a partir de maio 2011

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Religião e caridade

Todas as reuniões religiosas, seja qual for o culto a que pertençam, são fundadas na comunhão de pensamentos; é aí, com efetivo, que esta deve e pode exercer toda a sua força, porque o objetivo deve ser o desprendimento do pensamento das garras da matéria. (R.E., dezembro de 1868, “O Espiritismo é uma religião?”)(1)
Dia virá em que todas essas crenças, tão diversas na forma, mas que, em realidade repousam sobre o mesmo princípio fundamental – Deus e a imortalidade da alma – fundir-se-ão numa grande e vasta unidade, quando a razão houver triunfado dos preconceitos. (R.E., setembro de 1867, “Caráter da Revelação Espírita”)(1)
Se o Espiritismo um dia for chamado a tornar-se uma religião, será a religião natural, bem desenvolvida e bem compreendida, e esta, certamente, não é nova. (R.E., setembro de 1866, “Os irmãos Davenport em Bruxelas”)(1)
O Cristianismo e o Espiritismo ensinam a mesma coisa. (Ev. Introdução VIII)(2)
Uma circunstância contribuiu poderosamente para a sua extensão: é que não é exclusivo de nenhuma religião. Sua divisa é: fora da caridade não há salvação; é, ao mesmo tempo, a bandeira da tolerância, da união e da fraternidade, em torno da qual todos podem ligar-se, sem renunciar à crença particular. (R.E., janeiro de 1864, “Inauguração de vários grupos e sociedades espíritas”)(1)
Não há mais inferno... o inferno não existe mais... foi substituído por uma admirável substituição: os fogos da caridade, os fogos do amor resgatam as nossas faltas! (R.E., julho de 1864, “A Religião e o Progresso”)(1)
Eis um príncipe da Igreja que proclama, num ato oficial, que o Espiritismo é uma religião que se cria. (R.E., setembro de 1864, “O novo bispo de Barcelona”)(1)
Pelas provas patentes que ele, o Espiritismo, dá da existência da alma e da vida futura, base de todas as religiões, é a negação do materialismo e, consequentemente, se dirige aos que negam ou duvidam. (R.E., janeiro de 1863, “Resposta a uma pergunta sobre o Espiritismo, do ponto de vista religioso”)(1)
O Espiritismo é uma luz que aclara os mais tenebrosos refolhos da sociedade. (R.E., abril de 1861, “O Sr. Louis Jordan e O Livro dos Espíritos”)(1)
O Espiritismo é uma doutrina puramente moral, que absolutamente não se ocupa dos dogmas e deixa a cada um inteira liberdade de suas crenças, desde que nenhuma impõe. E a prova disto é que tem aderentes em todas, entre os mais fervorosos católicos como entre os protestantes, os judeus e os muçulmanos. (R.E., outubro de 1861, “Discurso do Sr. Allan Kardec”)(1)
O Espiritismo ensina os homens a se amarem como irmãos, conforme os divinos preceitos de Jesus. (R.E., maio de 1859, “Refutação de um artigo do Univers”)(1)
O Espiritismo nos explica um porção de coisas que não compreendemos e, por isto mesmo, em vez de abafar as ideias religiosas, fá-las brotar naqueles em que elas não existem. (R.E., julho de 1859, “Resposta à réplica do Abade Chesnel no Univers”)(1)
A Doutrina Espírita é o mais poderoso elemento de moralização, por se dirigir simultaneamente ao coração, à inteligência e ao interesse pessoal bem compreendido. (O.P., Credo Espírita, Preâmbulo)(3)
Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas, tal o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus. (L.E., 886)(4)
A crença no Espiritismo ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhe as ideias sobre certos pontos do futuro. Apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque faculta nos inteiremos do que seremos um dia. É um ponto de apoio, uma luz que nos guia. (L.E., 982)(4)
O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação; afasta-o dos atos que possam retardar-lhe a felicidade. (L.E., 982)(4)
O Espiritismo considera de um ponto mais elevado a religião cristã; dá-lhe base mais sólida do que a dos milagres: as imutáveis leis de Deus, a que obedecem assim o princípio espiritual, como o princípio material. (G., XIII 18)(4)
Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé. (Ev. XI 13)(2)

1. KARDEC, Allan. Revista Espírita. 
2. ______. O Evangelho Segundo o Espiritismo.
3. ______. Obras Póstumas.
4. ______. O Livro dos Espíritos. 
5. ______. A Gênese.

http://www.oclarim.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário