a partir de maio 2011

domingo, 13 de abril de 2014

CENTRO ESPÍRITA NÃO É CONSULTÓRIO MÉDICO NEM TERAPIA - POR DAVID CHINAGLIA


Estimados amigos de jornada no planeta Terra, amigos de ideal espírita, tenho por força das palestras que faço visitado vários centros espíritas da mais variada forma de atuação e entendimento da codificação espírita, outros que mais parecem uma igreja sem padre, e estou deveras preocupado com o povo encarnado.
Certa vez conversando com o grande médico espírita Nubor Orlando Facure, homem raro, espírita convicto de um coração e uma inteligência impar, ele me lembrava o que mais pode trazer de importante nos seus 50 anos com Chico Xavier, e 40 anos com Therezinha de Oliveira, como médico e amigo, me disse o nobre médico: "David pensemos nos assistidos encarnados, mais do que nos assistidos espíritos, ou mortos como pedem alguns."
De fato em um curso espírita na Casa do Caminho com Paschoal Nunes meu diretor de doutrina da querida casa lá de Piracicaba, sempre falava a mesma coisa, a visão, de um professor se encontrando com outro que vive em tempos diferentes o comando de um centro espírita.
Gosto muito  de falar da casa do caminho, e vejo alguns dirigentes que conhecem esta casa, se assustar, e dizer é ótimo, "mas muito estudo", me sinto como se tivesse frequentado Havard Espírita, tal é a disparidade de conhecimento de um lado para o outro.
Fica a pergunta e qual o problema?

Nenhum pois uma casa de estudo, ou de falta de estudo, precisa ser vista como um local de entedimento e não só de socorro, pois  só de amor e caridade, não funciona  é preciso de todos que se tenha  entendimento que a para evolução é preciso sofrer.




Nós somos o problema, sim como os senhores, médiuns, frequentadores, eu voltei a casa espírita, quando o que chamava de "meu padre milagreiro" deixou de me atender para atender dois caras com muito mais dinheiro que este fiel então.
Sim também fui católico, respeito por demais o clero, sou critico de algumas barbaries que vi ao longo da história, mas respeito, muito até pela formação de meus avós, somente dois deles eram espíritas, e isto claro me influenciou fora a chance de viver no fantástico mundo daquela que será a doutrina Universal, ou seja a doutrina Espírita.

Eu digo aos meus confrades no entanto que Centro Espírita no Brasil, é algo modificado, como já escrevi cada qual a moda da casa e o problema é a co-habitação com o catolicismo, e a vontade de alguns dirigentes de fazer ou um hospital, ou uma casa de milagres.



É preciso situar o frequentador, que sabemos que todos nós vamos a doutrina pela dor, raros os que foram pelo amor, e isto me dá uma grande preocupação, a que fica em muitos já muito acima de meu conhecimento, qual será o futuro no Brasil do Espiritismo e da casa espírita ?.

Vejo pessoas nas salas de atendimento debatendo relações amorosas, casamentos, adultério, algumas chegam a tentar fazer a educação dos filhos se moldar no espelho diretivo e social de uma casa,  esquecendo que a vida é feita de escolhas, isto sem falar dos famosos centros de cura, onde até podem curar, mas irão responder por tirar de alguém uma doença que era talvez seu bem, e não seu mal, modificar destinos é algo que somente se houver muito merecimento deve ser feito.


Então quando falo isto, ouço, mas e Chico Xavier? E Divaldo, e Medrado, bem eu respondo não podemos analisar médiuns com destino de cura  e salvamento, missionários até, no caso de Chico e fazer disto uma medida comum, é muito perigoso para todos os lados.

Vejo assistidos, jogando a culpa das coisas que dão errado em sua vida, nos médiuns, nos espíritos, na casa, quando na verdade tudo que nos acontece somente um é responsável, ou seja, nós mesmos, eu pela minha vida e o amigo leitor pela sua.
Nenhum espírito irá dominar  nossa vida, encosto, obsessão, possessão, só acontecem pelos pensamentos, atos, erros de cada um, e assim mesmo culpar fracassos, ou dores, a espíritos é falta de inteligência.

Também poderia dizer que é falta de crença em Jesus, em Deus, no plano espiritual, porque somente quem não pensa, que gosta de ser escravizado, aceita que um mundo criado para provas, expiação, sofrimento, alegrias, e evolução foi criado para alguém ser mais, ou ter mais.

Muitos assistidos, se escondem tanto na doutrina codificada por Kardec como no espiritualismo da Umbanda, encontram um conforto para justificar seus erros, quando alguém querido lhe manda a uma casa espírita, ele acha o seu bode expiatório ou seja o "OBSESSOR".
Porém, lembro que o hábito, os desejos os pensamentos formam o conjunto e o domínio, de um espírita, porém nós somos senhores de nossas vidas.





Roubei, matei, dei cheques sem fundo, fui sexolatra, porque espíritos pensaram por mim.
Afirmar isto é como dizer que algumas mulheres que tem família, são casadas, com marido fazem isto porque os espíritos lhe influenciam, mentira, fazem porque gostam da vida dupla, tripla, quando descobertas, melhor ter um culpado que não pode ser confrontado ou seja o espírito obsessor.

Também na doutrina e no plano espiritual, a regra é clara, um espírito somente te domina, te enfrenta, quando você gravita na mesma frequência dele, ora, se alguém fala de sexo o dia inteiro, se não tem dominio sob a propriedade alheia, será frequentado porque tipo de irmãos do plano? Por irmãos da mesma classe de pensamento e de ação.

Certa vez lá na minha Piracicaba uma mulher disse á mim: "Senhor meu marido abusou de nosso filho, depois continuou saindo com meninas de 10 á 14 anos, dá para alguém tirar este espírito dele? "

Que espírito respondi? qual, o dele, ele morrerá, concluí e ele e disse, "minha amiga,  os demais são companheiros de jornada que só estão na sua casa porque ele não quer mudar."
Neste fato, o assistido quando quis, a obsessão já era possessão, e se não houver a mudança do hábito, ninguém vai mudar, porque?
Logo virá a depressão, depois a síndrome do pânico, talvez alcoolismo, suicidio, ele é quem precisa querer mudar.
Alguns conseguem, outros, ficam num vai e volta sem fim até o envelhecimento do corpo, e ficam escravos da culpa, para todo o sempre.

A mulher esteve comigo durante dois anos naquela casa espírita e nunca mais foi, largou do esposo depois de um dia saber que ele ao voltar para a Faculdade velho, o fizera não por uma vida melhor, mas por uma amante de 25 anos que tinha arrumado e com quem tinha um filho.





Desejos agudos, fincados ao longo do tempo, trazem espíritos e procuro escrever sobre isto porque estes exemplos mudam o endereço, o nome, a cidade, mas estamos cheios, hoje o casal está junto e os espíritos foram para onde?
Sim ele melhorou não faz mais o que fazia, algumas poucas vezes, ainda repete, pois ninguém muda 100%, então pergunto porque parou, porque quis, o comando sempre é do encarnado, em seus olhos segundo a esposa e amigos, se vê que em dado momento não é a mesma pessoa, muito triste de ver isto.

E sempre será, o que precisamos parar é de querer achar que qualquer que seja o problema a culpa é de um espírito.
Sim, em parte isto é fato,  é do nosso espírito,  que as vezes se torna um espírito perturbado e temos que mudar isto, e nada melhor que entender, estudar, ler, reler o espiritismo, as obras básicas de Kardec, e seguir os ensinos de Jesus, nosso amado rabi.
Tudo pode nos ser dado, se perdoarmos, se amarmos o próximo como a nós mesmos, se colocarmos Deus acima de tudo, iremos consertar ainda nesta encarnação parte dos danos que fizemos e sobretudo a nós mesmos.
Boas atitudes, bons pensamentos geram, bons resultados, vida calma, sucesso na vida, na família, profissional, a terapia psicológica deve ficar a cargo de um psicólogo bem escolhido e pago para isto e não deixar na mão de um centro espírita.

Sim frequentar uma casa regularmente nos faz bem, melhora os pensamentos, nos melhora nas palestras, com os ensinamentos, e se quisermos podemos mudar, sou prova viva disto, e hoje estou aqui para comprovar que é necessário moral, caráter, modificação, de atos e pensamentos, para que o universo nos sorria.
Sim seremos testados em nossas falhas morais, sexo, sobretudo vícios de bebida e outras, mas a escolha final sempre é nossa e não dos espíritos perdidos do plano espiritual.





Ir ao Centro espírita, deve ser como se preparar para ir passear, podemos sair, tristes ou alegres, passe nenhum no mundo vai mudar, a energia, tudo ocorre quando determinamos e nosso mentor, nosso guia nos ajudará pedindo de acordo com nosso merecimento e com nossa fé.
Portanto a solução seja de saúde, de vida, de modificações, está mais em nós do que na casa espírita, claro que a espiritualidade ajudará, vendo ação, bom pensamento e boa vontade, além repito sempre, fé, de cada assistido.

Que os amigos gravem portanto que mudar é preciso e necessário, somente sempre digo, que ninguém muda 100%, mas se chegar aos 80% estará ótimo, devemos olhar que casa espírita não é consultório medico, nem sala de psicologia, portando repetindo Jesus, de acordo com sua fé, com seu merecimento por toda a nossa vida na terra.
Lembro aos médiuns que queiram mudar este conceito, que podem estar levando para sua vida, obsessores de outros, problemas de outros, não nos cabe mudar o destino de ninguém, apenas socorrer, orientar, cada qual faz sua jornada do seu jeito já que o plantio é livre, a colheita obrigatória.






David Chinaglia, é palestrante, espírita, pesquisador, e divulgador do espiritismo nos preceitos da codificação de Allan Kardec, colabora com o blog como escritor  e editor.

http://espiritismo-piracicaba.blogspot.com.br/2014/04/centro-espirita-nao-e-consultorio.html?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário