a partir de maio 2011

terça-feira, 19 de junho de 2012

Crítica Literária:Rencarnação no Mundo Espiritual


Rencarnação no Mundo Espiritual

Autor: Inácio Ferreira
Médium: Carlos Baccelli
Editora: Leepp
Número de Páginas:
Lançamento:
Análise de José Sola*
A pedido de alguns amigos me propus a tarefa de analisar o livro "Reencarnação no Mundo Espiritual" escrito pelo espírito Inácio Ferreira através da psicografia do médium Baccelli. O titulo do livro causa a principio certa estranheza, pois reencarnar é retornar a um corpo de carne, será que existe corpo carnal na espiritualidade? Procurei de alguma forma, antes de ler o livro, aceitar o titulo como uma metáfora, talvez no decorrer das narrativas meu querido amigo Inácio Ferreira explicasse como se processa o renascimento no mundo espiritual, pois eu imaginei que ele fosse explicar esse renascimento de maneira lógica e racional. Entretanto fiquei desiludido, pois havendo lido o livro todo, com muita atenção e carinho, verifiquei que o Dr. Inácio Ferreira fez apenas quatro citações a respeito da reencarnação no mundo espiritual, e uma sobre a gravidez, mas fez apenas citações, pois não explicou, não detalhou como acontece a reencarnação e a gravidez na espiritualidade.
O Dr. Inácio Ferreira apresenta em seu livro algumas palavras de Chico Xavier, espírito, quando estavam na noite de natal visitando algumas entidades infelizes, distribuindo alimento e a pomada Vovô Pedro a essas entidades, acredito que na intenção de apresentar um álibi à teoria da reencarnação no mundo espiritual. Em visita chegaram a casa de um anão chamado Sinfronio, foram atendidos por esse espírito que os recebeu desconfiado, Chico se apresentou acalmando-o pedindo-lhe que chamasse a esposa Lucélia, também anã, e que trouxesse o filhinho, pois estariam recebendo assistência. Depois da assistência necessária, Chico explica ao Dr. Inácio Ferreira que Sinfronio houvera encontrado esta companheira na espiritualidade e depois arrumaram o Fininho, que é o nome do anãozinho, esse garotinho estava com um ano de idade. Vejamos o que diz Chico a Dr. Inácio:
“Os três são espíritos muito ligados, Doutor... Fininho deve ter vindo para ajudar - comentou Chico. Um filho é sempre uma benção, não é? - disse fixando-me nos olhos, como a me conter a curiosidade.” (Capitulo 28 pagina 284).
Mas ainda aqui não se explicou nada, pois ficou tudo a conta da suposição, mas sejamos sinceros, esses espíritos são entidades infelizes, não tinham qualquer acesso ao conhecimento da genética, não teriam como aplicar a técnica da reprodução assistida; gestação pós-menopausa; fecundação in vitro; fivete-fertilização in-vitro e transferência de embriões; geneterapia fetal; nascimento de bebê de mãe morta há mais de um ano; escolha do sexo pelos pais, para os futuros filhos; clonagem de seres humanos. Mas mesmo que tivessem esse acesso, exceto a clonagem, todas as demais técnicas da reprodução necessitam dos órgãos genitais masculinos e femininos para a formação do embrião, que será a seguir o bebe. E os geneticistas ainda não alcançaram êxito na clonagem do ser humano.
Jerry Hall e Robert Stillman, professores da “Universidade George Washington” nos Estados Unidos, anunciam uma experiência realizada com sucesso na área da biologia, onde pela primeira vez na história, mãos humanas elaboram uma cópia perfeita (clone) de um embrião humano, mas tiveram que interromper esta experiência no sexto dia, destruindo os dois embriões, por haverem se utilizado de células anormais incapazes de se desenvolver em um bebê; não acreditamos que estas entidades hajam dominado a técnica da clonagem, então somente nos resta aceitar a reprodução no mundo espiritual, pela cópula.
A relação sexual de conjugação dos corpos, como a vivemos enquanto encarnados, a vivem entidades desencarnadas ainda infelizes, nas trevas existem orgias mesmo, realizadas por elas, e quem nos narra este acontecimento é o espírito André Luiz, em várias de suas obras, mas ele explicita melhor esta questão em seu livro "No Mundo Maior". Neste volume, André Luiz nos diz que teve que demorar-se no umbral por não estar ainda preparado para apreciar o quadro doloroso em que se demoravam esses espíritos, enquanto seu orientador, o espírito Calderaro com sua equipe de assistência, demandavam as trevas, em visitação a essas entidades pervertidas do sexo. O que podemos deduzir, é que se o renascimento no mundo espiritual acontecesse através da cópula, assim sendo, nessas orgias em que se envolvem muitas dessas entidades, o que aconteceria de renascimentos, não dá para imaginar.
Sabemos também que todas as descobertas que acontecem na Terra, são antecedidas na espiritualidade, mas uma descoberta, um invento, tem sua lógica de ser, propicia a evolução da humanidade, se justifica, mas, em que se justifica a reencarnação do espírito no mundo espiritual? Haveríamos aprendido o relacionamento sexual na espiritualidade antes, para manifestá-lo na vida material? Acredito que não, pois o sexo está presente como um meio reprodutor em todos os elementos da natureza.
Repetindo Emmanuel: Sexo é harmonia e vida no conjunto do universo, ou seja, sexo não é aprendizado, não é revelação, é uma Lei da Natureza, é um elemento propulsor da evolução. A conjugação dos corpos geram outros corpos, mas a união dos espíritos não geram espíritos.
Inácio amigo, explique-nos esta necessidade, pois infelizmente não a vejo. Não nos é proibido fazer revelações na doutrina espírita, pois André Luiz através das mãos de nosso saudoso Chico Xavier, nos apresentou varias revelações, a principiar pelo livro "Nosso Lar" em que nos fala da existência dessa colônia, de outras tantas, colônias estas que servem para socorrer os espíritos infelizes que se demoram perambulando na terra ou no umbral. Mas o espírito de André Luiz explica como esta colônia foi formada, nos informa que existem hospitais, a fonte das águas, o campo da música, não apresenta uma revelação insustentável, pois toda revelação não explicada, detalhada mesmo, está desprovida da lógica e da razão, não deve ser aceita.
Como conhecemos o Dr. Inácio Ferreira, tanto quanto o Baccelli, e os sabemos idôneos e responsáveis, acreditamos que estarão nos explicando de maneira detalhada o que o Dr. Inácio nos quis dizer com reencarnação e gravidez na espiritualidade, eu particularmente não encontro lógica, mas não acredito que nossos amigos estejam agindo com irresponsabilidade para com a doutrina espírita, e lhes peço um esclarecimento melhor desta revelação. Alguns fãs do médium Baccelli poderão ficar contrariados comigo, achando que estou faltando com o respeito ao espírito de nosso querido amigo Dr. Inácio Ferreira, e que estou colocando em xeque a mediunidade do nosso querido Baccelli, mas não é verdade, pois estou apenas atendendo aos requisitos de Kardec quando nos pede para que estejamos passando pelo crivo da lógica, da razão e do bom senso, tudo o que ouvirmos dos homens ou dos espíritos; e eu apenas peço explicações. Mesmo porque, o espírito do Dr. Inácio Ferreira também está conforme este mandamento de Allan Kardec, pois nesta mesma obra em várias oportunidades, ele nos fala da importância deste mandamento de Kardec, vejamos:
“Eis o problema, meu caro, o grave problema das religiões em geral: pregam o que não explicam, não pesquisam, não investigam..." (Capítulo 17 pág. 118).
Neste capitulo (capítulo 17), ele se retrata e com muita propriedade, pois havia sido infeliz apresentando uma censura velada aos patrulheiros ideológicos da doutrina, vejamos:
"Que culpa tenho? Por outro lado, também não estou um pingo preocupado com a maneira com que os patrulheiros ideológicos da doutrina venham a me julgar. Aprendi, com os nossos Mentores, que, na seara espírita, quem trabalha não tem tempo para a critica mordaz." (Capitulo 7 pagina 74).
Aqui o Dr. Inácio Ferreira se demora preocupado com possíveis criticas que se faria a sua obra, preocupação esta que não deveria existir, pois escrevemos um texto ou um livro, buscamos apresentar nele informações coerentes e precisas que atendam a lógica e a razão, e resta aos opositores contrariar esta lógica, com outra lógica mais precisa, se o fizerem, então temos que nos render aceitando-a, pois o interesse da doutrina deve estar acima de qualquer coisa, se não o fizerem, estarão apenas perlengando, não lhe prestemos atenção.
O espírito André Luiz escrevia pela psicografia de Chico Xavier, explicava a revelação, e não se preocupava com as criticas, pois existem sempre aqueles que não explicam nada, não respondem os quesitos apresentados e lhes resta apenas a parlenda desordenada, não explicam estes quesitos, falam de tudo menos do que interessa ao esclarecimento da questão. A conclusão a que cheguei a respeito desta revelação apresentada pelo espírito do Dr. Inácio Ferreira, é de que ele apenas lançou a ideia, provavelmente ele vai tentar esclarecê-la, escrevendo outro livro, explicando-a, pois infelizmente não convenceu; esta é a minha opinião a respeito desta revelação, se algum amigo viu alguma lógica e razão de que não me apercebi, sinta-se à vontade, pois estou de portas abertas a qualquer tipo de apreciação. Mas que me apresentem respostas explicativas, dentro do assunto, não adianta me dizer eu sou amigo(a) do Baccelli, eu o conheço a tempo, sei que ele é uma pessoa idônea responsável, pois tampouco sou inimigo do Baccelli não o tenho como uma pessoa irresponsável, estou apenas discordando com uma obra elaborada por suas mãos, e é por sermos amigos do Baccelli e do Dr. Inácio Ferreira, irmãos de ideal espírita, que tomamos a liberdade de questioná-los.
Esta revelação que nos apresenta o espírito do Dr. Inácio Ferreira, deve ser por ele bem detalhada, pois ela altera toda a estrutura elaborada na doutrina espírita, no que concernem as obras básicas, tanto quanto na revelação dos diversos vultos que marcaram presença em nossa doutrina, tais como Leon Denis, Gabriel Dellane, Emmanuel, André Luiz e outros. Devemos nos lembrar de que as obras básicas estão sustentadas por uma lógica e uma razão tão grandiosas e inabaláveis, a ponto de não assimilarem revelações que não se ajustem, somando na construção desse monumental edifício, as obras básicas são o alicerce, a estrutura, nossas revelações devem ajustar-se a essa magnífica estrutura, como um trabalho de complemento, caso contrário a estaremos tentando destruir; em outras palavras, esta revelação precisa adequar-se a doutrina, somando sem interrupção de continuidade, pois não temos nada a mudar, simplesmente somar.
Temos que entender, que polemizar questões referentes a doutrina espírita, não é discutir um ponto de vista pessoal, é procurarmos a verdade, embora relativa, pois a verdade integral pertence a Deus. Amigos, temos responsabilidades perante a doutrina espírita, a clareza doutrinaria há que estar acima de tudo, em contrário dentro em poucos anos teremos uma doutrina dogmática, e conforme Kardec: fé racional, é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em qualquer época da humanidade.
*José Sola é escritor e colaborador da revista Espiritismo & Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário