a partir de maio 2011

domingo, 8 de abril de 2012

O diabo riu – Orson Peter Carrara

 


            Você já imaginou a lendária e imaginária figura do diabo, rindo? Sim, rindo gostosamente? Usando a gíria de nosso tempo, “tirando a maior na cara” de alguém que o encontrou e começou a fazer perguntas...
            A suposta figura do “coisa ruim” dá um show de conhecimento, derrubando mitos, crendices e fantasias até hoje presentes no imaginário popular, especialmente utilizando-se da lógica e do bom senso que o raciocínio rejeitam.
            O Diabo riu é um bem construído diálogo imaginário entre o autor do livro, que tem esse instigante título, e o chamado “coisa ruim”, que surpreende pelas revelações históricas e religiosas nele contida. Marcado pela forma jocosa, ora séria, mas sempre audaciosa e verdadeira na forma como se comportam os personagens ao longo dos capítulos. É uma forma divertida e ao mesmo tempo muito séria de estudar a Justiça Divina. O método, como já se afirmou, é o diálogo de uma pessoa – que sofre porque vive em busca de respostas que não encontra – com a folclórica figura do diabo, que ora se diverte, ora se aborrece com as perguntas que lhe são feitas. O autor fala sobre vários assuntos históricos da humanidade, passando pelos dogmas religiosos vistos sob o prisma da razão e da lógica, desvendando aspectos surpreendentes para o raciocínio do leitor.
            O autor é o radialista Antenor Zago, de Jaú, no interior paulsita. Radialista por mais de 50 anos em algumas emissoras, atualmente mantém programa jornalístico em TV local.
            Com uma conclusão inesperada, surpreendente, o texto claro e lúcido, embasado com muita propriedade no conhecimento espírita, a obra empolgará o leitor, principalmente pela brilhante forma com que derruba os fracos argumentos do misticismo, da crença sem raciocínio – geradora do medo – que tantos prejuízos tem trazido à mentalidade popular. Não deixe de ler. Além do passeio histórico pela mentalidade humana, a obra surpreende mesmo pelo conteúdo. A obra pode ser encontrada nas distribuidoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário