a partir de maio 2011

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Espiritismo em outros países -23-02-2013

EUNICE DE OLIVEIRA CAZETTA
eunicecazetta@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)


Alemanha
Berlim – O SAJA e.V. (Grupo de Estudos e Trabalho Joanna de Ângelis) realiza reuniões semanais em português todas as terças-feiras, em alemão às quintas-feiras, e em dois sábados do mês (o 2º e o 4º) em português. Nesses encontros, promovem o estudo de O Livro dos Espíritos, do Evangelho e de temas da reforma íntima. O grupo é membro da Associação Espírita Alemã e do Conselho Espírita Internacional. Mais informações podem ser vistas no endereço www.sajaberlin.de ou receber regularmente a newsletter cadastrando-se através do e-mail sajainfo@web.de, com Sra. Glaucia Silva. Possui também uma página no facebook através do link www.facebook.com/sajaspiritismus.
– Para o mês de março, o Grupo de Estudos e Trabalho Joanna de Ângelis promoverá três eventos extras em sua sede: Kaiserin-Augusta-Allee 95, 10589 Berlin (U7 Mierendorffplatz). Eis a programação:
Dia 2 de março: “Dia da Porta Aberta”, com duas palestras: “Quem sou eu, de onde venho, para onde vou?”, com Cláudia Tetens em alemão, às 15h, e “A força do pensamento”, com Juselma Coelho, palestrante convidada (em português, com tradução em alemão), às 17h;
Dia 10 de março: Bazar do SAJA, para a manutenção da casa espírita;
Dia 16 de março: “Café na vizinhança” (Nachbarschaftskaffee), das 15h às 18h, com o objetivo de aproximar a Doutrina Espírita de pessoas, numa maneira informal, mais à vontade.
Mais informações podem ser vistas no endereço www.sajaberlin.de ou receber regularmente a newsletter cadastrando-se pelo e-mail sajainfo@web.de com Sra. Gláucia Silva. Há ainda uma página no facebook através do link www.facebook.com/sajaspiritismus.
Bonn – Nos dias 11 e 12 de maio será realizado o tradicional Retiro Espiritual com a presença de Divaldo Pereira Franco (Brasil). Uma promoção de Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf: Andreas Hermes Akademie – In der wehr hecke 1 – 53125. Divaldo visitará outros centros em maio, fazendo palestras em outras cidades além de Bonn: Munique, Stuttgart, Frankfurt, Bremem, Hanova, Mannheim. Inscrição com Tereza Matos Richardson – spiritismus.duesseldorf@gmail.com, ou pelo correio: Kronenster 33 – 40217 Düsseldorf.
Colônia – O Grupo de Estudos Espíritas de Colônia realiza reuniões de estudos de O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, seguidos do passe coletivo, todas as terças-feiras, das 17h45 às 18h45. Mais informações na página www.spiritismo.de/alemanha.htm.
Köln – O Grupo Cantinho do Chico realiza às segundas-feiras a partir das 18h a reunião pública com o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, e em todo terceiro domingo de cada mês realiza o estudo sistematizado das obras de Allan Kardec. O grupo se prepara para em breve disponibilizar a programação para as próximas semanas. Mais informações podem ser visualizadas através do site www.cantinho-do-chico.com ou pelo e-mail info@cantinho-do-chico.com.
Stuttgart – O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec (Gruppe-SEELE. e.V. Stuttgart) divulga uma Folha Informativa mensal nos idiomas alemão  e português com a programação do mês. O grupo realiza na sede do Centro Espírita Stuttgart, sito à rua HackstraBe 11, palestras, atendimentos com fluidoterapia e estudos sobre a Doutrina Espírita nas línguas alemã e portuguesa. O site da instituição para visualizar a programação é este: http://gruppe-seele.de/. Contatos por e-mail: Maria Gekeler, presidente do Gruppe e da UEA – União Espírita Alemã: mary@mds-gekeler.de. 
– Haroldo Dutra Dias estará na Alemanha pela primeira vez, nos dias 4 e 5 de maio, onde fará o Seminário “A Caminho da Luz”, primeiro em Stuttgart, no Grupo SEELE, e, em seguida, em Berlim, no Grupo SAJA. Inscrições abertas em ambos os grupos.
– A UEA/DSV promove nos dias 15 e 16 de Junho o 1º Encontro da coordenadoria CEE do CEI em território alemão. O local do evento será na sede do DSV de Stuttgart. Mais informações: site www.spiritismus-dsv.de ou pelo e-mail da Sra. Maria Gekeler kontakt@spiritismus-dsv.de.
– A União Espírita Alemã lançou em janeiro a 3ª edição da Revista Espírita em alemão. Tendo como tema principal “Espiritualidade e Medicina”, a revista poderá ser adquirida na UEA/DSV pelo e-mail da Sra. Maria Gekeler kontakt@spiritismus-dsv.de.
Angola
– Para entrar em contato com a Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola, utilize o site www.seaka.org ou o e-mail seakaangola@gmail.com.
Argentina
Buenos Aires – Encontra-se disponível a 11ª edição da "Revista Espírita Mies de Amor". Entre os temas abordados está uma profunda reflexão sobre o Suicídio. Mais informações: sites www.miesdeamor.jimdo.com e www.espiritismoparatodos.com.ar.
Austrália
Brisbane – Todas as quartas-feiras, de 20h30 às 21h15, no Community Centre – 1693 Logan Road, Upper Mt Gravatt, são promovidas reuniões de estudos pelo Brisbane Spiritist Centre. Mais informações: brisbanesc2011@hotmail.com.
Sydney – É esta a agenda de palestras do Allan Kardec Spiritist Group – St Riters Town Hall – 39 Unwins Bridge Road, Sydenham:
No mês de fevereiro: Dia 26 – Abílio Neto;
No mês de março: Dia 12 – Christopher Woolard; Dia 26 – Estudo Espiritual (em português). Informações: allankardecsydney@gmail.com; www.allankardec.sydney.org.  
– Desde o dia 5 de fevereiro, o Allan Kardec Spiritist Group está com instalações próprias em: St. Peters, Marrickville – St. Peters Town Hall está localizado em 39 Unwins Bridge Road, Sydenham, segundo o Boletim Informativo CEI 47.
Áustria
Lauterach – No dia 10 de fevereiro – de 14h às 18h – no Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec - Angerweg 2 UG A – 6923, foi realizado o seminário com Wellerson Santos sobre o tema "A Família". Informações: http://wellersonespiritismo.bogspot.co.at/.
Viena – O SEEJA-Viena promoveu o minisseminário sobre “Atendimento Fraterno”, com Walda Stückelberger, no dia 2 de fevereiro (das 9h30 às 17h30). O objetivo foi capacitar o trabalhador espírita, reciclando os conhecimentos daqueles que participam dessa atividade. Houve também uma palestra com Sueli de Almeida Oliveira sobre o tema “Assistência Social na Áustria”. Mais informações através do e-mail sejaangelis@yahoo.com ou pelo site www.seeja.at
– No dia 16 de fevereiro, de 14h às 18h, na Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis, foi realizado um minisseminário sobre “Mediunidade”, com Wellerson Santos (www.wellersonsantos.blogspot.com). Informações: seejaangelis@yahoo.com – www.seeja.at – fone: 0699 1054 2694.
– Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec - VAK Viena Promove encontros semanais às terças-feiras, de 19h às 20h; aos sábados, de 15h às 16h, para o conhecimento da Doutrina Espírita. Mais informações estão disponíveis no endereço www.spiritismus.at ou e-mail vakardec@msn.com, com Rejane Planer e Josef Jackulak, VAK Viena.
A Associação de Estudos Espíritas John Huss promove em sua sede localizada na Halblehnweg n° 25 – 1220 – Viena reuniões quinzenais para estudo, aos sábados, das 17h às 18h30. Mais informações: johnhuss.vienna@gmail.com.
A Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis SEEJA está localizada na Hietzinger-Haupt strasse 34 A – 1130. A sociedade realiza o ESDE aos domingos, às 11h (em alemão e português); às quartas-feiras, promove estudo de O Livro dos Médiuns, às 10h; no 2º sábado de cada mês, às 18h, apresenta uma vídeo-aula; no 2º domingo de cada mês, às 11h: evangelização infantil. Mais informações: sejaangelis@yahoo.com.
– Em maio, Divaldo Pereira Franco estará novamente proferindo palestras e seminários em Viena, Bratislava, Praga e, pela primeira vez, em Zagreb, Croácia e em Ljubiana, Eslovênia. O roteiro de Divaldo será:
27 de maio: Praga;
28 de maio: Bratislava;
29 de maio: Zagreb;
30 de maio: Ljubiana;
1º de junho: seminário em Viena.
Mais informações: vakardec@msn.com; www.spiritismus.at.
Vorarlberg – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – O GEEAK realiza, às segundas-feiras, o estudo de O Livro dos Médiuns e, às quartas-feiras, o de O Livro dos Espíritos. Às quintas-feiras foi iniciado o III Curso de Introdução ao Espiritismo, com aulas no horário das 9h às 10h30, em português. As matrículas estão abertas. Nos 1os e 3os domingos de cada mês são realizadas palestras públicas no idioma português. As palestras no idioma Alemão, que ocorriam nos 3os domingos de cada mês, foram momentaneamente suspensas e substituídas por palestras em Português. Um novo grupo de estudos no idioma Alemão está sendo formado, para debate de diversos temas, dentro da temática espírita. O GEEAK também oferece evangelização infantil e um Canal de vídeos com palestras disponíveis no endereço: www.youtube.com/user/GEEAKAustria?feature=watch. Mais informações no site www.spiritist.at ou pelo e-mail geeakaustria@gmail.com. Endereço: GEEAK – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Voralberg - Angerweg 2 UG, A-6923 – Lauterach-Áustria. Consulte sobre o Movimento espírita austríaco com Vânia Gomes, em www.youtube.com/watch?v=dHjN2XJbM40&feature=channel&list=UL.
Bélgica
Bruxelas Centre d'Études Spirite Allan Kardec de Bruxelles – O CESAK promove discussões sobre vários assuntos importantes, direcionados para pais e educadores, aos sábados, das 15h45 às 16h50. Endereço: Rue Louis Hap, 1341040 Bruxelles; Tel. 02/647 37 85. Informe-se a respeito:  http://bruxelles.cesak.org.
No dia 21 de fevereiro, às 19h30, no Centro Espírita Allan Kardec - Rue Louis Hap, 134, 1040, foi realizada uma palestra com Juselma Coelho sobre "Dons mediúnicos e renovação interior".  
Terá início, em 21 de março, o Curso Elementar de Espiritismo. Informações: http://bruxelles.cesak.org - fone: 02/647 3785.
Liège A Federação Espírita da província está promovendo desde o mês de setembro/2012 um Curso de Filosofia Espírita, com duração de 2 anos. O curso, cujo objetivo é abordar o fundamento essencial e necessário para a compreensão do ensino espírita, é aberto a quem quiser aprender a filosofia espírita. Mais informações no site http://fspl.spirite.be.
Realizar-se-á nos dias 25 e 26 de maio de 2013, no Castelo Wégimont localizado a 20 km do centro de Liège, pelo 7º ano consecutivo, o Simpósio Espírita, tendo como tema central “A importância das Crianças no Futuro”. Para realizar as inscrições, se faz necessário o acesso pelo endereço www.spirite.be.
– “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns” e “A Gênese”, de Allan Kardec, podem ser encontrados em áudio no idioma francês. Estão em 2 CDs, gravados no formato MP3 e vendidos pelo valor total de 10€. Da mesma forma estão disponíveis 2 simpósios da União Espírita Belga, dos anos de  2006  e  2007, em DVD. Mais informações, diretamente com a “Union Spirite Belge”: Rue Maghin, 43 à 4000 Liège – Bélgica – telefone (32) (0) 4227 60 76, e-mail usb@spirite.be e site www.spirite.be.

Bielorrússia

Grupo Espírita da Bielorrússia Spartak Severin informa que já está disponível a Revista Espírita em Russo, traduzida do original em francês. Um novo grupo, o Grupo Espírita de Minsk, está sendo formado, com 10 a 15 pessoas, coordenação de Andrei e Natália Latsinnik que viveram por 5 anos no Brasil, e coordenação geral de Spartak Severin. Outras informações no próximo Boletim CEI. Contatos somente em inglês, francês, italiano e russo com: spartak-severin@yandex.by.

Canadá
 

Toronto – A Toronto Spiritist Society está com nova sede localizada na 261 Gerrard St E. – Toronto, Ontário - M5A 2G1 – Canadá. Caso haja algum problema, basta ligar para (416) 723-2242. Para informar-se sobre a programação das atividades, acesse o site: http://www.torontospiritistsociety.org/.
 

Chile

Grupo Espírita María de Nazaret www.grupoespiritamariadenazaret.cl – Foi criada uma página no Facebook, em espanhol, contendo bom material da doutrina: facebook.com/GrupoDeEstudiosDeEspiritismoMariaDeNazaret. O site da entidade é www.grupoespiritamariadenazaret.cl.

Croácia
 

Zagreb Pela primeira vez, no dia 29 de maio de 2013, o confrade Divaldo Pereira Franco fará uma palestra na capital croata. Além disso, Divaldo falará ainda no mês de maio, nas seguintes cidades: Viena, Ljubiana, Praga e Bratislava. Mais informações através do e-mail vakardec@msn.com ou pelo site www.spiritismus.at.

Cuba

Havana – Nos dias 22 a 24 de março de 2013, o Conselho Espírita Internacional promoverá o 7º Congresso Espírita Mundial. “La Educación Espiritual y la Caridad en la Construcción de un Mundo de Paz” – 150 años del Evangelio según el Espiritismo, “Charity and Spiritual Education in Building a World of Peace – 150 Years of The Gospel According to Spiritism e “L’Éducation Spirituelle et la Charité dans la Construction d’un Monde de Paix” - 150 Ans de L’Évangile selon de Spiritisme serão os temas abordados no congresso. Os expositores convidados estão relacionados na página eletrônica do Congresso. No portal da FEB (www.febnet.org.br) é possível conferir a lista de algumas agências de viagens que oferecem pacotes para o evento. Mais informações nos sites www.7cem.org e www.congressoespirita.com.br. Não deixem de fazer suas inscrições: 7cem2013@7cem.org, delacruzmanny@aol.com.

Dinamarca

Copenhague A Spiritist Educational Society Denmark (SESD) foi fundada em 30 de abril de 2012, tendo o objetivo primordial de estudar, aplicar os ensinamentos e divulgar a Doutrina Espírita na Dinamarca. Reuniões abertas ao público todas as segundas-feiras (exceto a última de cada mês), das 18h00 às 19:30h, na nossa sede em Copenhague. Durante as reuniões estudamos O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de conduzirmos uma pequena palestra com tema edificante, seguido de passe. Temos o atendimento fraterno àqueles que necessitarem. As últimas segundas-feiras do mês são dedicadas às reuniões de Estudo da Mediunidade, fechadas ao público em geral. Nossos trabalhos são conduzidos apenas em língua portuguesa e, eventualmente, em língua inglesa, mas estamos nos preparando para conduzi-los também em língua dinamarquesa num futuro próximo. Nossa biblioteca conta com um acervo de livros, revistas, CDs de música e áudio-palestras e DVDs de filmes, palestras e seminários. O material está disponível para empréstimo nos idiomas português, inglês, dinamarquês, sueco e alemão. Parte do material também está disponível para venda. Nosso endereço: SESD – Spiritist Educational Society Denmark www.sesd.dk Nørregade 28D, 1.sal. 1165 – København K – Danmark. Nossos contatos: spiritism@sesd.dk; skype: S.E.S.D. ou spiritism@sesd.dk; Flavia: +45 3079 9348 (celular); Malu: +45 6019 0075 (celular); facebook: www.facebook.com/SESD.spiritism.dk.

Equador

Quito – O Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Quito anuncia o início de suas oficinas de estudos da Doutrina Espírita, abertas ao público em geral, e convida a todos que tenham interesse em conhecer a Ciência, a Filosofia e a Moral de que trata o Espiritismo a participarem de suas reuniões semanais realizadas às terças-feiras, de 18 às 19h30, na sua sede à Rua Santa Prisca OE – 327 – Edifício Valladares – 3º. Piso – Oficina 306. A entrada é gratuita. Informações: e-mail espiritismoquito@gmail.com ou telefone 098994983.

Escócia

Glasgow – O Spiritist Group of Glasgow (Grupo Espírita de Glasgow) está com uma nova página no facebook. O link para acessá-la é www.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088 e lá você pode deixar seus comentários sobre a doutrina e os trabalhos do grupo. Mais informações: e-mail spiritism.glasgow@gmail.com.

Espanha

Benidorm – Em dezembro de 2012 foi realizado o XIX Congresso Espírita Nacional E a vida continua. Durante o Congresso teve lugar a Assembleia da Federación Espírita Española, ocasião em que um novo centro espírita se filiou à Federação. Novas comissões foram formadas e, ainda, criados: Revista, Editorial, Conferências e Seminários e Infância e Juventude. Antes do Congresso, Divaldo Pereira Franco realizou conferências nas cidades de Madrid, Barcelona, Reus, Valência e Orihuela; e Carlos Campetti em Madrid, Tomelloso, Manzanares, Málaga, Alicante e Murcia. Também houve a eleição da junta diretiva da Federación Espírita Española, com um mandato de 3 anos, sendo presidente: Salvador Martín. Sites da Federação: www.espiritismo.cc; info@espiritismo.cc. Canal da FEE Oficial de vídeos: www.youtube.com/user/federacionespirita?feature. A Revista Espírita da FEE (no 3 – Transição Planetária), órgão oficial da Federação, pode ser recebida no seu domicílio ao preço de 3 euros por revista, ou 12 euros ao ano. A distribuição se faz ao preço do custo. Conheça o Espiritismo através do chat da Federação Espírita Espanhola, às quartas-feiras, às 22h30.
Salou – No período de 15 a 17 de março, no Hotel Santa Mônica, será realizado o seminário "Psicologia de Gratitud", com Divaldo Pereira Franco (Brasil), promovido pelo Centro Espírita Manuel y Divaldo - VII Taller de Salud Espírita. Informações: www.cemyd.co; manuelsonyer@gmail.com, ou fone: 0034 635 422 007.

Estados Unidos da América 

Baltimore SSB – Spiritist Society of Baltimore: Estudo do livro “Tormentos da Obsessão” (Torments of Obsession) de Manuel Philonemo de Miranda, psicografado por Divaldo Franco, toda quinta-feira, 7h30 - 21h00. Informações: www.ssbaltimore.org.  
A Sociedade Espírita de Baltimore lançou o website Spiritist Network (Rede Social Espírita) que disponibiliza uma variedade de vídeos espíritas, principalmente em inglês, além de fotos, áudios e blog. O link é www.spiritistnetwork.com.
Boca Raton Todos os sábados, às 18h, a Spiritist Society of Palm Beach promove workshops com o objetivo de ajudar no melhor entendimento da vida espiritual, de nós mesmos e de toda a criação. Mais informações sobre palestras, site www.kardec.com.
Boynton Beach O Conselho Espírita dos Estados Unidos está disponibilizando na internet a primeira parte do seu livro “Systematic Study of Spiritism” (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O livro é dividido em 12 lições, que podem ser baixadas gratuitamente em formato PowerPoint ou em PDF. O segundo livro do Systematic Study of Spiritism está na sua fase final de preparação. O endereço do USSC na internet é www.spiritist.us/sss.html.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (USSC), com o apoio da União Britânica das Sociedades Espíritas e do Conselho Espírita Internacional (CEI), lançou o livro “The Gospel – At Home and in the Heart” (O Evangelho – em casa e no coração). O lançamento do livro visa estimular o estudo e a prática dos ensinamentos cristãos espíritas no ambiente familiar e faz parte da campanha “Evangelho no Lar para Todos”, lançada recentemente pelo USSC. A obra está disponível somente na internet, no arquivo de leitura PDF, mas, em breve, deverá ser também impressa pela instituição. Os interessados podem acessar o livro em www.spiritist.us/pdf/ghh.pdf.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) criou o Spiritist Information Research Assistant (SIRA), um serviço de consultas de obras espíritas, espiritualistas e de caráter científico. Pode-se fazer uma pesquisa por temas, títulos de livros, médium/autor e autor espiritual. Todas as obras são editadas em inglês. O endereço é www.spiritist.us/sira.
– Todos os sábados, às 10h, o Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) promove o “Spiritism for Everyone – Webmeeting”, um grupo de estudo espírita ao vivo. Mais informações no site www.spiritist.us.
Dallas – No dia 20 de abril de 2013 o United States Spiritist Council realizará o 7th U.S. Spiritist Symposium “Life in the Spirit World” na 4501 Highway 360 south MD 929, Fort Worth, TX 76 155. Mais informações no site www.spiritistsymposium.org ou www.spiritist.us.
Miami – A Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn., com o apoio da Baptist Health South Florida, está desenvolvendo um programa de educação para a saúde. O programa visa oferecer à comunidade conhecimentos, atitudes e hábitos básicos para a aquisição da saúde individual e coletiva. Um outro estudo está sendo oferecido através da internet, todas as quartas-feiras, às 21h. Mais informações no site www.spiritist.com.
– Neste domingo, dia 24 de fevereiro, a Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn irá promover a 3rd Annual Health & Spiritual Wellness Fair, de 10h às 15h. Veja a programação em www.spiritist.com.
– Nos dias 2 e 3 de março de 2013, a Spiritist Federation of Florida estará promovendo a 3rd Spiritist Conference of Florida – “Mediumship a Human Attribute”. Estarão presentes no evento: Divaldo P. Franco, Alberto Almeida, Suzana Simões e Cesar Reis. Os temas abordados: Opening Keynote, com Divaldo P. Franco; We are all Mediums, com Cesar Reis; Mediumship: Perispirit & Body, com Alberto Almeida; Scientific Evidence of Mediumship, com Suzana Simões; Discipline & Mediumnistic Mandate, com Suzana Simões; Mediumship & Different Methods of Cure, com Alberto Almeida; Mediumship with Jesus, com Cesar Reis; e Obsessions & its Treatments, com Divaldo P. Franco. Mais informações: www.spiritist.com e www.spiritistfederation.us 
– No período de 8 a 10 de março, a Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn (6450 NW 77 th CT Miami, FL. 33166 - 305 477 4148 / 305 469 8395) irá realizar o Seminário: Estudo e Prática da Assistência Espiritual. Veja a programação em www.spiritist.com.
Nova York – Neste final de semana, dias 23 e 24 de fevereiro, no Palácio Europa - 278 New York - Avenue Newark, NJ 07105, está sendo realizado, pela Federação Espírita do Estado, o seminário “Viagem ao nosso eu interior”, com as presenças de Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Alírio Cerqueira, Jussara Korngold e Julio Carvalho. 
San Diego – A Spiritist Society of San Diego está promovendo o estudo de O Livro dos Espíritos. O grupo se reúne todas as quintas, às 19h. Mais informações no site www.sssandiego.org.
Timonium Em julho de 2011 estreou a primeira rádio espírita dos Estados Unidos. Mais informações no site www.kardecradio.com.
Estônia
Tallin  A tradução do livro “Nosso Lar” em estoniano foi lançada recentemente em Tallin, publicada pela Editora Rivail da Polônia, em concordância com a EDICEI. O tradutor foi August Kilk. A palestra de lançamento em Tallin foi proferida por Clovis Portes, esperantista espírita e palestrante internacional. O evento foi organizado pelo Grupo Espírita da Estônia, com o apoio de Konrad e de Clovis Portes. Mais informações: www.spiritism.ee e august@spiritism.ee. 

Finlândia

Vääksy – No dia 8 de fevereiro, das 18h00 às 20h00, foi realizado o evento “A Presença da Espiritualidade em nossa vida – a interação entre o mundo físico e o mundo dos Espíritos”. A apresentação foi de Jussara Korngold em inglês, com intérprete finlandês, tendo sido reservado um tempo para perguntas da plateia (Vaaksy, Mikkolantie 44, Fundação Chickweed). Informações: www.spiritismi.fi.
Associação Amigos do Dom Inácio da Finlândia – Os representantes da associacão finalizaram e lançaram a tradução do livro “Os Mensageiros” para os leitores finlandeses. Em breve também lançarão a tradução da obra “Suicídio Tudo o que você precisa saber”, do autor Richard Simonetti. Para o ano de 2013 temos grandes expectativas com a presença de palestrantes como Andrei Moreira, Jussara Korngold e Divaldo Franco. Contatos e informações: info@allankardec.fi; info@spiritismi.fi; www.spiritismi.fi.

França

Nice – EPA 2013 – No período de 6 a 9/abril será realizado o 21º Congresso Europeu de Psiquiatria com a presença do Dr. Sergio Thiesen (Brasil). O tema central: “Influence of Discarnated people in Mental Diseses and its respective approach” (Influência de pessoas desencarnadas em Distúrbios Mentais e sua abordagem respectiva). Assista ao vídeo onde a presidente do congresso Dra. Danuta Wasserman convida os profissionais a comparecer ao evento ou, para mais informações, acesse o site do evento www.epa-congress.org e http://www2.kenes.com.
Paris A Association Parisienne d'Etudes Spirites (A.P.E.S.), sediada no endereço: 22 Rue des Laitières 94300 Vincennes, disponibiliza mais informações sobre as palestras do mês através do site www.apes.asso.fr.
O CELA (Centre Spirite Lumière et Amour) dispõe de informações através do site www.congres.lmsf.org. O website da Enciclopédia Espírita (Encyclopédie Spirite) está reformulado. Conferir em: www.spiritisme.net.
Realizar-se-á no dia 15 de março de 2013 uma conferência com o famoso pesquisador da Islândia, Sr. Erlendur Haraldsson, sobre os argumentos a favor e contra a sobrevida. O evento, que será na sede da FIAP – sala Lisbonne das 20h30 às 22h30, é uma parceria realizada entre o Conselho Espírita Francês e o Instituto Internacional Metapsíquico. Mais informações pelo site www.spiritisme.org.

Guatemala

Guatemala – No dia 3 de fevereiro, no Restaurante La Estancia - 22 - 50, zona 7, Calzada Roosevelt, foi realizado o seminário "Socialismo e Espiritismo", organizado pela Escuela Heliosophica Luz e Caridad. Mais informações: www2.quatromaosdeluz.com.br. 
– A equipe de trabalho de Cadena Heliosophica Guatemalteca iniciou suas atividades do ano 2013 com a primeira conferência espírita trimestral do ano em San José Ojetenam, San Marcos, a 320 km da cidade de Guatemala. Ficou estabelecida a próxima conferência para o dia 27 de abril em outra cidade do Altiplano, La Joya, Cuilco, Huehuetenango. Informações: www.guatespirita.org

Holanda

Amsterdã – Ocorrerá no dia 25 de agosto de 2013 o 12º Encontro Espírita Nacional. O evento terá como tema central “A felicidade na visão espírita” e contará com a participação especial de Charles Kempf, Claudia Werdine e Milena Alborghetti. Em breve, mais informações.
 
– No dia 12 de outubro, realizar-se-á o 4º Congresso de Medicina e Espiritualidade. O congresso é uma parceria entre o Conselho Espírita Holandês e a AME Internacional. Mais informações com Maria Moraes pelo e-mail info@nrsp.nl.
– O Grupo Espírita J. G. Plate reúne-se às segundas-feiras, às 19h30, para realização do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Local: Zaandammerplein 50 - Buurtcentrum Horizon - Amsterdã (acesso pela porta ao lado, sala no 2º andar). As palestras públicas são realizadas às quartas-feiras, às 20h15. Mais informações: nilsongn@hotmail.com.
O Grupo Espírita Joanna de Ângelis reúne-se às quintas-feiras para o estudo de O Livro dos Espíritos, em holandês. Mais informações: s.v.j.angelis@gmail.com
Enschede O Grupo Espírita O Nazareno (GEON) realiza suas reuniões de estudo em semanas alternadas, às quartas-feiras, às 19h. O endereço é DE WONNE – Noorderhagen 25, Enschede (a 5 min de caminhada da Estação Central, ao lado do National Muziekkwartier). O GEON estará iniciando o Curso Básico sobre a Doutrina Espírita, aberto a todos os interessados. Mais informações por e-mail: grupoespiritaonazareno@gmail.com.
Haia  Haroldo Dutra irá realizar um seminário com o tema “Paulo e Estêvão” no dia 19 de maio na cidade de Den Haag (Haia). No mesmo local ocorrerá uma palestra com Divaldo Pereira Franco, no dia 22 de maio, abordando o tema “Psicologia da Gratidão”. Ainda no mês de maio, nos dias 29 e 30, serão realizadas palestras com Claudio e Iris Sinoti. Para mais informações, visite o site do Conselho Espírita Holandês: www.nrsp.nl; Maria Moraes – info@nrsp.nl ou allankardec.startpagina.nl.
Hoorn O Grupo Espírita Allan Kardec (Vereniging Allan Kardec), situado em Nieuwe Dijk 28 - 1693 NX Wervershoof, realiza semanalmente as seguintes reuniões: na sexta-feira, das 20h às 22h, o estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo, em holandês; no sábado, das 14h às 17h, o estudo baseado no ESDE; estudo de O Livro dos Espíritos e aulas de Evangelização Infantil, em português. Mais informações no site www.allankardec.nl ou pelo e-mail vereniging@allankardec.nl
RotterdãO Grupo Espírita Seara da Luz promove reuniões de estudo do Evangelho e o ESDE às terças-feiras, das 19h às 20h30. Endereço: Buurthuis Het Plein, Catharina Beersmansstraat 78, 3025 EJ  Rotterdam. Para mais informações: e-mail sealuz.nl@live.com, ou Tel: 06 38 50 81 86 (Janaina) e  068 52 59 344 (Romira Rocha). 
Hungria 
Nagykanizsa – A obra de André Luiz “Nosso Lar” foi traduzida do esperanto para o húngaro por Szabadi Tibor. Tibor fundou há um ano, em sua cidade Nagykanizsa, o Grupo Espírita Allan Kardec. Informações em esperanto ou húngaro pelo e-mail satibor.esp@gmail.com.
Inglaterra
Londres – A União das Sociedades Espíritas Britânicas (BUSS) tem procurado visitar os pequenos grupos espíritas dentro do Reino Unido, dando o apoio necessário nos primeiros passos. Em 2012, visitou a Spiritist Society of Wokingham, e um grupo de interessados nos estudos espíritas, em Bournemouth. No início de 2013, começou visitando o grupo de Cambridge, e, na sequência, os demais pequenos grupos iniciantes dentro do UK. O website da BUSS está totalmente remodelado, com novo logo, somente aguardando os detalhes técnicos para redirecionar ao domínio já conhecido de todos: www.buss.org.uk.
– Neste domingo, dia 24 de fevereiro, promovido pela BUSS e o Allan Kardec Study Group – UK – Centre for Spiritis Teachings, será realizado o seminário “Starting a New Year with New Resolutions”, celebrando os 30 anos de fundação. Charles Kempf é o orador convidado. Local: Friends Meeting House, 1ª Jewel Road, Walthamstow, E17 4QX. Informações: www.buss.org.uk.
– Foi lançado em inglês o clássico Memories of a suicide, da médium Yvonne do Amaral Pereira, autoria do Espírito de Camilo Castelo Branco. Os pedidos de livros em diversos idiomas: pelo website www.edicei.com; pedidos feitos à EDICEI da América: www.ediceiofamerica.com.
O mês de abril/2013 contará com uma agenda especial de seminários na Bishop Greigthon House. Mais informações: www.spiritistps.rg:
Dia 7 – Alírio de Cerqueira Filho – “Cura Espiritual, ansiedade, fobias e pânico”;
Dia 8 – Alírio de Cerqueira Filho – “Energias dos Chakras e autocura”;
Dia 14 – Maria Novelli – “Jesus, médico das almas”;
Dia 21 – Evanise M. Zwirtes – “O desafio das doenças espirituais”;
Dia 28 – Adenaur Novaes – “Reencarnação e Reprogramação”;
Dia 29 – Adenaur Novaes – “Evangelhoterapia: a ciência de amar”. O evento é promovido pela The Spiritist Psychological Society.
Em breve estará no ar o website do 2o Congresso Espírita Britânico a se realizar em 11 e 12 de Maio 2013: Inscrições já estão abertas a todos os que desejarem participar deste Congresso, onde teremos 13 palestrantes, entre eles o nosso Secretário-Geral do CEI, Charles Kempf. O logo do Congresso foi criado por Dantanham, e, o material de divulgacão, criado por Leonardo Kartuno, trabalhadores da AMENG. O material impresso já está sendo distribuído e disponível no website: www.britishspiritistcongress.com. Qualquer informação adicional, por e-mail ou telephone: uk.spiritistcongress2013@gmail.com; tel. +44 7950181581, ou bussevents@gmail.com.
– Ficou confirmada, durante a AGM da BUSS, a realização do 2o Congresso Espírita Britânico nos dias 11 e 12 de Maio de 2013, celebrando os 30 anos do movimento espírita em UK. O tema central do Congresso será: A New Epoch and the Awakening of a New Humanity. Informações: www.buss.org.uk ou www.britishspiritistcongress.com
Andrei Moreira coordenará o seminário “Dependência Química: uma abordagem médico-espírita” no dia 13 de maio, uma segunda-feira, na Bishop Greigthon House – 378, Lillie Road, SW6 7PH. O evento é promovido pela The Spiritist Psychological Society. Informações: www.spiritistps.rg.
No dia 9 de junho, das 17h às 21h, será realizado o 3rd Peace & You UK Movement, com a participação de Divaldo Pereira Franco. Local: Conway Hall, Red Lion Square, Holborn, London (nearest tube station: Holborn). Informações: www.buss.org.uk.                                                                  
– A professora Therezinha Oliveira estará fazendo palestras em Londres e Wokingham no período de 23 a 30 de junho. Aguarde mais informações no site www.buss.org.uk.                                                                                
Irlanda
Dublin Spiritism Study Group of Ireland A República da Irlanda foi aceita no Conselho Espírita Internacional. Contatos: www.allankardec-ireland.org; e-mail: spiritismireland@gmail.com; Facebook: Spiritism Ireland Ssgi. Endereço: 21 Fair View, Dublin 3 (em frente ao Fair View Park, ao lado do Tesco Express and Abacus Finance). Tem fácil acesso através dos seguintes autocarros: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 e 130 (ônibus parada 522).
A Spiritist Society of Ireland informa a sua programação para os próximos meses: 16 de março: Curso de Passes; 15 de maio: Palestra com Dr. Andrei Moreira; 11 de junho: Palestra com Divaldo Pereira Franco, sob o tema “Mediunidade: Desafios e Bênçãos”. As reuniões do Grupo de Galway ocorrem via Skype e quem quiser participar, basta adicionar a coordenadora de Galway: Elsa Lee “elsalee2007”. Mais informações: sbertozzo@gmail.com; www.allankardec-ireland.org.
Itália
Lecco Foram realizadas as seguintes palestras no Grupo Allan Kardec de Lecco, horário de 16h às 17h30: no dia 9 de fevereiro - Desencarnação coletiva; no dia 16 - Amor, fonte da vida; no dia 23 -  A proposta de Educação da Doutrina Espírita.  
– A agenda de março deste mesmo Grupo é a seguinte: Dia 2 - Dia de Oração; dia 9 - O que é o Espiritismo; dia 16 - Fantasia e Realidade na Casa Espírita; dia 23 - Livre-arbítrio x Causa e efeito; dia 30 - Disciplina e liberdade: amar teu filho não é o suficiente! Mais informações: 380 29 03 56.
Milano No dia 17 de fevereiro, na Via Francesco de Sanctis, 71, foi realizado o “Incontro Fraterno” promovido pela L’Unione Spiritica Italiana, com a colaboração do Gruppo Fraterllanza Ghilardi e da Comissione Europea di Educazione del CEI. Informações: e-mail italia.daf@gmail.com; Cell: 338 840 1958 (Milena).
Unione Spiritica Italiana – Site: www.spiritist.org/italiaConcluído o nosso calendário de 2012 com o tradicional “Encontro Fraterno” que foi realizado no dia 15/12 em Treviso, através de um seminário dedicado à família: “Laços de Família”, dando continuidade ao trabalho desenvolvido por Milena Alborghetti, que auxiliou a USI durante todo o ano, realizando encontros de pais e conferências nos grupos italianos sobre a necessidade e urgência da Educação Espírita. Foram também concluídas a tradução e a revisão do TOMO II do ESDE, disponibilizando-o para todos os grupos. A Itália agora dispõe dos TOMOS I e II do ESDE, traduzidos e revisados e que em breve estarão disponíveis também no site do CEI. Pudemos contar com a presença de Humberto Werdine, que nos brindou com o tema: “Transição Planetária”, por ocasião do lançamento do livro “Transição Planetária” de Divaldo Pereira Franco, em língua italiana. Mais um trabalho realizado graças ao empenho e dedicação das “Casas Fraternais O Nazareno”. O novo e-mail da USI: italia.usi@gmail.com; http://usi.spirity.com.
Japão
Kubomura Jutaku – A ADE-Japão, Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão, associação cujas atividades estão voltadas para a área da comunicação e divulgação da doutrina espírita, exercidas através da Internet, está em novo endereço: Nagano-Ken, Ina shi, Kitsune jima, 3525-2 Kubomura Jutaku, 11, tel: 396-0014.
Nagano-Ken – Continua a campanha de doações de livros espíritas para o movimento espírita no Japão. Em comemoração dos vinte anos do movimento espírita no Japão, a ADE-JAPÃO vem pedir aos amigos do JAPÃO e do Brasil que lhe enviem livros espíritas em qualquer língua, para que possa ter continuidade a proposta de divulgação do Consolador prometido por Cristo em solo japonês. Os livros podem ser enviados para a sede da ADE-JAPÃO. A pessoa pode também telefonar, que alguém da ADE irá buscar, quando for no território japonês. Contato: Adalberto Prado de Morais, Fone 090 8328 4773, JAPAN.
Tóquio – A Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier está disponibilizando em sua página uma apostila com todas as informações necessárias sobre a doutrina codificada por Allan Kardec. Mais informações no site www.spiritism.jp.
– Tiveram início no NEJA – Núcleo Espírita Joanna de Ângelis – as primeiras aulas do Projeto de Estudos Filosóficos Espíritas no Japão. Os estudos contam com o apoio da Sra. Sonia Theodoro da Silva, idealizadora do Projeto. Consulte, para ter acesso às aulas: filosofandocotidiano.blogspot.com. Mais informações no site www.spiritism.jp.
Toyama-ken – Em maio de 2012 deu-se a estreia do programa Fraternidade no Japão – Rádio Fraternidade (www.radiofraternidade.com.br). Mais informações no telefone 0763-37-214. São programas da Rádio: 7 minutos com Emmanuel; Grandes Vultos do Espiritismo; Fraternidade no Japão; Saúde e Espiritualidade; Estudando Esperanto/ Podcast – PodSer; Espiritismo e Unificação. Consulte a Rádio Fraternidade - A emissora do Bem na Internet; REJ-Rádio Espíritas no Japão - http://radioespiritasnojapao.blogspot.jp/.
Luxemburgo  
Cidade do Luxemburgo Groupe Spirite Allan Kardec – Informações através do site www.groupespiriteallankardeclux.com; e-mail: allankardeclux@yahoo.fr. O Grupo promove: Segunda-feira – Curso em português: Mediunidade 20h às 21h30; Quinta-feira Estudo em francês de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno 19h30 às 21h; Sexta-feira Estudo em português de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno 19h45 às 21h15; Sábado Evangelização Infantil (13 a 18 anos), (8 a 12 anos) e (4 a 8 anos) 13h30 às 14h30; 14h30 às 15h30; 15h30 às 16h30; Estudo Sistematizado da doutrina em português – 16h30 às 18h.
– No dia 16 de fevereiro, de 15h às 18h, foi promovido pelo Grupo Espírita Allan Kardec – 59, Rue Milchel Thilges, L – 9573 Wiltz, o seminário com o tema “Amour et Relations”, conduzido por Juselma M. Coelho. Informações: allankardeclux@yahoo.fr, tel: + 352 661 55 29 46.
Noruega
Oslo – O Grupo de Estudos Allan Kardec norueguês realiza palestras às segundas-feiras, das 18h às 20h; o estudo de O Livro dos Espíritos às quartas-feiras, 18h; Grupo Meimei (crianças e pais) todos os sábados às 12h30. Mais informações através do site www.geeaknorge.com ou pelo e-mail post@geeaknorge.com. O GEEAK continua desenvolvendo suas atividades no endereço: Dronningens gt. 23 – sala 512 – Centro. 

Panamá

Cidade do Panamá – No dia 16 de março, no horário de 14h às 20h, no Hotel Torres de Alba – Salão Aurora, será realizado o Seminário sobre o tema "Autodescobrimento", com a presença dos seguintes oradores: Dr. Edwin Bravo (Guatemala), Dr. Andrei Moreira (Brasil), Prof. José Angel Velasquez (El Salvador), Dr. Graça Maria Ender (Panamá). A mediadora será Johama Arango de Bravo (Guatemala). Mais informações: fedacpanama@hotmail.com; www.fedac.org.pa; Telefone: 6623 4346/6998 7474. 

Peru

Lima – O Centro Espírita Joanna de Ângelis mudou a estação de rádio divulgadora do seu Programa VOZES ESPÍRITAS, iniciando a sua transmissão através da emissora RADIO LATINA 990 AM, com cobertura mais direta em todo o país. Nesta nova fase, o programa é transmitido aos sábados, de 12h às 13h, sempre sob orientação e direção de Isabel Loo e Ana María Venturo. Você pode ouvi-lo ao vivo pela Internet, através de www.radiolatina.com.pe ou www.radiocolombiaespirita.com. Os programas anteriores também podem ser ouvidos através de: www.vocesespiritas.blogspot.com.pe.
– O Centro Espírita Joanna de Ângelis está fazendo a divulgação da edição no 14 do boletim “Semilla de Amor”. Acesse o blog: www.cejoannadeangelisperu.blogspot.com.br/.
– Iniciou-se no dia 16 de outubro/2012 o estudo do livro “Os Mensageiros”, de André Luiz. Horário: 19h30. Local: Manuel A. Fuentes, 903 – San Isidro.

Polônia

Varsóvia – Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas – fórum espírita da PTSS (www.spirytyzm.pl). Konrad Jerzak Polskie Towarzystwo Studiów Spirytystycznych. Mais informações somente em polonês no site: www.rivail.pl, ou e-mail konrad@spirytyzm.pl. 

Portugal 

ADEP A Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal Prossegue com seu curso básico e gratuito de Espiritismo on-line, com participantes de vários países do mundo. Mais informações: site www.adeportugal.org/cbe. 
Alcobaça – A Associação de Cultura Espírita de Alcobaça oferece atividades todos os sábados: Curso Básico de Espiritismo (14h30 / 15h30); Palestra pública (16h00 / 17h00); Fluidoterapia (passe espírita) às 17h15; Atendimento em privado pelas 18h00. Sede provisória na Rua da Escola, no 5 – Capuchos 2460-479 Alcobaça. Contatos através de: e-mail acealcobaca@hotmail.com e telefone 262585258 ou 966460878 - Conceição Venâncio (Alcobaça). 
Algarve Sob os auspícios da União Espírita do Algarve, a Rádio Algarve FM 91.8, 92.4 e 93.7 MHZ transmite o programa "Para além do véu", todos os sábados, das 10h às 10h30. Site: http://uea.no.sapo.pt/. 
– No dia 12 de maio, no Hotel Eva – Faro, será realizado o Encontro Espírita no Algarve, sob o tema “Compreensão da vida depois da vida – A importância da Obra de André Luiz”. Mais informações pelo site www.feportuguesa.pt.
Águeda Associação Espírita Consolação e Vida – Endereço: Travessa Vale de Rico, 196; Raso – Cumeada 3750 – 820 Valongo do Vouga – Águeda; Tel:234184439 /963 284 435 e-mail: aecvpt@gmail.com.
Aveiro – Na Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro realiza-se às sextas-feiras, às 21h, o estudo do Livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”.
Barcelos Está sendo realizado o 4º Curso Básico de Espiritismo 2012/2013. A organização está a cargo do Núcleo de Estudos Espíritas de Barcelos, em sua sede, sito à Rua Fernando de Magalhães, N.º 53, R/C – Barcelos. O curso terá duração de 1 ano, de 25 de Setembro/12 a 16 de Julho deste ano. Mais informações ou inscrições através do e-mail neebarcelos@hotmail.com ou Tel. 96 121 84 94. 
Caldas da Rainha – O Centro de Cultura Espírita oferece as atividades: Curso Básico de Espiritismo (CBE) - Sábado, 15h / 16h – Grupo de crianças (6 a 10 anos) e de jovens (11 a 18); Grupo de Estudo Complementar - 4ª feira - 21h / 22h (CBE já efetuado); Curso de Educação da Mediunidade - Sábado - 17h/18h30 (CBE já efetuado). Estas atividades são livres e gratuitas, podendo os interessados se inscreverem na sede do CCE, sexta-feira após as 21h, ou por e-mail: cce@caldasrainha.net. Mais informações: www.ccespirita.org.
Chaves – Centro de Estudos Espirituais de Chaves – Site/ E-mail: www.ceec.com.pt; info@ceec.com.pt. Atividades: Segundas, às 21h: ESDE; terças, às 21h: Irradiação (privado); Estudo: “O Evangelho segundo o Espiritismo”; quartas, 21h: Desobsessão (privado); quintas, às 21h: Estudo da Mediunidade (só pessoas indicadas); sextas, 21h: Fluidoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Musicoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Sábados, às 21h: Palestra.
Coimbra Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec Atividades, Programação, Horários: http://www.geeak.pt/geeak_fale_connosco.htm
Ílhavo – No Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança são realizadas as seguintes atividades: Atendimento fraterno: terças, às 20h; Estudo da Doutrina Espírita: terças, às 21h; Trabalhos Mediúnicos (privados): quartas, às 20h30. Local: Rua João de Deus, 17 - Ilhavo (junto à sede do CASCI) GPS: 40.600171 - 8.670187. Site: http://mardeesperanca.do.sapo.pt; E-mail: mardeesperanca@sapo.pt.
Lagos Associação Espírita de Lagos – Para obter informações, acesse: http://sites.google.com/site/aespiritadelagos/. Canal de palestras e apresentações: http://www.youtube.com/user/aespiritalagos
Leiria  – Associação Espírita de Leiria: Rua das Cervas, nº 135 - Barosa. 2400-013 Leiria; Correspondência: Apartado 4039, 2411-901 Leiria. Contatos: Telefone: 244 815 934 -Telemóvel: 962 984 388 -Fax: 244 801 784 – E-mail: ass.esp.leiria@gmail.com. Atividades: segundas, às 20h30 - Estudo sistematizado da doutrina espírita – ESDE; Estudo e educação da mediunidade; terças, às 14h30: Atendimento fraterno, Palestra; Passe; Reunião mediúnica; quartas, às 20h30, Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; quintas, às 20h30 - Assistência Espiritual; Curso de Passes; Curso de esclarecedores; sextas, às 20h30 - Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; Evangelização infanto-juvenil dos 3 aos 21 anos; sábados: Atividades Diversas; Reuniões dos vários grupos de trabalho. Possui Livraria Espírita.
– Nos dias 9 e 10 de março, às 8h30, a Federação Espírita de Leiria (Rua das Cervas, nº 135 – Barosa) irá promover o seminário de Capacitação para Trabalhadores – “Ações de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação no Centro Espírita”, coordenado por Hélio Blume e Cirne Araújo. Para participar você deve se inscrever através do e-mail: ass.esp.leiria@gmail.com, ou telefonar. Se desejar almoçar na Associação, informar até o dia 5 março. Fone: 244 831 524/ 962 984 388.

Lisboa – A AME Portugal/Verdade e Luz promove, no dia 9 de março, o Seminário "Saúde, Física Quântica e Espiritualidade". Local: Auditório da Faculdade de Medicina Dentária – Cidade Universitária. Horário: 9h – 13h e 14h30 – 18h. Temas: O valor terapêutico do Perdão; A somatização das emoções; Painel: As doenças vistas sob o prisma Médico-Espírita; e Seminário de Física Quântica conduzido pelo Professor Mestre André Luiz Ramos. Inscrições limitadas. Mais informações: www.verdadeluz.com.

– A Federação Espírita Portuguesa e a União Espírita da Região de Lisboa promovem, no dia 17 de março, no Auditório do Metropolitano de Lisboa – Rua João Freitas Branco, 1500 –, um seminário cujo tema será: “Mediunidade com Jesus”. Na programação constam as seguintes palestras: “Mediunidade e o Homem”, com Antonio Mendonça; “Inconvenientes e perigos da mediunidade”, com Ana Maria Alcobia Simões; “Médiuns: apóstolos da nova era”, com Camila Felix e Renet Marcel; “Mediunidade e Moralidade”, com Sonia Almeida; “Mediunidade e autoconhecimento”, com Rui Carvalho; “Mediunidade com Jesus”, com Carmo Almeida. Para encerrar, teremos uma mesa-redonda e a apresentação do Coro Espírita da Região de Lisboa. As inscrições estão abertas e são coordenadas pelo secretariado da UERL: geral@uerl.org. Ficha de inscrição: http://www.feportuguesa.pt/site/?p=1185. Mais informações: http://www.uerl.org.
– O DIJ - Lisboa, constituído por representantes de jovens dos Centros Espíritas da Região de Lisboa organizará o 17º CONCESP 2013 (Convívio Nacional das Crianças Espíritas). O evento ocorrerá no dia 1º de junho de 2013 em comemoração ao Dia Mundial da Criança, das 10h30 às 16h30 nas dependências da Pousada da Juventude do Parque das Nações. O CONCESP terá como tema principal “Era uma vez os pássaros do céu”. Inscrições ou mais informações através do site http://dij.feportuguesa.pt/concesp2013, pelo e-mail concesp2013@gmail.com ou por correspondência, Rua da Saudade, nº 8 – 1100-583 – Lisboa.
A Federação Espírita Portuguesa edita mensalmente uma newsletter, o “InfoFEP”, com notícias do movimento espírita nacional. Subscreva a newsletter da FEP e mantenha-se informado.
Óbidos – Nos dias 20 e 21 de abril, por organização da ADEP, será realizada a Jornada de Cultura Espírita em Óbidos. Este ano as Jornadas terão um formato ligeiramente diferente, com novas atividades muito interessantes. Para inscrever-se, utilize o site www.adeportugal.org/jornadas. As informações desejadas estão disponíveis nesse endereço e o material em http://bit.ly/jornadasadep2013. O tema da jornada é “Família e Espiritismo” e o local: Auditório Municipal “A Casa da Música”.
Porto – V Jornada de Cultura Espírita do Porto – Fórum da Maia – Tema: O Céu e o Inferno. Informações: http://uniaofraterna.org/
Centro Espírita Irmã Filomena – Endereço: Rua Estrada Velha, Nº 116 – Beiriz; C.P. 4495-328 Póvoa de Varzim. Site www.ceifpvz.com; e-mail: ceif.pvz@gmail.com.  
– Coração da Cidade (Instituição de Apoio Social) – Informações em: www.ccidade.no.sapo.pt.
Vale de Cambra Associação Cultural e Beneficente Mudança Interior – Informações em: http://www.acbmi.org/
Viseu – Associação Cultural Espiritualista de Viseu (ASCE): www.ascev-ipss.org/; http://www.ascev-ipss.org/HTML/ASCE/asce_asso_ce.htm.
– Será realizado o IV Encontro Nacional de Passistas na Associação Espiritualista de Viseu nos dias 23 e 24 de março, abordando o tema “O Passe na Casa espírita”. Para participarem, as Instituições deverão fazer chegar à organização do evento um resumo da intervenção até o próximo dia 29 de fevereiro. Contatos: Tel: 232426515; fax: 232478942; site www.ascev.pt.
– Centro de Acolhimento S. João de Brito: Consulte: http://www.ascev-ipss.org/HTML/SJB/sjb.html. 
A Web TV Espírita mantida pela ASCE tem 4 canais de programação, oferece variadas opções aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo, tais como palestras sobre temas diversificados, transmissões regulares do Evangelho no Lar e ainda um chat para encontros e debates. O site da TV é www.tv-espirita.com. 
Principado de Liechtenstein
Liechtenstein O Grupo de Estudos Espíritas Miramez – GEEM realiza às quartas-feiras, 19h, reuniões de estudo das Obras Básicas. O GEEM oferece evangelização infantil em alemão, atividade realizada com adultos e crianças. Endereço do grupo: Praer 7 9496 Balzers Fürstentum Liechtenstein. Mais informações: grupoespirita@yahoo.com.br. 
República Democrática do Congo
Kinshasa – Para obter informações sobre o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Kinshasa e suas atividades, acesse o site www.kinshasa.cesak.org ou e-mail bansele@yahoo.fr.
República Tcheca
Praga – Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec – O Grupo de Estudos Allan Kardec se reúne semanalmente para estudos das obras básicas de Kardec e promove bimestralmente palestras e seminários em Praga conjuntamente com o VAK-Viena.
Skupina Allan Kardec Praha O Grupo Allan Kardec de Praga prossegue nos seus esforços de divulgação espírita no país através de seus encontros semanais e de sua página web: www.kardec.cz. Em dezembro foi dado início à revisão da versão antiga de O Livro dos Espíritos para o idioma tcheco contemporâneo. Em estreita colaboração com o VAK-Viena promovemos palestras em Brno e seminários em Praga. O último encontro nesta cidade foi realizado no dia 18 de janeiro, sobre o tema “Interação entre o mundo físico e espiritual”. Mais informações no site www.kardec.cz ou pelo e-mail allan.kardec@seznam.cz.
Suécia
Estocolmo O Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis realiza reuniões de estudo doutrinário às quartas-feiras, de 18h às 19h30, em Estocolmo. Os estudos são realizados em sueco. Site: www.leondenis-sthlm.se
O Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset (Grupo Espírita de Estudos a Caminho da Luz) realiza reuniões de estudo do Espiritismo às segundas-feiras, de 18h às 20h15, em português. Nas últimas quintas de cada mês, o grupo realiza reuniões de estudo em sueco de O Evangelho segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos.
Gotemburgo No final de setembro, o GSF Allan Kardec Gotemburgo deu início a encontros de Evangelização Infantil, sendo responsáveis pelo encontro: Hercilia Hansson, Georgette Fredriksson e Jeni da Silva. As reuniões de estudo doutrinário do grupo realizam-se às quartas, das 19h às 21h.
– Divaldo Pereira Franco estará em Gotemburgo nos dias 24 e 25 de maio, para realizar palestra e seminário. Local: Apple Hotel, Torpavalsgatan, 6 – Tel. 00-46-(0)31-251100. Inscreva-se o mais rápido possível.  Informações: adelebaruffaldi@hotmail.com ou timtak@hotmail.com; spiritismen.se@gmail.com; www.gsfallankardec..blogspot.com; www.spiritismen.com.
Brevemente estará sendo editado O Livro dos Médiuns, em sueco, pelo GSF Alläan Kardec. O Cover design foi feito por Allan Pessoa, membro da Sociedade Espírita Frater em Niterói – Brasil. Informações: spiritismen.se@gmail.com; www.gsfallankardec.blogspot.com; www.spiritismen.com
Gruppen för Spiristiska Studier Boa Nova Foi criado mais um grupo espírita na Suécia, na cidade de Gotemburgo.  
Hässeleholm – Para informações sobre o XI Encontro Confraternativo Espírita de Hässeleholm, ocorrido em 2012, consulte o e-mail: spiritismen@hotmail.com. 
União Espírita Sueca: Svenska Spiritistiska Förbundet – O Grupo Hässleholm Spiritistiska Familjen Grupp realiza reuniões de estudo às terças, das 8h às 9h.
– A Fraternidade – Sverige – organização não-governamental, entidade que participou da fundação da União Espírita Sueca no ano de 2000, solicitou o seu reingresso na mesma. Site: www.fraternidade.se. A instituição, o Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset e o Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis participaram em 2012 da feira Harmoni-Mässa, em Estocolmo, com a venda de livros e divulgação da Doutrina Espírita ao público presente. Para mais informações, consultar os Blogs: http://spiritismsverige.blogspot.se, http://spiritistiskaforbundet.blogspot.com/ Atividades e e-mail: spiritismen@hotmail.com. 
Suíça 
Chur No dia 18 de fevereiro, horário de 19h30 às 20h30, foi realizada uma palestra com Wellerson Santos (Brasil) sobre o tema “Influências dos Espíritos em nossas vidas”, no GEECX – Gurtelitrasse 11, 3º andar 7000 Chur. Informações: Ângela Zamuner - 079 327 7629 / Gleide Neubaner - 079 684 3033.
Genebra – O Centro de Estudos Espíritas de Genève (CESG) promove às segundas-feiras: “Estudos do Espiritualismo”, com temas diversos, das 20h15 às 21h30.  O CESG promove também aulas de evangelização infantil nas terças, às 19h, com as aulas ministradas em português. Mais informações no site www.cesg-ge.ch e por e-mail information.cesg@gmail.com.
Winterthur Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec O CEEAK deu início a um novo curso do ESDE, que é realizado todas as segundas-feiras em português, das 19h às 20h45, e todas as quartas, em alemão, das 19h30 às 21h. Informações no site www.ceeak.ch. 
Zurique O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual “Maria de Magdala”, situado em Allenmmoostrasse, 4, mantém semanalmente a seguinte programação: Terças-feiras, das 18h45 às 19h45, Palestra e Evangelização Infantil; Terças-feiras, das 20h às 22h, Curso Básico I do Espiritismo; Quintas-feiras, das 19h às 20h30, Palestra, Atendimento Fraterno e Passes; Quintas-feiras, das 21h às 22h15,  Escola de Aprendizes do Evangelho. Mais informações: maria.ponzetta@bluewin.ch.
O Centro de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis inaugurou sua nova sede no endereço: CEEJA-ZH: Hotzwiesweg 45, 8047 Zürich; Parada Hubertus, Próximo a Albisrierderplatz / Saindo de: Hauptbahnhof, Tram 3 - Hardbrücke, Bus 72 - Bahnhof Altstetten, Bus 89. 
No dia 11 de fevereiro, às 19h30, no CEEJA, foi realizada uma palestra com Wellerson Santos (Brasil) sobre o tema "Maria de Magdala". Mais informações: http://wellersonespiritismo.blogspot.co.at/.
*
Colaborou na redação desta seção o confrade Marcel Gonçalves, de Ibiporã-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano6/300/oespiritismoemoutrospaises.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário