a partir de maio 2011

sábado, 21 de abril de 2012

Você Pode Mudar o Mundo


     

    "Seja a mudança que você quer ver no mundo." Gandhi

    Se lhe fosse dado o mesmo poder divino recebido pelo repórter Bruce Nolan, personagem de Jim Carrey no filme "Todo poderoso", que mudanças no mundo você faria? Pense agora: Você teria todo o poder de intervir em tudo, com exceção de uma única coisa: o livre arbítrio, ou seja, a liberdade que o ser humano tem de fazer escolhas para si mesmo. Então, o que você "consertaria" no mundo?
    É bem provável que o seu alvo principal não fosse a natureza, ou as forças naturais que a regem. Você deixaria a chuva caindo da mesma forma, o mar em seu vai-e-vem, e o sol no seu curso natural. Deixaria os animais procriando e sobrevivendo dentro de suas cadeias alimentares. É provável que nem os prédios ou objetos você se preocupasse em alterar. Mas, existe uma grande possibilidade que as soluções que você tanto almeja para o mundo, passassem necessariamente pela mudança do bicho homem.
    Pois pare de esperar e saiba que você já tem esse poder. Não precisa ficar esperando que Deus desça dos altos céus para lhe conferir essa capacidade de mudar o ser humano. Você a tem. Mas não de mudar diretamente os outros, e sim de mudar a si mesmo. E é esse o grande problema: o caminho para levar os outros a mudarem, passa por você. Aí está o entrave. Enquanto você olha para fora, em busca do alvo para usar o seu poder, esquece que em você mesmo está o agente para a mudança do mundo.
    Quero lhe falar de algo poderoso: se você mudar, você poderá mudar o mundo que lhe cerca. Você poderá mudar sua vizinhança, sua casa, seu ambiente de trabalho, seus colegas. Jesus disse que podemos e devemos ser sal e luz. Esse é o caminho: mude a pessoa que existe em você, seja sal e luz, e as pessoas irão reagir de uma forma diferente. Você pode, como disse Gandhi, ser a mudança que espera ver no mundo. Você pode receber mais sorrisos, desde que sorria primeiro. Você pode ver mais justiça entre os seus, desde que lute por ela e a exercite em suas ações. Você pode ver menos pessoas famintas, desde que se mobilize e, sozinho ou junto com outros, doe. Você pode fazer de seu espaço de trabalho um lugar mais feliz, desde que você irradie e opere felicidade. Mesmo que os outros não mudem, com sua mudança, você passará a vê-los de uma outra forma, com uma outra atitude. E isso fará o seu mundo diferente. Quando alertaram Gandhi que alguém tinha lhe ofendido, ele respondeu: "mas não me senti ofendido". Gandhi morreu, mas não sua causa, não seu exemplo. O mundo continua mudando por causa de suas palavras.
    Bem, como você já deve ter observado, todas essas coisas somente poderão ser alcançadas se você tomar a iniciativa de agir primeiro. Ou seja, parar de esperar, e assumir o compromisso de ser a mudança que espera ver no mundo. Como? É simples: MUDE! Aceita o desafio?
    Compromisso de hoje: Deus me deu a maior das armas para mudar o mundo: o amor a Ele, a mim próprio e ao próximo. Vou usá-lo. Vou mudar o mundo que me cerca. Vou amar, incondicionalmente! Será o suficiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário