a partir de maio 2011

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O facho que ilumina as trevas


ROGÉRIO COELHO
rcoelho47@yahoo.com.br 
Muriaé, MG (Brasil)

O Evangelho é o Código de Princípios Morais do Universo, adaptável a todas as pátrias, a todas as comunidades, a todas
as raças e a todas as criaturas
 
“Submetidas à Sua terna e misteriosa autoridade, as Almas encontraram a segurança e a proteção do Divino Aprisco.”- François C. Liran
 
Feito “claridade matinal que toca a despertar”, Ele abandonou Seu Jardim de Estrelas para ergastular-Se nas “sombras exteriores, onde há choro e ranger de dentes”, a fim de mostrar aos Espíritos calcetas o caminho da definitiva emancipação espiritual, vez que o rebanho terrestre perdia-se nos dédalos dos despautérios de variegado matiz...
Como muito bem o disse João Evangelista(1), “era Seu desejo que os homens a Ele fossem com a confiança de uma criança de passos vacilantes a fim de que usufruíssem de Sua proteção à semelhança do que faz a galinha que guarda seus pintainhos debaixo das asas.
Depois de Seu rastro de luz nas trevas planetárias, estava empenhada a ação viril; já não se trata de crer instintivamente, nem de obedecer maquinalmente; é preciso que o homem siga a Lei de Amor promulgada por Ele”.
Dando sequência às palavras do “Discípulo Amado”, completa um Espírito protetor(2), traduzindo o significado do que quis o Mestre Maior dizer quando -olhando enternecidamente os pequenos infantes à Sua volta, impedidos de se Lhe aproximarem pela irritabilidade dos Apóstolos -, falou(3)“deixai que venham a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque delas é o Reino de Deus.  Eu tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação.  Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça.  Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? É o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer?”
Conta-nos André Luiz(4)“(...) desde a chegada do Excelso Benfeitor do Planeta, observa-se-lhe o pensamento sublime penetrando o pensamento da Humanidade. Dir-se-ia que no estábulo se reúnem pedras e arbustos, animais e criaturas humanas, representando os diversos reinos da evolução terrestre, para receber-Lhe o primeiro toque mental de aprimoramento e beleza. Casam-se os hinos singelos dos pastores aos cânticos de amor nas vozes dos mensageiros espirituais, saudando Aquele que vinha libertar as nações, não na forma social que sempre lhes será vestimenta às necessidades de ordem coletiva, mas no ádito das Almas, em função da Vida Eterna... 
CEDO COMEÇOU O SEU APOSTOLADO  
Antes d`Ele, grandes comandantes da ideia haviam pisado o chão do mundo, influenciando multidões. Guerreiros e políticos, filósofos e profetas alinhavam-se na memória popular, recordados como disciplinadores e heróis, mas todos desfilaram com exércitos e fórmulas, enunciados e avisos, em que se misturam retidão e parcialidade, sombra e luz.
Ele chega sem quaisquer prestígios de autoridade humana; mas, com a Sua magnitude moral, imprime novos rumos à vida, por dirigir-Se, acima de tudo, ao Espírito, em todos os climas da Terra. Transmitindo as ondas mentais das Esferas Superiores de que procede, transita entre as criaturas, despertando-lhes as energias para a Vida Maior, como que a tanger-lhes as fibras recônditas, de maneira a harmonizá-las com a sinfonia universal do Bem Eterno.
Auxiliado por um pugilo de médiuns admiráveis, forma o Colégio Apostólico constituído por criaturas não apenas admiráveis pelas percepções avançadas que as situavam em contato com os Emissários Celestes, mas também pela conduta irrepreensível de que forneciam testemunho, ensejando o circuito de forças a que se ajustou a onda mental do Cristo, para daí expandir-se na renovação do mundo.
Cedo começa o apostolado excelso para o Mestre Divino, erguido à posição de Médium de Deus, em que Lhe caberia carrear as noções da vida imperecível para a existência na Terra. É assim que, contando apenas doze anos de idade, assenta-Se entre os doutores de Israel, “ouvindo-os e interrogando-os”(5), a provocar admiração pelos conceitos que expendia e a entremostrar a Sua condição de intermediário entre culturas diferentes.
Iniciando a tarefa pública(6), na exteriorização de energias sublimes, encontramo-lO em Caná da Galileia(7); assim como vamos encontrá-lO, também, a multiplicar pães e peixes(8), no tope do monte, bem como a tranquilizar a Natureza em desvario(9), quando os discípulos assustados Lhe pedem socorro, diante da tormenta. Identificamo-lO em plena levitação, caminhando sobre as águas(10), e em prodigiosa ocorrência de materialização ou ectoplasmia, quando Se põe a conversar, sob o perplexo testemunho de Pedro, João e Tiago com dois varões desencarnados(11)que, positivamente, apareceram glorificados, a Lhe falarem de acontecimentos próximos.
No templo de Salomão, em Jerusalém, desaparece de chofre, desmaterializando-Se, ante a expectação geral e, na mesma cidade, perante a multidão, produz-se a voz direta(12), em que bênçãos divinas Lhe assinalam a rota. 
A VALORIZAÇÃO DAS PRÓPRIAS ENERGIAS 
Cercam-nO doentes  de variada expressão: paralíticos estendem-Lhe membros mirrados, obtendo socorro; cegos recuperam a visão; ulcerados mostram-se limpos; alienados mentais, notadamente obsidiados diversos, recobram o equilíbrio...
É importante considerar, porém, que o Grande Benfeitor a todos convida para a valorização das próprias energias. Reajustando as células enfermas da mulher hemorroíssa, diz-lhe, convincente: “Filha, tem bom ânimo! A tua fé te curou”.(13) Logo após, tocando os olhos de dois cegos que Lhe recorrem à caridade, exclama: ‘Seja feito, segundo a vossa fé’.(14)
Sem embargo, não salienta a confiança por simples ingrediente de natureza mística, mas sim por recurso de ajustamento dos princípios mentais, na direção da cura. E encarecendo o imperativo do pensamento reto para a harmonia do binômio mente-corpo, por várias vezes O vemos impelir os sofredores aliviados à vida nobre, como no caso do paralítico de Betesda, que, devidamente refeito, ao reencontrá-lo no templo, d`Ele ouviu a advertência inesquecível: ‘eis que já estás são. Não peques mais, para que não te suceda coisa pior’.
À distância da sociedade hierosolimita, vaticina(15) os sucessos amargos que culminariam com a Sua morte na cruz. Utilizando a clarividência que Lhe era peculiar, antevê(16) Simão Bar Jonas cercado de personalidades inferiores da esfera extrafísica, e avisa-o quanto ao perigo que isso representa para a fraqueza do apóstolo. Nas últimas instruções, ao pé dos amigos, confirmando a profunda lucidez que Lhe caracterizava as apreciações percucientes, demonstra conhecer a perturbação consciencial de Judas(17), a despeito das dúvidas que a ponderação suscita entre os ouvintes. Nas preces de Getsêmani(18), aliando clarividência e clariaudiência, conversa com um mensageiro espiritual que O reconforta.
Segundo o ínclito Mestre Lionês, todos os feitos de Jesus ficam esmaecidos ante o insofismável fato de que a Sua Doutrina permaneceu incólume de geração em geração, até hoje, em que pesem todas as dificuldades e obstáculos enfrentados para a sua implantação na Terra, inclusive saindo indene após as muitas mutilações, adulterações e enxertias que sofreu pelas mãos dos ecônomos infiéis que, sem pejo, se autoproclamavam Seus representantes na Terra.  

O MAIOR “MILAGRE” QUE JESUS OPEROU 

Diz o Codificador do Espiritismo(19)“o maior ‘milagre’ que Jesus operou, o que verdadeiramente atesta a sua superioridade, foi a revolução que seus ensinos produziram no mundo, malgrado a exiguidade dos Seus meios de ação.
Com efeito, Jesus, obscuro, pobre, nascido na mais humilde condição, no seio de um povo pequenino, quase ignorado e sem preponderância política, artística ou literária, apenas durante três anos prega a Sua doutrina; em todo esse curto espaço de tempo é desatendido e perseguido pelos seus concidadãos; vê-Se obrigado a fugir para não ser lapidado; é traído por um de seus Apóstolos, renegado por outro, abandonado por todos no momento em que cai nas mãos de Seus inimigos. Só fazia o bem e isso não O punha ao abrigo da malevolência, que dos próprios serviços que Ele prestava tirava motivos para acusá-lO. Condenado ao suplício que só aos criminosos era infligido, morre ignorado do mundo, visto que a História daquela época nada diz a Seu respeito.  Nada escreveu; entretanto, ajudado por alguns homens tão obscuros quanto Ele, Sua palavra bastou para regenerar o mundo; Sua doutrina matou o paganismo onipotente e se tornou o facho da civilização. Tinha contra Si tudo o que causa o malogro das obras dos homens, razão por que dizemos que o triunfo alcançado pela Sua doutrina foi o maior dos Seus milagres, ao mesmo tempo em que prova ser divina a Sua missão. Se, em vez de princípios sociais e regeneradores, fundados sobre o futuro espiritual do homem, Ele apenas houvesse legado à posteridade alguns fatos maravilhosos, talvez hoje mal O conhecessem de nome”.
Seguindo na direção do Calvário, cumpriu Sua missão, legando à Humanidade o  “vade-mécum” da iluminação, enfeixado em Seu Evangelho de Luz.
Finaliza André Luiz(4): “o Evangelho não é o livro de um povo apenas, mas o Código de Princípios Morais do Universo, adaptável a todas as pátrias, a todas as comunidades, a todas as raças e a todas as criaturas, porque representa, acima de tudo, a carta de conduta para a ascensão da consciência à Imortalidade, na revelação da qual Nosso Senhor Jesus Cristo empregou a mediunidade sublime como agente de luz eterna, exaltando a vida e aniquilando a morte, abolindo o mal e glorificando o bem, a fim de que as leis humanas se purifiquem e se engrandeçam, se santifiquem e se elevem para a integração com as Leis de Deus”.

Referências: 
1. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. 129.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2009, cap. VIII, item 18.
2. Idem, ibidem, cap. VIII, item 19.
3. Marcos, 10:14.
4. XAVIER, F. Cândido. Mecanismos da Mediunidade. 4.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1973,  cap. XXVI.
5. Lucas, 2:46.
6. João, 2:1 a 12.
7. KARDEC, Allan. A Gênese. 43.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2003, cap. XV, item 47.
8. João, 6:1 a 15 (vide também: Kardec, Allan. A Gênese, cap. XV, item 48).
9. Marcos, 4:35 a 41.
10. Marcos, 6:49 a 50.
11. Lucas, 9:28 a 32.
12. João, 12:28 a 30.
13. Mateus, 9:22.
14. Mateus, 9:29.
15. Lucas, 22:31 a 34.
16. Lucas, 22:31 a 34.
17. João, 13:21 a 22.
18. Lucas, 22:43.
19. KARDEC, Allan. A Gênese. 43.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2003, cap. XV, item 63.

http://www.oconsolador.com.br/ano8/359/especial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário