a partir de maio 2011

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Espiritismo em outros países-18-10-2013

 
EUNICE DE OLIVEIRA CAZETTAeunicecazetta@gmail.com
Londrina, Paraná (Brasil)

Alemanha
Baden – O Centro de Estudos Espíritas Emmanuel realiza semanalmente às quartas-feiras palestra pública, e estudo do ESDE das 19h às 20h, além de aplicação de passe. Mais informações pelo site www.ceeem.org.
Berlim – O SAJA e.V. (Grupo de Estudos e Trabalho Joanna de Ângelis) realiza reuniões semanais em português todas as terças-feiras, em alemão às quintas-feiras, e em dois sábados do mês (o 2º e o 4º) em português. Nesses encontros, promovem o estudo de O Livro dos Espíritos, do Evangelho e de temas da reforma íntima. O grupo é membro da Associação Espírita Alemã e do Conselho Espírita Internacional. Mais informações podem ser vistas no endereçowww.sajaberlin.de ou receber regularmente a newsletter cadastrando-se através do e-mail sajainfo@web.de, com Sra. Glaucia Silva. Possui também uma página no facebook através do link www.facebook.com/sajaspiritismus.

Bonn-Röttgen – O Grupo de Estudos Allan Kardec - ALKASTAR realizará nos dias 2 e 3 de novembro de 2013 o 6º Congresso Alemão de PsychoMedizin. O evento, organizado pelo grupo ALKASTAR, junto com a AME, terá como principal objetivo discutir um novo paradigma para o tratamento de transtornos mentais, métodos cooperativos de medicina e espiritualidade. Mais informações – inclusive em português – podem ser obtidas através do site do eventohttp://www.psycho-medizin.com/seiten/der-kongress.phpwww.kongress-psychomedizin.com, ou pelo correio eletrônicoinfo@psicotropicamedicamentos.com.  

– 6. Deutscher Kongress für PsychoMedizin
Referenten und Themen
Samstag, 02. November 2013:
09:00 - Eröffnung und Begrüßung – Musikalischer Moment - Flávio Benedito, Klavier
Mauricio Virgens, Warren Richardson, Bariton
09:15 - »Neurophysiologie der Medialität« Dr. med. Marlene Nobre
10:30 - »Hirnaktivität während mediumistischer Trancezustände – Forschungsergebnisse der Uniklinik RWTH Aachen« - Dr. rer. medic. Nils Kohn
11:45 - K a f f e e p a u s e
12:15 - »Die Verbindung Geist - Gehirn – Die Zelle im Licht der molekulare Biologie« - Dr. med. Carlos Roberto de Souza
13:15 - M i t t a g s p a u s e
14:45 - »Die Obsession und ihre Masken« - Dr. med. Marlene Nobre
15:45 - »Obsession unter dem Gesichtspunkt der Resonanz« - Dr. med. Sérgio Luis da Silva Lopes
16:45 - K a f f e e p a u s e
17:15 - »Woher? – Wofür? – Wohin? – Welchen Stellenwert haben wir in dieser Welt« - Prof. Dr. med. Walter van Laack
18:45 - A b e n d e s s e n
20:15 - Fragen und Antworten am “runden Tisch“ mit allen Referenten
21:00 - Ende des 1. Kongresstages. 
Sonntag, 03. November 2013:
09:00 - Begrüßung – Musikalischer Moment
09:10 - »Bewusstseinsmedizin – die Kreativmedizin des 21. Jahrhunderts« Dr. med. Lothar Hollerbach
10:20 - »Das Konzept von Gesundheit und Krankheit
nach dem ärztlich-spiritistischen Paradigma« Dr. med. Marcia Colasante Salgado
11:20 - K a f f e e p a u s e
11:50 - »Spiritueller Hintergrund bei psychischer, psychosomatischer und physischer Krankheit – Was bedeutet Karma?« - Dagobert Göbel
13:00 - M i t t a g s p a u s e
14:30 - »Die Wirkung spiritueller Passes auf das Wachstum von Bakterien – Forschungsergebnisse« - Prof. Dr. med. Irvênia de Santis Prada
15:30 - »Psychischer und spiritueller Aspekt des Mobbings« - Dr. med. Carlos Roberto de Souza Oliveira
16:30 - Fragen und Antworten am “runden Tisch“ mit allen Referenten
17:30 - Zum Ende des 6. Deutschen Kongresses für PsychoMedizin - Dr. med. Marlene Nobre
18:00 - Musikalischer Moment.  
Düsseldorf – O Grupo espírita "Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e. V.", com endereço na Worringerstr. 87 em Düsseldorf, informa que suas reuniões são realizadas todas as terças-feiras, às 19h. Telefone para contato: 0157 74735376, com Garcita Mueller ou Tereza Matos. 
Hamburgo – Nos dias 16 e 17 de novembro haverá em Hamburgo o 11º. Encontro Fraterno dos grupos espíritas da Alemanha. Tema do evento: A Nova Geração - Sua visão do Mundo de Regeneração à Luz do Espiritismo”. Informe-se: kontakt@spiritismus-dsv.de;schwester.sheilla.hamburg@googlem. As informações em alemão estão no nosso site: http://www.sajaberlin.de/neue-nachrichten/11treffendeutscherspiritistischengruppen2013. Informações - em português – com Mariley: marileylopesstoll@hotmail.de ouschwester.sheilla.hamburg@googlemail.com.
Köln – O Grupo de Estudos Espíritas de Colônia realiza reuniões de estudos deO Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, seguidos do passe coletivo, todas as terças-feiras, das 17h45 às 18h45. Informações:www.spiritismo.de/alemanha.htm.
– O Grupo Cantinho do Chico realiza, às segundas-feiras a partir das 18h, a reunião pública com o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, e em todo terceiro domingo de cada mês realiza o estudo sistematizado das obras de Allan Kardec. O grupo se prepara para em breve disponibilizar a programação para as próximas semanas. Mais informações podem ser visualizadas através do site www.cantinho-do-chico.com ou pelo e-mail info@cantinho-do-chico.com.
– O Grupo Cantinho do Chico continua realizando o tratamento espiritual todo segundo domingo de cada mês. O último atendimento feito foi no dia 13 de outubro, às 15h, no mesmo endereço – Hospeltstr 1 50825 – Köln. Mais informações através do e-mail info@cantinho-do-chico.com ou pelos telefones +49 163 289 1908 (Luis) ou +49 172 686 7909 (Edjane).
Stuttgart – O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec (Gruppe-SEELE. e.V. Stuttgart) divulga uma Folha Informativa mensal em alemão com a programação do mês. O grupo realiza na sede do Centro Espírita Stuttgart, sito à Rua Hackstrasse 11, palestras, atendimentos com fluidoterapia e estudos sobre a Doutrina Espírita nas línguas alemão e português. O site da instituição para visualizar a programação é este: http://gruppe-seele.de/. Contatos por e-mail: Maria Gekeler, presidente do Grupo e da U.E.A. – União Espírita Alemã:mary@mds-gekeler.de
– Nos dias 26 e 27 de outubro – Na Associação Espírita Alemã - Deutsche Spiritistische Vereinigung (DSV) – haverá a Reunião do Conselho Espírita Internacional – Europa. Informações: www.spiritismus-dsv.de. A 14ª reunião da Coordenadoria da Europa do CEI (ou 14ª Reunião Ordinária do Conselho Espírita Internacional) será realizada na sede do Grupo SEELE, em Stuttgart, Alemanha. A UEA será a anfitriã organizadora desta reunião, que se dará nosdias 26 e 27 de Outubro deste ano. Para as inscrições e detalhes sobre a logística do evento (hotéis, roteiros, traslados etc.) e mais informações, entre em contato com Maria Gekeler, e-mail: mary@mds-gekeler.de. Atendendo à solicitação de várias pessoas nativas da Europa, haverá esforço para que esta reunião seja feita não somente em português e espanhol, mas também com traduções em inglês, o idioma mais praticado na Europa. Existe também o projeto de um encontro específico de atendimento, que será feito completamente em inglês. O CEI e a FEB estão se organizando para melhor apoiar estes esforços, de modo a concretizar a disponibilização dos livros, utilizando todos os recursos da tecnologia moderna. A reunião será no sábado, 26/10/2013, de 9h às 12h30, e das 13h30 às 18h. Na sexta-feira, dia 25, teremos às 19h uma palestra inaugural de Charles Kempf sobre o tema “Novas propostas para a Felicidade”. No sábado, dia 26, às 19h, uma palestra animada por Elsa Rossi sobre a Campanha promovida pelo CEI: “Amor a Vida”. No domingo, dia 27, de 9h às 13h, um Seminário sobre o tema: “Mediunidade, coordenado por Jorge Godinho e Rosenite Alves, em continuação ao seminário realizado em Viena/2012 por Marta Antunes. Outras informações: kontakt@spiritismus-dsv.de.
– O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec – Grupo S.E.E.L.E. e. V. – possui um calendário mensal que pode ser acessado através do site www.gruppe-seele.de.
– Revista Espírita em alemão – A União Espírita Alemã lançou em janeiro a 3ª edição da Revista Espírita em alemão. Tendo como tema principal “Espiritualidade e Medicina”, a revista poderá ser adquirida na U.E.A./DSV pelo e-mail kontakt@spiritismus-dsv.de
– Foi adiado, por motivo de força maior, para 15 e 16 de fevereiro de 2014, o "Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude" que seria promovido por CEE-CEI/CEILS U.E.A na sede da U.E.A, em Stuttgart, nos dias 15 e 16 de junho de 2013. Informações em: www.spiritismus-dsv.deou kontakt@spiritismus-dsv.de.
Angola
– Para entrar em contato com a Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola, utilize o site www.seaka.org ou o e-mail seakaangola@gmail.com.
Argentina
Buenos Aires – A Revista Espírita de 1860, de Allan Kardec, em espanhol (EDICEI, 2013), foi lançada na "39a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. A tradução do francês para o espanhol foi feita por Enrique Eliseo Baldovino.
– Encontra-se disponível a 13ª edição da "Revista Espírita Mies de Amor". Entre os temas abordados, temos: La psicopatía en la visión espírita; el desafío de ser padres; ¿por qué los Espíritus abandonan algunos médiums?. Informações: sites www.miesdeamor.jimdo.com e www.espiritismoparatodos.com.ar.
Austrália
Brisbane – Todas as quartas-feiras, de 20h30 às 21h15, no Community Centre – 1693 Logan Road, Upper Mt Gravatt, são promovidas reuniões de estudos pelo Brisbane Spiritist Centre. Mais informações:brisbanesc2011@hotmail.com.
Sydney – Desde o dia 5 de fevereiro, o Allan Kardec Spiritist Group está com instalações próprias em: St. Peters, Marrickville – St. Peters Town Hall está localizado na 39 Unwins Bridge Road, Sydenham, segundo o Boletim Informativo CEI 47. Informações: allankardecsydney@gmail.com;www.allankardec.sydney.org
– Mais informações sobre o Movimento Espírita em algumas cidades da Austrália podem ser vistas através do website: www.allankardecsydney.org;allankardecsydney@gmail.com
Áustria 
Viena – O Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec - VAK Viena promove encontros semanais às terças-feiras, de 19h às 20h; aos sábados, de 15h às 16h, para o conhecimento da Doutrina Espírita. Mais informações estão disponíveis no endereço www.spiritismus.at ou e-mail vakardec@msn.com, com Rejane Planer e Josef Jackulak, VAK Viena. 
– No dia 15 de outubro, terça-feira última, ocorreu um minisseminário com o confrade Marcel Mariano sobre o tema “As múltiplas faces da obsessão”. Mais informações através do site www.spiritismus.at. 

– O Grupo Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec (VAK) está realizando desde janeiro de 2013 o Estudo da Mediunidade a partir das 18h, sempre às terças-feiras, para todos os interessados. O estudo orientado tem uma duração de 45 minutos. Após o estudo, às 19h, ocorre a palestra pública. Mais informações através do site www.spiritismus.at

Em 2013, o VAK Viena está direcionando suas palestras públicas de terça-feira ao Despertar do Espírito, um estudo baseado na obra psicológica de Divaldo Franco/Joanna de Ângelis, incentivando a todos à renovação interior consciente, complementando com as reflexões sobre o Evangelho. Acesse também no facebook: www.facebook.com/pages/VAK-Wien. Informações:vakardec@msn.comwww.spiritismus.at
– "Nossa" Radio espírita em Alemão: Foi criada a primeira Rádio Espírita em Alemão. A iniciativa é de Daniela Thorwartl do Grupo de Estudos Espíritas Emmanuel, de Viena. Está aberta à participação dos grupos espíritas, começando pela codificação de Kardec (em alemão), como também procurará atender, na medida do possível, ao idioma português, inclusive para divulgar programações de suas casas, horários, endereços, eventos. Acesse:www.radioespirita.net.br/emmanuel-in-wien.html.
– A Associação de Estudos Espíritas John Huss promove em sua sede –localizada na Halblehnweg n° 25 – 1220 – Viena – reuniões quinzenais para estudo, aos sábados, das 17h às 18h30. Mais informações:johnhuss.vienna@gmail.com.
– O SEEJA conta com novo endereço de e-mail, o seejaangelis@gmail.com, pois o endereço antigo seejaangelis@yahoo.com foi “hackeado”. O grupo pede desculpas por qualquer e-mail inconveniente que tenham recebido.
– A Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – SEEJA – está localizada na Hietzinger-Haupt strasse 34 A – 1130. A sociedade realiza o ESDE aos domingos, às 11h (em alemão e português); às quartas-feiras, promove estudo de O Livro dos Médiuns, às 10h; no 2º sábado de cada mês, às 18h, apresenta uma videoaula; no 2º domingo de cada mês, às 11h: evangelização infantil. Mais informações: seejaangelis@gmail.com.
Vorarlberg – O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK – realiza, às segundas-feiras, o estudo de O Livro dos Médiuns e, às quartas-feiras, o de O Livro dos Espíritos. Às quintas-feiras foi iniciado o III Curso de Introdução ao Espiritismo, com aulas no horário das 9h às 10h30, em português. As matrículas estão abertas. Nos 1os e 3os domingos de cada mês são realizadas palestras públicas no idioma português. As palestras no idioma Alemão, que ocorriam nos 3os domingos de cada mês, foram momentaneamente suspensas e substituídas por palestras em Português. Um novo grupo de estudos no idioma Alemão está sendo formado, para debate de diversos temas, dentro da temática espírita. O GEEAK também oferece evangelização infantil e um Canal de vídeos com palestras disponíveis no endereço: www.youtube.com/user/GEEAKAustria?feature=watch. Mais informações no site www.spiritist.at ou pelo e-mailgeeakaustria@gmail.com. Endereço: GEEAK – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Voralberg - Angerweg 2 UGA-6923 – Lauterach-Áustria. Consulte sobre o Movimento espírita austríaco com Vânia Gomes, emwww.youtube.com/watch?v=dHjN2XJbM40&feature=channel&list=UL.
Bélgica
Auby-Sur-Semois – O “Centre Philosophique Spirite Nosso Lar” promove estudos da filosofia às terças-feiras das 19h às 21h e vibrações para enfermos da alma nas quartas-feiras das 10h às 11h, com auxílio fraternal e evangelhoterapia. A sede da entidade fica na 21, Rue des haustes – Voies 6880 - Auby-Sur-Semois (Bertrix) - Belgique. Mais informações através do e-mailmarciario6@yahoo.fr, com Márcia Alves.
Bruxelas – Centre d'Études Spirites Allan Kardec de Bruxelles: CESAK promove discussões sobre vários assuntos importantes, direcionados para pais e educadores, aos sábados, das 15h45 às 16h50. Endereço: 134 Rue Louis Hap, 1040 Bruxelles; Tel. 02/647 37 85. Informe-se a respeito:  http://bruxelles.cesak.org.
– O Centre d’Études Spirites Allan Kardec deu início a um grupo para os adolescentes espíritas (de 12 a 15 anos), todos os sábados, entre 15h45 e 16h50. Trata-se de um grupo onde haverá muita discussão e debates em torno de temas atuais e modernos à luz da filosofia Espirita. Exemplos de temas: Livre-Arbítrio, Fanatismo e intolerância, A vida depois da morte, O Espiritismo e as outras religiões - Transformar o mundo. Informações: pelos sites:http://bruxelles.cesak.org/www.spirite.be,http://cesakbruxelles.blogspot.com/www.tvcei.com
– Nos dias 10 e 24 de novembro, de 10h às 17h, no Cesak Bruxelles – 134 rue Louis Hap 1040 – será realizado o Curso de Formação de Educadores Espíritas para o Trabalho com Crianças e Adolescentes. Uma realização da Comission Européenne d’Éducation Spirite – CEE/CEI e União Espírita Belga. Inscrições e informações: cesakbruxelles@gmail.com; 0032 491 749 234.
Programação Geral:
Commission Européenne d'Éducation Spirite - CEE/CEI et Union Spirite Belge
Formation d'éducateurs Spirites pour le travail avec les enfants et les adolescentes
Date: les dimanches 10 et 24 novembre 2013
Horaire: 10h-17h (avec une pause entre 13h et 14h)
Lieu: Centre d'études spirites Allan Kardec Bruxelles (CESAK)
Adresse: 134 rue Louis Hap 1040 Bruxelles
Informations et inscription: téléphone: 0032 491 749 234; cesakbruxelles@gmail.com
Promotion et Réalisation :    Commission Européenne d'éducation -  CEE/CEI et Union Spirite Belge – USB
Langue: portugais avec traduction simultanée en français
Participants: Travailleurs des centres spirites, dirigeants, travailleurs des activités pour enfants, personnes intéressées...
Objectifs:
a)     Sensibilisation à l'importance et à la nécessité d'une éducation portant les valeurs morales du spiritisme pour les jeunes et les enfants;
b)    Formation d'éducateurs spirites aux aspects didactiques, pédagogiques et sur la manière de passer la doctrine afin d'améliorer le travail avec les enfants;
Contenu du cours:
*     Module 1: Éducation et éléments fondamentaux du processus éducatif -
Celui qui éduque:
Coordination: Arlete  Läenzlinger-Hardy (Suisse)
ü     1ere Partie:
Ø     L'éducation, ses objectifs, son importance et ses bases;
Ø     L'éducation spirite =  Éducation intégrale, objectifs généraux
Ø     L'éducation selon Socrate, Platon, Jean Jacques Rousseau, John Amos Comenius e Pestalozzi.
ü     2ème Partie:
Ø     qui éduque l'enfant et le jeune?
·       Psychologie infantile: enfance, tranches d'âge et caractéristiques, nécessités basiques de l'enfant... ;
·       L'enfant dans la vision spirite;
·       L'adolescence et ses caractéristiques.
*     Module 2: Éléments fondamentaux du processus éducatif – LA FAMILLE ET LE CENTRE SPIRITE:
Coordination : Claudia Werdine  (Espagne)
ü     1ere Partie:
La famille: sa constitution, vivre en famille, responsabilités, conflits familiaux et leurs conséquences sur l'enfant/le jeune...
ü     2ème Partie:
Ø     Le centre spirite: responsabilité, participation, compromis, organisation et fonctionnement d'un travail avec les enfants et les jeunes...
*     Module 3: Éléments fondamentaux du processus éducatif –L'ÉDUCATEUR:
Coordination : Claudia Werdine (Espagne)
ü     1ere Partie:
Ø     L'éducateur et ses fonctions pédagogiques;
Ø     Conditions nécessaires pour exercer cette tâche;
ü     2ème Partie:
Ø     Jésus et Kardec, les maestros par excellence.
*     Module 4: Éléments fondamentaux du processus éducatif –CONTENUS DE COURS - PLANIFICATION - MÉTHODOLOGIE - ÉVALUATIONON:
Coordination : Milena Alborghetti (Italie)
ü     1ere Partie:
Ø     Les contenus du cours, son organisation et ses objectifs; planification d'enseignements: ce qu'il est, à quoi il sert, caractéristiques et conditions pour son efficacité, ses phases...
ü     2ème Partie:
Ø     Concept et objectif de la didactique, sa portée, la didactique et l'enseignement de la doctrine spirite;
Ø   Évaluation: types d'évaluation, critères, techniques...
*     Ateliers:
·       Les moyens techniques et didactiques – Coordination: Arlete
La vision de Socrate, Platon et Pestalozzi pour éduquer
·       Ateliers: Créativité - L'art dans l'éducation et les recours audiovisuels Coordination: Régis
DIMANCHE 10 NOVEMBRE:
.  9:30/9:55h = Réception, distribution des badges et du matériel...
. 10:00/10:10:h = Introduction de l'USB et de la commission européenne pour l'éducation, prière d'ouverture.
. 10:10/11:20h = Module 1: 1ere partie (exposé)
. 11:20/12:00h = Module 1 : 2ème partie (étude en groupes)
. 12:00/12:15h = Présentation du travail des groupes
. 12:15/12:25 = Questions et réponses sur le module 1
. 12:25/13:30h = Repas
. 13:30/13:40h = Activité pratique
. 13:40/14:50h = Module 2 : 1ere partie (exposé)
. 14:50/15:30h = Module 2 : 2ème partie (étude en groupes)
. 15:30/15:45h = Pause
. 15:45/16:00 = Présentation du travail des groupes
. 16:00/16:10h = Questions et réponses sur le module 2
. 16:10/17:00h = Atelier: Les moyens techniques et didactiques
. 17:00h = Fin
DIMANCHE 24 NOVEMBRE:
. 9:45/10:00h = Harmonisation et arrivée des participants
. 10:00/10:10h = Prière d'ouverture et activité pratique
. 10:10/10:50h = Module 3: 1ere partie (étude en groupes)
.10:50/11:00h= Présentation du travail des groupes
. 11:00/11:20h = Exposé sur Jésus et Kardec - les éducateurs par excellence
. 11:20/11:30h = Questions et réponses sur le module 3
. 11:30/11:45h = Pause
. 11.45/12:45h = Atelier: Créativité et art dans l'éducation
. 12:45/13:50h = Repas
. 13:50/14:00h = Activité pratique
. 14:00/15:30h = Module 4: 1ere partie (exposé)
. 15:30/15:45h = Pause
. 15:45/16:45h = Module 4: 2ème partie (exposé)
. 16:45/16:55h = Questions et réponses sur le module 4
. 16:55/17:00h = Conclusion l'USB et de la commission européenne pour l'éducation
. 17:00h = Fin 
Liège  “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns” e “A Gênese”, de Allan Kardec, podem ser encontrados em áudio no idioma francês. Estão em 2 CDs, gravados no formato MP3 e vendidos pelo valor total de 10€. Da mesma forma estão disponíveis 2 simpósios da União Espírita Belga, dos anos de  2006  e  2007, em DVD. Mais informações, diretamente com a “Union Spirite Belge”: Rue Maghin, 43 à 4000 Liège – Bélgica – telefone (32) (0) 4227 60 76, e-mailusb@spirite.be e site www.spirite.be

Bielorrússia

Grupo Espírita da Bielorrússia  Spartak Severin informa que já está disponível a Revista Espírita em Russo, traduzida do original em francês. Um novo grupo, o Grupo Espírita de Minsk, está sendo formado, com 10 a 15 pessoas, coordenação de Andrei e Natália Latsinnik que viveram por 5 anos no Brasil, e coordenação geral de Spartak Severin. Outras informações no Boletim CEI. Contatos somente em inglês, francês, italiano e russo com: spartak-severin@yandex.by.

Canadá

Quebec – Foi publicado pela Librairie Spirite Franco-phone no Quebec o primeiro livro espírita para crianças em língua francesa: Les Contes de Tante Célia. O livro é fruto de uma larga cooperação a nível francofônico com a Comissão de Evangelização da Coordenadoria da Europa, animada por Claudia Werdine e Milena Alborghetti, e com a tradução de Marcia Kempf. O livro pode ser adquirido na Amazon. (Boletim Informativo CEI no. 48) 
Toronto – A Toronto Spiritist Society está com nova sede localizada na 261 Gerrard St E. – Toronto, Ontário - M5A 2G1 – Canadá. Caso haja algum problema, basta ligar para (416) 723-2242. Para informar-se sobre a programação das atividades, acesse o site:http://www.torontospiritistsociety.org/.
– No dia 26 de Outubro: Toronto Spiritist Weekend – Tema "Mental Health & Emotional Honesty", palestra com Adenauer Novaes. Informações:www.canadianspiritistcouncil.comsecretary@canadianspiritistcouncil.com
Chile
Grupo Espírita María de Nazaret – www.grupoespiritamariadenazaret.cl – Foi criada uma página no Facebook, em espanhol, contendo bom material da doutrina: facebook.com/GrupoDeEstudiosDeEspiritismoMariaDeNazaret. O site da entidade é www.grupoespiritamariadenazaret.cl.
Colômbia
Bogotá – A Federação Espírita de Cundinamarca lança oficialmente, em Bogotá, o Movimento “Você e a Paz”, e o tribuno Divaldo P. Franco foi convocado a participar em caráter de convidado especial do Primeiro Encontro que será realizado nesta cidade de Bogotá, em março de 2014
Cuba 
– A Sociedad Amor y Caridad Universal, em parceria com a Sociedade José de Luz, prepara-se para comemorar o 1º. Congresso Espírita Juvenil durante omês de março de 2014. Confira a lista de todos os Centros Espíritas em Cuba: Sociedades y Grupos Espíritas de Las Tunas, Sociedades y Grupos Espíritas de Camaguey, Sociedades y Grupos Espíritas de La Habana, Sociedades y Grupos Espíritas de Oriente, Sociedades y Grupos Espíritas de Puerto Padre. Informações: www.cubaespirita.orgdelacruzmanny@aol.com.
Dinamarca
Copenhague  A Spiritist Educational Society Denmark (SESD) foi fundada em 30 de abril de 2012, tendo o objetivo primordial de estudar, aplicar os ensinamentos e divulgar a Doutrina Espírita na Dinamarca. Reuniões abertas ao público  todas as segundas-feiras (exceto a última de cada mês), das 18h00 às 19:30h, na nossa sede em Copenhague. Durante as reuniões estudamos O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de conduzirmos uma pequena palestra com tema edificante, seguido de passe. Temos o atendimento fraterno àqueles que necessitarem. As últimas segundas-feiras do mês são dedicadas às reuniões de Estudo da Mediunidade, fechadas ao público em geral. Nossos trabalhos são conduzidos apenas em língua portuguesa e, eventualmente, em língua inglesa, mas estamos nos preparando para conduzi-los também em língua dinamarquesa num futuro próximo. Nossa biblioteca conta com um acervo de livros, revistas, CDs de música e áudio-palestras e DVDs de filmes, palestras e seminários. O material está disponível para empréstimo nos idiomas português, inglês, dinamarquês, sueco e alemão. Parte do material também está disponível para venda. Nosso endereço: SESD – Spiritist Educational Society Denmark  www.sesd.dk – Nørregade 28D, 1.sal. 1165 – København K – Danmark. Nossos contatos: spiritism@sesd.dk; skype: S.E.S.D. ou spiritism@sesd.dk; Flavia: +45 3079 9348 (celular); Malu: +45 6019 0075 (celular); facebook: www.facebook.com/SESD.spiritism.dk.

Equador

Quito – O Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Quito anuncia o início de suas oficinas de estudos da Doutrina Espírita, abertas ao público em geral, e convida a todos que tenham interesse em conhecer a Ciência, a Filosofia e a Moral de que trata o Espiritismo a participarem de suas reuniões semanais realizadas às terças-feiras, de 18 às 19h30, na sua sede à Rua Santa Prisca OE – 327 – Edifício Valladares – 3º. Piso – Oficina 306. A entrada é gratuita. Informações: e-mail espiritismoquito@gmail.com ou telefone 098994983.

Escócia

Glasgow – O Spiritist Group of Glasgow (Grupo Espírita de Glasgow) está com uma nova página no facebook. O link para acessá-la éwww.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088 e lá você pode deixar seus comentários sobre a doutrina e os trabalhos do grupo. Mais informações: e-mail spiritism.glasgow@gmail.com.
– Vários eventos são patrocinados por grupos espíritas na EscóciaGrupoEspírita de Glasgow e os espíritas Amigos de Edimburgo e Dundee, trabalhando em colaboração com a União Britânica de Sociedades Espíritas (BUSS). Contato:spiritism.glasgow@gmail.com.

Espanha

Benidorm – Sites da Federação: www.espiritismo.ccinfo@espiritismo.cc. Canal da FEE Oficial de vídeos: www.youtube.com/user/federacionespirita?feature. A Revista Espírita da FEE (no 3 – Transição Planetária), órgão oficial da Federação, pode ser recebida no seu domicílio ao preço de 3 euros por revista, ou 12 euros ao ano. A distribuição se faz ao preço do custo. Conheça o Espiritismo através do chat da Federação Espírita Espanhola, às quartas-feiras, às 22h30.
Calpe – Nos dias 06, 07 e 08 de Dezembro, a cidade espanhola sediará o XX Congresso Nacional da Espanha. O evento abordará como tema: “El Espiritismo como Filosofia de Vida”. Endereço: Hotel Diamante Beach, Rua Juan Carlos I, 48 CALPE. Os conferencistas serão os renomados: Divaldo Pereira Franco; Juan Miguel Fernández; Olga Ortiz; Miguel Vera; Alfredo Tabueña; Janaina Minelli; Valle Garcia; Carlos Campetti; Claudia Bernardes; María de La Gracia de Ender. Mais informações através do site www.espiritisme.es ou pelo e-mailjhuete@viajeshispania.es.

Los Barrios – Em março de 2013 foi fundado um novo Centro Espírita na Espanha: o Centro de Estudo Amanhecer Espírita, na Pio XI, nº 5 – Alto, em Los Barrios, Cádiz. Neste centro, faz-se o estudo d’ O Livro dos Espíritos e o estudo sistematizado da doutrina – ESDE – às quartas-feiras, de 18h às 20h. Mais informações: e-mail isabelporras1@gmail.com.
Madrid – Centro Espírita Mensajeros de la Luz – CEMEL – O CEMEL também vinha promovendo conferências sobre Família e já implantou as classes infantis. O CEMEL está localizado na Calle Madera 1, Bajo – Madrid e suas atividades são:
2ª feira, às 19h: Sessão Mediúnica - Assistência Privada;
5ªfeira, às 20h: Estudo do Evangelho - Conferência Pública – Passes;
6ª feira, das 18h15 às 19h15: Classes infantis;
6ª feira, às 19h30: ESDE.
– Centro de Estudios y Divulgación Espírita - C.E.y.D.E. – O CEYDE está localizado na Calle Montera 10-12 - 2ª Planta - Nº 3 – Metro Sol – Madri. Mais informações pelo site www.ceydemadrid.org.

Estados Unidos da América 

Baltimore – A Sociedade Espírita de Baltimore lançou o website Spiritist Network (Rede Social Espírita) que disponibiliza uma variedade de vídeos espíritas, principalmente em inglês, além de fotos, áudios e blog. O link éwww.spiritistnetwork.com.
Boca Raton – Todos os sábados, às 18h, a Spiritist Society of Palm Beachpromove workshops com o objetivo de ajudar no melhor entendimento da vida espiritual, de nós mesmos e de toda a criação. Mais informações sobre palestras, site www.kardec.com.
Boynton Beach – O Conselho Espírita dos Estados Unidos está disponibilizando na internet a primeira parte do seu livro “Systematic Study of Spiritism” (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O livro é dividido em 12 lições, que podem ser baixadas gratuitamente em formato PowerPoint ou em PDF. O segundo livro do Systematic Study of Spiritism está na sua fase final de preparação. O endereço do USSC na internet é www.spiritist.us/sss.html.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (USSC), com o apoio da União Britânica das Sociedades Espíritas e do Conselho Espírita Internacional (CEI), lançou o livro “The Gospel – At Home and in the Heart” (O Evangelho – em casa e no coração). O lançamento do livro visa estimular o estudo e a prática dos ensinamentos cristãos espíritas no ambiente familiar e faz parte da campanha “Evangelho no Lar para Todos”, lançada pelo USSC. A obra está disponível somente na internet, no arquivo de leitura PDF, mas deverá ser também impressa pela instituição. Os interessados podem acessar o livro em www.spiritist.us/pdf/ghh.pdf.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) criou o Spiritist Information Research Assistant (SIRA), um serviço de consultas de obras espíritas, espiritualistas e de caráter científico. Pode-se fazer uma pesquisa por temas, títulos de livros, médium/autor e autor espiritual. Todas as obras são editadas em inglês. O endereço é www.spiritist.us/sira.
– Todos os sábados, às 10h, o Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) promove o “Spiritism for Everyone – Webmeeting”, um grupo de estudo espírita ao vivo. Mais informações no site www.spiritist.us.
Charlotte – Neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, está sendo realizado o 2103º  Concafras - Encontro Fraterno Auta de Souza. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br.
Miami – A Edicei da América comemorou a data significativa de 18 de abril de 1857 colocando em oferta a coleção inteira de compilação da Doutrina Espírita. Visite o nosso site, procure nossos títulos e participe. Se você quiser iluminar-se com um desses livros incríveis, não espere mais tempo! Cada exemplar por US$ 9,00. Edicei of America - 8425 Biscayne Blvd. Suite 104 - Miami, FL 33138 -(305) 758-7444 - www.ediceiofamerica.com.
– A Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn., com o apoio da Baptist Health South Florida, está desenvolvendo um programa de educação para a saúde. O programa visa oferecer à comunidade conhecimentos, atitudes e hábitos básicos para a aquisição da saúde individual e coletiva. Um outro estudo está sendo oferecido através da internet, todas as quartas-feiras, às 21h. Mais informações no site www.spiritist.com.
Nova York – A programação do Allan Kardec Spiritist Center - 32-75 Steinway St – sala 201B - Astoria, NY - (718) 429-6626 ou (1718) 639-3041, site www.akscenter.com, e-mail pontodeluz@aol.com, é a seguinte:
Domingo – 12h às 13h - Reunião Pública – Passes; de 10h às 11h - Evangelização Infantil – (domingos alternados por faixa etária – veja detalhes com Alice);
Segunda-feira – 19h15 - Estudo do E S D E (Apostilas da FEB);
Terça-feira – 20h às 21h - Reunião Pública – Passes;
Quarta-feira - Reunião privativa da casa;
Quinta-feira – 20h - Estudo Doutrinário em Espanhol;
Sexta-feira – 20h - Miudinho "Estudo Detalhado do Evangelho de Jesus";
Sábado – 13h30 - Atendimento fraterno individual (hora previamente marcada);
Sábado – 14h30 - Curso de Autoconhecimento à luz do Evangelho de Jesus;
Sábado – 17h30 às 19h - Tratamento – Físico-Espiritual (com hora previamente marcada).
Pedidos de oração via e-mail vão para o arquivo da Internet e são copiados no caderno de vibrações para orações e tratamento. Acessar:orepormim@aol.com
– No sábado passado, dia 19 de outubro, de 14h às 17h, na 4 west 43 rd St (Betweem 5 th and 6th Ave), foram realizadas “The Missing Answers – Lectures & Healing Therapy”, com as presenças de Fred Gouveia, Heather Fonseca, Julio Padovan. 
San Diego – A Spiritist Society of San Diego está promovendo o estudo de O Livro dos Espíritos. O grupo se reúne todas as quintas, às 19h. Mais informações no site www.sssandiego.org.
Timonium  Em julho de 2011 estreou a primeira rádio espírita dos Estados Unidos. Mais informações no site www.kardecradio.com.
Estônia
Tallin  A tradução do livro “Nosso Lar” em estoniano foi lançada recentemente em Tallin, publicada pela Editora Rivail da Polônia, em concordância com a EDICEI. O tradutor foi August Kilk. A palestra de lançamento em Tallin foi proferida por Clovis Portes, esperantista espírita e palestrante internacional. O evento foi organizado pelo Grupo Espírita da Estônia, com o apoio de Konrad e de Clovis Portes. Mais informações:www.spiritism.ee e august@spiritism.ee. 

Finlândia

– Associação Amigos do Dom Inácio da Finlândia – Os representantes da associacão finalizaram e lançaram a tradução do livro “Os Mensageiros” para os leitores finlandeses. Em breve também lançarão a tradução da obra “Suicídio Tudo o que você precisa saber”, do autor Richard Simonetti. Informações:info@allankardec.fiinfo@spiritismi.fiwww.spiritismi.fi.

França

Joinville – LE – Pont 94 – No dia 18 de outubro, às 21h, tivemos a palestra de Irene Doin sobre o tema “A maioridade na Doutrina Espírita”. Informações: Roselyne Vasconcelos inespas@hotmail.fr. 
Paris – A Association Parisienne d'Études Spirites (A.P.E.S.), sediada noendereço: 22 Rue des Laitières 94300 – Vincennes, disponibiliza mais informações sobre as palestras do mês através do site www.apes.asso.fr.  
– Na Association Parisienne d'Études Spirites (A.P.E.S.), no dia 18 de outubro, às 20h, Lorena Borges da Rocha abordou o tema “Sexe et maladies sexuellement transmissibles” – animação: Patrick Carbasa;

No dia 25 de outubro, às 20h, Philippe Marques apresentará o tema “Affection, intérêt et intervention des différentes Esprits nous entourant” – animação: Helder dos Santos;

No dia 26 de outubro, às 15h, Vera Costa falará sobre “Lois Morales – Lois de destruction” – animação: Vanessa Beckman;

No último sábado, dia 19 de outubro, de 14h30 – 17h30 - Tema: Le problème de l’être et de la Destinée - Léon Denis, cap. XVIII « Justice et responsabilité. Le problème du mal ». Coordenação da Equipe Bibliothèque. E-mail: bibliotheque@apes-asso.fr.
– CELA (Centre Spirite Lumière et Amour) dispõe de informações através do site www.congres.lmsf.orgO website da Enciclopédia Espírita (Encyclopédie Spirite) está reformuladoConferir em: www.spiritisme.net.
Tolouse – O 6º Congresso Medicina e Espiritualidade será realizado nosdias 16 e 17 de novembro de 2013. Local: HOTEL MERCURE – Boulevard Lascrosses 8 – Esplanade Compans Caffarelli – 31000 Toulouse, França. Todas as informações: palestrantes, horários, valores da inscrição e outras estão disponíveis no website do Congresso. Inscreva-se através do e-mailinfo@lmsf.org ou pelo site www.congres.lmsf.org. É uma realização da AME Internacional em conjunto com o Conselho Espírita Internacional e o Movimento Espírita Francófono.  
Vincennes – A APES Vincennes – 22 Rue des Laitières – 94300 Vincennes – funciona: toda sexta-feira, das 19h30 às 22h30; cada segundo sábado do mês, às 10h30 e às 13h; cada segundo e último sábado do mês, das 14h30 às 17h30, exceto feriados; a biblioteca pública da EPAS em todo segundo domingo do mês, de 15h às 19h. Mais informações: telefone 931 0141 708 e http://www.pes-asso.fr.  

Holanda


Amsterdam – O Grupo Espírita J. G. Plate reúne-se às segundas-feiras, às 19h30, para realização do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Local: Zaandammerplein 50 - Buurtcentrum Horizon - Amsterdam (acesso pela porta ao lado, sala no 2º andar). As palestras públicas são realizadas às quartas-feiras, às 20h15. Mais informações: nilsongn@hotmail.com.
– Às quintas-feiras, o Grupo Espírita Joanna de Ângelis oferece o estudo de O Livro dos Espíritos, em holandês. Mais informações: s.v.j.angelis@gmail.com.
– Um novo grupo em Amsterdam: Spiritistische Groep Maria de Nazare, com Reunião de Estudo e Desenvolvimento da Mediunidade, às terças-feiras, das 19h às 20h30. Dirigente doutrinário: Helder H. Capucho dos Santos. Reunião Pública Doutrinária: segundo domingo de cada mês, com palestrantes rotativos, das 11h15 1às 12h30. Endereço: Ouddiemerlaan 104 - 1111HL Diemen – Netherlands - (+31)652415018 / (+31)203316868; E-mail:vmariavn@gmail.comInformações: www.nrsp.nl;  info@nrsp.nl.
Enschede – O Grupo Espírita O Nazareno (GEON) realiza suas reuniões de estudo em semanas alternadas, às quartas-feiras, às 19h. O endereço é DE WONNE – Noorderhagen 25, Enschede (a 5 min de caminhada da Estação Central, ao lado do National Muziekkwartier). O GEON iniciou o Curso Básico sobre a Doutrina Espírita, aberto a todos os interessados. Mais informações por e-mail: grupoespiritaonazareno@gmail.com.
Hoorn – O Grupo Espírita Allan Kardec (Vereniging Allan Kardec), situado em Nieuwe Dijk 28 - 1693 NX Wervershoof, realiza semanalmente as seguintes reuniões: na sexta-feira, das 20h às 22h, o estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo, em holandês; no sábado, das 14h às 17h, o estudo baseado no ESDE; estudo de O Livro dos Espíritos e aulas de Evangelização Infantil, em português. Mais informações no sitewww.allankardec.nl ou pelo e-mail vereniging@allankardec.nl
Rotterdam – O Grupo Espírita Seara da Luz promove reuniões de estudo do Evangelho e o ESDE às terças-feiras, das 19h às 20h30. Endereço: Buurthuis Het Plein, Catharina Beersmansstraat 78, 3025 EJ  Rotterdam. Para mais informações: e-mail sealuz.nl@live.com, ou Tel: 06 38 50 81 86 (Janaina) e  068 52 59 344 (Romira Rocha). 
Hungria 
Nagykanizsa – A obra de André Luiz “Nosso Lar” foi traduzida do esperanto para o húngaro por Szabadi Tibor. Tibor fundou há um ano, em sua cidade Nagykanizsa, o Grupo Espírita Allan Kardec. Informações em esperanto ou húngaro pelo e-mail satibor.esp@gmail.com.
Inglaterra
Londres – O website da BUSS está totalmente remodelado, com novo logo, somente aguardando os detalhes técnicos para redirecionar ao domínio já conhecido de todos: www.buss.org.uk.
– Nos dias 9 e 10 de novembro, teremos o 4o Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade. Uma realização da União Britânica das Sociedades Espíritas.Este Congresso vai apresentar novas pesquisas emocionantes no campo de Corpo, Mente e Espírito, com médicos, pesquisadores e profissionais altamente experientes: do Canadá (Mario Beauregard), dos EUA (Sonia Doi), do Reino Unido (Peter Fenwick, Andrew Powell, David Lucas), do Brasil (Carlos R. Oliveira, Marlene Nobre, Jorge C. Daher, Marcelo Saad, Marcia R.C. Salgado, Giancarlo Lucchetti). Reservas antecipadas são recomendadas, pois temos apenas 169 lugares disponíveis agora. Você pode encontrar mais informações no site:www.medspiritcongress.orgLocal: Thestle Hotel Marble Arch – Bryanston Street, London, W1H7E –– Palestras com: Sonia Dol – tema “Mechanisms of Disease and Cure”; Peter Fenwick – tema “The ‘Gap’ is bridged by meaning”; Dra. Marlene Nobre – tema “Spiritual healing through the laying on of hands”; Mario Bauregard – tema “New answers to age – old Mind – body questions”; Marcia Regina C. Salgado – tema “The role of spirituality in palliative care”; Marcelo Saad – tema “Scientific explanations to the phenomena of healing by ‘vital energy’”; Jorge Cecílio Daer – tema “The pineal gland and the quantum mind: spiritual insights into ageless questions”; Giancarlo Lucchetti – tema “Scientific evidence of the survival of consciousness after death & influence of spiritist – healing on experimental bacterial growth”; Dr. Carlos de Souza – tema “How molecular biology can clarity the connection between mind, brain and the cells”; David Luke – tema “The Neurochemistry of Altered States of consciousness and its relation with Mediumship”; Andrew Powell – tema “Modernity and the beleaguered soul”. Informações: bussevents@gmail.com -  medicalspiritistcongress2013@gmail.com – www.medspiritcongress.org –www.buss.org.uk
Programme NOVEMBER Congress: 
SATURDAY, 9th November 2013
09h30 – 10h00:   Registration;
10h00 – 10h15:   Opening ceremony;
10h15 – 11h15:   New Answers to Age-old Mind-body Questions: Mario Beaurregard;
11h15 – 12h10:   The Pineal Gland and the quantum Mind: Spiritual insights into ageless questions: Jorge Cecílio Daher Jr.;
12h10 – 12h25:   Refreshment Break;
12h25 – 13h15:   Modernity and the beleaguered Soul:  Andrew Powell;
13h15 – 13h30:   Panel Discussion with morning speakers;
13h30 – 15h00:   Lunch break;
15h00 – 15h50:   Scientific Evidence of the Survival of Consciousness after Death: Giancarlo Lucchetti;
15h50 – 16h35:   How Molecular Biology can clarify the Connection between Mind, Brain and the Cells: Carlos Roberto de Oliveira;
16h35 – 16h55:   Tea Break;
16h55 – 17h40:   Psychoneuroimmunoendocrinology: Mechanisms of Disease and Cure: Sonia Doi;
17h40 – 18h00:   Panel discussion with afternoon speaker;
18h15 – Conference Closure;
SUNDAY, 10th November 2013
10h00 – 11h00:   The 'Gap' is Bridged by Meaning: Peter Fenwick;
11h00 – 11h50:   The Neurochemistry of Altered States of Consciousness and its relation with Mediumship: David Luke;
11h50 – 12h05:   Refreshment Break;
12h05 – 12h50:   Spiritual Healing through the Laying on of Hands: Marlene Nobre;
12h50 – 13h00:   Panel discussion with morning speakers;
13h00 – 14h30:   Lunch break;
14h30 – 15h15:   Scientific explanations to the phenomena of Healing by “vital energy”: Marcelo Saad;
15h15 – 16h00:  The influence of Spiritist Healing on Experimental Bacterial Growth: Giancarlo Lucchetti;
16h00 – 16h45:  The role of Spirituality in Palliative Care: Marcia Colasante;
16h45 – 17h00:   Panel discussion with afternoon speakers;
17h00 – Conference Closure.
Informações: www.medspiritcongress.org. 
– A Sociedade Espírita Sir William Crookes – com o apoio da BUSS – fará realizar uma palestra no dia 1o de dezembro de 2013, de 14h30 às 16h30, com Jorge Godinho, sobre o tema “Challenges of Mediumship - Desafios da Mediunidade”. O evento fará parte da comemoração dos 30 anos do Espiritismo na Inglaterra. Mais informações pelo site www.buss.org.ukLocal: West Hampstead Women’s Centre, 26-30 Cotleigh Road NW6 2NP –www.sirwilliam.org – info_sirwilliam@yahoo.co.uk.


 
– Foi lançado em inglês o clássico Memories of a suicide, da médium Yvonne do Amaral Pereira, autoria do Espírito de Camilo Castelo Branco. Os pedidos de livros em diversos idiomas: pelo website www.edicei.com; pedidos feitos à EDICEI da América: www.ediceiofamerica.com.
Sheffield – O Sheffield Grupo Espírita (Sheffield Spiritist Group) iniciou, em abril, uma nova atividade: o estudo de "O Evangelho segundo o Espiritismo",em português, como uma tentativa de dar às pessoas interessadas ​​na Doutrina Espírita - mas que não falem o Inglês fluentemente - a oportunidade participardo grupo principal. A reunião se dá nas duas primeiras semanas de cada mês,às quintas-feiras, de 18h20 às 19h05. Para mais informações, contacte LindalvaWalker em: 07981885964, ou envie um e-mail parasheffield.spiritist.group@gmail.com.                                                            
Irlanda
Dublin – Spiritism Study Group of Ireland  A República da Irlanda foi aceita no Conselho Espírita Internacional. Endereço: 21 Fair View, Dublin 3 (em frente ao Fair View Park, ao lado do Tesco Express and Abacus Finance). Tem fácil acesso através dos seguintes autocarros: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 e 130(ônibus parada 522). Contatos: www.allankardec-ireland.org; e-mail:spiritismireland@gmail.com; Facebook: Spiritism Ireland Ssgi.
– A Spiritist Society of Ireland retomou as reuniões aos domingos, às 11h, no Latern Centre, 17 Synge Street, Dublin. 
– As reuniões do Grupo de Galway ocorrem via Skype e, quem quiser participar, basta adicionar a coordenadora de Galway: Elsa Lee “elsalee2007”. Mais informações: sbertozzo@gmail.comwww.allankardec-ireland.org.
Itália
– Unione Spiritica Italiana – Foram concluídas a tradução e a revisão do TOMO II do ESDE, disponibilizando-o para todos os grupos. A Itália dispõe dos TOMOS I e II do ESDE, traduzidos e revisados e que em breve estarão disponíveis também no site do CEI. O novo e-mail da USI: italia.usi@gmail.com; http://usi.spirity.com.
Japão
– ADE-JAPÃO-Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão informa sobre a mudança de endereço para: Gunma-Ken – Isesaki-Shi – Azuma-Cho, 2598-1-código postal; Tel 379-2231. Japan. 
– Necessidade de livros: Há cerca de 20 grupos espíritas no Japão, mas 8 em especial estão precisando, cada um, de livros usados para as suas bibliotecas. No mínimo de: 2 conjuntos de Obras básicas de Kardec, 2 séries André Luiz, de Chico Xavier. Livros em outras línguas (inglês, espanhol, além de português) serão muito úteis para as visitas aos presídios. Livros novos também são bem-vindos, pois os livros no Japão costumam ser caros e a revenda deles ajudará na manutenção dos Centros locais. Há dois voluntários, Benjamim Soares e Nazareno Feitosa, trabalhadores da Comunhão Espírita de Brasília, responsáveis por arrecadar esses livros. O maior problema é o Frete, que é muito caro. Se alguém estiver indo ao Japão ou tiver como enviá-los na sua mudança, ótimo! Caso contrário, a ADE-Japão está arrecadando doações em dinheiro, para pagamento do frete, e informará uma conta corrente para doações. Contatos no Japão: Isesaki-Shi-Gunma-Ken – Adalberto Morais:tioada@yahoo.com.br. SKYPE: adalberto.morais3. Contatos no Brasil, em Brasília: Benjamim Soares: soaresbenjamim@uol.com.br e Nazareno Feitosa:nazarenofeitosa@yahoo.com.br
– Curso de Orientação e Educação Mediúnica no Japão – Estamos apresentando uma versão adaptada do COEM, que é o curso original e não uma transformação. Esse curso foi planejado e idealizado, apenas adaptado para a nossa realidade na condição de decasséguis. Com o tempo será traduzido para o idioma japonês. É um programa de estudo publicado pelo Centro Espírita Luz Eterna de Curitiba-Paraná em 1978, e já com várias edições. A ADE-JAPÃO fez essa parceria com o Centro Espírita Luz Eterna-CELE, com o apoio do G.E.E.F.A - Grupo de Estudos Espíritas Francisco de Assis – Gunma - Japão. Mais informações: Adalberto Morais: tioada@yahoo.com.br; SKYPE: adalberto.morais3; http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/;
– Vários Seminários com Nazareno Feitosa estão sendo programados paraoutubro de 2013, com o apoio da ADE Japão. Os temas e os locais ainda serão definidos: no domingo passado, dia 13 de outubro, foi na Casa Espírita Cristã – Fraternidade – Aichi-Ken Toyohashi-shi; Nagoya-Shi-Aichi-Ken e/ou Toyohashi, das 10h às 15h.
Tóquio – A Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier está disponibilizando em sua página uma apostila com todas as informações necessárias sobre a doutrina codificada por Allan Kardec. Mais informações no site www.spiritism.jp.
– Tiveram início no NEJA – Núcleo Espírita Joanna de Ângelis – as primeiras aulas do Projeto de Estudos Filosóficos Espíritas no Japão. Os estudos contam com o apoio da Sra. Sonia Theodoro da Silva, idealizadora do Projeto. Consulte, para ter acesso às aulas: filosofandocotidiano.blogspot.com. Mais informações no site www.spiritism.jp.
Toyama-ken – Em 2012 deu-se a estreia do programa Fraternidade no Japão – Rádio Fraternidade (www.radiofraternidade.com.br). Mais informações no telefone 0763-37-214. São programas da Rádio: 7 minutos com Emmanuel; Grandes Vultos do Espiritismo; Fraternidade no Japão; Saúde e Espiritualidade; Estudando Esperanto/ Podcast – PodSer; Espiritismo e Unificação. Consulte a Rádio Fraternidade - A emissora do Bem na Internet; REJ-Rádio Espíritas no Japão - http://radioespiritasnojapao.blogspot.jp/.
Luxemburgo  
Cidade de Luxemburgo – Groupe Spirite Allan Kardec – Informações através do site www.groupespiriteallankardeclux.com; e-mail:allankardeclux@yahoo.fr. O Grupo promove: Segunda-feira – Curso em português: Mediunidade – 20h às 21h30; Quinta-feira – Estudo em francês de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno –19h30 às 21h; Sexta-feira – Estudo em português de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno – 19h45 às 21h15;Sábado – Evangelização Infantil (13 a 18 anos), (8 a 12 anos) e (4 a 8 anos) –13h30 às 14h30; 14h30 às 15h30; 15h30 às 16h30; Estudo Sistematizado da doutrina em português – 16h30 às 18h.
– O Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo realizará dia 9 de novembro de 2013 o 4ème Symposium de Médicine Et Spiritualité Au Luxembourg (4º Simpósio de Medicina e Espiritualidade de Luxemburgo). O evento será no Centre Sociétaire, 29, Rue de Strasbourg – L-2560, e contará com a participação especial dos médicos brasileiros Dr. José Roberto Pereira Santos e Dr. Sérgio Luís da Silva Lopes. Mais informações por e-mail allankardeclux@yahoo.fr e pelo site www.groupespiriteallankardeclux.com.

– O “Centre Philosphique Spirite Attitude d'Amour” foi recém-inaugurado, com estudos da doutrina às sextas-feiras, de 19h30 às 21h, no endereço: 130, Rue Jean François Boch - 1249 Luxembourg. Informações: Marinela Lopes: 621 79 70 01, ou Marcia Alves: (32) 476 913 966.  
– O “Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour” se reúne um domingo por mês para confraternizar e filosofar sobre as questões do SER e suas relações com o Universo. Nosso 1° Encontro reuniu 32 pessoas, representando seis países. Nosso e-mail é cpsnossolar@gmail.com. E pela 1° vez na história de Luxemburgo, em Rádio livre, se fala sobre Espiritismo e parece estar sendo um grande sucesso. 
– O Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour se estabeleceu agora em novo local. Estamos em Luxembourg - Gare, ENTRADA pela rue de L’Aciérie, referência Depôt TROC. Até 18h, entrada por Rue de Hollerich, 83 – Luxembourg.
Programa geral:
Segundas-feiras, às 19h - Estudos Doutrinários Espíritas, em inglês;
Quartas-feiras, à tarde - Cantinho da Solidariedade, com senhoras bordadeiras e leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo;
Sextas-feiras - Estudos Doutrinários Espíritas, em francês; um grupo pode se formar em português, se houver demanda.
Sábados, de 10 às 11h30 - Curso de Educação Espírita para crianças e jovens.
Nosso departamento de Auxílio Fraternal funciona às sextas-feiras, a partir das 13h.
Nosso Centro comporta um departamento de filantropia, com distribuição de alimentos, roupas, utensílios, móveis etc.
Disque Doação tel.: ++ (352) 691 768 314
No mês de novembro estaremos recebendo a conferencista: Anete Guimarães. Em breve teremos o programa para os dias 22, 23 e 24 de novembro, assim como, dias 29, 30 e 1° de dezembro. Informações: Marcia Alves –marciorio6@yahoo.frPara se conectar com International Spiritist Council, cadastre-se no Facebook hoje mesmo:
– Eis a programação da conferencista Anete Guimarães:
No dia 22 de novembro, às 19h, conferência com tema livre;
Nos dias 24 e 25 de novembro, de 10h às 17h, seminário sobre o tema “Le Spiritisme et ses Aspects”;
No dia 29 de novembro, às 19h, conferência com tema livre;
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de 10h30 às 17h, seminário sobre o tem “Médiumnité, Volontariat et Responsabilité”.
Local: Centre Philosophique Spirite Attitude D’Amour – ASBL. Reservaslimitadas para os primeiros inscritos. Em (352) 691 768 314 / + + (32) 476913 966 / cpsattitudedamour@gmail.com.
Noruega
Oslo – O Grupo de Estudos Allan Kardec norueguês continua desenvolvendo suas atividades no endereço: Dronningens gt. 23 – sala 512 – Centro. Mais informações através do site www.geeaknorge.com ou pelo e-mailpost@geeaknorge.com
– O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK – Norge, semanalmente, realiza o estudo de O Livro dos Médiuns, e o exercício prático da Mediunidade às segundas-feiras, das 18 às 20h (fechado ao público). Coordenadora: Cristina Latini; O estudo de O Livro dos Espíritos às terças-feiras, das 18h às 19h30 (aberto ao público). O grupo estuda O Livro dos Espíritos em norueguês. Coordenadora: Cristina Latini; o ESDE às quartas-feiras, das 18h às 20h (aberto ao público, em português). Está terminando a 4ª parte de O Livro dos Espíritos, e então dará início a uma sequência de estudos do livro O Céu e o Inferno, aprofundando assim os estudos da última parte de O Livro dos Espíritos. Coordenadora: Sânia Salles. Facilitadoras: Beatriz, Karine e Sânia. O Grupo Meimei (de crianças e pais) aos sábados, das 12h30 às 13h30 (aberto ao público, em português e norueguês). O objetivo central do grupo é a Evangelização Infantil por meio de estudos com a família, e de atividades lúdicas e educacionais direcionadas às crianças. Uma vez por mês, o estudo ocorre em norueguês. Coordenadora: Karine Porpino. Facilitadoras: Fabiana, Márcia e Karine. No 2º. Semestre, será a Comemoração dos 20 anos do GEEAK, com Seminário sobre o Passe, Encontro Fraterno, bazar, palestra pública com Anete Guimarães (com tradução), seminário para os Grupos Espíritas da Noruega com Anete Guimarães, e o III Encontro dos Grupos Espíritas da Noruega. Contato: www.geeaknorge.com - post@geeaknorge.com
Estudos Espíritas na Noruega:
– Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo – Bergen: Estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo aos domingos, das 19h30 às 21h. Contato: spiritismeibergen@gmail.com
– Grupo Espírita Chico Xavier – Trondheim: Reuniões às quartas-feiras, das 18h15 às 19h15. Contato: spiritismen.trondheim@gmail.com
– Grupo de Estudos Espíritas Bernt Torstenson – Oslo: reuniões em norueguês às quartas-feiras, das 13 às 14h - Fredrikkebygget (UiO – Universitetet i Oslo, Blindern – Oslo) ao lado da "Fredrikke Kapell". Contato:sssbernttorstenson@gmail.com
– Grupo Espírita Paulo de Tarso – Stavanger: reunião virtual às quartas- feiras, das 19h30 às 21h. Contato: gepstavanger@gmail.com;http://spiritismestavanger.blogspot.nowww.geeaknorge.com;post@geeaknorge.com
– O GEEAK tem uma nova estrutura administrativa. Para informações:cristina@geeaknorge.compost@geeaknorge.com.

Peru

Cuzco – No último final de semana, dias 12 e 13 de outubro, foi realizado o 2094º  Concafras - Encontro Fraterno Auta de Souza.
Lima – O Centro Espírita Joanna de Ângelis mudou a estação de rádio divulgadora do seu Programa “VOCES ESPÍRITAS”, iniciando a sua transmissão através da emissora RADIO LATINA 990 AM, com cobertura mais direta em todo o país. Nesta nova fase, o programa é transmitido aos sábados, de 12h às 13h, sempre sob orientação e direção de Isabel Loo e Ana María Venturo. Você pode ouvi-lo ao vivo pela Internet, através de www.radiolatina.com.pe ou www.radiocolombiaespirita.com. Os programas anteriores também podem ser ouvidos através de: www.vocesespiritas.blogspot.com.pe.
– O Centro Espírita Joanna de Ângelis está fazendo a divulgação da edição no14 do boletim “Semilla de Amor”. Acesse o blog:www.cejoannadeangelisperu.blogspot.com.br/.
– Em junho, na cidade de Lima, nasceu a Unión Espírita Kardecista, tendo como Centros fundadores: o Centro Espírita Joanna de Ângelis – representado por Isabel Loo Fernández – e o Centro Espírita Padre Germán – representado por David Ochoa Jara. Estas casas espíritas desenvolvem de maneira conjunta um programa de atividades destinadas a fortalecer a divulgação do Espiritismo, cuidando da pureza doutrinária proposta pelo Codificador Allan Kardec. Um plano de trabalho que contempla a realização de conferências, seminários e palestras com expositores do país e do estrangeiro, assim como atividades conjuntas de difusão através da rádio, internet, publicações, dentre outros, está sendo elaborado.

Polônia

Varsóvia – Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas – fórum espírita da PTSS (www.spirytyzm.pl). Konrad Jerzak  Polskie Towarzystwo Studiów Spirytystycznych. Mais informações somente em polonês no site:www.rivail.pl, ou e-mail konrad@spirytyzm.pl.
– Neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, no Hotel Felix - ul. Omulewska 24, está sendo realizado o Congresso de Medicina e Espiritualidade, contando com os seguintes palestrantes: Marlene Nobre, Roberto Lúcio de Souza e Décio Iandoli Jr. - Info: www.rivail.pl/kongres.
Portugal
ADEP – A Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal – prossegue com seu curso básico e gratuito de Espiritismo on-line, com participantes de vários países do mundo. Mais informações: site www.adeportugal.org/cbe. Acompanhe a programação de eventos em Portugal, acessandohttp://www.adeportugal.org/adep/. Agora você pode consultar os eventos pelo facebook: www.facebook.com/adeportugal.org/app_208195102528120 e também no site da ADEP, aqui:http://www.adeportugal.org/adep/index.php/noticias ou do lado direito do site, em formato de lista. 
Divaldo Franco em Portugal, conforme agenda:
Dia 20 - 10 às 17h - ASCE - Viseu
Dia 21 -  20h30 - GEAAK - Coimbra
Dia 22 - 20h30 - Ílhavo – Museu Marítimo
Dia 23 - 20h30 - Évora - Hotel D. Fernando
Dia 25 - 21h00 - AE Quarteira - Quarteira
Dia 26 – 15 às 18h - São Brás Alportel – Cine Teatro
Dia 27 – 10 às 17h - FEP - Amadora
Os eventos em negrito serão seminários. Os restantes serão conferências públicas. 
Agenda de palestras de José Araújo – A fim de cumprir agenda de palestras nas terras portuguesas, José Araújo – espírita e médium brasileiro –estará em Portugal de 2 a 17 de Novembro de 2013, tendo o apoio da Federação Espírita Portuguesa, finalizando sua caminhada no Congresso Espírita Português em Leiria. Eis a programação:

Dia 3 Nov. – Minisseminário (14h30 / 18h)  Tema: “Arqueologia do Ser: e agora?”, na Escola de Beneficência Caridade Espírita – Rua Quinta da Vinha – Areeiro - 4520 - 619 S. JOÃO DE VER. Tel: 912 475 972 – Informações:centroebce@gmail.com;

Dia 4 Nov. – Palestra – em Setúbal – 21h30 – Tema: “A Energia de cada um de nós (Benefícios versus Malefícios)”, na Associação Espírita Luz e Amor – Rua dos Bombeiros de Setúbal, nos. 27 e 31, 2910 – 112 – SETÚBAL – Tlm: 929 036 630; Informações: aela@aela.pt;

Dia 5 Nov. – Palestra em Évora – 21h00 – Tema: “Terra: Escola dos Espíritos”, no Centro de Estudos de Filosofia Espírita de Évora – Bairro do Granito - Estrada da Igrajinha, nº. 9 – Cave 7005 - 000 – ÉVORA  Tel: 969 008 484; Informações:cefe.evora@gmail.com;

Dia 6 Nov. – Palestra em Olhão  21h15  Tema: “Afinidade e Antipatia (Família e outros)”, no Centro Espírita Luz Eterna – Rua de Santana, 35, R/c, Loja A – 8700 – 416 – OLHÃO  Tlm: 91 342 10 91. Informações:cele.olhao@sapo.pt;

Dia 7 Nov. – Palestra em Portimão  às 21h – Tema: “Conhece-te a ti mesmo”, no Centro Espírita Boa Vontade – Rua Luís A. Antão, n.º 31, 4.º (paralela à Rua do Comércio) – 8500 – 703 – PORTIMÃO – Tel: 282 089 584. Informações:cebv@netvisao.pt;

Dia 8 Nov. – Palestra em S. Brás de Alportel  as 21h – Tema: “A Energia de cada um de nós (Benefícios x malefícios)”, na Associação Cultural Espírita São Brás de Alportel – Rua João de Deus, 21 r/c – 8150  152 – SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Informações: E-mail: acesba.grupoasasdoser@gmail.com - Tel.: 917 867 528;

Dia 9 Nov. – Palestra em Amadora (FEP) – 15h00 – Tema: “Afinidade e antipatia (Família e outros)”, na Federação Espírita Portuguesa – Praceta Casal de Cascais, Lote 4, R/c A – Alto da Damaia – 2720 – 090 AMADORA  Tel: (+351) 214 975 754; E-mail: geral@feportugal.pt;http://www.feportuguesa.pt/;

Dia 10 Nov.  Seminário em Amadora (FEP) – 10h às 12h30 / 14h30 às 17h30– Tema: “Arqueologia do Ser: reforma íntima, para quê?”, na Federação Espírita Portuguesa – Praceta Casal de Cascais, Lote 4, R/c A – Alto da Damaia – 2720 – 090 AMADORA  Tel: (+351) 214 975 754; e-mail: geral@feportugal.pt; http://www.feportuguesa.pt/;

Dia 11 Nov.  Palestra em M. Grande  20h30 – Tema: “A energia de cada um de nós (benefícios x malefícios)”, na Associação Espírita Rosa Branca – Rua dos Outeirinhos, s/ nº  2430-277 MARINHA GRANDE – E-mail:associacaoespirita.rosabranca@facebook.com  Tel: 962 636 568 (pf);

Dia 13 Nov. - Palestra em Águeda  20h30 – Tema: “Afinidade e antipatia (Família e outros)”, na Associação Espírita Consolação e Vida – Travessa do Vale do Rico, 196, Vale do Rico – Cumeada, 3750 – 883 Valongo do Vouga –ÁGUEDA, Tel: 963 284 435  aecvpt@gmail.com;

Dia 14 Nov. – Palestra em Viseu  20h00 – Tema: “Conhece-te a ti mesmo”, na Associação Espírita “O Conforto” – Adolfo Bezerra de Menezes  Rua do Gestal, Lote B - Rio de Loba, 3505 – 498 VISEU – Tel: 914 215 729; 232 423 601. Informações: a.espiritaoconforto@gmail.com;

Dia 15 Nov. – Palestra em C. Rainha  21h00 – Tema: “A energia de cada um de nós (benefícios x malefícios)”, no Centro de Cultura Espírita – Rua Francisco Ramos, n.º 34, R/c.  2500 – 831 CALDAS DA RAINHA  Telm: 966 460 878; 938 466 898. Informações:  cce@caldasrainha.net;

Dias 16 e 17 Nov. – Congresso Espírita Português em Leiria, da Federação Espírita Portuguesa – Associação Espírita de Leiria – Rua Vale das Cervas, n.º 135 – Barosa, 2400 – 013 LEIRIA – Tel: 962 984 388. Informações:ass.esp.leiria@gmail.com.
Águeda  Associação Espírita Consolação e Vida – Endereço: Travessa Vale de Rico, 196; Raso – Cumeada 3750 – 820 Valongo do Vouga – Águeda; Tel: 234184439 /963 284 435  e-mail: aecvpt@gmail.com.
Alcobaça – A Associação de Cultura Espírita de Alcobaça oferece atividades todos os sábados: Curso Básico de Espiritismo (14h30 / 15h30); Palestra pública (16h00 / 17h00); Fluidoterapia (passe espírita) às 17h15; Atendimento em privado pelas 18h00. Sede provisória na Rua da Escola, no 5 – Capuchos 2460-479 Alcobaça. Contatos através de: e-mail acealcobaca@hotmail.com e telefone 262585258 ou 966460878 - Conceição Venâncio (Alcobaça).Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Estudo Acompanhado de O Livro dos Espíritos, às quintas-feiras, bem como o Curso Básico de Espiritismo e Evangelização. 
– Na Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, participe dos cursos: “Acompanhando O Livro dos Espíritos”, iniciado no dia 26/09; Curso Básico de Espiritismo e Evangelização Infanto-juvenil, início no dia 21/09. Mais informações pelo site www.adeportugal.org.
Algarve  Sob os auspícios da União Espírita do Algarve, a Rádio Algarve FM 91.8, 92.4 e 93.7 MHZ transmite o programa "Para além do véu", todos os sábados, das 10h às 10h30. Site: http://uea.no.sapo.pt/.
Aveiro – A Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro tem com sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c. – Bairro do Liceu, 3810 - 083 AVEIRO. Contatos: Telm 965 204 151 – 962 714 000, e-mail: aceeaveiro@gmail.com. Às sextas-feiras, às 21h, há o estudo do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", alternando com o estudo da Mediunidade. À primeira sexta-feira de cada mês, um Tema Livre; Atendimento Espiritual para casos após avaliação – segundas-feiras, às 22h30. Atendimento Fraterno Privado – segundas-feiras das 20h às 21h. Contato para esclarecimentos ou marcações de atendimentos: 96 520 41 51. Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas! Informações: www.adeportugal.org
– A Associação Cultural Espírita Estrela de AVEIRO, com sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c.– Bairro do Liceu, 3810 - 083 AVEIRO, informa os dias das palestras através dos contatos: Telm: 965 204 151 – 962 714 000 - E-mail:aceeaveiro@gmail.com.

Às sextas-feiras, às 21h: Estudo do livro "O Evangelho segundo Espiritismo", alternando com o estudo da Mediunidade. Na primeira sexta-feira de cada Mês – Tema Livre; Atendimento Espiritual para casos após avaliação – segundas, às 22h30; Atendimento Fraterno Privado – segundas-feiras, das 20h às 21h. Contato para Esclarecimentos ou agendamento de atendimentos: 96 520 41 51. Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas! 
– A Associação Cultural Porto de Abrigo anunciou as palestras de outubro que está promovendo em parceria com a UERA/FEP, e apoio da Câmara Municipal de Ílhavo. Mais informações, acesse o site www.adeportugal.org. Eis a programação: No dia 15/10 – com palestrante da Associação, tivemos um tema livre. 
Dia 22/10 – Divaldo Pereira Franco, pela 1.ª vez em Ílhavo, vai fazer uma conferência espírita no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, às 20h30.
Dia 29/10 – Fernando Lobo - Grupo Estudos Espíritas Allan Kardec. Tema: ”Aprender com os erros”.  
Braga – Como atividades habituais, a Associação de Estudos Espirituais realiza às segundas-feiras o estudo de O Livro dos Espíritos, às 21h30; às sextas-feiras, o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, às 21h45, e, aos sábados, atendimento individual, às 20h, e palestras públicas, às 21h30. A atividade de segunda-feira – Estudo de O Livro dos Espíritos – esteve suspensa até o início de setembro. Informações: smoac@sapo.pt
– Localizada na Rua das Forças Armadas, nº 142 – 4715-029, a Associação Luz no Caminho realiza às segundas-feiras: atendimento e palestra pública; às terças-feiras: atendimento fraterno, assistência espiritual e estudos doutrinários com curso de sistematização da Doutrina Espírita; às quartas-feiras: assistência espiritual com transmissão de passes, desenvolvimento mediúnico e estudos doutrinários; às quintas-feiras: trabalho de desobsessão, e, por fim, às sextas-feiras: transmissões de passes e estudos doutrinários. Mais informações através do site www.assluznocaminho.blogspot.com.br ou pelos e-mailsluz.caminho@sapo.ptmachado.teixeira@yahoo.com.  
Caldas da Rainha – O Centro de Cultura Espírita (Bairro das Morenas, Caldas da Rainha, Rua Francisco Ramos, no. 34, r/c) oferece as atividades: Curso Básico de Espiritismo (CBE) - Sábado, 15h / 16h – Grupo de crianças (6 a 10 anos) e de jovens (11 a 18); Grupo de Estudo Complementar - 4ª feira - 21h / 22h (CBE já efetuado); Curso de Educação da Mediunidade - Sábado - 17h/18h30 (CBE já efetuado). Estas atividades são livres e gratuitas, podendo os interessados se inscreverem na sede do CCE, sexta-feira após as 21h, ou por e-mail: cce@caldasrainha.net. Mais informações: www.ccespirita.org
– Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Espiritismo organizado pelo Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha. O curso é gratuito e teve início no dia 21 de setembro de 2013. Para inscrições ou mais informações pelo e-mail cce@caldasrainha.net, pelo telefone 966 377 204 ou pelo sitewww.ccespirita.org.

– No último dia 18 de outubro, o Centro de Cultura Espírita sediou uma conferência espírita sobre o tema “Experiência de Quase Morte”, baseado no testemunho de um neurocirurgião sobre a vida para além da morte. Mais informações pelo site www.ccespirita.org.

Cascais – A Associação Sociocultural Espírita de Cascais tem sede na Estrada da Rebelva, N.º 693-A, Rebelva; 2785-538 São Domingos de Rana - Cascais. Tel: 962326712 (Hugo Guinote) - E-mail: pontedeluz.asec@gmail.com.

Chaves – Centro de Estudos Espirituais de Chaves – Site/ E-mail:www.ceec.com.ptinfo@ceec.com.pt. Atividades: Segundas, às 21h: ESDE; terças, às 21h: Irradiação (privado); Estudo: “O Evangelho segundo o Espiritismo”; quartas, 21h: Desobsessão (privado); quintas, às 21h: Estudo daMediunidade (só pessoas indicadas); sextas, 21h: Fluidoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Musicoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Sábados, às 21h: Palestra.
Coimbra – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Atividades, Programação, Horários: acesse http://www.geeak.pt/geeak_fale_connosco.htm.
– No dia 21 de Outubro, segunda-feira, pelas 20h30, Divaldo Pereira Franco vai estar no Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (GEAK) em Coimbra. Informações: geral@feportuguesa.pt; 214 975 754.
Ílhavo – No Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança são realizadas as seguintes atividades: Atendimento fraterno: terças, às 20h; Estudo da Doutrina Espírita: terças, às 21h; Trabalhos Mediúnicos (privados): quartas, às 20h30. Local: Rua João de Deus, 17 - Ílhavo (junto à sede do CASCI) GPS: 40.600171 - 8.670187. Site: http://mardeesperanca.do.sapo.pt; E-mail:mardeesperanca@sapo.pt.
– A Associação Cultural Porto de Abrigo informa que, rotineiramente, às segundas-feiras, são realizados o atendimento fraterno e o passe magnético; às terças-feiras, palestras públicas, e, aos sábados, seções de aprendizado. Sua sede é na Rua de Alqueidão, n.º 27 A, 3830 – 148 ÍLHAVO, contatos: Tel: 234 325 704 e Email: vieira4@sapo.pt. No dia 15 de Outubro, terça-feira, pelas 21h, tivemos uma palestra com tema livre. 
– Divaldo Pereira Franco vai estar pela primeira vez, no dia 22 de Outubro, terça-feira, pelas 20h30, no auditório do Museu Marítimo de ÍLHAVO, para fazer uma conferência espírita. Uma organização da União Espírita da Região de Aveiro e da Federação Espírita Portuguesa. 
Leça da Palmeira – O Núcleo Espírita Rosa dos Ventos tem sede na Rua General Humberto Delgado, 354 r/c – 4450-699, Leça da Palmeira –nervespiritismo@yahoo.com e página na Internet em www.nervespiritismo.com, tel: 229962395/965384111.  
Leiria  – Associação Espírita de Leiria: Rua das Cervas, nº 135 - Barosa. 2400-013 Leiria; Correspondência: Apartado 4039, 2411-901 Leiria. Contatos: Telefone: 244 815 934 -Telemóvel: 962 984 388 -Fax: 244 801 784 – E-mail:ass.esp.leiria@gmail.com. Atividades: segundas, às 20h30 - Estudo sistematizado da doutrina espírita – ESDE; Estudo e educação da mediunidade; terças, às 14h30: Atendimento fraterno, Palestra; Passe; Reunião mediúnica; quartas, às 20h30, Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; quintas, às 20h30 - Assistência Espiritual; Curso de Passes; Curso de esclarecedores; sextas, às 20h30 - Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; Evangelização infanto-juvenil dos 3 aos 21 anos; sábados: Atividades Diversas; Reuniões dos vários grupos de trabalho. Possui Livraria Espírita. 
– O Congresso Espírita Português de 2013 terá lugar em Leiria, nas instalações da Associação Espírita de Leiria, nos dias 16 e 17 de novembro, subordinado ao tema "Mediunidade, uma visão de futuro". Destacamos o fato de a sala ter uma capacidade limitada, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição antecipadamente. Contatos: www.feportuguesa.pt. As inscrições devem ser feitas através deste e-mail:congressoespiritaportugues.2013@gmail.com.
– José Araújo, espírita e médium brasileiro, estará em Portugal no período de 2 a 17 de Novembro de 2013, com o apoio da Federação Espírita Portuguesa (FEP), onde desenvolverá várias palestras e 2 seminários, terminando com a sua presença no Congresso Espírita Português, em Leiria, nos dias 16 e 17 de Novembro de 2013, também organizado pela Federação Espírita Portuguesa (FEP). 
Lisboa – Todos os primeiros domingos de cada mês, no CEPC – Centro Espírita Perdão e Caridade (às janelas verdes), na Rua Presidente Arriaga, 124/125, em Lisboa, entre 17h e 19h, você pode participar dos Diálogos Espíritas. Encontram-se abertas as inscrições para os grupos de estudo a iniciar-se em outubro. Mais informações: www.ceperdaoecaridade.pt
– Nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa – Cidade Universitária 1649, Lisboa – será realizada a VIII Jornada de Medicina e Espiritualidade, sobre o tema “Aliança entre a ciência e a religião - base do mundo de regeneração”. Informações e inscrição: Portugal e Europa – Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita – Largo Almirante Pedrosos, 9, 1995 – 101 ALGES - +(351) 214 121 062/214 123 337/916 943 625/962 055 762 – e-mail jornadas@verdadeeluz.pt; sitewww.verdadeeluz.com. Apoio: Brasil - Américas do Sul e Norte – Associação Médico-Espírita Internacional – Av. Pedro Severino, 325, Jabaquara – (+55) 11 55 85 17 03 – www.amebrasil.org.br.
PREÇO DA INSCRIÇÃO: €20,00
LUGARES: Marcação no local.
LOCAL: Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
Informação Geral das Jornadas:http://www.verdadeluz.com/8jornadas/index.html
Folheto das Jornadas:http://www.verdadeluz.com/admin/ficheiros/pdfviijo136.pdf
Consulte o Programa:http://www.verdadeluz.com/admin/ficheiros/jornadas137.pdf
Envio da Inscrição pelos CTT (Inscrição manual):http://www.verdadeluz.com/admin/ficheiros/fichavii135.pdf
Compra on-line (pelo computador): http://www.verdadeluz.com/reserva.asp
TELEFONES PARA INFORMAÇÕES: (2ª a 6ª, das 10 às 12h; 14h30 às 18h). 214 121 062 / 214 123 337 / 916 943 625 / 969 055 762.
– A FEP – Federação Espírita Portuguesa – convida os espíritas e simpatizantes da Doutrina Espírita a integrarem o Coro e Orquestra Electroacústica da Federação Espírita Portuguesa. O processo foi até o final do mês de julho de 2013. Finalizada esta etapa, foram iniciados os processos de seleção e formalização das candidaturas para a audição em locais a estabelecer em função das zonas residenciais dos candidatos. Este projeto tem como objetivo principal dinamizar o sentimento de união entre todos os espíritas do Movimento Espírita Português através da sensibilidade musical, com o intuito de fortalecer os laços de fraternidade e de estabelecer uma harmonização espiritual, aproveitando o fato de a música ser uma linguagem universal que nos emociona e eleva, quando dirigida para o supremo bem. Mais informações através do sitewww.feportuguesa.pt.
– A Federação Espírita Portuguesa edita mensalmente uma newsletter, o “InfoFEP”, com notícias do movimento espírita nacional. Subscreva a newsletter da FEP e mantenha-se informado. Acesse http://www.feportuguesa.pt.
Óbidos – Estão disponíveis todos os vídeos, apresentações, fotos e áudios das Jornadas Espíritas ocorridas em Óbidos - ADEP 2013 – emhttp://adeportugal.org/jornadas/.
Portimão – No dia 12 de Outubro de 2013, às 18h, teve lugar uma palestra subordinada ao tema "Espiritismo: Em busca da Cura", abordado por Baldomiro Soares, Ex-Cônsul de Portugal em Filadélfia – EUA, escritor e estudioso da doutrina espírita. Esta palestra foi no Centro Espírita Boa Vontade, na Rua Luis A Antão 31, (Paralela à Rua do Comércio) 8500 Portimão. Contatos: 918390470, 964713393.
Porto – O Centro Espírita Caridade por Amor comunica que, após 34 anos instalados na Rua da Picaria, a partir de Abril de 2013 as suas atividades passaram a ser realizadas na Rua Fonseca Cardoso nº39, 1º Dtº Frente, no Porto. Mais informações serão disponibilizadas oportunamente no nosso sitewww.ceca-porto.com e na página do Facebook:www.facebook.com/CECA.PORTO
– O Centro Espírita Filomena reúne-se semanalmente às quintas-feiras, às 21h, sendo reuniões públicas seguidas de passes. Mais informações: sitewww.adeportugal.org
– O Centro Espírita Caridade por Amor (CECA), cuja sede fica na Rua Fonseca Cardoso, n.º 39, 1.º Dt.º Frente - Porto, iniciou às 21h30 do dia 23 de setembro, mais uma edição do curso básico de Espiritismo. Temas como os precursores da doutrina espírita, as leis morais, o fluido cósmico universal, as vidas sucessivas, a pluralidade dos mundos habitados, a mediunidade ou a escala espírita serão itens de estudo conjunto numa formação que se baseia na interatividade com os participantes. Este curso baseia-se numa dezena de cadernos baseados em «O Livro dos Espíritos», de Allan Kardec, e irá terminar em Junho de 2014. Para participar nesta turma, quem estivesse interessado deveria ter-se inscrito até 20 de Setembro, devendo preencher presencialmente ou via internet (envio de e-mail) a ficha de inscrição e dirigi-la ao CECA. Informações: ceca@ceca-porto.com e www.ceca-porto.com
Rio Tinto – A Associação Cultural Espírita Fernando de Lacerda, com sede na Rua da Ferraria, 615, 4435 – 250 RIO TINTO, com os contatos: E-mail:mamapitema@hotmail.comhttp://www.facebook.com/acelacerda.  
S. João de Ver – A Federação Espírita Portuguesa realizou um minisseminário com Divaldo Pereira Franco no dia 19 de outubro, de 15h às 18h, na Escola de Beneficência Caridade Espírita em S. João de Ver, sobre o tema do evento, “Vitória sobre a Depressão”. A FEP instituiu o valor da participação em 5€ por pessoa para auxílio das despesas com a organização. Mais informações pelo site www.feportuguesa.pt
 
Setúbal – A Associação Espírita Luz e Amor, localizada na Rua dos Bombeiros de Setúbal, nº 27 - 2910, promoverá neste domingo, dia 20 de outubro, o Encontro Anual de Associações Irmãs. O evento contará com a participação das Associações Espíritas Luz e Amor; Associação Espírita de Leiria; Luz do Caminho e dos Estudos Psicológicos e Espirituais. Mais informações do evento pelo site www.aela.pt ou pelo e-mail aela@aela.pt.   
Torre Vedras – Realizou-se em maio a inauguração do Centro Espírita "Associação Luz, Paz e Amor", sito na Praceta Evaristo Silva, Bloco B, cave n.º 13 – Bairro do Hilarião, em Torres Vedras. Mais informações: sitewww.adeportugal.org 
Vale de Cambra – Fundada em 23 de outubro de 2006, a Associação Cultural Espírita Mudança Interior se reúne às quintas e sextas-feiras com estudos mediúnicos, atendimento fraterno e palestras públicas. Aos sábados e domingos, há evangelização infantil e juvenil, palestras e seções de fluidoterapia. Mais informações através do site www.acbmi.org ou por e-mailgeral@acbmi.org.
– A Web TV Espírita mantida pela ASCE tem 4 canais de programação, oferece variadas opções aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo, tais como palestras sobre temas diversificados, transmissões regulares do Evangelho no Lar e ainda um chat para encontros e debates. O site da TV é www.tv-espirita.com. 
Principado de Liechtenstein
Liechtenstein – O Grupo de Estudos Espíritas Miramez – GEEM – mantém os estudos semanais às quartas e sextas-feiras no endereço: Praer 7, 9496 Balzers – Liechtenstein. Todas as quartas-feiras, Evangelização de crianças e adultos no horário: 19h00 às 20h15, seguido do Passe. (Idioma alemão); Estudo de Desenvolvimento Mediúnico às sextas-feiras das 19h00 às 20h30, em idioma alemão; são estudadas as obras traduzidas para o alemão: O Evangelho segundo o Espiritismo - O Livro dos Espíritos - Nos Domínios da Mediunidade. Contato: +423 384 1882/ Celular 0041 (0) 78 798 9994, Marta Frommelt:miramezgruppe@adon.li.
República Democrática do Congo
Kinshasa – Para obter informações sobre o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Kinshasa e suas atividades, acesse o site www.kinshasa.cesak.org ou e-mail bansele@yahoo.fr.
República Tcheca
Brno – O VAK-Viena promove mensalmente estudos doutrinários e palestras nesta cidade. Mais informações sobre estes eventos em:www.facebook.com/pages/VAK-Wien/ e www.spiritismus.at.
Praga – O Grupo de Estudos Allan Kardec de Praga (Skupina Allan Kardec Praha) prossegue divulgando a Doutrina Espírita no país através de sua página web www.kardec.cz e de palestras e seminários que coorganiza com o VAK-Viena em Praga.
Suécia
Estocolmo  O Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis realiza reuniões de estudo doutrinário às quartas-feiras, de 18h às 19h30, em Estocolmo. Os estudos são realizados em sueco. Site: www.leondenis-sthlm.se
– O Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset (Grupo Espírita de Estudos a Caminho da Luz) realiza reuniões de estudo do Espiritismo às segundas-feiras, de 18h às 20h15, em português. Nas últimas quintas de cada mês, o grupo realiza reuniões de estudo em sueco de O Evangelho segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos.
Gotemburgo – O GSF Allan Kardec  Gotemburgo – realiza encontros de Evangelização Infantil, sendo responsáveis pelo encontro: Hercilia Hansson, Georgette Fredriksson e Jeni da Silva. As reuniões de estudo doutrinário do grupo realizam-se às quartas, das 19h às 21h.
– Brevemente estará sendo editado O Livro dos Médiuns, em sueco, pelo GSF Alläan Kardec. O Cover design foi feito por Allan Pessoa, membro da Sociedade Espírita Frater em Niterói – Brasil. Informações: spiritismen.se@gmail.com; www.gsfallankardec.blogspot.com; www.spiritismen.com
– Gruppen för Spiristiska Studier Boa Nova – Foi criado mais este grupo espírita na Suécia, na cidade de Gotemburgo.  
– União Espírita Sueca: Svenska Spiritistiska Förbundet – O GrupoHässleholm Spiritistiska Familjen Grupp realiza reuniões de estudo às terças, das 8h às 9h.
– A Fraternidade – Sverige – organização não-governamental, entidade que participou da fundação da União Espírita Sueca no ano de 2000, solicitou o seu reingresso na mesma. Site: www.fraternidade.se. A instituição, o Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset e o Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis participaram em 2012 da feira Harmoni-Mässa, em Estocolmo, com a venda de livros e divulgação da Doutrina Espírita ao público presente. Para mais informações, consultar os Blogs: http://spiritismsverige.blogspot.se,http://spiritistiskaforbundet.blogspot.com/ Atividades e e-mail:spiritismen@hotmail.com. 
Suíça 
Basel  O NEACL (Núcleo Espírita A Caminho da Luz), situado em Basel, na Suíça, acaba de criar a página: "Doutrina Espírita na Suíça", no FACEBOOK. Para visitá-la, basta clicar na imagem abaixo:http://www.facebook.com/pages/Doutrina-Esp%C3%ADrita-na-Su%C3%AD%C3%A7a/272123092901590
Berna – No dia 7 de novembro, numa promoção da AME/Suíça, será realizada uma palestra sobre o tema “A medicina do terceiro milênio”. Local: Sahli – Haus 1, Horsaal 3 Medicin, Inselspital, 3010 Bern. Informações: Info: ams.ch.nb@gmail.com; www2.quatromaosdeluz.com.br. 
Genebra – O Centro de Estudos Espíritas de Genève (CESG) promove às segundas-feiras: “Estudos do Espiritualismo”, com temas diversos, das 20h15 às 21h30.  O CESG promove também aulas de evangelização infantil nas terças, às 19h, com as aulas ministradas em português. Informações no site www.cesg-ge.ch e por e-mail information.cesg@gmail.com.
– O Centro de Estudos Espíritas de Genebra anunciou sua programação de atividades para o mês de outubro e novembro: No dia 14 de outubro – tivemos um Tema Livre, com Jorge Godinho;
21 de outubro - O Livro dos Espíritos, com Lívia;
28 de outubro - A Gênese 4/6, a cargo de Valter;
04 de novembro – O Evangelho segundo o Espiritismo - CAPÍTULO IX – Bem-Aventurados os que são brandos e pacíficos;
11 de novembro – O Livro dos Espíritos, a cargo de Lívia;
18 de novembro – A Gênese 5/6, com Valter;
25 de novembro – tema livre.
Lugano – No dia 31 de outubro, no Hotel Pestalozzi, será realizado um minisseminário de Medicina e Espiritualidade: O ser integral, com a seguinte programação: às 16h50 – Boas-vindas; às 17h – Dra. Marlene Nobre e Dr. Decio Iandoli Junior; tema: “A saúde física, mental e espiritual do homem do terceiro milênio”; às 18h20 – Intervalo; às 19h – Dra. Marlene Nobre, tema: “A terapia complementar da bioenergia (passe); às 19h45 – Dr. Decio Iandoli Junior, tema: “Ser humano, ser médico”; às 20h30 – discussão. Inscrição pelo e-mail: rejanebicalho@hotmail.com. 
St. Gallen – O CEEFA (Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis) se reúne todas as quartas-feiras com palestras públicas entre 19h30 e 20h30, e estudo de O Livro dos Espíritos às segundas-feiras, das 19h às 20h. Mais informações pelo e-mail info@ceefa.ch ou pelo site www.port.ceefa.ch
Urtenen-Schönbühl – O GEFA - Grupo Espírita Francisco de Assis, mais conhecido como a Casa de Francisco, está de casa Nova. Estamos em Urtenen-Schönbühl - Eigerweg 2. Informações: rejanehbicalho@gmail.com
– O Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA – e-mail www.casadefrancisco.org- + 41 77 430 3136 – desenvolve as seguintes atividades:
Quartas-feiras – 14h30 às 16h – Educação Espírita Cristã para crianças de 3 a 9 anos de idade, e, 18h30 às 19h35 – Estudo da série André Luiz;
Quintas-feiras – 19h às 19h20 – Fluidoterapia para todos, e, 19h30 às 20h30 – Palestra pública.  
No dia 17 de outubro, Silvana Elia se apresentou com o tema: Pedro Pedra Pastor, em português; 
No dia 24 de outubro, palestra com Livia Brandão: A Importância da Prece, em português; 
No dia 31 de outubro, palestra com Elcidia Barbosa: Reflexão participativa do item “Justiça e Direitos Naturais” – cap. XI de O Livro dos Espíritos, em português. 
Winterthur – O CEEAK - Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, em Winterthur, Suíça, desenvolve as seguintes atividades: Segunda-feira: Estudo do ESDE II e Estudo de O Livro dos Médiuns; Terça-feira: Reunião pública (palestra e passes) das 19h às 20h30; Quarta-feira: a cada quinze dias, Grupo de Estudos de Espiritismo em alemão; Quinta-feira: reunião mediúnica das 12 às 16h. Domingo: Reunião pública (palestra e passes) e Curso de Educação Espirita para crianças e jovens, das 10h15 às 11h45. Mais informações acesse o site: www.ceeak.ch. 
Zollikofen – O Grupo Espírita Francisco de Assis – Häberlimattweg 17, subsolo, 3052 Zollikofen – inaugurou a Casa de Francisco com o propósito de difundir o Amor, o Bem e a Paz, no mês de maio de 2013. A Casa de Francisco é uma casa de acolhimento e de estudo da Doutrina Espírita. Todas as quartas-feiras, de 19h às 20h30, está aberta para recebê-lo.   
Zurique – O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual “Maria de Magdala”, situado em Allenmmoostrasse, 4, mantém semanalmente a seguinte programação: Terças-feiras, das 18h45 às 19h45, Palestra e Evangelização Infantil; Terças-feiras, das 20h às 22h, Curso Básico I do Espiritismo; Quintas-feiras, das 19h às 20h30, Palestra, Atendimento Fraterno e Passes; Quintas-feiras, das 21h às 22h15,  Escola de Aprendizes do Evangelho. Mais informações: maria.ponzetta@bluewin.ch.
– O Centro de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis inaugurou sua nova sede no endereço: CEEJA-ZH: Hotzwiesweg 45, 8047 Zürich; Parada Hubertus, próximo a Albisrierderplatz / Saindo de: Hauptbahnhof, Tram 3 - Hardbrücke, Bus 72 - Bahnhof Altstetten, Bus 89.
– O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual Maria de Magdala realiza palestras públicas todas as terças e quintas-feiras. Mais informações pelo sitewww.mariamagdala.ch.
*
Colaborou na redação desta seção o confrade Marcel Gonçalves, de Santa Mariana-PR.Alemanha
Baden – O Centro de Estudos Espíritas Emmanuel realiza semanalmente às quartas-feiras palestra pública, e estudo do ESDE das 19h às 20h, além de aplicação de passe. Mais informações pelo site www.ceeem.org.
Berlim – O SAJA e.V. (Grupo de Estudos e Trabalho Joanna de Ângelis) realiza reuniões semanais em português todas as terças-feiras, em alemão às quintas-feiras, e em dois sábados do mês (o 2º e o 4º) em português. Nesses encontros, promovem o estudo de O Livro dos Espíritos, do Evangelho e de temas da reforma íntima. O grupo é membro da Associação Espírita Alemã e do Conselho Espírita Internacional. Mais informações podem ser vistas no endereçowww.sajaberlin.de ou receber regularmente a newsletter cadastrando-se através do e-mail sajainfo@web.de, com Sra. Glaucia Silva. Possui também uma página no facebook através do link www.facebook.com/sajaspiritismus.

Bonn-Röttgen – O Grupo de Estudos Allan Kardec - ALKASTAR realizará nos dias 2 e 3 de novembro de 2013 o 6º Congresso Alemão de PsychoMedizin. O evento, organizado pelo grupo ALKASTAR, junto com a AME, terá como principal objetivo discutir um novo paradigma para o tratamento de transtornos mentais, métodos cooperativos de medicina e espiritualidade. Mais informações – inclusive em português – podem ser obtidas através do site do eventohttp://www.psycho-medizin.com/seiten/der-kongress.phpwww.kongress-psychomedizin.com, ou pelo correio eletrônicoinfo@psicotropicamedicamentos.com.  

– 6. Deutscher Kongress für PsychoMedizin
Referenten und Themen
Samstag, 02. November 2013:
09:00 - Eröffnung und Begrüßung – Musikalischer Moment - Flávio Benedito, Klavier
Mauricio Virgens, Warren Richardson, Bariton
09:15 - »Neurophysiologie der Medialität« Dr. med. Marlene Nobre
10:30 - »Hirnaktivität während mediumistischer Trancezustände – Forschungsergebnisse der Uniklinik RWTH Aachen« - Dr. rer. medic. Nils Kohn
11:45 - K a f f e e p a u s e
12:15 - »Die Verbindung Geist - Gehirn – Die Zelle im Licht der molekulare Biologie« - Dr. med. Carlos Roberto de Souza
13:15 - M i t t a g s p a u s e
14:45 - »Die Obsession und ihre Masken« - Dr. med. Marlene Nobre
15:45 - »Obsession unter dem Gesichtspunkt der Resonanz« - Dr. med. Sérgio Luis da Silva Lopes
16:45 - K a f f e e p a u s e
17:15 - »Woher? – Wofür? – Wohin? – Welchen Stellenwert haben wir in dieser Welt« - Prof. Dr. med. Walter van Laack
18:45 - A b e n d e s s e n
20:15 - Fragen und Antworten am “runden Tisch“ mit allen Referenten
21:00 - Ende des 1. Kongresstages. 
Sonntag, 03. November 2013:
09:00 - Begrüßung – Musikalischer Moment
09:10 - »Bewusstseinsmedizin – die Kreativmedizin des 21. Jahrhunderts« Dr. med. Lothar Hollerbach
10:20 - »Das Konzept von Gesundheit und Krankheit
nach dem ärztlich-spiritistischen Paradigma« Dr. med. Marcia Colasante Salgado
11:20 - K a f f e e p a u s e
11:50 - »Spiritueller Hintergrund bei psychischer, psychosomatischer und physischer Krankheit – Was bedeutet Karma?« - Dagobert Göbel
13:00 - M i t t a g s p a u s e
14:30 - »Die Wirkung spiritueller Passes auf das Wachstum von Bakterien – Forschungsergebnisse« - Prof. Dr. med. Irvênia de Santis Prada
15:30 - »Psychischer und spiritueller Aspekt des Mobbings« - Dr. med. Carlos Roberto de Souza Oliveira
16:30 - Fragen und Antworten am “runden Tisch“ mit allen Referenten
17:30 - Zum Ende des 6. Deutschen Kongresses für PsychoMedizin - Dr. med. Marlene Nobre
18:00 - Musikalischer Moment.  
Düsseldorf – O Grupo espírita "Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e. V.", com endereço na Worringerstr. 87 em Düsseldorf, informa que suas reuniões são realizadas todas as terças-feiras, às 19h. Telefone para contato: 0157 74735376, com Garcita Mueller ou Tereza Matos. 
Hamburgo – Nos dias 16 e 17 de novembro haverá em Hamburgo o 11º. Encontro Fraterno dos grupos espíritas da Alemanha. Tema do evento: A Nova Geração - Sua visão do Mundo de Regeneração à Luz do Espiritismo”. Informe-se: kontakt@spiritismus-dsv.de;schwester.sheilla.hamburg@googlem. As informações em alemão estão no nosso site: http://www.sajaberlin.de/neue-nachrichten/11treffendeutscherspiritistischengruppen2013. Informações - em português – com Mariley: marileylopesstoll@hotmail.de ouschwester.sheilla.hamburg@googlemail.com.
Köln – O Grupo de Estudos Espíritas de Colônia realiza reuniões de estudos deO Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, seguidos do passe coletivo, todas as terças-feiras, das 17h45 às 18h45. Informações:www.spiritismo.de/alemanha.htm.
– O Grupo Cantinho do Chico realiza, às segundas-feiras a partir das 18h, a reunião pública com o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, e em todo terceiro domingo de cada mês realiza o estudo sistematizado das obras de Allan Kardec. O grupo se prepara para em breve disponibilizar a programação para as próximas semanas. Mais informações podem ser visualizadas através do site www.cantinho-do-chico.com ou pelo e-mail info@cantinho-do-chico.com.
– O Grupo Cantinho do Chico continua realizando o tratamento espiritual todo segundo domingo de cada mês. O último atendimento feito foi no dia 13 de outubro, às 15h, no mesmo endereço – Hospeltstr 1 50825 – Köln. Mais informações através do e-mail info@cantinho-do-chico.com ou pelos telefones +49 163 289 1908 (Luis) ou +49 172 686 7909 (Edjane).
Stuttgart – O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec (Gruppe-SEELE. e.V. Stuttgart) divulga uma Folha Informativa mensal em alemão com a programação do mês. O grupo realiza na sede do Centro Espírita Stuttgart, sito à Rua Hackstrasse 11, palestras, atendimentos com fluidoterapia e estudos sobre a Doutrina Espírita nas línguas alemão e português. O site da instituição para visualizar a programação é este: http://gruppe-seele.de/. Contatos por e-mail: Maria Gekeler, presidente do Grupo e da U.E.A. – União Espírita Alemã:mary@mds-gekeler.de
– Nos dias 26 e 27 de outubro – Na Associação Espírita Alemã - Deutsche Spiritistische Vereinigung (DSV) – haverá a Reunião do Conselho Espírita Internacional – Europa. Informações: www.spiritismus-dsv.de. A 14ª reunião da Coordenadoria da Europa do CEI (ou 14ª Reunião Ordinária do Conselho Espírita Internacional) será realizada na sede do Grupo SEELE, em Stuttgart, Alemanha. A UEA será a anfitriã organizadora desta reunião, que se dará nosdias 26 e 27 de Outubro deste ano. Para as inscrições e detalhes sobre a logística do evento (hotéis, roteiros, traslados etc.) e mais informações, entre em contato com Maria Gekeler, e-mail: mary@mds-gekeler.de. Atendendo à solicitação de várias pessoas nativas da Europa, haverá esforço para que esta reunião seja feita não somente em português e espanhol, mas também com traduções em inglês, o idioma mais praticado na Europa. Existe também o projeto de um encontro específico de atendimento, que será feito completamente em inglês. O CEI e a FEB estão se organizando para melhor apoiar estes esforços, de modo a concretizar a disponibilização dos livros, utilizando todos os recursos da tecnologia moderna. A reunião será no sábado, 26/10/2013, de 9h às 12h30, e das 13h30 às 18h. Na sexta-feira, dia 25, teremos às 19h uma palestra inaugural de Charles Kempf sobre o tema “Novas propostas para a Felicidade”. No sábado, dia 26, às 19h, uma palestra animada por Elsa Rossi sobre a Campanha promovida pelo CEI: “Amor a Vida”. No domingo, dia 27, de 9h às 13h, um Seminário sobre o tema: “Mediunidade, coordenado por Jorge Godinho e Rosenite Alves, em continuação ao seminário realizado em Viena/2012 por Marta Antunes. Outras informações: kontakt@spiritismus-dsv.de.
– O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec – Grupo S.E.E.L.E. e. V. – possui um calendário mensal que pode ser acessado através do site www.gruppe-seele.de.
– Revista Espírita em alemão – A União Espírita Alemã lançou em janeiro a 3ª edição da Revista Espírita em alemão. Tendo como tema principal “Espiritualidade e Medicina”, a revista poderá ser adquirida na U.E.A./DSV pelo e-mail kontakt@spiritismus-dsv.de
– Foi adiado, por motivo de força maior, para 15 e 16 de fevereiro de 2014, o "Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude" que seria promovido por CEE-CEI/CEILS U.E.A na sede da U.E.A, em Stuttgart, nos dias 15 e 16 de junho de 2013. Informações em: www.spiritismus-dsv.deou kontakt@spiritismus-dsv.de.
Angola
– Para entrar em contato com a Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola, utilize o site www.seaka.org ou o e-mail seakaangola@gmail.com.
Argentina
Buenos Aires – A Revista Espírita de 1860, de Allan Kardec, em espanhol (EDICEI, 2013), foi lançada na "39a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. A tradução do francês para o espanhol foi feita por Enrique Eliseo Baldovino.
– Encontra-se disponível a 13ª edição da "Revista Espírita Mies de Amor". Entre os temas abordados, temos: La psicopatía en la visión espírita; el desafío de ser padres; ¿por qué los Espíritus abandonan algunos médiums?. Informações: sites www.miesdeamor.jimdo.com e www.espiritismoparatodos.com.ar.
Austrália
Brisbane – Todas as quartas-feiras, de 20h30 às 21h15, no Community Centre – 1693 Logan Road, Upper Mt Gravatt, são promovidas reuniões de estudos pelo Brisbane Spiritist Centre. Mais informações:brisbanesc2011@hotmail.com.
Sydney – Desde o dia 5 de fevereiro, o Allan Kardec Spiritist Group está com instalações próprias em: St. Peters, Marrickville – St. Peters Town Hall está localizado na 39 Unwins Bridge Road, Sydenham, segundo o Boletim Informativo CEI 47. Informações: allankardecsydney@gmail.com;www.allankardec.sydney.org
– Mais informações sobre o Movimento Espírita em algumas cidades da Austrália podem ser vistas através do website: www.allankardecsydney.org;allankardecsydney@gmail.com
Áustria 
Viena – O Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec - VAK Viena promove encontros semanais às terças-feiras, de 19h às 20h; aos sábados, de 15h às 16h, para o conhecimento da Doutrina Espírita. Mais informações estão disponíveis no endereço www.spiritismus.at ou e-mail vakardec@msn.com, com Rejane Planer e Josef Jackulak, VAK Viena. 
– No dia 15 de outubro, terça-feira última, ocorreu um minisseminário com o confrade Marcel Mariano sobre o tema “As múltiplas faces da obsessão”. Mais informações através do site www.spiritismus.at. 

– O Grupo Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec (VAK) está realizando desde janeiro de 2013 o Estudo da Mediunidade a partir das 18h, sempre às terças-feiras, para todos os interessados. O estudo orientado tem uma duração de 45 minutos. Após o estudo, às 19h, ocorre a palestra pública. Mais informações através do site www.spiritismus.at

Em 2013, o VAK Viena está direcionando suas palestras públicas de terça-feira ao Despertar do Espírito, um estudo baseado na obra psicológica de Divaldo Franco/Joanna de Ângelis, incentivando a todos à renovação interior consciente, complementando com as reflexões sobre o Evangelho. Acesse também no facebook: www.facebook.com/pages/VAK-Wien. Informações:vakardec@msn.comwww.spiritismus.at
– "Nossa" Radio espírita em Alemão: Foi criada a primeira Rádio Espírita em Alemão. A iniciativa é de Daniela Thorwartl do Grupo de Estudos Espíritas Emmanuel, de Viena. Está aberta à participação dos grupos espíritas, começando pela codificação de Kardec (em alemão), como também procurará atender, na medida do possível, ao idioma português, inclusive para divulgar programações de suas casas, horários, endereços, eventos. Acesse:www.radioespirita.net.br/emmanuel-in-wien.html.
– A Associação de Estudos Espíritas John Huss promove em sua sede –localizada na Halblehnweg n° 25 – 1220 – Viena – reuniões quinzenais para estudo, aos sábados, das 17h às 18h30. Mais informações:johnhuss.vienna@gmail.com.
– O SEEJA conta com novo endereço de e-mail, o seejaangelis@gmail.com, pois o endereço antigo seejaangelis@yahoo.com foi “hackeado”. O grupo pede desculpas por qualquer e-mail inconveniente que tenham recebido.
– A Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – SEEJA – está localizada na Hietzinger-Haupt strasse 34 A – 1130. A sociedade realiza o ESDE aos domingos, às 11h (em alemão e português); às quartas-feiras, promove estudo de O Livro dos Médiuns, às 10h; no 2º sábado de cada mês, às 18h, apresenta uma videoaula; no 2º domingo de cada mês, às 11h: evangelização infantil. Mais informações: seejaangelis@gmail.com.
Vorarlberg – O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK – realiza, às segundas-feiras, o estudo de O Livro dos Médiuns e, às quartas-feiras, o de O Livro dos Espíritos. Às quintas-feiras foi iniciado o III Curso de Introdução ao Espiritismo, com aulas no horário das 9h às 10h30, em português. As matrículas estão abertas. Nos 1os e 3os domingos de cada mês são realizadas palestras públicas no idioma português. As palestras no idioma Alemão, que ocorriam nos 3os domingos de cada mês, foram momentaneamente suspensas e substituídas por palestras em Português. Um novo grupo de estudos no idioma Alemão está sendo formado, para debate de diversos temas, dentro da temática espírita. O GEEAK também oferece evangelização infantil e um Canal de vídeos com palestras disponíveis no endereço: www.youtube.com/user/GEEAKAustria?feature=watch. Mais informações no site www.spiritist.at ou pelo e-mailgeeakaustria@gmail.com. Endereço: GEEAK – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Voralberg - Angerweg 2 UGA-6923 – Lauterach-Áustria. Consulte sobre o Movimento espírita austríaco com Vânia Gomes, emwww.youtube.com/watch?v=dHjN2XJbM40&feature=channel&list=UL.
Bélgica
Auby-Sur-Semois – O “Centre Philosophique Spirite Nosso Lar” promove estudos da filosofia às terças-feiras das 19h às 21h e vibrações para enfermos da alma nas quartas-feiras das 10h às 11h, com auxílio fraternal e evangelhoterapia. A sede da entidade fica na 21, Rue des haustes – Voies 6880 - Auby-Sur-Semois (Bertrix) - Belgique. Mais informações através do e-mailmarciario6@yahoo.fr, com Márcia Alves.
Bruxelas – Centre d'Études Spirites Allan Kardec de Bruxelles: CESAK promove discussões sobre vários assuntos importantes, direcionados para pais e educadores, aos sábados, das 15h45 às 16h50. Endereço: 134 Rue Louis Hap, 1040 Bruxelles; Tel. 02/647 37 85. Informe-se a respeito:  http://bruxelles.cesak.org.
– O Centre d’Études Spirites Allan Kardec deu início a um grupo para os adolescentes espíritas (de 12 a 15 anos), todos os sábados, entre 15h45 e 16h50. Trata-se de um grupo onde haverá muita discussão e debates em torno de temas atuais e modernos à luz da filosofia Espirita. Exemplos de temas: Livre-Arbítrio, Fanatismo e intolerância, A vida depois da morte, O Espiritismo e as outras religiões - Transformar o mundo. Informações: pelos sites:http://bruxelles.cesak.org/www.spirite.be,http://cesakbruxelles.blogspot.com/www.tvcei.com
– Nos dias 10 e 24 de novembro, de 10h às 17h, no Cesak Bruxelles – 134 rue Louis Hap 1040 – será realizado o Curso de Formação de Educadores Espíritas para o Trabalho com Crianças e Adolescentes. Uma realização da Comission Européenne d’Éducation Spirite – CEE/CEI e União Espírita Belga. Inscrições e informações: cesakbruxelles@gmail.com; 0032 491 749 234.
Programação Geral:
Commission Européenne d'Éducation Spirite - CEE/CEI et Union Spirite Belge
Formation d'éducateurs Spirites pour le travail avec les enfants et les adolescentes
Date: les dimanches 10 et 24 novembre 2013
Horaire: 10h-17h (avec une pause entre 13h et 14h)
Lieu: Centre d'études spirites Allan Kardec Bruxelles (CESAK)
Adresse: 134 rue Louis Hap 1040 Bruxelles
Informations et inscription: téléphone: 0032 491 749 234; cesakbruxelles@gmail.com
Promotion et Réalisation :    Commission Européenne d'éducation -  CEE/CEI et Union Spirite Belge – USB
Langue: portugais avec traduction simultanée en français
Participants: Travailleurs des centres spirites, dirigeants, travailleurs des activités pour enfants, personnes intéressées...
Objectifs:
a)     Sensibilisation à l'importance et à la nécessité d'une éducation portant les valeurs morales du spiritisme pour les jeunes et les enfants;
b)    Formation d'éducateurs spirites aux aspects didactiques, pédagogiques et sur la manière de passer la doctrine afin d'améliorer le travail avec les enfants;
Contenu du cours:
*     Module 1: Éducation et éléments fondamentaux du processus éducatif -
Celui qui éduque:
Coordination: Arlete  Läenzlinger-Hardy (Suisse)
ü     1ere Partie:
Ø     L'éducation, ses objectifs, son importance et ses bases;
Ø     L'éducation spirite =  Éducation intégrale, objectifs généraux
Ø     L'éducation selon Socrate, Platon, Jean Jacques Rousseau, John Amos Comenius e Pestalozzi.
ü     2ème Partie:
Ø     qui éduque l'enfant et le jeune?
·       Psychologie infantile: enfance, tranches d'âge et caractéristiques, nécessités basiques de l'enfant... ;
·       L'enfant dans la vision spirite;
·       L'adolescence et ses caractéristiques.
*     Module 2: Éléments fondamentaux du processus éducatif – LA FAMILLE ET LE CENTRE SPIRITE:
Coordination : Claudia Werdine  (Espagne)
ü     1ere Partie:
La famille: sa constitution, vivre en famille, responsabilités, conflits familiaux et leurs conséquences sur l'enfant/le jeune...
ü     2ème Partie:
Ø     Le centre spirite: responsabilité, participation, compromis, organisation et fonctionnement d'un travail avec les enfants et les jeunes...
*     Module 3: Éléments fondamentaux du processus éducatif –L'ÉDUCATEUR:
Coordination : Claudia Werdine (Espagne)
ü     1ere Partie:
Ø     L'éducateur et ses fonctions pédagogiques;
Ø     Conditions nécessaires pour exercer cette tâche;
ü     2ème Partie:
Ø     Jésus et Kardec, les maestros par excellence.
*     Module 4: Éléments fondamentaux du processus éducatif –CONTENUS DE COURS - PLANIFICATION - MÉTHODOLOGIE - ÉVALUATIONON:
Coordination : Milena Alborghetti (Italie)
ü     1ere Partie:
Ø     Les contenus du cours, son organisation et ses objectifs; planification d'enseignements: ce qu'il est, à quoi il sert, caractéristiques et conditions pour son efficacité, ses phases...
ü     2ème Partie:
Ø     Concept et objectif de la didactique, sa portée, la didactique et l'enseignement de la doctrine spirite;
Ø   Évaluation: types d'évaluation, critères, techniques...
*     Ateliers:
·       Les moyens techniques et didactiques – Coordination: Arlete
La vision de Socrate, Platon et Pestalozzi pour éduquer
·       Ateliers: Créativité - L'art dans l'éducation et les recours audiovisuels Coordination: Régis
DIMANCHE 10 NOVEMBRE:
.  9:30/9:55h = Réception, distribution des badges et du matériel...
. 10:00/10:10:h = Introduction de l'USB et de la commission européenne pour l'éducation, prière d'ouverture.
. 10:10/11:20h = Module 1: 1ere partie (exposé)
. 11:20/12:00h = Module 1 : 2ème partie (étude en groupes)
. 12:00/12:15h = Présentation du travail des groupes
. 12:15/12:25 = Questions et réponses sur le module 1
. 12:25/13:30h = Repas
. 13:30/13:40h = Activité pratique
. 13:40/14:50h = Module 2 : 1ere partie (exposé)
. 14:50/15:30h = Module 2 : 2ème partie (étude en groupes)
. 15:30/15:45h = Pause
. 15:45/16:00 = Présentation du travail des groupes
. 16:00/16:10h = Questions et réponses sur le module 2
. 16:10/17:00h = Atelier: Les moyens techniques et didactiques
. 17:00h = Fin
DIMANCHE 24 NOVEMBRE:
. 9:45/10:00h = Harmonisation et arrivée des participants
. 10:00/10:10h = Prière d'ouverture et activité pratique
. 10:10/10:50h = Module 3: 1ere partie (étude en groupes)
.10:50/11:00h= Présentation du travail des groupes
. 11:00/11:20h = Exposé sur Jésus et Kardec - les éducateurs par excellence
. 11:20/11:30h = Questions et réponses sur le module 3
. 11:30/11:45h = Pause
. 11.45/12:45h = Atelier: Créativité et art dans l'éducation
. 12:45/13:50h = Repas
. 13:50/14:00h = Activité pratique
. 14:00/15:30h = Module 4: 1ere partie (exposé)
. 15:30/15:45h = Pause
. 15:45/16:45h = Module 4: 2ème partie (exposé)
. 16:45/16:55h = Questions et réponses sur le module 4
. 16:55/17:00h = Conclusion l'USB et de la commission européenne pour l'éducation
. 17:00h = Fin 
Liège  “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns” e “A Gênese”, de Allan Kardec, podem ser encontrados em áudio no idioma francês. Estão em 2 CDs, gravados no formato MP3 e vendidos pelo valor total de 10€. Da mesma forma estão disponíveis 2 simpósios da União Espírita Belga, dos anos de  2006  e  2007, em DVD. Mais informações, diretamente com a “Union Spirite Belge”: Rue Maghin, 43 à 4000 Liège – Bélgica – telefone (32) (0) 4227 60 76, e-mailusb@spirite.be e site www.spirite.be

Bielorrússia

Grupo Espírita da Bielorrússia  Spartak Severin informa que já está disponível a Revista Espírita em Russo, traduzida do original em francês. Um novo grupo, o Grupo Espírita de Minsk, está sendo formado, com 10 a 15 pessoas, coordenação de Andrei e Natália Latsinnik que viveram por 5 anos no Brasil, e coordenação geral de Spartak Severin. Outras informações no Boletim CEI. Contatos somente em inglês, francês, italiano e russo com: spartak-severin@yandex.by.

Canadá

Quebec – Foi publicado pela Librairie Spirite Franco-phone no Quebec o primeiro livro espírita para crianças em língua francesa: Les Contes de Tante Célia. O livro é fruto de uma larga cooperação a nível francofônico com a Comissão de Evangelização da Coordenadoria da Europa, animada por Claudia Werdine e Milena Alborghetti, e com a tradução de Marcia Kempf. O livro pode ser adquirido na Amazon. (Boletim Informativo CEI no. 48) 
Toronto – A Toronto Spiritist Society está com nova sede localizada na 261 Gerrard St E. – Toronto, Ontário - M5A 2G1 – Canadá. Caso haja algum problema, basta ligar para (416) 723-2242. Para informar-se sobre a programação das atividades, acesse o site:http://www.torontospiritistsociety.org/.
– No dia 26 de Outubro: Toronto Spiritist Weekend – Tema "Mental Health & Emotional Honesty", palestra com Adenauer Novaes. Informações:www.canadianspiritistcouncil.comsecretary@canadianspiritistcouncil.com
Chile
Grupo Espírita María de Nazaret – www.grupoespiritamariadenazaret.cl – Foi criada uma página no Facebook, em espanhol, contendo bom material da doutrina: facebook.com/GrupoDeEstudiosDeEspiritismoMariaDeNazaret. O site da entidade é www.grupoespiritamariadenazaret.cl.
Colômbia
Bogotá – A Federação Espírita de Cundinamarca lança oficialmente, em Bogotá, o Movimento “Você e a Paz”, e o tribuno Divaldo P. Franco foi convocado a participar em caráter de convidado especial do Primeiro Encontro que será realizado nesta cidade de Bogotá, em março de 2014
Cuba 
– A Sociedad Amor y Caridad Universal, em parceria com a Sociedade José de Luz, prepara-se para comemorar o 1º. Congresso Espírita Juvenil durante omês de março de 2014. Confira a lista de todos os Centros Espíritas em Cuba: Sociedades y Grupos Espíritas de Las Tunas, Sociedades y Grupos Espíritas de Camaguey, Sociedades y Grupos Espíritas de La Habana, Sociedades y Grupos Espíritas de Oriente, Sociedades y Grupos Espíritas de Puerto Padre. Informações: www.cubaespirita.orgdelacruzmanny@aol.com.
Dinamarca
Copenhague  A Spiritist Educational Society Denmark (SESD) foi fundada em 30 de abril de 2012, tendo o objetivo primordial de estudar, aplicar os ensinamentos e divulgar a Doutrina Espírita na Dinamarca. Reuniões abertas ao público  todas as segundas-feiras (exceto a última de cada mês), das 18h00 às 19:30h, na nossa sede em Copenhague. Durante as reuniões estudamos O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de conduzirmos uma pequena palestra com tema edificante, seguido de passe. Temos o atendimento fraterno àqueles que necessitarem. As últimas segundas-feiras do mês são dedicadas às reuniões de Estudo da Mediunidade, fechadas ao público em geral. Nossos trabalhos são conduzidos apenas em língua portuguesa e, eventualmente, em língua inglesa, mas estamos nos preparando para conduzi-los também em língua dinamarquesa num futuro próximo. Nossa biblioteca conta com um acervo de livros, revistas, CDs de música e áudio-palestras e DVDs de filmes, palestras e seminários. O material está disponível para empréstimo nos idiomas português, inglês, dinamarquês, sueco e alemão. Parte do material também está disponível para venda. Nosso endereço: SESD – Spiritist Educational Society Denmark  www.sesd.dk – Nørregade 28D, 1.sal. 1165 – København K – Danmark. Nossos contatos: spiritism@sesd.dk; skype: S.E.S.D. ou spiritism@sesd.dk; Flavia: +45 3079 9348 (celular); Malu: +45 6019 0075 (celular); facebook: www.facebook.com/SESD.spiritism.dk.

Equador

Quito – O Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Quito anuncia o início de suas oficinas de estudos da Doutrina Espírita, abertas ao público em geral, e convida a todos que tenham interesse em conhecer a Ciência, a Filosofia e a Moral de que trata o Espiritismo a participarem de suas reuniões semanais realizadas às terças-feiras, de 18 às 19h30, na sua sede à Rua Santa Prisca OE – 327 – Edifício Valladares – 3º. Piso – Oficina 306. A entrada é gratuita. Informações: e-mail espiritismoquito@gmail.com ou telefone 098994983.

Escócia

Glasgow – O Spiritist Group of Glasgow (Grupo Espírita de Glasgow) está com uma nova página no facebook. O link para acessá-la éwww.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088 e lá você pode deixar seus comentários sobre a doutrina e os trabalhos do grupo. Mais informações: e-mail spiritism.glasgow@gmail.com.
– Vários eventos são patrocinados por grupos espíritas na EscóciaGrupoEspírita de Glasgow e os espíritas Amigos de Edimburgo e Dundee, trabalhando em colaboração com a União Britânica de Sociedades Espíritas (BUSS). Contato:spiritism.glasgow@gmail.com.

Espanha

Benidorm – Sites da Federação: www.espiritismo.ccinfo@espiritismo.cc. Canal da FEE Oficial de vídeos: www.youtube.com/user/federacionespirita?feature. A Revista Espírita da FEE (no 3 – Transição Planetária), órgão oficial da Federação, pode ser recebida no seu domicílio ao preço de 3 euros por revista, ou 12 euros ao ano. A distribuição se faz ao preço do custo. Conheça o Espiritismo através do chat da Federação Espírita Espanhola, às quartas-feiras, às 22h30.
Calpe – Nos dias 06, 07 e 08 de Dezembro, a cidade espanhola sediará o XX Congresso Nacional da Espanha. O evento abordará como tema: “El Espiritismo como Filosofia de Vida”. Endereço: Hotel Diamante Beach, Rua Juan Carlos I, 48 CALPE. Os conferencistas serão os renomados: Divaldo Pereira Franco; Juan Miguel Fernández; Olga Ortiz; Miguel Vera; Alfredo Tabueña; Janaina Minelli; Valle Garcia; Carlos Campetti; Claudia Bernardes; María de La Gracia de Ender. Mais informações através do site www.espiritisme.es ou pelo e-mailjhuete@viajeshispania.es.

Los Barrios – Em março de 2013 foi fundado um novo Centro Espírita na Espanha: o Centro de Estudo Amanhecer Espírita, na Pio XI, nº 5 – Alto, em Los Barrios, Cádiz. Neste centro, faz-se o estudo d’ O Livro dos Espíritos e o estudo sistematizado da doutrina – ESDE – às quartas-feiras, de 18h às 20h. Mais informações: e-mail isabelporras1@gmail.com.
Madrid – Centro Espírita Mensajeros de la Luz – CEMEL – O CEMEL também vinha promovendo conferências sobre Família e já implantou as classes infantis. O CEMEL está localizado na Calle Madera 1, Bajo – Madrid e suas atividades são:
2ª feira, às 19h: Sessão Mediúnica - Assistência Privada;
5ªfeira, às 20h: Estudo do Evangelho - Conferência Pública – Passes;
6ª feira, das 18h15 às 19h15: Classes infantis;
6ª feira, às 19h30: ESDE.
– Centro de Estudios y Divulgación Espírita - C.E.y.D.E. – O CEYDE está localizado na Calle Montera 10-12 - 2ª Planta - Nº 3 – Metro Sol – Madri. Mais informações pelo site www.ceydemadrid.org.

Estados Unidos da América 

Baltimore – A Sociedade Espírita de Baltimore lançou o website Spiritist Network (Rede Social Espírita) que disponibiliza uma variedade de vídeos espíritas, principalmente em inglês, além de fotos, áudios e blog. O link éwww.spiritistnetwork.com.
Boca Raton – Todos os sábados, às 18h, a Spiritist Society of Palm Beachpromove workshops com o objetivo de ajudar no melhor entendimento da vida espiritual, de nós mesmos e de toda a criação. Mais informações sobre palestras, site www.kardec.com.
Boynton Beach – O Conselho Espírita dos Estados Unidos está disponibilizando na internet a primeira parte do seu livro “Systematic Study of Spiritism” (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O livro é dividido em 12 lições, que podem ser baixadas gratuitamente em formato PowerPoint ou em PDF. O segundo livro do Systematic Study of Spiritism está na sua fase final de preparação. O endereço do USSC na internet é www.spiritist.us/sss.html.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (USSC), com o apoio da União Britânica das Sociedades Espíritas e do Conselho Espírita Internacional (CEI), lançou o livro “The Gospel – At Home and in the Heart” (O Evangelho – em casa e no coração). O lançamento do livro visa estimular o estudo e a prática dos ensinamentos cristãos espíritas no ambiente familiar e faz parte da campanha “Evangelho no Lar para Todos”, lançada pelo USSC. A obra está disponível somente na internet, no arquivo de leitura PDF, mas deverá ser também impressa pela instituição. Os interessados podem acessar o livro em www.spiritist.us/pdf/ghh.pdf.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) criou o Spiritist Information Research Assistant (SIRA), um serviço de consultas de obras espíritas, espiritualistas e de caráter científico. Pode-se fazer uma pesquisa por temas, títulos de livros, médium/autor e autor espiritual. Todas as obras são editadas em inglês. O endereço é www.spiritist.us/sira.
– Todos os sábados, às 10h, o Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) promove o “Spiritism for Everyone – Webmeeting”, um grupo de estudo espírita ao vivo. Mais informações no site www.spiritist.us.
Charlotte – Neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, está sendo realizado o 2103º  Concafras - Encontro Fraterno Auta de Souza. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br.
Miami – A Edicei da América comemorou a data significativa de 18 de abril de 1857 colocando em oferta a coleção inteira de compilação da Doutrina Espírita. Visite o nosso site, procure nossos títulos e participe. Se você quiser iluminar-se com um desses livros incríveis, não espere mais tempo! Cada exemplar por US$ 9,00. Edicei of America - 8425 Biscayne Blvd. Suite 104 - Miami, FL 33138 -(305) 758-7444 - www.ediceiofamerica.com.
– A Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn., com o apoio da Baptist Health South Florida, está desenvolvendo um programa de educação para a saúde. O programa visa oferecer à comunidade conhecimentos, atitudes e hábitos básicos para a aquisição da saúde individual e coletiva. Um outro estudo está sendo oferecido através da internet, todas as quartas-feiras, às 21h. Mais informações no site www.spiritist.com.
Nova York – A programação do Allan Kardec Spiritist Center - 32-75 Steinway St – sala 201B - Astoria, NY - (718) 429-6626 ou (1718) 639-3041, site www.akscenter.com, e-mail pontodeluz@aol.com, é a seguinte:
Domingo – 12h às 13h - Reunião Pública – Passes; de 10h às 11h - Evangelização Infantil – (domingos alternados por faixa etária – veja detalhes com Alice);
Segunda-feira – 19h15 - Estudo do E S D E (Apostilas da FEB);
Terça-feira – 20h às 21h - Reunião Pública – Passes;
Quarta-feira - Reunião privativa da casa;
Quinta-feira – 20h - Estudo Doutrinário em Espanhol;
Sexta-feira – 20h - Miudinho "Estudo Detalhado do Evangelho de Jesus";
Sábado – 13h30 - Atendimento fraterno individual (hora previamente marcada);
Sábado – 14h30 - Curso de Autoconhecimento à luz do Evangelho de Jesus;
Sábado – 17h30 às 19h - Tratamento – Físico-Espiritual (com hora previamente marcada).
Pedidos de oração via e-mail vão para o arquivo da Internet e são copiados no caderno de vibrações para orações e tratamento. Acessar:orepormim@aol.com
– No sábado passado, dia 19 de outubro, de 14h às 17h, na 4 west 43 rd St (Betweem 5 th and 6th Ave), foram realizadas “The Missing Answers – Lectures & Healing Therapy”, com as presenças de Fred Gouveia, Heather Fonseca, Julio Padovan. 
San Diego – A Spiritist Society of San Diego está promovendo o estudo de O Livro dos Espíritos. O grupo se reúne todas as quintas, às 19h. Mais informações no site www.sssandiego.org.
Timonium  Em julho de 2011 estreou a primeira rádio espírita dos Estados Unidos. Mais informações no site www.kardecradio.com.
Estônia
Tallin  A tradução do livro “Nosso Lar” em estoniano foi lançada recentemente em Tallin, publicada pela Editora Rivail da Polônia, em concordância com a EDICEI. O tradutor foi August Kilk. A palestra de lançamento em Tallin foi proferida por Clovis Portes, esperantista espírita e palestrante internacional. O evento foi organizado pelo Grupo Espírita da Estônia, com o apoio de Konrad e de Clovis Portes. Mais informações:www.spiritism.ee e august@spiritism.ee. 

Finlândia

– Associação Amigos do Dom Inácio da Finlândia – Os representantes da associacão finalizaram e lançaram a tradução do livro “Os Mensageiros” para os leitores finlandeses. Em breve também lançarão a tradução da obra “Suicídio Tudo o que você precisa saber”, do autor Richard Simonetti. Informações:info@allankardec.fiinfo@spiritismi.fiwww.spiritismi.fi.

França

Joinville – LE – Pont 94 – No dia 18 de outubro, às 21h, tivemos a palestra de Irene Doin sobre o tema “A maioridade na Doutrina Espírita”. Informações: Roselyne Vasconcelos inespas@hotmail.fr. 
Paris – A Association Parisienne d'Études Spirites (A.P.E.S.), sediada noendereço: 22 Rue des Laitières 94300 – Vincennes, disponibiliza mais informações sobre as palestras do mês através do site www.apes.asso.fr.  
– Na Association Parisienne d'Études Spirites (A.P.E.S.), no dia 18 de outubro, às 20h, Lorena Borges da Rocha abordou o tema “Sexe et maladies sexuellement transmissibles” – animação: Patrick Carbasa;

No dia 25 de outubro, às 20h, Philippe Marques apresentará o tema “Affection, intérêt et intervention des différentes Esprits nous entourant” – animação: Helder dos Santos;

No dia 26 de outubro, às 15h, Vera Costa falará sobre “Lois Morales – Lois de destruction” – animação: Vanessa Beckman;

No último sábado, dia 19 de outubro, de 14h30 – 17h30 - Tema: Le problème de l’être et de la Destinée - Léon Denis, cap. XVIII « Justice et responsabilité. Le problème du mal ». Coordenação da Equipe Bibliothèque. E-mail: bibliotheque@apes-asso.fr.
– CELA (Centre Spirite Lumière et Amour) dispõe de informações através do site www.congres.lmsf.orgO website da Enciclopédia Espírita (Encyclopédie Spirite) está reformuladoConferir em: www.spiritisme.net.
Tolouse – O 6º Congresso Medicina e Espiritualidade será realizado nosdias 16 e 17 de novembro de 2013. Local: HOTEL MERCURE – Boulevard Lascrosses 8 – Esplanade Compans Caffarelli – 31000 Toulouse, França. Todas as informações: palestrantes, horários, valores da inscrição e outras estão disponíveis no website do Congresso. Inscreva-se através do e-mailinfo@lmsf.org ou pelo site www.congres.lmsf.org. É uma realização da AME Internacional em conjunto com o Conselho Espírita Internacional e o Movimento Espírita Francófono.  
Vincennes – A APES Vincennes – 22 Rue des Laitières – 94300 Vincennes – funciona: toda sexta-feira, das 19h30 às 22h30; cada segundo sábado do mês, às 10h30 e às 13h; cada segundo e último sábado do mês, das 14h30 às 17h30, exceto feriados; a biblioteca pública da EPAS em todo segundo domingo do mês, de 15h às 19h. Mais informações: telefone 931 0141 708 e http://www.pes-asso.fr.  

Holanda


Amsterdam – O Grupo Espírita J. G. Plate reúne-se às segundas-feiras, às 19h30, para realização do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Local: Zaandammerplein 50 - Buurtcentrum Horizon - Amsterdam (acesso pela porta ao lado, sala no 2º andar). As palestras públicas são realizadas às quartas-feiras, às 20h15. Mais informações: nilsongn@hotmail.com.
– Às quintas-feiras, o Grupo Espírita Joanna de Ângelis oferece o estudo de O Livro dos Espíritos, em holandês. Mais informações: s.v.j.angelis@gmail.com.
– Um novo grupo em Amsterdam: Spiritistische Groep Maria de Nazare, com Reunião de Estudo e Desenvolvimento da Mediunidade, às terças-feiras, das 19h às 20h30. Dirigente doutrinário: Helder H. Capucho dos Santos. Reunião Pública Doutrinária: segundo domingo de cada mês, com palestrantes rotativos, das 11h15 1às 12h30. Endereço: Ouddiemerlaan 104 - 1111HL Diemen – Netherlands - (+31)652415018 / (+31)203316868; E-mail:vmariavn@gmail.comInformações: www.nrsp.nl;  info@nrsp.nl.
Enschede – O Grupo Espírita O Nazareno (GEON) realiza suas reuniões de estudo em semanas alternadas, às quartas-feiras, às 19h. O endereço é DE WONNE – Noorderhagen 25, Enschede (a 5 min de caminhada da Estação Central, ao lado do National Muziekkwartier). O GEON iniciou o Curso Básico sobre a Doutrina Espírita, aberto a todos os interessados. Mais informações por e-mail: grupoespiritaonazareno@gmail.com.
Hoorn – O Grupo Espírita Allan Kardec (Vereniging Allan Kardec), situado em Nieuwe Dijk 28 - 1693 NX Wervershoof, realiza semanalmente as seguintes reuniões: na sexta-feira, das 20h às 22h, o estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo, em holandês; no sábado, das 14h às 17h, o estudo baseado no ESDE; estudo de O Livro dos Espíritos e aulas de Evangelização Infantil, em português. Mais informações no sitewww.allankardec.nl ou pelo e-mail vereniging@allankardec.nl
Rotterdam – O Grupo Espírita Seara da Luz promove reuniões de estudo do Evangelho e o ESDE às terças-feiras, das 19h às 20h30. Endereço: Buurthuis Het Plein, Catharina Beersmansstraat 78, 3025 EJ  Rotterdam. Para mais informações: e-mail sealuz.nl@live.com, ou Tel: 06 38 50 81 86 (Janaina) e  068 52 59 344 (Romira Rocha). 
Hungria 
Nagykanizsa – A obra de André Luiz “Nosso Lar” foi traduzida do esperanto para o húngaro por Szabadi Tibor. Tibor fundou há um ano, em sua cidade Nagykanizsa, o Grupo Espírita Allan Kardec. Informações em esperanto ou húngaro pelo e-mail satibor.esp@gmail.com.
Inglaterra
Londres – O website da BUSS está totalmente remodelado, com novo logo, somente aguardando os detalhes técnicos para redirecionar ao domínio já conhecido de todos: www.buss.org.uk.
– Nos dias 9 e 10 de novembro, teremos o 4o Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade. Uma realização da União Britânica das Sociedades Espíritas.Este Congresso vai apresentar novas pesquisas emocionantes no campo de Corpo, Mente e Espírito, com médicos, pesquisadores e profissionais altamente experientes: do Canadá (Mario Beauregard), dos EUA (Sonia Doi), do Reino Unido (Peter Fenwick, Andrew Powell, David Lucas), do Brasil (Carlos R. Oliveira, Marlene Nobre, Jorge C. Daher, Marcelo Saad, Marcia R.C. Salgado, Giancarlo Lucchetti). Reservas antecipadas são recomendadas, pois temos apenas 169 lugares disponíveis agora. Você pode encontrar mais informações no site:www.medspiritcongress.orgLocal: Thestle Hotel Marble Arch – Bryanston Street, London, W1H7E –– Palestras com: Sonia Dol – tema “Mechanisms of Disease and Cure”; Peter Fenwick – tema “The ‘Gap’ is bridged by meaning”; Dra. Marlene Nobre – tema “Spiritual healing through the laying on of hands”; Mario Bauregard – tema “New answers to age – old Mind – body questions”; Marcia Regina C. Salgado – tema “The role of spirituality in palliative care”; Marcelo Saad – tema “Scientific explanations to the phenomena of healing by ‘vital energy’”; Jorge Cecílio Daer – tema “The pineal gland and the quantum mind: spiritual insights into ageless questions”; Giancarlo Lucchetti – tema “Scientific evidence of the survival of consciousness after death & influence of spiritist – healing on experimental bacterial growth”; Dr. Carlos de Souza – tema “How molecular biology can clarity the connection between mind, brain and the cells”; David Luke – tema “The Neurochemistry of Altered States of consciousness and its relation with Mediumship”; Andrew Powell – tema “Modernity and the beleaguered soul”. Informações: bussevents@gmail.com -  medicalspiritistcongress2013@gmail.com – www.medspiritcongress.org –www.buss.org.uk
Programme NOVEMBER Congress: 
SATURDAY, 9th November 2013
09h30 – 10h00:   Registration;
10h00 – 10h15:   Opening ceremony;
10h15 – 11h15:   New Answers to Age-old Mind-body Questions: Mario Beaurregard;
11h15 – 12h10:   The Pineal Gland and the quantum Mind: Spiritual insights into ageless questions: Jorge Cecílio Daher Jr.;
12h10 – 12h25:   Refreshment Break;
12h25 – 13h15:   Modernity and the beleaguered Soul:  Andrew Powell;
13h15 – 13h30:   Panel Discussion with morning speakers;
13h30 – 15h00:   Lunch break;
15h00 – 15h50:   Scientific Evidence of the Survival of Consciousness after Death: Giancarlo Lucchetti;
15h50 – 16h35:   How Molecular Biology can clarify the Connection between Mind, Brain and the Cells: Carlos Roberto de Oliveira;
16h35 – 16h55:   Tea Break;
16h55 – 17h40:   Psychoneuroimmunoendocrinology: Mechanisms of Disease and Cure: Sonia Doi;
17h40 – 18h00:   Panel discussion with afternoon speaker;
18h15 – Conference Closure;
SUNDAY, 10th November 2013
10h00 – 11h00:   The 'Gap' is Bridged by Meaning: Peter Fenwick;
11h00 – 11h50:   The Neurochemistry of Altered States of Consciousness and its relation with Mediumship: David Luke;
11h50 – 12h05:   Refreshment Break;
12h05 – 12h50:   Spiritual Healing through the Laying on of Hands: Marlene Nobre;
12h50 – 13h00:   Panel discussion with morning speakers;
13h00 – 14h30:   Lunch break;
14h30 – 15h15:   Scientific explanations to the phenomena of Healing by “vital energy”: Marcelo Saad;
15h15 – 16h00:  The influence of Spiritist Healing on Experimental Bacterial Growth: Giancarlo Lucchetti;
16h00 – 16h45:  The role of Spirituality in Palliative Care: Marcia Colasante;
16h45 – 17h00:   Panel discussion with afternoon speakers;
17h00 – Conference Closure.
Informações: www.medspiritcongress.org. 
– A Sociedade Espírita Sir William Crookes – com o apoio da BUSS – fará realizar uma palestra no dia 1o de dezembro de 2013, de 14h30 às 16h30, com Jorge Godinho, sobre o tema “Challenges of Mediumship - Desafios da Mediunidade”. O evento fará parte da comemoração dos 30 anos do Espiritismo na Inglaterra. Mais informações pelo site www.buss.org.ukLocal: West Hampstead Women’s Centre, 26-30 Cotleigh Road NW6 2NP –www.sirwilliam.org – info_sirwilliam@yahoo.co.uk.


 
– Foi lançado em inglês o clássico Memories of a suicide, da médium Yvonne do Amaral Pereira, autoria do Espírito de Camilo Castelo Branco. Os pedidos de livros em diversos idiomas: pelo website www.edicei.com; pedidos feitos à EDICEI da América: www.ediceiofamerica.com.
Sheffield – O Sheffield Grupo Espírita (Sheffield Spiritist Group) iniciou, em abril, uma nova atividade: o estudo de "O Evangelho segundo o Espiritismo",em português, como uma tentativa de dar às pessoas interessadas ​​na Doutrina Espírita - mas que não falem o Inglês fluentemente - a oportunidade participardo grupo principal. A reunião se dá nas duas primeiras semanas de cada mês,às quintas-feiras, de 18h20 às 19h05. Para mais informações, contacte LindalvaWalker em: 07981885964, ou envie um e-mail parasheffield.spiritist.group@gmail.com.                                                            
Irlanda
Dublin – Spiritism Study Group of Ireland  A República da Irlanda foi aceita no Conselho Espírita Internacional. Endereço: 21 Fair View, Dublin 3 (em frente ao Fair View Park, ao lado do Tesco Express and Abacus Finance). Tem fácil acesso através dos seguintes autocarros: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 e 130(ônibus parada 522). Contatos: www.allankardec-ireland.org; e-mail:spiritismireland@gmail.com; Facebook: Spiritism Ireland Ssgi.
– A Spiritist Society of Ireland retomou as reuniões aos domingos, às 11h, no Latern Centre, 17 Synge Street, Dublin. 
– As reuniões do Grupo de Galway ocorrem via Skype e, quem quiser participar, basta adicionar a coordenadora de Galway: Elsa Lee “elsalee2007”. Mais informações: sbertozzo@gmail.comwww.allankardec-ireland.org.
Itália
– Unione Spiritica Italiana – Foram concluídas a tradução e a revisão do TOMO II do ESDE, disponibilizando-o para todos os grupos. A Itália dispõe dos TOMOS I e II do ESDE, traduzidos e revisados e que em breve estarão disponíveis também no site do CEI. O novo e-mail da USI: italia.usi@gmail.com; http://usi.spirity.com.
Japão
– ADE-JAPÃO-Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão informa sobre a mudança de endereço para: Gunma-Ken – Isesaki-Shi – Azuma-Cho, 2598-1-código postal; Tel 379-2231. Japan. 
– Necessidade de livros: Há cerca de 20 grupos espíritas no Japão, mas 8 em especial estão precisando, cada um, de livros usados para as suas bibliotecas. No mínimo de: 2 conjuntos de Obras básicas de Kardec, 2 séries André Luiz, de Chico Xavier. Livros em outras línguas (inglês, espanhol, além de português) serão muito úteis para as visitas aos presídios. Livros novos também são bem-vindos, pois os livros no Japão costumam ser caros e a revenda deles ajudará na manutenção dos Centros locais. Há dois voluntários, Benjamim Soares e Nazareno Feitosa, trabalhadores da Comunhão Espírita de Brasília, responsáveis por arrecadar esses livros. O maior problema é o Frete, que é muito caro. Se alguém estiver indo ao Japão ou tiver como enviá-los na sua mudança, ótimo! Caso contrário, a ADE-Japão está arrecadando doações em dinheiro, para pagamento do frete, e informará uma conta corrente para doações. Contatos no Japão: Isesaki-Shi-Gunma-Ken – Adalberto Morais:tioada@yahoo.com.br. SKYPE: adalberto.morais3. Contatos no Brasil, em Brasília: Benjamim Soares: soaresbenjamim@uol.com.br e Nazareno Feitosa:nazarenofeitosa@yahoo.com.br
– Curso de Orientação e Educação Mediúnica no Japão – Estamos apresentando uma versão adaptada do COEM, que é o curso original e não uma transformação. Esse curso foi planejado e idealizado, apenas adaptado para a nossa realidade na condição de decasséguis. Com o tempo será traduzido para o idioma japonês. É um programa de estudo publicado pelo Centro Espírita Luz Eterna de Curitiba-Paraná em 1978, e já com várias edições. A ADE-JAPÃO fez essa parceria com o Centro Espírita Luz Eterna-CELE, com o apoio do G.E.E.F.A - Grupo de Estudos Espíritas Francisco de Assis – Gunma - Japão. Mais informações: Adalberto Morais: tioada@yahoo.com.br; SKYPE: adalberto.morais3; http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/;
– Vários Seminários com Nazareno Feitosa estão sendo programados paraoutubro de 2013, com o apoio da ADE Japão. Os temas e os locais ainda serão definidos: no domingo passado, dia 13 de outubro, foi na Casa Espírita Cristã – Fraternidade – Aichi-Ken Toyohashi-shi; Nagoya-Shi-Aichi-Ken e/ou Toyohashi, das 10h às 15h.
Tóquio – A Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier está disponibilizando em sua página uma apostila com todas as informações necessárias sobre a doutrina codificada por Allan Kardec. Mais informações no site www.spiritism.jp.
– Tiveram início no NEJA – Núcleo Espírita Joanna de Ângelis – as primeiras aulas do Projeto de Estudos Filosóficos Espíritas no Japão. Os estudos contam com o apoio da Sra. Sonia Theodoro da Silva, idealizadora do Projeto. Consulte, para ter acesso às aulas: filosofandocotidiano.blogspot.com. Mais informações no site www.spiritism.jp.
Toyama-ken – Em 2012 deu-se a estreia do programa Fraternidade no Japão – Rádio Fraternidade (www.radiofraternidade.com.br). Mais informações no telefone 0763-37-214. São programas da Rádio: 7 minutos com Emmanuel; Grandes Vultos do Espiritismo; Fraternidade no Japão; Saúde e Espiritualidade; Estudando Esperanto/ Podcast – PodSer; Espiritismo e Unificação. Consulte a Rádio Fraternidade - A emissora do Bem na Internet; REJ-Rádio Espíritas no Japão - http://radioespiritasnojapao.blogspot.jp/.
Luxemburgo  
Cidade de Luxemburgo – Groupe Spirite Allan Kardec – Informações através do site www.groupespiriteallankardeclux.com; e-mail:allankardeclux@yahoo.fr. O Grupo promove: Segunda-feira – Curso em português: Mediunidade – 20h às 21h30; Quinta-feira – Estudo em francês de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno –19h30 às 21h; Sexta-feira – Estudo em português de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno – 19h45 às 21h15;Sábado – Evangelização Infantil (13 a 18 anos), (8 a 12 anos) e (4 a 8 anos) –13h30 às 14h30; 14h30 às 15h30; 15h30 às 16h30; Estudo Sistematizado da doutrina em português – 16h30 às 18h.
– O Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo realizará dia 9 de novembro de 2013 o 4ème Symposium de Médicine Et Spiritualité Au Luxembourg (4º Simpósio de Medicina e Espiritualidade de Luxemburgo). O evento será no Centre Sociétaire, 29, Rue de Strasbourg – L-2560, e contará com a participação especial dos médicos brasileiros Dr. José Roberto Pereira Santos e Dr. Sérgio Luís da Silva Lopes. Mais informações por e-mail allankardeclux@yahoo.fr e pelo site www.groupespiriteallankardeclux.com.

– O “Centre Philosphique Spirite Attitude d'Amour” foi recém-inaugurado, com estudos da doutrina às sextas-feiras, de 19h30 às 21h, no endereço: 130, Rue Jean François Boch - 1249 Luxembourg. Informações: Marinela Lopes: 621 79 70 01, ou Marcia Alves: (32) 476 913 966.  
– O “Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour” se reúne um domingo por mês para confraternizar e filosofar sobre as questões do SER e suas relações com o Universo. Nosso 1° Encontro reuniu 32 pessoas, representando seis países. Nosso e-mail é cpsnossolar@gmail.com. E pela 1° vez na história de Luxemburgo, em Rádio livre, se fala sobre Espiritismo e parece estar sendo um grande sucesso. 
– O Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour se estabeleceu agora em novo local. Estamos em Luxembourg - Gare, ENTRADA pela rue de L’Aciérie, referência Depôt TROC. Até 18h, entrada por Rue de Hollerich, 83 – Luxembourg.
Programa geral:
Segundas-feiras, às 19h - Estudos Doutrinários Espíritas, em inglês;
Quartas-feiras, à tarde - Cantinho da Solidariedade, com senhoras bordadeiras e leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo;
Sextas-feiras - Estudos Doutrinários Espíritas, em francês; um grupo pode se formar em português, se houver demanda.
Sábados, de 10 às 11h30 - Curso de Educação Espírita para crianças e jovens.
Nosso departamento de Auxílio Fraternal funciona às sextas-feiras, a partir das 13h.
Nosso Centro comporta um departamento de filantropia, com distribuição de alimentos, roupas, utensílios, móveis etc.
Disque Doação tel.: ++ (352) 691 768 314
No mês de novembro estaremos recebendo a conferencista: Anete Guimarães. Em breve teremos o programa para os dias 22, 23 e 24 de novembro, assim como, dias 29, 30 e 1° de dezembro. Informações: Marcia Alves –marciorio6@yahoo.frPara se conectar com International Spiritist Council, cadastre-se no Facebook hoje mesmo:
– Eis a programação da conferencista Anete Guimarães:
No dia 22 de novembro, às 19h, conferência com tema livre;
Nos dias 24 e 25 de novembro, de 10h às 17h, seminário sobre o tema “Le Spiritisme et ses Aspects”;
No dia 29 de novembro, às 19h, conferência com tema livre;
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de 10h30 às 17h, seminário sobre o tem “Médiumnité, Volontariat et Responsabilité”.
Local: Centre Philosophique Spirite Attitude D’Amour – ASBL. Reservaslimitadas para os primeiros inscritos. Em (352) 691 768 314 / + + (32) 476913 966 / cpsattitudedamour@gmail.com.
Noruega
Oslo – O Grupo de Estudos Allan Kardec norueguês continua desenvolvendo suas atividades no endereço: Dronningens gt. 23 – sala 512 – Centro. Mais informações através do site www.geeaknorge.com ou pelo e-mailpost@geeaknorge.com
– O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK – Norge, semanalmente, realiza o estudo de O Livro dos Médiuns, e o exercício prático da Mediunidade às segundas-feiras, das 18 às 20h (fechado ao público). Coordenadora: Cristina Latini; O estudo de O Livro dos Espíritos às terças-feiras, das 18h às 19h30 (aberto ao público). O grupo estuda O Livro dos Espíritos em norueguês. Coordenadora: Cristina Latini; o ESDE às quartas-feiras, das 18h às 20h (aberto ao público, em português). Está terminando a 4ª parte de O Livro dos Espíritos, e então dará início a uma sequência de estudos do livro O Céu e o Inferno, aprofundando assim os estudos da última parte de O Livro dos Espíritos. Coordenadora: Sânia Salles. Facilitadoras: Beatriz, Karine e Sânia. O Grupo Meimei (de crianças e pais) aos sábados, das 12h30 às 13h30 (aberto ao público, em português e norueguês). O objetivo central do grupo é a Evangelização Infantil por meio de estudos com a família, e de atividades lúdicas e educacionais direcionadas às crianças. Uma vez por mês, o estudo ocorre em norueguês. Coordenadora: Karine Porpino. Facilitadoras: Fabiana, Márcia e Karine. No 2º. Semestre, será a Comemoração dos 20 anos do GEEAK, com Seminário sobre o Passe, Encontro Fraterno, bazar, palestra pública com Anete Guimarães (com tradução), seminário para os Grupos Espíritas da Noruega com Anete Guimarães, e o III Encontro dos Grupos Espíritas da Noruega. Contato: www.geeaknorge.com - post@geeaknorge.com
Estudos Espíritas na Noruega:
– Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo – Bergen: Estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo aos domingos, das 19h30 às 21h. Contato: spiritismeibergen@gmail.com
– Grupo Espírita Chico Xavier – Trondheim: Reuniões às quartas-feiras, das 18h15 às 19h15. Contato: spiritismen.trondheim@gmail.com
– Grupo de Estudos Espíritas Bernt Torstenson – Oslo: reuniões em norueguês às quartas-feiras, das 13 às 14h - Fredrikkebygget (UiO – Universitetet i Oslo, Blindern – Oslo) ao lado da "Fredrikke Kapell". Contato:sssbernttorstenson@gmail.com
– Grupo Espírita Paulo de Tarso – Stavanger: reunião virtual às quartas- feiras, das 19h30 às 21h. Contato: gepstavanger@gmail.com;http://spiritismestavanger.blogspot.nowww.geeaknorge.com;post@geeaknorge.com
– O GEEAK tem uma nova estrutura administrativa. Para informações:cristina@geeaknorge.compost@geeaknorge.com.

Peru

Cuzco – No último final de semana, dias 12 e 13 de outubro, foi realizado o 2094º  Concafras - Encontro Fraterno Auta de Souza.
Lima – O Centro Espírita Joanna de Ângelis mudou a estação de rádio divulgadora do seu Programa “VOCES ESPÍRITAS”, iniciando a sua transmissão através da emissora RADIO LATINA 990 AM, com cobertura mais direta em todo o país. Nesta nova fase, o programa é transmitido aos sábados, de 12h às 13h, sempre sob orientação e direção de Isabel Loo e Ana María Venturo. Você pode ouvi-lo ao vivo pela Internet, através de www.radiolatina.com.pe ou www.radiocolombiaespirita.com. Os programas anteriores também podem ser ouvidos através de: www.vocesespiritas.blogspot.com.pe.
– O Centro Espírita Joanna de Ângelis está fazendo a divulgação da edição no14 do boletim “Semilla de Amor”. Acesse o blog:www.cejoannadeangelisperu.blogspot.com.br/.
– Em junho, na cidade de Lima, nasceu a Unión Espírita Kardecista, tendo como Centros fundadores: o Centro Espírita Joanna de Ângelis – representado por Isabel Loo Fernández – e o Centro Espírita Padre Germán – representado por David Ochoa Jara. Estas casas espíritas desenvolvem de maneira conjunta um programa de atividades destinadas a fortalecer a divulgação do Espiritismo, cuidando da pureza doutrinária proposta pelo Codificador Allan Kardec. Um plano de trabalho que contempla a realização de conferências, seminários e palestras com expositores do país e do estrangeiro, assim como atividades conjuntas de difusão através da rádio, internet, publicações, dentre outros, está sendo elaborado.

Polônia

Varsóvia – Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas – fórum espírita da PTSS (www.spirytyzm.pl). Konrad Jerzak  Polskie Towarzystwo Studiów Spirytystycznych. Mais informações somente em polonês no site:www.rivail.pl, ou e-mail konrad@spirytyzm.pl.
– Neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, no Hotel Felix - ul. Omulewska 24, está sendo realizado o Congresso de Medicina e Espiritualidade, contando com os seguintes palestrantes: Marlene Nobre, Roberto Lúcio de Souza e Décio Iandoli Jr. - Info: www.rivail.pl/kongres.
Portugal
ADEP – A Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal – prossegue com seu curso básico e gratuito de Espiritismo on-line, com participantes de vários países do mundo. Mais informações: site www.adeportugal.org/cbe. Acompanhe a programação de eventos em Portugal, acessandohttp://www.adeportugal.org/adep/. Agora você pode consultar os eventos pelo facebook: www.facebook.com/adeportugal.org/app_208195102528120 e também no site da ADEP, aqui:http://www.adeportugal.org/adep/index.php/noticias ou do lado direito do site, em formato de lista. 
Divaldo Franco em Portugal, conforme agenda:
Dia 20 - 10 às 17h - ASCE - Viseu
Dia 21 -  20h30 - GEAAK - Coimbra
Dia 22 - 20h30 - Ílhavo – Museu Marítimo
Dia 23 - 20h30 - Évora - Hotel D. Fernando
Dia 25 - 21h00 - AE Quarteira - Quarteira
Dia 26 – 15 às 18h - São Brás Alportel – Cine Teatro
Dia 27 – 10 às 17h - FEP - Amadora
Os eventos em negrito serão seminários. Os restantes serão conferências públicas. 
Agenda de palestras de José Araújo – A fim de cumprir agenda de palestras nas terras portuguesas, José Araújo – espírita e médium brasileiro –estará em Portugal de 2 a 17 de Novembro de 2013, tendo o apoio da Federação Espírita Portuguesa, finalizando sua caminhada no Congresso Espírita Português em Leiria. Eis a programação:

Dia 3 Nov. – Minisseminário (14h30 / 18h)  Tema: “Arqueologia do Ser: e agora?”, na Escola de Beneficência Caridade Espírita – Rua Quinta da Vinha – Areeiro - 4520 - 619 S. JOÃO DE VER. Tel: 912 475 972 – Informações:centroebce@gmail.com;

Dia 4 Nov. – Palestra – em Setúbal – 21h30 – Tema: “A Energia de cada um de nós (Benefícios versus Malefícios)”, na Associação Espírita Luz e Amor – Rua dos Bombeiros de Setúbal, nos. 27 e 31, 2910 – 112 – SETÚBAL – Tlm: 929 036 630; Informações: aela@aela.pt;

Dia 5 Nov. – Palestra em Évora – 21h00 – Tema: “Terra: Escola dos Espíritos”, no Centro de Estudos de Filosofia Espírita de Évora – Bairro do Granito - Estrada da Igrajinha, nº. 9 – Cave 7005 - 000 – ÉVORA  Tel: 969 008 484; Informações:cefe.evora@gmail.com;

Dia 6 Nov. – Palestra em Olhão  21h15  Tema: “Afinidade e Antipatia (Família e outros)”, no Centro Espírita Luz Eterna – Rua de Santana, 35, R/c, Loja A – 8700 – 416 – OLHÃO  Tlm: 91 342 10 91. Informações:cele.olhao@sapo.pt;

Dia 7 Nov. – Palestra em Portimão  às 21h – Tema: “Conhece-te a ti mesmo”, no Centro Espírita Boa Vontade – Rua Luís A. Antão, n.º 31, 4.º (paralela à Rua do Comércio) – 8500 – 703 – PORTIMÃO – Tel: 282 089 584. Informações:cebv@netvisao.pt;

Dia 8 Nov. – Palestra em S. Brás de Alportel  as 21h – Tema: “A Energia de cada um de nós (Benefícios x malefícios)”, na Associação Cultural Espírita São Brás de Alportel – Rua João de Deus, 21 r/c – 8150  152 – SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Informações: E-mail: acesba.grupoasasdoser@gmail.com - Tel.: 917 867 528;

Dia 9 Nov. – Palestra em Amadora (FEP) – 15h00 – Tema: “Afinidade e antipatia (Família e outros)”, na Federação Espírita Portuguesa – Praceta Casal de Cascais, Lote 4, R/c A – Alto da Damaia – 2720 – 090 AMADORA  Tel: (+351) 214 975 754; E-mail: geral@feportugal.pt;http://www.feportuguesa.pt/;

Dia 10 Nov.  Seminário em Amadora (FEP) – 10h às 12h30 / 14h30 às 17h30– Tema: “Arqueologia do Ser: reforma íntima, para quê?”, na Federação Espírita Portuguesa – Praceta Casal de Cascais, Lote 4, R/c A – Alto da Damaia – 2720 – 090 AMADORA  Tel: (+351) 214 975 754; e-mail: geral@feportugal.pt; http://www.feportuguesa.pt/;

Dia 11 Nov.  Palestra em M. Grande  20h30 – Tema: “A energia de cada um de nós (benefícios x malefícios)”, na Associação Espírita Rosa Branca – Rua dos Outeirinhos, s/ nº  2430-277 MARINHA GRANDE – E-mail:associacaoespirita.rosabranca@facebook.com  Tel: 962 636 568 (pf);

Dia 13 Nov. - Palestra em Águeda  20h30 – Tema: “Afinidade e antipatia (Família e outros)”, na Associação Espírita Consolação e Vida – Travessa do Vale do Rico, 196, Vale do Rico – Cumeada, 3750 – 883 Valongo do Vouga –ÁGUEDA, Tel: 963 284 435  aecvpt@gmail.com;

Dia 14 Nov. – Palestra em Viseu  20h00 – Tema: “Conhece-te a ti mesmo”, na Associação Espírita “O Conforto” – Adolfo Bezerra de Menezes  Rua do Gestal, Lote B - Rio de Loba, 3505 – 498 VISEU – Tel: 914 215 729; 232 423 601. Informações: a.espiritaoconforto@gmail.com;

Dia 15 Nov. – Palestra em C. Rainha  21h00 – Tema: “A energia de cada um de nós (benefícios x malefícios)”, no Centro de Cultura Espírita – Rua Francisco Ramos, n.º 34, R/c.  2500 – 831 CALDAS DA RAINHA  Telm: 966 460 878; 938 466 898. Informações:  cce@caldasrainha.net;

Dias 16 e 17 Nov. – Congresso Espírita Português em Leiria, da Federação Espírita Portuguesa – Associação Espírita de Leiria – Rua Vale das Cervas, n.º 135 – Barosa, 2400 – 013 LEIRIA – Tel: 962 984 388. Informações:ass.esp.leiria@gmail.com.
Águeda  Associação Espírita Consolação e Vida – Endereço: Travessa Vale de Rico, 196; Raso – Cumeada 3750 – 820 Valongo do Vouga – Águeda; Tel: 234184439 /963 284 435  e-mail: aecvpt@gmail.com.
Alcobaça – A Associação de Cultura Espírita de Alcobaça oferece atividades todos os sábados: Curso Básico de Espiritismo (14h30 / 15h30); Palestra pública (16h00 / 17h00); Fluidoterapia (passe espírita) às 17h15; Atendimento em privado pelas 18h00. Sede provisória na Rua da Escola, no 5 – Capuchos 2460-479 Alcobaça. Contatos através de: e-mail acealcobaca@hotmail.com e telefone 262585258 ou 966460878 - Conceição Venâncio (Alcobaça).Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Estudo Acompanhado de O Livro dos Espíritos, às quintas-feiras, bem como o Curso Básico de Espiritismo e Evangelização. 
– Na Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, participe dos cursos: “Acompanhando O Livro dos Espíritos”, iniciado no dia 26/09; Curso Básico de Espiritismo e Evangelização Infanto-juvenil, início no dia 21/09. Mais informações pelo site www.adeportugal.org.
Algarve  Sob os auspícios da União Espírita do Algarve, a Rádio Algarve FM 91.8, 92.4 e 93.7 MHZ transmite o programa "Para além do véu", todos os sábados, das 10h às 10h30. Site: http://uea.no.sapo.pt/.
Aveiro – A Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro tem com sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c. – Bairro do Liceu, 3810 - 083 AVEIRO. Contatos: Telm 965 204 151 – 962 714 000, e-mail: aceeaveiro@gmail.com. Às sextas-feiras, às 21h, há o estudo do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", alternando com o estudo da Mediunidade. À primeira sexta-feira de cada mês, um Tema Livre; Atendimento Espiritual para casos após avaliação – segundas-feiras, às 22h30. Atendimento Fraterno Privado – segundas-feiras das 20h às 21h. Contato para esclarecimentos ou marcações de atendimentos: 96 520 41 51. Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas! Informações: www.adeportugal.org
– A Associação Cultural Espírita Estrela de AVEIRO, com sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c.– Bairro do Liceu, 3810 - 083 AVEIRO, informa os dias das palestras através dos contatos: Telm: 965 204 151 – 962 714 000 - E-mail:aceeaveiro@gmail.com.

Às sextas-feiras, às 21h: Estudo do livro "O Evangelho segundo Espiritismo", alternando com o estudo da Mediunidade. Na primeira sexta-feira de cada Mês – Tema Livre; Atendimento Espiritual para casos após avaliação – segundas, às 22h30; Atendimento Fraterno Privado – segundas-feiras, das 20h às 21h. Contato para Esclarecimentos ou agendamento de atendimentos: 96 520 41 51. Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas! 
– A Associação Cultural Porto de Abrigo anunciou as palestras de outubro que está promovendo em parceria com a UERA/FEP, e apoio da Câmara Municipal de Ílhavo. Mais informações, acesse o site www.adeportugal.org. Eis a programação: No dia 15/10 – com palestrante da Associação, tivemos um tema livre. 
Dia 22/10 – Divaldo Pereira Franco, pela 1.ª vez em Ílhavo, vai fazer uma conferência espírita no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, às 20h30.
Dia 29/10 – Fernando Lobo - Grupo Estudos Espíritas Allan Kardec. Tema: ”Aprender com os erros”.  
Braga – Como atividades habituais, a Associação de Estudos Espirituais realiza às segundas-feiras o estudo de O Livro dos Espíritos, às 21h30; às sextas-feiras, o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, às 21h45, e, aos sábados, atendimento individual, às 20h, e palestras públicas, às 21h30. A atividade de segunda-feira – Estudo de O Livro dos Espíritos – esteve suspensa até o início de setembro. Informações: smoac@sapo.pt
– Localizada na Rua das Forças Armadas, nº 142 – 4715-029, a Associação Luz no Caminho realiza às segundas-feiras: atendimento e palestra pública; às terças-feiras: atendimento fraterno, assistência espiritual e estudos doutrinários com curso de sistematização da Doutrina Espírita; às quartas-feiras: assistência espiritual com transmissão de passes, desenvolvimento mediúnico e estudos doutrinários; às quintas-feiras: trabalho de desobsessão, e, por fim, às sextas-feiras: transmissões de passes e estudos doutrinários. Mais informações através do site www.assluznocaminho.blogspot.com.br ou pelos e-mailsluz.caminho@sapo.ptmachado.teixeira@yahoo.com.  
Caldas da Rainha – O Centro de Cultura Espírita (Bairro das Morenas, Caldas da Rainha, Rua Francisco Ramos, no. 34, r/c) oferece as atividades: Curso Básico de Espiritismo (CBE) - Sábado, 15h / 16h – Grupo de crianças (6 a 10 anos) e de jovens (11 a 18); Grupo de Estudo Complementar - 4ª feira - 21h / 22h (CBE já efetuado); Curso de Educação da Mediunidade - Sábado - 17h/18h30 (CBE já efetuado). Estas atividades são livres e gratuitas, podendo os interessados se inscreverem na sede do CCE, sexta-feira após as 21h, ou por e-mail: cce@caldasrainha.net. Mais informações: www.ccespirita.org
– Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Espiritismo organizado pelo Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha. O curso é gratuito e teve início no dia 21 de setembro de 2013. Para inscrições ou mais informações pelo e-mail cce@caldasrainha.net, pelo telefone 966 377 204 ou pelo sitewww.ccespirita.org.

– No último dia 18 de outubro, o Centro de Cultura Espírita sediou uma conferência espírita sobre o tema “Experiência de Quase Morte”, baseado no testemunho de um neurocirurgião sobre a vida para além da morte. Mais informações pelo site www.ccespirita.org.

Cascais – A Associação Sociocultural Espírita de Cascais tem sede na Estrada da Rebelva, N.º 693-A, Rebelva; 2785-538 São Domingos de Rana - Cascais. Tel: 962326712 (Hugo Guinote) - E-mail: pontedeluz.asec@gmail.com.

Chaves – Centro de Estudos Espirituais de Chaves – Site/ E-mail:www.ceec.com.ptinfo@ceec.com.pt. Atividades: Segundas, às 21h: ESDE; terças, às 21h: Irradiação (privado); Estudo: “O Evangelho segundo o Espiritismo”; quartas, 21h: Desobsessão (privado); quintas, às 21h: Estudo daMediunidade (só pessoas indicadas); sextas, 21h: Fluidoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Musicoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Sábados, às 21h: Palestra.
Coimbra – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Atividades, Programação, Horários: acesse http://www.geeak.pt/geeak_fale_connosco.htm.
– No dia 21 de Outubro, segunda-feira, pelas 20h30, Divaldo Pereira Franco vai estar no Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (GEAK) em Coimbra. Informações: geral@feportuguesa.pt; 214 975 754.
Ílhavo – No Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança são realizadas as seguintes atividades: Atendimento fraterno: terças, às 20h; Estudo da Doutrina Espírita: terças, às 21h; Trabalhos Mediúnicos (privados): quartas, às 20h30. Local: Rua João de Deus, 17 - Ílhavo (junto à sede do CASCI) GPS: 40.600171 - 8.670187. Site: http://mardeesperanca.do.sapo.pt; E-mail:mardeesperanca@sapo.pt.
– A Associação Cultural Porto de Abrigo informa que, rotineiramente, às segundas-feiras, são realizados o atendimento fraterno e o passe magnético; às terças-feiras, palestras públicas, e, aos sábados, seções de aprendizado. Sua sede é na Rua de Alqueidão, n.º 27 A, 3830 – 148 ÍLHAVO, contatos: Tel: 234 325 704 e Email: vieira4@sapo.pt. No dia 15 de Outubro, terça-feira, pelas 21h, tivemos uma palestra com tema livre. 
– Divaldo Pereira Franco vai estar pela primeira vez, no dia 22 de Outubro, terça-feira, pelas 20h30, no auditório do Museu Marítimo de ÍLHAVO, para fazer uma conferência espírita. Uma organização da União Espírita da Região de Aveiro e da Federação Espírita Portuguesa. 
Leça da Palmeira – O Núcleo Espírita Rosa dos Ventos tem sede na Rua General Humberto Delgado, 354 r/c – 4450-699, Leça da Palmeira –nervespiritismo@yahoo.com e página na Internet em www.nervespiritismo.com, tel: 229962395/965384111.  
Leiria  – Associação Espírita de Leiria: Rua das Cervas, nº 135 - Barosa. 2400-013 Leiria; Correspondência: Apartado 4039, 2411-901 Leiria. Contatos: Telefone: 244 815 934 -Telemóvel: 962 984 388 -Fax: 244 801 784 – E-mail:ass.esp.leiria@gmail.com. Atividades: segundas, às 20h30 - Estudo sistematizado da doutrina espírita – ESDE; Estudo e educação da mediunidade; terças, às 14h30: Atendimento fraterno, Palestra; Passe; Reunião mediúnica; quartas, às 20h30, Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; quintas, às 20h30 - Assistência Espiritual; Curso de Passes; Curso de esclarecedores; sextas, às 20h30 - Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; Evangelização infanto-juvenil dos 3 aos 21 anos; sábados: Atividades Diversas; Reuniões dos vários grupos de trabalho. Possui Livraria Espírita. 
– O Congresso Espírita Português de 2013 terá lugar em Leiria, nas instalações da Associação Espírita de Leiria, nos dias 16 e 17 de novembro, subordinado ao tema "Mediunidade, uma visão de futuro". Destacamos o fato de a sala ter uma capacidade limitada, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição antecipadamente. Contatos: www.feportuguesa.pt. As inscrições devem ser feitas através deste e-mail:congressoespiritaportugues.2013@gmail.com.
– José Araújo, espírita e médium brasileiro, estará em Portugal no período de 2 a 17 de Novembro de 2013, com o apoio da Federação Espírita Portuguesa (FEP), onde desenvolverá várias palestras e 2 seminários, terminando com a sua presença no Congresso Espírita Português, em Leiria, nos dias 16 e 17 de Novembro de 2013, também organizado pela Federação Espírita Portuguesa (FEP). 
Lisboa – Todos os primeiros domingos de cada mês, no CEPC – Centro Espírita Perdão e Caridade (às janelas verdes), na Rua Presidente Arriaga, 124/125, em Lisboa, entre 17h e 19h, você pode participar dos Diálogos Espíritas. Encontram-se abertas as inscrições para os grupos de estudo a iniciar-se em outubro. Mais informações: www.ceperdaoecaridade.pt
– Nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa – Cidade Universitária 1649, Lisboa – será realizada a VIII Jornada de Medicina e Espiritualidade, sobre o tema “Aliança entre a ciência e a religião - base do mundo de regeneração”. Informações e inscrição: Portugal e Europa – Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita – Largo Almirante Pedrosos, 9, 1995 – 101 ALGES - +(351) 214 121 062/214 123 337/916 943 625/962 055 762 – e-mail jornadas@verdadeeluz.pt; sitewww.verdadeeluz.com. Apoio: Brasil - Américas do Sul e Norte – Associação Médico-Espírita Internacional – Av. Pedro Severino, 325, Jabaquara – (+55) 11 55 85 17 03 – www.amebrasil.org.br.
PREÇO DA INSCRIÇÃO: €20,00
LUGARES: Marcação no local.
LOCAL: Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
Informação Geral das Jornadas:http://www.verdadeluz.com/8jornadas/index.html
Folheto das Jornadas:http://www.verdadeluz.com/admin/ficheiros/pdfviijo136.pdf
Consulte o Programa:http://www.verdadeluz.com/admin/ficheiros/jornadas137.pdf
Envio da Inscrição pelos CTT (Inscrição manual):http://www.verdadeluz.com/admin/ficheiros/fichavii135.pdf
Compra on-line (pelo computador): http://www.verdadeluz.com/reserva.asp
TELEFONES PARA INFORMAÇÕES: (2ª a 6ª, das 10 às 12h; 14h30 às 18h). 214 121 062 / 214 123 337 / 916 943 625 / 969 055 762.
– A FEP – Federação Espírita Portuguesa – convida os espíritas e simpatizantes da Doutrina Espírita a integrarem o Coro e Orquestra Electroacústica da Federação Espírita Portuguesa. O processo foi até o final do mês de julho de 2013. Finalizada esta etapa, foram iniciados os processos de seleção e formalização das candidaturas para a audição em locais a estabelecer em função das zonas residenciais dos candidatos. Este projeto tem como objetivo principal dinamizar o sentimento de união entre todos os espíritas do Movimento Espírita Português através da sensibilidade musical, com o intuito de fortalecer os laços de fraternidade e de estabelecer uma harmonização espiritual, aproveitando o fato de a música ser uma linguagem universal que nos emociona e eleva, quando dirigida para o supremo bem. Mais informações através do sitewww.feportuguesa.pt.
– A Federação Espírita Portuguesa edita mensalmente uma newsletter, o “InfoFEP”, com notícias do movimento espírita nacional. Subscreva a newsletter da FEP e mantenha-se informado. Acesse http://www.feportuguesa.pt.
Óbidos – Estão disponíveis todos os vídeos, apresentações, fotos e áudios das Jornadas Espíritas ocorridas em Óbidos - ADEP 2013 – emhttp://adeportugal.org/jornadas/.
Portimão – No dia 12 de Outubro de 2013, às 18h, teve lugar uma palestra subordinada ao tema "Espiritismo: Em busca da Cura", abordado por Baldomiro Soares, Ex-Cônsul de Portugal em Filadélfia – EUA, escritor e estudioso da doutrina espírita. Esta palestra foi no Centro Espírita Boa Vontade, na Rua Luis A Antão 31, (Paralela à Rua do Comércio) 8500 Portimão. Contatos: 918390470, 964713393.
Porto – O Centro Espírita Caridade por Amor comunica que, após 34 anos instalados na Rua da Picaria, a partir de Abril de 2013 as suas atividades passaram a ser realizadas na Rua Fonseca Cardoso nº39, 1º Dtº Frente, no Porto. Mais informações serão disponibilizadas oportunamente no nosso sitewww.ceca-porto.com e na página do Facebook:www.facebook.com/CECA.PORTO
– O Centro Espírita Filomena reúne-se semanalmente às quintas-feiras, às 21h, sendo reuniões públicas seguidas de passes. Mais informações: sitewww.adeportugal.org
– O Centro Espírita Caridade por Amor (CECA), cuja sede fica na Rua Fonseca Cardoso, n.º 39, 1.º Dt.º Frente - Porto, iniciou às 21h30 do dia 23 de setembro, mais uma edição do curso básico de Espiritismo. Temas como os precursores da doutrina espírita, as leis morais, o fluido cósmico universal, as vidas sucessivas, a pluralidade dos mundos habitados, a mediunidade ou a escala espírita serão itens de estudo conjunto numa formação que se baseia na interatividade com os participantes. Este curso baseia-se numa dezena de cadernos baseados em «O Livro dos Espíritos», de Allan Kardec, e irá terminar em Junho de 2014. Para participar nesta turma, quem estivesse interessado deveria ter-se inscrito até 20 de Setembro, devendo preencher presencialmente ou via internet (envio de e-mail) a ficha de inscrição e dirigi-la ao CECA. Informações: ceca@ceca-porto.com e www.ceca-porto.com
Rio Tinto – A Associação Cultural Espírita Fernando de Lacerda, com sede na Rua da Ferraria, 615, 4435 – 250 RIO TINTO, com os contatos: E-mail:mamapitema@hotmail.comhttp://www.facebook.com/acelacerda.  
S. João de Ver – A Federação Espírita Portuguesa realizou um minisseminário com Divaldo Pereira Franco no dia 19 de outubro, de 15h às 18h, na Escola de Beneficência Caridade Espírita em S. João de Ver, sobre o tema do evento, “Vitória sobre a Depressão”. A FEP instituiu o valor da participação em 5€ por pessoa para auxílio das despesas com a organização. Mais informações pelo site www.feportuguesa.pt
 
Setúbal – A Associação Espírita Luz e Amor, localizada na Rua dos Bombeiros de Setúbal, nº 27 - 2910, promoverá neste domingo, dia 20 de outubro, o Encontro Anual de Associações Irmãs. O evento contará com a participação das Associações Espíritas Luz e Amor; Associação Espírita de Leiria; Luz do Caminho e dos Estudos Psicológicos e Espirituais. Mais informações do evento pelo site www.aela.pt ou pelo e-mail aela@aela.pt.   
Torre Vedras – Realizou-se em maio a inauguração do Centro Espírita "Associação Luz, Paz e Amor", sito na Praceta Evaristo Silva, Bloco B, cave n.º 13 – Bairro do Hilarião, em Torres Vedras. Mais informações: sitewww.adeportugal.org 
Vale de Cambra – Fundada em 23 de outubro de 2006, a Associação Cultural Espírita Mudança Interior se reúne às quintas e sextas-feiras com estudos mediúnicos, atendimento fraterno e palestras públicas. Aos sábados e domingos, há evangelização infantil e juvenil, palestras e seções de fluidoterapia. Mais informações através do site www.acbmi.org ou por e-mailgeral@acbmi.org.
– A Web TV Espírita mantida pela ASCE tem 4 canais de programação, oferece variadas opções aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo, tais como palestras sobre temas diversificados, transmissões regulares do Evangelho no Lar e ainda um chat para encontros e debates. O site da TV é www.tv-espirita.com. 
Principado de Liechtenstein
Liechtenstein – O Grupo de Estudos Espíritas Miramez – GEEM – mantém os estudos semanais às quartas e sextas-feiras no endereço: Praer 7, 9496 Balzers – Liechtenstein. Todas as quartas-feiras, Evangelização de crianças e adultos no horário: 19h00 às 20h15, seguido do Passe. (Idioma alemão); Estudo de Desenvolvimento Mediúnico às sextas-feiras das 19h00 às 20h30, em idioma alemão; são estudadas as obras traduzidas para o alemão: O Evangelho segundo o Espiritismo - O Livro dos Espíritos - Nos Domínios da Mediunidade. Contato: +423 384 1882/ Celular 0041 (0) 78 798 9994, Marta Frommelt:miramezgruppe@adon.li.
República Democrática do Congo
Kinshasa – Para obter informações sobre o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Kinshasa e suas atividades, acesse o site www.kinshasa.cesak.org ou e-mail bansele@yahoo.fr.
República Tcheca
Brno – O VAK-Viena promove mensalmente estudos doutrinários e palestras nesta cidade. Mais informações sobre estes eventos em:www.facebook.com/pages/VAK-Wien/ e www.spiritismus.at.
Praga – O Grupo de Estudos Allan Kardec de Praga (Skupina Allan Kardec Praha) prossegue divulgando a Doutrina Espírita no país através de sua página web www.kardec.cz e de palestras e seminários que coorganiza com o VAK-Viena em Praga.
Suécia
Estocolmo  O Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis realiza reuniões de estudo doutrinário às quartas-feiras, de 18h às 19h30, em Estocolmo. Os estudos são realizados em sueco. Site: www.leondenis-sthlm.se
– O Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset (Grupo Espírita de Estudos a Caminho da Luz) realiza reuniões de estudo do Espiritismo às segundas-feiras, de 18h às 20h15, em português. Nas últimas quintas de cada mês, o grupo realiza reuniões de estudo em sueco de O Evangelho segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos.
Gotemburgo – O GSF Allan Kardec  Gotemburgo – realiza encontros de Evangelização Infantil, sendo responsáveis pelo encontro: Hercilia Hansson, Georgette Fredriksson e Jeni da Silva. As reuniões de estudo doutrinário do grupo realizam-se às quartas, das 19h às 21h.
– Brevemente estará sendo editado O Livro dos Médiuns, em sueco, pelo GSF Alläan Kardec. O Cover design foi feito por Allan Pessoa, membro da Sociedade Espírita Frater em Niterói – Brasil. Informações: spiritismen.se@gmail.com; www.gsfallankardec.blogspot.com; www.spiritismen.com
– Gruppen för Spiristiska Studier Boa Nova – Foi criado mais este grupo espírita na Suécia, na cidade de Gotemburgo.  
– União Espírita Sueca: Svenska Spiritistiska Förbundet – O GrupoHässleholm Spiritistiska Familjen Grupp realiza reuniões de estudo às terças, das 8h às 9h.
– A Fraternidade – Sverige – organização não-governamental, entidade que participou da fundação da União Espírita Sueca no ano de 2000, solicitou o seu reingresso na mesma. Site: www.fraternidade.se. A instituição, o Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset e o Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis participaram em 2012 da feira Harmoni-Mässa, em Estocolmo, com a venda de livros e divulgação da Doutrina Espírita ao público presente. Para mais informações, consultar os Blogs: http://spiritismsverige.blogspot.se,http://spiritistiskaforbundet.blogspot.com/ Atividades e e-mail:spiritismen@hotmail.com. 
Suíça 
Basel  O NEACL (Núcleo Espírita A Caminho da Luz), situado em Basel, na Suíça, acaba de criar a página: "Doutrina Espírita na Suíça", no FACEBOOK. Para visitá-la, basta clicar na imagem abaixo:http://www.facebook.com/pages/Doutrina-Esp%C3%ADrita-na-Su%C3%AD%C3%A7a/272123092901590
Berna – No dia 7 de novembro, numa promoção da AME/Suíça, será realizada uma palestra sobre o tema “A medicina do terceiro milênio”. Local: Sahli – Haus 1, Horsaal 3 Medicin, Inselspital, 3010 Bern. Informações: Info: ams.ch.nb@gmail.com; www2.quatromaosdeluz.com.br. 
Genebra – O Centro de Estudos Espíritas de Genève (CESG) promove às segundas-feiras: “Estudos do Espiritualismo”, com temas diversos, das 20h15 às 21h30.  O CESG promove também aulas de evangelização infantil nas terças, às 19h, com as aulas ministradas em português. Informações no site www.cesg-ge.ch e por e-mail information.cesg@gmail.com.
– O Centro de Estudos Espíritas de Genebra anunciou sua programação de atividades para o mês de outubro e novembro: No dia 14 de outubro – tivemos um Tema Livre, com Jorge Godinho;
21 de outubro - O Livro dos Espíritos, com Lívia;
28 de outubro - A Gênese 4/6, a cargo de Valter;
04 de novembro – O Evangelho segundo o Espiritismo - CAPÍTULO IX – Bem-Aventurados os que são brandos e pacíficos;
11 de novembro – O Livro dos Espíritos, a cargo de Lívia;
18 de novembro – A Gênese 5/6, com Valter;
25 de novembro – tema livre.
Lugano – No dia 31 de outubro, no Hotel Pestalozzi, será realizado um minisseminário de Medicina e Espiritualidade: O ser integral, com a seguinte programação: às 16h50 – Boas-vindas; às 17h – Dra. Marlene Nobre e Dr. Decio Iandoli Junior; tema: “A saúde física, mental e espiritual do homem do terceiro milênio”; às 18h20 – Intervalo; às 19h – Dra. Marlene Nobre, tema: “A terapia complementar da bioenergia (passe); às 19h45 – Dr. Decio Iandoli Junior, tema: “Ser humano, ser médico”; às 20h30 – discussão. Inscrição pelo e-mail: rejanebicalho@hotmail.com. 
St. Gallen – O CEEFA (Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis) se reúne todas as quartas-feiras com palestras públicas entre 19h30 e 20h30, e estudo de O Livro dos Espíritos às segundas-feiras, das 19h às 20h. Mais informações pelo e-mail info@ceefa.ch ou pelo site www.port.ceefa.ch
Urtenen-Schönbühl – O GEFA - Grupo Espírita Francisco de Assis, mais conhecido como a Casa de Francisco, está de casa Nova. Estamos em Urtenen-Schönbühl - Eigerweg 2. Informações: rejanehbicalho@gmail.com
– O Grupo Espírita Francisco de Assis – GEFA – e-mail www.casadefrancisco.org- + 41 77 430 3136 – desenvolve as seguintes atividades:
Quartas-feiras – 14h30 às 16h – Educação Espírita Cristã para crianças de 3 a 9 anos de idade, e, 18h30 às 19h35 – Estudo da série André Luiz;
Quintas-feiras – 19h às 19h20 – Fluidoterapia para todos, e, 19h30 às 20h30 – Palestra pública.  
No dia 17 de outubro, Silvana Elia se apresentou com o tema: Pedro Pedra Pastor, em português; 
No dia 24 de outubro, palestra com Livia Brandão: A Importância da Prece, em português; 
No dia 31 de outubro, palestra com Elcidia Barbosa: Reflexão participativa do item “Justiça e Direitos Naturais” – cap. XI de O Livro dos Espíritos, em português. 
Winterthur – O CEEAK - Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, em Winterthur, Suíça, desenvolve as seguintes atividades: Segunda-feira: Estudo do ESDE II e Estudo de O Livro dos Médiuns; Terça-feira: Reunião pública (palestra e passes) das 19h às 20h30; Quarta-feira: a cada quinze dias, Grupo de Estudos de Espiritismo em alemão; Quinta-feira: reunião mediúnica das 12 às 16h. Domingo: Reunião pública (palestra e passes) e Curso de Educação Espirita para crianças e jovens, das 10h15 às 11h45. Mais informações acesse o site: www.ceeak.ch. 
Zollikofen – O Grupo Espírita Francisco de Assis – Häberlimattweg 17, subsolo, 3052 Zollikofen – inaugurou a Casa de Francisco com o propósito de difundir o Amor, o Bem e a Paz, no mês de maio de 2013. A Casa de Francisco é uma casa de acolhimento e de estudo da Doutrina Espírita. Todas as quartas-feiras, de 19h às 20h30, está aberta para recebê-lo.   
Zurique – O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual “Maria de Magdala”, situado em Allenmmoostrasse, 4, mantém semanalmente a seguinte programação: Terças-feiras, das 18h45 às 19h45, Palestra e Evangelização Infantil; Terças-feiras, das 20h às 22h, Curso Básico I do Espiritismo; Quintas-feiras, das 19h às 20h30, Palestra, Atendimento Fraterno e Passes; Quintas-feiras, das 21h às 22h15,  Escola de Aprendizes do Evangelho. Mais informações: maria.ponzetta@bluewin.ch.
– O Centro de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis inaugurou sua nova sede no endereço: CEEJA-ZH: Hotzwiesweg 45, 8047 Zürich; Parada Hubertus, próximo a Albisrierderplatz / Saindo de: Hauptbahnhof, Tram 3 - Hardbrücke, Bus 72 - Bahnhof Altstetten, Bus 89.
– O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual Maria de Magdala realiza palestras públicas todas as terças e quintas-feiras. Mais informações pelo sitewww.mariamagdala.ch.
*
Colaborou na redação desta seção o confrade Marcel Gonçalves, de Santa Mariana-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário