a partir de maio 2011

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Movimento Espírita Brasileiro


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

 Distrito Federal
Brasília – A Comunhão Espírita de Brasília (Av. L2 Sul, Lote 27) realizará no próximo sábado, 16 de junho, às 19h, uma palestra com Lacordaire Abrahão Faiad sobre o tema “O despertar do espírito”.  No domingo, 17 de junho, às 10h, no mesmo local, Lacordaire coordenará mais uma edição do seminário Projeto Vida com o tema “O entendimento: a relação fraterna com o outro”.
– A FeDF está montando uma turma de Esperanto na FEDF-Sudoeste.  “O Esperanto é um idioma útil do ponto de vista técnico e científico. É uma língua precisa e flexível, tem vocabulário simples e, ao mesmo tempo, versátil para criação e adaptação de infinitos vocábulos novos, sem dialetização”, com Waldir, aos sábados, das 9h às 10h, na sede de FEDF Sudoeste: QMSW 5/ 301. Inscrições pelo e-mail nessa.prod@gmail.com ou na Livraria da FEDF. Informações no site http://esperanto.org.br ou pelos telefones (61)8487-6180 com Vanessa ou 8560-5520 com Ana Lúcia.
– O Seminário Viver e Conviver na Doutrina Espírita foi realizado no último domingo, 3 de junho, na sede da FEDF.  O seminário foi facilitado por André Siqueira e dirigentes das áreas envolvidas da FEDF. Informações no sitewww.fedf.org.br ou pelo e-mail fedf@fedf.org.br.
– “O Espiritismo em sua expressão mais simples” e “Viagem Espírita” são as obras em destaque nas exposições promovidas pelo pesquisador Jorge Brito, na FEB. Iniciadas em abril, serão estendidas até 30 de junho e contam com vasto material de visualização a exemplo da 1ª Edição Francesa de 1862, a Edição da FEB de 1904, bem como edições em outros idiomas, como francês, sueco, finlandês, russo, entre outras. Material reunido que conta um pouco da importância e contribuição destas obras ao longo da história. Mais informações: (61) 2101-6170. 
– Serão aceitas até o dia 30 de junho, sábado, as inscrições para o concurso “A Doutrina Explica 2012”.  A entrega dos trabalhos aceitos deverá ser realizada até o dia 27 de julho, sexta-feira.  Os trabalhos serão apreciados pela Banca Examinadora no dia 26 de agosto e o resultado será publicado na edição de Novembro / Dezembro do Jornal Brasília Espírita.  Informações: Edição No175 do Jornal Brasília Espírita ou pelo site www.atualpa.org.br.  Promoção: Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima (GEABL). 
– O curso “Preparação de Palestrantes Espíritas 2012” será realizado até o dia 1º de julho, aos domingos, às 9h, na sede da FEDF: SHCS Sul, SQ 408, área especial, templo.  Os organizadores solicitam que todos cheguem por volta das 8h30 para recepção e preparação de ambiente. Informações nos siteswww.fedf.org.br e www.palestrantesespiritasdf.wordpress.com.  
– Em agosto de 2012, o público verá nos cinemas brasileiros uma história fascinante: “E a vida continua...”. Filme adaptado do livro “E a vida continua”, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, com direção e roteiro de Paulo Figueiredo e produção da Versátil Digital Filmes e VerOuvir Produções. Os produtores são: Oceano Vieira de Melo, Sonia Marsaiolli de Melo e Paulo Figueiredo. O elenco: Amanda Acosta, Luiz Baccelli, Lima Duarte, Ana Rosa, Luiz Carlos de Moraes, Rui Rezende, Luiz Carlos Felix, Ana Lúcia Torre, Claudia Mello, Arlete Montenegro, Rosana Penna, Ronaldo Oliva, Samantha Caracante, Cesar Pezzuolli, Carla Fioroni, Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz, mais um grande elenco.
 
 São Paulo
Capital – Notícias sobre o confrade J. Raul Teixeira podem ser vistas no noticiário de Niterói-RJ, onde fica a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade, da qual nosso irmão faz parte. Eis o site da SEF: http://www.sef.org.br/.  
– O seminário “Espiritismo e Ciência – é possível demarcar fronteiras?” será coordenado por Marco Milani no próximo sabado, 16 de junho, às 10h, no SEETO: Rua Clélia, 669, Água Branca.
– Neste domingo, 10 de junho, às 19h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Transiçao planetaria” no Núcleo Assistencial e Social Casa da Esperança: Rua Curuamanema, 4, Itaim Paulista. Manolo fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na proxima segunda-feira, 11 de junho, às 20h, no Centro Espírita União:  Rua Democratas, 527, Jabaquara.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– No próximo sábado, 16 de junho, às 19h, Sebastião Camargo trabalhará o tema “A Cura a partir de si mesmo” no Núcleo Espírita O Semeador: Rua Frederico René de Jaegher, 540, Jardim Cliper. Informações no sitewww.neosemeador.com.br, pelo e-mail monica_bergamini@terra.com.br ou pelos telefones (11)5929-4238 ou 9408-9635. 
– Com o tema “O futuro do Brasil é você” será realizado o Fórum da Mocidade Espírita no dia 29 de julho, domingo, pela Mocidade Espírita Cairbar Schutel, na sede da FEESP: Rua Maria Paula, 140, Edifício Allan Kardec, Auditório Bezerra de Menezes.  Os organizadores convidam: Vamos projetar o Brasil daqui a 50 anos? Como será se aplicarmos nosso conhecimento espiritual?  Como será se aplicarmos o conhecimento Espírita na Economia, Política, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Arte?  A proposta é criar a percepção pela diferença que podemos fazer levando nosso conhecimento para a prática.  Os jovens de hoje serão os empresários, médicos, políticos, artistas, biólogos, economistas, profissionais desta pátria, os brasileiros que farão o futuro.  Desta forma, todos os jovens espíritas estão convidados a refletir sobre a diferença que podem fazer neste país para que se consolide o desejo de sermos o “Coração do Evangelho”.  Durante o fórum serão apresentados trabalhos dos grupos de mocidades do Brasil. Você pode participar, para isso envie seu trabalho (música, teatro, dança, pintura, entre outros) em vídeo para o e-mail forum.feesp.aijm@gmail.com. A sua apresentação deverá estar dentro do tema “O Futuro do Brasil é você!”.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link http://fmecs.wordpress.com/inscricao/.  Mais informações pelo telefone (11)3115-5544 ou pelo e-mail forumfeesp.alijm@gmail.com
– A Associação Espírita Paulo e Estêvão (Rua Aiamá, 55, Tatuapé) comemorará neste mês de junho 63 anos de fundação e preparou um ciclo de palestras especiais.  A programação completa é esta:
4 – segunda-feira – Nossa História, da Fundação aos dias atuais;
11 – segunda-feira – Viagem Espírita 1862, com Cristina Helena Sarraf;
18 – segunda-feira – Paulo e Estêvão, com José Silvio Spinola Gaspar;
25 – segunda-feira – Cristianismo e Espiritismo, com Ismael Oliveira.
Informações pelo telefone (11)9560-0265 ou pelo e-mailimenegueti@globo.com
– O Centro Espírita Fraternidade da Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Centro) realizará a última aula do curso “Trajetória Evolutiva da Criação Divina” no dia 15 de junho, sexta-feira.  Os facilitadores serão: Alexandre e Jussara.  Informações pelo telefone (11)9117-9040. 
– O Núcleo Espírita Almas Irmãs (Rua Paulo do Vale Junior, 175, Vila Bancária) preparou um ciclo de palestras para este mês e a programação completa é esta:
12 – terça-feira – 20h: Abertura com os alunos do curso básico de Espiritismo, 2o ano.  Palestra: “A mediunidade no 3o Milênio”, com Luciano Dias Vicente;
13 – quarta-feira – 20h: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados”, com Willian Sanches;
14 – quinta-feira – 20h: “Perdão”, com Messias Matei;
15 – sexta-feira – 20h: “O papel da cada espírita”, com Katia Penteado;
16 – sábado – 16h: “A família sob a perspectiva espírita”, com Marco Milani, e apresentação do Coral Francisco de Assis;
17 – domingo – 16h: Palestra musical com Allan Vilches.
Informações pelo telefone (11)3931-3490 ou no site www.neai.org.br
– O Grupo Vocal Reencontro se apresentará neste domingo, 10 de junho, às 15h30, no Grupo Espírita Manoel Bento: Rua Alfredo Pujol, 77, Santana. Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com.
– O curso “Paulo de Tarso, segundo Emmanuel” é baseado no livro “Paulo e Estêvão”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito Emmanuel, e é coordenado por José Maria Pontes e Silva.  O curso está estruturado em cinco partes e é ministrado às sextas-feiras, das 20h30 às 22h, no Centro Espírita “Unidos na Fé” – CEUFé – Rua Bento Quirino, 374, Vila Talarico.  O cronograma das aulas é este: 1/6; 8/6; 15/6; 22/6 e 29/6. Inscrições pelo e-mail delizete_rosa@yahoo.com.br ou pelo telefone (11)2609-2620. 
– O Curso “Reencarnação e psicoterapia – como abordar eticamente as crenças espirituais dos pacientes que buscam psicoterapia” será iniciado no dia 7 de agosto.  As aulas serão às terças-feiras, das 18h30 às 21h, na Clínica Júlio Peres: Rua Maestro Cardim, 887, Paraíso.  Poderão participar psicólogos, médicos e estudantes.  O curso tem duração de 4 meses e será coordenado por Júlio Peres.  O objetivo é fornecer aos psicoterapeutas conhecimentos de estratégias objetivas para abordar eticamente os pacientes reencarnacionistas que buscam psicoterapia e otimizar o enfrentamento de suas dificuldades com base em seus sistemas de crenças.  O investimento é de 4 parcelas de R$630,00 e a inscrição custa R$120,00.  A seleção será feita com base na análise de curriculum vitae e carta de intenção.  Basta enviar esses documentos para o e-mail contato@julioperes.com.br destacando o assunto como: Curso Reencarnação e Psicoterapia. 
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, convida os dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas para o curso de Gestão de Centro Espírita.  O curso iniciou-se no dia 12 de maio, sábado, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435, estação do metrô Praça da Árvore.  Os facilitadores são: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar e José Antônio Luiz Balieiro e a coordenação está a cargo de Julia Nezu.  O cronograma é este: 16/6 – módulo 1 – capítulo 4; 23/6 – módulo 2 – capítulos 1 e 2; 28/7 – módulo 2 – capítulos 3, 4, 5 e 6; 11/8 – módulo 3 – capítulos 1 e 2; 25/8 – módulo 3 – capítulos 3 e 4; 15/9 – módulo 4 – capítulos 1, 2, 3 e 4; 22/9 – módulo 4 – capítulos 5, 6 e 7; 13/10 – módulo 5 – capítulos 1, 2 e 3; 27/10 – módulo 5 – capítulos 4 e 5; 27/10 – almoço de confraternização e entrega de certificado de presença para quem comparecer a 75% das aulas.  Informações pelos telefones (11)5072-2211 ou 2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br. O curso é apostilado e acompanham diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso. Visite os sites www.ccdpe.org.br ouwww.usesp.org.br. 
– O Instituto Fraternal de Laborterapia – IFIL – realiza a 114a Turma do Curso “Prevenção e orientação sobre alcoolismo e outras drogas”.  Os horários das aulas são: quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 12h.  As aulas são ministradas na sede do IFIL: Rua Santo Amaro, 244, Bela Vista, próximo ao Metrô Anhangabaú.  A programação será encerrada no dia 16 de junho, sábado, com o tema “Técnicas de entrevista”, com Alda, além da entrega dos certificados.  
– A Campanha permanente do Conselho Federativo Nacional da FEB “O Evangelho no Lar e no Coração” tem reforço continuado com o “Programa de Lançamento da Campanha mais que envolvente”.  Objetivos: Finalidades e Importância, Planejamento estratégico da Campanha, Peças de divulgação, Cartaz (pôster), banner, Folder (coraçãozinho) frente, Folder (coraçãozinho) miolo, Funções dos Órgãos de Unificação, Funções dos Centros Espíritas, Distribuição de material promocional, Ícone gráfico da Campanha, Recinto Doméstico, Anúncios de sustentação, Natal combina com o Evangelho no Lar e no Coração.  Uma Campanha mais que Envolvente. Amplie o bem que existe em você. Participe, faça e ensine a fazer. Apoio: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (www.usesp.org.br). Informações com Luiz Cláudio da Silva pelo e-mail evangelhonolar@usesp.org.br ou pelos telefones (11)9246-0296 e 8264-1090 ou no link http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1104.  
– A Arte Poética Castro Alves promove o 22º Concurso de Poesia com Temática Espírita.  O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012. Endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.  A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia, a informação do local da festa e da entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô. Acesse:http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html, para saber mais. 
– A programação dos cursos que serão realizados no Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) é esta:
- Trajetória evolutiva da criação divina: 1º e 15 de junho, às 20h;
- Curso para Entrevistadores e trabalhadores do salão: 29 de junho, às 20h;
- Filosofia Espírita: 3, 10, 17 e 14 de agosto, às 20h.
Informações com Wania pelo e-mail secretariasa@scibirapuera.com.br
– O NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus – promove o Curso “Espiritismo segundo a visão científico-filosófica”, com coordenação de Pedro Nakano.  O curso tem a duração de 14 aulas, e o término está previsto para o dia 28 de junho.  As aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h, na nova sede do NESJ: Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde. Podem participar dirigentes de casas espíritas, expositores, estudiosos e pesquisadores. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11)3858-0164. Informações nos sites www.segueajesus.org.br ou www.ccdpe.org.br ou pelo e-mail nucleoesj@gmail.com
– Ismael Batista participou de um ciclo de palestras na cidade: na segunda-feira, 4 de junho, se apresentou na Fraternidade Cristo Redentor e no dia 5 de junho, terça-feira, no Centro Espírita Manoel Bento. 
 Pedro Camilo fez uma palestra na Fraternidade Cristo Redentor  na última quinta-feira, 7 de junho, para tratar de tema evangélico. 
– Na última segunda-feira, 4 de junho, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Transição planetaria” na Associação Espírita “O Bom Samaritano”.  Manolo fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na última quarta-feira, 6 de junho, na Associação Espírita Força e Luz.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.  
Águas de Lindoia  O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realiza neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”.  As aulas ocorrem aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h às 11h30).  O término está previsto para 8 de julho.  Os cursos são realizados na Avenida Monte Sião, 709.  Informações pelo e-mail miltonfelipeli@ig.com.br
Araçatuba – A agenda de palestras públicas do mês de junho na Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) é esta:
5 – terça-feira – 20h: Palestra com tema livre, com José Sylvio Nobre Módena;
12 – terça-feira – 20h: Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes, com Carmem Emília Ruas Esgalha;
19 – terça-feira – 20h: Pedi e obtereis, com Ismênia Gasparini;
26 – terça-feira – 20h: Coletânea de preces espíritas, com Maderlene de Almeida Yamada. 
– A programação de Palestras Públicas do mês de junho na Aliança Espírita “Varas da Videira” (Rua Bernardino de Campos, 363, Centro) é esta:
1 – sexta-feira – 20h: Não ponhais a candeia debaixo do alqueire, com Ivana Nobre Módena;
8 – sexta-feira – 20h: Palestra alusiva ao “Aniversário do Varas”, com João Elias do Rego e Silva;
15 – sexta-feira – 20h: Buscai e achareis, com Maria Ignes Lia Neiva;
22 – sexta-feira – 20h: Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes, com Leila G. Rocha;
29 – sexta-feira – 20h: Família, com Teresa e Sérgio Irikura. 
Araraquara – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo Araraquara – realiza suas reuniões no último sábado de cada mês, na sede da UNIARA – Prédio principal, Bloco B, sala 4. Informações pelo e-mail:araraquara@ajesaopaulo.com.br
 No último domingo, 3 de junho, Aloisio Silva coordenou o Seminário “Entrega-te a Deus” no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo. 
Bauru – O 4º Encontro Paulista de Monitores do ESDE da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo terá como tema central “ESDE – O desafio de aprendermos juntos” e será realizado nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Espírita Chico Xavier: Rua Inconfidência, 1-08. O objetivo é trocar experiências, estudos e aprendizado sobre os princípios e dinâmica do programa de estudo do ESDE.  Poderão participar educadores, monitores de grupos do ESDE, dirigentes espíritas e interessados em conhecer este programa de estudo.  Inscreva-se no e-mail esde@usesp.org.br e envie o comprovante de pagamento da taxa de R$30,00 efetuado no Banco do Brasil – Ag. 0037-x – CC 7188-9.  As refeições serão oferecidas no local, pela USE Intermunicipal Bauru, sem custo ao participante. Informações no e-mailesde@usesp.org.br, no sitewww.esdencontropaulistademonitores.blogspot.com.br ou pelos telefones (14)3227-0770 com Magali/Erick ou 3214-1603 – Fátima. Facebook:-www.facebook.com/estudosistematizadodadoutrinaespirita. 
– Orson Peter Carrara fará uma palestra sobre o tema “A alma do Espiritismo” em comemoração aos 64 anos de fundação do Centro Espírita Antônio de Pádua.  A palestra será realizada na próxima segunda-feira, 11 de junho, na sede do Antônio de Pádua: Travessa Efísio Aneda, 1-28, Altos da Cidade. 
– O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br.  
 Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o linkhttp://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita.  
– O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições.  As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação é esta: 16 e 30 de junho, 28 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mail usebauru@terra.com.br.
Birigui – Luiz Augusto Macedo fará uma palestra sobre o tema “Ensina-nos a orar” na próxima segunda-feira, 11 de junho, às 20h, na Sociedade de Estudos Espíritas “Allan Kardec”: Av. Euclides Miragaia, 178, Praça Allan Kardec.  Informações com Ricardo pelo telefone (18)9714-2589 ou pelos e-mailsrc.miranda@uol.com.br ou luizaugustomacedoguararapes@hotmail.com. 
– Izaias Claro fez uma palestra sobre o tema “O amor sobre todas as coisas” na última sexta-feira, 8 de junho, no Centro Espírita Raimundo Mariano Dias. 
Campinas – O 2º CONJURESP – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE/SP – teve como tema central “Direitos constitucionais e Espiritismo” e foi realizado no Hotel Nacional Inn, no período de 7 a 9 de junho.  Durante o evento foi lançado o livro “Direitos Constitucionais e Espiritismo”, coordenado por Tiago Cintra Essado e prefácio de Eduardo Ferreira Valerio.  A programação contou com a presença de Alysson Leandro Mascaro, Décio Iandolli Junior, Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira, Dora Incontri, Eduardo Ferreira Valerio, Luciano Alencar da Cunha e Maria Odete Duque Bertasi.  Informações no site www.ajesaopaulo.com.br
Carapicuíba – Palestra musicada com Ana Ariel neste domingo, 10 de junho, às 9h, no GESK – Grupo Espírita Seara de Kardec: Av. Amazonas, 55, Cohab II.  Venha ouvir Ana Ariel despertar corações através de seu canto para uma consciência cristã.  A cantora une arte e fé, para dar expansão aos sentimentos de solidariedade e caridade.  Haverá venda de CD’s. Toda a renda arrecadada com a venda do CD será destinada ao programa SOS FOME da AMIC – Associação Amigos da Criança.
 O Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna – NEOVE – (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) enviou a sua agenda de palestras do mês de junho:
3 – domingo – 9h: A felicidade que a prece proporciona, com Bruno Rodrigues;
4 – segunda-feira – 20h: A felicidade que a prece proporciona, com Lucia de Fátima;
5 – terça-feira – 20h: A felicidade que a prece proporciona, com João Marcos;
7 – quinta-feira – 14h: A felicidade que a prece proporciona, com Maria Teresa;
7 – quinta-feira – 20h: A felicidade que a prece proporciona, com Maria Teresa;
10 – domingo – 9h: A maneira de orar, com Walter Célio;
11 – segunda-feira – 20h: A maneira de orar, com Anselmo B. Heib;
12 – terça-feira – 20h: A maneira de orar, com Valter Poletti;
14 – quinta-feira – 14h: A maneira de orar, com Anselmo B. Heib;
14 – quinta-feira – 20h: A maneira de orar, com Marcio Lobato;
17 – domingo – 9h: Amor: essência divina, com Carlos Ibanhez;
18 – segunda-feira – 20h: Amor: essência divina, com Eliete Arruda;
19 – terça-feira – 20h: Amor: essência divina, com Paulo Cesar;
21 – quinta-feira – 14h: Amor: essência divina, com Jussara Garcia;
21 – quinta-feira – 20h: Amor: essência divina, com Jussara Garcia;
24 – domingo – 9h: Palestra especial com José Carlos De Luca e Castores da Luz;
25 – segunda-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com José Carlos;
26 – terça-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com Mauricio Amorim;
28 – quinta-feira – 14h: Amar o próximo como a si mesmo, com Luciana Ostafiuc;
28 – quinta-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com Eliana Figueiredo.
Diadema – O Curso “Obsessão e Suas Máscaras” será realizado no Grupo Espírita Cairbar Schutel (Av. Pedro Severino, 325) até o dia 13 de dezembro, às quintas-feiras, das 19h às 20h. O curso é uma realização do Grupo Espírita Cairbar Schutel e da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Os facilitadores são: Marlene Nobre, Rodrigo Bassi e JB Maida. O material de apoio e a divisão das aulas estão baseados no livro “A Obsessão e suas Máscaras”, de Marlene Nobre. 
– No último domingo, 3 de junho, foi realizado um Almoço com Marlene Nobre, pelas crianças da Creche Lar do Alvorecer.  Informações:www.crechelardoalvorecer.com.br
Franca – O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br
– A Jornada de Estudos “Transição planetária” será realizada no período de 18 a 23 de junho, às 20h, na sede do Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações no site www.luzeamor.org.br. Transmissão ao vivo pelo link www.tvcei.com, canal 4. 
Guararapes – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Jeremias” na última segunda-feira, 4 de junho, no Centro Espírita “Jeremias”.  Informações com Andreia Ruiz pelo e-mail ruizvieira@uol.com.br.  
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mailcontato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site:http://www.cdcjesusdenazare.com.br
Guarulhos – Sebastião Camargo participará de um ciclo de palestras na cidade e a programação completa é esta:
- domingo, 10 de junho, às 9h30 – Palestra: “Evangelho e Vivência” no Centro Espírita Estudo e Meditação: Rua das Jabuticabeiras, 148, Bairro Gopoúva.  Informações pelo e-mail contato@estudoemeditacao.org ou pelo telefone (11)2973-1002;
- segunda-feira, 11 de junho, às 20h – Palestra: “Responsabilidade, Vontade e Fé” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Centro.  Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com;
- terça-feira, 12 de junho, às 20h – Palestra: “Lei de Atração” no Centro Espírita Jesus é o Caminho: Rua Arminda de Lima, 403, Centro. Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com;
- quarta-feira, 13 de junho, às 20h – Palestra: “Evangelho e Vivência” no Centro Espírita Lar Espírita Amor e Luz: Rua Santa Lúcia, 392, Vila Paraíso, saída km 212 da Dutra.  Informações pelo telefone (11)2484-7052 ou no sitewww.larespirita.com.br;
- quinta-feira, 14 de junho, às 20h – Palestra: “Autoiluminação” no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua São Manoel, 567, Vila Rosália.  Informações pelo telefone (11)2451-3208.
– No proximo domingo, 17 de junho, às 19h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “O amor está no ar”, no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua São Manoel, 567, Vila Rosália. Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
– Sperio Faccioni Jr. e o Grupo Portal do Som apresentaram o tema “Alma em plenitude” no último domingo, 3 de junho, no Auditório do Lar da Irmã Celeste. 
Holambra – Hélio Ribeiro Loureiro fez uma palestra sobre o tema “Homeopatia e Espiritismo” na última quarta-feira, 6 de junho, no Espaço Cultural Terra Viva. A harmonização musical ficou a cargo do Grupo Musical Renascer da Esperança.  Após a palestra foi realizada uma sessão de autógrafos do livro “Dr. March em dois planos”. 
Ibitinga – Valdelice Salum participou de uma sessão de Pintura Mediúnica no último domingo, 3 de junho, no Centro Espirita Francisco de Assis
Amor e Caridade.  Informações no site www.pinturamediunica.com.br
Itapira – A programação de palestras do mês de junho na Casa Espírita “Nhá Chica” (Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jardim Bela Vista) é esta:
2 – sábado – 19h30 – Ironildo Boselli: tema em comemoração ao 29oaniversário de fundação da casa;
9 – sábado – 19h30 – Marisa Cajado: “Do evangelho”;
16 – sábado – 19h30 – Almir Salve: “Desajustes emocionais”;
19 – terça-feira – 19h – José Passini: “Kardec e sua visão do futuro”;
26 – terça-feira – 19h – Wanyr Caccia: Palestra musicada.
Itapevi – Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Ideias Inatas” no próximo sábado, 16 de junho, às 19h, no Centro Espírita Maria de Magdala:  Rua Orlando Higino de Morais, 100, Cidade Nova.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
Jacareí – O 4º Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita de Jacareí Prêmio “Jorge T. Rizzini” está recebendo as inscrições. A premiação será no dia 17 de junho, domingo, durante o 9o Encontro de Espiritismo em Jacareí. O evento é uma realização da Livraria e Clube do Livro Espírita Emmanuel: Rua Lucinda Pires, 13, Centro. Informações pelo telefone (12)9123-1277.  
– O 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Câmara Municipal.  A programação completa é esta:
15 – sexta-feira: 19h45 – Coral “Os Mensageiros”; 20h – Andrea Bien; 20h30 – Abertura com a palestra: “Evolução em dois Mundos”, com Heloisa Pires (tradução em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais – incluindo o deficiente auditivo no Movimento Espírita);
16 – sábado: 9h – Palestra: “Um Espírito em Terapia”, com Ercilia Zilli; 10h30 – Palestra: “Contato Imediato – Luz para este final dos tempos”, com Marina Ferri; das 9h às 12h – Seminário: “A espiritualidade dos animais”, com a Equipe ASSEAMA; das 14h às 17h – Seminário: “Trabalho – Solidariedade – Tolerância”, com Richard Simonetti; das 14h às 18h – Painel: “Divulgação Espírita – atualidade e perspectivas”, coordenado por Nelson Borges, e apresentação de André Marouço; debatedores: Claudio Palermo e Jorge Reis; 17h30 – Palestra: “Amor e sexo”, com Alessandro Viana V. de Paula; 20h – Palestra: “Ética espírita e política”, com Raul de Mello Franco Jr.
17 – domingo: das 9h às 10h30 – “Pinga-Fogo”, com Richard Simonetti; 11h – “Ufologia à luz do Espiritismo”, com Luiz Ricardo Geddo; 10h – Transmissão ao vivo do Programa
“Vivência Espírita”, com Jorge Reis, Rui Barbosa e convidados (Super Rádio Piratininga 750 AM); 14h – Palestra: “Convite à Filosofia”, com Joel Fernandes; 15h – Palestra: “Drogas – Educar é o Caminho”, com Marise Ceban; das 14h às 18h – seminário: “Filosofia Espírita” com coordenação de Alan Kardec, apresentação de Astrid Sayeg e professores do Instituto de Filosofia Espírita de São Paulo; 16h30 – Palestra: “As obras de Léon Denis”, com Maria Lucia; 17h – Coral Jasmin; 18h – Palestra: “Os milagres de Frei Galvão”, com Afonso Moreira Jr; 19h – Entrega dos prêmios do 4º Concurso de Poesias e Contos com Temática Espírita – Prêmio “Jorge Rizzini”; 20h – Grupo Castela; 20h30 – Palestra de Encerramento com a apresentação “Recomeçar – Não desista de você”, com Ivan da Cunha.
A entrada é franca, os organizadores solicitam a colaboração de um quilo de alimento não perecível ou de ração animal. O evento é uma realização do Clube do Livro Espírita Emmanuel. Informações pelo e-mailcarlosmonteoliva@gmail.com ou pelo telefone (12)9123-1277. 
Jales – Anete Guimarães fará uma palestra na próxima sexta-feira, 15 de junho, às 20h, no Centro Espírita A. Bezerra de Menezes: Rua Ângelo Scramuza, 2879, Jardim Primavera.  No sábado, 16 de junho, às 15h, Anete coordenará o seminário “A dor moral e o Espiritismo” no G.U.E.C.E.: Rua Presidente Tancredo Neves, 2631, Vila União. Anete trabalhará o tema “Elucidações das parábolas de Jesus: uma visão científica”, no domingo, 17 de junho, às 19h30, no G.E.B. Maria Dolores: Rua 19, 768, São Judas Tadeu.  Informações com Jane Maiolo pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253.  Visite o blog www.usejalessp.blogspot.com.br
– O 19o EMERJ – Encontro de Mocidades Espíritas da Região de Jales será realizado no próximo domingo, 17 de junho, às 8h30, na sede do Grupo União Espírita Caminho da Esperança: Rua Pres. Tancredo Neves, 2631, em frente ao Pronto Socorro de Jales.  A expositora convidada é Anete Guimarães que tratará do tema “Sexualidade e Espiritualidade”.  A inscrição custa R$7,00 (pago na hora) e deverá ser confirmada até a próxima quarta-feira, 13 de junho. Informações com Luiz e Denise pelo e-mail demerighe@hotmail.com ou pelos telefones (17)3621-6530 ou 9704-5572. 
Limeira – No próximo sábado, 16 de junho, a partir das 14h, será realizada uma festa Junina na sede de Campo do CPP: Rua Solon Borges dos Reis, 191, Campos Elíseos.  Entrada franca. 
Lorena – A União Espírita Cristã (Rua Joaquim Nabuco, 70, Vila Buck) receberá André Luiz do N. Ramos para tratar do tema “A Educação – questões sociais e a Lei Moral” no próximo domingo, 17 de junho, às 19h.  Após a palestra será servido Caldo Quente com convites a R$10,00.  Informações pelo e-mail use.taubate@gmail.com. 

Mauá 
– No último sábado, 9 de junho, o Grupo Vocal Reencontro se apresentou no Grupo Espírita Fraternidade.  Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com.
Osasco – O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizam as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE).  Podem participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo.  O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida.  O curso é realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mailteccom.desinibe@gmail.com
Pindamonhangaba – O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” aborda os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec.  Os encontros são semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30. Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no sitewww.casadocaminhopinda.org.br.
Piquete – A agenda de palestras públicas especiais do Centro Espírita Deus e Caridade (Rua Soldado José Custódio, 55) é esta:
9/6 – sábado – 20h – David Ascenso: “Saúde mental, espiritual e emocional na visão espírita”;
14/7 – sábado – 20h – Carmem Silveira: tema livre. 
Piracicaba  Pedro Camilo fez uma palestra na Sociedade Espírita Casa do Caminho no dia 6 de junho, quarta-feira. 
Ribeirão Pires – O Recanto de Luz – Irmã Scheilla (Rua Áustria, 57, Jardim Alvorada, ao lado do Hospital São Lucas) realizará um Bazar Beneficente nos dias 14 e 28 de junho, quintas-feiras, das 9h às 13h.  No dia 17 de junho, domingo, das 19h às 21h, será realizado o Show do Bem: Apresentação de dança das Academias de Ribeirão Pires no Teatro Municipal Euclides Menato.  Os ingressos custam R$7,00 e a renda será revertida para obras assistenciais da Instituição. 
Ribeirão Preto – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto – mantém o programa de rádio – AJE – NO AR – pela rádio educativa FM, 87,9. O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h. Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônicowww.radioeducativafm.com.br. Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia. Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br
 O X Seminário Doenças e Doentes – Influência na mediunidade – será realizado no próximo domingo, 17 de junho, das 7h30 às 17h30, no Centro Espírita Batuíra: Rua Rodrigues Alves, 588.  Serão abordados os seguintes tópicos: (1) Por que e quando adoecemos; (2) Quem são os doentes; (3) Doenças psicossomáticas e a influência na mediunidade.  As vagas são limitadas para 100 pessoas.  As inscrições podem ser feitas na sede do Centro Espírita Batuíra, na Banca Espírita Verdade e Luz, pelo e-mailcebatuira_divulgacao@ig.com.br, depositando R$20,00 no Banco 033 Santander, agência 0289, conta corrente 13-001960-9. 
Santo André – Na proxima quarta-feira, 13 de junho, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Planeta Terra – escola dos Espíritos” na Associação Espírita Raio de Luz: Av. Maria Antonieta, 97.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
– Deusa Samú fez uma palestra sobre o tema “O ensinamento da porta estreita” no último domingo, 3 de junho, no Centro Espírita “O Consolador”. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm
– No dia 4 de junho, segunda-feira, Deusa Samú fez uma palestra no Centro Espírita Consolador.  Informações com Clara pelo telefone (11)4426-9493. 
– A Fraternidade Assistencial Espírita Obreiros da Caridade recebeu Pedro Camilo na última terça-feira, 5 de junho, para uma palestra com tema evangélico. 
Santos – O I Curso Teórico de Mediunidade de Cura será realizado na próxima terça-feira, 12 de junho, das 20h às 22h, na sede do Instituto Cultural Kardecista de Santos: Av. Francisco Glicério, 261, Gonzaga. O facilitador será Alexandre Cardia Machado e os conteúdos abordados serão: O que é mediunidade de cura; Bases teóricas da mediunidade de cura; Principais médiuns curadores e Estudos de Casos.  O investimento é de R$30,00. Informações e inscrições pelo telefone (13)3284-2918 ou pelo e-mailickardecista1@terra.com.br
 O Chá Beneficente da Associação Espírita “Jesus e a Caridade” foi realizado na última quarta-feira, 6 de junho, na sede da Abrescas.  Toda a renda obtida com a realização do evento será revertida para a manutenção da casa e das obras assistenciais realizadas pela instituição. 
– A Casa do Caminho de Santos recebeu no dia 6 de junho, quarta-feira, o confrade José Nilson, do Centro Espírita Luiz Monteiro de Barros, para tratar de tema evangélico.  Informações no sitehttp://www.casadocaminhosantos.com.br/site/. 
São Bernardo do Campo – No próximo domingo, 17 de junho, às 9h, será realizada a palestra “Santo Agostinho e o Espiritismo” com João Baptista do Valle, vice-presidente da FEESP, no Grupo Fraternal Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Assunção.
– O G.F.F.A. realizará um almoço beneficente pró-instituições de assistência a irmãos menores animais no próximo domingo, dia 17 de junho, das 12h às 15h30, na Av. da Praia, 35, Riacho Grande, Centro, em frente ao Supermercado Iazul. Os convites individuais custam R$30,00 para adultos, R$15,00 para crianças de 7 a 10 anos e crianças até 7 anos não pagam.  As bebidas e sobremesas serão cobradas à parte.  Almoce e depois vá conhecer a Feira do Verde que possui plantas, artesanatos, bijuterias e muito mais.  Abrilhantando a festa, apresentações musicais do cantor Thiago Correia e da Banda Jazz.  
– O Centro Espírita “O bom pastor” realizou o 3o Almoço Italiano no último domingo, 3 de junho, no Lar da Criança Emmanuel.   
– O 3o Festival do Livro Espírita de São Bernardo – O tesouro das palavras – foi realizado no dia 3 de junho, domingo, na sede do Grupo Fraternal Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.  O evento contou com Feira do Livro; Espaço Criança; Concurso de Poesia; Grupos Musicais: Coral Lírio Branco e Grupo Musical de Amigos; Palestras: Pedro Camilo e Agnaldo Paviani; Mesas de Debate: “A importância do estudo na prática espírita” e “O processo criativo na psicografia” e Exibição do filme “O filme dos Espíritos”.  Participaram os seguintes autores: João Berbel, Pedro Camilo, Agnaldo Paviani, Manolo Quesada, Astrid Sayeg e Alex Carciofi. Informações pelo e-mailflesb.livro@gmail.com.br ou no blog flesb.blogspot.com.br. 
 Pedro Camilo participou do 3o Festival do Livro do São Bernardo do Campo fazendo uma palestra no Grupo Fraternal Dr. Bezerra de Menezes, no último domingo, 3 de junho.  informações pelo e-maileditoramenteaberta@gmail.com.  Na segunda-feira, 4 de junho, Pedro fez uma palestra no Grupo Fraternal Espírita João Ramalho. 
– O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, se reúne todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mail re@bezerrademenezes.org.br.  
– Manolo Quesada participou da mesa-redonda “O processo criativo na psicografia” no último domingo, 3 de junho, durante o III Festival do Livro Espírita de São Bernardo do Campo. Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com
São José do Rio Preto – Jacob Melo coordenará o seminário “Passe e Magnetismo” nos dias 16, 17, 23 e 24 de junho, sábados, das 8h às 18h, e aos domingos das 8h às 12h, no Grupo Espírita André Luiz: Rua Antonio de Godoy, 5949, Jardim Universitário, em frente à Casa de Portugal. Serão explorados os seguintes temas: Magnetismo na Codificação; Fluidos; Centros de força; Exercício sobre fato magnético; Estudos sobre passes magnéticos para pessoas depressivas.  A taxa de inscrição é R$60,00 e as vagas são limitadas.  As inscrições podem ser realizadas no sitewww.grupoespiritaandreluiz.com ou pelo e-mail grupoespiritaandreluiz-sjrp@hotmail.com. Informações pelo telefone (17)9115-3457.
Serra Negra  A USE Circuito das Águas e o C. E. Joana D'Arc promoveram uma seção da peça teatral com o Grupo de teatro TEAMES, da cidade de Alfenas-MG, “Quero Voltar para Casa”, no último domingo, 3 de junho, na sede do Joana D'Arc.  Informações pelo e-mailezio.amaral@gmail.com
Taubaté – Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97, Centro. O objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e Irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail.divulgandoespiritismo@gmail.com
Vinhedo – Encerra-se no dia 17 de junho, domingo, a Mostra “Pintura e Escultura – a arte além das fronteiras – especial Mamma B” – Fórum Econômico e Cultural Itália-Brasil no BBSpace: Rua Eduardo ferragut, 145, Portal.  Os horários para visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sábados, das 9h às 13h.  Ricardo Tartaglia e Regina Nobrez são os curadores da mostra. Informações no site www.tartagliaarte.com, pelo e-mailcontato@bspae.com.br ou pelos telefones (19)3836-2778 ou 3876-1488. 
Votuporanga – O 5o Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, no Votuporanga Clube.  Anote em sua agenda!  Em breve informaremos a programação completa e as opções para hospedagem.
 
 Bahia
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.
 
 Ceará
Fortaleza – O 1º Encontro Nacional e 9º Fórum Nacional de Arte Espírita foram realizados nos dias 8 e 9 de junho, sexta-feira e sábado. 
 
 Maranhão
São Luís – A programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC – (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de junho são estas:
2 – sábado – 16h: Anamnese do orgulho – Célia;
7 – quinta-feira – 19h30: Deus e o niilismo – Andreia;
9 – sábado – 16h: Espelho mental – Fátima Santos;
14 – quinta-feira – 19h30: Bem-aventurados os pobres de espírito (Mateus 5:3) – Ana Ayres;
16 – sábado – 16h: A ação dos pais na educação moral dos filhos – Marise;
21 – quinta-feira – 19h30: João Batista, o precursor – Mércia;
23 – sábado – 16h: Elias – João Batista: um caso de reencarnação – Alcina;
28 – quinta-feira – 19h30: Tema livre – Guerche;
30 – sábado – 16h: Ser feliz agora – Hailton.
Informações pelos telefones (98)3236-6468 ou 8117-7513 com Lourdes ou pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com. 
 Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE é realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Podem participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE. O curso será em módulos e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A programação é esta:
- até 30/6 – (3) Doutrina Espírita: Princípios Básicos e Tríplice Aspecto, (4) Movimento Espírita – Osmir (aula presencial: 30/6);
- 2 a 31/7 – (5) Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE: 5.1. Conceito, histórico, objetivos, consequências; 5.2. O coordenador, o monitor e o participante; 5.3. Implantação e Manutenção – Lucia (aula presencial: 29/7);
- 1 a 31/8 – (6) Planejamento de Aula: 6.1. Tipos de Planejamento; 6.2. Objetivos, conteúdos e avaliação; 6.3. Fontes de Consulta/Referências Bibliográficas – Ana Luiza (aula presencial: 25/8);
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno de Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs. 1. Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site. 2. O valor da inscrição é R$25,00 e as vagas são limitadas.
Informações pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565.
 
 Mato Grosso do Sul
Três Lagoas – O XXIV Conrespu – Confraternização Regional Espírita de Urubupungá – foi realizado no último domingo, 3 de Junho, no Grupo de Fraternidade Espírita “José Xavier”.  A programação contou com a presença de Nazareno Feitosa e Richard Simonetti.  Informações sobre o evento com Flavio (67)3524-9544 ou Cido: (18)3742-3107.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte  O VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais e VIII Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da Ame-Brasil terão como tema “Caminhos para a cura do corpo e da alma”, no período de 31 de agosto a 2 de setembro, no Hotel Ouro Minas: Av. Cristiano Machado, 4001. Estão confirmadas as presenças de Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra, Décio Iandoli, Alexander Moreira, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues e Andrei Moreira.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sitewww.amemg.com.br ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160, 2o andar, Nova Granada. Informações pelo telefone (31)3332-5293 ou no site www.amemg.com.br.
 O 1o Encontro de Arte e Estudo Espírita será realizado nos dias 11 e 12 de junho, segunda-feira e terça-feira, das 16h às 19h, na Sala de Teleconferências FAE/UFMG.  A programação completa é esta:
11 – 16h: Depressão: é preciso estar atento – uma visão espírita, com Rodrigo Ferreti; 17h45: Física quântica e Espiritismo: uma visão em Amit Goswanmi, com Conceição Clarete Xavier (Teca);
12 – 16h: O Espiritismo visto pela Universidade Brasileira, com Jáder dos Reis Sampaio; 18h: Dança Espírita, com Daniela Soares.
– O VI Encontro Espírita do Projeto Manoel Philomeno de Miranda – Atualidade de “O Livro dos Médiuns – I” será encerrado neste domingo, 10 de junho. O evento é uma realização do Grupo de Divulgação e Estudos da Doutrina Espírita Caminho de Luz (Rua Lambari, 104, Santo André).  A programação de encerramento é esta:
7h30: Recebimento de público; 8h: Harmonização Musical; 8h30: Abertura e prece; 8h40: Atividade integrativa com João Neves: 1ª Parte de “O Livro dos Médiuns” – noções preliminares; 8h55:          Há Espíritos, com José Ferraz; 9h10: O Maravilhoso e o Sobrenatural, com Nilo Calazans; 9h25: Método de Ensinar a Doutrina, com João Neves; 9h40: Método de Lidar com os Opositores, com José Ferraz; 9h55: Classificação dos Adeptos, com Nilo Calazans; 10h10: Coffee Break; 10h30: Harmonização Musical; 10h40: Sistemas – Sob a Ótica do Codificador, com João Neves; 11h: Sistemas Atuais de Origem Externa, com José Ferraz; 11h20: Sistemas Atuais de Origem Interna, com Nilo Calazans; 11h40: Tempo para Formulação de Perguntas pelos Participantes; 11h45: Respondendo Perguntas, com a Equipe do Projeto; 12h10: Almoço; 13h45: Harmonização Musical; 14h05: Campeonato da Insensatez 1, com João Neves; 14h25: Campeonato da Insensatez 2, com José Ferraz; 14h45: Campeonato da Insensatez 3, com Nilo Calazans; 15h05: Tempo para Formulação de Perguntas pelos Participantes; 15h10: Respondendo Perguntas, com a Equipe do Projeto; 15h40: Harmonização Musical com Coral Sem Fronteiras; 15h55: Considerações finais; 16h: Prece final e encerramento.
Angelândia – Clóvis Alves Portes trabalhou o tema “Influência dos Espíritos em nossa vida” no dia 8 de junho, sexta-feira, na Fraternidade Espírita Maria Mãe Santíssima.  Informações no site www.15cremg.com.br.  
Capelinha – “O Sermão profético” foi o tema da palestra que Clóvis Alves Portes fez no último sábado, 9 de junho, na sede do Grupo Espírita Centelha de Luz. No período da tarde do mesmo dia, o confrade coordenou o seminário “Espiritizar, qualificar e humanizar”.  Informações no sitewww.15cremg.com.br.
Cataguases – Na última sexta-feira, 8 de junho, Armando Falconi fez uma palestra sobre o tema “Acreditar”, na sede do Centro Espírita J. Lacerda.  Informações pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.

Divinópolis
 – 
O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis terá como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”.  O objetivo do evento é apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade.  Poderão participar profissionais inseridos nos vários campos da saúde em geral, educadores, estudantes universitários, espíritas e simpatizantes das áreas temáticas ministradas.  O evento será realizado no próximo final de semana, de 15 a 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua do Cobre, 57, Bairro Niterói.  Os temas trabalhados serão “Um novo paradigma para a saúde no século XXI”; “Da alma ao corpo físico”; “Culpa, mágoa e os microorganismos nas gêneses das doenças”; “Influência do pensamento na conquista da saúde”; “As múltiplas faces da depressão”; “Fatores espirituais nas doenças cardiovasculares”; “Transtornos alimentares”; “Drogadicção, homeopatia e Espiritismo”; “Transtorno de ansiedade” e “Evangelho e saúde integral”.  Os palestrantes confirmados são: Roberto Lúcio Vieira de Souza; André Luiz Oliveira Ramos; Júpiter Villoz Silveira; Andrei Moreira; Emerson Pedersoli; Antônia Marilene; Olinta Fraga; Rosemeire Simoes e Martinho Menezes Filho.  Informações com Lucas Milagre pelo telefone (37)8410-1025, no site www.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com.

Juiz de Fora 
– Na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 19h30, Armando Falconi fará uma palestra no Centro Espírita Fé e Caridade: Rua Paraná, 119, Poço Rico.  Informações: telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou e-mail contato@falconiespiritismo.com.
– O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu.
Leopoldina – No último sábado, 9 de junho, Armando Falconi concedeu uma entrevista sobre o tema “Espiritismo e atualidades” na Rádio Leopoldina 104 FM. Informações pelos telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com. 
– As comemorações do 106º aniversário do Centro Espírita Amor ao Próximo (Rua Monteiro Lobato, 132) foram encerradas na última quinta-feira, 7 de junho. A programação contou com a participação de Luciano Alencar Cunha, Paulo Goliath, Alcione Andries, Carlos Odilon Gomes de Souza, Helenice da Cruz Machado Bella, Maria José Salles Fernandes, Mocidade Espírita Dias da Cruz e José Luiz Freitas Paixão. 
Ouro Fino – Entre os dias 13 de maio e 13 de junho serão comemorados os 100 anos do Espiritismo em Ouro Fino: 1912 – 2012, haverá palestras às quartas-feiras e sextas-feiras no CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua: Rua Coronel Paiva, 268, Centro.  Haverá também sessões de filmes com temas espíritas.  A programação completa é esta:
7/6 – 19h – Palestra com Alberto Luís de Mello Rosatto: Rua Carlos Gomes, 83;
9/6 – 17h – Inauguração da Praça Chico Xavier: Av. Joaquim Francisco de Assis;
11/6 – 20h – Entrega do título de Cidadã Honorária à Inah Nogueira de Sá (in memorian): Câmara Municipal de Ouro Fino;
12/6 – 20h – Lançamento do Livro “O ouro mais fino das Minas Gerais”: Eden Clube;
13/6 – 19h – Encerramento: Inauguração da Placa comemorativa dos 100 anos do Espiritismo em Ouro Fino.  Palestra com Henrique Kamper Borges Junior: Centro Cultural.
Informações: telefones (35)3441-3294, 3441-4428, 9185-6337, 8819-9181 ou 9978-0461. 
Pouso Alegre – O Centro Espírita Amor e Humildade realizará neste ano o curso “A Doutrina Espírita e o século XXI”, e a programação prevista é esta: 5/8: Mediunidade, e 7/10: O Século e o Homem, das 9h às 12h30. Informações no blog centroespiritaamorehumildade.blogspot.com ou pelo e-mail centroespiritaamorehumildade@gmail.com
Santos Dumont – No próximo domingo, 17 de junho, às 9h, Armando Falconi coordenará o Seminário “Psicologia da gratidão” no CEIFA – Centro Espírita Irmão Francisco de Assis: Estrada Mantiqueira × Patrimônio dos Paivas.  O investimento será de R$10,00. Informações pelos telefones (32)3231-6000, 9972-0593 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.
Turmalina – Clóvis Alves Portes coordenou o seminário “Mediunidade, sua prática e cuidados” no dia 7 de junho, quinta-feira, no Grupo Espírita Seara de Jesus.  Informações pelo telefone (38)3527-1925 ou no sitewww.15cremg.com.br
Uberaba – A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realizará o XI FEMEU - Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca. O XI FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional. Para a realização do XI FEMEU, a UMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 1o de agosto até às 12h do dia 1o de setembro, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Telefone: [34] 3312-8327). Mais informações poderão ser obtidas com Luiz Carlos de Souza, coordenador do XI FEMEU e Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34) 9969-7191. Para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores do FEMEU acesse:http://www.youtube.com/user/FEMEU1. Informações no bloghttp://femeu.blogspot.com/, no e-mail lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34)9969-7191.
 
 Paraíba
João Pessoa – O VII Encontrame – Encontro das Associações Médico-Espíritas do Norte e Nordeste, II Jornada Médico-Espírita Paraibana e I Encontro Acadêmico em Saúde e Espiritualidade tiveram como tema “Saúde, Ciência e Espiritualidade” e foram realizados no período de 7 a 9 de junho no Auditório Lins de Vasconcelos. O evento contou com as participações de: Marlene Nobre, Roberto Lúcio, Alberto Almeida, Carlos Roberto, dentre outros.  Informações pelo telefone (83)8759-5944.
 
 Pernambuco
Recife – Alberto Almeida e Leonardo Machado coordenarão o seminário “Um bom passo para ser feliz”, neste domingo, 10 de junho, das 13h30 às 18h, no Auditório Tabocas do Centro de Convenções do Pernambuco.  Serão abordados os seguintes subtemas: “Menos mágoa, menos culpa... e mais perdão”, com Alberto Almeida, e “Saindo das cavernas: das lágrimas à sabedoria”, com Leonardo Machado. O evento contará com a presença do Grupo Musical Espírita Caravana de Luz. Na ocasião serão lançados os livros “O perdão como caminho” de Alberto Almeida e “Os últimos dias do sábio” de Leonardo Machado.  Os ingressos custam R$10,00, só entrada, ou R$60,00 para adquirir os dois livros e a entrada. Informações pelos telefones (81)3341-7769 ou 9978-7501 ou pelo e-mail investigadoresdaluz@gmail.com. Toda a renda dos lançamentos será revertida para as obras sociais do Jardim das Oliveiras (PA) e do Horto de Damasco (NEIL).
– No próximo domingo, 17 de junho, das 9h às 11h, Adelino Simões fará uma palestra sobre o tema “Abortamento: um estudo jurídico-espírita” na sede da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro. O evento é uma realização da Associação Jurídico-Espírita do Estado de Pernambuco – AJE-PE: Rua Boa Esperança, 91/93, bairro de São José.  Informações pelo e-mail ajepernambuco@gmail.com. 
– Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”.  Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blog:
www.misteriosdaluz.blogspot.com.
 
 Piauí
Teresina – O 1º Seminário “Ciência, Saúde e Espiritualidade” foi realizado pela Associação Médico Espírita – AME-PI –, teve como tema central “Do autodescobrimento do autoamor” e foi realizado no dia 2 de junho, no Auditório do SEST-SENAT.  O evento contou com a participação de Edison Vale, Wanda Ribeiro e Katia Marabuco.  Informações pelos telefones 9901-8786.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU – UERJ) reúne-se todas as sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos estão centrados no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no site http://neu-uerj.zip.net/.  
 Jacob Melo fará uma palestra sobre o tema “Kardec e o magnetismo” na próxima terça-feira, 12 de junho, às 8h, no Grupo de Estudos Espíritas Rita de Cássia: Rua Almirante Guilhem, 265, Leblon.  Informações pelo telefone (21)2239-3695. 
– No período de 6 a 10 de junho, o Grupo Aprendizes do Amor realizará a 27ª Caravana de Trabalho.  Estão programadas as seguintes visitas: Uberaba: Lar Espírita Irmã Valquíria com Alaor Borges, Lar da Caridade – Hospital do Fogo Selvagem, Sanatório Espírita de Uberaba e Lar Espírita Pedro e Paulo; Sacramento: Chácara de Eurípedes, culto das 9h com Heigorina, Gruta dos Palhares, almoço no Colégio Allan Kardec; Araxá: Casa do Caminho com o irmão Tadeu. Informações pelo telefone (21)7840-5272 ou pelo e-mailjjorgemartinho@yahoo.com.br. 
 Neste domingo, 10 de junho, das 9h às 13h, será realizado o seminário “Os saberes necessários à evangelização juvenil”, coordenado por Sandra Borba, na sede do CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro.  Informações pelo e-mailsecretaria@ceerj.org.br ou pelo telefone (21)2224-1244. 
– José Carlos Leal coordenará o seminário “Reencarnação passo a passo” no próximo domingo, 17 de junho, das 10h às 13h, na sede do Grupo Espírita Caminho da Esperança: Rua Aristides Lobo, 51, Rio Comprido.  Reserve sua participação pelo telefone (21)2504-8512. 
– O 17o Encontro Espírita “Amor à Vida Joanna de Ângelis” teve como tema central “Trabalhando os sonhos criativamente” e foi realizado no dia 7 de junho, quarta-feira, no Centro de Educação e Orientaçao Jésus Gonçalves.  Informações pelo telefone (21)3342-6229. 
Barra Mansa – No próximo sábado, 16 de junho, das 14h30 às 18h, será realizado o UNIFICARTE com o tema “Somos todos um” no Centro Espírita Filhos da Luz: Rua Eduardo Junqueira, 702, Centro.  Informações pelo e-mailunificarte@bol.com.br. 
Cabo Frio – Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual. 
Cardoso Moreira – Neste domingo, 10 de junho, das 8h às 13h, será realizado o XI Encontro Espírita Eurípedes Barsanulfo – O Divulgador da Doutrina Espírita no Centro de Estudos Espíritas Eurípedes Barsanulfo (CEEEB): Rua José Jorge Brito, 74, Centro.  Informações pelos telefones (22)9977-2167 ou 9986-6442. 
Guaratiba – O Centro Espírita Casa de Miguel realizou no último domingo, 3 de junho, um Chá Fraterno com Bazar, Brechós, Bingos e muito mais. Informações pelo telefone (21)7569-2000. 
Macaé – A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com
Magé – O 6o CEU - Conselho Espírita de Unificação realizará o EMEERJ 2012 – Encontro de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro –, que terá como tema central: “Jovem, como você está conectado?”, e será realizado no dia 19 de agosto, domingo, no CIEP Brizolão 441 – Mané Garrincha: Rua José Pereira de Souza, s/n, Pau Grande.  Informações pelo e-maileducacao_ceu_lourenco@ymail.com
Niterói – Raul Teixeira prossegue confiante realizando os exercícios direcionados por sua fisioterapeuta que, com grande dedicação, o atende diariamente. Os treinamentos para retomada da fala continuam proporcionando resultados graduais. Permanece bem disposto e fala das coisas com bom-humor, entregando a Deus seu destino. Tem relatado que estes momentos de reclusão, que o tratamento requer, têm-lhe permitido meditar sobre sua vida e sobre a bênção que representa a saúde do corpo. Enquanto isso, aproveita o momento para dar pequenos passeios a mercado próximo, quando faz suas compras de casa, além de usar o tempo para preparar sua própria alimentação, o que realiza com muita habilidade. Quando a oportunidade permite, são transmitidos ao nobre trabalhador de Jesus os beijos e abraços fraternos, enviados por e-mail ou por intermédio de amigos, o que o deixa sempre muito feliz.
Mais informações sobre Raul Teixeira podem ser vistas no site da SEF -http://www.sef.org.br/ 
 “O semeador e nós” será o tema que Jacob Melo desenvolverá no dia 11 de junho, segunda-feira, às 20h30, no Grupo Espírita Estudante da Verdade: Rua Desembargador Lima Castro, 241, fundos. 
– Jacob Melo fará uma palestra sobre o tema “Como aproveitar bem os passes” na próxima terça-feira, 12 de junho, às 20h, no Grupo Espírita Seara do Bem: Av. Central, Rua Professor José Vieira Souza (Antiga Rua 11), Lote 26, Quadra 4, Itaipu.  O expositor fará uma palestra sobre o tema “A matemática do perdão” no dia 13 de junho, quarta-feira, no Centro Espírita Antônio de Pádua: Rua Visconde de Sepetiba, 426, Centro.  Jacob fará uma palestra sobre o tema “A matemática do perdão” no dia 14 de junho, quinta-feira, às 20h, na União da Mocidade Espírita de Niterói: Rua Princesa Isabel, 45, Bairro de Fátima.  Informações pelo telefone (21)2621-0308 ou pelo e-mailceapadua@gmail.com
Porciúncula – No último domingo, 3 de junho, foi realizado o 3o EMENNF - Encontro de Mocidades Espíritas do Norte e Noroeste Fluminense, cujo tema central foi “Jovem! Eis o teu momento de decisão”, no Sítio Aperibé.   
Resende – Armando Falconi coordenou o seminário “Transição planetária” no dia 3 de junho, domingo, no Auditório do Edifício Golden Center. Informações pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.

– 
Em junho realiza-se o X Mês Espírita de Agulhas Negras e a programação completa é esta:
2 – sábado – 20h – Auditório Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Armando Falconi: “70 anos de Paulo e Estêvão”;
3 – domingo – 9h às 12h – Grupo Espírita Missionários da Luz: Rua Santa Ângela, Parque Ipiranga – seminário “Transição planetária”, com Armando Falconi;
14 – quinta-feira – Feira do Livro Espírita;
15 – sexta-feira – Feira do Livro Espírita;
16 – sábado – Feira do Livro Espírita;
23 – sábado – 20h – Auditório do Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Suely Caldas Schubert: “Mediunidade no livro Paulo e Estêvão”;
24 – domingo – 9h às 12h – Cruzada dos Militares Espíritas: Rua Fernandes Vieira, 2, Guararapes – seminário “Mediunidade e Transição Planetária”, com Suely Caldas Schubert.
Informações no site www.40ceu.net
Rio Bonito – O Grupo Espírita João Baptista recebeu Sandra Borba Pereira na última sexta-feira, 8 de junho, para tratar de tema evangélico.  No sábado, 9 de junho, Sandra coordenou o seminário “Resiliência (enfrentando o sofrimento para crescer)”.  Informações pelo e-mail gejb_rb@hotmail.com
Saquarema – No próximo sábado, 16 de junho, a partir das 15h, será realizada a Tarde Junina no Cruzada Espírita Amor ao Próximo: Estrada Latino Melo, Km 6,2, Palmital.  O evento contará com chocolate quente, canjica, curau, pé-de-moleque, bolos, doces e salgados típicos, brincadeiras. Os convites custam R$8,00 e podem ser adquiridos no CEAP. 
Seropédica – O programa CONCAFRAS (www.concafras.com) para o Rio de Janeiro neste ano realizará três Encontros Fraternos Auta de Souza – EFAS – Seropédica, Japeri e Volta Redonda.  O Encontro Fraterno Auta de Souza é um evento espírita que proporciona aos seus participantes a troca de experiências, estudo da Doutrina Espírita e trabalho voluntariado no campo do bem.  Este evento ocorre nos fins de semana e é realizado por várias Casas Espíritas espalhadas pelo Brasil. Em 2012, serão realizados 167 EFAS, dos quais oito são no exterior.  Aproveite a oportunidade de estudar a Doutrina Espírita e trabalhar efetivamente no BEM – pois todos os EFAS tem prática assistencial, campanhas educativas nas ruas (contra as drogas, alcoolismo etc.), de divulgação e de arrecadação de alimentos para os mais carentes; todas as práticas realizadas simultaneamente no domingo pela manhã.  O EFAS de Seropédica será realizado nos dias 18 e 19 de agosto na sede do Grupo Espírita Chico Xavier: Rodovia BR 465 – antiga Rio/São Paulo – km 42 (defronte Hotel Campo Lindo).  A contribuição é de R$7,00 para crianças até 12 anos e de R$12,00 para jovens e adultos.  Refeições e alojamento no local, incluso na taxa, para os que desejarem. Trazer colchonete e itens de higiene pessoal.  Informações pelos telefones (21)8617-6904, 2682-8916 ou 8715-9750 com Ermírio ou Marlei ou no site www.jornalespiritaautadesouza.com.   
São Gonçalo – Anete Guimarães coordenará o seminário “Mediunidade, Verdades e Mitos” em homenagem aos 60 anos de trabalho no bem da UNESMAR, neste domingo, 10 de junho, das 10h às 15h, com intervalo para o almoço.  O evento será realizado na sede da UNESMAR – Unidade Espírita Marítima: Rua Nova de Azevedo, 812, Neves.  Os convites para o almoço custam R$5,00 e o cardápio será Caldo Verde e Caldo de Ervilha. 
Valença – No mês de junho o Lar Meimei comemora 28 anos de fundação e preparou algumas atividades especiais.  A programação completa é esta:
2 – sábado – 19h30 – César Said;
9 – sábado – 19h30 – teatro: Grupo da Mocidade Lar Meimei;
16 – sábado – 19h30 – Osvaldo Moura;
23 – sábado – 19h30 – Sérgio Breves;
24  – domingo – seminário coordenado por Sérgio Breves, e almoço;
30 – sábado – 19h30 – Ronaldo Clayton.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos.  Com isso, facilitando para o doador, será possível realizar as doações via Município ou Estado. Informações no site www.doeparacontemais.blogspot.com. 
Caxias do Sul – A VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha – AME-SG – terá como tema central “Reencarnação: Ciência, Religião ou ficção?” e será realizada nos dias 15 e 16 de junho, sexta-feira e sábado, no UCS Teatro.  Estão confirmadas as presenças dos seguintes expositores: Carlos Roberto de Souza Oliveira, Décio Iandoli Jr, Sérgio Lopes e Victório Luiz Turconi.  Os ingressos custam R$50,00.  Informações pelo telefone (54)3452-4472 ou no site www.ameserragaucha.com.br. 
Pelotas – Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitehttp://www.sociedadevida.org/.
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – O Centro Espírita Seara dos Pobres e o Grupo Escola Irmão Delmiro realizarão a palestra “Drogas – seus efeitos sobre o corpo e a mente”, com Jean Lyra, na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 20h, no Centro Espírita Seara dos Pobres: Rua Prof. Clementino de Brito, s/n, Capoeiras.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3244-1016. 
– Rosana Pesch coordenou o seminário “Mediunidade e autoconhecimento” no último domingo, 3 de junho, no Centro Espírita Leocádio José Correia. 
São José – O I Seminário CEECAL “Transformação pelo conhecimento” será realizado no dia 23 de junho, sábado, no Centro Multiuso de São José. Quando pensamos em transformação, é inevitável a ideia de que teremos que deixar para trás os excessos que estamos carregando e precisaremos rever o que devemos levar conosco, isto significa crescer.  Inscrições no sitewww.ccecal.com/eventos 
– Está em cartaz a peça Tintino, baseada em livro psicografado por Chico Xavier e dirigida por Edmundo Cezar. A história acompanha um velho palhaço, que em sua profissão alegrou muita gente, sempre com humildade e sabedoria. Direcionado para o público infanto-juvenil, a história fala sobre onde o Espírito de Tintino foi parar – um mundo mágico e com muitos necessitados de alegria. A peça é encenada no Teatro Rodrigo D’Oliveira e as apresentações são às 15h, no Teatro Multiuso. A partir das 19h, adolescentes e adultos podem assistir à peça “O farol”, uma viagem psicológica, poética e emocionante aos sentimentos humanos. Os ingressos custam R$15,00 + 1 kg de alimento não perecível, ou R$30,00, a inteira, e R$15,00, a meia. Os ingressos podem ser adquiridos na Rua Prof. Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras ou na Livraria da Serte, Largo da Alfândega. Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3348-9267.  
 
http://www.oconsolador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário