a partir de maio 2011

sábado, 8 de dezembro de 2012

Regeneração

Presenciamos no período presente a reencarnação em massa de Espíritos diferenciados, com cada vez mais facilidade de interpretar novas tecnologias e com curiosidade aguçada.
Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão, geralmente precoces, juntas ao sentimento vasto do bem e as crenças espiritualistas, o que constitui sinal indiscutível de certo grau de adiantamento anterior.
Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas do que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração. (G. XVIII 28)1
A reforma da humanidade se prepara pela encarnação na Terra de Espíritos melhores, que constituirão uma nova geração, dominada pelo amor do bem. (R.E. 1860, pág. 40)2
Coragem e em breve, com o mundo inteiro, podereis celebrar a grande festa da regeneração da humanidade. (R.E. 1863, pág. 128)2
Dia virá em que os homens, vencidos pelos males gerados pelo egoísmo, compreenderão que seguem rota errada, e Deus quer que eles aprendam à sua custa, porque lhes deu o livre-arbítrio.
O excesso do mal lhes fará sentir a necessidade do bem, e eles se voltarão para este lado, como para a única tábua de salvação.
Quem os levará a isto? A fé séria no futuro e não a crença no nada após a morte; a confiança num Deus bom e misericordioso, e não o medo dos suplícios eternos.
Tudo está submetido à lei do progresso. (R.E. 1865, pág. 210)2
Os tempos são chegados.
Todas as Escrituras encerram grandes verdades sob o véu da alegoria e é porque os comentadores se apegaram à letra que se confundiram.
Faltou-lhes a chave para lhes compreender o verdadeiro sentido.
Esta chave está nas descobertas da ciência e nas leis do mundo invisível, que o Espiritismo vem nos revelar.
De agora em diante, com o auxílio desses novos conhecimentos, o que era obscuro torna-se claro e inteligível. (R.E. 1866, pág. 301)2
Não olheis o céu, para aí buscar sinais precursores, pois não os vereis e os que vo-los anunciam vos enganarão; mas olhai em torno de vós, entre os homens; é aí que os encontrareis. (ibidem)
A humanidade chegou a um de seus períodos de transformação e a Terra vai elevar-se na hierarquia dos mundos.
Não é, pois, o fim do mundo material que se prepara, mas o fim do mundo moral; é o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do egoísmo, do orgulho, do fanatismo que se esboroa. 
O Espiritismo é a via que conduz à renovação, porque arruína os dois maiores obstáculos que a ela se opõem: a incredulidade e o fanatismo. Dá uma fé sólida e esclarecida; desenvolve todos os sentimentos e todas as ideias que correspondem às vistas da nova geração. Tornar-se-á a base de todas as crenças, o ponto de apoio de todas as instituições. (ibidem)
Quando se vos diz que a humanidade chegou a um período de transformações, e que a Terra deve elevar-se na hierarquia dos mundos, não vejais nestas palavras nada de místico, mas, ao contrário, a realização de uma das grandes leis fatais do universo, contra as quais se quebra toda a má vontade humana. (R.E. 1868, pág. 312)2
A humanidade terrena, chegada a um desses períodos de crescimento, está em pleno, desde cerca de um século, no trabalho de transformação.
É no período que se abre que se verá florescer o Espiritismo, e que dará os seus frutos. É, pois, para o futuro, mais que para o presente que trabalhais; mas era necessário que esses trabalhos fossem elaborados previamente, porque preparam as vias da regeneração pela unificação e a racionalidade das crenças. Felizes os que aproveitam desde hoje: será para eles tanto de ganho quanto de penas poupadas. (R.E. 1868, pág. 313/314)2
O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. (G XVIII 25)1
Diante desse novo panorama que se abre para a humanidade, de intensas transformações e renovação do pensamento moral, prioritariamente, o Espiritismo já começou a exercer o papel de guia nessa fase de regeneração. Seu pensamento claro e coerente aos poucos começa a ser assimilado pelas mentes e, mais importante que isso, a ser incorporado em nossas atitudes.

1. KARDEC, Allan. A Gênese.
2. ____. Revista Espírita.

http://www.oclarim.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário