a partir de maio 2011

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Crianças

Na ótica espírita, a criança é um Espírito reencarnado.
Como tal, traz sua bagagem própria, resultante das aquisições adquiridas em suas pregressas existências materiais e seus estágios realizados no mundo espiritual.
Por ser a Terra ainda mundo de expiações e provas, não são os Espíritos que aqui reencarnam nem puros, nem perfeitos.
Necessitam, pois, de cuidados especiais, orientações corretas, educação reta.
A moral cristã precisa ser ministrada à criança, desde tenra idade, tendo em vista o seu contínuo progresso intelecto-moral.
Não basta, portanto, propiciar-lhe instrução, mas, também, a educação que faz homens de bem, favorecendo que alcance êxito na sua programação reencarnatória.
Do momento da concepção até a morte encefálica tem o Espírito reencarnado um trajeto evolutivo a percorrer, sendo a infância o período mais propício à semeadura em seus corações dos conceitos contidos no roteiro legado por Jesus.
O cultivo das artes e do esporte representam atividades importantes no contexto da formação e preparo das crianças.
Resgatar os equívocos pretéritos e vivenciar novas experiências evolutivas é apanágio de todo ser humano. Quanto maior o investimento voltado às crianças, nessa primeira fase do Espírito reencarnado, tanto maior as possibilidades de sair vitorioso na sua programação.
A criança é o esteio da Humanidade. Educá-la com instrução e amor é sublimar a causa do progresso evolutivo dos seres, instituída pelas Leis de Deus.
A criança é símbolo de perfeição. A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade. (Ev. VIII 3)1
No período da infância, o encarnado não manifesta ainda, por inteiro, o perfil de sua personalidade resultante das aquisições pregressas, a par de seu livre-arbítrio ser reduzido. Uma razão mais para que pais e educadores aproveitem ao máximo esse período para a educação do infante.
É importante a criança sentir-se amada, querida. O ideal é cada orientador, na família ou fora dela, ajudar amando enquanto ensina, conversando enquanto brinca, entendendo cada uma numa verdadeira troca de sentimentos, levando-a pouco a pouco para o seu desenvolvimento integral.
Algumas vezes o Espírito de uma criança é muito mais adiantado do que o de seus pais, porquanto pode dar-se que muito mais já tenha vivido e adquirido maior soma de experiência, sobretudo se progrediu. Apenas a imperfeição dos órgãos infantis o impede de manifestar-se. (L.E. 197 e 397)2 
Não se deve desenvolver a mediunidade nas crianças. (L.M. 221/6)3
A criança elétrica pode, em certos casos, representar provação para seu Espírito. (R.E. 1869)4
A mediunidade vidente é muito comum, se não mesmo geral, nas crianças, e isto é providencial. (R.E. 1866)4
No desprendimento durante o sono físico, a criança pode recordar sua existência anterior. (R.E. 1862)4
Toda criança é protegida por seu anjo guardião. (R.E. 1860)4
A educação, as boas influências, o desenvolvimento da razão, podem evitar que a criança cometa desatinos. (R.E. 1859)4
A prece dos pais por seus filhos não deve ser esquecida. (Ev. XXVIII 53 a 56)1
O culto do evangelho no lar representa investimento na manutenção de padrão vibratório de alta frequência em favor de toda a família em geral, e da criança em particular.
A formação moral da criança é adquirida essencialmente no lar e aí os bons exemplos não devem faltar.
As más tendências das crianças não devem deixar de ser combatidas. Educar é missão delegada aos pais por Deus.
Regras e limites são importantes, num misto de energia e amor, para que o discernimento da criança se desenvolva na direção do bem.

Nota: Mais detalhes sobre o tema podem ser encontrados no livro Fundamentos da Reforma Íntima (Casa Editora O Clarim), especialmente nos capítulos “Criança e materialismo” e “A educação da criança e do adolescente”.

1. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.
2. ____. O Livro dos Espíritos.
3. ____. O Livro dos Médiuns.
4. ____. Revista Espírita.

http://www.oclarim.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário