Surge a necessidade da criatura humana começar a repensar os seus valores, os seus ideais de vida e as suas convicções.
Já que a Ciência não encontrou até hoje qualquer diferença entre o sangue do pobre e do rico, do negro e do branco, do oriental e do ocidental, assim como também não viu diferenças nos cérebros das diversas raças humanas, podemos ficar a vontade para afirmar que todos, indistintamente, temos capacidade para raciocinar com a nossa própria cabeça, o que nos convida a começar a usar a inteligência que Deus nos deu, a fim de estudarmos, primeiramente a nós mesmos, depois começarmos a nos preocupar com os outros.
Dizem por aí que a nossa evolução espiritual só pode ser conseguida se ajudarmos os outros. Mas será que essa colocação tem algum embasamento lógico?
Se eu sou fraco, como posso ajudar o meu próximo a se fortalecer? Quem é que consegue dar o que não tem?
O bom senso, que deve estar sempre despido de qualquer veste de demagogia, recomenda que temos que nos ajudar, primeiro, nos fortalecendo, para que, saudáveis e bem preparados, aí sim, estejamos em condições de ajudar aos outros. Isto é coerência.
Todo cidadão que pensa deve esforçar-se para ser independente e imparcial, jamais fantoche.
Então ajudemos as pessoas a pensar.
Se nós temos cabeça e dentro dela existe um cérebro, exatamente igual ao de todo ser humano, vamos precisar da cabeça dos outros, pra quê?
Certamente alguns respondem assim:
Ah, ninguém pode fechar os olhos para as inúmeras cabeças brilhantes que existem por aí, como a cabeça do Einstein e de homens geniais.
Concordamos com isto, sim, todavia isto não quer dizer que, por existirem pessoas notáveis, devemos pensar com as cabeças delas. O máximo que devemos fazer é utilizar as informações que elas nos passam, adquirir outras, de outras cabeças, (quanto mais, melhor), reunirmos tudo, processarmos as informações para depois, então, tirarmos a nossa própria conclusão, com a nossa própria cabeça.
Isto é o que se espera do ser inteligente.
Lavagem cerebral
É um termo utilizado para identificar o processo por que passam muitas pessoas, preguiçosas no raciocínio, quando os espertalhões pretendem criar rebanhos para defenderem as suas conveniências e os seus interesses.
Quanto mais elevado o nível de imbecilidade do povo de uma região, mais os “espertos” conseguem aumentar esses rebanhos.
Isto acontece muito no meio religioso e no político.
Na religião
É o caso daquele líder religioso que diz para o seu fiel:
- “Você deve freqüentar só a nossa igreja, não freqüente nenhuma outra, porque o Senhor pode ficar aborrecido contigo”.
- “Não leia livro nenhum, a não ser o que EU mandar que você leia. Não dê ouvidos a nenhum outro religioso, porque eu tenho toda a orientação que você precisa”.
Dizem para as pessoas que religião é uma coisa boa, é algo que tem a ver com Deus e com Jesus, para que elas pensem que é mesmo e se dediquem integralmente a alguma delas.
Mentira, na prática não é bem assim. É importante que o homem que pensa saiba distinguir bem o que é uma coisa emteoria e o que ela é na prática.
Na teoria a religião é igual ao manual de intenções dos partidos políticos, todos maravilhosos e que até emocionam, mas a grande verdade é que ela é um comércio, é um jogo de interesses e de conveniência dos seus líderes. Raro, mas muito raro mesmo, é o caso de uma prática religiosa que visa, de fato, a elevação espiritual da pessoa, o servir e o não “se servir” do seu adepto.
A Igreja Católica, por exemplo, é boa ou é ruim?
A resposta está na conduta, no caráter e nos valores morais do padre que é vigário da igreja do seu bairro. Não podemos nem falar que está no caráter do bispo da diocese porque uma diocese congrega várias paróquias lideradas por padres de caracteres diversificados. Algumas paróquias têm padres maravilhosos, honrados, íntegros, humildes, amáveis e servidores; neste caso a igreja é maravilhosa. Mas em outras podem ter padres safados.
A Igreja Evangélica é boa ou é ruim?
A resposta é a mesma. Depende do caráter do pastor da igreja do seu bairro.
Algumas pessoas têm uma idéia equivocada em achar que os Muçulmanos são todos terroristas, dada a divulgação maciça das ações maléficas dos terroristas muçulmanos, que explodem bombas para assassinatos em massa e até se matam em nome de Alah.
Existem, sim, muçulmanos bandidos e terroristas, do mesmo jeito que existem cristãos bandidos, em todos os segmentos do cristianismo, que nada tem a ver com Jesus.
Coisas que as pessoas precisam saber
Há segmentos católicos que fazem sujas campanhas contra o segmento evangélico, espírita, umbandista e todos os demais. Nessas campanhas generalizam tudo e colocam todo mundo como bandido. No passado a inquisição levava para a tortura e a cadeia todo mundo que não rezava conforme a cartilha católica. Era muito terrorismo praticado em nome do Cristo.
Há segmentos evangélicos, também, que fazem exatamente a mesma coisa, generalizando espíritas, umbandistas, católicos e todos que não pensam como eles, necessariamente como maléficos e servidores do tal satanás. Há “evangélicos” que chegam a quebrar terreiros de umbanda, agredindo as pessoas, o que é caso de polícia.
Mas existem ódios, também, dentro dos próprios segmentos do cristianismo.
Por exemplo: No seio evangélico muitas denominações odeiam as outras, mesmo todas se dizendo seguidoras da mesma Bíblia. Se pudessem, destruiriam umas às outras.
Experimente um crente do R. R. Soares, por exemplo, cair na besteira de fazer propaganda da Assembléia de Deus ou de qualquer outra denominação lá dentro. Vai levar pau. Assim é em todas elas. Recentemente vimos a briga do Edir Macedo com o Waldemiro Santiago, mas briga por mercado.
No meio espírita, também, existem divergências terríveis e ódios lamentáveis dos que pensam diferente, em alguns pontos, mesmo sendo também espíritas. Veja bem: em apenas alguns pontos!
Então precisamos estar atentos para não nos deixar ir na onda de nenhuma estratégia de difamação por motivos religiosos.
Atenção católicos: É mentira qualquer alegação de bispo ou padre que diz que todo evangélico e todo espírita estão afastados de Deus e de Jesus. É conversa fiada, é coisa de religioso sem vergonha e mau caráter. Existem pastores maravilhosos, existem inúmeros evangélicos sintonizadíssimos com Jesus assim como incontáveis espíritas, umbandistas, etc... Todo católico que deixa se levar por processos de difamações generalizadas é um idiota e está passando atestado de burro para si mesmo.Atenção evangélicos: É mentira que a igreja católica não é besta do apocalipse, ela não tem a menor pretensão de fazer mal à ninguém. É mentira também que espíritas servem a diabos e capetas e que é contra Jesus, muito pelo contrário, Jesus é o maior modelo para os espíritas. É mentira também que a umbanda tenha a ver com macumba, ela também se propõe a fazer o bem para as pessoas. Quem faz macumba são alguns, do mesmo jeito que existem alguns padres safados, alguns pastores safados, alguns espíritas safados, etc. Não se deixe receber lavagem cerebral, para não passar atestado de imbecil para você mesmo, achando que com a sua burrice estará servindo a Jesus.Atenção espíritas: Não se deixe levar por difamações de dirigentes espíritas radicais e hipócritas que condenam os que pensam diferente, pois são marginais que estão querendo fazer de você um imbecil. Use a sua cabeça e procure você mesmo conhecer a cabeça dos outros.
No segmento político
Existe tanta canalhice quanto no segmento religioso. Não se sabe dos dois qual é pior.
Aproveito para falar sobre algo que formou cultura equivocada em muita gente, acerca da história recente do Brasil.
Quem se deixa levar por papo de direitista, apenas, sem ouvir o outro lado, vai sempre formar uma idéia de que todo esquerdista necessariamente é bandido, é subversivo e terrorista. Da mesma forma, quem se deixar levar por papo de esquerdista, vai ter a mesma lavagem cerebral, acerca dos direitistas. A sua cultura termina ficando atrofiada e bem equivocada.
O que mais se comenta, sobre política no Brasil, restringe-se ao período pós 1964, que um lado chama de “revolução” e o outro chama de “golpe”. Nada ou muito pouco se ouve falar sobre os movimentos políticos do Brasil, da proclamação da república até 64.
O direitista radical e extremista, no período, sempre generalizou a todos que não concordaram com o sistema de ditadura e censura, impostas no Brasil, como comunistas, agitadores, subversivos e até terroristas. Pra eles todos eram o que chamam de “farinha do mesmo saco”. Por conta disto, os truculentos e monstruosos militares que abusaram do poder, na época, promoveram verdadeiras atrocidades no Brasil, torturas violentas, mortes, desaparecimento de pessoas, inclusive muita gente que nunca foi comunista, nunca foi subversivo e muito menos terrorista. Houve, de fato, muita maldade no Brasil, um período negro.
Daí a dizer que todos os militares participaram das atrocidades é de uma estupidez sem tamanho, pois a maioria dos militares nada teve a ver com aquilo, mesmo generais do Exército Brasileiro.
É bom registrar que vários militares, absolutamente contrários àquilo, eram obrigados a cumprir ordens, sob pena de, também, passarem pelas mesmas torturas que eram aplicadas aos que eram acusados de subversivos. Vários oficiais do próprio Exército foram também torturados e mortos pela perversidade do monstruoso segmento que se achava dono do Brasil. O general ou coronel que era corno, porque não dava conta do recado em casa, descarregava a sua frustração à base da violência aplicada aos outros.
É mentira que todos os que discordaram do regime eram comunistas, conforme eu disse, e muito menos terroristas.
E tem outra coisa: Nem todo aquele que se assumiu comunista era necessariamente bandido. Eu tive um amigo comunista, em Belém do Pará, Raimundo Jinkings, que era um dos homens mais dignos e honestos que eu conheci. Eu era muito jovem e ele já bem idoso, dono de uma livraria, onde pude comprar o livro “O Capital” do Karl Marx, para conhecer o seu pensamento.
Mas tem outro detalhe aí que precisa ficar bem claro, uma vez que tem muita gente no Brasil sendo enganada por alguns sem vergonhas esquerdistas.
Os partidos esquerdistas dizem que todos os que lutaram contra o regime militar estavam lutando por democracia e liberdade no Brasil e coloca todos como vítimas.
Isto é mentira, é conversa fiada!
De fato, muitos lutaram sim, pela democracia, pela liberdade e contra o regime de ditadura e censura, mas muitos se aproveitaram da situação para lutarem por substituir uma ditadura por outra, ou seja, queriam implantar no Brasil a ditadura cubana, esta que é a verdade. Nada tinham a ver com democracia e liberdade, porque essas idéias não fazem parte do vocabulário comunista.
Há alguns que dizem que Cuba é uma maravilha. Uai, por que não se mudam para lá? Por que os seus filhos e familiares querem ir é para os Estados Unidos e a Europa?
O Brasil viu aquele triste episódio, durante o Pan Americano que se realizou no Rio de Janeiro, quando os atletas cubanos ficaram encantados ao entrarem num supermercado e poderem comprar papel higiênico, pasta de dentes e sabonete. Nem isto eles têm lá, e são atletas da seleção do país, imagine o povão.
Que nível de bom senso e inteligência pode ter alguém para pretender implantar o regime de Cuba, no Brasil? Se fosse, pelo menos, o da Suíça, da Dinamarca, da Alemanha vá lá, já que evoluir é sempre o caminho certo, mas querer ir para trás?
Observemos o PT, por exemplo:
Nem todo petista é igual, pode observar.
Quem é observador e pesquisador da biografia de pessoas consegue acompanhar carreiras de homens, petistas históricos, como Aloízio Mercadante, Eduardo Suplicy, Fernando Haddad, eleito prefeito de São Paulo, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assim como vários outros, e percebe claramente que são homens de bem, que não comungam de qualquer atitude violenta, ditatorial ou de censura como outros, do mesmo PT, que todo mundo pode observar.
Alguém já ouviu falar nos nomes desses homens envolvidos com corrupção, mensalão e safadeza de um modo geral? Alguém vê esses homens fazendo tietagem ao Fidel Castro? (O detalhe de nenhum deles usar barba, é apenas mera coincidência).
Alguém vê esses homens envolvidos com propostas de calar a imprensa?
A presidente Dilma e os radicais de direita
É muito bom você não ser partidário, nem de direita nem de esquerda, porque você consegue observar os governantes com isenção, sem lavagem cerebral, sem radicalismo, sem ódio e absolutamente distante de qualquer mau caratismo político.
Eu, sinceramente, imaginava que a Dilma seria um fantoche, na presidência da república, um verdadeiro fiasco, mas a mulher está mostrando o contrário. Tem personalidade, tem autoridade, fala alto com quem tem que falar, bate na mesa e não está admitindo abusos.
Apesar do respeito que tem pelo seu criador, não está dizendo amém para tudo o que deseja o PT, muito pelo contrário, está batendo de frente, destemidamente, como no caso do comando da Petrobrás, está tendo pegas terríveis com o segmento mais radical do partido, a coisa está feia, muito mais feia do que pode imaginar o povo brasileiro, e ela não está dando colher de chá.
Ela já disse, com raiva, que não aceita em hipótese alguma qualquer proposta de calar a imprensa, peitou a indústria da energia elétrica, peitou os bancos e conseguiu baixar os intocáveis juros altos, coisa que o Fernando Henrique e o Lula não tiveram coragem de fazer, e a todo momento está dando recados de que não está disposta a ser marionete de quem quer que seja.
Ainda carrega aquele rançozinho com as Forças Armadas, que acho que é uma tremenda bobagem e ela deveria repensar, porque deve ser inteligente o suficiente para entender que as forças armadas não podem ser culpadas pela insanidade dos canalhas que promoveram as atrocidades do período militar. Forças Armadas sucateadas é perigo para a Nação. Um exército pode passar um século sem uma guerra, sequer, mas não pode passar um minuto em estar preparado para entrar em ação.
Por outro lado tem muito militar que é murrinha, mesmo, porque essa conversa ridícula de tratar uma mulher de 60 anos como terrorista é de uma estupidez sem tamanho. Ainda que a Dilma tenha feito merda, na sua adolescência, influenciada por lideranças dispostas a matar, será que os filhos e netos destes radicais que tanto a acusam, não estão por aí, hoje, talvez, dirigindo bêbados, se envolvendo em safadezas e também cometendo atrocidades piores?
Ou será dois pesos e duas medidas?
O mensalão
Qualquer brasileiro pode acompanhar, passo-a-passo, tudo o que se passou no julgamento, inclusive as manifestações dos advogados de defesa, conhecendo tudo o que estava nos autos dos processos. Só não viu quem não quis.
Os Ministros, cuja grande maioria foi indica pelo próprio PT, agiram compromissados com a Justiça, exceto dois deles que foram explicitamente partidários em todas as suas manifestações.
A ação julgou e condenou políticos de vários partidos, mas elementos do PT não conseguem ver isto e chegam ao absurdo de dizer que foi julgamento político, contra o PT exclusivamente.
Sete anos de protelação e enrolação, ainda ficaram aborrecidos porque foi julgado agora, coincidindo com um ano eleitoral. Queriam que o processo fosse extinto.
Que os corruptos sejam punidos sempre
Que todas as investigações sejam feitas e todo brasileiro deve protestar veementemente contra os canalhas que estão com ação no senado visando impedir que o Ministério Público faça investigações.
Só mesmo político ladrão e safado para ser contra as investigações do Ministério Público ou da Polícia Federal.
Que tudo seja levantado e apurado. Se acusam o processo de privatizações do governo Fernando Henrique, conforme denuncia o livro “Privataria Tucana”, que este também seja rigorosamente investigado e apurado, quem for podre que se quebre.
A safadeza política do nosso país tem que ter fim e todo brasileiro lúcido, que tenha o mínimo de respeito pela sua inteligência, deve colaborar, deve denunciar, deve cobrar e ficar de olho, junto com a imprensa.
Todo partido tem gente sem vergonha e esses sem vergonhas têm que responder pelos seus crimes.
Aviso aos radicais
É bom lembrar que o mesmo Bertold Brecht também falou:
" que não sabe é um imbecil. O que sabe e cala é um criminoso". "Quando a verdade for demasiada débil para defender-se é melhor passar para o ataque". "Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!" "Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la".
Seria de bom alvitre que esses que andam citando uma ou outra frase isolada de um determinado pensador, porque ouviu alguém dizer, procurassem conhecer melhor a cabeça do pensador em questão, para não se exporem ao ridículo de fazer colocações despropositadas.
Reflitamos, portanto.
Abração.
Alamar Régis Carvalho
Analista de sistemas, escritor e ANTARES Dinastia
Nenhum comentário:
Postar um comentário