a partir de maio 2011

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como melhorar? por Orson Peter Carrara



Orson Peter Carrara

            Há um meio prático de se melhorar nesta vida, moralmente falando, resistindo às más tendências e procurando adquirir mais virtudes?
            Sim! Tornarmo-nos mais pacientes, decididos, compreensivos, tolerantes e também mais determinados.     Mas ao mesmo tempo mais dóceis no trato, mais gentis, mais dedicados no bem. E não é só: também mais responsáveis e comprometidos com as causas humanitárias, mais disciplinados nos comportamentos e mais conectados ao respeito às diferenças, às leis, às instituições.
E, claro, aprendermos a domar em nós mesmos os instintos agressivos e egoísticos, que tanto prejuízos causam na convivência.
             Uma recomendação do filósofo   Sócrates indica o melhor caminho: Conhece-te a ti mesmo!
             Isso significa uma viagem interior de questionamentos, uma entrevista onde somos o entrevistado e o entrevistador. Sim, questionarmos a nós mesmos, avaliando diariamente  o próprio  comportamento para averiguar se alguém tem algo a reclamar de nós ou se cumprimos com o próprio dever no dia que passou. Esta auto-avaliação pode ser resumida em cinco itens:
a)  Interrogarmo-nos sobre o que temos feito;
b)  Com que objetivo fizemos ou agimos dessa ou daquela forma;
c)    Se fizemos algo que censuraríamos se praticado por outra pessoa;
d)  Se algo fizemos que não ousaríamos confessar;
e)  Se ocorresse a morte, teríamos temor do olhar de alguém?.
             E poderíamos ainda examinar se agimos contra Deus, contra nosso próximo e contra nós mesmos. As respostas obtidas nos darão o descanso para a consciência ou a indicação de um mal que precisa ser curado. Havendo dúvida sobre determinado comportamento, há ainda um passo decisivo: se estivermos indecisos sobre o valor de uma das ações, perguntemos como a qualificaríamos, se praticada por outra pessoa. Se a censuramos noutrem, não a podemos ter  por legítima  quando formos o seu autor.  Esta dica, inclusive, é precisa para possíveis questionamentos sobre ilusões do julgar-se a si mesmo, atenuando as faltas ou tornando-as desculpáveis. Se censuramos no comportamento de outra pessoa, é sinal que não aceitamos. E, portanto, trata-se de comportamento que não devemos adotar.
            A formulação nítida e precisa de questões dirigidas a nós mesmos sobre o móvel de nossas ações ou o questionamento de nossas motivações é o caminho de nos conhecermos. E, convenhamos, conhecendo a nós mesmos, alcançaremos a reforma moral. Imagine-se agora se cada ser humano travar essa intensa luta consigo mesmo para melhorar-se a si mesmo, teremos um mundo melhor. É o que todos desejamos, não é?
            Afinal, a melhora moral do planeta com seus saudáveis desdobramentos começa na intimidade individual. Isso influirá na educação dos filhos que igualmente fará homens de bem. O processo é simples no geral, complexo nos detalhes, mas é o único caminho se desejamos melhorar o mundo em que vivemos.
            Tolas vaidades, egoísmo, prepotências e arrogâncias, orgulho de qualquer origem, ciúmes e invejas já estão ficando fora de moda e incompatíveis com a nova era que a humanidade está construindo. É hora de demiti-los. Não precisamos deles.
            Para viver melhor, é preciso ser melhor! É o que ensina Agostinho na notável questão 919 de O Livro dos Espíritos.

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/artigosespiritas/forum/topic/show?id=2920723%3ATopic%3A960894&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Um comentário:

  1. Ótimo texto, ele reflete bem o intuito da reforma íntima que nada mais é do que a melhoria contínua do ser.

    O http://www.serenaluz.com apóia essa idéia!

    ResponderExcluir