a partir de maio 2011

sábado, 19 de outubro de 2013

Ampliemos nossos santos patrimônios, amando nossos inimigos demônios

JOSÉ REIS CHAVES 
jreischaves@gmail.com 
Belo Horizonte, MG (Brasil)


Grandes erros doutrinários da Igreja foram originários de interpretações literais bíblicas. São Paulo nos adverte sobre isso (cf. 2ª Coríntios, 3:6).
Mas são as igrejas evangélicas, não tanto as protestantes, que estão ainda atoladas nesses erros. É o caso da interpretação do fogo figurado do inferno ou o fogo esotérico, entendido como se fosse igual ao fogo do nosso mundo físico, fogo esse exotérico.
A respeito do diabo, então, fizeram uma confusão dos diabos! Misturaram o demônio com diabo, satanás, lúcifer, cobra e até com o dragão. Mas só o demônio é espírito e humano (“daimon” em grego é alma). Pelo ensino da hermenêutica, que trata da interpretação de textos antigos, vale o significado das palavras da época em que eles foram escritos. E não é só na Bíblia que “daimon” significa alma, mas também nas outras obras gregas, como as de Platão, de Homero e de outros autores da Antiguidade. Há mais de um século e meio que os enciclopedistas, os iluministas e os espíritas vêm mostrando esse erro. Não creio que seja tanto por ignorância dos líderes religiosos, mas por seus interesses egoístas, que eles mantêm esse erro.
Diabo (“diabolos” em grego é adversário), adversário porque prejudica a evolução do espírito. É como o joio no meio do trigo. E satanás e satã têm significados semelhantes ao de diabo. Já lúcifer (do latim lucem, luz, e do verbo latino ferre, transportar) é, pois, porta-luz ou inteligência figurada dos anjos rebeldes. (2 Pedro, 2:4). Assim, Jesus é o verdadeiro Lúcifer. E os anjos são também Espíritos humanos superevoluídos, mas, justamente porque são humanos, podem pecar. E fala-se também em anjos maus, como há demônios bons ou almas boas, e demônios maus ou almas más. No sepultamento de uma criança, o povo diz muito que é um anjinho. Trata-se de reminiscências do passado em que já se sabia que anjo é espírito humano. O espírito da criança é tomado como sendo pequeno, por analogia com o seu corpo pequenino. E anjo (“aggelos” em grego) significa mensageiro, enviado, “office-boy”. A Bíblia está cheia de anjos ou enviados de Deus ou do mundo espiritual para nos trazerem mensagens.
Mas como já foi dito, só demônio é espírito. Por isso, Jesus nunca tirou diabo, satanás, lúcifer, serpente e dragão de ninguém, mas só demônios maus, pois os bons não atormentam nem obsidiam ninguém. Mas, exatamente por isso, os teólogos antigos passaram a entender erradamente que todo demônio é mau, o que é um grande erro!
Amando, pois, os demônios maus e inimigos nossos, estamos enriquecendo o nosso santo patrimônio espiritual e moral. Jesus até disse que alguns são tirados das pessoas com muitas preces e jejuns. É o que os espíritas fazem e com sucesso. Realmente, se demônio é um espírito humano, mesmo que ele seja mau e inimigo nosso, temos que amá-lo, como nos ensina o excelso Mestre, não importando o fato de ele estar desencarnado.
Ou, por acaso, Jesus nos manda amar somente os Espíritos encarnados? Não foi Ele, em espírito (1 Pedro, 4:6), pregar também o evangelho para aqueles lá nos infernos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário