a partir de maio 2011

sábado, 27 de abril de 2013

Movimento Espírita Brasileiro-27-04-2013


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)
 Distrito Federal
Brasília – “Livro Espírita para um Novo Mundo” é o título da exposição que será encerrada na próxima terça-feira, 30 de abril, na Câmara dos Deputados.  O evento foi uma iniciativa do Deputado Dr. Marco Aurélio Ubiali, com produção da Federação Espírita Brasileira.  Inaugurada no dia 16 de abril com presença do presidente da FEB, Antônio Cesar Perri de Carvalho, do vice-presidente da Câmara, André Vargas, dos deputados João Bittar, Jaime Ferreira Lopes e do Dr. Marco Aurélio Ubiali, de quem partiu a iniciativa do evento. A exposição conta com grandes obras da FEB Editora, artigos e materiais históricos, como as certidões de nascimento de Chico, além de vídeos alusivos às obras e às personalidades do Espiritismo.  A Exposição “Livro Espírita para um Novo Mundo” tem ocorrido no espaço Mario Covas e conta com um pesquisador da FEB, às terças e quintas-feiras, à tarde, respondendo a questionamentos dos visitantes.  Informações pelo telefone (61)2101-6175, no site www.febnet.org.br ou pelo e-mail imprensa@febnet.org.br.
– Lançado nos Estados Unidos e na Europa, o documentá­rio “Blood Money” (Dinheiro de Sangue, em tradução livre) poderá ser visto no Brasil no segundo semestre deste ano. A produtora cearense Estação Luz Filmes será a distribuidora do longa, já tendo ga­rantido os direitos da película pelos próxi­mos dez anos para exibição em todo o ter­ritório nacional, seja em cinemas, DVDs ou televisão. O documentário traz uma investiga­ção completa sobre a lucrativa indústria do aborto nos Estados Unidos, revelando seus principais financiadores, assim como suas estratégias para legalizá-lo nos países emergentes. O lançamento de “Blood Money” no Brasil contará com a participação do produtor e diretor americano David Kyle. Iniciativas estão sendo tomadas para que Alveda King, sobrinha do pacifis­ta Martin Luther King e apresentadora do filme, compareça à estreia. O trailer do documentário pode ser visto em www.youtube.com/watch?v=FVT_z­-7mmmg&feature=player_embedded.
– Neste último sábado, 27 de abril, foi realizada a palestra “O ser e o ter na adolescência”, com Maria Fernanda, na sede da FEDF: Federação Espírita do Distrito Federal.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– No último domingo, 21 de abril, Neuza Zapponi de Mello fez uma palestra como parte do Projeto Vida: Ecologia do ser – viver em plenitude, no Auditório Bezerra de Menezes da Comunhão Espírita de Brasília.  Informações pelo telefone (61)3048-1819.
– Marlene Nobre fez uma palestra sobre o tema “O passe como cura magnética” no último domingo, 21 de abril, no Auditório Dr. Bezerra de Menezes da Comunhão Espírita de Brasília.
 
 Alagoas
Maceió – No feriado de Corpus Christi, será realizada mais uma edição do Mednesp, o Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), que terá como tema central “Desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa, na prática clínica”. As inscrições estão abertas. Os associados das AMEs deverão apresentar documento de identidade; os estudantes deverão apresentar a carteira de estudante ou documento equivalente e os da Terceira idade deverão trazer um documento de identidade com foto. Atenção: as inscrições on-line para o MEDNESP 2013 irão até o dia 22 de maio. Inscrições podem ser feitas no sitehttp://mednespe2013.amealagoas.com.br.
 
 Bahia
Salvador – O Workshop com Divaldo Pereira Franco que será realizado no dia 5 de maio, domingo, no Centro de Convenções da Bahia, está com os ingressos quase esgotados. Faça sua inscrição na Central de Inscrições pelo telefone (71)3409-8320. Todo o produto deste evento destina-se à manutenção da Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção. Locais de inscrição: Centro Espírita Caminho da Redenção / Mansão do Caminho – Setor de Eventos: (71)3409-8320 ou 9966-3316; Federação Espírita do Estado da Bahia – Iguatemi: 3351-5592 ou 3359-8536; Centro Espírita Deus, Luz e Verdade: Rua Ubaranas, 55, Amaralina, 3248-8320, ramal 4. Inscreva-se e receba a mais nova obra do Espírito Amélia Rodrigues, por Divaldo Pereira Franco: Vivendo com Jesus.
– O curso “Atendimento fraterno” do Projeto Manoel Philomeno de Miranda será realizado até o dia 27 de julho, aos sábados, das 14h às 15h20, no Núcleo Espírita da Polícia Militar (NEPOM): Rua Conselheiro Spinolla, 16, Barris. A programação é esta: 4/5 – Estudos de caso (fases do atendimento); 11/5 – A equipe; 18/5 – A dinâmica do atendimento; 25/5 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 1/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 8/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 15/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe) teoria e prática – simulações; 29/6 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 6/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 13/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 20/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 27/7 – Conclusão do curso – palavra aberta. Informações pelos endereços eletrônicos juniornepom@yahoo.com.br ounepom.nepom@gmail.com.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou pelo e-mailcobem@cobem.org.br.
Camamu – A X Jornada Espírita de Camamu teve como tema “Reflexões sobre a arte de existir e conhecer-se” e foi encerrada no último domingo, 21 de abril, na sede do NEDIL – Núcleo Espírita Discípulos da Luz.
Vitória da Conquista – A 4a Semana Espírita de Arte foi encerrada no último domingo, 21 de abril, no Centro de Convenções, com a apresentação “Músicas de todos os tempos” com Andrea Bien. A programação contou com as apresentações do Grupo de Teatro Wega, Andréia Cleoni, Arilson Ferraz, Coral Canto de Luz, Coral do CEAC, Coral Maricanto, Elas em Canto, Figueiredo, Júlio e Karol, Maestro Gandra. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou site http://www2.quatromaosdeluz.com.br.
 
 Ceará
Fortaleza – Jacob Melo coordenou o seminário “A depressão, o suicídio e a esperança” neste último sábado, 27 de abril, às 14h, na Federação Espírita do Estado do Ceará: Rua Princesa Isabel, 255, Centro. No domingo, 28 de abril, às 8h30, Jacob coordenará o seminário “O passe na casa espírita”, no mesmo local. Informações pelos telefones (85)3212-1092 ou 3212-4628, ou endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br,decio.bressanin@gmail.com.
 
 Espírito Santo
Vitória – Na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, será realizada uma reunião de estudos sobre o tema “Aspectos científicos e espirituais da violência” na sede da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo: Rua Álvaro Sarlo, 35, Ilha de Santa Maria.  O evento é uma realização da AME-Estado do Espírito Santo (ES).  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Aloisio Silva, de Guarapari, fará uma palestra na próxima quarta-feira, 1o de maio, na Sociedade Praiana de Estudos Espíritas.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Na última segunda-feira, 22 de abril, a AME-Estado do Espírito Santo realizou uma Reunião de Estudos sobre o tema “Aspectos Científicos e Espirituais da Violência” na sede da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo.
Cachoeiro – O ENTRAE - Encontro de Trabalhadores Espíritas terá como tema central “Espírita, participe! Aprimore e desenvolva suas habilidades para o trabalho no bem!” e será realizado no próximo domingo, 5 de maio.  O evento é voltado para os presidentes de casas espíritas e coordenadores de áreas.  Informações no site www.feees.org.br ou pelo e-mail secretaria@feees.org.br.
São Mateus – A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Antônio de Pádua – CEAP (Rua Nicanor Mota, 37, Centro) será encerrada na próxima terça-feira, dia 30, com o tema “O Livro dos Espíritos: um convite ao amor”, trabalhado por José Ricardo C. Lírio.  Informações no site www.antoniodepadua.org.br.
Vila Velha – O ENTRAE – Encontro de Trabalhadores Espíritas – teve como tema central “Espírita, participe! Aprimore e desenvolva suas habilidades para o trabalho no bem!” e foi realizado no último domingo, 21 de abril. Informações no site www.feees.org.br ou pelo e-mail secretaria@feees.org.br.
 
 Goiás
Goiânia – A 3ª. Jornada Médico-Espírita de Goiânia está sendo realizada no período de 26 a 28 de abril, no Auditório do Campus V da PUC Goiânia. Durante a Jornada será realizado um Simpósio de Medicina e Espiritualidade: Medicina com Jesus: levanta-te e anda. Foram confirmadas as presenças de Carlos Vidal, Marlene Nobre, Irvênia Prada, Décio Iandoli Jr, Roberto Lúcio, Ana Paula Vecchi, Milton Moura, Wesley O. Assis, Célia Dantas e Vicente Pessoa. Informações pelo e-mail ame.goiania@gmail.com.
– Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, será realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista. Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br, pelo e-mail secretaria@feego.org.br ou pelo telefone (62)3281-0200.
– No último domingo, 21 de abril, foi realizado o Encontro Regional de Trabalhadores do Movimento Espírita, no Centro Espírita Caminho da Luz. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Estudo da Doutrina Espírita em Esperanto é aberto ao público e não há necessidade de inscrição nem de aquisição de material. Baseado no ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, da FEB, a reunião de estudo é totalmente realizada no idioma Esperanto. A aula do último sábado, 27 de abril, às 10h30, ficou a cargo de João Marcos e teve como tema “Allan Kardec: o professor e o codificador”.  O evento foi realizado na sede da Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO: Rua 1133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista. Informações pelo telefone (62)3281-0200, nos siteswww.feego.org.br e www.esperanto.feego.org.br ou pelo e-mailesperanto@feego.org.br.
– A programação de palestras do mês de abril na FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás (Rua 1.133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista) é esta:
28 – domingo – 18h – Weimar Muniz de Oliveira: As três revelações;
29 – segunda-feira – 20h – Eurípedes Veloso: Como encarar os episódios depressivos;
30 – terça-feira – 20h – Vivaldo Araújo: Dai de graça o que de graça recebeis.
Informações pelo telefone (62)3281-0200, pelo e-mail secretaria@feego.org.brou no site www.feego.org.br.
Caldas Novas – O Encontro Regional de Trabalhadores do Movimento Espírita – Comsul – será realizado no próximo domingo, 5 de maio. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Catalão – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada à luz da Doutrina no último domingo, 21 de abril, no Centro Espírita Amor e Fraternidade. Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br.
Jataí – Neste domingo, 28 de abril, será realizado o Curso de Formação de Evangelizadores da Infância. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
 
 Maranhão
São Luís – A programação que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC – (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de abril foi encerrada no último sábado, dia 27, às 16h30, com o tema “A felicidade não é deste mundo”, proferido por Eunice.  Informações pelo e-mailcentroespiritahumbertodecampos@gmail.com.
– A Federação Espírita da Maranhão-FEMAR, através de sua coordenação de Estudos Sistematizado da Doutrina Espírita está promovendo o Curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem para Coordenadores e Monitores de ESDE. Acesse o site www.femar.org.br no link do curso e leia o documento "sobre o curso". O início das atividades será no dia 1º de maio e as inscrições podem ser feitas através do e-mail secretaria.esde@hotmail.com.  Poderão participar monitores e coordenadores de ESDE e participantes a partir do 4º período que tenham interesse em atuar como monitores de ESDE.  Informações: site www.femar.org.br ou pelo e-mailsecretaria.esde@hotmail.com.        
 
 Mato Grosso
Cuiabá – A Federação Espírita do Mato Grosso (Av. Djalma Ferreira de Souza, 260, Bairro Morada do Ouro) realiza o seminário “Cura Espiritual da Ansiedade” neste final de semana, dias 27 e 28 de abril. A coordenação está a cargo de Alírio Cerqueira Filho. Realização: Projeto Espiritizar. Informações no site www.espiritizar.com.br/evento.
 
 Mato Grosso do Sul
Três Lagoas – Sebastião Camargo lançou o livro “O despertar da consciência – do átomo ao anjo” no último sábado, 27 de abril, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal: Rua Alexandre Costa, 241, Circular da Lagoa. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O Curso “Princípios básicos médico-espíritas” é realizado aos sábados, das 9h as 10h30, na sede da AME-Minas Gerais.  O curso é transmitido ao vivo pelo canal 14 e pelo site www.tvcei.com.  A programação das aulas pode ser encontrada no link:http://amemg.com.br/2012/09/11/curso-de-principios-basicos-medico-espiritas-2/.
– O Encontro Espírita em Minas Gerais “Evangelho e futuro” estará sendo realizado no período de 26 a 28 de julho, na Casa de Retiros São José: Rua Itaú, 475, Dom Bosco. O encontro contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, Evangelho na teoria e na prática. Estão confirmadas as presenças de Haroldo Dutra, Aila Pinheiro, Enéas Alexandrino, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues, Rosimeire Simões e Andrei Moreira. Informações e inscrições no site www.amemg.com.br, pelo e-mail ameminas@yahooo.com.br, pelo telefone (31)3332-5293 ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1185, Nova Granada.
– A Casa de Bezerra recebeu neste último sábado, 27 de abril, Daniela Soares para tratar do tema “Fora da Caridade não há salvação”.  Na próxima segunda-feira, 29 de abril, Elerson Santos fará uma palestra sobre o tema “Imortalidade da alma – vida futura”.  As palestras fazem parte do ciclo “Evolução do Ser”. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– As palestras programadas para o mês de abril na Casa de Bezerra de Menezes (Rua Nilo Peçanha, 190, Boa Vista) são estas:
27 – sábado – Fora da caridade não há salvação, com Daniela Soares;
29 – segunda-feira – Imortalidade da alma – vida futura, com Elerson Santos.
– O 2º Encontro “A importância do estudo de “O Livro dos Médiuns” era direcionado a dirigentes e participantes de reunião mediúnica. O evento foi realizado pela Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte com o apoio da União Espírita Mineira, no último domingo, dia 21 de abril, na Sede Federativa da UEM. No primeiro momento houve uma palestra com Henrique Kemper Borges Junior, no segundo momento foram realizadas atividades em grupo e, depois, um momento de perguntas. Informações pelo e-mailamesudeste@yahoo.com.br ou no site www.uemmg.org.br.
Araguari – Neste domingo, 28 de abril, das 9h às 17h, será realizado um encontro do Projeto Philomeno de Miranda no Cine Teatro Odette: Av. Nicolau Dorízio, 359,  Bairro Industrial.  O evento será coordenado por Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves.  A programação completa é esta: 9h – abertura: prece; 9h10 – Reflexão Inicial – 1º módulo: Identificando o compromisso; 9h25 – Afloramento da mediunidade; 9h40 – Sintomas de mediunidades de provas; 2º módulo: Preparando para o compromisso: 9h55 – Estudo; 10h10 – Educação; 10h25 – Treinamento; 10h40 – Intervalo; 11h10 – Perguntas e Respostas; 12h – almoço; 3º módulo: Compreendendo o compromisso: 14h – A clientela espiritual do médium; 14h15 – O sofrimento do médium; 14h30 – As consolações da mediunidade; 4º módulo – 14h45 – Ultrapassagem dos obstáculos I; 15h – Ultrapassagem dos obstáculos II; 15h15 – Intervalo; 15h45 – Perguntas e respostas; 16h15 – Considerações Gerais; 16h25 – Prece, meditação e encerramento.  As inscrições devem ser feitas no sitewww.minaseditora.com.  O evento é uma promoção e realização do Centro Espírita Caridade, Lírio Editora Espírita de Araguari, Minas Editora, e conta com o apoio dos Conselhos Regionais Zona Norte e Sul do Triângulo Mineiro, Espirita Portal, Espirita do Alto Paranaíba e Aliança Municipal Espírita de Araguari.  Informações pelo telefone (34)3246-0093.
– O 4º Encontro dos Trabalhadores da Área Mediúnica do Triângulo Mineiro teve como tema “Compromisso mediúnico” e foi realizado neste último sábado, 27 de abril, às 9h, no Cine Teatro Odette: Av. Nicolau Dorázio, 359, Bairro Industrial. Foram facilitadores os confrades Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves.  Informações pelo e-mail cevendramini@gmail.com.
Baependi – Ângela Ribeiro participou de duas seções de pintura mediúnica, nos dias 20 e 21 de abril, no Centro Espírita Ressurreição e Vida. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Barbacena – A programação do mês de abril da SELUZ - Sociedade Espírita A Caminho da Luz será encerrada na próxima terça-feira, 30 de abril, às 19h30, com a presença de Luciano Alencar.  Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 15 anos) poderão participar das aulinhas de evangelização infanto-juvenil em salas próprias e com pessoal preparado. Informação pelo e-mailadrianoreisbarroso2009@hotmail.com.
Guaranésia – Marilete Vieira Tavares Zampar fez uma palestra no último sábado, 27 de abril, às 20h, no Grupo Espírita Caminho de Luz: Rua Marechal Floriano Peixoto, 248.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Lagoa Santa – O Ciclo de Conferências Espíritas de Lagoa Santa será encerrado neste domingo, 28 de abril, às 9h30, com a palestra “A busca da perfeição moral” proferida por Alda Salazar.  O evento é realizado na sede da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes: Rua Allan Kardec, 500, Santa Cecília. Informações com Nacip pelo telefone 8881-7284 ou pelo e-mailsebemlagoasanta@gmail.com.
Monte Alegre de Minas – No último sábado, 27 de abril, às 20h, Wanyr Caccia se apresentou no Centro Espírita Alfredo Júlio: Av. Dezesseis de setembro, 120. Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638.0216.
Ouro Fino – No próximo sábado, dia 4 de maio, às 20h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no Centro Espírita Antônio de Pádua: Rua Coronel Paiva, 268.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Poços de Caldas – O Centro Espírita União Fraternal Raul Cury (Rua Paraíba, 295) receberá Wanyr Caccia na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, para uma palestra musicada.  Informações no sitehttp://www.cacciaumago.com.br/.
Sacramento – Emmanuel Alves da Silva fará uma palestra neste domingo, 28 de abril, às 18h, no Centro Espírita Fé e Amor: Fazenda Santa Maria.  Informações pelo e-mail nilberto.betonil@gmail.com.
Santa Vitória – Wanyr Caccia fez uma palestra na última quarta-feira, 24 de abril, no Centro Assistencial Espírita José de Souza Machado. Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br.
Santos Dumont – No último domingo, 21 de abril, Wanderson Leite Lacerda coordenou o seminário “A força do autoconhecimento” no Centro Espírita Irmão Francisco.  Informações pelo e-mail palmont@sdnet.com.br.
Uberaba – Na próxima terça-feira, 30 de abril, às 19h30, o Centro Espírita Caminho da Verdade (Rua Evaristo Felicíssimo, 62, Bairro Estados Unidos) comemorará seu aniversário de 51 anos com uma palestra proferida por Marta Fernandes.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Uma Reunião Lítero-Musical Doutrinária foi realizada pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – com palestra, apresentações musicais, sorteio de livros e confraternização. A palestra teve como tema “Atitudes de urgência”, trabalhado por Sérgio Villar, e foi realizada no último sábado, 27 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Uberabense: Barão de Ituberaba, 449, Estados Unidos. Informações no site www.jornalespiritadeuberaba.com.br.
– O Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba, 499, Estados Unidos) realizará o Encontro para Preparação de Monitores na próxima quarta-feira, 1ode maio, e a programação completa é esta: 13h30 – Recepção; 14h – Abertura e apresentação inicial; 14h15 – palestra: Que monitor sou eu?; 15h15 – Café com prosa; 15h40 – palestra: Despertando para o conhecimento; 16h40 – avaliação; 17h – encerramento.  Inscrições pelo e-mailesdeuberaba@gmail.com. Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Lucilia Zélia Martins tratou do tema “Educação e saúde” no último sábado, 27 de abril, às 15h, na Casa de Cultura Espírita: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail pnlespiritismo@yahoo.com.br.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realiza todos os anos, com o esforço e contribuição de parceiros e patrocinadores, o FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba. Neste ano, na XII edição do FEMEU, que pelo quarto ano consecutivo é nacional, serão adotadas mudanças para melhorar a qualidade do festival e torná-lo mais conhecido, contribuindo assim para a melhor divulgação da Doutrina Espírita. Para a realização do XII FEMEU são necessárias as seguintes despesas: Confecção de 1.000 cartazes; Despacho dos cartazes para todas as Federações Espíritas (estaduais), FEB e outras entidades espíritas; Aluguel da aparelhagem de som; Construção do site do FEMEU; Lanche para os jurados e equipe de trabalho (dia do festival); Pagamento de despesas de frete com envio de livros espíritas da FEB e Materiais diversos na organização e realização do XII FEMEU. Os organizadores informam que neste ano não conseguiram levantar os recursos necessários para a realização do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, e para isso recorremos aos nossos irmãos de ideal espírita, para que nos ajudem com doações de qualquer valor. Aquelas pessoas que puderem e desejarem colaborar com qualquer doação, favor fazê-la na conta da União da Mocidade Espírita de Uberaba, conforme dados bancários abaixo: Nome: União da Mocidade Espírita de Uberaba, Banco: Caixa Econômica Federal, Agência: 1534, Operação: 003, Conta Corrente: 863-0, CNPJ: 25.451.717/0001-80. Informações pelo e-mailfemeu.uberaba@gmail.com ou pelo telefone (34)9969-7191.
– O Cronograma do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba é este:
Até o dia 30/6 – Divulgação do XII FEMEU em todo o território nacional (federações espíritas e casas espíritas);
De 1 a 23/6 – Inscrição das letras das músicas através do site do XII FEMEU (em construção);
De 24 a 30/6 – Seleção das músicas inscritas pela Comissão de Avaliação;
De 1 a 6/7 – Músicos fazem o Upload das músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação;
De 8/7 a 11/8 – Votação das músicas no site do XII FEMEU;
De 12 a 24/8 – Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 24/8;
Dia 24/8 – Realização do XII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas;
De 25/8 a 30/9 – Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas;
Informações com Luiz Carlos de Souza, Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba pelo telefone (34)9969-7191 ou pelo e-mailfemeu.uberaba@gmail.com ou no blog http://femeu.blogspot.com/.
Uberlândia – O Centro Espírita Fé e Amor (Rua Melo Viana, 876) receberá Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 29 de abril, segunda-feira, às 20h.  Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638-0216.
– O Centro Espírita Joanna D’Arc recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 22 de abril, segunda-feira. No dia 23 de abril, terça-feira, Wanyr fez uma palestra musicada no Centro Espírita Paulo de Tarso. O confrade reservou a quinta-feira, 25 de abril, para os frequentadores do Lar Espírita Mãos Amigas. O Centro Espírita Alfredo Júlio Fernandes reservou o dia 26 de abril, sexta-feira, para a palestra musicada de Wanyr. Finalizando o ciclo de palestras, Wanyr estará neste domingo, dia 28 de abril, às 9h, no Centro Espírita Divino Amigo: Rua do Feirante, 1.483, Planalto. No mesmo dia, às 19h30, será vez do Centro Espírita Irmã Sheila: Alameda Iracema Sustrunk Silva, 95, Gramado. Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638-0216.
 
 Pará
Belém – Visite o estande da Livraria André Luiz na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro.  O evento será encerrado no próximo domingo, 5 de maio, no Hangar.  Informações pelos telefones (91)3223-4082 ou 3241-3944 ou no sitewww.paraespirita.com.br.
– A Associação Médico-Espírita do Pará realizará alguns seminários neste ano no Auditório da União Espírita Paraense: Travessa Castelo Branco, 1272.  A programação de maio é esta:
2 – quinta-feira – 20h – Marilda Cruz: “Reprodução assistida: aspectos éticos e espirituais”;
9 – quinta-feira – 20h – Fernando Nogueira: “Bipolaridade”;
16 – quinta-feira – 20h – Helena Leão: “Síndrome do Pânico e Obsessão”;
23 – quinta-feira – 20h – Alberto Almeida: “A medicina sob o olhar de Jesus”.
– Andréa Pontes fez uma palestra sobre o tema “Longevidade” na última quinta-feira, 25 de abril, no Auditório da União Espírita Paraense. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
 
 Paraíba
João Pessoa – Carlos Alberto coordenará o seminário “O passe como cura magnética: teoria e prática” neste domingo, 28 de abril, das 8h30 às 12h, na FEPB – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
 
 Paraná
Curitiba – Nélio Aguirre de Castro fará palestra sobre o tema “Perda de entes queridos” no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, neste domingo, dia 28 de abril, às 10h.
– Francisco Ferraz Batista fará palestra com tema “O Sermão da Montanha nos dias atuais” no próximo domingo, 5 de maio, às 10h, no Teatro da FEP: Alameda Cabral, 300.
– Durante o primeiro semestre de 2013 a AME-Paraná – Associação Médico-Espírita do Paraná – realizará o curso “Ciência e Espiritualidade”, baseado no livro “A dança das energias”, coordenado por Edson Tristão. Informações pelo telefone (41)3338-6006 ou www.ameparana.org.
– Maria Aparecida Vieira ministrou o seminário “A Mediunidade e você” no Centro de Estudos Espíritas Fraternidade, na Rua Adalberto Scherer, 280, no dia 27 de abril, sábado, das 15h30 às 18h30.
– O expositor Jaime Nunes fez palestra sobre o tema "A tecnologia em nossas vidas" no Teatro da FEP, no último domingo, dia 21 de abril.
Cambé – Todas as quartas-feiras, às 20h30, realizam-se palestras públicas no Centro Espírita Allan Kardec, sempre com palestrantes convidados. Na última quarta-feira, dia 24, o palestrante foi Astolfo O. de Oliveira Filho (de Londrina).
Cascavel – Neste domingo, 28 de abril, das 8h30 às 11h30, Ercília Zilli coordenará o seminário “Construindo um casamento saudável”, na Sociedade Espírita Amor e Caridade: Rua Visconde de Guarapuava, 1663.
– Ercília Zilli fez uma palestra sobre o tema “Doenças emocionais do Século XXI”, no último sábado, 27 de abril, às 20h, no Centro Espírita A Caminho da Luz: Rua Vilhena, 161, São Cristóvão.
Foz do Iguaçu – Karina Della Giacoma Greca coordenará o seminário “Como estudar?” no próximo sábado, 4 de maio, das 15h às 18h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Rio Grande do Sul, 413, Bom Jesus.
Londrina – Adriane de Lima Cardeal Cunha coordenará o seminário “Lei do Trabalho e Lei da Reprodução” neste domingo, 28 de abril, às 9h45, no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves: Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433.
– Mirian Perandréa fará palestra sobre o tema “Ilusão” neste domingo, 28 de abril, às 10h, no Centro Espírita Anita Borela de Oliveira: Rua Benedicto Sales, 42.
– Neste domingo, 28 de abril, às 16h, Angélica Araújo fará palestra sobre o tema “Sono e sonhos na visão espírita” no Centro Espírita Auta de Souza: Rua Antônio Marcelino de Oliveira, 450.
– Dentro do ciclo de palestras da 16ª URE, a expositora Efigênia Santos falou sobre “Bem-aventurados os misericordiosos” no último sábado, 27 de abril, às 15h15, na Comunhão Espírita Cristã de Londrina: Rua Tadao Ohira, 555.
– Paulo Fernando de Oliveira fez uma palestra no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, no último domingo, dia 21 de abril.
Ponta Grossa – Haroldo Dutra Dias coordenou o seminário “Diretrizes para o trabalhador espírita – Jesus e o Evangelho” no último sábado, 27 de abril, das 15h às 18h, no Teatro Marista: Rua Rodrigo Alves, 701, Jardim Carvalho.
– Haroldo Dutra Dias fez uma palestra sobre o tema “Kardec, Paulo e Estêvão” no último sábado, 27 de abril, às 20h, no Teatro Marista: na Rua Rodrigo Alves, 701, Jardim Carvalho.
Rolândia – A Sociedade Espírita Maria de Nazaré (Rua Maria de Nazaré 200 – Jardim Planalto) está promovendo um Curso de Autoconhecimento e Noções para o Atendimento Fraterno – Presencial e On-line. As atividades são realizadas sempre no último sábado de cada mês. Inscrição gratuita em: https://www.facebook.com/events/112957668875894/.
São José dos Pinhais – Haroldo Dutra Dias esteve no Centro Espírita Caminho do Evangelho, no dia 26 de abril, sexta-feira, onde proferiu uma palestra.
União da Vitória – Maria Helena Marcon coordenará o seminário “A difusão espírita na palestra pública” no dia 4 de maio, sábado, das 14h30 às 17h30, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 7, Centro.
 
 Pernambuco
Recife – A Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco divulgou no início de abril uma nota de repúdio à resolução tomada pelo Conselho Federal de Medicina no tocante ao projeto de lei que libera a prática do aborto em nosso País. O texto da nota pode ser visto no blog http://ame-epe.blogspot.com.br/2013/04/nota-de-repudio-da-ame-epe-resolucao-do.html.
– No período de 3 a 5 de maio, a Comissão Estadual de Espiritismo (Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto) realizará o 5º Congresso Espírita para Pais e Educadores Infanto-Juvenil no Teatro de Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco.  O tema desta edição será “Desafios atuais para ser um Homem de Bem”.  Estão confirmadas as presenças de Francisco Cajazeiras, Alexandre Simão, Acácio Carvalho, Lourenço Barros e Nadja Naira.  A programação completa é esta:
3 – sexta-feira – 18h: Entrega das credenciais; 19h: Abertura do Congresso – Mensagem inicial Cerimonial: Rhaldney Santos; 19h15: Palavras dos representantes das federativas; 19h45: Espetáculo teatral: O Mágico de Nós pela Fraternidade Espírita de Ouro Preto; 22h: Encerramento.
4 – sábado – 8h: Abertura – Mensagem inicial Cerimonial: Alexandra Torres; 8h20: Crianças difíceis...pais complicados?, com Nadja Naíra; 9h10: Pais e filhos perante a problemática do não, com Francisco Cajazeiras; 10h: Intervalo; 10h30: Momento de arte com Grupo Girassol; 11h: Interação com o público; 12h30: Encerramento da Manhã; 14h: Mensagem inicial Cerimonial: Alexandra Torres; 14h10: Momento de arte com Grupo Girassol; 14h50: Relato de Experiência; 15h10: Educadores e educandos: como se ensina? Como se aprende?, com Alexandre Simão; 16h: Intervalo; 16h30: Continuação da Palestra de Alexandre Simão; 17h: Interação com o público; 18h: Encerramento do dia.
5 – domingo – 8h: Abertura – Mensagem inicial Cerimonial: Valda Leal; 8h20: Mesa-Redonda: Violências vivenciadas por crianças e jovens: como identificar e como atuar, com Acácio Carvalho; 9h20: Mesa-Redonda: Drogas: efeitos físicos, sociais, afetivos e espirituais com Francisco Cajazeiras; 10h20 – Intervalo; 10h50: Interação com o público; 12h30: Encerramento da Manhã; 14h: Abertura – Mensagem inicial Cerimonial: Valda Leal; 14h10: Homenagem às crianças, jovens e educadores com a Coordenação do evento; 14h50: Relatos de Experiência; 15h30: Interação com o público; 16h: Intervalo; 16h30: Palestra: Desafios atuais para ser um homem de bem, com Lourenço Barros; 17h30: Show de encerramento com Grupo Espírita Voz e Caridade; 18h: Encerramento do Congresso.
– A V Semana da Mulher Espírita Olindense realizará, na quinta-feira, 2 de maio, às 19h30, uma palestra com Márcia Áurea sobre o tema “A destruição na transformação do planeta” no Grupo Espírita Luz e Amor (Av. Beberibe).
– O Encontro Amigos do Remanso Fraterno terá como tema central “Ante o vigor do Espiritismo” e será realizado no próximo domingo, 5 de maio, das 8h30 às 18h, no Teatro Guararapes – Centro de Convenções de Pernambuco.  Durante o evento Alberto Almeida coordenará o Simpósio “Ante o vigor da reencarnação – planejamento reencarnatório e destino” e proferirá a conferência de encerramento “Ante o vigor do Espiritismo – luzes para o novo milênio”; Samuel Magalhães tratará do tema “Ante o vigor da mediunidade – os cientistas da alma”; Leonardo Machado falará sobre o tema “Ante o vigor da família – entre filhos e pais” e Silvério Pessoa e a Caravana da Luz (Peixotinho) apresentarão um Show Musical.  Os ingressos individuais custam R$15,00 ou R$35,00 pelo combo: ingresso e livro do Raul Teixeira.  Aguardem novas informações e venda de ingressos em breve.  Informações pelos telefones (81)3341-7769 ou 9978-7501 ou pelo e-mail investigadoresdaluz@gmail.com.
– No dia 27 de abril, das 9h às 12h, foi realizada a reunião mensal do Grupo Jovem da CEE-PE na sede da CEE – Comissão estadual de Espiritismo: Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto.  O tema desta edição foi “Ei jovem, você sabe o que é Espiritismo?” e o evento contou com as participações do Coral do Grupo Jovem do Abrigo Espírita Batista de Carvalho e do Grupo Musical Paco Kay Amo. Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– O III Simpósio Pernambucano de Esperanto teve como tema central “Esperanto e o cenário político internacional” e foi realizado no último domingo, 21 de abril, na Sede da Academia Pernambucana de Letras. O evento foi realizado pela Associação Pernambucana de Esperanto em comemoração aos seus 75 anos de fundação.
– No dia 24 de abril, quarta-feira, Francisco Barbosa fez uma palestra sobre o tema “Nos domínios da mediunidade” na Associação Espírita União e Fraternidade.  Informações pelo avelos@avelos.com.br ou no sitewww.avelos.com.br.
– A Comissão Estadual de Espiritismo de Pernambuco realiza no mês de abril algumas atividades especiais e a programação foi encerrada na última terça-feira, dia 23, no Centro Espírita O Bom Samaritano, com a palestra: O Livro dos Espíritos. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
Olinda – A V Semana da Mulher Espírita Olindense será realizado no período de 29 de abril a 4 de maio. A programação completa é esta:
29 – segunda-feira – 19h30 – Leidjane Oliveira: Doutrina espírita: qualificando e humanizando o espírito – Centro Espírita Maria Madalena: Rua Miguel Vieira Ferreira, 119, Salgadinho;
30 – terça-feira – Edna Souza: A educação do jovem diante dos conflitos atuais – Tabernáculo Espírita Caminheiro do Bem: Rua do Marco, 464, Aguazinha;
1º – quarta-feira – Rosilene Santos: O Espiritismo e a regeneração do planeta – Escola Espírita Mensageiro do Bem: 1ª Travessa do Cajueiro, 30, Peixinhos;
3 – sexta-feira – Sonia Damasceno: A mulher espírita na atualidade – Sociedade Espírita Fonte de Luz: Rua Raimundo da Conceição, 07, Alto do Cajueiro, Águas Compridas;
4 – sábado – Iracema Lins: Transição planetária e a mulher espírita – Grupo Espírita Vinha de Luz: Rua Eugênio L. de A. Correia, 36/38, 1ª Etapa, Rio Doce.
Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Paulista – Neste domingo, 28 de abril, às 15h, será realizada a V Semana da Mulher Espírita Olindense no Núcleo Espírita Damião de Wenster: Praça Gil Campos, s/n, Hospital da Mirueira.  Sonia Damasceno fará uma palestra sobre o tema “A transformação do planeta no entendimento espírita”. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
 
 Piauí
Teresina – A VI Exposição Arte e Cura foi realizada na sede da Federação Espírita Piauiense, no período de 19 a 21 de abril, no Palácio da Música. O tema desta edição: “Como a arte pode curar a alma?” e a programação contou com as presenças de Ariston Telles, Melanio Maia, Elerson Gaetti, César Rocha, Grupo Sintonia, Umbanda e Denise de Morais.  Informações no sitewww.fundacaoadolphofritz.com.br.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Neste domingo, 28 de abril, das 9h às 13h, será realizado o 10º Seminário Beneficente com Divaldo Pereira Franco, sobre o tema central “O Alvorecer de Uma Nova Era”, no RIOCENTRO: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. O ingresso, com direito a um livro do Divaldo Franco no dia do evento, custa R$48,00 pela Internet, nos sites:www.jornaldoespiritismo.com.br ou www.map.org.br, pelos telefones (21)3392-5600 ou 3392-5700. Informações pelos e-mails livraria@map.org.brcontato@map.org.br.
– Renato Prieto se apresentará em “Encontros impossíveis” de Rodrigo Fonseca, dirigido por Gustavo Gelmini e com a participação de Victor Meirelles.  A estreia será no dia 4 de maio, sábado, às 18h, no Teatro do Leblon: Rua Conde Bernadotte, 26.  Aos domingos, a peça é encenada às 17h.  É um espetáculo teatral de arte e tecnologia, que apresenta Adão – interpretado por Renato Prieto – um jornalista em fim de carreira, que, ao receber visitas de grandes nomes da humanidade em seu apartamento – pessoas que sempre desejou entrevistar, mas que já morreram, começa a questionar sua sanidade, suas escolhas e sua própria vida.  Informações pelo telefone (21)2529-7700 ou pelo e-mail aliancaepc@yahoo.com.br.
– No próximo sábado, 4 de maio, às 15h, Ângela Ribeiro participará de uma sessão de pintura mediúnica no Templo Estrela do Oriente: Rua Goiás, 548, Piedade.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– “A Obsessão e a Prece” será o tema do seminário do próximo sábado, 4 de maio, das 10h às 12h, no Auditório Coronel PM Francisco de Paula Araújo: Rua Evaristo da Veiga, 78, Centro.  Informações pelo e-mail.
– A agenda de palestras do mês de maio no Grupo Espírita Maria Vaz (Rua Irapuã, 306, Penha Circular) é esta:
2 – quinta-feira – 19h30 – Georgete Celestino;
16 – quinta-feira – 19h30 – Marcus de Mario;
23 – quinta-feira – 19h30 – José Carlos Fonseca;
30 – quinta-feira – 19h30 – Gilberto Lepenisck.
Informações pelo e-mail wanderley.alves2004@ig.com.br
– O Seminário Cristão Espírita da Congregação dos Policiais Militares Espíritas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro compreende vários encontros em 2013, uma vez por mês, das 10h às 12h, no Auditório Cel PM Francisco de Paula Araújo: Rua Evaristo da Veiga, 78, Centro. No mês de maio serão realizados dois encontros: no dia 4, sábado, o tema será “A obsessão e a prece” e, no domingo, dia 5, Iole de Freitas trabalhará o tema “Alusivo ao aniversário da PMERJ”.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A Obra Social Dona Meca (Rua Gazeta da Noite, 302, Taquara, Jacarepaguá) está realizando neste ano o Projeto Meca em rede: Movimento Especial de Capacitação e Articulação em Rede. A programação é esta: dias 27 e 28 de abril e 18 e 19 de maio – curso com Sergio Venício: “Capacitação em Hidroterapia”; 15 e 16 de junho – curso com Catula Maia: “Avaliação e Intervenção na criança com transtorno de desenvolvimento”; dias 17 e 18 de agosto – curso com Raquel Gomes: “A comunicação suplementar e/ou alternativa na reabilitação infanto-juvenil”; dias 5 e 6 de outubro – curso com Bruna Gean: “Manobras Desobstrutivas e Reempressivas em Fisioterapia Respiratória”. Informações: telefone (21)2446-3674 ou pelo e-mailcontato@osdm.org.br.
– No dia 27 de abril, sábado, às 19h30, Ângela Ribeiro participou de uma sessão de pintura mediúnica no Centro Espírita Seara do Mestre: Rua Bento Lisboa, 23, Catete. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Grupo Espírita Casa do Caminho encerrou sua agenda de palestras no dia 24 de abril, quarta-feira, com a presença de Ricardo Teixeira, que trabalhou o tema “Esquecimento do passado: justificativas de sua necessidade”. Informações pelo telefone (21)3013-7192.
– O Curso de Capacitação “Liderança” foi realizado no último domingo, 21 de abril, na sede do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.  Informações pelo e-mail capacitação.aae.ceerj@gmail.com.
– A programação de palestras públicas do mês de abril no Grupo Espírita Maria Vaz foi encerrada na última quinta-feira, dia 25, com a presença de Orlando Luiz. Informações: e-mail wanderley.alves2004@ig.com.br.
– A Peça Teatral “Eurípedes Barsanulfo” foi encenada pelo Grupo Ipê In Cena na última terça-feira, 23 de abril, no Instituto Paulo e Estêvão. Informações pelo e-mail gadelhachagas@ig.com.br.
– “Tendo Medo. Parábola dos Talentos” foi o tema da palestra que Regina Trindade fez na última sexta-feira, 26 de abril, no Grupo Espírita Casa do Caminho (GECC). Informações pelo telefone (21)3013-7192.
– A programação de palestras do mês de abril na Fraternidade André Luiz foi encerrada na última quarta-feira, dia 24, com o tema “Libertação pelo Amor”, com Georgete e João Nogueira. Informações pelo e-mailfraternidadeandrluiz@yahoo.com.br.
Cabo Frio – Clóvis Nunes coordenará o seminário “Biofísica da reencarnação” no próximo sábado, 4 de maio, das 9h às 12h na SEJA – Sociedade Espírita Joanna de Ângelis: Av. do Contorno, 37, Condomínio Gargoá I, Aquárius – Distrito de Tamoios.  Informações pelo e-mailreneadolfo@demagalhaesgomes.com.br.
Duque de Caxias – Em abril, está sendo realizado o Mês do Livro Espírita de Duque de Caxias e a programação se encerrará neste domingo, 28 de abril, às 9h, com a presença de Henrique Fernandes que tratará do tema “O tríplice aspecto da Doutrina Espírita” na sede da UMEDUC – União Municipal Espírita de Duque de Caxias: Rua Itamaracá, 326, Itatiaia.
– O Grupo Espírita Trabalhadores Humildes (Rua Augusto dos Anjos, s/n, Lt. 9, Qd. 77, 25 de agosto) programou algumas palestras para o mês de abril.  O ciclo se encerrará na próxima terça-feira, dia 30, às 20h, com Cidinha que trabalhará o tema “A missão de cada um”.
Itaperuna – Palmiro Costa tratará do tema “Jesus vai voltar?” no dia 3 de maio, sexta-feira, às 20h, no Grupo Espírita Bezerra de Menezes (GEBM): Rua Silva Jardim, 1656, Marechal Castelo Branco.  Informações pelo e-mail.
Macaé – Neste domingo, 28 de abril, às 17h, Maria Helena e Fátima Sena apresentarão o tema “A boa nova na transição planetária” no Lar Espírita Cristã à Luz do Evangelho: Rua dos Cedros.  A harmonização musical será realizada pelo Coral da Casa. Informações: e-mail bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Cristo, Amor e Caridade (Rua Maria Adelaide, 88, Vila Nova) receberá Douglas Cambarô para tratar do tema “Aprendendo a perdoar”, neste domingo, 28 de abril, às 17h (ambientação às 16h30). Informações pelo e-mail gadelhachagas@ig.com.br.
– A programação de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Vicente de Paulo foi encerrada na última sexta-feira, dia 26. Tema: “Consciência tranquila e coração puro”, com a presença de Niraldo Ribeiro. Informações pelo e-mail cevp.macae@gmail.com.
Niterói – O evento comemorativo do 3º ano de fundação do Núcleo Espírita Chico Xavier (Rua Antônio Augusto da Paz, 60, Piratininga) foi uma palestra proferida por André Marinho e com a participação de Eurípedes dos Reis e Neuza de Assis, no último sábado, 27 de abril, às 17h. Informações no link núcleo-chicoxavier.blogspot.com.
Nova Iguaçu – Neste domingo, 28 de abril, às 9h, será realizado o 15º Treinamento de Instrutores de Esperanto. Informações no sitewww.aerj.org.br.
Saquarema – O 26º CEU de Saquarema/Araruama realiza o Mês Espírita de Saquarema em abril, onde se congregam todas as Casas Espíritas da região em torno de um tema central que é o mesmo da COMEERJ – “No teu coração uma semente. Que frutos dará?”. O encerramento do Mês Espírita será realizado por Evanildo Bittencourt neste domingo, 28 de abril, das 16h às 17h30, no Teatro Municipal de Saquarema – Teatro Mário Lago: Rua Coronel Madureira, 77, Centro, Vila de Saquarema, no mesmo prédio da Prefeitura, com apresentação do Coral Seara Fraterna. Como é uma data festiva para toda a comunidade espírita de Saquarema, seria muito bom se todas as Casas participantes deste evento pudessem enviar representantes no dia da apresentação de cada Casa, numa demonstração de boa vontade e confraternização de corações. Informações pelo e-mail neydecaco@yahoo.com.br.
Teresópolis – A AME-NF – Associação Médico-Espírita de Nova Friburgo receberá José Henrique Rubim de Carvalho para uma palestra sobre o tema “Enfermidades físicas e espirituais da rigidez e a autocura” neste domingo, 28 de abril, das 10h às 12h, na Casa da Cultura Espírita Deolindo Amorim: Rua Guareí, 71, Araras.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – A Sociedade Espírita Luz, Paz e Caridade, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul e o Conselho Regional Espírita – 1a Região – realizaram o Seminário com Divaldo Pereira Franco sobre o tema “Amanhecer de uma nova era” no dia 26 de abril, sexta-feira, no Centro de Eventos Plaza São Rafael. Os recursos desse evento foram totalmente revertidos para as Obras Assistenciais da Mansão do Caminho em Salvador/Bahia. Informações com Paulo Salerno pelos telefones (51)3248-5084 e 9973-2224.
– Uma nova turma para o curso de Pós em Saúde e Espiritualidade foi iniciada em abril, voltado para profissionais da área de saúde e assistência social. O curso é coordenado por Gilson Luís Roberto e realizado nas Faculdades Monteiro Lobato – FATO: Rua dos Andradas, 1180, Centro. As aulas são ministradas em um final de semana por mês: sextas-feiras: das 18h às 22h, sábados e domingos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações:http://www.monteirolobato.edu.br/ensino/curso/45/saude-e-espiritualidade.
Caxias do Sul – “Mediunidade: transtorno mental ou dom espiritu­al?” será o tema da 8a Jornada Mé­dico-Espírita da Serra Gaúcha, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de maio, sexta-feira e sábado, no tea­tro da Universida­de de Caxias do Sul. “A glândula pineal e sua relação com a mediunidade”, “Mediunidade nas crian­ças”, “Transtornos de ansiedade e fobia e a mediunidade” e “Ciência e religiosida­de” serão alguns dos assuntos tratados no evento, que terá como convidados os ex­positores Décio Iandoli Jr., Geraldo Lemos Neto e Sérgio Luiz da Silva Lopes, entre outros.  A inscrição custa R$90,00. Para adquirir os ingressos em Caxias do Sul, basta ligar para (54)3211-6633 ou 4009-7133; e nos demais municípios, para (54)3452-4472 ou fazer contato pelos e-mailssamiraturconi@hotmail.com ou ame-sg@hotmail.com. Mais detalhes emwww.ameserragaucha.com.br.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a abertura de inscrições para grupos de estudo da Doutrina Espírita. São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h. O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses. Interessados podem efetuar inscrição, via internet, no endereço www.sociedadevida.org ou diretamente na sede da instituição à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”. O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos. A coordenação é de Lucinda Dias. A programação para 2013 é esta: Módulo II – 18 e 19 de maio: Antropologia Geral; Módulo III – 8 e 9 de junho: Embriologia; Módulo IV – 10 e 11 de agosto: Cosmogênese e Quadrimembração; Módulo V – 5 a 8 de setembro: Polaridades; Módulo VI – 12 e 13 de outubro: Tipos constitucionais; Módulo VII – 2 e 3 de novembro: Autismo e Síndrome de Down. Em 2014, a programação será esta: Módulo VIII – 18 e 19 de janeiro: Surdo – cegueira; Módulo IX – 22 e 23 de fevereiro: Paralisia cerebral; Módulo X – 8 e 9 de março: Macro e microcefalia; Módulo XI – 3 a 6 de abril: Os 12 sentidos; Módulo XII – 3 e 4 de maio: 1º setênio; Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Inscrições e informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
 
 São Paulo
São Paulo – A UNIAD Cursos: Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Rua Borges Lagoa, 570, 8º andar, conj. 82, Vila Clementino) realizará o XIV Curso de Especialização em Dependência Química – Pós Lato Sensu presencial – sob a coordenação de Ronaldo Laranjeira e com a participação de Claudio Jerônimo da Silva, Sergio Duailibi e Marcelo Ribeiro. Informações pelos telefones (11)5571-0493 ou 5084-3001, no site www.uniad.org.br ou pelo e-mail cursos@uniad.org.br.
– O 23º Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves está recebendo poesias. O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro, para o endereço: Arte Poética Castro Alves (23º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2013, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia. A festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um ou dois classificados na categoria Menção Honrosa) será realizada no dia 13 de novembro/2013 (quarta-feira), às 19 horas, no Grupo da Paz, Rua Pereira Caldas, 120, Jardim da Glória, São Paulo (SP), com participações de José Damião, Guiomar Sant’Anna e Luciene Faquinelli, da Rádio Boa Nova (apresentação e leitura das poesias); Nelson Dejane (o cantor dos poetas) e Marli Ferreira (parte artística); Altamirando Carneiro (declamação). Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– Pedro Camilo fará uma palestra sobre tema evangélico neste domingo, 28 de abril, às 11h, no Centro Espírita Bênção da Paz: Rua Lutécia, 679, Vila Carrão.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de abril da Casa do Caminho Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) será encerrada neste domingo, dia 28, às 10h, com um evangelho musical com o Coral Vozes do Caminho. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) é esta:
3 – sexta-feira – 20h – Paula Zamp e Gabriel;
5 – domingo – 10h – Grupo Reencontro: Homenagem às Mães;
10 – sexta-feira – 20h – Manolo Quesada: “Fora da Caridade não há salvação”;
17 – sexta-feira – 20h – Coral Ação e Amor;
22 – quarta-feira – 20h – Heloísa Pires: “A agonia das religiões”;
24 – sexta-feira – 20h – Maria Saboleski: “A Casa Espírita”;
26 – domingo – 10h – Claudio Palermo e Alessandro Marques: “O Despertar da Consciência”;
31 – sexta-feira – 20h – Grupo Mensageiros da Imensidão – Neide Guerra: “Bem-vindos: A Casa é nossa”.
Informações pelo e-mail contato@casadocaminhomeimei.com ou no sitewww.casadocaminhomeimei.com.
– Neste domingo, 28 de abril, às 18h, Pedro Camilo fará uma palestra com tema evangélico na Fraternidade Cristo Redentor: Rua Agrimensor Sugaya, 997, Itaquera.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Na próxima terça-feira, 30 de abril, às 20h, Cássio Branco de Araújo trabalhará o tema “Anjo da guarda ou mentor espiritual?” na sede do Centro Espírita Jesus: Rua Japaratuba, 338, Sacomã.  Informações pelo e-mailbrancoaraujo@terra.com.br  ou no bloghttp://cassiopalestras.blog.terra.com.br/2012/02/05/19/
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Fora da caridade não há salvação” na próxima terça-feira, 30 de abril, às 20h, no Centro Espírita Laços Eternos: Rua 19 de maio, 201, Penha. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– O 2º. Fórum da Mocidade Espírita terá como tema central “O homem no mundo: prazer, fortalecer, sucesso, conexão Jovem ativador” e será realizado no próximo domingo, 5 de maio, das 8h30 às 17h30, na FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo: Rua Maria Paula, 140, Ed. Allan Kardec, Bela Vista.  Informações e inscrições no site www.feesp.org.br ou pelo telefone (11)3115-5544.
– A agenda de palestra do mês de maio na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (Rua Edgar Tinel, 51, Jardim da Felicidade) é esta:
5 – domingo – 9h – Mariza Burin e Maria Lúcia: Os sãos não têm necessidade de médico;
12 – domingo – 9h – Alexandre e Marcelo: Observar os pássaros do céu;
19 – domingo – 9h – Adelson e Ronaldo: Preces pagas;
26 – domingo – 9h – Marta e Fátima: Eficácia da prece.
Informações pelo e-mail .
– O Seminário “Depressão e Espiritualidade” será coordenado por Alessandro Marques, Valéria Barbosa Marques e Júlia Blanque e realizado neste domingo, 28 de abril, às 15h, na Fraternidade Espírita Ramatis: Rua Teodoro Horst, 129, Bairro Tucuruvi, travessa da Av. Sezefredo Fagundes, altura do no 400.  A abertura será realizada pelo cantor Dannilu.  Informações pelo telefone (11)2953-9388.
– A programação de cursos do mês de maio da AMA – Associação das Mães dos Autistas (Rua Luiz Gama, 890, Cambuci) é esta:
4 – sábado – 8h às 15h – “Perfil psicoeducacional revisado (PEPR-R)” – coordenado por Carolina Ramos e Camila Soares – investimento: R$132,66;
18 – sábado – 8h às 15h – “Ensinando a brincar e a jogar e promovendo o desenvolvimento de pessoas com autismo” – coordenado por Mariana Colla – investimento: R$132,66;
20 a 24 – 8h às 17h – “Treinamento no modelo educacional da AMA” – coordenado por Marli Marques e Equipe da AMA – investimento: R$442,20 – Unidades Parelheiros, Lavapés e Luís Gama; 
25 – sábado – 8h às 15h – “Ensinando matemática para crianças com autismo e alfabetização fonética” – coordenado por Marli Marques e Márcia Pauluci – investimento: R$132,66.
– A FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo – encerrará sua programação de palestras do mês de abril neste domingo, dia 28, às 10h, com a palestra “Os poderes de Simão, o mago”, ministrada por Vera Braga e com harmonização musical de Tadeu Maia.  A palestra será realizada na sede da FEESP: Rua Maria Paula, 140, Bela Vista.  Informações no sitewww.feesp.org.br.
– Paula Zamp fará uma palestra musicada neste domingo, 28 de abril, às 10h, no Centro Espírita Reencontro: Rua Comandaí, 87, Centro.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestra do mês de abril na Congregação Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara) será encerrada na próxima segunda-feira, dia 29, às 20h, com o tema “O amor convida, a dor exige”, trabalhado por Maria Aparecida Sabolesk, com harmonização de Itamar Santiago.  Informações pelo telefone (11)5012-4474 ou pelo e-mailjrezala@terra.com.br
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Desafios familiares” neste domingo, 28 de abril, na Casa Coltro Caminho da Luz: Av. Carlos Lacerda, 3094, Jardim Rosana. Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– O 9º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto e os interessados em enviar artigos científicos só têm até 15 de maio. O evento, que este ano terá como tema central “Espiritismo e ciência”, é promovido pelo Centro de Cultura, Pesquisa e Documentação do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE/ ECM), situado na Alameda dos Guaiases, 16, na capital paulista. O regulamento de participação e ou­tros detalhes estão disponíveis em www.lihpe.net.
– O curso “Psicoterapia Breve de Base Psicanalítica” é coordenado por Ana Florentino e tem como docentes: Elizabeth Tavares Carmo, Ercilia Zilli, Jussara Dantas, Henrique Senhorini, Ângela Interlandi e Aline. O curso é voltado para psicólogos e será realizado nos seguintes períodos: dias 3, 10, 17 e 24 de maio; dias 7 e 14 de junho, sextas-feiras, das 11h às 13h, na sede da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Centro. Informações: telefones (11)3081-1464, 3898-2139 ou no site www.abrape.org.br.
– A Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (Rua Edgar Tinel, 51, Jardim da Felicidade, Pirituba) realiza todos os domingos, às 9h, o Evangelho Dominical, e a programação do mês de abril será encerrado no dia 28, com a palestra “Deixar pai, mãe e filhos”, proferida por Airton Pires e Manoel. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Grupo Espírita Vocal Reencontro realizará uma apresentação musical neste domingo, 28 de abril, a partir das 18h30, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, altura do nº 900 da Av. Eng. Georges Corbisier e próxima à est. Jabaquara do Metrô) será encerrada na próxima segunda-feira, dia 29, às 20h, quando Maria Aparecida Sabolesk trabalhará o tema “O Amor Convida, a Dor Exige” e harmonização de Itamar Santiago.  Informações pelo telefone (11)5012-4474 ou pelo e-mailjrezala@terra.com.br.
– Programação Especial de Palestras Comemorativas de inauguração da sede própria e 20o Aniversário, em abril e maio, no Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) é esta:
28/abril – domingo – 10h: Coral Vozes do Caminho;
3/maio – sexta-feira – 20h: Paula Zamp e Gabriel;
5 – domingo – 10h: Homenagem às mães, com Grupo Reencontro;
10 – sexta-feira – 20h: Fora da Caridade não há salvação, com Manolo Quesada;
17 – sexta-feira – 20h: Coral Ação e Amor;
22 – quarta-feira – 20h: A agonia das religiões, com Heloísa Pires;
24 – sexta-feira – 20h: A Casa Espírita, com Maria Saboleski;
26 – domingo – 10h: O despertar da consciência, com Claudio Palermo e Alessandro Marques;
31 – sexta-feira – 20h: Bem-vindos: a Casa é nossa, com Grupo Mensageiros da Imensidão – Neide Guerra.
Informações pelos telefones (11)2216-7519 ou 2154-9192, no sitewww.casadocaminhomeimei.com ou pelo e-mailcontato@casadocaminhomeimei.com.
– Neste último sábado, 27 de abril, às 9h, Pedro Camilo coordenou o seminário “Mediunidade – para entender e refletir” no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Água Rasa. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Jan Val Ellan fez uma palestra sobre o tema “Favor divino” neste último sábado, 27 de abril, às 15h, na Casa Jaya: Rua Capote Valente, 305, Jardim Paulista.  Informações pelo telefone (11)2935-6987 ou pelo e-mailcontato@casajaya.com.br.
– José Reis Chaves fez uma palestra sobre o tema “As três revelações” na última sexta-feira, 26 de abril, na sede da Fraternidade Francisco de Assis.  A palestra foi transmitida ao vivo pelo site www.fraternidadeassis.com.br
– Neste último sábado, 27 de abril, às 15h, Pedro Camilo coordenou o seminário “Mediunidade para entender e refletir” na sede do Grupo Espírita Pescadores de Amor: Rua São Felix do Piauí, 995, Itaquera. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– A USE-SP organizou um curso para Preparação de monitores do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – para este ano. O curso será realizado todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h30, no Laboratório na USE-SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, próximo ao Metrô Brás. Inscrições e informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br. Inscreva-se já, pois as vagas são limitadas.
– Marcos Cunha estava realizando um ciclo de palestras em abril no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Dr. Olavo Egídio, 917, Santana. A programação foi encerrada no último sábado, dia 27, às 14h, com o tema “Trabalhar para o bem”. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.brou www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A ABRAPE realizou mais uma sessão do Cine ABRAPE no último sábado, 27 de abril, das 15h às 18h, na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros. O filme escolhido foi “Intocáveis”, com direção de Olivier Nakache e Eric Toledano. O debatedor foi Henrique Senhorini e a coordenação de Ana Florentino. Evento gratuito, voltado para psicólogos e interessados no tema. Sinopse: Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas em seu estado. Aos poucos ele aprende sua função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss, por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro. O filme é inspirado em fatos reais. Informações e inscrições pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mail abrape@abrape.org.br.
– Neste último sábado, 27 de abril, às 19h, Paula Zamp fez uma palestra musicada no Centro Espírita Dr. Geraldo: Rua Francisco Melchiori, 62, Penha.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Cassio Branco de Araújo fez uma palestra sobre o tema “Obsessão e desobsessão” na última sexta-feira, 26 de abril, na Associação Espírita das Paz “Irmão Jacob”. No dia 27 de abril, sábado, Cassio trabalhou o tema “Exilados por amor” no Grupo Espírita Irmã Clementina.  A terça-feira, 30 de abril, às 8h, será reservada para o tema “Anjo da guarda ou mentor espiritual”, a ser apresentado no Centro Espírita Jesus: Rua Japaratuba, 338, Sacomã. Informações: e-mail brancoaraujo@terra.com.br ou blog//cassiopalestras.blog.terra.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Herdeiros de um novo mundo” na última segunda-feira, 22 de abril, na Fraternidade Espírita A Caminho da Luz, e uma palestra sobre o tema “Fora da caridade não há salvação” na última sexta-feira, 26 de abril, no Centro Espírita Servos de Jesus. Neste domingo, 28 de abril, às 17h, Manolo trabalhará o tema “Desafios familiares”, na Casa Coltro Caminho de Luz: Av. Carlos Lacerda, 3094, Jardim Rosana. Informações: www.manoloquesada.blogspot.com.
– Plínio Bueno Penteado Jr. fez uma palestra sobre o tema “Motivos de resignação” na última quarta-feira, 24 de abril, no Centro Espírita Caminho de Damasco. Na quinta-feira, 25 de abril, Plínio trabalhou o tema “A conquista da paz interior” na sede do Centro Espírita Fabiano de Cristo. Neste domingo, 28 de abril, às 16h, a palestra será no Centro Espírita Gustavo de Alencar: Rua Arcoverde, 318, Vila Guilhermina, e o tema escolhido: “A secreta Lei do Retorno”, harmonização musical a cargo de Paula Zamp.
– Um Evangelho musical com o tema “Confraternização religiosa” foi realizado pelo Grupo Vocal Reencontro na última segunda-feira, 22 de abril, no Núcleo Espírita Chico Xavier.  Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.br.
– No dia 18 de abril – “Dia do livro espírita” – ocorreu a transferência do Museu Espírita de São Paulo para a Federação Espírita Brasileira, em sua sede no bairro da Lapa. No período da tarde, houve reunião do presidente e diretores da FEB, comissão de gestão e o assessor da presidência da FEB, Oceano Vieira de Melo, que assumiu a coordenação do citado Museu. À noite houve a cerimônia assinalando o novo momento, após a extinção do Instituto de Cultura Espírita de São Paulo, que se efetivou nos últimos meses. Compareceram o presidente Antônio Cesar Perri de Carvalho e os diretores da FEB: Célia Maria Rey de Carvalho, João Pinto Rabelo e Niraldo Pulcineli, os fundadores do ICESP: Paulo Machado e Elza Malzzonetto Machado, e o ex-presidente da FEB, Nestor João Masotti, e sua esposa Maria Euny; vários colaboradores do ICESP, dirigentes da USE Regional da Capital e da Lapa e a presidente da USE-SP, Júlia Nezu de Oliveira; e também jornalistas da imprensa espírita. Usaram da palavra a Sra. Elza M. Machado, que fez o histórico do Museu. O presidente da FEB destacou o momento histórico e o dia do livro espírita, com homenagens ao casal fundador, a Nestor e ao novo coordenador Oceano V. Melo. O casal Machado também foi homenageado pelos colaboradores do ICESP. O Museu passará, oportunamente por algumas adequações e, em seguida, manterá suas atividades normais. Informações pelo e-mail diretoria@febnet.org.br ou no site  www.febnet.org.br.
– Mário Mas participou de um ciclo de palestras no mês de abril no Grupo Espírita Auta de Souza, às quartas-feiras, das 19h50 às 21h10. A programação foi encerrada no dia 24, com o tema “Alcoolismo e toxicomania”, baseado no livro “O despertar do Espírito”; harmonização: “Rumo Certo 21”. Informações no site www.geas.net.br.
– Deusa Samú fez uma palestra na última segunda-feira, 22 de abril, no Centro Espírita Maria de Nazaré.
– No dia 21 de abril, domingo, o Grupo Vocal União & Harmonia fez uma apresentação musical no SEETO – Sociedade Estudos Espíritas 3 de Outubro. Informações no site www.uniaoeharmonia@gmail.com.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho encerrou sua agenda de palestras para o mês de abril na última quinta-feira, dia 25, com a presença de Lúcia de Fátima e os Cantores da Luz para um Evangelho Musical. Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A Festa de 70 anos da Sociedade de Estudos Espíritas Camille Flammarion foi realizada na última sexta-feira, 26 de abril, Rua Prof. Araújo Coelho, 886, Jardim Líbano. Informações pelo e-mail usepirituba@hotmail.com.
– Anete Guimarães fez uma palestra no dia 25 de abril, quinta-feira, no Centro Espírita Bênção de Paz. Na sexta-feira, 26 de abril, Anete fez uma palestra no Grupo Assistencial Espírita Mãos Unidas. Informações pelo e-maillocutor@feal.com.br.
– Cassio Branco de Araújo, no último domingo, 21 de abril, coordenou um seminário sobre o tema “Violência na família”. O evento fez parte do 11º. Seminário da Família da SEFCA – Sociedade Espírita Frei Carmelo de Aguiar: Rua João Pereira, 47, Lapa. Na última quarta-feira, 24 de abril, o expositor trabalhou o tema “Evangelho no Lar” na Casa do Caminho Meimei, e o tema “Amor ao próximo”, no dia 26 de abril, sexta-feira, na Sociedade Espírita Frei Carmelo de Aguiar.
Aguaí – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 19h, no Núcleo Espírita À Caminho da Luz: Praça Tomásia Montoro, s/n, Praça do Estádio.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
Águas de Lindoia – Na próxima terça-feira, 30 de abril, às 20h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada para os frequentadores do Lar Espírita Bezerra de Menezes: Rua Monte Sião, 709.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
Araçatuba – A agenda de palestras públicas do mês de abril da Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) será encerrada na próxima terça-feira, dia 30, às 20h, com a palestra “Meu reino não é deste mundo”, com Leila Guerreiro Rocha.
– Richard Simonetti fará uma palestra sobre o tema “Amar e viver em paz” na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 20h, na Aliança Varas da Videira: Rua Bernardino de Campos, 363.  No sábado, 4 de maio, às 14h, Richard coordenará o seminário “Sessões mediúnicas” no Centro Espírita Irmã Angélica: Rua Tancredo de Paiva Morel, 511.  Finalizando o ciclo de palestras, o expositor trabalhará o tema “Pinga fogo” no próximo domingo, 5 de maio, às 9h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Oscar Rodrigues Alves, 152.
– No dia 26 de abril, sexta-feira, Vinicius Lara fez uma palestra sobre o tema “As duas vidas do Espírito” no Grupo Espírita da Fraternidade. Vinicius tratará do tema “Por que evangelizar as crianças” no próximo domingo, 28 de abril, às 9h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Oscar Rodrigues Alves, 152. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.brou decio.bressanin@gmail.com.
– Rogério Coelho coordenou o seminário “Passes e fluidoterapia” no último domingo, 21 de abril, no Centro Espírita Irmã Angélica.
– A programação do mês de abril da Aliança Espírita Varas da Videira foi encerrada na última sexta-feira, dia 26, com a presença de Benedito Cruz de Oliveira. Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Assis – No próximo sábado, 4 de maio, às 20h, Elisete Yoshida fará uma palestra com tema evangélico na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Luiz Antônio do Prado fez uma palestra neste último sábado, 27 de abril, às 20h, no Instituto de Difusão Espírita (Nosso Lar): Rua Nicolau Carpentieri, 50, Vila Xavier.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Auriflama – O 35º. Mês Espírita de Auriflama é realizado em abril e a programação final é esta:
28 – domingo – 19h30 – Vinicius Lara, de Bicas/MG: Deus no mundo – Local: Centro Espírita Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 50-41, Centro;
29 – segunda-feira – 20h – Ricardo Cabral Miranda: Atitude Espírita e as influências espirituais na dependência química – Local: Comunidade Espírita Jesus de Nazaré: Rua Clemente Antunes Costa, 61-87, Bairro Santa Maria.
Transmissão ao vivo no site www.redeamigoespirita.com.br.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Avanhandava – Diogo do Nascimento Cáceres fará uma palestra na próxima quarta-feira, 1o de maio, às 20h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Tibiriçá, 522.  Informações pelos endereções eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de abril do Centro Espírita Francisco de Assis foi encerrada na última quarta-feira, 24 de abril, com a presença de Maria Shirley Timóteo do Nascimento, que tratou do tema “O amparo oculto que não vemos – anjo guardião”. Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Bady Bassitt – Eduardo Freire fará uma palestra na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 20h, na Associação Espírita Beneficente Francisco de Assis: Rua Eufrosino José Teodoro, 27, Centro.  Informações pelo e-mailvaldireiara@gmail.com.
Bauru – A 14ª Festac – Festa do “Amor e Caridade” – será realizada no próximo final de semana, dias 4 e 5 de maio, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Sete de Setembro, 8-53. O evento contará com lanches, doces, salgados, tortas, strogonoff com acompanhamento, sucos, refrigerantes, artesanatos, livros e Cd’s usados, brincadeiras infantis.
– Em maio, Richard Simonetti, participará em maio de várias sessões de autógrafos e palestras no CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade: Rua 7 de setembro, 8-30.  Os eventos serão realizados para o lançamento do livro “O grande desafio” e a programação completa é esta: dia 6 – segunda-feira – 20h; 8 – quarta-feira – 20h; 9 – quinta-feira – 15h; 10 – sexta-feira – 20h e 12 – domingo – 9h.
Birigui – No próximo sábado, 4 de maio, às 20h, Luiz Augusto de Macedo apresentará uma palestra com tema evangélico no Centro Espírita Amor e Caridade: Av. Barão do Rio Branco, 952.  Informações pelos telefones (18)3642-2388 ou 3643-1190 com Nancy ou com Celso Vital pelo telefone 9786-8374.
– No último sábado, 27 de abril, às 15h, Vinicius Lara fez uma palestra sobre o tema “As tentações de Jesus” na Casa do Caminho Ave Cristo: Rua Ave Cristo, 600, Bairro Colinas.
Bilac – A programação de palestras do mês de abril da Comunidade Espírita Seara de Luz foi encerrada na última quinta-feira, 25 de abril, com a presença de Lucile Battagelo.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Campinas – Augusto Cantusio Neto fará uma palestra sobre o tema “Plenitude”, neste domingo, 28 de abril, às 20h, na Seara Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no site www.searajoannadeangelis.org.br ou pelo e-mail esde@searajoannadeangelis.org.br.
– No último domingo, 21 de abril, Cássia Braguieri Arroyo fez uma palestra sobre o tema “A criança com Deficiência à luz do Espiritismo” no Seara Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no sitehttp://www.searajoannadeangelis.org.br ou pelo e-mailesde@searajoannadeangelis.org.br.
Carapicuíba – As palestras programadas para o mês de abril no NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) – são estas:
28 – domingo – 9h: Solidariedade, com João Marcos;
29 – segunda-feira – 20h: A importância da prece, com Andrea Silva;
30 – terça-feira – 20h: O mal é o remédio, com Jussara Garcia.
Diadema – Allan Vilches realizou um “Evangelho Musical” neste último sábado, 27 de abril, às 18h, no São João de Deus do Lar Espírita Luz e Amor: Rua Castro Alves, 165.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Dracena – A Jornada de palestras espíritas do mês de abril do Centro Espírita Allan Kardec (Rua Dr. Cunha Bueno, 681) será encerrada neste domingo, dia 28, às 20h, com a palestra “Mente e comportamento”, de Simão da Silva Bastos. Informações no site http://grupoesperanca.ning.com.
– O I Encontro de Corais Espíritas foi realizado no último sábado, 27 de abril, às 19h30, no Auditório da FUNDEC – entrada pelo Colégio Anglociddracena: Av. Alcides Chacon Couto. Participaram: Coral Espírita de Assis, Coral Espírita de Dracena, Coral Amélia Bazan de Presidente Prudente, Coral Espírita de Presidente Venceslau e Grupo de Canto Caminho da Luz de Regente Feijó. Informações: http://grupoesperanca.ning.com.
Franca – O Festival de Música Espírita será realizado no dia 27 de julho, sábado, e as inscrições de músicas já estão abertas. Informe-se e envie sua música pelo link http://www.institutoarteevida.org.br/index.php/pre-fecef/.
Garça – O 1o Ciclo de Palestras Espíritas está sendo realizado pela USE Intermunicipal de Garça no mês de abril. O encerramento será na próxima segunda-feira, dia 29, com a presença de Cezar Augusto Sad, que trabalhará o tema “A nova era” no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Barão do Rio Branco, 597, Centro.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Getulina – A XI Semana Espírita teve como tema central “Allan Kardec e suas obras” e foi realizada no período de 14 a 22 de abril.  A programação contou com as presenças de Grupo Musical Harmonia, Diogo do Nascimento Cárcere, Júlio Nascimento, Sônia Paz e Ismael Gobbo.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Guapiaçu – Na próxima quinta-feira, 2 de maio, às 20h, Angélica Costa Maia fará uma palestra no Centro Espírita Fonte de Luz: Rua Treze de maio, 353.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Guarujá – Plínio Bueno Penteado Jr. falará sobre “Eurípedes Barsanulfo” na próxima quarta-feira, 1o de maio, às 20h, no Lar Assistencial Espírita Fé e Amor: Rua Francisco Arnaldo Gimenez, 815, Santo Antônio.  Informações pelo e-mail arvensis@terra.com.br.
Guarulhos – As Casas André Luiz - Unidade de Longa Permanência (Avenida André Luiz, 723, Picanço) e a Universidade Internacional de Ciências do Espírito realizam o curso Medicina Integrativa: Formação de Agentes Promotores de Saúde e melhoria da qualidade de vida, interligando Ciência, Saúde e Espiritualidade. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o cuidado do organismo nas suas diversas etapas de desenvolvimento. O curso é no primeiro sábado de cada mês, das 8h30 às 12h30. A programação é esta: 4/5; 1/6; 6/7; 3/8; 14/9; 5/10; 9/11 e 7/12. A coordenação é de Sérgio Felipe de Oliveira. Informações e inscrições pelo telefone (11)4962-8631 ou pelo e-mail uniespirito@feal.com.br.
– Deusa Samú fará uma palestra sobre o tema “O que é Páscoa?”, no dia 29 de abril, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192.
– Pedro Camilo fez uma palestra na última sexta-feira, 26 de abril, no Núcleo Assistencial Anália Franco.
Indaiatuba – O XVII Mês do Teatro Espírita de Indaiatuba foi realizado em abril no Centro Espírita Paz, Luz e Amor. A Banda Terceiro Milênio foi a responsável pelo encerramento no último sábado, dia 27, às 19h30 e, a partir das 20h, foi apresentada a peça “Entrevidas – a consciência de si mesmo”, com o Grupo Teatral Terceiro Milênio. Informações pelos telefones (19)3312-2138, 9144-8300 ou 9613-7505.
Ipiguá – O Grupo Espírita Recanto de Paz (Rua Siqueira Campos, 250) receberá Angélica Costa Maia no próximo sábado, 4 de maio, às 19h30.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Itanhaém – Sidney Fernandes coordenou o seminário “Os avisos de Deus” neste último sábado, 27 de abril, às 14h, no Centro Espírita André Luiz: Rua Júlio Pires, 275, Vila São Paulo. 
– Liszt Rangel fez uma palestra sobre o tema “Quando se é feliz...” na última quarta-feira, 24 de abril, no Centro Espírita André Luiz (Vila São Paulo). No mesmo dia, às 20h, Liszt trabalhou o tema “Para compreender o Espiritismo” no Centro Espírita Allan Kardec.
– Luiz Carlos dos Santos fez uma palestra sobre o tema “O sermão da montanha”, na última sexta-feira, 26 de abril, na Associação Espírita Raios de Luz.
Itapira – O Centro Espírita “Perdão, amor e caridade” vai comemorar 112 anos de fundação com a palestra “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”, de André Luís Chiarrini Villar, no próximo domingo, 5 de maio, às 9h, no Núcleo Espírita Cristão “Chico Xavier”: Rua Ângelo Bertini, 60, Bairro Assad Alcici.  Informações no site www.tvacaminhodaluz.com.br.
– Wanyr Caccia fez uma palestra musicada neste último sábado, 27 de abril, às 20h, no Centro Espírita Luiz Gonzaga: Rua Presidente Kennedy, 47.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– Em abril foi realizado o Mês Espírita e o encerramento, Coral Vozes do Amanhã, se deu no dia 24, quarta-feira, na Casa Espírita Nhá Chica. Informações no site use_itapira@hotmail.com, pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Jacareí – O curso “Filosofia Espírita” tem duração de 96 aulas e é realizado das 15h às 17h, aos sábados, no O.S.C.E. Servos de Maria: Rua Exp. José de Oliveira Ramos, 26. Inscrições com Carlos, pelo telefone 3951-3615; com Vilma: 9188-8963 ou Antônia, pelo telefone 3023-0685, ou, ainda, pelo e-mail vilmaefc@hotmail.com. Informações e inscrições no sitewww.filosofiaespirita.net.br.
Jales – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Dar-se-á àquele que tem” na última quarta-feira, 24 de abril, no Centro Espírita “Allan Kardec”. Informações com Jane, pelo telefone (17)9714-0253 ou pelo e-mailjanemaiolo@bol.com.br.
– A Homenagem a Chico Xavier foi realizada no dia 21 de abril, domingo, no Centro Espírita Chico Xavier. O evento contou com abertura musical de Evandro Oliva e palestra de Carlos Alberto Braga Costa.
José Bonifácio – No dia 3 de maio, sexta-feira, às 20h, Angélica Costa Maia fará uma palestra no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Pedro Vendramini, 435.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Jundiaí – Abril é o Mês Espírita de Jundiaí. Neste ano, o tema central foi “Caminhos e etapas da Educação”, e a programação se encerrou no dia 27, sábado, às 20h, com a palestra “No processo de crescimento, qual a importância da Doutrina Espírita?”, proferida por Leandro Benini, no Lar Anália Franco: Rua Hans Staden, 176, Anhangabaú.  O evento foi uma realização da USE Intermunicipal de Jundiaí e Região. Informações pelo e-mailusejundiaisecretaria@terra.com.br.
Lupércio – Na próxima terça-feira, 30 de abril, às 20h, Lídia dos Santos Lavache fará uma palestra sobre o tema “Mudança, como efetuá-las”, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Vereador José Alves Maçuete, 270. O evento faz parte do 1º Ciclo de Palestras da Use Intermunicipal de Garça.  Informações pelos endereções eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Miracatu – Lauriano dos Santos fez uma palestra sobre o tema “O que é Espiritismo?” no último domingo, 21 de abril, no Grupo de Estudo Espírita.  Informações pelo e-mail emailblogue@gmail.com.
Mirassol – Eduardo Freire fará uma palestra na próxima quinta-feira, 2 de maio, às 20h, no Centro Espírita Vicente de Paulo: Rua São Sebastião, 1731, Centro.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Mongaguá – Neste último sábado, 27 de abril, às 20h, Sidney Fernandes trabalhou o tema “Você tem medo da morte?”, na Casa Espírita Renovação: Av. Luiz Pereira Barreto, 659.  Informações pelo e-mailallan0207@hotmail.com.
– No dia 23 de abril, terça-feira, Liszt Rangel fez uma palestra sobre o tema “Para compreender a mediunidade”, no Centro Espírita Luz e Caridade (Pedreira).
Pacaembu – Na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, Sandra Gonzaga C. Gomes fará uma palestra sobre o tema “A lei de amor” no Centro Espirita Amor e Verdade: Av. José Galdino dos Santos, 338.  Informações pelo telefone (18)3908-1627.
Penápolis – Richard Simonetti tratará do tema “Provação ou expiação” no próximo sábado, 4 de maio, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Av. Luís Osório, 1262. Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– No próximo sábado, 4 de maio, às 20h, o Grupo Vocal União & Harmonia fará uma apresentação no Cine Lumière: Praça Carlos Sampaio Filho, 170.  O evento é uma realização do Hospital Espírita João Marchesi. Informações no site www.uniaoeharmonia@gmail.com.
– A programação de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Allan Kardec será encerrada no dia 29, segunda-feira, às 20h, com a presença de André Luiz Rosa, que estudará o tema “Não espere mais, seja feliz agora”.  A transmissão dos passes se inicia às 19h30. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A escala de oradores do mês de abril do Centro Espírita Discípulos de Jesus (Av. Luís Osório, 108) será encerrada na próxima segunda-feira, dia 29, às 20h, com a presença do confrade Nahon Castro, que fará uma palestra musical com o tema “Vícios e virtudes”.  Informações:bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Mariano Dias (Av. Dr. Antônio Delfin, 1106) encerrará sua programação de palestras do mês na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, com a presença de Claudinei Feltrin. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Antônio Tadeu Minghin fez uma palestra sobre o tema “Em busca do autoconhecimento” no dia 22 de abril, segunda-feira, Centro Espírita Discípulos de Jesus. Informações pelo e-mail mjaplis@yahoo.com.br.
Peruíbe – Liszt Rangel fez uma palestra sobre o tema “Além da morte” no dia 25 de abril, quinta-feira, na Casa Espírita Nosso Lar. O expositor trabalhou o tema “Para compreender a mediunidade”, no mesmo dia e local, porém, às 20h. Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Piracaia – Na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 20h, Orson Peter Carrara fará uma palestra no Centro Espírita Bezerra de Menezes (CEBM): Rua João Morais Góes, 95.  Informações pelos telefones (11)4036-6970 ou 4036-7423.
Pirassununga – O 2º Encontro Espírita da AFA e do Grupo Espírita Irmão Gabriel terá como tema central “Nova Era: construção de todos nós” e será realizado no dia 5 de maio, domingo, na Academia da Força Aérea.  Estão confirmadas as presenças de Adão Nonato, André Luiz Ruiz, Manolo Quesada, Margarete Áquila, Marlene Nobre e Sérgio Santos.  Inscrições pelo sitewww.encontroespiritaafa.com.br.
Presidente Prudente – O 1º Encontro Espírita de Presidente Prudente será realizado no período de 31 de maio a 2 de junho, de sexta-feira a domingo.  O evento contará com as participações de Evandro Oliva, Pedro Bonilha, Allan Vilches, Dario Bonfim, Vinicius Lara, Murillo Altafine, Sérgio Santos, Nazareno Feitosa, José Samorano Subires e Coral Amélia Bazan.  As inscrições estão abertas.  Informações pelo telefone (18)8131-2789.
Promissão – Alessandro Viana Vieira de Paula fará uma palestra sobre o tema “A lei divina do trabalho” na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 20h, na União Espírita de Promissão: Av. Rio Grande, 224.  Serão colocados à venda livros de Raul Teixeira, sendo revertidos os lucros para a entidade Remanso Fraterno.  Informações pelo e-mail nice_casadocaminho@yahoo.com.br.
– Nahon Castro coordenou o seminário “Teu lar, uma proposta de educação em família” no último sábado, 27 de abril, das 14h às 18h, no Anfiteatro Municipal Dr. Mauro Ferreira Gama.  A harmonização musical foi realizada pela Escola de Música Novo Tom.  O evento foi uma realização do Movimento Espírita de Promissão e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Informações: e-mails: bressanindecio@yahoo.com.br edecio.bressanin@gmail.com.
Rancharia – O Centro Espírita Joana D'arc (Rua Allan Kardec, 828) está realizando a V Jornada Comemorativa dos 156 anos da Codificação Espírita em abril. A programação final é esta:
27 – sábado – 20h – Júlio Cesar Fornazari (Catanduva/SP);
29 – segunda-feira – 20h – Izaías Claro (Osvaldo Cruz/SP): “Educação do Espírito”.
Regente Feijó – Na próxima terça-feira, 30 de abril, às 20h, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra no Centro Espírita Caminho da Luz: Rua Floriano Peixoto, 377.  Informações no sitehttp://grupoesperanca.ning.com ou pelo telefone (18)3908-1627.
Ribeirão Pires – Na próxima quarta-feira, 1º de maio, às 9h30, o Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação no Centro Espírita Amor e Caridade – Núcleo Assistencial Eurípedes Barsanulfo: Estrada da Sondália, 455, Jardim Verão.  Informações pelos endereços: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Ribeirão Preto – Richard Simonetti participa de um ciclo de palestras na cidade e a programação completa é esta:
26 – sexta-feira – 20h – Provação ou expiação? – Unificação Kardecista: Rua Mariana Junqueira, 504, Centro;
27 – sábado – 15h – Seminário: Quem tem medo da morte? – SEAK: Rua Monte Alverne, 667, Vila Tibéria;
28 – domingo – 9h – Pinga-fogo sobre temas gerais – Teatro Uniseb: Rua Abrão Issa Halack, 980, Ribeirânia.
Sabino – Flavio Natal Pereira fará uma palestra na próxima quarta-feira, 1º de maio, às 20h, no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho: Rua D. Pedro I, 942, Jardim Imperial. Informações pelos endereções eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– André Luiz Rosa trabalhou o tema “Quando as crianças voltam mais cedo para casa” no dia 27 de abril, sábado, às 20h, no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho: Rua D. Pedro I, 942, Jardim Imperial.
Salto – No dia 20 de abril, sábado, às 19h, foi realizada a palestra “As drogas e suas consequências – uma visão espírita”, no Centro Espírita Jesus: Av. D. Pedro II, 223.  Informações pelo e-mail sonia-radica@uol.com.br.
Santo André – Na próxima terça-feira, 30 de abril, às 20h, Pedro Camilo fará uma palestra com tema evangélico na Fraternidade Associação Espírita Obreiros da Caridade.    Informações: endereçosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Deusa Samú fará uma palestra neste domingo, 28 de abril, às 20h, no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306.
– Anete Guimarães coordenou o seminário “A mente e a educação do Espírito” neste último sábado, 27 de abril, às 9h, no Centro Espírita Redentor: Rua Artur de Queiroz, 872.  No mesmo dia, às 19h, Anete coordenou o seminário “A evolução e o desenvolvimento do ser” na sede do Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154.  Informações pelo e-mailuse.taubate@gmail.com.
– Manolo Quesada coordenou o seminário “Desafios familiares” neste último sábado, 27 de abril, às 9h, na Casa do Caminho Paulo e Estêvão: Rua Paulo Novaes, 300, Vila Junqueira.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Anete Guimarães fez uma palestra no dia 23 de abril, terça-feira, no Centro Espírita O Consolador. Na quarta-feira, 24 de abril, Anete fez uma palestra no Grupo Assistencial Espírita Joanna D’Ângelis. Informações pelo e-maillocutor@feal.com.br.
– No último domingo, 21 de abril, Manolo Quesada tratou do tema “Lei de sociedade” no Centro Espírita de Caridade Joanna D’Arc. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
Santo Antônio do Aracanguá  “O símbolo da cruz” foi o tema da palestra que Vinicius Lara fez no último sábado, 27 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Amor e Luz: Rua Ferreirinha, 120.                                        
Santos – A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo realizará no dia 4 de maio, sábado, das 13h às 17h, o curso “Formação de Educadores Espíritas da Infância” com Martha Rios Guimarães – Marthinha, do Departamento de Educação Espírita da Infância – USE SP.  O programa é: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil; Objetivos; Componentes do Processo Educativo; Estruturando o Departamento; Planejamento (setor – programa de aulas – aulas); Recursos Didáticos – com exemplos práticos.  O curso será realizado na sede da Associação Espírita Jesus e a Caridade: Rua Pará, 33, Bairro Campo Grande, paralela à Av. Ana Costa, próximo ao Hospital Ana Costa.  As inscrições serão realizadas até o dia 30 de abril, terça-feira, com Ana Célia (Santos) pelo telefone 3237-6247 ou pelo e-mailpupo80@gmail.com; Regina (Praia Grande), telefone 3491-6981 ou com Aurinete (Guarujá), 3387-7129.  Na ocasião será vendido o livro “Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infanto-juvenil: uma proposta de trabalho”, que se baseia em duas décadas de experiência da autora no setor que está sendo considerado, no meio espírita, como um manual prático para implantação, ou aprimoramento, da atividade de Educação Espírita Infanto-juvenil na Casa Espírita, de autoria de Martha Rios Guimarães (Marthinha).  Preço de capa R$20,90 – renda destinada a atividades da área de Infância e Mocidade do CE Gabriel Ferreira. Realização: Departamento Regional de Infância.  Promoção: USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
– O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado toda quinta-feira na Escola Espiritual Ordem e Progresso. O curso é no Centro Espírita Ismênia de Jesus. Informações: deciobressanin@yahoo.com.br ouhttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Curso de extensão em pós-graduação “Ciência, Saúde e Espiritualidade” será realizado aos sábados, das 14h30 às 17h, até o dia 30 de novembro, na Universidade Santa Cecília. O curso tem duração de 80 horas e é coordenado por Flavio Braun Fiorda. Informações e inscrições:www.unisanta.br/posgraduacao/extensao.
– Na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, Flávio Braun Fiorda fará uma palestra no Centro Espírita Anjo Gabriel: Rua José de Alencar, 9, Vila.  O evento é uma realização da AME-Santos. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A programação comemorativa dos 70 anos da Associação Espírita “Jesus e a Caridade” (Rua Pará, 33, Campo Grande) será encerrada no dia 29 de abril, segunda-feira, às 20h, com a participação de Pedro Camilo.  Informações pelo telefone (13)3223-0560.
São Bernardo do Campo – Na próxima quinta-feira, 2 de maio, às 20h, Deusa Samú fará uma palestra no Centro Espírita Lírio Branco: Rua Joaquim Nabuco, 503.
– O Encontro de Coordenadores de Cursos de Espiritismo e Evangelizadores é realizado no período de março a junho de 2013. O objetivo principal desse trabalho é promover, através da troca de experiências, o aprimoramento dos trabalhadores encarregados da divulgação da doutrina espírita nos cursos e nas turmas de evangelização de crianças e jovens. Um dos pontos de destaque desse trabalho é estimular a criação de reuniões que tanto contribuam para as reflexões profundas do ser, quanto sensibilizem a criatura para o despertar de sentimentos nobres. Evangelizar é fazer refletir. Na evangelização as crianças e jovens são preparados para terem senso crítico. Através de uma abordagem dinâmica e profunda, os organizadores resgatarão as temáticas mais relevantes para os coordenadores e evangelizadores. Serão estudadas lições já conhecidas, como Ambiência Espiritual e Universalidade do Ensino dos Espíritos, porém sob uma ótica diferente, enfatizando a responsabilidade de todos no trato com a Doutrina e na aplicação dela nas atividades do Centro Espírita. Para se inscrever, envie um e-mail paraevangelizacao.sbc@gmail.com ou telefone para (11)2374-2922 e fale com Mônica ou Walteno. As reuniões são realizadas às terças-feiras, das 20h às 21h30, na sede do Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Vila Assunção.
– Todas as terças-feiras, às 20h, são realizados os atendimentos do DESADEF: Departamento de Socorro e Amparo aos Dependentes Químicos, na Casa de Apoio: Rua Joaquim Nabuco, 507.
– Neste domingo, 28 de abril, às 9h, Anete Guimarães coordenará o seminário “Mediunidade – mitos e verdades”, no Grupo Espírita dr. Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386.  Informações pelo e-mail use.taubate@gmail.com.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Faces do orgulho” na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, no Recanto da Paz: Rua Guimarães Rosa, 494. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– Neste último sábado, 27 de abril, das 8h30 às 17h, o Centro Espírita Emmanuel (Rua Humberto de Campos, 117) realizou o 6º Encontro de Expositores da Doutrina Espírita com o tema central “Cuidando de quem cuida”.  Informações no site www.conesbc.org.br.
– Anete Guimarães coordenou o seminário “A evolução e o desenvolvimento do ser” neste último sábado, 27 de abril, às 19h, no Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154. No domingo, 28 de abril, às 9h, Anete coordenará o seminário “Mediunidade: mitos e verdades” no Grupo Espírita Dr. Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386. Informações pelo e-maillocutor@feal.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Metamorfose ambulante” na última sexta-feira, 23 de abril, no Grupo Fraternal Francisco de Assis. Neste domingo, 28 de abril, Manolo estudará o tema “Fora da caridade não há salvação” no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117. Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
São Caetano do Sul – O Templo Espírita Irmão João Massarelli (Rua das Mangueiras, 323, Bairro Cerâmica, próximo ao portão principal do Parque Chico Mendes) fará realizar uma palestra comemorativa do 63º aniversário de fundação sobre o tema “Transformação do homem pelo Espiritismo” com Rosangela Pires, no dia 4 de maio, sábado, às 20h.  A harmonização musical estará a cargo de Andrea Dian. Informações pelo e-mailnorbertoefatima@gmail.com.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Finalizando o ciclo de palestras na região, Eduardo Freire se apresentará no próximo domingo, 5 de maio, às 9h, na Associação Espírita Allan Kardec: Rua Floriano Peixoto, 975, Boa Vista.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– Angélica Costa Maia fará uma palestra na próxima quarta-feira, 1o de maio, às 20h, na Associação Espírita Allan Kardec: Rua Floriano Peixoto, 975, Boa Vista. Finalizando o ciclo de palestras na região, Angélica estará no próximo domingo, 5 de maio, às 9h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Benedito Gagliardi, 291, Bairro Romano Calil.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– No dia 1o de maio, quarta-feira, às 20h, Eduardo Freire fará uma palestra no Centro Espírita Cairbar Schutel: Rua Conselheiro Lafaiete, 381, Vila Ercília.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– Célio Alan Kardec de Oliveira cumpriu uma agenda de seminários e palestras sobre o tema “Obsessão e transtornos psíquicos” no último final de semana. O evento foi realizado em comemoração aos 156 anos de “O Livro dos Espíritos”. Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– A agenda do mês de abril no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier foi encerrada no dia 24, quarta-feira, com a presença de Cláudio Serafim. Informações pelo e-mail antoniocarlosnavarro@gmail.com.
– A Associação Espírita Allan Kardec recebeu o confrade José Maria Medeiros no dia 24 de abril, quarta-feira. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São José dos Campos – A A.M.E. – Associação Maternal Espírita (Rua Oscar Strauss, 344, Praça dos Eucaliptos) realiza o 1º Ciclo de Palestras sobre o tema “Um evento para a família: o que nos acontece?”. Esse evento é uma promoção da Namastê Energética Consciencial e a segunda atividade será realizada no dia 28 de abril, domingo, para os alunos de 14 aos 21 anos. Informações no site www.namasteenergetica.blogspot.com ou pelo e-mailnamastecursos@gmail.com.
São Vicente – O 1o Encontro ESDE da Baixada Santista e do Vale do Ribeira terá como tema central “Estudo sistematizado da Doutrina Espírita” e será realizado no próximo domingo, 5 de maio, às 10h, no Centro Espírita Paulo e Estêvão: Rua Visconde de Tamandaré, 442, Centro.
– O 52º Mês Espírita Use São Vicente teve com tema central “Doutrina Espírita Educar para Transformar” e foi realizado na Escola Henrique Oswald: Av. Capitão Mor Aguiar, 233.  A programação se encerrou no dia 27 de abril, sábado, às 19h, com Eugenivaldo Fort, que tratou do tema “Reforma Íntima, Equivale a Autoeducação” e por Margarete Áquila, responsável pela harmonização musical. Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Sorocaba – O SEFIF (Rua Tamandaré, 111) realiza um Ciclo de palestras sobre o tema “Medicina e Espiritismo” com Rodrigo M. Bassi.  O segundo encontro será na próxima quinta-feira, 2 de maio, às 20h, com o tema “A influência do Pensamento no processo Saúde – Doença”.  Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou www2.quatromaosdeluz.com.br.
Sud Mennucci – O orador Roosevelt A. Thiago proferiu uma palestra no Centro Espírita André Luiz, no dia 23 de abril, terça-feira, onde desenvolveu o tema “Terapia antiqueixas”. Informações pelo e-mail cialso@hotmail.com.br.
 
 Sergipe
Aracaju – O Curso de Passe Fluídico Magnético é realizado toda quinta-feira, às 19h30, no Grupo de Estudos Espíritas Irmã Sheilla – Bairro Luzia, e será encerrado em dezembro. Informações pelo telefone (79)9650-4887, pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A Associação Médico-Espírita realizará em conjunto com a Federação Espírita de Sergipe, sob coordenação de Marinês Moreira, o seminário “Reuniões mediúnicas com Jesus e Kardec” nos dias 16 de junho e 4 de agosto, domingos, das 8h30 às 12h30. O evento contará com as presenças de Carlos Alberto Santiago, Terezinha Melo Cabral, João Moreira Junior, Terezinha Cabral e Nelma Pereira Dantas. Informações no site www.fees.org.br.
– Todo primeiro sábado, das 9h às 12h, nos meses de abril, maio e junho, a Federação Espírita de Sergipe realiza o curso “Capacitação e atualização de monitores de Estudo da Doutrina Espírita” com o tema “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Informações no site www.fees.org.br.
*
Colaborou na redação desta seção Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário