espírita de Divulgação do Evangelho.  Informações no sitehttp://ww.inede.com.br.
– A AME BH - Regional Noroeste realizará o Curso de Expositores da Doutrina Espírita todo domingo, das 14h às 18h, no período de 18 de maio a 8 de junho, na Fraternidade Espírita Caravana de Luz: Rua Bela Vista, 105, Padre Eustáquio.  Inscrições no e-mail amenoroeste@yahoo.com.br ou com Toninho, pelo telefone (31)9241-1496.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– A Casa de Caridade Herdeiros de Jesus (Rua Sete Lagoas, 274, Bonfim) realizará no dia 25 de maio, domingo, duas atividades especiais.  Às 15h será apresentada a peça “Mesas girantes” pelo grupo da Mocidade Espírita Paula de Jesus e, em seguida, a partir das 16h, será realizado o seminário “Chico Xavier”, com John Harley.  Os organizadores solicitam que todos façam doação de água sanitária, detergente e sabão em pó.  Inscrições no sitewww.herdeirosdejesus.org.br/noticiais/seminarios ou pelo telefone (31)3444-7222.
Barão do Monte Alto – Regina Felizardo fará uma palestra sobre o tema “A família universal” no dia 12 de maio, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Seareiros da Paz: Rua Paulo Moreira, s/n. O evento é uma realização da Aliança Municipal Espírita de Muriaé e faz parte do XV Mês de Palestras. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Eugenópolis – No próximo domingo, 18 de maio, às 19h, Esmeralda Olivier Pinto estudará o tema “Desequilíbrio no lar” no Centro Espírita Luz no Caminho: Rua Olegário Cruz Reis, 17.  Maria Lucia F. Teixeira fez uma palestra sobre o tema “Educação espírita e família” no dia 4 de maio, domingo, na Casa Espírita Renascer.  Os eventos são realizados pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé e fazem parte do XV Mês de Palestras.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com. A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Miradouro – Na última segunda-feira, 5 de maio, Adriana Muratori participou do XV Mês de Palestras, estudando o tema “Família e os desafios do mundo” na sede do CFE Vivia de Paula. O evento foi realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Muriaé – A Aliança Municipal Espírita realiza o XV Mês de Palestras no mês de maio e tem como tema central “Família”.  A programação é esta:
11 – domingo – 18h – Laura Brasil: Evangelho no lar – Núcleo do Anjo Gabriel: Rua Silas Macedo, Planalto;
12 – segunda-feira – 20h – João Rocha: As virtudes, os vícios e as paixões – GFE Kaja Krisna: Rua Santa Rita, 222;
13 – terça-feira – 20h – DVD com Alberto Almeida: Amor para novos tempos – Grupo Espírita Amor ao Próximo: Av. JK, 1405, Sala 302;
15 – quinta-feira – 20h – Olinda Torres: Família: plano de Deus – União Espírita Bezerra de Menezes: Rua Mateus Secunho, 26, São Francisco;
18 – domingo – 18h – Rogério Coelho: O idoso e a relação familiar – GFE André Luiz – Rua Zuleida da Silva Pinto, 65, Joanópolis;
19 – segunda-feira – 20h – Célia Freitas: Família e os desafios do mundo – GEF Irmã Sheila: Rua Capitão Felisberto, 60, Barra;
22 – quinta-feira – 20h – DVD com Divaldo Pereira Franco: Família e suicídio – Centro Espírita Seara da Esperança: Rua Divino, 29, Santa Terezinha;
26 – segunda-feira – 20h – Alcione Andies Lopes: Família com Jesus, alicerce da humanidade – Centro Espírita Anjo Gabriel: Travessa dos Expedicionários, 26.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ouro Fino – No último domingo, 4 de maio, Wanyr Cacia fez uma palestra musicada no Centro Espírita Antônio de Pádua.  Informações no linkhttp://www.cacciaimago.com.br/.
Palma – Neste domingo, 11 de maio, às 19h, Silvana Santos fará uma palestra sobre o tema “O lar como escola de educação do ser humano”, no Núcleo Espírita A Caminho da Luz: Rua Pe. Tiago Eusen, s/n, Bairro Palmeira.  O evento é uma realização da Aliança Municipal Espírita de Muriaé e faz parte do XV Mês de Palestras. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sacramento – No último domingo, 4 de maio, Tiago Zanqueta fez uma palestra sobre o tema “Mediunidade e doutrina” no Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberaba – Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoioesde.gecs@gmail.com , na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 1º Encontro Regional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo será realizado no dia 17 de maio, sábado, no Auditório da FUNEPU: Av. Getúlio Guarita, 331 e Centro Educacional da UFTM: Av. Getúlio Guarita, 159.  A programação completa é esta: 8h30 – recepção e abertura, apresentação artística; 9h – palestra – Jader Sampaio: “Pesquisas atuais sobre a mediunidade”; 10h – perguntas; 10h30 – Mesa-redonda: A Literatura Mediúnica (coordenação: Ozíris Borges Filho e Alexandre Caroli Rocha – “O Caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade”, Cintia Alves da Silva – “Autoria, edição e veridicção: uma análise semiótica das cartas de Chico Xavier”; 12h – almoço; 12h às 17h – Exposição, lançamentos, venda de livros; 14h – apresentação de pesquisas; 15h30 – café; 16h – apresentação de pesquisas; 17h – encerramento. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscreverem no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através: sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail: femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
 Pará
Belém – Alberto Almeida coordenou o seminário “Qual Cristo nos importa para viver melhor?”, no dia 9 de maio, sexta-feira, na UEP/Castelo. O evento foi realizado em comemoração aos 107 anos da UEP.  Informações no sitewww.paraespirita.com.br.
 Paraná
Curitiba – Cleber Pertel fará palestra sobre o tema "Maria, Mãe de Jesus" no Teatro da FEP Alameda Cabral, 300, neste domingo, dia 11 de maio, com inicio às 10h.
– Mary Ishiyama fará o Seminário "Como divulgar a Doutrina Espírita" no Auditório da Sede Histórica da FEP na Alameda Cabral, 300, nos dias 14 e 15 de maio, das 19h30 às 21h.
– No dia 17 de maio, sábado, das 13h às 19h30, Danilo Allegretti e Marli Sokoloski ministram a 8ª aula do curso de Qualificação de Trabalhadores da Mediunidade, na sede da FEP.
– O 7º EMME: Encontro Mundial de Magnetizadores Espíritas será realizado no período de 16 a 18 de maio.  O evento contará com a presença de Jacob Melo.  Informações no site http://gemcaritas.wix.com/gem, pelo e-mailemme7curitiba@yahoo.com.br ou pelo telefone (41)9990-9336.
– No dia 8 de maio, quinta-feira, Javier Salvador Gamarra fez uma palestra sobre o tema “Sentimento & emoções: relações de intimidade” no Centro Médico Homeopático Samuel Hahnemann. O evento foi realizado pela Associação Médico Espírita do Paraná.  Informações pelo telefone (41)3014-6614.
Arapongas – Allan Vilches fará palestra musical na Casa Espírita A Caminho da Luz, na Rua Corruíra, 415, no dia 14 de maio, quarta-feira, às 20h.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec promove em maio, em sua sede na Rua Pará, 292, seu tradicional ciclo de palestras, às quartas-feiras, a partir das 20h30, com a participação dos seguintes palestrantes:
14, Miguel de Jesus Sardano (Santo André, SP)
21, Sônia Janene (Londrina, PR)
28, Dorotheia Cristina Ziel Silveira (Londrina, PR).
– Realizou-se no dia 10 de maio, sábado, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec, o 15º Encontro José Soares Cardoso, com a participação de cantores, declamadores e outros artistas da região.
Londrina – Realiza-se no dia 18 de maio, das 9h às 12h30, no Centro Espírita Nosso Lar mais um encontro da Inter-Regional Norte, evento anual, promovido pela Federação Espírita do Paraná, com a participação das Casas Espíritas das UREs: 4ª, 5ª, 6ª e 16ª. O tema deste ano é "O movimento espírita ante a nova era".
– Geraldo Saviani fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, neste domingo, dia 11 de maio, às 9h30.
– Antônio Martins Júnior fará palestra sobre o tema "Estudos da vida de Jesus" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, neste domingo, dia 11 de maio, às 9h45.
– Leonardo Cassanho Forster fará palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42, neste domingo, dia 11 de maio, às 10h.
– Marinei Ferreira de Rezende fará palestra sobre o tema "A missão de Maria de Nazaré" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 13 de maio, terça-feira, às 9h.
– Allan Vilches fará palestra musical no Centro Espírita Nosso Lar, na próxima terça-feira, dia 13 de maio, às 16h.  No mesmo dia, porém às 20h, Allan fará uma apresentação no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130. Finalizando o seu ciclo de apresentações, o cantor se apresentará no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 16 de maio, sexta-feira, às 18h30.
– Vitor Hugo F. de Almeida fez palestra no Centro Espírita Meimei, no último domingo, dia 4 de maio.
– Realizou-se no último final de semana, dias 3 e 4 de maio, no Colégio São José, no Jardim Leonor, o 2235° Encontro Fraterno Auta de Souza, uma realização do Núcleo Espírita Chico Xavier e Sociedade de Divulgação Espírita Maria de Nazaré.
– Angélica Araújo fez palestra sobre o tema "O papel da mulher na sociedade moderna", no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 6 de maio, terça-feira.
– Dilermando Massei fez palestra sobre o tema "Maria de Magdala" no Centro Espírita Nosso Lar, na última terça-feira, 6 de maio.
– Marco Aurélio Batyras fez palestra sobre o tema "Bem-aventurados os aflitos" no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no último sábado, dia 10 de maio, às 14h.
– José Roberto G. de Carvalho fez palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 10 de maio, sábado, às 14h30.
– Júpiter Villoz Silveira fez palestra sobre o tema "As mães" no Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Jayme Americano, 728, sábado passado, dia 10 de maio, às 20h.
- Sônia Janene fará palestra sobre o tema "Cura e autocura" no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411, no dia 16 de maio, às 20h.
- Osny Galvão fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 18 de maio, às 9h30.
- David de Oliveira fará palestra sobre o tema "A paz de Cristo" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 21 de maio, às 20h.
Neste mês de maio a Casa Espírita Anita Borela de Oliveira faz aniversário. E como parte das comemorações, sediará a CONARTE - Confraternização da Arte Espírita, no dia 24, a partir das 17h. O endereço é Rua Benedicto Sales, 42, Conjunto Parigot de Souza III.

- No dia 31 de maio, às 19h30min, começa o Curso de Instrutores do ESDE - Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina. O curso é aberto a quem estiver cursando o último ano do ESDE e demais trabalhadores da Casa.

Mandaguari – Allan Vilches fará palestra musical na União Espírita Allan Kardec, na Rua Lins de Vasconcelos, 185, no dia 15 de maio, quinta-feira, às 20h.
Maringá – Maria Leonildes Mees Rabel coordenou o seminário “A tarefa da irradiação no Centro Espírita” no dia 10 de maio, sábado passado, das 15h às 19h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM: Av. Paissandu, 1156. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
- Miguel de Jesus Sardano (Santo André-SP) fará palestra sobre "A verdadeira propriedade", no dia 15 de maio, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
- Marco Negrão (Curitiba-PR) fará palestra sobre o tema "Instrumento do Espírito" no dia 22 de maio, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
- Luiz Maurício Resende (Ponta Grossa-PR) fará palestra sobre o tema "O Espiritismo e o Evangelho de Cristo" no dia 29 de maio, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
Piraquara – Maria Leonides Mees Rabel ministrou o seminário "Atendimento Fraterno Através do Diálogo", no Centro Espírita Jardim Estrela, na Rua Richard Lickfeld, 958, no dia 3 de maio, sábado, das 17h às 21h.
Rolândia – Prossegue no dia 31 de maio, às 15h, a programação do Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis), sob coordenação de Alexandre Xavier de Camargo – Local: Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto. O tema de maio será  “A conquista do Self; Mecanismos de fuga do ego”.
– Allan Vilches fará palestra musical na Casa da Prece Chico Xavier, no dia 12 de maio, segunda-feira, às 19h30.
– José Lázaro Boberg fez palestra na Casa da Prece Chico Xavier, no dia 5 de maio, segunda-feira, às 19h30.
- Joaquim Norberto de Camargo fará palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, na Rua Maria de Nazaré, 200, no dia 15 de maio, às 20h30. No dia 22 de maio, a palestrante será Célia Xavier de Camargo.
Sertanópolis – Realiza-se na Casa Espírita O Bom Samaritano, na Rua Goiás, 290, o Mês Espírita de Sertanópolis. No dia 15 de maio, às 20h, Ana Lúcia e Paulo Cruz farão palestra sobre o tema "A inconsciência e o medo da morte". Idessânia Nazareth Costa fará palestra sobre o tema "Maria" no dia  22 de maio, às 20h. Júpiter Villoz Silveira fará palestra sobre o tema "Brilhe a vossa luz", no dia 29 de maio, às 20h.
 Pernambuco
Recife - O seminário “O Espírito no Tempo” será realizado no dia 18 de maio, domingo, no Auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco.  A programação contará com as participações de Heloísa Pires: “O Homem no Seu Tempo”; Dora Incontri: “O Ser e a Educação no Tempo”; Wilson Garcia: “O Homem Além do Seu Tempo” e Gesler Carlos West: “O Ser e Sua Ação no Tempo”.  O evento é uma realização do Grupo Espírita Seara de Deus.  Informações e inscrições pelos telefones (81)3424-7382, 3432-4606 ou 3434-1128 ou, ainda, pelo e-mail searadedeus@searadedeus.org.
– O VIII Encontrame (Encontro das Associações Médico Espíritas do Norte e Nordeste) e o III Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade de Pernambuco terão como tema central “Saúde, Ciência e Evangelho” e serão realizados no período de 16 a 18 de maio.  Informações pelos telefones (81)9976-5362, 9494-3421, 8106-7397.  Inscrições no site www.ame-epe.blogspot.com ou pelo e-mail encontrame2014@gmail.com
– No próximo domingo, 18 de maio, das 9h às 12h, o Núcleo Espírita Jesus no Lar (Rua Vital Brasil, 62) realizará o Simpósio “Práticas Estranhas na Casa Espírita”.  O evento contará com a presença de Xerxes Luna e será realizado pela FEP – Federação Espírita Pernambucana.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Vicente Férrer – O INTECEPE – Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco será realizado no próximo domingo, 18 de maio, das 9h às 17h, na Escola Estadual Professor Joao Barbosa de Almeida: Rua João de Araújo, s/n e contará com o apoio do Centro Espírita José Henrique. A programação é esta: 8h30 – Recepção e credenciamento; 9h – Abertura do evento pelos anfitriões e pela Equipe FEP – Prece Inicial; 9h15 – Djanice França: “O que representa o Espiritismo para a Humanidade?”; 10h15 – Intervalo; 10h30 – Continuação do Simpósio; 11h30 – Participação do Público – Perguntas e respostas; 12h – Almoço; 13h30 – Reuniões Setoriais – Evangelização de Infância e Juventude (DIJ); Estudos Sistematizado e Aprofundado da Doutrina Espírita (ESDE e EADE); Assistência e Promoção Social Espírita (DAPSE); Mediunidade – Estudo e Prática; Atendimento Fraterno e Passe Espírita (DAE); Comunicação Social Espírita (DECOM) e Momento com os presidentes das casas espíritas presentes; 15h30 – Intervalo; 16h – Continuação das reuniões setoriais; 17h – Plenária – Relatórios dos coordenadores das reuniões setoriais; 17h30 – Encerramento das Atividades. Despedidas. Prece Final. Informações com Claudivan Santana, pelo telefone (81)9854-4832 e Alexandre Arcanjo, 8810-3374 ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Desencarnou no dia 3 de maio, aos 81 anos, o confrade Luciano dos Anjos, jornalista e escritor que teve grande atuação em vários grupos e instituições espíritas do Rio de Janeiro. Sócio efetivo e membro do Conselho Superior da Federação Espírita Brasileira, na gestão do presidente da FEB Armando de Oliveira Assis atuou como assessor da presidência, assumiu o cargo de editor-chefe da revista Reformador e participou ativamente da reestruturação da livraria, da biblioteca e do parque gráfico da FEB. O sepultamento do corpo realizou-se no domingo passado, dia 4 de maio.
– O 1º Encontro de Saraus da Ilha do Governador – Concurso de Poesias – terá como tema das poesias: “Elbe de Holanda”, no dia 31 de maio, sábado, das 16h às 20h, na Lona Cultural Renato Russo: Parque Manuel Bandeira, Cocotá, Ilha do Governador. Inscrições até o dia 15 de maio. Condição: só poderão participar poetas/poetisas residentes na Cidade do Rio de Janeiro.  A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares: Troféus e mais um pequeno Banner contendo sua poesia, autor, a classificação da mesma e certificado de participação.  Os demais classificados, do 4até o 20º lugares: Diploma de participação. Poderão ser dadas medalhas para “Menções Honrosas” e “Menções Especiais”.  Informações no linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Elbe_de_Holanda.
– O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Rua dos Inválidos, Centro) realizará nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, o VI Encontro de Multiplicadores do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). Informações: equipesead@ceerj.org.br e www.ceerj.org.br.
– O XVIII Encontro sobre a “Vida e Obra de Eurípedes Barsanulfo e o ato de servir” será realizado no dia 18 de maio, das 9 às 17h, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Gazeta da Tarde, 235, Taquara.  Informações pelo telefone (21)2446-8108, pelo e-mail ceeb@ceeb.org.br ou no sitewww.ceeb.org.br.
– Nazareno Feitosa coordenará o seminário “O Evangelho e o desafio da autoiluminação” no dia 17 de maio, sábado, das 15h às 18h, na A.E. Cabana de Antônio de Aquino: Av. Paula e Souza, 298.  Entrada franca.  O evento será realizado em comemoração aos 80 anos da Cabana.
– O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos siteswww.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.com ou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– Andrei Moreira fará uma palestra sobre o tema “Homoafetividade” no próximo sábado, 17 de maio, às 15h, na sede do CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio na Associação Espírita Francisco de Assis (Rua Capitão Bragança, 80, Higienópolis) é esta:
12 – segunda-feira – 15h – Clara de Jesus: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Carlos Raimundo: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
13 – terça-feira – 9h – José Miquez: “Bem-aventurados os misericordiosos”
19 – segunda-feira – 15h – Benjamim Carvalho: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Antônio de Pádua: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
20 – terça-feira – 9h – Alberto Jorge: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
26 – segunda-feira – 15h – Kátia Lima: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Marcos Portella: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
27 – terça-feira – Maria Tereza Rodrigues: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30: Orlando Luiz: “Preces para os irmãos desencarnados”;
14 – quarta-feira – 15h – Maria de Fátima Ferreira: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Vinicius Lima: “Bem-aventurados os misericordiosos”
21 – quarta-feira – Carlos Antônio: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Regina Célia: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
28 – quarta-feira – 19h30 – Rosangela Prata: “Bem-aventurados os misericordiosos”.
Informações pelo e-mail gadelhachagas@ig.com.br.
– Lúcia Moysés coordenou o seminário “Evangelizar: um ato de amor” no último domingo, 4 de maio, no Grupo de Estudos Espírita Rita de Cássia. 
– No último domingo, 4 de maio, Velocino Camargo coordenou o seminário “A convivência na Casa Espírita” na Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo. Informações pelo e-mail ceeb@ceeb.org.br.
– A 2ª Marcha da “Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto” foi realizada na última segunda-feira, 5 de maio, na altura da Rua Miguel Lemos, Praia de Copacabana.  O evento foi organizado pelo Movimento da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto.  Informações: e-mail cidadaniapelavidabsbrj@gmail.comou no site www.brasilsemaborto.com.br.
– Na última sexta-feira, 9 de maio, Luiz Carlos Formiga fez uma palestra sobre o tema “Reencarnação” no Pavilhão João Lyra Filho, BI, F, Auditório 93, Maracanã.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Álvaro Chrispino fez uma palestra sobre o tema “Família” no dia 8 de maio, quinta-feira, no CEERJ.  Na ocasião foi realizada uma sessão de autógrafos do livro “Família, Juventude e educação”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Armação de Búzios – O seminário “Neuroplasticidade autodirigida: você pode mudar se quiser” será coordenado por Anete Guimaraes e será realizado no próximo sábado, 17 de maio, das 15h às 19h, no Centro Espírita Chico Xavier: Av. Rio Branco, 194, Vila Caranga.  Informações pelo e-maildivulgação@cetj.org.br.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro. Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – “O evangelho aplicado aos problemas cotidianos” será o tema da palestra que Terezinha Lima fará no dia 16 de maio, sexta-feira, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Jr., 90, Bairro União. Terezinha estudará o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” no dia 18 de maio, domingo, às 19h, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Rua Teixeira e Souza, Centro. Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– No próximo domingo, 18 de maio, das 9h às 13h, Anete Guimaraes coordenará o seminário “A mente e a evolução do Espirito” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Av. Teixeira e Souza, 448, Centro.  Informações pelo e-mail divulgação@cetj.org.br.
– José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Inveja, verme roedor” no último domingo, 4 de maio, no Centro Espírita Léon Denis – AME Lagos.
Itaocara – Na última segunda-feira, 5 de maio, José Henrique Rubim de Carvalho trabalhou o tema “Sou Eu, o Jesus.  Eu Sou o Cristo”, no Centro Espírita Fraternidade.
Macaé – No último domingo, 4 de maio, o Lar Francisco Assis recebeu Carlos Assis para tratar do tema “Aqueles quem moram em mim”. Informações no site:  www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Niterói – O 13o Feirão Beneficente Pró Casa Maria de Magdala, em prol do Hospital Beneficente para Adultos e Crianças com AIDS, será realizado no dia 25 de maio, das 9h às 18h, no Centro Educacional de Niterói: Rua Itaguaí, 173. O evento contará com momentos de arte com: Geraldo & Julia, Mario Borges, Marcos Joni, Arte e Consciência, Thiago Brito, Coral do Centro Educacional de Niterói, Robson Ribeiro, Grupo Vozes do Caminho, Marcelo Daimom, Carlinhos Conceição e Anatasha Meckenna. A entrada é franca.
Nova Iguaçu – O Grupo Espírita Humildade e Caridade (Rua Flora Araújo, 433, Andrade de Araújo) realizará no dia 18 de maio, domingo, das 10h às 12h30, o seminário “Mediunidade, animismo e depressão”, que será coordenado por Nazareno Feitosa.  Na ocasião será realizado um almoço para as mães, com apresentação de Tinoco e Guto.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – No próximo sábado, 17 de maio, das 8h30 às 17h, será realizado o curso “Gerenciamento ambiental” na Fundação Joanna de Ângelis: Rua Vassouras, 20, Jardim Marileia. A programação é esta: 8h30 – abertura; 9h – Rafael Amim: “Gerenciamento Ambiental de Áreas Contaminadas”; 10h20 – Intervalo; 10h30 – Marcelo Pessoa de Barros: “Auditoria Ambiental”; 10h50 – intervalo; 12h30 – João Luiz Nato: “Gestão de Resíduos, experiências internacionais bem-sucedidas”; 13h50 – intervalo; 14h – José Luiz dos Santos Pontes: “Geologia e Exploração de petróleo”; 15h20 – intervalo; 15h40 – Luiz Carlos Carvalho  de Almeida: “Direito Ambiental”; 17h – entrega dos certificados e encerramento. Inscrições pelo e-mail johnny.mero@uol.com.br.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No período de 10 a 13 de maio, a Casa Espírita Suave Caminho (Rua Miracema, 185, Jardim Mariléia) está realizando a Jornada Comemorativa dos 30 anos, com o tema central “Fora da Caridade não há salvação”.  A programação completa é esta:
10 – sábado – 19h – Abertura; 19h30 – Coral Suave Caminho; 20h – palestra: Anete Guimarães: “Visão científica da caridade”;
11 – domingo – das 9h às 12h – seminário: Anete Guimarães: “Mente e educação do Espírito”; das 15h às 18h – seminário: Marcelo Turra: “Caridade da mediunidade”; 18h – palestra: Jamiro dos Santos Filho: “Quando pessoas são anjos”;
12 – segunda-feira – 20h – palestra: Antônia Freitas: “A caridade como Jesus pregou”;
13 – terça-feira – 19h – Coral Suave Caminho; 19h30 – palestra: Liszt Rangel: “O Cristianismo e o problema da salvação”; 21h – encerramento.
Informações pelo telefone (22)2780-5435 ou pelo e-mailcesuavecaminho@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – Na próxima quinta-feira, 15 de maio, às 19h, Terezinha Lima fará uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” na Sociedade Espírita Fraternidade: Est. da Sergeira, s/n, Bairro Cruz. Terezinha coordenará o seminário “Jesus – guia e modelo” no dia 17 de maio, sábado, às 15h, no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário. No dia 18 de maio, domingo, às 9h, Terezinha coordenará o seminário “Evangelho – terapia do amor” no Grupo Espírita Francisco de Assis: Rua Manoel Ribeiro, 143, Porto da Aldeia. Finalizando o ciclo de palestras, a expositora estudará o tema “O evangelho aplicado aos problemas cotidianos” no dia 21 de maio, quarta-feira, às 19h, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Saquarema – Terezinha Lima fará uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje” no dia 14 de maio, quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita João Evangelista: Rua Capitão Nunes, 236, Bacaxá.
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – No próximo final de semana, dias 17 e 18 de maio, o Grupo Libertação A Nossa Casa realizará o 2º Humanizar e contará com a participação da Casa dos Espíritos Editora e da palestra “Antes de construir reforme a si mesmo”, proferida por Marcos Leão.  Inscrições e informações pelo telefone (51)9696-2794, pelo e-mail ic_so@hotmail.com ou no sitewww.nossacasa-rs.com.br
– Na última segunda-feira, 5 de maio, foi realizado o “Encontro Estadual Vida: do que estamos falando?” na Sociedade Paz Amor.  Informações no sitewww.fergs.org.br.
– Encerrou-se no último domingo, 4 de maio, as apresentações da peça “Joanna de Amor” no Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mário Quintana. Informações no site www.ciahariboll.org.br.
Caxias do Sul – A IX Jornada da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha terá como tema central “A consciência quântica” e será realizada nos dias 16 e 17 de maio, sexta-feira e sábado, no Teatro da UCS.  Estão confirmadas as presenças de André Luiz Ramos, Roberto Lucio de Souza, Rogério Pereira e Victorio Turconi.  Informações com Carmem: (54)3208-4702; Samira: 3452-4472; Sonia: 3228-0397 e 9660-3721, no sitewww.ameserragaucha.com.br ou pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ariquemes – Na última segunda-feira, 5 de maio, Jorge Teixeira apresentou o tema “EADE – Estudo aprofundado da doutrina espírita: aspecto religioso” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo.
 Santa Catarina
Florianópolis – No dia 17 de maio, sábado, o Centro de Estudos Espíritas Caminho da Luz realizará o III Seminário CEECAL cujo tema central será “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”.  Estão confirmadas as presenças de Sidney Lourenço (“A conquista da missão como Pátria do Evangelho”), Sergio Luiz da Silva Lopes (“Mundo de Regeneração, Brasil como Pátria do Evangelho, qual o nosso papel nessa transição?”), Gerson Tavares (“A responsabilidade do Espírita na Pátria do Evangelho”) e a apresentação musical de Simone e Creu. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No período de 11 de março a 27 de maio, de terça-feira a sexta-feira, às 18h15, está sendo realizado o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças Pequenas “Cuidando do futuro”, na Casa Lar do Caminho.  O curso conta com o apoio de ACIF: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Programa de Apoio a Projetos.  Informações pelo e-mailcasalarluzdocaminho@gmail.com ou pelos telefones 8447-7176, 3202-5292, 3206-9519 ou 9632-4260.
– A ABMA: Associação Brasileira de Medicina Antroposófica encerrará o módulo 13 do 7º Curso Básico de Antroposofia: Cuidados Paliativos e terminalidade, neste domingo, 11 de maio. Informações: telefone (48)3228-3803 ou pelo e-mail abma.sc@abmanacional.com.
– No próximo domingo, 18 de maio, às 18h e às 20h, será encenada, no Teatro Ademir Rosa, a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade”.  Informações no teatro, pelo telefone 3664-2628 ou 8426-5235 ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias. A programação para 2014 é esta: Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Blumenau – No próximo sábado, 17 de maio, às 17h, será encenada a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade” no Teatro Carlos Gomes.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O ENGESC: Encontro de Educadores Espíritas terá como tema central “As realidades atuais e os desafios da educação” e será realizado no próximo final de semana, dias 17 e 18 de maio, no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Rua Gustavo Budag, 96, Velho.  A programação é esta:
17 – sábado – 14h: abertura; 14h30: atividades; 16h30: intervalo; 16h50: atividades; 18h20: música; 18h30: Daniel Naschenweng – “Jardineiros de Jesus”; 19h30 – término;
18 – domingo – 8h: abertura; 8h30: atividades; 9h30: oficinas; 10h40: intervalo; 10h40: atividades; 11h40: encerramento; 12h10: término.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Joinville – Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 19h e às 21h, será encenada, no Teatro Juarez Machado, a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lages – A peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade” será encenada no dia 15 de maio, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Municipal Marajoara.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.

 São Paulo
São Paulo – O Encontro do Bloco Norte terá como tema central “O Centro Espírita e o Movimento de União” e será realizado no próximo sábado, 17 de maio, das 13h30 às 18h, no Centro Espírita Irmão Augusto: Rua Dr. Gabriel da Veiga, 26, Casa Grande.  O evento contará com as seguintes palestras: Marco Milani – “O Centro Espírita (baseado no livro de Herculano Pires)” e de Jeferson Betarello – “As viagens espíritas de Allan Kardec e sua influência na unificação”.  Inscrições e informações pelo telefone (11)99765-1881, pelo e-mail contato@usevilamaria.com.br, nas Secretarias de uma das Casas que compõem a USE Distrital Vila Maria.  O evento é uma realização da USE Regional São Paulo (useregionalsp.com.br) e conta com o apoio das USEs Distrital: Casa Verde, Santana, Tucuruvi, Vila Maria e USE Int. Guarulhos.
– Wanyr Cacia fará duas palestras musicadas neste domingo, 11 de maio, às 14h30, no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Xiró, 114, Casa Verde e às 20h, no Grupo Assistencial Espírita Maria Dolores: Rua Ezequiel Ramos, 316.  Wanyr se apresentará na próxima segunda-feira, 12 de maio, às 20h, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Chácara Mafalda.  No dia 15 de maio, quinta-feira, às 9h, Wanyr fará uma apresentação no Centro Espírita A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Centro.  Finalizando a semana, Wanyr se apresentará no próximo domingo, 18 de maio, às 20h, no Grupo Espírita Irmã Clementina: Rua Platina, 270, Tatuapé.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– No próximo domingo, 18 de maio, às 16h, Plínio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “O sorriso é contagiante, passe essa ideia adiante” no Centro de Estudos e Preparação Espírita Gustavo de Alencar: Rua Arco Verde, 318, Vila Guilhermina.  A harmonização musical será realizada por Allan Vilches. Informações pelo e-mail prevenciodonto@yahoo.com.br
– A programação de palestras do mês de maio na Associação Espírita Mensageiros de Luz (Rua Emb. Dora de Vasconcellos, 613, Jardim Martini) com Manolo Quesada é esta:
13 – terça-feira – 19h30 – “Obsessão – Parte 2”;
15 – quinta-feira – 19h30 – “Parábola”;
20 – terça-feira – 19h30 – “Obsessão – Parte 3”;
27 – terça-feira – 19h30 – “Obsessão – Parte 4”.
– Vansan fará uma palestra musicada na próxima quinta-feira, 15 de maio, às 20h, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua Nossa Senhora Dos Anjos, 699, Chácara Mafalda.  No próximo domingo, 18 de maio, às 9h, Vansan fará uma palestra no Centro Espírita A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Centro.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Jesus – modelo e guia” no dia 14 de maio, quarta-feira, às 20h, na Associação Espírita Caminho da Verdade: Rua Eugenia de Carvalho, 136, Vila Matilde.  No próximo domingo, 18 de maio, às 10h, Manolo fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Major Emiliano da Fonseca, 300, Pirituba.  O expositor fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” no dia 18 de maio, domingo, às 16h, no Grupo Espírita Joana de Cusa: Rua Antônio Comenale, 159, Grajaú, Parque Cocais.  Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) é esta:
16 – sexta-feira – Aluísio A. Filho: “Muito será pedido a quem muito foi dado”;
23 – sexta-feira – Grupo Canto e Lux e Coral Rinaldo;
31 – sábado – 18h – Coral Vozes do Caminho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No próximo sábado, 17 de maio, das 11h às 13h, Eduarda Toscano ministrará o curso “Educação à luz do Evangelho” no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Itapeva, 131, Bela Vista.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O IPA: Instituto de Psicoterapia Antógena (Rua Benvinda de Andrade, 93, Santana) realizará o 6º Ecos: Encontro de Comunicação Social Espírita no dia 18 de maio, domingo, das 9h às 12h. O tema desta edição será “Assistência Social Espírita: releitura e reconstrução”.  Informações no sitewww.adesaopaulo.org.br.
– O I Simpósio de Interdisciplinaridade em Oncologia será realizado no dia 17 de maio, sábado, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no Anfiteatro Zeferino Veloso: Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112, sala 03, Centro.  O evento é uma realização da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia.  A programação é esta: 8h – Abertura: Rita de Cássia Macieira, Jurama Ribeiro de Oliveira e Wilze Laura Bruscato; 8h30 – Mesa-Redonda: “Desafios do Profissional de Saúde”, coordenação de Tatiana Buksteim Vainboim e participação de Maria Júlia Kovácis (“Deficiência da formação do Profissional de Saúde”), Vicente Augusto de Carvalho (“Adoecimento do Profissional: o estresse e a Síndrome de Burnot”), Maria Teresa Veit (“Transdisciplinaridade na prevenção: utopia ou um sonho possível?”), Sara Krasilcic (“Diretrizes antecipadas de vontade: dificuldades da implantação) e Regina Liberato (“Os cuidados essenciais para as equipes”); 10h30 – Coffe Break; 11h – Discussão de Caso: Câncer de Cabeça e de Pescoço – como eu faço?, com coordenação de Daniele Lopes Palermo e debatedores: Nise Yamagushi, Marcelo Benedito Menezes, Juliana Bellini Pereira da Silva, Natalia Bianchi Rosa, Erika Moretti Campitelli, Líria Nubia Alvarenga, Marina Lang Fouquet e Sara Krasilcic; 14h – Mesa-Redonda: Câncer Infantil, com coordenação de Maria Belmira Garcia e participação de Elisa Maria Perina (“Assistência Psicológica às crianças com câncer e a clínica dos curados”), Renata Pereira Condes (“Os pacientes ocultos: cuidado dos irmãos saudáveis”), Jurama Ribeiro de Oliveira (“Atuação da equipe multiprofissional na Oncologia Pediátrica”), Ana Paula Santos (“Cuidados paliativos em Oncologia Pediátrica”) e Elisa Neiva Vieira (“Aspectos da qualidade de vida relacionado à saúde em Oncologia Pediátrica”); 16h – Discussão de Caso: Câncer de Mama e o Feminino Ferido: como eu faço?, com coordenação de Patrícia T. Valentini de Melo e debatedores: Maria Helena P. Franco, Maria Teresa Veit, Emerson Neves dos Santos, Marineide Prudêncio Carvalho, Carlos Ruiz, José Francisco Rinaldi, Andreia Naves, Erika Moretti Campitelli, Kamila Favarão e Ana Cristina Castro; 18h – Encerramento: Rita de Cássia Macieira – organização e coordenação: Rita de Cássia Macieira, Tatiana Buksteim Vainboim, Elza Neiva Vieira, Maria Belmira. Garcia, Adriana Aparecida Fregonese, Diana Bomeny Espallargas e Mirella D’Amore. Informações pelo telefone (11)99762-0577 ou pelo e-mailsimposiosbpo.2014@yaho.com.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 18 de maio, domingo, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana, São Miguel Paulista. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) é esta:
14 – quarta-feira – Rodrigo Godoy: “A espiritualidade dos animais”;
21 – quarta-feira – Claudenice do Prado Belfiore: “Um desafio chamado família”;
28 – quarta-feira – Onivaldo José da Silva: “150 anos de O Espiritismo segundo o Espiritismo”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samú fará uma palestra sobre tema evangélico no dia 17 de maio, sábado, às 17h, no Centro Espírita Maria de Magdala: Rua Iquirimim, 316, Butantã.  O Centro Espírita Seara do Mestre (Rua Carlos Roberto Cavanhas, 392, Centro) receberá Deusa para uma palestra com tema livre na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 20h.  Deusa apresentará o tema “Maternidade é missão” no próximo domingo, 18 de maio, às 11h, no Centro Espírita Benção de Paz: Rua Lutécia, 678, Vila Carrão. Informações no site:www.deusasamu.com/agenda.htm.
– A Troupe Teatral Paulistana apresenta a peça “O céu pode esperar!”, adaptação para teatro do romance espírita “O céu pode esperar!”, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Sete atores interpretam trinta personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade. Sinopse: Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e, ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas.  A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.  Elenco: Carlos Ebano, Joana D’Arc, Érika Caroline, Renata Durães, Vitória Rabelo, Igor Kadore e Milton Merlucci.  Produção executiva: Cristina Machado.  Adaptação e Direção: Milton Merlucci.  Informações pelos telefones (11)2819-9130, 96364-0554 ou 99249-5544, pelo site www.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mailtroupeteatralpaulistana@hotmail.com.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás. Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br.
– No último domingo, 4 de maio, foi encerrado o Congresso Espírita da FEESP 2014 na sede da Feesp. A programação contou com as presenças de Paulo Pio, Marcel Souto Maior, Walcyr Carrasco, Silvia Cristina Puglia, Divaldo Pereira Franco, Allan Vilches, Maria Elizabete Baptista, Julieta Ignez Pacheco de Souza, Umberto Fabbri, Irene Barbosa Chaves, Valdete Zorate, Paulo Henrique Wedderhoff, Vitor Ronaldo Costa, Vinicius Lara, Heloísa Pires, Maria de Cássia Anselmo, Celisa Maria Germano, Alexandra Strama, Mario Peres, Jetther Jacomini, Silvia Mello, Américo Marques Canhoto, Antônio Demarchi, Vilson Disposti, Maria Elizabete Nogueira Rey, Miguel Sardano, Girlaine Costa e Silva, Fatima Luiza Giro, Renato Pietro, Roberto Vilmar Quaresma, Maria Inês Pessoto Paschoa, Vera Millano, Jussara Mosselli, Joel Beraldo, André Trigueiro, Edelso da Silva Junior, Telma Craide, Elza Basile, José Carlos de Lucca, Zulmira Hassenian, João Demétrio Loricchio, Renato Costa. Informações: e-mail congresso@feesp.org.br ou no site www.feesp.org.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no domingo passado, dia 4 de maio, na Casa do Caminho Irmã Sheilla. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Marco Milani foi o responsável pelo último Encontro com Herculano Pires, no dia 7 de maio, quarta-feira, no Grupo Espírita Cairbar Schutel.  O tema da palestra foi baseado no livro “A pedra e o joio”. O evento foi transmitido no link www.herculanopires100anos.com.br
– Ismael Batista da Silva fez uma palestra no dia 8 de maio, quinta-feira, no Grupo Assistencial sem Fronteiras.  No dia 9 de maio, sexta-feira, Ismael se apresentou no Centro Espírita Frat. Ângelo Ramos e, no sábado, 10 de maio, às 18h, no N.A.S.C.E.R.: Rua Pedro Luiz de Souza, 35, Jardim Brasília.
– Na última sexta-feira, 9 de maio, Allan Vilches fez uma homenagem especial para as Mães no GELC: Grupo Espírita Lazara da Conceição.  Allan fez uma palestra musicada no dia 8 de maio, quinta-feira, na Casa Branca do Caminho.  O dia 7 de maio, quarta-feira, foi reservado pelo cantor para a Sociedade Espírita Pequeninos de Jesus. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Sander fez uma palestra sobre o tema “Evangelho: advertências e consolações” no dia 9 de maio, na Casa do Caminho Meimei.  Informações pelo telefone (11)2154-9192.
– José Luís Morado fez uma palestra sobre o tema “Amor e Sexo em suas muitas formas” no último sábado, 10 de maio, das 14h30 às 17h30, na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros. Informações pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mailaabrape@gmail.com.
– O Centro Espírita A Caminho da Luz recebeu Deusa Samú no último domingo, 4 de maio.  Informações: www.deusasamu.com/agenda.htm.
– No dia 8 de maio, quinta-feira, Ismael Batista da Silva fez uma palestra no Grupo Assistencial Sem Fronteiras.  Ismael fez uma palestra no último sábado, 10 de maio, às 18h, na sede do NASCER: Rua Pedro Luiz de Souza, 35. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Agnaldo Paviani fez uma palestra no último sábado, 10 de maio, às 15h, no Lar Espírita Caminho da Família Unida: Rua Oliveira Melo, 708, Ipiranga. No dia 9 de maio, sexta-feira, Agnaldo se apresentou na Assistência Frat. Francisco de Assis e, no dia 8, quinta-feira, no Centro Espírita Lírio Branco.
– A Casa do Caminho recebeu Vansan para uma palestra musicada no dia 7 de maio, quarta-feira.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no último sábado, 10 de maio, às 20h, no Centro Espírita Laços Eternos: Praça Nossa Senhora da Esperança, 04.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– Adriano Ferraz Cese fez uma palestra sobre o tema “Maria, mãe de Jesus e o espiritismo” no dia 7 de maio, quarta-feira, na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Aparecida D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada no mês de maio.  A programação é esta:
10 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Lúcia Bonilha;
17 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Errivaine Ferreira;
20 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Allan Kardec – Bernadete Freitas;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Cidinha Talhari;
31 – sábado – Centro Espírita Amor e Caridade – Mariângela Rael.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Arcadas – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no dia 16 de maio, sexta-feira, às 19h30, no Centro Espírita Luz e Caridade: Rua João Ecel, 507.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Araçatuba – A Use Intermunicipal de Araçatuba escalou as seguintes palestras para o mês de maio:
18 – domingo – 9h – União Espírita Paz e Caridade – Robson Frederico Cunha – (18)3266-7861;
20 – terça-feira – 20h – Casa da Caridade – Giuliano Faria – (18)99794-3799;
20 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Discípulos de Jesus – Ana Laura Pires – (18)98111-3676;
21 – quarta-feira – 20h – Centro Espírita Irmã Angélica – Hélio de Matos Corrêa – (18)98127-5260;
21 – quarta-feira – 20h – Centro Espírita Bezerra de Menezes – Lucile Batagelo – (18)3623-7179;
22 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade – Ofélia Candil – (18)99746-0077;
22 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Caminhos de Jesus – Maria Luzia A. Rosa – (18)3623-6176;
23 – sexta-feira – 20h – Centro Espírita Esperança e Caridade – Anderson Generoso – (18)3608-7773;
23 – sexta-feira – 20h – Grupo Espírita da Fraternidade – Vladimir Vitoriano da Silva – (18)3631-0641;
23 – sexta-feira – 20h – Aliança Espírita Varas da Videira – Antônio Carlos – (18)3305-5881;
23 – sexta-feira – 20h – Centro Espírita Luz e Verdade – Cléber Roberto da Silva – (18)99764-9170;
24 – sábado – 17h – Casa de Assistência Fraterna – Valéria Nobre Leal Oliva – (18)3622-4827.
Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araraquara – Haroldo Dutra Dias coordenará o seminário “Evangelho – sol da humanidade” no próximo sábado, 17 de maio, das 14h30 às 18h, na sede do CEAR: Centro de Eventos de Araraquara: Rua Ivo Magnani, 430, Fonte Luminosa.  Informações no site www.institutocairbarschutelorg ou pelo e-mailorsonpeter92@gmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A agenda de palestras do mês de maio do Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, Jordanópolis) é esta:
13 – terça-feira – 20h – Grupo Vocal Reencontro;
20 – terça-feira – 20h – Ery Lopes e João Lucius – palestra musical;
27 – terça-feira – 20h – Fernanda Fernandes.
Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
Auriflama – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Caminheiros do Bem (Rua José Barbosa, 51/40) é esta:
11 – domingo – 19h30 – Celeste Antenore: “Não pôr a Candeia debaixo do alqueire”;
25 – domingo – 19h30 – Reginaldo Teixeira de Sá: “Bem-aventurados os misericordiosos”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Avanhandava – Na última quarta-feira, 7 de maio, Roosevelt Andolphato Tiago fez uma palestra no Centro Espírita Francisco de Assis. Informações pelo e-mail luizsilva.ava@hotmail.com.
Batatais – A 25º Semana Espírita Prof. Eurípedes Barsanulfo foi realizado no período de 26 de abril a 4 de maio, no Centro Espírita Prof. Eurípedes Barsanulfo.  A programação contou com as presenças de Elizeu Florentino Motta Jr., Luiz Fernando Meirelles, Gustavo Zein, Allan Vilches, Pedro Aluísio Diani, Lídia Z. F. Mendes, Edevanir Antônio Previdelli e Vanderlei Luiz Miranda.  Informações no link www.facebook.com/usefranca.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bebedouro – O Centro Assistencial Espírita “A Caminho da Luz com Chico Xavier” (Alameda Saquarema, 30, Jardim Menino Deus II) receberá Aline Vizibeli no dia 14 de maio, às 20h, quarta-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Birigui – No próximo sábado, 17 de maio, às 20h, Luiz Augusto Macedo fará uma palestra com tema livre no Centro Espírita Amor e Caridade: Av. Barão do Rio Branco, 952.  Luiz Augusto fará uma palestra sobre o tema “O grão de mostarda” no dia 12 de maio, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade.  Informações com Nancy pelos telefones (18)3642-2388 ou 3643-1190.
Botucatu – O Projeto de Extensão: Saúde e Espiritualidade foi realizado no dia 7 de maio, quarta-feira, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu. A programação contou com as presenças de Niura A. Ribeiro Padula e Francisco Habermam.  Informações no sitehttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br.
Buritama – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Redenção (Rua Dos Pereiras, 976) é esta:
12 – segunda-feira – 20h15 – Antônio Carlos Navarro;
19 – segunda-feira – 20h15 – Ana Jaicy Guimaraes;
26 – segunda-feira – 20h15 – Miguel de Jesus Sardano.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campinas – No último sábado, 10 de maio, das 14h às 18h, o Centro de Estudos Espíritas Nosso Lar realizou o seminário “Saúde Mental e Espiritismo: Aspectos Jurídicos, Clínicos e Psicológicos”.  O evento contou com o apoio da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo e da USE Intermunicipal de Campinas. Informações no site www.nossolarcampinas.org.br.
Cândido Mota – No último sábado, 10 de maio, às 20h, Edna Delfino fez uma palestra sobre o tema “Quem são seus filhos?”, no Centro Espírita Mário Fernandes Barreira: Rua Ângelo Pípolo, 19.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de maio no NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) é esta:
11 – domingo – 9h – Palestra Especial com Rogério Fernandes e Grupo Musical NEALUZ;
12 – segunda-feira – 20h – Os tormentos voluntários, com Campaner;
13 – terça-feira – 20h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com Jussara Garcia;
15 – quinta-feira – 14h – Igualdade dos direitos do homem e da mulher, com Edson Barros; 20h – Preces gerais, com Nairyn;
18 – domingo – 9h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com Carlos Ibanhez;
19 – segunda-feira – 20h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com José Carlos;
20 – terça-feira – 20h – A igualdade dos direitos do homem e da mulher, com Edson Barros;
22 – quinta-feira – 14h – A ingratidão dos filhos e os laços de família, com Vanderlei Pacheco; 20h – Resiliência, com Carlos Valério;
25 – domingo – 9h – Igualdade dos direitos do homem e da mulher, com Ivie Dias;
26 – segunda-feira – 20h – A Lei do Trabalho, com Wanderlei Coghi;
27 – terça-feira – 20h – A ingratidão dos filhos e os laços de família, com Reinaldo Junior;
29 – quinta-feira – 14h – Honra a teu pai e tua mãe, com Maria Teresa Vilches; 20h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com Janice Machado.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Embu das Artes – A programação de palestras do mês de Manolo Quesada na Instituição Espírita Beneficente Seara de Jesus (Rua Júpiter, 16, Jardim Novo Embú) foi esta: 4 – domingo - 10h – “Ser ou Ter: Fique Com os Dois”; 10 – sábado passado – 17h – “Levanta e Anda”. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo do Pinhal – Na última segunda-feira, 5 de maio, Wanyr Cacia fez uma palestra musicada na Associação Espírita Estr. Caridade. Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Franca – No dia 8 de maio de 2014, comemorou-se o centenário de nascimento de Maria Aparecida Rebêlo Novelino (dona Aparecida) que, juntamente com seu marido, Tomás Novelino, fundou o Educandário Pestalozzi, uma das maiores escolas da cidade de Franca, sendo uma escola espírita.  A educadora primorosa acreditava que a “criança é o futuro” deixou sua marca e uma filosofia calcada na seriedade, no amor e respeito ao próximo.  Parabéns, dona Aparecida!
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Inscrições com Ernani, pelo telefone (16)99126-1010.
– O 1Encontro Francano do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado no dia 25 de maio, domingo, às 9h, no Centro Espírita José Marques Garcia – Hospital Allan Kardec. O facilitador será Mário Gonçalves – coordenador do ESDE da USE/SP.
– O Centro Espírita Esperança e Fé preparou um ciclo de palestras no período de 4 a 10 de maio. A programação contou com as presenças de: Grupo Semearte de Igarapava, Rosinha Aylon, Nara Carloni, Alcir Orion Morato, Branca Martiniano, Grupo Arte e Vida e Regina Pogeti Zaneti.  Informações pelo telefone 3722-0418.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Getulina – A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Fé, Amor e Justiça (Rua Wenceslau Brás, 954) é esta:
12 – segunda-feira – 20h – Leudimila Rodrigues Tempeste;
19 – segunda-feira – 20h – Reinaldo Trombini Junior;
26 – segunda-feira – 20h – Edgar Feres Filho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarujá – Vansan fez uma palestra musicada no dia 6 de maio, terça-feira, no Centro Espírita Senhor do Bonfim.  Informações no sitehttp://vansancantor.com/.
Guarulhos – Claudio Palermo fará uma palestra sobre o tema “Falar em público: técnicas e desafios” no próximo sábado, 17 de maio, às 18h30, no Espaço Novo Mundo: Av. Salgado Filho, 1453.  Informações pelo telefone (11)98539-0139.  Inscrições pelo e-mailguarulhos.info@centrobritanico.com.br ou com Grasiela ou Telma, pelos telefones (11)4963-1733.
– No dia 17 de maio, sábado, às 20h, Vansan fez uma palestra musicada no Centro Espírita Discípulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 01, Tranquilidade.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– No último domingo, dia 4 de maio, foi realizado o seminário “Feliz idade – a feliz idade na visão espírita” no Salão de Arte do Teatro Adamastor.  A coordenação ficou a cargo da equipe de Adão Nonato e o evento contou com apresentações de Dannilu e Nando Garcia.  Informações pelo e-maillocutor@feal.com.br.
– No dia 5 de maio, segunda-feira, Deusa Samú fez uma palestra no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade. Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O Centro Espírita Chico Xavier recebeu Deusa Samú para uma palestra no dia 8 de maio, quinta-feira.  Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
Guzolândia – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
10 – sábado – 20h – Marilene Lisboa;
18 – domingo – 20h – Meire Magalhães;
25 – domingo – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
11 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Fernanda Fuga;
12 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lucile Batagello; Centro Espírita Chico Xavier: Mariângela Manfrim;
13 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Célia Araújo;
14 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Fernanda Fuga; Associação Espírita Bezerra de Menezes: Fernanda Fuga;
18 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Lucile Batagello;
19 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Chico Xavier: Bernadete Freitas;
21 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Bernadete Freitas;
22 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Luz e Amor: Marilene Lisboa;
23 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Cidinha Talhari;
25 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Suzete Brunelli;
26 – segunda-feira – 20h – GUECE: Jane Maiolo; Centro Espírita Chico Xavier: Suzete Brunelli;
27 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Cidinha Talhari;
28 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Jane Maiolo;
29 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Suzete Brunelli; Centro Espírita Luz e Amor: Errivaine Ferreira;
30 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Lúcia Bonilha.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jaú – No último domingo, 4 de maio, Kátia Penteado coordenou o seminário “A Metodologia do ESDE: teoria e prática”. Informações pelos e-mailsusebauru@terra.com.br ou esde_bauru@gmail.com.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O curso “Conflitos existenciais – Raiva” é coordenado por Donizete Pinheiro e as aulas serão encerradas na próxima sexta-feira, 16 de maio, das 20h às 21h, na União Espírita de Joao de Camargo: Av. José Alberto Gonçalves, 120, ao lado do Esmeraldo Shopping.
– O Ciclo de Palestras com o tema Amor, do livro “Garimpo de amor” de Divaldo Pereira Franco, será realizado no mês de maio, aos sábados, às 20h, em comemoração aos 34 anos do CEB: Av. Sampaio Vidal, 2110-A, Jardim Continental.  A programação é esta:
17 – Edson Toledo Silvério: Amor e relacionamento;
24 – Edgar Miguel: Amor e desapego;
31 – Alexandre Perez: Amor e cura.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita serão iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, a partir do dia 21 de maio e, todo sábado, às 18h, a partir do dia 31 de maio, na Sala 5.  Inscreva-se na Livraria e reserve a sua apostila.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mail nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marinópolis – No mês de maio será realizada a 2ª Jornada da Mulher Espirita, que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”, no Centro Espírita Allan Kardec.  A programação será encerrada na próxima quinta-feira, 15 de maio, às 20h, com a participação de Jane Maiolo. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – A 12ª Semana Nacional de Museus será realizada no período de 12 a 18 de maio, das 9h às 17h, no Memorial Cairbar Schutel.  A programação completa é esta:
12 a 16 – das 9h às 17h – Visitas;
13 – terça-feira – 20h – palestra: “Parábolas e Ensinos de Jesus”;
15 – quinta-feira – 19h30 – Bate-papo com a Curadora;
16 – sexta-feira – 19h – Associação Comercial e Empresarial (Rua Cesário Mota, 1240) – filme/debate: Oceano Vieira de Melo: Minha Vida em outra vida.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição de maio/14 do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO. Acesse para ver www.institutocairbarschutel.org.
Mauá – Deusa Samú fará uma palestra no dia 19 de maio, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Santo André, 284. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
Mendonça – Jesus Carlos (Zuza) fará uma palestra com tema livre no dia 13 de maio, terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita João Batista: Rua Jacinto de Souza, 225.  Informações pelo telefone (17)3248-1420.
Mogi Guaçu – Wanyr Cacia fez uma palestra musicada no dia 6 de maio, terça-feira, no Grupo Espírita Humildes do Caminho. Informações:http://www.cacciaimago.com.br/.
Osasco – Deusa Samú fez uma palestra no dia 10 de maio, sábado passado, às 19h, no Centro Espírita Pais e Filhos: Rua Raul Torres, 20. Informações:www.deusasamu.com/agenda.htm.
Palmeira D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita será realizada em maio e terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
10 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Sônia Belinello;
19 – segunda-feira – 20h – União Espírita João Batista: Marilene Lisboa;
22 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Célia Araújo;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Fernanda Fuga;
29 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paranapuã – O Centro Espírita Amor e Caridade realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
22 – quinta-feira – 20h: Meire Magalhães;
29 – quinta-feira – 20h: Fernanda Fuga.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luiz Osório, 1262) é esta:
12 – segunda-feira – 20h – Suzel Hecht Pizzo Valente: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”;
19 – segunda-feira – 20h – Luiz Augusto Macedo: “O Bônus-Hora”;
26 – segunda-feira – 20h – Sonice Pereira Nobre de Paula: “Amar ao próximo como a si mesmo”.
Informações pelo e-mail joao.marchesi55@gmail.com ou pelo telefone (18)99783-5505.
Presidente Prudente – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no dia 13 de maio, na terça-feira, às 19h30, no Grupo Auxílio Fraterno Amélia Zambelli: Rua XV de Novembro, 1269.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Presidente Wenceslau – Na última segunda-feira, 5 de maio, José Olavo de Lima fez uma palestra no Centro Espírita Amor e Caridade. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Francisca Rodrigues fez uma palestra no dia 6 de maio, terça-feira, no Centro Espírita Humildade e Fraternidade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rancharia – A programação de palestras do mês de maio da Casa Espírita “Antônio Luiz Sayão” (Av. Pedro de Toledo, 755) é esta:
17 – sábado – 11h às 13h – Pastel Beneficente;
30 – sexta-feira – 20 h – Reunião da USE Intermunicipal de Rancharia.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A agenda de palestras do mês de maio no Centro Espírita Joana D’arc (Rua Allan Kardec, 828) é esta:
24 – sábado – 20h – José Samorano Subires;
31 – sábado – 20h – Roosevelt Andolphato Tiago.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 10 de maio, às 20h, a Casa Espírita Antônio Luiz Sayão (Av. Pedro de Toledo, 755) recebeu Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli para tratar do tema “Amar o próximo como a si mesmo”. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Preto – A Associação Caminhos para o Espiritismo convida você e seus amigos para as comemorações dos 100 anos de nascimento de Herculano Pires em Ribeirão Preto. Conhecer o pensamento e as escolhas de Herculano Pires, um dos espíritas mais importantes e influentes do século XX, é compreender o próprio Espiritismo atual. Informações:www.caminhosparaoespiritismo.org.br/blog/eventos/reencontros-com-herculano-pires/.
Rubiácea – Na última quinta-feira, 8 de maio, Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “O grão de mostarda II” no Centro Espírita Discípulos de Jesus.  Informações com Neli Rodrigues pelo e-mailnelicrodrigues@hotmail.com.
Santa Albertina – O Centro Espírita Maria de Nazaré realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
14 – quarta-feira – 20h – Marilene Lisboa;
28 – quarta-feira – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Cruz Conceição – Na última sexta-feira, 9 de maio, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Grupo Espírita Paulo de Tarso. Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Santa Fé do Sul – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra com tema livre no último sábado, 10 de maio, às 20h, no Centro Espírita José Alves Tosta Filho: Rua Seis, Jardim Ana Lúcia.  Informações com Raul, pelos telefones (17)3631-0855, 98207-0645 ou pelo e-mail luarjuniorsfc@gmail.com.
Santo André – A IV Jornada da AME/ABC terá como tema central “Sexualidade e Espiritualidade na visão Médico-Espírita” e será realizada no dia 31 de maio, sábado, no Anfiteatro do Hospital Mário Covas: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso.  Informações pelo telefone (11)2897-0267 (Eliete) ou no site http://www.ameabc.org.br.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis (Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420) é esta:
10 – sábado – 16h – Ailton: “Semana das Mães” – Grupo Musical Canto Livre;
12 – segunda-feira – 20h30 – Flávio: “O Filho Pródigo”;
15 – quinta-feira – 14h30 – Rosângela: “Joanna de Ângelis – vida e obra”; 20h30 – Saulo: “Muitos os chamados, poucos os escolhidos”;
16 – sexta-feira – 20h30 – Fort: “O Amor cobre a multidão de pecados”;
17 – sábado – 20h30 – Valdir Filho: “A Casa Espírita”;
19 – segunda-feira – 20h30 – Wanderlei: “A família ontem e hoje”;
22 – quinta-feira – 14h30 – Allan Vilches: palestra cantada; 20h30 – Allan Vilches – palestra cantada;
23 – sexta-feira – 20h30 – Zé Maria: “Os trabalhadores da última hora”;
24 – sábado – 20h30 – Estela Maris: “Perdão: o remédio para o ressentimento e a mágoa”;
26 – segunda-feira – 20h30 – Rosângela: “A Figueira Seca”;
29 – quinta-feira – 14h30 – Flávio: “Como seguir e exemplificar os ensinamentos de Jesus”; 20h30 – Celso: “Afinidade e sintonia”;
30 – sexta-feira – 20h30 – Richard Simonetti: “Tema Evangélico”;
31 – sábado – 16h – Anete: “Educar para transformar”.
Informações com Ademir Mendes pelo e-mail ademir.comunica@gmail.com.
– O curso de “Mediação de conflitos” está sendo realizado nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, sábados, das 9h às 13h, na sede do Centro Universitário Anhanguera.  O curso é uma realização do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Informações no site www.imab-br.net.
– No próximo domingo, 18 de maio, às 16h, será realizada a Jornada da Mulher na sede da Sociedade Espírita José Bueno: Rua das Pitangueiras, 471, Bairro Jardim.  O evento é uma realização da USE/Santo André e contará com uma palestra musicada de Vansan.  Informações no sitehttp://vansancantor.com/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) realiza o curso “Formação de expositores” com coordenação de José Juvêncio S. Junior.  O cronograma de aulas é este: 18 e 25 de maio, 1º e 8 de junho, domingos, das 9h às 12h.  Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 5 de maio, segunda-feira, no Centro Espírita Redentor.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– Na última terça-feira, 6 de maio, Allan Vilches fez uma palestra musical no Centro Espírita Fraternidade.  Informações no sitehttp://www.allanvilches.com.br/.
– “Céu e inferno – a justiça divina” foi o tema da palestra que Manolo Quesada fez no dia 7 de maio, quarta-feira, na Associação Espírita Raio de Luz. Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Santo Antônio do Aracanguá – O Centro Espírita Amor e Luz receberá Paulo Calciatore para uma palestra no dia 17 de maio, sábado, às 19h30.  O evento é uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)3624-4657.
Santos – O Curso Intensivo de Preparação de Evangelização de Infância está sendo realizado no período de 10 a 31 de maio, das 14h30 às 18h30, no Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3202-8080.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– Os expositores do mês de maio no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) são estes:
12 – segunda-feira – 20h – Fernando Guimarães;
13 – terça-feira – 15h – Celina;
19 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
20 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
26 – segunda-feira – 20h – Célia Justo;
27 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O CIPEI – 2014: Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores de Infância está sendo realizado nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, aos sábados, das 14h30 às 18h30, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Observação: no dia 31, a aula terminará às 19h, devido ao encerramento.  Poderão participar espíritas, maiores de 18 anos, que tenham interesse na tarefa de evangelização espírita infantil.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), são ministradas aos sábados, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-social espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Para o médico Flávio Braun, esta é uma ótima oportunidade para ter mais conhecimento sobre a medicina espiritual, como complementar à tradicional, dando noção ao ouvinte a sua responsabilidade sobre si mesmo, fundamentalizando o porquê de muitas intercorrências da vida.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas com seus respectivos professores está disponível emwww.amesantos.blogspot.com.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas ocorrem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Cesário Mota, 20, Boqueirão, telefones: (13)3202-7104, 3202-7114, PABX 3202-7100 – Ramal 149, das 8h às 22h, de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados das 7h às 12h.  Consulte o site www.unisanta.br/posgraduacao.
São Bernardo do Campo – Deusa Samú fará uma palestra sobre o tema “Maternidade é missão” na próxima segunda-feira, 12 de maio, às 20h, no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154.  No dia 15 de maio, quinta-feira, às 20h, Deusa estudará o tema “Por que sofremos? ESSE cap. V” no Centro de Estudos Espíritas Lírio Branco: Rua Joaquim Nabuco, 523. Informações: www.deusasamu.com/agenda.htm.
– No dia 15 de maio, quinta-feira, às 19h, Wanyr Cacia fará uma palestra musicada no Centro Fraternal Espírita João Ramalho: Rua Carlos Miele, 154, Vila Olga.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– Manolo Quesada fará duas palestras no mês de maio no Centro Espírita Emmanuel (Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis).  A programação é esta:
17 – sábado – 16h às 19h – seminário: “Liderança para o Terceiro Milênio”;
25 – domingo – 9h – tema livre
– Vansan fará uma palestra musicada no dia 16 de maio, às 21h, no Centro Espírita Maria Amélia: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2225. Informações no site http://vansancantor.com/.
 Agnaldo Paviani coordenou o seminário “Doutrinação de Espíritos: mitos e verdades” no dia 10 de maio, sábado, às 19h30, no Grupo Frat. Espírita Joao Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154.  No dia 8 de maio, quinta-feira, Agnaldo fez uma palestra no Centro de Estudos Espírita Lírio Branco.  Informações no sitewww.agnaldopaviani.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Fraternal Espírita João Ramalho foi encerrada na última segunda-feira, 5, com a presença de Manolo Quesada.  No dia 9 de maio, sexta-feira, Manolo fez uma palestra sobre o tema “Casa Espírita: trabalho, solidariedade e tolerância” no Grupo Meimei. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Caetano do Sul – Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na próxima segunda-feira, 12 de maio, às 20h, no Grupo Espírita de Trabalho Misail: Rua Maceió, 661, Bairro Barcelona. Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– Allan Vilches fez uma palestra musicada no dia 5 de maio, segunda-feira, no Templo Espírita Irmão João Massarelli.  Informações no sitehttp://www.allanvilches.com.br/.
São Francisco – No mês de maio o Centro Espírita Francisco Xavier realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita, cujo tema será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
10 – sábado – 20h – Meire Magalhães’
24 – sábado – 20h – Mariângela Rael;
31 – sábado – 20h – Iara Monteiro.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– No último domingo, 4 de maio, Nazareno Feitosa fez uma palestra sobre o tema “Depressão, autoconhecimento e iluminação interior” na Associação Espírita Allan Kardec.  Informações pelo telefone (19)99722-7556.
São Vicente – O Centro Espírita Paulo e Estêvão (Rua Visconde de Tamandaré, 442) preparou um ciclo de palestras em comemoração aos seus 60 anos de fundação.  Na próxima segunda-feira, 12 de maio, será a vez de Vansan.  No dia 13 de maio, terça-feira, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada no Centro Espírita Beneficente Semente de Luz: Rua João Ramalho, 158.  O cantor se apresentará no dia 14 de maio, quarta-feira, às 20h, no Grupo Espírita da Prece: Rua Pero Vaz de Caminha, 200.  Informações no sitehttp://vansancantor.com/.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tupã – Realiza-se no dia 24 de maio o seminário 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo, com participação de Moacyr Camargo, Izaías Claro e Elaine Aldrovandi. As inscrições podem ser feitas por e-mail até 20 de maio. Eis o endereço: seminarioevangelho@gmail.com                                          
Urânia – No mês de maio o Centro Espírita Ponto de Luz realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
11 – domingo – 19h30 – Meire Magalhães;
18 – domingo – 19h30 – Mariângela Manfrin;
25 – domingo – 19h30 – Célia Araújo;
28 – quarta-feira – 20h – Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 Tocantins
Gurupi – Nos dias 6 de junho, 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Leila Ramos e José Teixeira coordenarão o seminário “Mediunidade: desafios e bênçãos” nos dias 17 e 18 de maio, no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul.  Informações pelo sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ji-Paraná – A Feira do Livro Espírita será realizada no período de 18 a 30 de maio, das 8h às 14h e das 20h às 22h, na Praça Dom Bosco.  Nos dias 31 de junho, das 8h às 22h e 1º de junho, das 8h às 12h, a Feira será realizada no Teatro Dominguinhos.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano8/362/movimentoespiritabrasileiro.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário