a partir de maio 2011

sábado, 24 de agosto de 2013

Movimento Espírita Brasileiro-24-08-2013

MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)
 Distrito Federal
Brasília – O 4º Congresso Espírita Brasileiro será realizado no período de 11 a 13 de abril de 2014 e terá como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”. O evento ocorrerá, pela primeira vez, de forma simultânea, em quatro capitais: Manaus (AM), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e Vitória (ES).  A véspera do congresso, no dia 10, será reservada às reuniões das Comissões Regionais Norte, Nordeste, Centro e Sul do Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira.  Informações mais detalhadas serão divulgadas em breve através da páginawww.febnet.org.br/4congresso.  As inscrições estão abertas desde 1º de agosto de 2013, sendo o prazo de encerramento em 31 de dezembro.  O número de vagas será limitado.
– A programação do Curso “Fundamentos do paradigma Médico-Espírita 2013: A medicina sob o ideal de Jesus” é esta:
28/9 – sábado – 15h – Fabíola Zanetti Lima – O ciclo da vida: dilemas éticos no início da vida;
27/11 – sábado – 15h – Antônia Marilene da Silva – O ciclo da vida: terminalidade, eutanásia, ortotanásia, distanásia.
– O site do 4º. Congresso Espírita Brasileiro no ar é este:www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/site-do-4o-congresso-espirita-brasileiro-no-ar/.
 
 Bahia
Salvador – Uma Oficina de Teatro está sendo realizada aos sábados, das 14h às 17h, no período de junho a dezembro, no COBEM.  Poderão participar pessoas a partir de 16 anos.  Os interessados deverão procurar a recepção.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– O Departamento de Infância e Juventude encerrará o seminário “Por que nos tornamos trabalhadores espíritas?” no último domingo, 18 de agosto, com coordenação de Sandra Borba, Salão Doutrinário da COBEM. Informações:edwardplantaodapaz@gmail.com.
Vitória da Conquista – A 60ª Semana Espírita de Vitória da Conquista terá como tema central “Reencarnação e imortalidade” e será realizada no período de 1º a 8 de setembro no Centro de Convenções Divaldo Franco: Av. Rosa Cruz, 1019, Candeias.  De 2 a 7 de setembro será realizada a 9ª Semana Espírita Jovem, para jovens de 13 a 18 anos, nas salas Elísio Dórea e Luiz Barreto no Centro de Convenções Divaldo Franco e a 16ª Semaninha Espírita para crianças de 5 a 12 anos, na Casa Espírita Maria de Nazaré: Rua Airton Senna, 01, Candeias, próximo ao Centro de Convenções.  Informações pelo e-mail uevc@uevc.com.br.
 
 Ceará
Fortaleza – A 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será realizada até o dia 2 de setembro, segunda-feira, na Associação Estação da Luz: Rua Zildenia, s/n, Tamtanduba. 
 
 Espírito Santo
Vitória – No período de 30 de agosto a 1o setembro, será realizado o 11oCongresso Espírita do Estado do Espírito Santo no Centro de Convenções de Vitória.  O evento contará com as presenças de André Luiz de Oliveira, Antônio Cesar Perri, Dalva Silva Souza, Francisco Ferraz, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba e Sandra Della Pola.  Inscrições e informações, na páginawww.feees.org.br.
– O Núcleo Espírita Irmão Maurício recebeu Wanyr Caccia para uma palestra no último domingo, 18 de agosto.  Wanyr se apresentou na terça-feira, 20 de agosto, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé. No dia 21 de agosto, quarta-feira, na Sociedade Praiana de Estudos Espíritas.
Colatina – José Ricardo do Canto Lyrio coordenou o seminário “Atendimento fraterno” no último sábado, 24 de agosto, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.
Guarapari – No último domingo, 18 de agosto, Wanyr Caccia fez uma apresentação musical na Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas.
Mimoso do Sul – No dia 23 de agosto, sexta-feira, Wanyr Caccia fez uma apresentação musical no Centro Espírita Páscoa de Jesus.
Pojucana – No período de 18 a 24 de agosto, às 19h30, no Centro de Cultura Municipal, foi realizada a XXV SEESPO: Semana Espírita Pojucana.  O tema central foi “Educação dos sentimentos”.  A programação contou com as presenças de Grupo Os Mensageiros, Euzébio da Silva, João Oliveira, José Domingos, Roseane Massareol e Glória Pita.
São Mateus – Na última quinta-feira, 22 de agosto, Wanyr Caccia fez uma apresentação musical no Centro Espírita Antônio de Pádua.
 
 Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br, pelo e-mailsecretaria@feego.org.br ou pelo telefone (62)3281-0200.
– O Show 25 anos foi realizado no dia 24 de agosto, sábado passado, no GAN – Grupo Arte Nascente. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Bom Jesus – A XXXI CORES – Confraternização Regional de Entidades Espíritas terá como tema central “Transição planetária com Jesus” e será encerrada neste domingo, 25 de agosto, no Centro Espírita Pastor José Antero Ribeiro: Av. Tancredo R. da Cunha, 308, Bairro Olímpia.  Haverá programação para bebês, crianças, jovens e adultos.  Informações no linkwww.coresgoias.net/bomjesus2013.
Caldas Novas – O VIII Mês Espírita terá como tema central “Doutrina Espírita; o consolador prometido” e será encerrado no último sábado do mês, dia 31 de agosto, às 20h, na sede da Seara Espírita Renovação: Parque Real.  No dia 24, foi encenada a peça teatral “Comédia da Vida Espírita” no Centro de Convenções.  Informações pelos telefones (64)9263-5686, 9933-0807, 8117-1361 e 8429-9874.
Montividiu – Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizado o Encontro Regional de Trabalhadores do Movimento Espírita – Comsud. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
 
 Maranhão
São Luís – A Federação Espírita do Maranhão (Rua de Santaninha, 112) agendou as seguintes atividades para o mês de agosto:
24 – Feira de Livros Jovem – Encerramento;
31 e 1º/9  – Gestão da Casa Espírita (FEB).
Informações pelo telefone (98)3232-1395 ou no sitehttp://www.femar.org.br/femarSite/.
– A Federação Espírita da Maranhão-FEMAR, através de sua coordenação de Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita, está promovendo o Curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem para Coordenadores e Monitores de ESDE.  Acesse o site www.femar.org.br no link do curso e leia o documento “sobre o curso”.  Informações no site www.femar.org.br ou pelo e-mailsecretaria.esde@hotmail.com.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O Humanizar UAI 2013 foi realizado no período de 15 a 18 de agosto, na sede da SEED – Sociedade Espírita Ermance Dufaux.  Informações pelo e-mail humanizarmg@gmail.com ou no sitewww.humanizarmg.com.br.
– O Curso “Princípios básicos médico-espíritas” é realizado aos sábados, das 9h às 10h30, na sede da AME-Minas Gerais.  O curso é transmitido ao vivo pelo canal 14 e pelo site www.tvcei.com. A programação das aulas pode ser encontrada no link http://amemg.com.br/2012/09/11/curso-de-principios-basicos-medico-espiritas-2/.
Barbacena – A SELUZ – Sociedade Espírita a Caminho da Luz – iniciou uma nova turma do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, na Rua Dário de Oliveira Lima, 99, Bairro do Campo. O ESDE engloba as cinco obras básicas da Doutrina Espírita (O Livro dos Espíritos; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Livro dos Médiuns; O céu e o inferno e A gênese), tendo ainda a complementação de muitas outras obras psicografadas (ditadas pelos Espíritos).  Venha aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre a vida atual, sobre a vida no plano espiritual e muitos outros temas que nos conduzem sempre para um caminho melhor.  Informações pelo e-mail adrianoreisbarroso2009@hotmail.com.
Cambuí – Orlando Padovan participou de uma sessão de pintura mediúnica no dia 24 de agosto, sábado passado, às 17h, na Casa Ser: Rua Júlio Roberto M. Marques, 228.  Informações pelos telefones (35)9120-9081 ou 3431-1865.
Juiz de Fora – No dia 29 de agosto, aniversário de nascimento de Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, entra no ar, em funcionamento de 24 horas diárias, a www.radioevoluir.com – rádio web.  No dia 2 de julho, o professor de comunicação e radialista, Gil Horta, e Armando Falconi, iniciaram uma jornada de atividades por cinco terças-feiras, sempre às 20h, com explicações e aulas de: linguagem atual de rádio, como atuar perante o microfone, programas gravados e programas ao vivo, exercícios para melhorar a dicção, exercícios de oratória, exercícios de desinibição, como operar a parte técnica/equipamentos, como montar um programa a partir de uma mensagem psicografada ou texto de um livro, como pesquisar na Internet para reforçar seus conhecimentos a respeito de um tema que deseja abordar.  Venha participar destas aulas, aumentar seus recursos e possibilidades, compartilhar e saber como ser útil e parceiro deste projeto, que terá possibilidades de ser acompanhado por pessoas de qualquer ponto do planeta interessadas em EVOLUIR!  Informações no site www.radioevoluir.com ou e-mailradioevoluir@gmail.com ou pelo telefone (32)3231-6000, em horário comercial.
Nova Lima – Juselma Coelho fez uma palestra com tema evangélico no dia 22 de agosto, quinta-feira, no Lar Servidores de Jesus.
Poços de Caldas – Uma nova turma do Curso do ESDE – 1o ano – reúne-se toda segunda-feira, das 20h às 21h30, no Centro Espírita Caminho, Verdade e Vida: Rua Carlos Maran, 70, Jardim Country Club.  Informações pelo e-maildomrodr@gmail.com.
Uberaba – O NAFA – Núcleo de Apoio à Família de Uberaba – reúne-se toda terça-feira, das 19h30 às 21h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste – ir pela Av. Alexandre Barbosa até o no 940, virar na Rua Tocantins e prosseguir até o final da rua. O objetivo do núcleo é propor e desenvolver habilidades para administrar problemas familiares, tais como: comportamento, abuso com álcool e drogas, dentro da visão espírita.  Informações pelo e-mail nilberto.betonil@gmail.com.
– O Grupo de PNL e Espiritismo reúne-se quinzenalmente, aos sábados, às 16h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail pnlespiritismo@yahoo.com.br; e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou site www2.quatromaosdeluz.com.br.
 
 Pará
Belém – O II Congresso Espírita Paraense será realizado com o tema central “Jesus: guia e modelo para a humanidade” no período de 17 a 19 de janeiro de 2014, no Hangar.  Garanta sua vaga e inscreva-se.  O investimento está dividido por setor e período:
Auditório – presencial: Período 1: até 10 de outubro: R$100,00; Período 2: de 11 de outubro a 10 de dezembro: R$125,00; Período 3: de 11 de dezembro a 19 de janeiro: R$150,00;
Salão com telão – ao vivo: Período 1: até 10 de outubro: R$60,00; Período 2: de 11 de outubro a 10 de dezembro: R$75,00; Período 3: de 11 de dezembro a 19 de janeiro: R$90,00.
As formas de pagamento são: Pag Seguro ou na Caixa da Livraria André Luiz/UEP: cartão até três vezes sem juros.  Informações e inscrições pelo sitewww.paraespirita.com.br.  Informações pelo e-maileventos@paraespirita.com.br ou pessoalmente, na Rua Osvaldo Cruz, 45, Campina, telefone (91)3223-4082.
– A Diretoria Executiva da União Espírita Paraense (DIREX), através de suas Coordenadorias de Infância (COINF), de Juventude (COJUV), de Estudos Sistematizados (COESD) e do Departamento de Formação do Trabalhador Espírita (FORMAR), em cumprimento ao Plano Anual de Trabalho deste ano, promoverá até o dia 15 de setembro, o Curso Básico de Formação de Educadores Espíritas, com o objetivo de instrumentalizar pessoas indicadas pelas Casas Espíritas e interessadas em atuar nas atividades de evangelização da criança, do jovem e do adulto.  Poderão participar espíritas que fazem parte das atividades de estudo da Casa Espírita e que desejem obter formação básica para atuar na Evangelização de crianças, de jovens e de adultos, devidamente indicados pela Diretoria da Casa Espírita.  O curso será realizado na sede da União Espírita Paraense: Travessa Castelo Branco, 1272, entre Av. Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.  Inscrições no site www.paraespirita.com.br ou através do preenchimento e encaminhamento da Ficha de Inscrição à Secretaria da UEP.  A programação é esta:
24 – sábado – 8h às 14h: Pedagógico;
25 – domingo – 8h às 14h: Pedagógico;
31 – sábado – 8h às 14h: Doutrinário e MOVESP;
1/9 – domingo – 8h às 14h: Doutrinário e MOVESP;
14/9 – sábado – 8h às 14h: Planejamento e Administrativo;
15/9 – domingo – 8h às 14h: Planejamento e Administrativo.
 
 Paraíba
João Pessoa – A programação de palestras do mês de agosto da Federação Espírita (Av. Gen. Bento da Gama, 555, Torre) é esta:
24 (14h) e 25 (9h às 12h) – sábado e domingo – seminário – Frederico Menezes: “Paulo de Tarso e a Conquista do Homem de Bem” – Musical: Wallace e Neifa / Sandra e Coral do EDUKAR;
27 – terça-feira – Cristina Abath: “Vós Sois a Luz do Mundo” – Musical: Damião;
29 – quinta-feira – Maria Alice Carvalho: “A Presença de Deus no Despertar do Homem de Bem” – Musical: Junior Dias.
31 – sábado – 14h – seminário – Almir Laureano: “Desconstruindo o Currículo Oculto da Violência” - Musical: Componentes do Grupo ACORDE.
– Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizado o seminário “Evangelho: bússola da vida” no Auditório UEDAC: União Espírita Deus, Amor e Caridade. Informações no site www.casadavovozinha.com.br.
Campina Grande – A VII Jamec – Jornada Médico-espírita de Campina Grande & o II Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade da Paraíba tiveram como tema central “Saúde e Espiritualidade” e foram realizados no período de 16 a 18 de agosto no Auditório da FIEP Campina Grande.  A programação contou com as presenças de Décio Iandoli, Ricardo Santos, Rossandro Klinjey, Fernando Souza, Sergio Lopes, Vitor Sarmento, Amanda Oliveira, Sergio Lopes e Carlos Roberto.  Informações pelo e-mail carlos-beto@uol.com.br.
 
 Paraná
Curitiba – Realizou-se ontem, dia 24 de agosto, no Teatro da FEP, a solenidade de comemoração do 111º aniversário da Federação Espírita do Paraná.
- Neste domingo, dia 25 de agosto, às 10h, Clayton Reis fará palestra no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- No dia 8 de setembro, às 10h, Maria Helena Marcon fará palestra sobre o tema "Exaltação ao Brasil" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- No dia 1º de setembro, às 10h, Marlon Reikdal fará palestra sobre o tema "Os três níveis da gratidão", no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
Cambé – Às quartas-feiras, às 20h30, o Centro Espírita Allan Kardec promove em sua sede, na Rua Pará, 292, um ciclo de palestras com a presença de palestrantes diversos.  Na última quarta-feira, dia 21, Célia Xavier de Camargo, de Rolândia-PR, foi a palestrante. Na próxima quarta-feira, dia 28, Ivone A. Ferioli Csucsuly, de Maringá-PR, fará a palestra da noite.
- No dia 4 de setembro, às 20h30, o palestrante-cantor Vansan apresenta-se no Centro Espírita Allan Kardec, na Rua Pará, 292. 
Cascavel - No dia 12 de setembro, às 20h, Divaldo Franco profere palestra no salão nobre do Tuiuti Esporte Clube, situado na Rua Ponta Grossa, 2998. 
Cornélio Procópio – Encerrou-se ontem, dia 24 de agosto, o IV Mês Espírita de Cornélio Procópio, realizado no Centro Espírita Estrela da Caridade, na Rua Colombo, 1064, com palestra proferida pelo confrade Marcelo Seneda, de Londrina. 
Foz do Iguaçu – No domingo passado, dia 18 de agosto, realizou-se mais um Encontro da Inter-Regional Oeste, evento que reuniu trabalhadores e dirigentes espíritas da região Oeste do Paraná e da diretoria da Federação Espírita do Paraná. 
- No dia 11 de setembro, às 20h30, Divaldo Pereira Franco profere palestra no  Hotel Golden Tulip Internacional, situado na Rua Almirante Barroso, 2006 -Centro.
Ibiporã – No dia 21 de agosto, Paulo Antonio da Cruz proferiu palestra sobre o tema "Consciência e ego - padrões de comportamento", na FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
- No dia 28 de agosto, às 20h30, Naudemar Nascimento fará palestra sobre o tema "Comportamento e saúde", na FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz.
Jacarezinho – Encerra-se no dia 31 de agosto, às 20h, a XXXIV Jornada Espírita de Jacarezinho, com palestra a cargo de Jamiro dos Santos Filho sobre o tema “Um estranho convite”. O local da palestras será o Centro Espírita “João Batista”, situado na Rua Marechal Deodoro, 701.  
Londrina – Neste domingo, dia 25 de agosto, às 9h45, Antonio Martins Júnior ministrará o seminário "Lei da Igualdade", no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433 – Jd. Pacaembu.
- Também neste domingo, dia 25 de agosto, às 10h, Rodolfo e Alessandra farão palestra no Centro Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42.
- Realiza-se neste domingo, dia 25 de agosto, às 16h, uma Tarde Cultural no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411.
- Neste domingo, dia 25 de agosto, às 16h, Gisele Asturiano fará palestra sobre o tema "As mulheres do Evangelho", no Centro Espírita Auta de Souza, na Rua Antonio Marcelino de Oliveira, 450.
- Rose Ferreira fará palestra sobre o tema "O desabrochar do amor", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 27 de agosto, às 9h.
- No dia 29 de agosto, às 20h, Ilza Maria Braga fará palestra no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133.
- No dia 30 de agosto, às 20h, Rose Ferreira fará palestra sobre o tema "As virtudes", no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411.
- No dia 31 de agosto, das 8h às 11h, será realizado no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, um Curso de Qualificação de Trabalhadores da Mediunidade para dirigentes e trabalhadores de grupos mediúnicos e alunos do módulo Científico/Mediúnico do ESDE. Realização: equipe de multiplicadores da 16ª URE Metropolitana Londrina. Coordenação: Federação Espírita do Paraná - Setor de Mediunidade. Inscrições estão abertas nas Casas Espíritas ligadas à  16ª URE.
- No dia 31 de agosto, às 14h30, Maria do Carmo Caetano fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655. 
- No dia 31 de agosto, às 17h, Déa Walter fará palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206. 
- No dia 1º de setembro, às 10h, o palestrante-cantor Vansan se apresentará no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429. No dia 2, segunda-feira, às 18h30, Vansan se apresentará novamente no Centro Espírita Nosso Lar. 
- No dia 1º de setembro, às 16h, Vansan se apresentará no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411. 
- No dia 3 de setembro, às 20h, Vansan se apresentará no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130. 
- No dia 7 de setembro, às 14h, Vânia fará palestra sobre o tema "Bem-aventurados os que têm puro o coração" no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133. 
- No dia 7 de setembro, às 14h30, Antônio Saviani fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655. 
- O Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, promove um Curso de Reciclagem sobre o Passe, que será ministrado por Astolfo Olegário de Oliveira Filho, nos dias 14 e 21 de setembro, no horário das 14h às 16h. Mais informações com Sineya: sineya@globaltur.com.br, (43) 3343-2000 e (43) 8412-8484 (TIM). O Curso será aberto aos trabalhadores das Casas Espíritas de Londrina e região. 
- No dia 14 de setembro, às 14h, Ana Flávia fará palestra sobre o tema "Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos", no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133.

Rolândia
 – A Sociedade Espírita Maria de Nazaré (Rua Maria de Nazaré 200 – Jardim Planalto) está promovendo um Curso de Autoconhecimento e Noções para o Atendimento Fraterno – Presencial e On-line.  As atividades são realizadas sempre no último sábado de cada mês.  Inscrição gratuita em:https://www.facebook.com/events/112957668875894/.
- No dia 27 de agosto, Cristiano Santos fará palestra no MAE - Movimento Assistencial Espírita, na Rua Deputado Waldomiro Pedroso, 93.
 
 Pernambuco
Recife – A XXII Mostra Espírita será realizada pela Federação Espírita Pernambucana no período de 20 a 22 de setembro no Teatro Guararapes – Centro de Convenções de Pernambuco.  A Mostra abordará o tema “O ser interexistencial e seus conflitos”, apresentando palestras que mostram a interface entre o Espiritismo, a Medicina, a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a arte e a educação, além dos momentos musicais que possibilitarão momentos de sintonia e elevação.  Os conferencistas convidados são: Alberto Almeida, André Luiz Peixinho, Leonardo Machado, Suely Caldas Schubert e Plínio Oliveira.  Informações no site www.mostraespirita.blogspot.com.
– O “6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra” já está recebendo inscrições.  Faça já a sua pela Internet.  A ficha de inscrição para participação já se encontra disponível no site do Grupo Espírita Seara de Deus:www.searadedeus.org.br.  Os amigos de Chico Xavier e sua obra estão convidados.  A inscrição é necessária, porém, gratuita.  O Encontro será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, nos dias 12 e 13 de outubro.
Garanhuns - Claudio Luciano fez uma palestra sobre o tema “Doação de órgãos – uma visão espírita” na última sexta-feira, 23 de agosto, na Seara Espírita Allan Kardec.
Olinda – O II Seminário de Pedagogia Espírita terá como tema central “Educação & espiritualidade” e será realizado no sábado, 31 de agosto, das 8h30 às 17h30, no Teatro Beberibe – Centro de Convenções de Pernambuco.  A coordenação será de Dora Incontri.  As vagas são limitadas, garanta seu ingresso!  Os ingressos custam R$25,00.  Vendas: CEE, CEES, Banca Espírita (Praça do Diário), Livraria Renascer (por trás do Cine São Luiz, Boa Vista).  Vendas pela internet: cij.cee@gmail.com ou cees.amorsempre@gmail.com.  Informações pelos telefones (81)9133-5621, 9832-4963, 8768-0392 ou 3082-0481. 
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O IV Congresso CEJA-Barra teve como tema central “A psicologia do perdão no evangelho de Jesus” e como principal conferencista Divaldo Pereira Franco.  O evento foi realizado no último domingo, dia 18 de agosto, no Citibank Hall.  Além de Divaldo, que dissertou sobre “A psicologia da felicidade”, a programação também contou com as palestras de Antônio Cesar Perri de Carvalho, falando sobre o tema “O perdão nosso de cada dia”; Alberto Almeida, que falou sobre a “Terapia do amor” e Cristiane Niero, que explicou por que “A culpa adoece e o perdão cura”.  O evento contou com atrações musicais, destacando-se a presença de Leila Pinheiro.  Informações pelo e-mail joao_luiz_romao@yahoo.com.br.
– A Obra Social Dona Meca (Rua Gazeta da Noite, 302, Taquara, Jacarepaguá) está realizando neste ano o Projeto Meca em rede: Movimento Especial de Capacitação e Articulação em Rede. A programação é esta: dias 5 e 6 de outubro – curso com Bruna Gean: “Manobras Desobstrutivas e Reempressivas em Fisioterapia Respiratória”. Informações pelo telefone (21)2446-3674 ou pelo e-mail contato@osdm.org.br.
– O seminário “Autoestima na visão espírita” será coordenado por Carlos Assis e será realizado no próximo domingo, dia 1º de setembro, das 15h às 18h, na Fraternidade André Luiz: Rua Quixadá, 30, Penha Circular.  Informações pelo e-mail fraternidadeandrluiz@yahoo.com.br.
– Na segunda-feira, 19 de agosto, Divaldo Pereira Franco fez uma palestra na Sociedade Hebraica.  Divaldo fez uma palestra na terça-feira, 20 de agosto, no Museu do Exército Conde de Linhares.  O dia 21 de agosto, quarta-feira, foi reservado para o 20º Seminário Beneficente Pró-Mansão do Caminho cujo tema central foi “Vivendo com Jesus” na Casa de Espanha.  O Grupo Espírita André Luiz recebeu Divaldo no dia 22 de agosto, quinta-feira.  A sexta-feira, 23 de agosto, foi reservada para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – Concha Acústica.  Divaldo fez uma palestra em homenagem aos 52 anos do Centro Espírita Léon Denis (Rua Abílio dos Santos, 137, Bento Ribeiro) no dia 24 de agosto, sábado, às 19h.  Finalizando o ciclo de palestras, Divaldo participará do 23o Feirão pró-Mansão do Caminho neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 17h, no Colégio Militar: Rua São Francisco Xavier, 267.  Informações pelo e-mail joao_luiz_romao@yahoo.com.br.
– Renato Prieto se apresenta em “Encontros impossíveis” de Rodrigo Fonseca, dirigido por Gustavo Gelmini e com a participação de Victor Meirelles, aos sábados, às 18h, no Teatro do Leblon: Rua Conde Bernadotte, 26.  Aos domingos, a peça é encenada às 17h.  É um espetáculo teatral de arte e tecnologia, que apresenta Adão – interpretado por Renato Prieto –, um jornalista em fim de carreira que, ao receber visitas de grandes nomes da humanidade em seu apartamento – pessoas que sempre desejou entrevistar, mas que já morreram – começa a questionar sua sanidade, suas escolhas e sua própria vida. Informações pelo telefone (21)2529-7700 ou pelo e-mailaliancaepc@yahoo.com.br.
– Em agosto, a peça “Renúncia” foi encenada no Teatro América, aos sábados e domingos, dias 17 e 18. Informações pelo telefone (21)3137-4261.  É importante destacar que, nos dias 17 e 18, parte da renda foi revertida para o Lar Anália Franco.  Informações no linkhttp://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/ultimahora78.htm.
– Divaldo Pereira Franco fez uma palestra no dia 23 de agosto, sexta-feira, na Concha Acústica da Universidade do Estado de Rio de Janeiro.  Neste domingo, dia 25 de agosto, das 9h às 17h, Divaldo coordenará um seminário na sede do Colégio Militar: Rua São Francisco Xavier, Centro.  O seminário é uma atividade do 23o Feirão pró Mansão do Caminho. O evento conta com o apoio do Grupo Espírita Caminho da Esperança.  Informações pelo e-mailjoao_luiz_romao@yahoo.com.br.
– O 20º Seminário Beneficente pró-Mansão do Caminho foi realizado no dia 21 de agosto, quarta-feira, na Casa de Espanha.  O evento teve como tema central “Vivendo com Jesus” e contou com a presença de Divaldo Pereira Franco. Informações pelo e-mail anaspranger@gmail.com.
– No último sábado, 24 de agosto, às 8h, Wanyr Caccia fez uma apresentação musical no Movimento de Amor ao Próximo: Estrada do Pau Ferro, 325, Jacarepaguá.
Araruama – O Grupo Espírita Allan Kardec (Rua Antonio Gonçalves Jardim, 313, Bairro Boa Perna) realiza no mês de agosto o Mês Dr. March e a programação é esta:
30 – sexta-feira – 20h – Eduardo Guimarães: Paulo, um homem em Cristo;
31 – sábado – 14h – Eduardo Guimarães: seminário “A família”.
Informações pelo telefone (22)2665-5787.
Duque de Caxias – O GETH – Grupo Espírita Trabalhadores Humildes – realiza Estudos Introdutórios da Doutrina Espírita em sua sede: Rua Augusto dos Anjos, s/n, Quadra 77, Lote 09.  O curso já foi iniciado no Grupo de Estudos Aprofundado da Doutrina Espírita.
Itaperuna – A programação de palestras do mês de agosto no Grupo Espírita Bezerra de Menezes (Rua Silva Jardim, 1656, Marechal Castelo Branco) será encerrada na próxima sexta-feira, dia 30, às 20h, com a presença de Jean Samel Rocha, que tratará do tema “Moisés, o mensageiro da primeira revelação”.  O momento musical fica a cargo da Mocidade do Bezerra.
– Vem aí o Encontro das Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro – EMEERJ 2013.  O evento será realizado nos dias 7 e 8 de setembro, sábado e domingo.  Este movimento irá propiciar uma maior integração da juventude da região (incluindo Niterói) gerando um fortalecimento para a COMEERJ e SENOF 2014.  A programação conta com Grupos de Estudos com a equipe de Bom Jesus e muita música com o compositor e cantor Jonathan Moreira, dentre outras atrações.  Informações no site www.ceunoroeste.org.br.
Macaé – Ampliando os horários de suas atividades públicas, o Lar Francisco de Assis (Rua Dr. Télio Barreto, 554A, Centro) realiza, todas as quartas-feiras, o estudo de “O Livro dos Espíritos”, a partir das 15h, facilitando àqueles que têm dificuldade de participar das atividades durante a noite.  Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouhttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Departamento de Doutrina da União Espírita Macaense (UEM) programou uma palestra sobre o tema “Extensão da alma”, com Cidnei Bertussi, para este domingo, 25 de agosto, a partir das 17h, no Grupo Espírita João Batista: Rua Allan Kardec, 27, Cajueiros.  Informações pelo e-mailreneadolfo@demagalhaesgomes.com.br.
Muriaé – Neste domingo, 25 de agosto, Aloísio Silva fará uma palestra no Grupo Fraternal Espírita Kajakrisma e Fraternidade Espírita André Luiz.
Niterói – Divaldo Pereira Franco fará uma palestra com tema livre no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 20h30, no Clube Português: Rua Profª. Lara Vilela, 176, São Domingos.  Informações no site www.sef.org.br.
Queimados – O 2026º. Encontro Fraterno Auta de Souza está sendo realizado neste final de semana, 24 e 25 de agosto.  O tema central desta edição é “Compreendendo a dor humana”.  Informações pelo e-mailermiriopereira@yahoo.com.br.
Teresópolis – A Jornada de Estudos Espírita em Teresópolis terá como tema “Pai Nosso” e será realizada neste domingo, 25 de agosto, das 8h às 18h, na Universidade da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO). Informações no site www.seac.org.br.
 
 Rio Grande do Norte
Natal – O 23o CONGERN – Congresso Espírita do Rio Grande do Norte será realizado no período de 29 de agosto a 1o de setembro no Centro de Convenções de Natal.  Os expositores convidados são: Marlene Nobre, José Medrado, Frederico Menezes, Irvênia Prada, Carlos Bacelli, Alberto Almeida, Marilusa Vasconcelos, Andrei Moreira, Francisco Cajazeiras, Geraldo Campana, Carlos Oliveira, Pedro Camilo, Avildo Fioravante, José Fernando Araújo e Alamar Régis.  Informações pelo e-mail gracadutra@hotmail.com.
– Alamar Regis participará de um ciclo de palestras na cidade e a programação completa é esta:
26 de agosto – segunda-feira – 19h30 – Centro Espírita Manoel Nicodemos (Vovozinha Minervina);
27 de agosto – terça-feira – 20h – Grupo Espírita Irmã Meimei: Rua Estudante José Francisco, 3953, Neópolis;
28 de agosto – quarta-feira – Local a definir – Seminário: “Espiritismo com Espíritos”;
Informações pelo telefone (84)9606-1689.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Uma nova turma para o curso de Pós em Saúde e Espiritualidade foi iniciada em abril, voltado para profissionais da área de saúde e assistência social.  O curso é coordenado por Gilson Luís Roberto e realizado nas Faculdades Monteiro Lobato – FATO: Rua dos Andradas, 1180, Centro.  As aulas são ministradas em um final de semana por mês: sextas-feiras: das 18h às 22h, sábados e domingos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações no sitehttp://www.monteirolobato.edu.br/ensino/curso/45/saude-e-espiritualidade.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida (Rua Santa Cruz, 601) programou várias palestras, no mês de agosto, para comemorar seus 15 anos de atividade.  A programação foi encerrada no último sábado, dia 24, às 16h, com o tema “O parecer e o essencial” trabalhado por Maria de Lourdes O. Antunes. Informações pelo e-mail vida@sociedadevida.org.
– A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a abertura de inscrições para grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem efetuar inscrição, via internet, no endereço www.sociedadevida.org ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – O Curso de Extensão em Pesquisa Transfenomenológica é desenvolvido pelo NEOPE-VPCC da Federação Espírita Catarinense e será realizado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.  O programa do curso é este: (1) Epistemologia e Ciência. O que é ciência? O que é Pesquisa do Espírito?; (2) Instrumentos e Métodos da Pesquisa Científica; (3) Parapsicologia e Métodos Quantitativos. Fenomenologia e Métodos Qualitativos; (4) Instrumentos e Métodos próprios aos Pesquisadores Espíritas; (5) Meditação; (6) Brainstorming x Soulstorming; (7) Revelação e Mediunidade; (8) Psicometria.  Entre um encontro e o seguinte os alunos devem fazer o Curso de Pesquisa Sistemática Integrativa na Biblioteca Universitária com as palavras-chave associadas ao tema de Pesquisa do Espírito de Interesse de cada um.  Informações no site www.fec.org.br ou pelos telefones (48)3348-0808 (FEC) e 8827-6433 ou 8405-1301.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias. A programação para 2013 é esta: Embriologia; Módulo V – 5 a 8 de setembro: Polaridades; Módulo VI – 12 e 13 de outubro: Tipos constitucionais; Módulo VII – 2 e 3 de novembro: Autismo e Síndrome de Down. Em 2014, a programação será esta: Módulo VIII – 18 e 19 de janeiro: Surdo – cegueira; Módulo IX – 22 e 23 de fevereiro: Paralisia cerebral; Módulo X – 8 e 9 de março: Macro e microcefalia; Módulo XI – 3 a 6 de abril: Os 12 sentidos; Módulo XII – 3 e 4 de maio: 1º setênio; Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Inscrições e informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– O Curso de Formação e Capacitação de Monitores do ESDE é semipresencial a partir de suporte de mídia.  Os encontros serão realizados nos dias 1, 15 e 29 de setembro; 13 e 27 de outubro, domingos, das 16h às 18h, na sede do Serte – Centro Espírita Allan Kardec.  Orientações pelo e-mailsenilde@hotmail.com.  Informações com Daniela Maciel pelo e-maildckmaciel@gmail.com.
– O 3º Fórum Nacional Paranormalidade e Mediunidade será realizado no dia 23 de novembro, sábado, no Centro de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida, Dora Incontri, José Henrique Rubim, Ricardo Di Bernardi e Luiz Alberto Silveira.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas no sitewww.3milenio.org, pelo e-mail contato@3milenio.org ou pelos telefones (48)9685-2223 ou 9685-2220.
Barra Velha – No último domingo, 18 de agosto, Carlos Baccelli fez uma palestra sobre o tema “Renascença espiritual” no Centro Espírita Jesus de Nazaré.  Informações no site www.casalarluzdocaminho.com.
Blumenau – Estão abertas as inscrições para o Foreblu - 1º Fórum Espírita de Blumenau, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro.  Estão confirmadas as presenças de Saulo Gomes, Ney Prieto Peres, Clóvis Nunes, Alamar Régis, Luiz G. Pinheiro, Júlio Goelzer, Roberto Carrilho e Zé Araújo.  Os valores das inscrições são estes: 3º lote – até 30 de agosto = R$175,00; 4º lote – até 13 de setembro = R$190,00.  Informações no sitewww.foreblu.org.br.
Itajaí – Carlos Baccelli fez uma palestra sobre o tema “Espiritismo, desafio dos dias atuais: mundo de regeneração” no dia 18 de agosto, domingo passado, na Casa Espírita Francisco de Assis.  Informações no site www.casalarluzdocaminho.com.
 
 São Paulo
São Paulo – O 9º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto.  O evento, que este ano terá como tema central “Espiritismo e Ciência”, é promovido pelo Centro de Cultura, Pesquisa e Documentação do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE/ ECM), situado na Alameda dos Guaiases, 16, na capital paulista.  O regulamento de participação e outros detalhes estão disponíveis em www.lihpe.net.
– A agenda de palestras do mês de agosto no Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) é esta:
1º – quinta-feira – Orlando Costa;
8 – quinta-feira – Orson Peter Carrara;
15 – quinta-feira – Vera Barsanulfo e Valter: “Vida e Obra de Eurípedes Barsanulfo”;
22 – quinta-feira – Antonio Demarchi;
29 – quinta-feira – Onivaldo (Herculano Pires): “Valorizar a Vida, sensata decisão”.
Informações pelo e-mail epbrito1@gmail.com.
– A peça “Afrodite já tinha celulite” será encenada aos sábados e domingos, às 18h, no Teatro Livraria da Vida no Shopping JK Iguatemi: Av. Presidente Juscelino Kubischeck, 2042, Vila Nova Conceição.  O evento será realizado em prol do GEELC (Rua Ferreira Araújo, 840, Pinheiros).
– O NAEFA iniciará no dia 6 de agosto, terça-feira, um Curso Básico de Espiritismo.  As aulas serão dadas todas as terças-feiras, das 20h às 21h30, na Rua Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 473-A, no Ipiranga.  O curso é grátis e basta ter interesse em participar.  Informações pelo telefone (11)99902-0553 ou pelo e-mail naefassis@uol.com.br e informe o seu nome, idade, endereço e e-mail, se tiver. 
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical na próxima segunda-feira, 5 de agosto, às 19h30, no Núcleo Assistencial Espírita Fraternidade Cristã: Rua Antonio de Paula Souza, 97, Jardim Primavera.  Na quarta-feira, 7 de agosto, às 19h30, o Grupo se apresentará na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas: Rua Edgard Tinel, 51, Pirituba.  Finalmente, o Reencontro realizará uma apresentação musical no próximo domingo, 11 de agosto, a partir das 18h30, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana.  Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Alamar Regis fará uma palestra na próxima quinta-feira, 8 de agosto, às 20h, no Centro Espírita Caminho de Damasco: Rua Moxei, 113, Lapa de Baixo.  Informações pelo telefone (11)3611 0164 Inês
– A UNIAD Cursos: Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Rua Borges Lagoa, 570, 8º andar, conj. 82, Vila Clementino) realizará o XIV Curso de Especialização em Dependência Química, Pós-graduação Lato Sensupresencial.  O curso terá coordenação de Ronaldo Laranjeira e contará com a participação de Claudio Jerônimo da Silva, Sergio Duailibi e Marcelo Ribeiro. Informações pelos telefones (11)5571-0493 ou 5084-3001, no sitewww.uniad.org.br ou pelo e-mail cursos@uniad.org.br.
– O III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida terá como tema central “Criando a realidade desejada: a conexão mente-corpo-espírito” e será realizado no período de 13 a 15 de setembro, no Palácio de Convenções Anhembi.  A coordenação é de Wallace Lima. Informações e inscrições no site http:www.simposiosaudequantica.com.
– A peça teatral espírita “Há dois mil anos – uma história de amor e esperança” é encenada aos domingos, às 19h, no Teatro do Ator: Praça Roosevelt, 172, ao lado da Igreja da Consolação, próximo ao metrô República.  Os ingressos custam a partir de R$14,90.  Esta é a nova versão deste clássico da literatura mundial, publicado em quase todo o mundo, que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos.  Inspirada numa das existências do Espírito Emmanuel, e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga.  Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, veem toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.  A nova montagem remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período.  São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens.  Os efeitos especiais, sempre presentes nas montagens dão o destaque singular ao trabalho, aliado a uma trilha sonora exclusiva e original, composta para o espetáculo e cantada ao vivo.  É uma história de amor que merece ser assistida, num espetáculo para todas as idades, e para o público em geral, sem restrições, onde o principal ponto de convergência é o grande amor, que supera nossas falhas, no caminho da evolução permanente.  Informações pelo e-mail joseramosator@yahoo.com.br ou pelos telefones (11)99714-2039 ou 99280-0362.
– A peça “Nosso Lar – A Morada da Esperança” traz ao teatro a obra do Espírito André Luiz, psicografada por Chico Xavier, já levada às telas cinematográficas com grande sucesso de bilheteria, com mais de quatro milhões de espectadores, será encenada no Teatro do Ator: Praça Roosevelt, 172, ao lado da Igreja da Consolação, próximo ao metrô República.  Os ingressos custam R$40,00 ou R$ 20,00 + 1kg de alimento e será realizada aos sábados, às 19h.  Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4Fp1cT5ndt0.  Informações pelo e-mail joseramosator@yahoo.com.br ou pelos telefones (11)99714-2039 ou 9928-0032.
– O V Simpósio de Saúde e Espiritualidade terá como tema central “Vida Sustentável e Espiritualidade” e será realizado no período de 27 a 29 de setembro no Teatro Marcos Lindenberg: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino. A inscrição deve ser feita no site http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm e custa R$65,00. Informações pelo e-mail nuse.unifesp@gmail.com.
– A USE do Estado de São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana, fica a duas quadras na rua do metrô Santana) está realizando o Curso de Gestão de Centro Espírita em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, todo sábado, das 8h30 às 13h.  Os facilitadores são Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Osmar Fantinato e Hélio Alves Correa.  A coordenação do curso é de Julia Nezu e o Dirigente da turma, Geraldo Ribeiro.  O cronograma do curso é esse: 10/8 – Módulo 3 – capítulos 1 e 2; 14/9 – Módulo 3 – capítulos 3 e 4; 28/9 – Módulo 4 – capítulos 1, 2, 3 e 4; 26/10 – Módulo 4 – capítulos 5, 6 e 7; 9/11 – Módulo 5 – capítulos 1, 2 e 3; 23/11 – Módulo 5 – capítulos 4 e 5; 23/11 – almoço de confraternização e entrega de certificado. Inscrições pelos endereços eletrônicos use@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br ou pelo telefone (11)2950-6554.  O investimento é de R$140,00, em sete parcelas. Informações nos sites www.ccdpe.org.br ou www.usesp.org.br.
– Marlene Nobre, presidente das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional, fez um estudo detalhado do passe e afirma que, sem sombra de dúvida, “estudar o passe é descobrir que ele é também cura magnética – uma terapêutica simples, sem contraindicação, que tem beneficiado milhares de criaturas humanas”.  O passe é uma atividade que traz muitas dúvidas a quem o realiza e a quem o recebe.  Afinal: o que é que se doa? Como se doa? Quem doa? Quem recebe?  A autora foi buscar as respostas a essas perguntas tão importantes nas fontes da Doutrina Espírita, principalmente nas obras de Allan Kardec e nas de Chico Xavier/Emmanuel.  Assim, a Associação Médico-espírita de São Paulo, em parceria com o Grupo Espírita Cairbar Schutel, está realizando o curso “O passe como cura magnética” todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, até o dia 12 de dezembro, na sede do Cairbar: Av. Pedro Severino, 325.  A coordenação é de Marlene Nobre e Rodrigo Bassi.  O curso é oferecido para os sócios da AME-SP e trabalhadores do Grupo Espírita Cairbar Schutel e os organizadores avisam que é necessário realizar inscrição via e-mail para participação e que não será possível participar de apenas algumas aulas, a inscrição é para o curso completo.  Para mais informações ligar para (11)2574-8696, mandar e-mail para secretaria@amesaopaulo.org.br ou acessar o site www.amesaopaulo.org.br.
– O 23º Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves está recebendo poesias.  O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro, para o endereço: Arte Poética Castro Alves (23º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.  A partir de outubro de 2013, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia.  A festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um ou dois classificados na categoria Menção Honrosa) será realizada no dia 13 de novembro (quarta-feira), às 19h, no Grupo da Paz, Rua Pereira Caldas, 120, Jardim da Glória, São Paulo (SP), com participações de José Damião, Guiomar Sant’Anna e Luciene Faquinelli, da Rádio Boa Nova (apresentação e leitura das poesias); Nelson Dejane (o cantor dos poetas) e Marli Ferreira (parte artística); Altamirando Carneiro (declamação). (deciobressanin@yahoo.com.br,www2.quatromaosdeluz.com.br).
– O Centro Espírita Caminho de Damasco (Rua Moxei, 113, Lapa de Baixo) programou algumas festividades de aniversário no mês de agosto.  A programação completa é esta:
5 – segunda-feira – 20h – Wanyr Caccia – palestra cantada: Valorização da Vida;
6 – terça-feira – 20h – Francisco Aranda Gabilan – Que é Deus – provas da existência;
7 – quarta-feira – 20h – Paulo Henrique Figueiredo – A felicidade segundo o Espiritismo – para onde vamos depois da morte;
8 – quinta-feira – 20h – Alamar Regis Carvalho – Tema Livre;
9 – sexta-feira – 20h – Bruno Rodrigues e Alan Vilches – palestra cantada: Amor e Alegria;
10 – sábado – 9h – Grupo Vocal Cantores da Luz – palestra cantada.
Informações com Inês, tel: (11)3611-0164 ou no sitewww.caminhodedamasco.org.br.
– No último domingo, 28 de julho, Wanyr Caccia se apresentou no Centro Espírita Bênção da Paz. 
– A agenda de palestras do mês de julho da Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas foi encerrada na última quarta-feira, dia 31, com a presença de Rosa Maria.  Informações pelo e-mail luceli_obara@yahoo.com.br.
– A agenda de palestras do mês de julho na Congregação Espírita Maria Benta foi encerrada na última segunda-feira, 29, com a presença de Marco Antônio Maiuri e harmonização do Grupo Musical Chaves da Luz.  Informações pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
– A programação de palestras do mês de julho na Casa do Consolador foi encerrada no dia 30, terça-feira, com a palestra Musicoterapia, de Margarete Áquila.  Informações no site:www.casadoconsolador.com.br.
Adamantina – A Programação do 39º Mês Espírita de Adamantina encerrou-se no dia 31, com Pedro Bonilha falando sobre a Parábola dos talentos.
– No último sábado, 3 de agosto, Donizete Pinheiro da Silveira fez uma palestra sobre o tema “Ninguém poderá tirar de você” no Ave Cristo – Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita: Av. Capitão José Antonio de Oliveira, 151.  O evento fez parte do 39º Mês Espírita de Adamantina.
Americana – O 9º Encontro da Canção Espírita foi realizado no último sábado, 3 de agosto, às 19h, no Teatro Paulo Autran: Rua Belém, 233, Jardim Nossa Senhora de Fátima.  Informações no sitewww.useiam.org.br/index.php/departamento/DAC ou pelo e-mailclaytonprado1@gmail.com.
Araçatuba – A programação de Palestras Públicas do mês de agosto na Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) é esta:
6 – terça-feira – 20h – Palestra com Tema Livre: Watal Maia da Cruz;
13 – terça-feira – 20h – Amai os vossos inimigos: Ofélia G. Candil;
20 – terça-feira – 20h – Palestra com Tema Livre: Giuliano Faria;
27 – terça-feira – 20h – Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita: Maderlene de Almeida Yamada.
– A agenda de palestras do mês de julho na Casa da Caridade foi encerrada na última terça-feira, dia 30, com a presença de Maria da Graça Galetti que abordou o tema: “Amar o próximo como a si mesmo”.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araraquara – Estão abertas as inscrições para o Encontro Cairbar Schutel 2013.  Esta edição será realizada em Araraquara, pois o local tradicional, em Matão, está em reformas.  O evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, sábado e domingo, na sede do Centro Internacional de Convenções Dr. Nelson Barbieri.  Os valores das inscrições são estes: R$30,00 de 1º a 30 de agosto e R$35,00, a partir de 31 de agosto.  O tema central desse ano será “A arte de servir” e o evento contará com as presenças de Cláudio Marins, Cíntia Vieira Soares, André Marouço, Gutemberg Paschoal, Allan Vilches, Grupo GEDE, Therezinha Oliveira, Célia Xavier Camargo, Lucy Dias Ramos e uma grande surpresa aos participantes.  Além disso, será realizada uma homenagem a Wallace Leal V. Rodrigues.  Uma novidade: inscrição obrigatória, mas isenta de taxa para participantes até 20 anos de idade.  Haverá atividades para jovens e crianças.  Programação, inscrições, dados de hotéis e restaurantes, entre outras informações, estão nos linksusematao.com.br ou institutocairbarschutel.org.  Inscrições exclusivamente pelo site.
Arujá – A programação de palestras do mês de julho no Centro Cultural Espírita Reflorescer foi encerrada na última terça-feira, dia 30, com Romeu Weiser.  Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
Auriflama – A programação comemorativa dos 50 anos do Centro Espírita Amor, Luz e Verdade foi encerrada no dia 31 de julho, quarta-feira, com uma palestra de Luís Carlos Barros Costa.
Bauru – Anete Guimarães participou de uma programação especial no último final de semana, dias 27 e 28 de julho, coordenou os seminários “Mediunidade – Mitos e Verdades” e “Neuroplasticidade Auto Dirigida – Você Pode Mudar” e ministrou a palestra “Educar para transformar”. Informações no link www.estudosistematizado-doutrinaespirita.blogspot.com.br
– No último domingo, 28 de julho, Anete Guimarães participou de duas atividades no Centro Espírita Amor e Caridade: às 9h, fez uma palestra sobre o tema “Educar para Transformar” e, a partir das 14h30, coordenou o seminário “Neuroplasticidade autodirigida”.  À noite, a partir das 19h30, Anete fez uma palestra sobre o tema “Os efeitos das emoções em sua vida” no Centro Espírita A Serviço do Mestre.  Informações no linkwww.movimentoespiritabauru.blogspot.com.br.
Botucatu – Na Sala de multimídia da Biblioteca da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP será realizado o curso de Extensão Universitária “Saúde e Espiritualidade”.  As aulas são realizadas às quintas-feiras, das 18h às 19h.  Público-alvo: comunidade universitária e sociedade em geral interessada. A programação completa é esta: 8/8: ”Obsessão: fator ignorado na etiologia das doenças”; 22/8: “Deficiência mental e espiritualidade”; 19/9: “Cura, Autocura e o papel da Arte na Espiritualidade”; 3/10: Reunião da Comissão Organizadora do X Congresso de Saúde e Espiritualidade; 17/10: Reunião da Comissão Organizadora do X Congresso de Saúde e Espiritualidade; 31/10: “Saúde mental e espiritualidade”; 14/11: “O magnetismo e a medicina: das patologias aos processos de cura”; 28/11: “Espiritualidade e imunidade”; 12/12: “Jesus, o médico incomparável”.  Informações no e-mailalfredo.zavatte@terra.com.br.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de agosto no NEOVE: Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, Santa Terezinha) é esta:
1º – quinta-feira – 14h – Claudete Martins: “Juventude Espírita”; 20h – Lucia de Fatima – “Pais & Filhos – apresentação: Cantores da Luz;
4 – domingo – 9h – Nelson Fantagucci: “A Paternidade como missão”;
5 – segunda-feira – 20h – Ricardo Campelo: “Céu e Inferno”;
6 – terça-feira – 20h – João Marcos: “Juventude Espírita”;
8 – quinta-feira – 14h – Edson Ramos: “A Paternidade como missão”; 20h – Walter Célio: “O Plano Social de Deus”;
11 – domingo – 9h – Carlos Ibanhez: “Piedade Filial”;
12 – segunda-feira – 20h – Armando Crudo: “A Paternidade como missão”;
13 – terça-feira – 20h – Manolo Quesada: “O Amor está no ar”;
15 – quinta-feira – 14h – Luciana Ostafiuc: “Dr. Bezerra de Menezes – o médico dos pobres”; 20h – Carlos Valério: “Família Reconstruída”;
18 – domingo – 9h – André Ariovaldo: “Mediunidade” – apresentação: Cantores da Luz;
19 – segunda-feira – 20h – Eugênio: “Jesus e os fariseus”;
20 – terça-feira – 20h – Mauricio Amorim: “Dr. Bezerra de Menezes – o médico dos pobres”;
22 – quinta-feira – 14h – Vanderlei Pacheco: “Piedade Filial”; 20h – Eliete Arruda: “Voluntariado”;
25 – domingo – 9h – Maria Honório: “Pagar o mal com o bem”;
26 – segunda-feira – 20h – Valter Poleti: “Voluntariado”;
27 – terça-feira – 20h – Reinaldo Junior: “A Paternidade como missão”;
29 – quinta-feira – 9h – Jussara Garcia: “Voluntariado”; 20h – Janice Machado: “Muitas moradas na Casa de meu Pai”.
– A Equipe do Departamento de Mocidade a União das Sociedades Espíritas de Carapicuíba realizou o Curso de Formação de Coordenador e Evangelizador de Juventude Espírita no último domingo, dia 28 de julho, no NEALUZ – Núcleo Espírita Amor e Luz.  Informações pelos e-mails mocidade@usecara.org oupc-nunes@hotmail.com.br.
– A programação de palestras do mês de julho no Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna foi encerrada no dia 30, terça-feira, com a presença de Walter Célio, que tratou do tema “Justiça da reencarnação”.
– A programação de palestras do mês de julho no NEAL foi encerrada na última terça-feira, 30, com o tema “Desapego” estudado por Carlos Valério.
Espírito Santo do Pinhal – O 2º Festival do Livro Espírita de Espírito Santo do Pinhal é realizado na sede do Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus”: Rua Rafael Oricchio Neto, 890, Vila São Pedro.  O tema central será “Literatura e Educação Espírita na Atualidade” e o evento será encerrado neste domingo, 4 de agosto, com a seguinte programação: das 9h às 18h: Feira do Livro Espírita – Coreto da Praça da Independência; 10h: Filme Espírita no Cine Art Café.  O evento contou com apresentação da peça “Cenas da vida espírita”, dos expositores Avildo Fioravante, André Luís Rosa, Martha Rios Guimarães e Jeferson Betarello e apresentações musicais da Banda Amigos para sempre, Coral Cativar, Vania – violão e voz, Gustavo – sax instrumental.  Informações pelos e-mails filog@uol.com.br ou aryoswaldoleitedasilva@yahoo.com.br.
Franca – O Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo será realizado toda quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita Vovô Pedro: Av. Dr. Willian Azzuz, 599, Vila Gosuem.  Às quintas-feiras, às 20h, será estudado o livro “O despertar da consciência”, no mesmo local.  Informações com Cirlei Narcizo pelo telefone (16)9965-4050 ou pelo e-mail cirlei@com4.com.br.
Guararapes – Sebastião Camargo fará uma palestra sobre o tema “Evangelho e autocura” na próxima terça-feira, 6 de agosto, às 20h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Seis de Junho, 287.
– Luiz Augusto Macedo fez uma palestra com tema livre na terça-feira, 30 de julho, no Centro Espírita Bezerra de Menezes. Informações pelo e-mailluizaugustomacedoguararapes@hotmail.com.
Guaratinguetá – A Escola de Especialistas de Aeronáutica recebeu Alamar Regis para um diálogo e palestra com muitos ex-colegas de Aeronáutica, no período de 27 a 29 de julho.
Guarulhos – As Casas André Luiz – Unidade de Longa Permanência (Avenida André Luiz, 723, Picanço) e a Universidade Internacional de Ciências do Espírito estão realizando o curso Medicina Integrativa: Formação de Agentes Promotores de Saúde e melhoria da qualidade de vida, interligando Ciência, Saúde e Espiritualidade.  O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o cuidado do organismo nas suas diversas etapas de desenvolvimento.  O curso é realizado no primeiro sábado de cada mês, das 8h30 às 12h30.  A programação é esta: 3/8; 14/9; 5/10; 9/11 e 7/12.  A coordenação é de Sérgio Felipe de Oliveira.  Informações pelo e-mail uniespirito@feal.com.br.
– Valter Farid Julio coordenou o seminário “A importância fluídica em nossa saúde” na última sexta-feira, 2 de agosto, no GEBEM. Informações pelo e-mailromiranda@trevisan.adv.br.
– A programação de palestras do mês de julho do Centro Espírita Semeadura de Jesus foi encerrada na última segunda-feira, 29, com a presença de Adriana Aguiar Brotti, que tratou do tema “Vida a dois: expectativas, realidade e a Lei de Amor”. Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com.
Itu – O seminário “Família: desafio e importância em nossas vidas” será realizado no dia 5 de outubro, sábado, das 14h às 18h, no Instituto Beneficente Chico Xavier.  A programação completa é esta: Tema 1 – Claus Peter Willi: “Filhos adotivos: amor em ação”; Tema 2 – Claudia Mandato Gelemter: “As novas contribuições familiares e o Espiritismo”; Tema 3 – Vânia M. Vasconcelos: “O lar, os valores morais e os desafios do mundo”.  Inscrições e informações no site www.institutochicoxavier.com.
Jacareí – A XV Jornada Espírita sobre a Valorização da Vida terá como tema central “Mulheres... novos rumos” e será realizada no mês de agosto no Centro Espírita Paula Ortiz: Rua Campos Sales, 279.  A programação completa é esta:
4 – domingo – 19h – Fátima Carvalho: “A história da mulher através dos tempos”;
11 – domingo – 19h – Maria Cristina: “A reencarnação na perspectiva da educação dos sentimentos”;
18 – domingo – 19h – Marina Ferri: “A mulher, o Espiritismo e os Direitos Humanos”;
25 – domingo – 19h – Terezinha Sardano: “Mulher, alcoolismo e outras dependências”.
– O curso “Filosofia Espírita” tem duração de 96 aulas e é realizado das 15h às 17h, aos sábados, no O.S.C.E. Servos de Maria: Rua Exp. José de Oliveira Ramos, 26.  Informações no site www.filosofiaespirita.net.br.
Jundiaí – O Centro Espírita João Batista (AV. Dr. Sebastião Mendes Silva, 571, Anhangabaú) realizará um ciclo de palestras em comemoração aos 73 anos de fundação, aos sábados, a partir das 15h.  A programação completa é esta:
3 – sábado – Orlando Noronha Carneiro: Terapia do perdão – Abertura musical: Rafael A. M. da Costa;
10 – sábado – Avildo Fioravante: Transição planetária – Abertura musical: Carlos Colombo;
17 – sábado – Milton Felipeli: Que caminho seguir? – Abertura musical: Grupo Luz em Voz;
24 – sábado – Vania M. Vasconcelos: O Espiritismo hoje – Abertura musical: Eloísa Bellini;
31 – sábado – Wanyr Caccia: Valorização da vida à luz da doutrina – palestra musicada.
Informações pelo telefone (11)4586-1955 ou 4521-5305.
– O 1o FEICE – USE JD: Feira Cultural Espírita será realizado no dia 22 de setembro, domingo, às 13h30.  O evento contará com apresentações musicais e teatrais, oficina literária, oficina de desenho e concurso literário.  As inscrições serão realizadas até o dia 15 de setembro através do e-mailusejdcultura@outlook.com, ou preencha a ficha na sua Casa Espírita e entregue na secretaria do Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511, Centro.  Informações pelo telefone (11)4521-7741.
Marília – A Comunidade Eurípedes Barsanulfo (Av. Sampaio Vidal, 2110-A, Jardim Continental) realiza aos sábados, das 20h às 21h, o curso “Conversando sobre a morte – um diálogo indispensável à vida eterna e feliz”.  A coordenação é de Donizete Pinheiro e pode participar qualquer pessoa com mais de 12 anos, sem inscrição ou taxas. Informações pelo telefone (14)3417-5768.
– O Centro Espírita Luz e verdade (Rua 15 de novembro, 1146) avisa que novas turmas do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita serão iniciadas em agosto: às segundas-feiras, das 19h30 às 21h, a partir de 5 de agosto, e toda quinta-feira, das 19h30 às 21h, começando no dia 8 de agosto.  Inscrições na Livraria ou pelo telefone (18)3454-2071.
Mauá – Deusa Samu fará uma palestra com tema livre no dia 10 de agosto, sábado, às 20h, no Grupo Espírita Fraternidade: Rua Joaquim Chavasco, 86.
– Alamar Regis fez uma palestra de manhã e coordenou um seminário no período da tarde, no último sábado, 3 de agosto, às 14h, no Recanto de Francisco: Rua Ronaldo de Moura, 221, Chácara 4, Jardim Ituaçu.  Informações com Almir, pelos telefones (11)4511-2711 ou 98352-2611.
Osasco – O 5º. Encontro Paulista de Monitores do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita será realizado no dia 12 de outubro, sábado. O tema central será “Compartilhando experiências de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação”.  Informações e inscrições no sitewww.usesp.org.br, pelo e-mail epmesde@usesp.org.br ou pelo telefone (11)2950-6554.
Pacaembu – A agenda de palestras do mês de agosto do Centro Espírita Amor e Verdade (Rua José Galdino dos Santos, 338) é esta:
6 – terça-feira – 20h – Sergio Henrique Lourenço: “Transição Planetária”;
19 – segunda-feira – 20h – José Maria Souto Maior: “Jesus e o roteiro para vida eterna”.
Penápolis – As atividades do mês de agosto no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luís Osório, 1262) serão realizadas em comemoração aos 51 anos de fundação.  A programação completa é esta:
3 – sábado – 20h – Rosangela Cambraia: tema livre;
4 – domingo – 7h às 11h30 – Antonio Carlos M. Felcar, Rita de Cássia Merces Minghin, Paulo H. Sant’ana da Costa: seminário “Renúncia”;
5 – segunda-feira – 20h – João Marchesi Neto: “Família: a flor da vida”;
10 – sábado – 20h – Valderi Callili: “A oração do justo”;
12 – segunda-feira – 20h – José Luiz do Valle: Tema Livre;
17 – sábado – 20h – André Luís Iesi Sobreiro: “A Parábola das Dez Virgens”;
18 – domingo – 9h às 12h – Luís Guilherme Galante Marchesi: seminário “O Espírito e a Casa Espírita: reflexões e propostas de educação da alma”;
19 – segunda-feira – 20h – Francisco Ortolan: “Causas das aflições”;
24 – sábado – 20h – Paulo Robero Rodrigues Pinto: “Ociosidade”;
26 – segunda-feira – 20h – Antonio Carlos Navarro: “Missão do homem inteligente”;
31 – sábado – 20h – Solange Hubner: Tema Livre.
Informações pelo e-mail joao.marchesi55@gmail.com.
– A agenda de palestras programadas para o mês de julho no Centro Espírita Discípulos de Jesus foi encerrada no dia 29, segunda-feira, com Wellington Balbo e o tema “Fazemos tempestade em copo d’água?”.
Presidente Prudente – Neste domingo, 4 de agosto, às 20h, Renato Alexandre e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Parábolas de Jesus: paradigma de um novo amanhecer” no Centro Espírita André Luiz: Rua Amadeu Amaral, 333.  Informações pelos e-mailsbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Promissão – No último domingo, 28 de julho, Agnaldo Paviani fez uma palestra com tema livre na Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes.
Salto – No último domingo, 28 de julho, a Troupe Teatral Paulistana encenou a peça: “O Céu pode esperar”, de Vera Lucia Marinzeck de Carvalho /Espírito Antonio Carlos, na Sala Palma de Ouro.  Informações no sitewww.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mailtroupeteatralpaulistana@hotmail.com.
Santo André – Deusa Samu coordenará o seminário “Pais e filhos – companheiros de jornada” neste domingo, 4 de agosto, das 9h às 12h, no Centro Espírita Anália Franco: Av. São Paulo, 1205.  Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 3 de agosto, às 14h30, Agnaldo Paviani fez uma palestra sobre no Centro Espírita Redentor: Rua Artur de Queirós, 872 B.  Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.comou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado toda quinta-feira na Escola Espiritual Ordem e Progresso.  O curso é no Centro Espírita Ismênia de Jesus.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Curso de extensão em pós-graduação “Ciência, Saúde e Espiritualidade” será realizado aos sábados, das 14h30 às 17h, até o dia 30 de novembro, na Universidade Santa Cecília.  O curso tem duração de 80h e é coordenado por Flavio Braun Fiorda.  Informações: www.unisanta.br/posgraduacao/extensao.
– A agenda de palestras do mês de julho no Centro Espírita Ismênia de Jesus foi encerrada no dia 30, terça-feira, com a presença de José Rivera.  Informações no site www.ismeniadejesus.org.br ou pelo e-mailadministracao@ismeniadejesus.org.br.
São Bernardo do Campo – O V Seminário da AME-ABC será realizado no dia 19 de outubro, sábado, das 8h às 17h, no Anfiteatro do Colégio Ábaco: Av. João Firmino, 1099, Bairro Assunção. O tema central desta edição é “Início e terminalidade da vida no paradigma médico-espírita”.  As inscrições estão abertas e serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h; pelo telefone (11)2897-0267 com Eliete, ou no site www.ameabc.org.br.  As inscrições custam R$30,00 e as vagas são limitadas.
– Neste domingo, 4 de agosto, às 20h, Agnaldo Paviani fará uma palestra no Grupo Fraternal Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154, Vila Olga.  Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 20h, são realizados os atendimentos do DESADEF – Departamento de Socorro e Amparo aos Dependentes Químicos, na Casa de Apoio: Rua Joaquim Nabuco, 507.
São Carlos – O 5º Fórum Caminhos para o Espiritismo será realizado no dia 31 de agosto, sábado, na Associação Espírita Obreiros do Bem: Rua Vivaldo Lanzoni, 200.  Se você ainda não fez sua inscrição, não perca tempo.  Ela é gratuita e as vagas são limitadas. Para fazê-la, preencha o formulário on-line no site www.caminhosparaoespiritismo.org.br.  Informações pelo e-mailvital.cruvinel@gmail.com.
São José do Rio Preto – A relação de palestrantes do mês de agosto no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) é esta:
24 – sábado – Nelson Crivelin;
31 – sábado – Nelson Vasconcelos.
Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mailantoniocarlosnavarro@gmail.com.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O III Mês Espírita e XII Feira do Livro Espírita foram encerrados no dia 30 de julho, terça-feira, no CEFA – Centro Espírita Francisco de Assis. Informações pelo e-mail veranaty@hotmail.com.
São José dos Campos – A A.M.E. São José dos Campos (Rua Dr. Oscar Strauss, 344, Bosque) programou uma Aula Musical com Jorge Reis no dia 7 de agosto, quarta-feira, às 19h30.  Informações com Jorge Reis pelos telefones (12)3947-3230 ou 3936-1391 ou pelo e-mailjorgereis@giassj.cta.br.
– O Curso de Médiuns é realizado aos sábados, às 17h, no Centro Espírita Casa do Caminho: Av. Rui Barbosa, 231, Centro.  Informações pelo telefone 3941-9735, das 13h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.
– O Curso Básico de Espiritismo é realizado aos sábados, às 16h, na Casa do Caminho: Av. Rui Barbosa, 232, Centro.  Informações com Marlene pelo e-mail casmaranho@ig.com.br.
– Toda quarta-feira, a partir das 19h30, venha estudar no CEJEN – Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua Minas Gerais, 291, Vila Maria.  O próximo livro será “Libertação”.
– A USE Intermunicipal programou palestras mensais durante o ano.  No mês de julho, o tema foi “O Livro dos Espíritos e seus complementos”.  A programação foi encerrada no último domingo, dia 28, com Tani, na Comunidade Espírita Dr. Ivan de Souza Lopes.
– O curso “Capacitação de Dirigentes de EAE” foi ministrado até o dia 31 de julho, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, na sede da AME.  Informações pelos e-mails mjscacchetti@gmail.com ou tadel@ig.com.br.
São Miguel Paulista – O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no próximo domingo, 11 de agosto, às 18h30, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana.
Sorocaba – No último domingo, 28 de julho, o Centro Espírita Fé em Deus realizou o XIII Encontro de Corais e Músicos Espíritas.  A programação contou com as presenças do Grupo Vocal Seareiros do Bem, Grupo Vocal Cantares, Coral Meditação e Caridade, Grupo Vocal e Instrumental Irmãos Munhoz, Coral Jecal A Caminho da Luz, Orquestra Sinfônica de Amadores Rafael Julian e Grupo Vocal Jardins a Reflorescer.  Informações no sitewww.cefeemdeus.ccom.br ou pelo e-mail cefeemdeus@gmail.com.
Taubaté – Na próxima sexta-feira, 9 de agosto, às 20h, Marlene Nobre fará uma palestra sobre o tema “O passe como cura magnética” no Centro Espírita União e Caridade: Rua Dr. Souza Alves, 142.  O evento é uma realização da USE Intermunicipal de Taubaté e da AME/Vale do Paraíba. Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taubaté – João Batista Bonani fará uma palestra sobre o tema “O reino de Deus” no próximo sábado, 10 de agosto, às 19
São Paulo – O 9º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo está sendo realizado neste final de semana, dias 24 e 25 de agosto.  O evento, que este ano tem como tema central “Espiritismo e Ciência”, é promovido pelo Centro de Cultura, Pesquisa e Documentação do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE/ ECM), situado na Alameda dos Guaiases, 16, na capital paulista.  O regulamento de participação e outros detalhes estão disponíveis em www.lihpe.net.
– A peça “Afrodite já tinha celulite” será encenada aos sábados e domingos, às 18h, no Teatro Livraria da Vida no Shopping JK Iguatemi: Av. Presidente Juscelino Kubischeck, 2042, Vila Nova Conceição. O evento será realizado em prol do GEELC (Rua Ferreira Araújo, 840, Pinheiros).
– O NAEFA realiza um Curso Básico de Espiritismo, todas as terças-feiras, das 20h às 21h30, na Rua Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 473-A, no Ipiranga.  O curso é grátis e basta ter interesse em participar.  Informações pelo telefone (11)99902-0553 ou pelo e-mail naefassis@uol.com.br e informe o seu nome, idade, endereço e e-mail, se tiver. 
– A UNIAD Cursos: Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Rua Borges Lagoa, 570, 8º andar, conj. 82, Vila Clementino) realizará o XIV Curso de Especialização em Dependência Química, Pós-graduação Lato Sensupresencial.  O curso terá coordenação de Ronaldo Laranjeira e contará com a participação de Claudio Jerônimo da Silva, Sergio Duailibi e Marcelo Ribeiro.  Informações pelos telefones (11)5571-0493 ou 5084-3001, no sitewww.uniad.org.br ou pelo e-mail cursos@uniad.org.br.
– O III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida terá como tema central “Criando a realidade desejada: a conexão mente-corpo-espírito” e será realizado no período de 13 a 15 de setembro, no Palácio de Convenções Anhembi.  O evento será coordenado por Wallace Lima. Informações e inscrições no site http://www.simposiosaudequantica.com.
– A peça teatral espírita “Há dois mil anos – uma história de amor e esperança” é encenada aos domingos, às 19h, no Teatro do Ator: Praça Roosevelt, 172, ao lado da Igreja da Consolação, próximo ao metrô República.  Os ingressos custam a partir de R$14,90.  Esta é a nova versão deste clássico da literatura mundial, publicado em quase todo o mundo, que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos.  Inspirada numa das existências do Espírito Emmanuel, e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga.  Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, veem toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.  A nova montagem remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período.  São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens.  Os efeitos especiais, sempre presentes nas montagens dão o destaque singular ao trabalho, aliado a uma trilha sonora exclusiva e original, composta para o espetáculo e cantada ao vivo.  É uma história de amor que merece ser assistida, num espetáculo para todas as idades, e para o público em geral, sem restrições, onde o principal ponto de convergência é o grande amor, que supera nossas falhas, no caminho da evolução permanente.  Informações pelo e-mail joseramosator@yahoo.com.br ou pelos telefones (11)99714-2039 ou 99280-0362.
– A peça “Nosso Lar – A Morada da Esperança” traz ao teatro a obra do Espírito André Luiz, psicografada por Chico Xavier, já levada às telas cinematográficas com grande sucesso de bilheteria, com mais de quatro milhões de espectadores, será encenada no Teatro do Ator: Praça Roosevelt, 172, ao lado da Igreja da Consolação, próximo ao metrô República.  Os ingressos custam R$40,00 ou R$ 20,00 + 1kg de alimento e será realizada aos sábados, às 19h.  Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4Fp1cT5ndt0.  Informações pelo e-mail joseramosator@yahoo.com.br ou pelos telefones (11)99714-2039 ou 9928-0032.
– O V Simpósio de Saúde e Espiritualidade terá como tema central “Vida Sustentável e Espiritualidade” e será realizado no período de 27 a 29 de setembro no Teatro Marcos Lindenberg: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino. A inscrição deve ser feita no site http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm e custa R$65;00. Informações pelo e-mail nuse.unifesp@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de agosto da Congregação Espírita Maria Benta será encerrada na próxima segunda-feira, dia 26, com a realização da 10a Mesa-Redonda da Maria Benta.  O evento contará com a participação de Julia Nezu, Nair de Moraes e Nelson Salvador Frignani e harmonização musical de Itamar Santiago.  Informações pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
– A USE do Estado de São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana, fica a duas quadras na rua do metrô Santana) está realizando o Curso de Gestão de Centro Espírita em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, todo sábado, das 8h30 às 13h.  Os facilitadores são Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Osmar Fantinato e Hélio Alves Correa.  A coordenação do curso é de Julia Nezu e o Dirigente da turma, Geraldo Ribeiro.  O cronograma do curso é esse: 14/9 – Módulo 3 – capítulos 3 e 4; 28/9 – Módulo 4 – capítulos 1, 2, 3 e 4; 26/10 – Módulo 4 – capítulos 5, 6 e 7; 9/11 – Módulo 5 – capítulos 1, 2 e 3; 23/11 – Módulo 5 – capítulos 4 e 5; 23/11 – almoço de confraternização e entrega de certificado. Inscrições pelos endereços eletrônicosuse@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br ou pelo telefone (11)2950-6554.  O investimento é de R$140,00, em sete parcelas. Informações nos siteswww.ccdpe.org.br ou www.usesp.org.br.
– Wanyr Caccia fará uma apresentação musical no dia 29 de agosto, quinta-feira, às 20h, no Grupo Espírita Irmã Clementina: Rua Platina, 270, Tatuapé.  No dia 30 de agosto, sexta-feira, às 20h, Wanyr se apresentará no Centro Espírita Servos de Jesus: Rua Candido Figueiredo, 492, Parque Rodrigues Alves.
– Na próxima sexta-feira, 30 de agosto, às 19h, Deusa Samu fará uma palestra no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Estado de Israel, 59.
– Manolo Quesada trabalhará o tema “Tecnologia, família e Espiritismo” no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 10h, no Grupo Espírita Semeadores do Bem: Rua Capitão João Cesário, 258, Penha.  Na quinta-feira, 29 de agosto, às 20h, Manolo apresentará o mesmo tema na Associação Cristã Espírita Força e Luz: Rua Passos, 207, Belemzinho.
– Deusa Samu fará uma palestra com tema livre na próxima sexta-feira, 30 de agosto, às 19h, no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Estado de Israel, 59, Centro.
– Marlene Nobre, presidente das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional, fez um estudo detalhado do passe e afirma que, sem sombra de dúvida, “estudar o passe é descobrir que ele é também cura magnética – uma terapêutica simples, sem contraindicação, que tem beneficiado milhares de criaturas humanas”.  O passe é uma atividade que traz muitas dúvidas a quem o realiza e a quem o recebe.  Afinal: o que é que se doa? Como se doa? Quem doa? Quem recebe?  A autora foi buscar as respostas a essas perguntas tão importantes nas fontes da Doutrina Espírita, principalmente nas obras de Allan Kardec e nas de Chico Xavier/Emmanuel.  Assim, a Associação Médico-espírita de São Paulo, em parceria com o Grupo Espírita Cairbar Schutel, está realizando o curso “O passe como cura magnética” todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, até o dia 12 de dezembro, na sede do Cairbar: Av. Pedro Severino, 325.  A coordenação é de Marlene Nobre e Rodrigo Bassi.  O curso é oferecido para os sócios da AME-SP e trabalhadores do Grupo Espírita Cairbar Schutel e os organizadores avisam que é necessário realizar inscrição via e-mail para participação e que não será possível participar de apenas algumas aulas, a inscrição é para o curso completo.  Para mais informações ligar para (11)2574-8696, mandar e-mail para secretaria@amesaopaulo.org.br ou acessar o site www.amesaopaulo.org.br.
– O 23º Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves está recebendo poesias.  O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro, para o endereço: Arte Poética Castro Alves (23º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.  A partir de outubro de 2013, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia.  A festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um ou dois classificados na categoria Menção Honrosa) será realizada no dia 13 de novembro (quarta-feira), às 19h, no Grupo da Paz, Rua Pereira Caldas, 120, Jardim da Glória, São Paulo (SP), com participações de José Damião, Guiomar Sant’Anna e Luciene Faquinelli, da Rádio Boa Nova (apresentação e leitura das poesias); Nelson Dejane (o cantor dos poetas) e Marli Ferreira (parte artística); Altamirando Carneiro (declamação). (deciobressanin@yahoo.com.br,www2.quatromaosdeluz.com.br).
– No dia 29 de agosto, quinta-feira, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada no Lar do Amor Cristão: Rua 2 de julho, 384, Ipiranga.  Informações no site http://www.vansancantor.com/.
– Plínio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Não confundir bem com o mal” no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 20h, no Grupo Espírita Irmã Clementina: Rua Platina, 270, Tatuapé.  A harmonização musical ficará a cargo de Paula Zamp e Gabriel.
– O Coral Vozes do Caminho fez uma apresentação musical para comemorar os 69 anos do Grupo Espírita “Manoel Bento”.  O evento foi realizado no último sábado, 24 de agosto, às 19h, no GEMB: Rua Alfredo Pujol, 77, Santana.
– No último domingo, 18 de agosto, Allan Vilches fez uma palestra musical no Centro  Espírita  A Caminho da Luz.  O expositor fez uma palestra musical no dia 19 de agosto, segunda-feira, no Centro Espírita Francisco de Assis. Informações pelo e-mail contato@allanvilches.com.br.
– No dia 18 de agosto, domingo passado, foi realizado o 2o Encontro Espírita A Caminho da Luz, na Av. Sapopemba, 648, Centro.  O evento contou com uma palestra musical proferida por Vansan.  Informações no sitehttp://www.vansancantor.com/
– A Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Neurologia e Neurocirurgia – e o Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade realizará um ciclo de palestras sobre saúde e espiritualidade no anfiteatro Jandira Masur – Edifício dos Anfiteatros: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino. Em agosto, a palestra foi sobre o tema “Vidas sucessivas”, realizada por Clóris Zilá Quinta, no dia 21, quarta-feira.
– O Grupo Teatral Terceiro Milênio encenou a peça “Entrevista: a consciência de si mesmo” no último domingo, 18 de agosto, no Teatro Paulo Autran – UniÍtalo.  O evento foi realizado pelo Centro Espírita Nova Era.  Informações no site www.novaera.org.br.
– Michell Paciletti realizou um recital de música mediúnica no piano no último domingo, 18 de agosto, na Casa do Caminho Meimei.  A harmonização ficou por conta do Coral Jasmim.  Informações pelos e-mailsbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Ana Ariel fez uma apresentação musical no dia 18 de agosto, domingo passado, na sede da FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo.
– Deusa Samu fez uma palestra com tema livre no dia 18 de agosto, domingo passado, no Centro Espírita Irmãos da Nova Era.
– A agenda de palestras do mês de agosto no Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) será encerrada na próxima quinta-feira, dia 29, com o tema “Valorizar a vida, sensata decisão”, trabalhado por Onivaldo do Centro Espírita Herculano Pires.  Informações pelo e-mail epbrito1@gmail.com.
– Claudio Roberto Palermo ministrou o curso “Falar em público: técnicas e desafios” no dia 24 de agosto, sábado passado, das 9h às 12h, no I.D.H.P.: Instituto de Desenvolvimento Humano Pazian: Rua Camé, 377, Moóca.  Informações pelos telefones (11)2591-9876 ou 2495-2888, no sitewww.pazian.com.br ou pelo e-mail informe@pazian.com.br.
– Ana Ariel fez uma apresentação musical sobre o tema “Reforma íntima” no último sábado, 24 de agosto, às 16h, no Centro Espírita Luz Divina: Rua Horácio Lafer, 720, Itaim Bibi.  Informações: www.anaariel.com.brpelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Eliana dos Santos fez uma palestra no último sábado, 24 de agosto, às 19h30, na Fraternidade Espírita Gina: Rua Mauro, 66, Saúde.  Ana Ariel fez a harmonização musical.  Informações: http://www.anaariel.com.brpelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 18 de agosto, Manolo Quesada estudou o tema “Ressurreição e reencarnação” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo. Manolo fez uma palestra no mesmo dia, no Grupo Espírita Semeadores do Bem, com o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos”.  “Sucesso espiritual” foi o tema da palestra que Manolo fez na última segunda-feira, 19 de agosto, no Centro Espírita Irmão Clarêncio.  O expositor trabalhou o tema “O amor está no ar” no dia 22 de agosto, quinta-feira, no Grupo Espírita Pescadores de Amor.  Informações no sitewww.manoloquesada.blogspot.com.
Adamantina – A programação do 39º. Mês Espírita de Adamantina é esta:
24 – sábado – Jamiro dos Santos Filho: Quando as pessoas são anjos;
31 – sábado – Pedro Bonilha: Parábola dos talentos.
As palestra são realizadas na sede do Ave Cristo – Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita de Adamantino: Av. Cap. Dr. José Antônio de Oliveira, 151. 
Americana – O Centro Espírita Paz e Amor realizou no dia 20 de agosto, terça-feira, uma palestra com Américo Sucena.  Informações:http://www.centropazeamor.com.br.
– Na última terça-feira, 20 de agosto, Margarete Áquila fez uma palestra musicada no Centro Espírita Paz e Amor.  Informações no sitehttp://www.margareteaquila.com.br/.
Aracanguá – O Centro Espírita Amor e Luz realizou uma palestra especial com Celina Naires no dia 24 de agosto, sábado passado, às 19h30.  O evento foi organizado pela USE Intermunicipal de Araçatuba.
Araçatuba – A programação de Palestras Públicas do mês de agosto na Casa da Caridade - Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) será encerrada na próxima terça-feira, dia 27, às 20h, com o tema “Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita”, estudado por Maderlene de Almeida Yamada.
Araraquara – Estão abertas as inscrições para o Encontro Cairbar Schutel 2013.  Esta edição será realizada em Araraquara, pois o local tradicional, em Matão, está em reformas.  O evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, sábado e domingo, na sede do Centro Internacional de Convenções Dr. Nelson Barbieri.  Os valores das inscrições são estes: R$30,00 de 1º a 30 de agosto e R$35,00, a partir de 31 de agosto.  O tema central desse ano será “A arte de servir” e o evento contará com as presenças de Cláudio Marins, Cíntia Vieira Soares, André Marouço, Gutemberg Paschoal, Allan Vilches, Grupo GEDE, Therezinha Oliveira, Célia Xavier Camargo, Lucy Dias Ramos e uma grande surpresa aos participantes.  Além disso, será realizada uma homenagem a Wallace Leal V. Rodrigues.  Uma novidade: inscrição obrigatória, mas isenta de taxa para participantes até 20 anos de idade.  Haverá atividades para jovens e crianças.  Programação, inscrições, dados de hotéis e restaurantes, entre outras informações, estão nos linksusematao.com.br ou institutocairbarschutel.org.  Inscrições exclusivamente pelo site.
Arujá – O Centro Espírita Fraternidade da Luz (Av. Pl do Brasil, 500) receberá Deusa Samu para uma palestra com tema livre neste domingo, 25 de agosto, às 10h.
Atibaia – No dia 21 de agosto, quarta-feira, Vansan fez uma palestra musicada no Lar de Jesus.  Informações no sitehttp://www.vansancantor.com/.
Avanhandava – A programação de palestra do mês de agosto do Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Tibiriçá, 522) é esta:
28 – quarta-feira – 20h – Evelyn Spinola: tema livre.
Avaré – A Associação Espírita Léon Denis recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no último domingo, 18 de agosto.  Na segunda-feira, 19 de agosto, Wanyr se apresentou no Centro Espírita Caminho da Luz.  Finalmente, o expositor fez uma apresentação na quarta-feira, 21 de agosto, no Centro Espírita Anjo Guardião.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Bilac – A programação de palestras do mês de agosto na Comunidade Espírita Seara de Luz (Rua Nair Ribeiro Pintão, 174, Jardim São Manuel) será encerrada no dia 29, quinta-feira, às 20h, com a presença de Maria Paula Calixto de Sá.
Botucatu – Na Sala de multimídia da Biblioteca da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP será realizado o curso de Extensão Universitária “Saúde e Espiritualidade”.  As aulas são realizadas às quintas-feiras, das 18h às 19h.  Público-alvo: comunidade universitária e sociedade em geral interessada. A programação completa é esta: 19/9: “Cura, Autocura e o papel da Arte na Espiritualidade”; 3/10: Reunião da Comissão Organizadora do X Congresso de Saúde e Espiritualidade; 17/10: Reunião da Comissão Organizadora do X Congresso de Saúde e Espiritualidade; 31/10: “Saúde mental e espiritualidade”; 14/11: “O magnetismo e a medicina: das patologias aos processos de cura”; 28/11: “Espiritualidade e imunidade”; 12/12: “Jesus, o médico incomparável”.  Informações no e-mail alfredo.zavatte@terra.com.br.
Buritama – O Centro Espírita Benedita Fernandes realizou no dia 21 de agosto, quarta-feira, uma palestra especial com Gregório Carlos Rodrigues.  O evento foi organizado pela USE Intermunicipal de Araçatuba.
Campinas – O 8º. Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita terá como tema central “O Espiritismo para todos” e será realizado no dia 7 de setembro, sábado, a partir das 8h, no Instituto de Estudos Espíritas “Wilson Ferreira de Mello”: Rua Gianfrancisco, 804, Parque Via Norte.  A programação completa é esta: “O Espiritismo para os espíritas”, com Dermeval Carinhana Jr; “O Espiritismo para os jovens”, com Sandro Cosso; “O Espiritismo para a Ciência”, com Leopoldo Daré e “Espiritismo: uma proposta de vida”, com Eder Fávaro.  Informações no site www.adecampinas.org.br/simposio ou pelo e-mail adecampinas@adecampinas.org.br.
– Na próxima segunda-feira, 26 de agosto, Wanyr Caccia fará uma apresentação musical no Centro Espírita Fé e Amor.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de agosto no NEOVE: Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, Santa Terezinha) é esta:
25 – domingo – 9h – Maria Honório: “Pagar o mal com o bem”;
26 – segunda-feira – 20h – Valter Poleti: “Voluntariado”;
27 – terça-feira – 20h – Reinaldo Junior: “A Paternidade como missão”;
29 – quinta-feira – 9h – Jussara Garcia: “Voluntariado”; 20h – Janice Machado: “Muitas moradas na Casa de meu Pai”.
Diadema – No próximo sábado, 31 de agosto, às 18h, Ubirajara Tederische fará uma palestra com tema livre no LELA: Lar Espírita Luz e Amor – Salão João de Deus: Rua Castro Alves, 165.  A harmonização ficará a cargo de Vozes do Amor.  Informações pelo telefone (11)4056-2003, no sitehttp://www.luzeamor.org ou pelo e-maildivulgacaoluzeamor@pappiaadvogados.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos” na última sexta-feira, 23 de agosto, na União Espiritual de Amor e Caridade.  Informações no site www.manoloquesada.blogspot.com.
Franca – O Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo será realizado toda quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita Vovô Pedro: Av. Dr. Willian Azzuz, 599, Vila Gosuem.  Às quintas-feiras, às 20h, será estudado o livro “O despertar da consciência”, no mesmo local.  Informações com Cirlei Narcizo pelo telefone (16)9965-4050 ou pelo e-mail cirlei@com4.com.br.
Guarulhos – As Casas André Luiz – Unidade de Longa Permanência (Avenida André Luiz, 723, Picanço) e a Universidade Internacional de Ciências do Espírito estarão realizando o curso Medicina Integrativa: Formação de Agentes Promotores de Saúde e melhoria da qualidade de vida, interligando Ciência, Saúde e Espiritualidade.  O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o cuidado do organismo nas suas diversas etapas de desenvolvimento.  O curso será realizado no primeiro sábado de cada mês, das 8h30 às 12h30.  A programação é esta: 14/9; 5/10; 9/11 e 7/12.  A coordenação é de Sérgio Felipe de Oliveira.  Informações pelo e-mail uniespirito@feal.com.br.
– Manolo Quesada estudará o tema “Herdeiros de um novo mundo” no próximo sábado, 31 de agosto, às 20h, no LEAL – Lar Espírita Amor e Luz: Rua Santa Lúcia, 392, Vila Paraiso.
– Vansan fará uma palestra musicada no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade: Rua Salvador Gaeta, 685.  Informações no site http://www.vansancantor.com/.
– No dia 24 de agosto, sábado passado, às 20h, o Grupo Chaves da Luz fez uma apresentação musical no Centro Espírita Jesus é o Caminho. Informações no site http://www.chavesdaluz.com.br/.
– Deusa Samu fez uma palestra sobre o tema “Relacionar-se, uma arte” no último sábado, 24 de agosto, na Rua Santa Lúcia, 395.
Itu – O seminário “Família: Desafio e importância em nossas vidas” será realizado no dia 5 de outubro, sábado, das 14h às 18h, no Sincomércio-Itu: Rua Maestro José Vitório, 137, Centro.  A programação é esta: tema 1: Filhos adotivos: amor em ação, com Claus Peter Willi; tema 2: As novas constituições familiares e o Espiritismo, com Claudia Mandato Gelernter; tema 3: O lar, os valores morais e os desafios do mundo, com Vania M. Vasconcelos.  As inscrições podem ser realizadas no Instituto Beneficente Chico Xavier, com Rita, pelo e-mail contato@institutochicoxavier.com ou no Albergue Noturno de Itu com Carlos ou Carminha, pelo telefone (11)4023-0085.  A entrada é franca, mas as vagas são limitadas.
– Vansan fez uma palestra musical no dia 24 de agosto, sábado passado, às 20h, no Centro Espírita de Itu: Rua Maestro José Vitório, 70, Centro. Informações no site http://www.vansancantor.com/.
Jacareí – A XV Jornada Espírita sobre a Valorização da Vida terá como tema central “Mulheres... novos rumos” e será encerrada neste domingo, 25 de agosto, às 19h, com a presença de Terezinha Sardano que trabalhará o tema “Mulher, alcoolismo e outras dependências”.  O evento é realizado no Centro Espírita Paula Ortiz: Rua Campos Sales, 279.
– O curso “Filosofia Espírita” tem duração de 96 aulas e é realizado das 15h às 17h, aos sábados, no O.S.C.E. Servos de Maria: Rua Exp. José de Oliveira Ramos, 26.  Informações no site www.filosofiaespirita.net.br.
– Orson Peter Carrara fez uma palestra sobre o tema “Deus, o dever e a alegria de viver” no dia 24 de agosto, sábado passado, às 19h30, na Rua Olímpio Catão, 179.  Neste domingo, 25 de agosto, das 8h30 às 12h, no mesmo local, Orson coordenará o seminário “Autoestima. Como enfrentar os desafios da vida”.  Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.brou decio.bressanin@gmail.com ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – No próximo sábado, 31 de agosto, às 15h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no Centro Espírita João Batista: Rua Dr. Sebastião Mendes Silva, 571, Anhangabaú.  Informações pelo telefone (11)4586-1955 ou 4521-5305.
– A 1a FEICE - USE JD: Feira Cultural Espírita será realizada no dia 22 de setembro, domingo, às 13h30.  O evento contará com apresentações musicais e teatrais, oficina literária, oficina de desenho e concurso literário.  As inscrições serão realizadas até o dia 15 de setembro através do e-mailusejdcultura@outlook.com ou preencha a ficha na sua Casa Espírita e entregue na secretaria do Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511, Centro.  Informações pelo telefone (11)4521-7741.
Marília – A Comunidade Eurípedes Barsanulfo (Av. Sampaio Vidal, 2110-A, Jardim Continental) realiza aos sábados, das 20h às 21h, o curso “Conversando sobre a morte – um diálogo indispensável à vida eterna e feliz”.  A coordenação é de Donizete Pinheiro e pode participar qualquer pessoa com mais de 12 anos, sem inscrição ou taxas. Informações pelo telefone (14)3417-5768.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) iniciou novas turmas do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: às segundas-feiras, das 19h30 às 21h e toda quinta-feira, das 19h30 às 21h.  Inscrições na Livraria ou pelo telefone (18)3454-2071.
– No último sábado, 24 de agosto, às 20h, Francisco do Espírito Santo fez uma palestra com tema livre no Núcleo Espírita Amor e Paz.
– A Semana da Unificação com Ciclo de Palestras em homenagem ao Dr. Bezerra de Menezes tem como tema “O Consolador prometido” e está sendo realizada no período de 24 a 31 de agosto.  A programação completa é esta:
24 – sábado – 20h – Luís Carlos Pfeifer – Comunidade Eurípedes Barsanulfo: Av. Sampaio Vidal, 1022;
26 – segunda-feira – 20h – José Maria Souto Netto – Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122;
26 – segunda-feira – 20h – Donizete Pinheiro – Centro Espírita Cairbar Schutel: Rua Getúlio Vargas, 64, Pompéia;
26 – segunda-feira – 20h – Paulo Cezar Fernandes – Centro Espírita Luz e Verdade: Rua XV de Novembro, 1146;
27 – terça-feira – 20h – Amauri Corona – Centro Espírita Luz, Fé e Caridade: Rua Gonçalves Dias, 464;
27 – terça-feira – 20h – Agrício Antônio de Almeida – Centro Espírita Chico Xavier: Rua Alfredo Augusto de Araújo, 134;
28 – quarta-feira – 20h – Lídia dos Santos Lavachi – Centro Espírita da Casa do Caminho: Rua Benedito Mendes Faria, 43;
29 – quinta-feira – 20h – Silvio Garcia – Centro Espírita Fonte de Luz: Rua Rodrigues Alves, 442;
30 – sexta-feira – 20h – Sidney Doreto – Grupo Espírita Allan Kardec: Rua Ribeirão Preto, 985;
30 – sexta-feira – 20h – Edson Toledo Silvério – União Espírita João de Camargo: Rua José Gonçalves, 120;
31 – sábado – 20h – Alexandre Perez – Lar Amélie Boudet: Rua Amélie Boudet, 55.
Mauá – A 21ª. Semana Espírita de Mauá teve como tema central “Jesus: modelo e guia para a humanidade” e foi realizada no período de 18 a 24 de agosto.  A programação completa contou com as presenças de Saulo Rodrigues Batista, Grupo Vocal Despertar, Vansan, Mário Mas, Coral Cândido Passarinho, José Sacramento, Allan Vilches, Kátia Penteado, Grupo Vocal Reencontro, Manolo Quesada e Grupo Vocal Amigos de Eurípedes.  Informações no site www.luz.org.br ou pelo e-mail luz@luz.org.br.
Osasco – O 5º. Encontro Paulista de Monitores do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita será realizado no dia 12 de outubro, sábado.  O tema central será “Compartilhando experiências de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação”.  Informações e inscrições no sitewww.usesp.org.br, pelo e-mail epmesde@usesp.org.br ou pelo telefone (11)2950-6554.
Pacaembu – A agenda de palestras do mês de agosto do Centro Espírita Amor e Verdade foi encerrada no dia 19, segunda-feira, com o tema “Jesus e o roteiro para vida eterna” trabalhado por José Maria Souto Maior. Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – As atividades do mês de agosto no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luís Osório, 1262) serão realizadas em comemoração aos 51 anos de fundação.  A programação completa é esta:
24 – sábado – 20h – Paulo Robero Rodrigues Pinto: “Ociosidade”;
26 – segunda-feira – 20h – Antonio Carlos Navarro: “Missão do homem inteligente”;
31 – sábado – 20h – Solange Hubner: Tema Livre.
Informações pelo e-mail joao.marchesi55@gmail.com.
– Luiz Guilherme Marchesi coordenou o seminário “O Espírito e a Casa Espírita – reflexões e propostas de Educação da alma” no último domingo, 18 de agosto, no Centro Espírita Allan Kardec.
Presidente Prudente – O II Mês Espírita da Associação Espírita André Luiz foi encerrado no dia 23 de agosto, sexta-feira.  A programação contou com as presenças de Dário Bonfim e Sidney Francez.  Informações pelo e-mailatilio.arcoleze@gmail.com.
Presidente Venceslau – A programação de palestras do mês de agosto no Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Almirante Barroso, 134) é esta:
27 – terça-feira – 20h: Miguel de Jesus Sardano.
– A agenda de palestras do mês de agosto – às 20h – do Centro Espírita Humildade e Fraternidade (Rua Anita Garibaldi, 59) é esta:
28 – quarta-feira – 20h: Paulo Primo Sobrinho.
Ribeirão Pires – No último sábado, 24 de agosto, às 20h, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Jesus: modelo e guia para a humanidade” no Grupo Espírita de Estudos a Caminho da Luz.  Informações no site www.manoloquesada.blogspot.com.
– No dia 22 de agosto, quinta-feira, Allan Vilches fez uma palestra musicada no Recanto de Luz Irmã Scheilla.  Informações pelo e-mailcontato@allanvilches.com.br.
Salto – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Jesus: Av. Dom Pedro II, 223.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Santa Cruz do Rio Pardo – Na última quinta-feira, 22 de agosto, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Centro Espírita Jesus e Maria.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Santo Amaro – Vansan fará uma palestra musicada na próxima sexta-feira, 30 de agosto, às 20h, no Centro Espírita Irmão da Nova Era: Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, 522.  Informações no sitehttp://www.vansancantor.com/.
Santo André – Neste domingo, 25 de agosto, às 8h, Manolo Quesada trabalhará o tema “Lei de Justiça, Amor e Caridade” na USE-SA: Rua Assis Brasil, 280, Vila Scarpelli.  Manolo estudará o tema “Melindres na Casa Espírita” no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 20h, na Fraternidade Espírita Apóstolo João: Rua Prof. Antonio Trajano, 79, Vila Guarani.  Informações no site www.manoloquesada.blogspot.com.
– No dia 21 de agosto, quarta-feira, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Fora da caridade não há salvação” na Casa de Caridade Lar das Bênçãos.  Informações no site www.manoloquesada.blogspot.com.
– No último domingo, 18 de agosto, Deusa Samu fez uma palestra sobre o tema “Reflexões sobre a paternidade, tendo em vista o dia dos pais” no Centro Espírita Consolador.
– Allan Vilches fez uma palestra musical no dia 20 de agosto, terça-feira, no Centro  Espírita  Irmã Mileide.  Informações pelo e-mailcontato@allanvilches.com.br.
Santos – O EMEBS: Encontro das Mocidades Espíritas da Baixada Santista e Vale da Ribeira terá como tema central “Universo e os mundos: a regeneração planetária” e será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 8h às 18h, na Associação Espírita Jesus e a Caridade: Rua Pará, 33, Campo Grande.  Poderão participar jovens com idade acima de 12 anos.  Informações com Priscila: (13)9109-5639, Antônio: 8803-9708, ou pelo e-mailregionalbsvr@hotmail.com.
– O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado toda quinta-feira na Escola Espiritual Ordem e Progresso.  O curso é no Centro Espírita Ismênia de Jesus.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Curso de extensão em pós-graduação “Ciência, Saúde e Espiritualidade” será realizado aos sábados, das 14h30 às 17h, até o dia 30 de novembro, na Universidade Santa Cecília.  O curso tem duração de 80h e é coordenado por Flavio Braun Fiorda.  Informações: www.unisanta.br/posgraduacao/extensao.
– A Jornada Saúde e Espiritualidade será realizada no dia 31 de agosto, sábado, na Universidade Santa Cecília: Rua Cesário Mota, 8, Bloco E, 4o andar, Anfiteatro, Boqueirão.  A programação completa é esta: 8h: Inscrições; 9h: “Aspectos científicos da mediunidade”, com Tácito Sgorlon; 10h: “Endocrinologia na interação corpo-espírito”, com Jorge Daher; 11h: “Religiosidade e espiritualidade na Educação Médica”, com Fernando Guimarães; 12h: Almoço; 14h: “Alimentação, saúde e espiritualidade”, com Alexandre Anéfalos; 15h: “Psiconeuroimunologia”, com Jorge Daher; 16h: perguntas do público.  Inscrições somente no dia e local.  O investimento é de R$20,00.  Informações pelo telefone (13)9115-8360 ou no sitewww.amesantos.blogspot.com.
São Bernardo do Campo – O V Seminário da AME-ABC será realizado no dia 19 de outubro, sábado, das 8h às 17h, no Anfiteatro do Colégio Ábaco: Av. João Firmino, 1099, Bairro Assunção. O tema central desta edição é “Início e terminalidade da vida no paradigma médico-espírita”.  As inscrições estão abertas e serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h; pelo telefone (11)2897-0267 com Eliete ou no site www.ameabc.org.br.  As inscrições custam R$30,00 e as vagas são limitadas.
– Todas as terças-feiras, às 20h, são realizados os atendimentos do DESADEF – Departamento de Socorro e Amparo aos Dependentes Químicos, na Casa de Apoio: Rua Joaquim Nabuco, 507.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Evangelho e drogas” na próxima terça-feira, 27 de agosto, às 20h, na Fraternidade Assistencial Seara de Luz: Rua Benedito Conrado Filho, 65, Jardim Beatriz.  Informações: sitewww.manoloquesada.blogspot.com.
– O Grupo Chaves da Luz fará uma apresentação musical na próxima terça-feira, 27 de agosto, às 20h, no Grupo Fraternal Francisco de Assis: Estrada Galvão Bueno, 5143, Batistini.  Informações no sitehttp://www.chavesdaluz.com.br/.
– No dia 19 de agosto, segunda-feira, Vansan fez uma palestra musicada no GEEDEM.  Vansan se apresentou no dia 22 de agosto, quinta-feira, no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes.  Informações no sitehttp://www.vansancantor.com/.
São Carlos – O 5º Fórum Caminhos para o Espiritismo será realizado no dia 31 de agosto, sábado, na Associação Espírita Obreiros do Bem: Rua Vivaldo Lanzoni, 200.  A programação completa é esta: 8h30: Abertura; 9h: Painel 01: As vozes anímicas com Eugenio Lara e João Carlos Barreiro; 10h20: intervalo; 10h50: Painel 01: As vozes anímicas com Leopoldo Daré; 11h30: sessão de perguntas e respostas; 12h: almoço; 13h30: Painel 02: As vozes sociais com Herivelto Carvalho, Nilza Pelá, Marcelo Daré; 15h30: Sessão de perguntas e respostas; 16h: intervalo; 16h30: Painel 03: As vozes culturais com Herivelto Carvalho e Eugenio Lara; 17h50: Sessão de perguntas e respostas; 18h15: encerramento.  Informações no sitewww.caminhosparaoespiritismo.org.br ou pelo e-mailvital.cruvinel@gmail.com.
São José do Rio Preto – A relação de palestrantes do mês de agosto no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) é esta:
24 – sábado – Nelson Crivelin;
31 – sábado – Nelson Vasconcelos.
Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mailantoniocarlosnavarro@gmail.com.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São José dos Campos – O Curso de Médiuns é realizado aos sábados, às 17h, no Centro Espírita Casa do Caminho: Av. Rui Barbosa, 231, Centro.  Informações pelo telefone 3941-9735, das 13h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.
– O Curso Básico de Espiritismo é realizado aos sábados, às 16h, na Casa do Caminho: Av. Rui Barbosa, 232, Centro.  Informações com Marlene pelo e-mail casmaranho@ig.com.br.
– Toda quarta-feira, a partir das 19h30, venha estudar no CEJEN – Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua Minas Gerais, 291, Vila Maria.  O próximo livro será “Libertação”.
– No período de 23 de agosto a 1o de setembro, das 7h às 23h, estão sendo realizados: a 42ª Feira do Livro Espírita e o Espaço Cultural Espírita.  Informações pelo e-mail usesjc@gmail.com.
São Vicente – Allan Vilches fez uma palestra musicada no dia 21 de agosto, quarta-feira, no Lar Espírita  Alvorada Nova.  Informações: e-mailcontato@allanvilches.com.br.
Suzano – No dia 30 de agosto, sexta-feira, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada na Casa Espírita A Caminho da Luz: Alameda Meyer J. Nigri, 214, Jardim Imperador.  Informações no sitehttp://www.vansancantor.com/.
Vinhedo – No dia 28 de agosto, quarta-feira, às 20h, Wanyr Caccia fará uma apresentação musical no Centro Espírita Caminho das Flores e Luz: Rua Padre Bento Pacheco, 655, São Joaquim.
 
 Sergipe
Aracaju – O Curso de Passe Fluídico Magnético é realizado toda quinta-feira, às 19h30, no Grupo de Estudos Espíritas Irmã Sheilla – Bairro Luzia, com encerramento em dezembro.  Informações: telefone (79)9650-4887, e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O seminário “Aliança entre a ciência e religião na nova era” está sendo realizado neste final de semana, dias 24 e 25 de agosto, no Grupo Espírita Trabalhadores do Bem: Rua Ribeirópolis, 547, Bairro Cirurgia. 
Itabaiana – O Centro Espírita Paz e Fraternidade comemorou seu aniversário de 40 anos de fundação no último domingo, 18 de agosto.  A programação contou com as presenças de Luiz Antônio e do Coral Dr. Antônio Brito.  Informações pelos e-mails cepazfrat@itnet.com.br oucepazfrat@gmail.com.
*
Colaborou na redação desta seção Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário