a partir de maio 2011

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Bíblia contém erros? Não vou nem perguntar!

Por Lizt Rangel

  Entre as maiores dificuldades que encontramos para mantermos um diálogo acerca do Cristianismo com cristãos, é a irredutibilidade no que se refere a não aceitação da existência das contradições, dos equívocos, dos mitos e lendas que envolvem as narrativas da Bíblia.
  Como é difícil este diálogo, por isso eu iria perguntar algumas coisas aos cristãos, mas como não adianta, não vou mais...
  Eu? Perguntar como é que 7 bilhões de pessoas no mundo surgiram daquele casal, chamado Adão e Eva, e ainda mais me atrever a dizer que aquilo é apenas um mito? Que não é uma verdade? Isto seria um atentado à fé religiosa, crime perante a "palavra de Deus". Não farei isto.
  Eu não sou maluco de questionar aqui, como é que após um irmão matar o outro por inveja, Deus marcou o invejoso para que ninguém o matasse? Mas quem o mataria? O seu pai, Adão? A sua mãe, Eva? Ou o seu outro irmão que quase nenhum cristão se lembra, chamado Set? Se tivesse coragem, eu perguntaria como Caim depois que foi banido por Deus, encontrou uma mulher, não se sabe de onde, casou-se com ela, e pasmem! Ele construiu uma cidade. Uma cidade para quem morar?
  Quanto ao nome do terceiro filho de Adão e Eva, Deus que me livre de esclarecer que Set é o nome do irmão de Osíris na mitologia egípcia, e que foi também pela inveja que Set matou seu irmão. Não, não, não! Eu vou parar por aqui. Não vou explicar que o nome Set para os egípcios representa a encarnação da maldade e que foi deste nome que surgiu uma das variantes para o nome Satã no catolicismo.
  Também, não vou falar que na mitologia egípcia o mundo saiu da água, bem parecido com a narrativa do Gênese, incluindo o surgimento de um continente que para os egípcios foi uma ilha. Não adianta, vou ficar quieto! Por que eu diria que Moisés quando nasceu houve um infanticídio realizado por ordem do faraó, e que isto também ocorreu com Jesus? Não me peça para dizer que há registros históricos deste infanticídio ordenado por Herodes, porque não há, nem nos melhores historiadores da época.
  Preste atenção: eu não vou me atrever a perguntar como é que os 613 mandamentos deixados por "Moisés" são a cópia quase que exata dos mandamentos egípcios. A alma quando deixa o corpo e chega ao mundo dos mortos, é levada a um julgamento perante 42 juízes e ela diz a estes: "Eu não matei, não roubei, paguei em dia os meus empregados, dei comida aos pobres, não cobicei o que era do meu próximo, Não fiz o mal, Não ofendi a Deus..."
  Estranho tudo isto não? Pois não foi Moisés quem viveu no Egito? Ah! Já ia me esquecendo: e com Jesus, também não disseram que andou por lá, apesar de até agora não terem provado? Nossa quanta coincidência, mas eu não estou duvidando, nem perguntando nada.
  Bem, mudando de assunto...
  Um dia, ainda vou perguntar aos cristãos como é que Josué fez o sol parar, pois precisava matar seus inimigos e como a noite estava chegando, iria atrapalhar seus planos, então Deus deu uma ajudinha. E se ele e Moisés não memorizaram o mandamento, "Não Matarás"? E tem mais, quando tiver a oportunidade, outra ocasião quem sabe, não farei isto agora, é claro, queria saber como é que Josué ao mandar seus homens tocarem os chifres de carneiros, o barulho foi tão alto que conseguiu derrubar as muralhas de Jericó? Bom, mas até agora as pesquisas arqueológicas não mostram relação entre a época da invasão de Josué com a queda do muro, além é claro do material que revela a presença de fogo na fortaleza.
  No que diz respeito aos evangelhos, eu não irei questionar o porquê de  no capítulo 2 de Marcos, haver uma narrativa que afirma que os discípulos de Jesus quando atravessaram um campo de trigos comeram em um dia de sábado, e então, os fariseus se irritaram porque era sábado, mas o problema do fato não é este. Jesus ao citar uma passagem de 1 Samuel, capítulo 21, vv 1-6, como defesa para a atitude de seus amigos, diz que Davi fez o mesmo na época do sumo sacerdote Abiatar, porém neste período não era Abiatar o sacerdote, mas o seu pai, Ahimelec. Eu não queria perguntar, mas vou questionar só uma tolice: quem errou? Marcos ou Jesus? Então, a palavra de Deus está errada?
  Uma outra pergunta que eu tenho muita vontade de fazer aos cristãos, porém não farei, prometo. De onde vieram os últimos versículos, de 9 a 20 do último capítulo do evangelho de Marcos, pois tive a oportunidade de consultar manuscritos mais antigos, escritos em grego, e eles não aparecem. Gostaria de saber se foi Jesus quem disse isto nos versículos 15 e 16, do mesmo capítulo:"Ide por todo o Universo. Proclamai o evangelho a toda criação. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado."
  Ui! Surgiu uma pergunta agora, mas como eu não fiz nenhuma até esta altura, acho que posso fazer apenas uma: eu fui batizado, mas não creio. E agora, estou condenado? Ou estaria meio salvo, meio condenado?
  Bem... Deixa para lá... Eu tinha tanta coisa para perguntar, mas não vou fazer isto. Vai melhorar o mundo em quê? São apenas coisinhas bobas de quem não crê, escrevendo para quem pensa.


http://kardeconline.com.br/profiles/blog/show?id=4717287%3ABlogPost%3A567156&xgs=1&xg_source=msg_share_post#axzz2d0z183z8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário