a partir de maio 2011

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Movimento Espírita Brasileiro


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

 Distrito Federal
Brasília – A FeDF está montando uma turma de Esperanto na FEDF-Sudoeste, com Waldir, aos sábados, das 9h às 10h, na sede de FEDF Sudoeste: QMSW 5/ 301. “O Esperanto é um idioma útil do ponto de vista técnico e científico. É uma língua precisa e flexível, tem vocabulário simples e, ao mesmo tempo, versátil para criação e adaptação de infinitos vocábulos novos, sem dialetização”. Inscrições pelo e-mail nessa.prod@gmail.com ou na Livraria da FEDF. Informações no site http://esperanto.org.br ou pelos telefones (61)8487-6180 com Vanessa ou 8560-5520 com Ana Lúcia.
– “O Espiritismo em sua expressão mais simples” e “Viagem Espírita” são as obras em destaque nas exposições promovidas pelo pesquisador Jorge Brito, na FEB. As exposições serão encerradas no próximo sábado, 30 de junho, e contam com vasto material de visualização a exemplo da 1ª Edição Francesa de 1862, a Edição da FEB de 1904, bem como edições em outros idiomas, como francês, sueco, finlandês, russo, entre outras.  Material reunido que conta um pouco da importância e contribuição destas obras ao longo da história. Mais informações: (61) 2101-6170.
– Serão aceitas até o dia 30 de junho, sábado, as inscrições para o concurso “A Doutrina Explica 2012”. A entrega dos trabalhos aceitos deverá ser realizada até o dia 27 de julho, sexta-feira. Os trabalhos serão apreciados pela Banca Examinadora no dia 26 de agosto e o resultado será publicado na edição de Novembro / Dezembro do Jornal Brasília Espírita. Informações: Edição n.175 do Jornal Brasília Espírita ou pelo site www.atualpa.org.br. Promoção: Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima (GEABL).  
– A 5ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida será realizada na próxima terça-feira, 26 de junho, a partir das 15h30, na Esplanada dos Ministérios. Informações pelo e-mail cidadaniapelavida@gmail.com ou no sitewww.brasilsemaborto.com.br
– O curso “Preparação de Palestrantes Espíritas 2012” será encerrado no próximo domingo, 1º de julho, às 9h, na sede da FEDF: SHCS Sul, SQ 408, área especial, templo. Os organizadores solicitam que todos cheguem por volta das 8h30 para recepção e preparação de ambiente. Informações nos siteswww.fedf.org.br e www.palestrantesespiritasdf.wordpress.com
– Na Comunhão Espírita de Brasília, dia 17 de junho, Lacordaire Abrahão Faiad coordenou mais uma edição do seminário Projeto Vida com o tema “O entendimento: a relação fraterna com o outro”. 
Taguatinga – O NOTA-ME 2012 - Nossos Talentos Artísticos Movimento Espírita DF realizará o workshop “Movimento da Arte Espírita do Distrito Federal” no dia 8 de julho, das 8h às 18h, no Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo – GAEEB: Setor D Sul, Área Especial 8, Taguatinga Sul. O objetivo da oficina é fornecer subsídios doutrinários ao trabalhador da arte espírita e incentivá-lo na sua produção. A abertura do evento ficará a cargo de Maurício Keller que tratará do tema “A arte e a valorização da vida”. A coordenação geral do evento ficou a cargo de João Mendonça, Alexandre Lacerda, Ito, Márcia Falcomer e Conceição Cavalcante. Inscrições e informações no site www.fedf.org.br.
 
 São Paulo
Capital – Notícias sobre o confrade J. Raul Teixeira podem ser vistas no noticiário de Niterói-RJ, onde fica a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade, da qual nosso irmão faz parte. Eis o site da SEF: http://www.sef.org.br/.  
– Neste domingo, 24 de junho, às 15h, será realizada uma seção de Pintura Mediúnica com a médium Valdelice Salum no CECC Maria Dolores: Rua Vicente Melro, 36, Bairro Imirim. Informações pelo telefone (11)2231-5093 com Ludmila. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. A renda da venda das obras será revertida para obras assistenciais. Haverá sorteio de quadro gratuito para os presentes. Informações no site www.pinturamediunica.com.br
– No dia 24 de junho, domingo, às 9h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Reféns do preconceito” no Centro Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis. Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com
– O Encontro da Família da Use Jabaquara vai abordar “Bullying”, situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O evento será realizado neste domingo, 24 de junho, das 8h30 às 13h, na sede da Fraternidade Espírita Auta de Souza: Rua Loefgreen, 1428, Vila Clementino, duas quadras atrás do Shopping Metrô Santa Cruz. O encontro é uma realização da USE Distrital Jabaquara, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e é destinado aos dirigentes, trabalhadores da Casa Espírita e demais interessados no assunto.  O objetivo é conhecer o assunto para melhor orientar os pais no atendimento fraterno da casa espírita, qualificar os educadores da infância e da reunião de pais. A programação é esta: 8h – recepção; 8h30 – Abertura e palavras da USE; 8h45 – Mário Enzio Bellio Jr. – O que é o bullying, porque ocorre, tipos de agressão, atitudes do professor, como evitar, como agir com alunos envolvidos, consequências etc.; 10h – Perguntas e respostas; 10h30 – Intervalo para café; 11h – Julia Nezu – Visão espírita do bullying e a cultura da paz; 12h15 – Perguntas e respostas; 12h45 – Avaliação e Encerramento. As vagas são limitadas e as inscrições serão aceitas apenas pelos e-mails sm.suelimoretti@yahoo.com.br oujosy.ss.almeida@gmail.com. Informações pelo telefone (11)2068-6076 com Sueli. Taxa de colaboração: R$10,00 para as atividades da USE Distrital Jabaquara, no dia do evento.
– Plínio Penteado Jr. fará uma palestra sobre o tema “A secreta lei do retorno” na próxima quarta-feira, 27 de junho, às 20h, na Fraternidade Espírita Irmã Maria: Rua Solar de Pinheiros, 388, Parque São Lucas.  A harmonização musical será realizada por Paula Zamp.  Informações no sitewww.luzespirita.org.br
– No próximo domingo, 1o de julho, às 15h30, será realizado o Chá da Tarde com apresentação musical de Paula Zamp na Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, 1718, Parque do Carmo.  Será uma tarde agradável com ótima música, um delicioso chá e ótimos pães para deixar o encontro ainda mais saboroso.  Os convites custam R$10,00 e dão direito a uma bandeja com 5 tipos de pães e 2 fatias de bolo.  O chá é à vontade com vários sabores.  O evento será uma realização da Mocidade Raio de Luz.  Informações pelo e-mailsecretaria@raioluz.org.br
– Agnaldo Paviani coordenará o seminário “Falando francamente”, neste domingo, 24 de junho, das 9h às 12h, no Grupo Espírita Ismael: Av. Henry Janor, 141, Bairro Jaçanã. 
– Sebastião Camargo fará uma palestra sobre o tema “A saúde do espírito” na próxima segunda-feira, 25 de junho, às 20h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Miguel Lilo, 131, Vila Cisper.  Informações pelo telefone (11)2541-2094. 
– O Centro Espírita Fraternidade da Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Centro) realizará o curso “Para entrevistadores e trabalhadores de salão”, no dia 29 de junho. Os facilitadores serão Elida e Leila.  Informações pelo telefone (11)9117-9040. 
– Com o tema “O futuro do Brasil é você” será realizado o Fórum da Mocidade Espírita no dia 29 de julho, domingo, pela Mocidade Espírita Cairbar Schutel, na sede da FEESP: Rua Maria Paula, 140, Edifício Allan Kardec, Auditório Bezerra de Menezes. Os organizadores convidam: Vamos projetar o Brasil daqui a 50 anos? Como será se aplicarmos nosso conhecimento espiritual? Como será se aplicarmos o conhecimento Espírita na Economia, Política, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Arte? A proposta é criar a percepção pela diferença que podemos fazer levando nosso conhecimento para a prática. Os jovens de hoje serão os empresários, médicos, políticos, artistas, biólogos, economistas, profissionais desta pátria, os brasileiros que farão o futuro. Desta forma, todos os jovens espíritas estão convidados a refletir sobre a diferença que podem fazer neste país para que se consolide o desejo de sermos o “Coração do Evangelho”. Durante o fórum serão apresentados trabalhos dos grupos de mocidades do Brasil. Você pode participar, para isso envie seu trabalho (música, teatro, dança, pintura, entre outros) em vídeo para o e-mail forum.feesp.aijm@gmail.com. A sua apresentação deverá estar dentro do tema “O Futuro do Brasil é você!”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link http://fmecs.wordpress.com/inscricao/. Mais informações pelo telefone (11)3115-5544 ou pelo e-mail forumfeesp.alijm@gmail.com.  
– A Associação Espírita Paulo e Estêvão (Rua Aiamá, 55, Tatuapé) comemorará neste mês de junho 63 anos de fundação e preparou um ciclo de palestras especiais. A programação será encerrada na próxima segunda-feira, 25, com a palestra “Cristianismo e Espiritismo”, proferida por Ismael Oliveira.  Informações pelo telefone (11)9560-0265 ou pelo e-mailimenegueti@globo.com
– O curso “Paulo de Tarso, segundo Emmanuel” é baseado no livro “Paulo e Estêvão”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito Emmanuel, e é coordenado por José Maria Pontes e Silva. O curso está estruturado em cinco partes e é ministrado às sextas-feiras, das 20h30 às 22h, no Centro Espírita “Unidos na Fé” – CEUFé – Rua Bento Quirino, 374, Vila Talarico.  As aulas serão encerradas na próxima sexta-feira, 29 de junho.  Informações pelo e-mail delizete_rosa@yahoo.com.br.  
– O Curso “Reencarnação e psicoterapia – como abordar eticamente as crenças espirituais dos pacientes que buscam psicoterapia” será iniciado no dia 7 de agosto. As aulas serão às terças-feiras, das 18h30 às 21h, na Clínica Júlio Peres: Rua Maestro Cardim, 887, Paraíso. Poderão participar psicólogos, médicos e estudantes. O curso tem duração de 4 meses e será coordenado por Júlio Peres. O objetivo é fornecer aos psicoterapeutas conhecimentos de estratégias objetivas para abordar eticamente os pacientes reencarnacionistas que buscam psicoterapia e otimizar o enfrentamento de suas dificuldades com base em seus sistemas de crenças. O investimento é de 4 parcelas de R$630,00 e a inscrição custa R$120,00. A seleção será feita com base na análise de curriculum vitae e carta de intenção. Basta enviar esses documentos para o e-mail contato@julioperes.com.br, destacando o assunto como: Curso Reencarnação e Psicoterapia.  
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, convida os dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas para o curso de Gestão de Centro Espírita, aos sábados, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435, estação do metrô Praça da Árvore. Os facilitadores são: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar e José Antônio Luiz Balieiro e a coordenação está a cargo de Julia Nezu.  O cronograma é este: 28/7 – módulo 2 – capítulos 3, 4, 5 e 6; 11/8 – módulo 3 – capítulos 1 e 2; 25/8 – módulo 3 – capítulos 3 e 4; 15/9 – módulo 4 – capítulos 1, 2, 3 e 4; 22/9 – módulo 4 – capítulos 5, 6 e 7; 13/10 – módulo 5 – capítulos 1, 2 e 3; 27/10 – módulo 5 – capítulos 4 e 5; 27/10 – almoço de confraternização e entrega de certificado de presença para quem comparecer a 75% das aulas. Informações pelos telefones (11)5072-2211 ou 2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br. O curso é apostilado e acompanham diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso. Visite os sites www.ccdpe.org.br ouwww.usesp.org.br.  
– A Campanha permanente do Conselho Federativo Nacional da FEB “O Evangelho no Lar e no Coração” tem reforço continuado com o “Programa de Lançamento da Campanha mais que envolvente”. Objetivos: Finalidades e Importância, Planejamento estratégico da Campanha, Peças de divulgação, Cartaz (pôster), banner, Folder (coraçãozinho) frente, Folder (coraçãozinho) miolo, Funções dos Órgãos de Unificação, Funções dos Centros Espíritas, Distribuição de material promocional, Ícone gráfico da Campanha, Recinto Doméstico, Anúncios de sustentação, Natal combina com o Evangelho no Lar e no Coração. Uma Campanha mais que Envolvente. Amplie o bem que existe em você. Participe, faça e ensine a fazer. Apoio: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (www.usesp.org.br). Informações com Luiz Cláudio da Silva pelo e-mail evangelhonolar@usesp.org.br ou pelos telefones (11)9246-0296 e 8264-1090 ou no link http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1104.  
– A Arte Poética Castro Alves promove o 22º Concurso de Poesia com Temática Espírita. O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012. Endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia, a informação do local da festa e da entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô. Acesse:http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html, para saber mais.  
– A programação dos cursos que serão realizados no Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) é esta:
- Curso para Entrevistadores e trabalhadores do salão: 29 de junho, às 20h;
- Filosofia Espírita: 3, 10, 17 e 14 de agosto, às 20h.
Informações com Wania pelo e-mail secretariasa@scibirapuera.com.br.  
– O NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus – promove o Curso “Espiritismo segundo a visão científico-filosófica”, com coordenação de Pedro Nakano. O curso tem a duração de 14 aulas, e o término está previsto para o dia 28 de junho. As aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h, na nova sede do NESJ: Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde. Podem participar dirigentes de casas espíritas, expositores, estudiosos e pesquisadores. Informações nos sites www.segueajesus.org.br ouwww.ccdpe.org.br ou pelo e-mail nucleoesj@gmail.com
– O Núcleo Espírita Almas Irmãs preparou um ciclo de palestras para este mês e a programação foi encerrada no último domingo, 17 de junho, e contou com a participação de Luciano Dias Vicente, Willian Sanches, Messias Matei, Katia Penteado, Marco Milani, Coral Francisco de Assis e Allan Vilches.  Informações no site www.neai.org.br
– Na última segunda-feira, 18 de junho, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Transição planetária” no Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso.  Manolo tratou do tema “Jesus – líder afetuoso” na última sexta-feira, 22 de junho, na Fraternidade Espírita Auta de Souza.  Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
– No dia 18 de junho, segunda-feira, Sebastião Camargo fez uma palestra com tema evangélico no Centro Espírita João Batista.  No dia 20 de junho, quarta-feira, o confrade trabalhou o tema “A cura a partir de si mesmo” no Centro Espírita Irmãs Maria. Informações pelo e-mail taniafaura@yahoo.com.br. Sebastião reservou a quinta-feira, 21 de junho, para tratar do tema “Escutando Sentimentos” para os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Meneses. Encerrando a semana, no sábado, 23 de junho, Sebastião Camargo fez uma palestra sobre o tema “O papel do homem desperto na consciência” no Núcleo Espírita Segue a Jesus.  Informações pelo e-mail elena.batista@gmail.com
– As atividades programadas para o mês de junho no GASF – Grupo Assistencial Sem Fronteiras Eurípedes Barsanulfo (Rua Frei Durão, 579, Ipiranga) serão encerradas na próxima quinta-feira, 28, às 20h, com uma palestra musical proferida pelo Grupo Reencontro.  Informações pelo telefone (11)2579-1375. 
– Na última quinta-feira, 21 de junho, Ismael Batista fez uma palestra no Núcleo Espiritual Toca de Ubirajara.  Ismael coordenou o seminário “O perfil do trabalhador espírita para o 3o Milênio” no último sábado, 23 de junho, na sede do Centro Espírita Unidos na Fé. 
Águas de Lindoia – O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realiza neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”.  As aulas ocorrem aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h às 11h30).  O término está previsto para 8 de julho.  Os cursos são realizados na Avenida Monte Sião, 709.  Informações pelo e-mail miltonfelipeli@ig.com.br.  
Andradina – No último domingo, 17 de junho, César Perri e Célia Maria Rey de Carvalho coordenaram o seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão” no Centro Espírita Allan Kardec, anexo à Creche Nana Nenê. 
Araçatuba – A agenda de palestras públicas do mês de junho na Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) será encerrada na próxima terça-feira, 26, às 20h, com a participação de Maderlene de Almeida Yamada que tratará do tema “Coletânea de preces espíritas”. 
– No próximo sábado, 30 de junho, às 16h30, será realizado o Chá Beneficente do Centro Espírita “Casa do Caminho” no Grêmio da Nestle.  Os ingressos poderão ser adquiridos a R$25,00, na Av. Saudade, 1.801.  O cardápio inclui tortas salgadas, pastel, pão de queijo, patê e torradas, tortas doces, pavê, flan e sorvete, além de chá, refrigerante, chocolate quente e água.  Informações pelo telefone (18)3623-8211. 
– A programação de Palestras Públicas do mês de junho na Aliança Espírita “Varas da Videira” (Rua Bernardino de Campos, 363, Centro) será encerrada na próxima sexta-feira, 29, com a participação de Teresa e Sérgio Irikura que tratarão do tema “Família”. 
Avaré – No dia 17 de junho, domingo, James Fonseca trabalhou o tema “Maria de Magdala: um dos maiores exemplos de transformação no Cristianismo primitivo”, na Associação Espírita Léon Denis.  Informações pelo e-mail ramos.tucio@yahoo.com.br
Barueri – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Caminhos da Felicidade”, na última terça-feira, 20 de junho, no Núcleo Espírita Aldeia de Luz.  Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com
Bauru – O 4º Encontro Paulista de Monitores do ESDE da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo terá como tema central “ESDE – O desafio de aprendermos juntos” e será realizado nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Espírita Chico Xavier: Rua Inconfidência, 1-08. O objetivo é trocar experiências, estudos e aprendizado sobre os princípios e dinâmica do programa de estudo do ESDE. Poderão participar educadores, monitores de grupos do ESDE, dirigentes espíritas e interessados em conhecer este programa de estudo. Inscreva-se no e-mail esde@usesp.org.br e envie o comprovante de pagamento da taxa de R$30,00 efetuado no Banco do Brasil – Ag. 0037-x – CC 7188-9. As refeições serão oferecidas no local, pela USE Intermunicipal Bauru, sem custo ao participante. Informações no e-mailesde@usesp.org.br, no sitewww.esdencontropaulistademonitores.blogspot.com.br ou pelos telefones (14)3227-0770 com Magali/Erick ou 3214-1603 – Fátima. Facebook:-www.facebook.com/estudosistematizadodadoutrinaespirita. 
– O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br.  
– Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o linkhttp://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita
– O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições. As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação é esta: 30 de junho, 28 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mail usebauru@terra.com.br
Campinas – Andrei Moreira coordenará o seminário “Depressão – uma perspectiva médico-espírita” neste domingo, 24 de junho, das 9h às 12h, na Instituição Assistencial Dias da Cruz: Rua João Rodrigues Serra, 451, Jardim Eulina. Vagas limitadas a 150 lugares. Inscrições pelo e-maildiasdacruz@feac.org.br. Informações pelo telefone (19)3241-9393. 
– Eduardo Valério coordenou o seminário “Da Desencarnação à Reencarnação” no último sábado, 23 de junho, no Salão Vinicius do Centro Espírita Allan Kardec.  Informações no site www.ceak.org.br
Carapicuíba – O Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna – NEOVE – (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) enviou a sua agenda de palestras do mês de junho:
24 – domingo – 9h: Palestra especial com José Carlos De Luca e Castores da Luz;
25 – segunda-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com José Carlos;
26 – terça-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com Mauricio Amorim;
28 – quinta-feira – 14h: Amar o próximo como a si mesmo, com Luciana Ostafiuc;
28 – quinta-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com Eliana Figueiredo.
– Agnaldo Paviani coordenou o seminário “Obsessões complexas e a importância do autoconhecimento”, no último sábado, 23 de junho, na Instituição Espírita “Oficina de luz”. 
Cotia – O 1766º Encontro Fraterno Auta de Souza tem como tema central “A Missão dos Espíritas” e será encerrado neste domingo, 24 de junho, no Centro Educacional Allan Kardec: Estrada do Tabuleiro Verde, 1000, Tijuco Preto. Os temas para adultos são estes: Dependência Química, Imprensa Espírita, Desobsessão por Corrente Magnética, Fundação e Direção de Mocidade, Formação de Evangelizadores da infância, Posto de Assistência Espírita e Campanha de Fraternidade Auta de Souza, Campanha de esclarecimento Humberto de Campos. Para os jovens, os temas serão: O Jovem e o sexo, a rede social e o jovem. Haverá também um curso para crianças. Informações pelo telefone (11)4148-1853 ou pelo e-mail wantuildefreitas@uol.com.br
Diadema – O Curso “Obsessão e Suas Máscaras” será realizado no Grupo Espírita Cairbar Schutel (Av. Pedro Severino, 325) até o dia 13 de dezembro, às quintas-feiras, das 19h às 20h. O curso é uma realização do Grupo Espírita Cairbar Schutel e da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Os facilitadores são: Marlene Nobre, Rodrigo Bassi e JB Maida. O material de apoio e a divisão das aulas estão baseados no livro “A Obsessão e suas Máscaras”, de Marlene Nobre. 
Franca – O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br
– A Jornada de Estudos “Transição planetária” foi realizada no período de 18 a 23 de junho, às 20h, na sede do Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova. Informações no site www.luzeamor.org.br. Transmissão ao vivo pelo link www.tvcei.com, canal 4.  
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mailcontato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site:http://www.cdcjesusdenazare.com.br
Guarulhos – O Curso de Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenis será realizado neste domingo, 24 de junho, das 9h às 12h, no Centro Espírita Jesus é o Caminho: Rua Arminda de Lima, 403, Vila Progresso, próximo à Praça dos Estudantes.  O curso será facilitado por Marthinha Rios Guimarães e o programa prevê conteúdos específicos e exemplos práticos.  Os participantes terão oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE SP. Inscrições pelos telefones (11)3464-4478 ou 8201-4609 ou pelos e-mailscida.diuse@yahoo.com.br e cidavayda@hotmail.com
– Na próxima segunda-feira, 25 de junho, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Jesus – líder afetuoso” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Vila Lanzara. Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.  
– No dia 30 de junho, sábado, às 20h, Plínio B. Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “A conquista da paz interior” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Ilha Bela, 253, Parque das Nações.  A harmonização musical ficará a cargo de Paula Zamp.  Informações no site www.luzespirita.org.br
– No último domingo, 17 de junho, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “O amor está no ar”, no Centro Espírita Joanna de Ângelis. Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com
– O 1º Seminário Espírita Sinal Verde foi realizado no último domingo, 17 de junho, no Teatro Adamastor – Salão de Artes.  A programação contou com a presença de Celso Santos (Vozes Eternas), Antônio Demarchi, Lourdes C. Possato, Chaves da Luz, William Sanches, Sebastião Camargo e Chaves da Luz. Informações pelo e-mail sinalverde@sinalverdelivros.com.br.
Ilha Solteira – “Solidariedade e Simplicidade” foi o tema da palestra que César Perri fez no último domingo, 17 de junho, no Centro Espírita Cairbar Schutel. 
Itapira – A programação de palestras do mês de junho na Casa Espírita “Nhá Chica” (Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jardim Bela Vista) será encerrada no dia 26, terça-feira, às 19h, com Wanyr Cáccia, que fará uma palestra musical sobre o tema “Valorização da Vida”. Informações pelo e-mailotaviofranklin@gmail.com ou no site www.casaespiritanhachica.com.br
Jacareí – O 4º Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita de Jacareí Prêmio “Jorge T. Rizzini”: a premiação foi realizada no último domingo, 17 de junho, durante o 9o Encontro de Espiritismo em Jacareí.  O evento foi uma realização da Livraria e Clube do Livro Espírita Emmanuel.  Informações pelo e-mail carlosmonteoliva@gmail.com
Jales – Rosângela Pires coordenou um seminário sobre o tema “Educação para evolução no processo Andragógico”, no último sábado, 23 de junho, no G.E.B. Maria Dolores.  Neste domingo, 24 de junho, às 19h30, a expositora fará uma palestra sobre o tema “A família sob o olhar de Santo Agostinho”. Informações com Jane Maiolo pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253. Visite o blog www.usejalessp.blogspot.com.br
– Anete Guimarães trabalhou o tema “Elucidações das parábolas de Jesus: uma visão científica”, no último domingo, 17 de junho, no G.E.B. Maria Dolores.  Informações com Jane Maiolo pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br. Visite o blog www.usejalessp.blogspot.com.br
– O 19o EMERJ - Encontro de Mocidades Espíritas da Região de Jales foi realizado no último domingo, 17 de junho, na sede do Grupo União Espírita Caminho da Esperança.  A expositora convidada foi Anete Guimarães, que tratou do tema “Sexualidade e Espiritualidade”.  Informações com Luiz e Denise pelo e-mail demerighe@hotmail.com
Lorena – A União Espírita Cristã recebeu André Luiz do N. Ramos para tratar do tema “A Educação – questões sociais e a Lei Moral” no último domingo, 17 de junho.  Informações pelo e-mail use.taubate@gmail.com. 
Matão – O 2º Encontro Anual Cairbar Schutel será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, na EE Prof. Henrique Morato: Rua Cesário Motta, 468.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pelo sitewww.usematao.com.br. 
Osasco – O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizam as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE). Podem participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo. O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida. O curso é realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mailteccom.desinibe@gmail.com
Palmeira D’Oeste – Rosângela Pires fez uma palestra sobre o tema “A essencialidade do conhece-te a ti mesmo” no último sábado, 23 de junho, no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade. Informações com Jane Maiolo pelo e-mailjanemaiolo@bol.com.br.  Visite o blog www.usejalessp.blogspot.com.br
Penápolis – O seminário “Os mensageiros” será coordenado por Agnaldo Paviani, Wellington Balbo e Francisco Ortolan. O evento será realizado no dia 30 de junho, sábado, às 13h30, no Centro Espírita Discípulos de Jesus: Av. Luís Osório, 108. 
Pindamonhangaba – O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” aborda os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec.  Os encontros são semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30. Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no sitewww.casadocaminhopinda.org.br
Pirassununga – O XIV Seara Espírita – USE Araras – Encontro Espírita da Academia da Força Aérea terá como tema central “O autoconhecimento e a transição planetária” e será realizado no próximo domingo, 1o de julho, às 7h30, na Academia da Força Aérea: Estrada de Aguaí, SP 225, Km 39.  A programação completa é esta:
7h30 – Recepção, cadastramento, café da manhã fraterno;
8h30 – Abertura, apresentação artística de harmonização, com Margarete Áquila;
9h – Palestra: “A contribuição da Doutrina Espírita na construção de uma nova consciência para o espírito imortal”, com Kennedy Martins;
10h15 – Lanche fraterno, visita a estandes diversos;
10h45 – Palestra: “O autoconhecimento e a transição planetária, com Marlene Nobre;
12h – Almoço;
13h – Visita a estandes diversos;
13h30 – Retorno às apresentações;
13h45 – Palestra “Por que e como bem aproveitar a existência”, com Ismael Batista;
15h – Visita a estandes diversos;
15h30 – Retorno às apresentações;
15h45 – Peça teatral “Muito além da janela”, com Cia Teatral Amigos da Luz;
16h45 – apresentação artística com Margarete Áquila e Encerramento.
O investimento é de R$20,00 e inclui as refeições. Inscrições pelo sitewww.usearaararas.com.br
Ribeirão Pires – O Recanto de Luz - Irmã Scheilla (Rua Áustria, 57, Jardim Alvorada, ao lado do Hospital São Lucas) realizará um Bazar Beneficente na próxima quinta-feira, 28 de junho, das 9h às 13h. 
Ribeirão Preto – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto – mantém o programa de rádio – AJE – NO AR – pela rádio educativa FM, 87,9.  O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h.  Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônicowww.radioeducativafm.com.br.  Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia.  Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br
– O X Seminário Doenças e Doentes – Influência na mediunidade – foi realizado no último domingo, 17 de junho, no Centro Espírita Batuíra.  Foram abordados os seguintes tópicos: (1) Por que e quando adoecemos; (2) Quem são os doentes; (3) Doenças psicossomáticas e a influência na mediunidade.  Informações pelo e-mail cebatuira_divulgacao@ig.com.br
Santo André – O Chá Beneficente de Inverno 2012 será realizado neste domingo, 24 de junho, a partir das 15h, na Quadra da Casa de Lucas.  Serão servidos diversos tipos de chás, sucos, café, pães caseiros, bolos, frios e muito mais.  Os convites custam R$15,00 para adultos, R$7,50 para crianças de 6 a 10 anos, e crianças até 5 anos não pagam.  Informações pelo telefone (11)4473-2024 ou no site www.joanadeangelis.net.br
– No dia 19 de junho, terça-feira, Sebastião Camargo fez uma palestra sobre o tema “O Médico Interno” na Associação Espírita Raio de Luz. Informações pelo e-mail msabolesk@gmail.com
Santo Antônio do Aracanguá – No último sábado, 23 de junho, Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Samaritanos” no Centro Espírita “Amor e Luz”.  Informações pelo e-mailluizaugustomacedoguararapes@hotmail.com
Santos – O 2o Encontro da Família do Centro Espírita Ismênia de Jesus foi realizado no último sábado, 23 de junho. A programação teve como tema central “Acolhimento Familiar” e foi facilitado por Julia Nezu. Além disso, a programação contou com apresentação do Coral Vozes do CEIJ, e os seguintes temas para estudo em grupo: Não às drogas, para jovens de 13 a 17 anos; Vítima? Nunca mais!, Doação – uma necessidade importante e Contribuição da Doutrina Espírita na Construção Moral e Educacional da Família, para adultos acima de 18 anos.  Informações pelo telefone (13)3202-8080. 
São Bernardo do Campo – O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, se reúne todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mailre@bezerrademenezes.org.br.  
– Ismael Batista fez uma palestra na sexta-feira, 22 de junho, às 20h, na sede do Centro Espírita Seara de Luz. 
– Na quarta-feira, 20 de junho, Deusa Samú fez uma palestra no Centro Espírita Maria Amélia.  Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm
– No último domingo, 17 de junho, foi realizada a palestra “Santo Agostinho e o Espiritismo”, com João Baptista do Valle, vice-presidente da FEESP, no Grupo Fraternal Bezerra de Menezes. 
São José do Rio Preto – Jacob Melo encerrará o seminário “Passe e Magnetismo” neste domingo, 24 de junho, das 8h às 12h, no Grupo Espírita André Luiz: Rua Antônio de Godoy, 5949, Jardim Universitário, em frente à Casa de Portugal.  São explorados os seguintes temas: Magnetismo na Codificação; Fluidos; Centros de força; Exercício sobre fato magnético; Estudos sobre passes magnéticos para pessoas depressivas.  Informações no sitewww.grupoespiritaandreluiz.com ou pelo e-mail grupoespiritaandreluiz-sjrp@hotmail.com
– A programação de palestras do mês de junho do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) será encerrada por Rouvel Ravena na próxima quarta-feira, 27, às 20h.  Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mailantoniocarlosnavarro@gmail.com
– O CEFA – Centro Espírita “Francisco de Assis” realizará o II Mês Espírita e a XI Feira do Livro Espírita mês de julho e o tema central será “Jesus: modelo e guia da humanidade”.  A programação completa é esta:
1 – domingo – 8h30 – Coral Ielar e Guaraci de Lima Silveira com o tema “Segue-me”;
3 – terça-feira – 20h – Coral CEFA e Agnaldo Paviani com o tema “Viver com sabedoria”;
7 – sábado – 14h30 – Seminário: “Fluidoterapia” coordenado por Roosevelt Tiago, doação de 1 kg de alimento não perecível;
8 – domingo – 8h30 – Coral CEFA e Roosevelt Tiago com o tema “Os caminhos da felicidade”;
10 – terça-feira – 20h – Coral CEFA e Zigomar Ricardi com o tema “Religião dos Espíritos”;
15 – domingo – 8h30 – Coral “Vozes do Coração” e Nazareno Feitosa com o tema “A depressão e Jesus, o maior psicólogo do mundo”;
17 – terça-feira – 20h – Coral CEFA e Rodinei Moura com o tema “Siga em frente à luz da Doutrina Espírita”;
22 – domingo – 8h30 – Coral CEFA e Sebastião Bicalho com o tema “Caridade total”;
24 – terça-feira – 20h – Coral CEFA e Angélica Costa Maia com o tema “Viver no Cristo”;
25 – quarta-feira – 20h – Cine-luz com o filme “O filme dos Espíritos”;
29 – domingo – 8h30 – Coral CEFA e Ditinha Calixto com o tema “Caridade total”;
31 – terça-feira – 20h – Coral CEFA e Aguinaldo de Paula Vasconcelos com o tema “O amor: a verdade que liberta”.
         As palestras são realizadas na sede do CEFA: Rua Benedito Guagliardi, 291, Romano Calil. 
Suzano – O Seminário “O Despertar da Consciência” será realizado neste domingo, 24 de junho, das 15h às 20h, na Associação Beneficente Espírita Vinha de Luz: Rua Cidade de Diadema, 284, Parque Maria Helena.  Sem necessidade de inscrição e taxa, pede-se 1 kg de alimento não perecível. A programação completa é esta: 15h – Abertura – Prece Inicial; 15h20 – Parte Musical com Monica Albuquerque; 15h45 – Palestra com Mário Mas – Tema: Amadurecimento Psicológico; 16h45 – Intervalo; 17h10 – Parte Musical – Lê Guedes; 17h45 – Palestra com Sebastião Camargo – Tema: Amor Incondicional – O Caminho para a autoiluminação; 18h45 – Perguntas e Respostas para os dois expositores; 19h30 – Parte Musical; 19h45 – Prece Final; 19h55 – Encerramento. Informações com Adriana pelos telefones (11)4747-2428 ou 7287-7502.  Transmissão ao vivo da Rádio Web ODPC Solares da Fundação O Despertar da Consciência! no site www.odpc.com.br
Taubaté – Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97, Centro. O objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e Irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail.divulgandoespiritismo@gmail.com
Vinhedo – Encerrou-se no último domingo, 17 de junho, a Mostra “Pintura e Escultura – a arte além das fronteiras – especial Mamma B” – Fórum Econômico e Cultural Itália-Brasil no BBSpace. Ricardo Tartaglia e Regina Nobrez foram os curadores da mostra. Informações no sitewww.tartagliaarte.com ou pelo e-mail contato@bspae.com.br
Votuporanga – O Centro Espírita Maria de Nazaré receberá Rosângela Pires para tratar do tema “O que fizestes do filho que lhe confiei a guarda?”, neste domingo, 24 de junho, às 9h.  Informações com Jane Maiolo pelo e-mailjanemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253.  Visite o blogwww.usejalessp.blogspot.com.br
– O 5o Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, no Votuporanga Clube. Anote em sua agenda! Em breve informaremos a programação completa e as opções para hospedagem.
 
 Bahia
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.
 
 Goiás
Goiânia – O II Encontro Estadual de Atendimento Espiritual “Jesus e o diálogo fraterno” é coordenado por Júlio César de Sá Roriz e Ana Teresa Camasmie e será encerrado neste domingo, 24 de junho, na FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás: Rua 1.133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista. Informações pelo e-mailsecretaria@feego.org.br
– O 2o Chá com Arte – CEEB – será realizado neste domingo, 24 de junho, às 17h, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo do Setor Centro Oeste: Rua 504, 522, Setor Centro-Oeste.  O ingresso custa R$10,00.  Informações pelos telefones (62)8182-6178 ou 9663-4654. 
– O 3o Entrei e o 4o Entrame – Encontro de trabalhadores da evangelização da infância e de mocidades espíritas será realizado no dia 1o de julho, domingo, no Instituto Educacional Emmanuel: Av. Cora Coralina, 407, Setor Sul.  O evento contará com minicursos, seminário, alegria cristã, fraternidade, amizade, reencontro, unificação e divulgação.  As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 27 de junho nos siteswww.semeadoresgoias.org.br ou www.mocizade.org.br.  Os convites custam R$10,00 e incluem almoço e material de apoio.  Informações pelo telefone (62)3281-0200. 
– A Irradiação Espírita Cristã realizou o Arraiá di Ação 4, no último sábado, 23 de junho, na Quadra da Escola Tenda do Caminho.  O evento contou com comida típica, quadrilha, brincadeiras e espaço criança, bingo e muita música. Informações no site www.iecv.org/portal. 
– Estão abertas as inscrições para o 29o Congresso Espírita do Estado de Goiás que será realizado no período de 9 a 12 de fevereiro de 2013 no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Informações: telefone (62)3281-0875, pelo e-mail congresso@feego.org.br ou no site www.feego.org.br
Aparecida de Goiânia – A 3a Feijoada Beneficente da Associação Espírita Joana D’Arc foi realizada no último sábado, 23 de junho. Informações pelos telefones 8418-4486, 8129-2292 ou 8101-0761. 
 
 Maranhão
São Luís – A programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC – (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de junho são estas:
28 – quinta-feira – 19h30: Tema livre – Guerche;
30 – sábado – 16h: Ser feliz agora – Hailton.
Informações pelos telefones (98)3236-6468 ou 8117-7513 com Lourdes ou pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com
– Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE é realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Podem participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE. O curso será em módulos e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A programação é esta:
- até 30/6 – (3) Doutrina Espírita: Princípios Básicos e Tríplice Aspecto, (4) Movimento Espírita – Osmir (aula presencial: 30/6);
- 2 a 31/7 – (5) Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE: 5.1. Conceito, histórico, objetivos, consequências; 5.2. O coordenador, o monitor e o participante; 5.3. Implantação e Manutenção – Lucia (aula presencial: 29/7);
- 1 a 31/8 – (6) Planejamento de Aula: 6.1. Tipos de Planejamento; 6.2. Objetivos, conteúdos e avaliação; 6.3. Fontes de Consulta/Referências Bibliográficas – Ana Luiza (aula presencial: 25/8);
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno de Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs. 1. Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site. 2. O valor da inscrição é R$25,00 e as vagas são limitadas. Informações pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565.
 
 Mato Grosso do Sul
Três Lagoas – Antonio César Perri, vice presidente da FEB, fez uma palestra sobre o tema “70 Anos de Paulo e Estêvão”, ontem, dia 16 de junho, no G. F. E. José Xavier.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais e VIII Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da Ame-Brasil terão como tema “Caminhos para a cura do corpo e da alma”, no período de 31 de agosto a 2 de setembro, no Hotel Ouro Minas: Av. Cristiano Machado, 4001. Estão confirmadas as presenças de Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra, Décio Iandoli, Alexander Moreira, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues e Andrei Moreira. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sitewww.amemg.com.br ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160, 2o andar, Nova Granada. Informações pelo telefone (31)3332-5293 ou no site www.amemg.com.br.  
– Haroldo Dutra Dias coordenará o seminário “O apocalipse na visão espírita” no próximo sábado, 30 de junho, das 14h às 17h, na AMEMG – Associação Médico-Espírita de Minas Gerais: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160, Nova Granada.  Inscrições no site www.amemg.com.br.  As vagas são limitadas e o valor do ingresso R$50,00.  Informações pelo telefone (31)3332-5293. 
– Nos dias 1o e 2 de julho, domingo e segunda-feira, será realizado no SESC Palladium o seminário Lítero-musical “Paulo e Estêvão” – obra de Chico Xavier pelo Espírito Emmanue, apresentado por Haroldo Dutra Dias e convidados especiais. 
Astolfo Dutra – Começa no dia 14 de julho a 61ª Semana Espírita de Astolfo Dutra, cujo encerramento se dará no dia 21 seguinte. Ricardo Baesso de Oliveira, de Juiz de Fora-MG, fará a palestra de abertura. Armando Falconi Filho fará a palestra de encerramento. As palestras ocorrerão sempre às 19h. A Semana Espírita contará ainda com 3 seminários vespertinos – das 14h30 às 16h, e o tradicional Reabastecimento Espiritual, em todas as manhãs, a partir das 9h. A Semana Espírita é uma realização da Fundação Espírita Abel Gomes com apoio da AME - Aliança Municipal Espírita de Astolfo Dutra.
Contagem – A Casa da Fraternidade Maria de Nazaré realizou uma palestra de inauguração da sua nova sede na última quinta-feira, 21 de junho.  Informações pelos e-mails scota@oi.com.br ou elizabete.cota@gmail.com
Divinópolis – O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis teve como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”. O objetivo do evento foi apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade.  O evento encerrou-se no último domingo, 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré.  Os temas trabalhados foram “Um novo paradigma para a saúde no século XXI”; “Da alma ao corpo físico”; “Culpa, mágoa e os microorganismos nas gêneses das doenças”; “Influência do pensamento na conquista da saúde”; “As múltiplas faces da depressão”; “Fatores espirituais nas doenças cardiovasculares”; “Transtornos alimentares”; “Drogadicção, homeopatia e Espiritismo”; “Transtorno de ansiedade” e “Evangelho e saúde integral”.  A programação contou com a presença de: Roberto Lúcio Vieira de Souza; André Luiz Oliveira Ramos; Júpiter Villoz Silveira; Andrei Moreira; Emerson Pedersoli; Antônia Marilene; Olinta Fraga; Rosemeire Simões e Martinho Menezes Filho.  Informações no sitewww.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com
Espera Feliz – O Curso Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenis da USE/Estadual será realizado no dia 30 de junho, sábado.  Informações e inscrições pelo e-mail ericksouza@bol.com.br
Guaxupé – No período de 27 a 29 de julho, a Casa de Cultura realizará o 4º Encontro Chico Xavier e contará com as presenças dos expositores Pedro Camilo, Roosevelt Andolphato Tiago, Carlos Alberto Braga, Manolo Quesada e Orson Peter Carrara.  No dia 28 de julho será realizado na Câmara Municipal de Guaxupé um show musical com o tema “Sinfonia do Amor”, com Paula Zamp & Gabriel, Vansan, Margarete Áquila, Elizabete Lacerda, Marlene e Sérgio Santos, Evandro Oliva, Juninho e quinteto, Lincoln Tavares e Grupo, Orquestra Jovem e Fanfarra de Cabo Verde.  Informações podem ser obtidas na Home Page: www.encontroanualchicoxavier.com.br, assim como orientações sobre hotéis, horários e inscrições. 
Juiz de Fora – No dia 26 de junho, terça-feira, às 20h, Armando Falconi fará uma palestra no Centro Espírita União, Humildade e Caridade: Rua Dr. Vilaça, 206, Poço Rico.  Na quarta-feira, 27 de junho, às 20h, o expositor fará uma palestra no Centro Espírita Dom Pedro II: Rua Inconfidentes, 309, Manoel Honório. Informações pelos telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.                                                           
– O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu.
– No dia 18 de junho, segunda-feira, Ely Mattos fez uma palestra na FEAK.  Informações pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com
– Na última quarta-feira, 20 de junho, Armando Falconi fez uma palestra sobre o tema “Acreditar” no Centro Espírita Ceareiros do Cristo. Informações pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.
Pedro Leopoldo – A IX Semana Chico Xavier – 2012 terá como tema central “70 anos da Obra Paulo e Estêvão” e será realizada no período de 30 de junho a 8 de julho.  A programação completa é esta:
30 – sábado – 19h: Noite Lítero-Musical: Um amor, muitas vidas com Marival Veloso de Matos – Local: Auditório Sinticomex: Rua São Sebastião, 147;
1 – domingo – 8h30: Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão” – Local: Espaço Cultural Chico Xavier – Fazenda Modelo.  Inscrições e informações pelo telefone (31)8850-0170 e 9954-9454 ou pelo e-mail marciaaragon2008@hotmail.com;
2 – segunda-feira – 19h: Palestra – “A contribuição de Chico Xavier na Consolidação do Espiritismo”, com John Harley M. Marques – Local: Grupo Espírita Meimei;
2 – segunda-feira – 20h: Palestra – “Paulo de Tarso: de doutor da lei a médium de Jesus”, com Henrique Kemper – Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga;
6 – sexta-feira – 20h: Palestra – “Fora do carinho não há salvação”, com André Luiz Ruiz, Sessão de Pictografia com Solange Godoy – Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga;
7 – sábado – 19h30: Palestra sobre o filme E a vida continua..., com Oceano Vieira de Melo – Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga;
8 – domingo – 10h: Lançamento do DVD e CD “Instruções psicofônicas e vozes do grande além”, com Oceano Vieira de Melo – Local: Grupo Espírita Meimei.
29/6 a 8/7 – Feira de Livros na Praça Chico Xavier.
– Na próxima quarta-feira, 27 de junho, das 20h às 22h, o Pelmae - Projeto de Estudos Lítero Musical da Arte Espírita receberá o SER - Sócio Organização de Espiritualidade e Religiosidade para apresentar os temas “Tempo de renascer” e “Para ver a Deus” na Casa do Chico Xavier: Rua Pedro José da Silva, 67.  O evento é uma realização do Grupo Libertas. Informações no sitewww.pelmaepl.blogsot.com ou pelo e-mail pelmaepl@gmail.com.
Santos Dumont – No último domingo, 17 de junho, Armando Falconi coordenou o Seminário “Psicologia da gratidão” no CEIFA – Centro Espírita Irmão Francisco de Assis: Estrada Mantiqueira × Patrimônio dos Paivas. Informações pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com
Uberaba – A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realizará o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca. O XI FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional. Para a realização do XI FEMEU, a UMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 1o de agosto até às 12h do dia 1o de setembro, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Telefone: [34] 3312-8327). Mais informações poderão ser obtidas com Luiz Carlos de Souza, coordenador do XI FEMEU e Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34) 9969-7191. Para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores do FEMEU acesse:http://www.youtube.com/user/FEMEU1. Informações no bloghttp://femeu.blogspot.com/, no e-mail lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34)9969-7191.  
 
 Pernambuco
Recife – No último domingo, 17 de junho, Adelino Simões fez uma palestra sobre o tema “Abortamento: um estudo jurídico-espírita”, na sede da Federação Espírita Pernambucana.  Informações pelo e-mailajepernambuco@gmail.com. 
– Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”. Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blog:www.misteriosdaluz.blogspot.com.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU – UERJ) reúne-se todas as sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos estão centrados no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no site http://neu-uerj.zip.net/.  
– A Área de Evangelização do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - 12o CEU (Vila Isabel, Maracanã, Tijuca) realizará o Espaço da Ação Evangelizadora e Mesa-redonda cujo tema central será “A Evangelização Espírita e os seus desfios na atualidade” no dia 30 de junho, sábado, das 9h às 13h.  O objetivo é identificar nas ferramentas doutrinárias, os recursos necessarios à administraçao dos desafios existenciais.  Os conteúdos abordados serão: A sustentabilidade e sua ação na prática evangelizadora, com Norma Albarello; O desafio das drogas e sua abordagem na evangelização, com Ubirajara Cabral Jr. e O compromisso da família com a educação dos filhos × A influência do mundo, com Ângela Delou.  As inscrições seriam realizadas até o dia 20 de junho, quarta-feira pelo e-mail mimoevange12ceu@oi.com.br. O evento será realizado na sede do CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro. 
– José Carlos Leal coordenou o seminário “Reencarnação passo a passo” no último domingo, 17 de junho, na sede do Grupo Espírita Caminho da Esperança.  Informações pelo telefone (21)2504-8512. 
– O 3o Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro terá como tema central “O que é a vida para você?” e será realizado no período de 12 a 14 de outubro, no Clube Monte Líbano: Av. Borges de Medeiros, 70, Lagoa.  As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site www.congressoespiritarj.com.br.
Araruama – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no próximo domingo, 1o de julho, às 20h, no Grupo Espírita Boa Nova: Estrada do sobradinho, s/n, São Vicente.  No dia 2 de julho, segunda-feira, às 20h, Wanyr se apresentará na Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 385, Parque Hotel. Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Cabo Frio – Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual. 
Duque de Caxias – O 22o Encontro Espírita sobre a Vida e Obra de “Eurípedes Barsanulfo” terá como tema “Eurípedes Barsanulfo, o divulgador da Doutrina Espírita” e será realizado neste domingo, 24 de junho, das 8h30 às 13h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Praça João Caetano, 12, Vila São Luiz. Informações pelo e-mail cebm.caxias@gmail.com
Macaé – A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com
Niterói – Raul Teixeira prossegue confiante realizando os exercícios direcionados por sua fisioterapeuta que, com grande dedicação, o atende diariamente. Os treinamentos para retomada da fala continuam proporcionando resultados graduais. Permanece bem disposto e fala das coisas com bom humor, entregando a Deus seu destino. Tem relatado que estes momentos de reclusão, que o tratamento requer, têm-lhe permitido meditar sobre sua vida e sobre a bênção que representa a saúde do corpo. Enquanto isso, aproveita o momento para dar pequenos passeios a mercado próximo, quando faz suas compras de casa, além de usar o tempo para preparar sua própria alimentação, o que realiza com muita habilidade. Quando a oportunidade permite, são transmitidos ao nobre trabalhador de Jesus os beijos e abraços fraternos, enviados por e-mail ou por intermédio de amigos, o que o deixa sempre muito feliz. Mais informações sobre Raul Teixeira podem ser vistas no site da SEF – http://www.sef.org.br/.  
– O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), na edição de junho do Ciclo Mensal de Palestra, receberá Ana Jaicy Guimarães. O evento será realizado neste domingo, 24 de junho, às 17h.  Mais informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com
Resende – Em junho está sem realizado o X Mês Espírita de Agulhas Negras e a programação completa é esta:
2 – sábado – 20h – Auditório Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Armando Falconi: “70 anos de Paulo e Estêvão”;
3 – domingo – 9h às 12h – Grupo Espírita Missionários da Luz: Rua Santa Ângela, Parque Ipiranga – seminário “Transição planetária”, com Armando Falconi;
14 – quinta-feira – Feira do Livro Espírita;
15 – sexta-feira – Feira do Livro Espírita;
16 – sábado – Feira do Livro Espírita;
23 – sábado – 20h – Auditório do Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Suely Caldas Schubert: “Mediunidade no livro Paulo e Estêvão”;
24 – domingo – 9h às 12h – Cruzada dos Militares Espíritas: Rua Fernandes Vieira, 2, Guararapes – seminário “Mediunidade e Transição Planetária”, com Suely Caldas Schubert.
Informações no site www.40ceu.net
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos. Com isso, facilitando para o doador, será possível realizar as doações via Município ou Estado. Informações no site www.doeparacontemais.blogspot.com.  
Pelotas – Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitehttp://www.sociedadevida.org/.
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – A Federação Espírita Catarinense realizou no dia 23 de junho, sábado, o Encontro Estadual dos Trabalhadores da Mediunidade (ETRAMESC).  Informações no site http://www2quatromaosdeluz.com.br
São José – Está em cartaz a peça Tintino, baseada em livro psicografado por Chico Xavier e dirigida por Edmundo Cezar. A história acompanha um velho palhaço, que em sua profissão alegrou muita gente, sempre com humildade e sabedoria. Direcionado para o público infanto-juvenil, a história fala sobre onde o Espírito de Tintino foi parar – um mundo mágico e com muitos necessitados de alegria. A peça é encenada no Teatro Rodrigo D’Oliveira e as apresentações são às 15h, no Teatro Multiuso. A partir das 19h, adolescentes e adultos podem assistir à peça “O farol”, uma viagem psicológica, poética e emocionante aos sentimentos humanos. Os ingressos custam R$15,00 + 1 kg de alimento não perecível, ou R$30,00, a inteira, e R$15,00, a meia. Os ingressos podem ser adquiridos na Rua Prof. Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras ou na Livraria da Serte, Largo da Alfândega. Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3348-9267.  
– O Centro de Estudos Espíritas Caminho da Luz (CEECAL) realizou no dia 23 de junho, sábado, no Teatro Multiuso de São José, o primeiro Seminário “Transformação pelo conhecimento”.  A programação contou com as presenças de Marcelo Henrique, Gerson Luiz Tavares, Nilson César Góis e Sidney Lourenço.  Neste domingo, 24 de junho, o Grupo de teatro Rodrigo D’Oliveira fará duas apresentações, nos seguintes horários: às 15h (infantil) e 19h (adolescentes/adultos). Ingressos na Rua Professor Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras e Livraria da Serte (Largo da Alfândega).  Informações no site www.ceecal.com, pelo e-mail contato@ceecal.com ou pelos telefones (48)9991-6075 e 3348- 9267.

Nenhum comentário:

Postar um comentário