a partir de maio 2011

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Movimento Espírita Brasileiro


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)
 Distrito Federal
Brasília – O Jornal Brasília Espírita lança em 2012 mais um Ciclo do Concurso “A DOUTRINA EXPLICA”. O concurso existe há 22 anos e tem como objetivo identificar ou incentivar novos escritores espíritas e está franqueado a todos os leitores do Jornal Brasília Espírita, aos frequentadores e trabalhadores voluntários de instituições espíritas brasileiras. O regulamento e o modelo de ficha de inscrição do concurso, bem como artigos de outros ciclos do concurso, publicados nas edições anteriores do jornal, estão disponíveis na página do Grêmio Espírita Atualpa: www.atualpa.org.br.  
– A AME-Distrito Federal receberá o expositor Alberto Behr para tratar do tema “O Perispírito e as Doenças” na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 20h, no Centro Espírita O Consolador – Casa de Ismael: 914 Norte. 
– No próximo domingo, 29 de abril, às 9h, será realizado mais um Ponto de Encontro dos Divulgadores Espíritas – 2012 na FEDF: SHCS Sul, SQ 408, área especial, templo.  O tema desta vez será “Livros Espíritas e ‘Livros Espíritas’” e será facilitado por Marcos Leite.  Os organizadores solicitam que todos cheguem por volta das 8h30 para recepção e preparação de ambiente.  Inscrições no site www.fedf.org.br. Informações no sitewww.palestrantesespiritasdf.wordpress.com. 
– Em agosto de 2012, o público verá nos cinemas brasileiros uma história fascinante “E a vida continua...”.  Filme adaptado do livro “E a vida continua”, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, com direção e roteiro de Paulo Figueiredo e produção da Versátil Digital Filmes e VerOuvir Produções.  Os produtores são Oceano Vieira de Melo, Sonia Marsaiolli de Melo e Paulo Figueiredo.  Sinopse: A transposição deste romance para a tela põe em destaque o que a obra original tem de mais expressivo em seu conteúdo. Converte a essência de cada trecho literário em cenas vivas, instigantes, de interesse humano inquestionável.  Levado por uma dessas tantas "coincidências" da vida, um homem de cinquenta anos conhece, em circunstâncias dramáticas, uma jovem de vinte e cinco. Fugitivo de si mesmo, sobrevivente de uma tragédia pessoal que o tempo ensinou a esconder num bem-humorado sorriso, no mesmo instante se encanta por essa moça, que além da frustrada paixão pelo marido infiel nenhuma razão mais possui para continuar vivendo.  Como náufragos à deriva, Ernesto e Evelina juntam forças e esperanças. Mas não só amores e desamores passados os tornam semelhantes. A questão da saúde comprometida pela mesma enfermidade grave, outra "coincidência", lança expectativas sombrias no futuro dos dois. Como investir numa tão promissora amizade que pode acabar sem glória e sem despedida no centro cirúrgico de um hospital? Instala-se a dúvida. E nos poucos dias que os separam de seus destinos curiosamente parecidos, o homem e a mulher que o "acaso" trouxe para um encontro preparam suas almas apostando na Vida, mas com um olho na Morte.  No último minuto de proximidade na estância de repouso preparatório para as cirurgias, dizer o quê? Adeus? Até breve? Na falta de resposta, o silêncio foi melhor. Um sorriso e uma mão acenando disseram mais.  Como no Teatro, fechava-se a cortina ao final do Primeiro Ato. O Segundo seria num outro palco, numa nova dimensão, para outra plateia. Entenderiam os protagonistas, agora, que a Vida é uma peça de muitos Atos, porém sem fim. O elenco é: Amanda Acosta, Luiz Baccelli, Lima Duarte, Ana Rosa, Luiz Carlos de Moraes, Rui Rezende, Luiz Carlos Felix, Ana Lúcia Torre, Claudia Mello, Arlete Montenegro, Rosana Penna, Ronaldo Oliva, Samantha Caracante, Cesar Pezzuolli, Carla Fioroni, Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz, mais um grande elenco. 
– A 2ª edição da Mostra de Vídeos Espíritas TVCEI será encerrada neste domingo, 22 de abril, na Comunhão Espírita de Brasília.  Informações:www.tvcei.com
– O 2º Congresso Espírita do Distrito Federal teve como tema “Terra: a hora da regeneração” e foi encerrado no último domingo, 15 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  Affonso Soares, Alberto Almeida, André Luiz Peixinho, Haroldo Dutra Dias e Sandra Maria Borba Pereira foram alguns dos expositores convidados.  O evento contou com palestras, atividades culturais e programação especial para o público jovem. Informações na páginahttp://2congressoespiritadf.wordpress.com/
– Os jovens de 13 a 21 anos poderão participar de uma versão, especialmente planejada pela Diretoria de Infância e Juventude da Federação Espírita do DF, do 2º Congresso Espírita do Distrito Federal.  Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços eletrônicos: vaz456@yahoo.com.br oudij2congresso@fedf.org.br. Acesse o blog do Congresso e confira:http://2congressoespiritadf.wordpress.com
– O “Mix social espírita” foi realizado no Centro de Convenções de Brasília, no último domingo, dia 15 de abril. As instituições participantes cumpriram os seguintes critérios: (1) Desenvolvimento de programas de geração de renda e emprego junto aos usuários da assistência e promoção social; (2) Busca de redes e parcerias com outras instituições espíritas e sociais para o fortalecimento de trabalhos socioeducacionais e de utilidade pública/social visando ao crescimento moral/espiritual da pessoa em uma perspectiva integral; (3) Projetos e iniciativas sociais originais, criativas e promocionais, que facilitem o desenvolvimento da cidadania e a prevenção em situações de risco, como a violação de direitos humano-sociais e civis; (4) Colaboração com as despesas de material de consumo, equipamentos e aluguel do espaço disponibilizado no centro de convenções, conforme as condições de cada instituição (custos baixos); (5) A instituição deverá manter sua equipe de trabalho durante a realização do evento nos dias definidos junto à diretoria de assistência e promoção social espírita. Informações pelos e-mailsfrassinetegalvao@yahoo.com.brmaria.ferreira@tst.jus.br eadelitachaves@gmail.com
– Está disponível nas lojas e livrarias o DVD com o filme sobre a vida de Jan Huss, com Extras especiais, como "Allan Kardec em Paris, Jan Huss em Praga”, produzido pela Versátil Vídeo Spirite, que tem à frente nosso confrade Oceano Vieira de Melo. O DVD tem mais de uma hora de duração. Outro lançamento importante é o segundo volume de Lindos casos de Chico Xavier contados por seus amigos, coleção em embalagem especial com 4 DVDs.  
– Estão disponíveis gratuitamente na internet alguns Manuais muito úteis ao Dirigente Espírita. São eles: (1) Formação e reciclagem do Aplicador Espírita na Área do Passe; (2) Manual para organização de Eventos Espíritas Nacional e Internacional e o (3) Manual para preparação do Orador Espírita. Estes manuais foram desenvolvidos por Elsa Rossi e vêm servindo de apoio a diversos centros espíritas da América do Sul, Europa, Austrália e outros. Alguns títulos em italiano, francês, espanhol, inglês podem ser encontrados em diversos websites que os disponibilizam gratuitamente em diversos idiomas, ou direto com a federativa de cada país. Mais informações no site www.elsarossi.com ou pelo e-mail claudiawerdine@hotmail.com 
Águas Claras – A Escola de Formação de Trabalhadores Espíritas é um estudo sistematizado e sequencial da Doutrina Espírita, visando à formação do trabalhador espírita para os diversos setores do Centro Espírita, bem como à apresentação do Espiritismo aos que chegarem à Casa Espírita vindos de outras religiões ou não. Informações com Alexandre Magno, pelos telefones (61)9694-4899 (Vivo), 9116-5051 (Claro), 8598-3432 (Oi), 8220-9077 (Tim), 3401-2653 (FEBOS) ou visite os sites www.ocentroespirita.com ewww.febos.org ou, ainda, pelo e-mail alexandre@febos.org
 
 São Paulo
Capital – Raul Teixeira prossegue com seu tratamento, acompanhado constantemente por fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Faz visitas regulares a seu médico e seu estado geral vem apresentando melhoras graduais. Tem ido a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade semanalmente para receber passes, quando pode abraçar alguns dos amigos presentes, pertencentes às equipes de trabalho. Sua disposição prossegue firme, atendendo de forma disciplinada às orientações médicas e realizando com regularidade os exercícios que lhe são passados no sentido de recuperar a fala e o movimento do membro direito. Quando a oportunidade permite, continuam sendo transmitidos ao nobre amigo os abraços e os votos de recuperação endereçados pelas pessoas, o que o deixa sempre muito feliz. Mais informações sobre Raul podem ser obtidas no site da SEF – http://www.sef.org.br/.  
– No próximo sábado, 28 de abril, das 14h às 18h, o Centro Espírita Caminho da Luz (Av. Sapopemba, 648, Água Rasa) realizará o seminário “Dependência química”, coordenado por Anete de Lourdes Blefari, Maria Aparecida da Silva, Oswaldo Teixeira Junior e Catarina Flag.  Informações pelo telefone (11)2965-0317. 
– O Grupo Vocal Reencontro se apresentará no próximo sábado, 28 de abril, às 7h30, no Grupo Espírita Manoel Bento: Rua Alfredo Pujol, 77, Santana. Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com.

– Na próxima quarta-feira, 25 de abril, às 20h, a AME-São Paulo realizará a palestra “Dilemas Éticos do Início da Vida” com Salete Nacif na Casa Espírita Casa do Caminho: Rua Estado de Israel, 59, Vila Mariana.  Informações pelo telefone (11)2574-8696. 
– “Conhece-te a ti mesmo” será o tema da palestra que Rosangela Pires fará no próximo sábado, 28 de abril, às 20h, no Centro Espírita Paschoal Trovelle: Rua Antônio Vieira Carvalho, 238, Jaçanã.  A expositora apresentará dicas para a transformação do homem de forma gradativa e segura, fundamentada em Kardec. 
– As comemorações do 8º. Aniversário da Livraria 3 de Outubro (Rua Clélia, 669, Lapa) serão encerradas neste domingo, 22 de abril, e a programação completa é esta:
14 – sábado – 19h: Dedicatórias e desenhos mediúnicos nos livros Fascinação e Herdeiros;
14 – sábado – 20h: Palestra: “Como é a vida após a vida?”, com Luís Marcio Arnaut de Toledo;
15 – domingo – 9h30: Mesa-redonda “Comunicação social espírita – Espiritismo e Sociedade”, com Equipe da Associação de Divulgadores Espíritas de São Paulo: O Espiritismo, proposta de vida, com Eder Fávaro Mediador; Comunicação Social Espírita, com Sperio Faccione Junior; O Centro Espírita e a Sociedade, com Marcos Alberto Chazan.  Participação de Osmar Fantinato e Sonia Regina Biscuola;
21 – sábado – Palestra “Intercâmbio entre dois mundos em uma proposta de vida”, com Lauret Godoy;
22 – domingo – 9h30 – Palestra musical “Equilíbrio: como mantê-lo em situações difíceis”, com Margarete Áquila.
Informações pelo e-mail livraria@3deoutubro.org.br, no sitewww.3deoutubro.org.br ou pelos telefones (11)3673-1474 ou 3672-9892. 
– O NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus – promove o Curso “Espiritismo segundo a visão científico-filosófica”, com coordenação de Pedro Nakano. O curso tem a duração de 14 aulas, e o término está previsto para o dia 28 de junho. As aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h, na nova sede do NESJ: Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde. Podem participar dirigentes de casas espíritas, expositores, estudiosos e pesquisadores. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11)3858-0164. Informações nos sites www.segueajesus.org.br ou www.ccdpe.org.br ou pelo e-mail nucleoesj@gmail.com.  
– A agenda de palestras do mês de abril do Centro Espírita “Maria Benta” (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara) é esta:
- 23 – segunda-feira – 20h – Marco Antônio Maiuri – Reformulação de Pensamentos – Harmonização musical com Itamar Santiago;
- 30 – segunda-feira – 20h – Paulo José de Freitas – Exibição de Filme – Harmonização musical com Itamar Santiago.
Informações pelo telefone (11)5012-4474 ou pelo e-mailjrezala@terra.com.br.  
– O CCDPE-ECM – Centro de Cultura, documentação e pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro – promove os Cursos de Esperanto: Básico e Avançado. Começam nos meses de março e maio de 2012, cursos da língua internacional Esperanto, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16. Os cursos têm como objetivo trabalhar a compreensão e pronúncia em nível pleno e conversação em nível intermediário, assim como oferecer conhecimentos de história da língua e desenvolver nele habilidades e competências de multiplicador. A duração do Curso Básico será de 103 horas e do Curso Avançado, de 130 horas, com duração de dois semestres. O curso básico terá duas opções de horário: as terças e quintas, das 20h às 22h, ou aos sábados, das 13h30 às 18h. Haverá aulas teóricas e de conversação, assim como atividades culturais para melhor assimilação do conteúdo. Informações pelos telefones (11)5072-2211 ou 3926-0500.  
– O Grupo Assistencial Sem Fronteiras Eurípedes Barsanulfo (Rua Frei Durão, 579, Ipiranga) convida para as palestras públicas do mês de abril:
19 – quinta-feira – Alcir Tonoli: Reencontro de almas;
26 – quinta-feira – José Carlos: Palestra Musical.
Informações pelo telefone (11)2579-1375.  
– O Instituto Fraternal de Laborterapia – IFIL – realiza a 114a Turma do Curso “Prevenção e orientação sobre alcoolismo e outras drogas”. Os horários das aulas são: quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 12h. As aulas são ministradas na sede do IFIL: Rua Santo Amaro, 244, Bela Vista, próximo ao Metrô Anhangabaú. A programação das próximas aulas é esta:
25 e 28/4 – Sinais e sintomas que antecedem na recaída, com Alexandre;
2 e 5/5 – A importância da família na dependência química, com Ronaldo;
9 e 12/5 – Família: codependência, com Luciane;
16 e 19/5 – A espiritualidade, com Maria Tereza;
23 e 26/5 – Ajuda voluntária, com Leila Matta;
30/5 e 2/6 – Os doze passos e a espiritualidade, com Adão Nonato;
16/6 – Técnicas de entrevista, com Alda; Entrega dos certificados.  
– O Curso “Saúde Mental de Corpo e Espírito” consta de aulas ministradas por Sérgio Felipe de Oliveira nos dias: 5 de maio, 2 de junho, 7 de julho, 4 de agosto, 1º de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 1º de dezembro, aos sábados, das 14h às 18h. O curso é voltado para Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Profissionais de Saúde em geral, Religiosos, estudantes universitários (categoria especial) e interessados, e é realizado na sede da Uniespírito: Rua Paulo Orozimbo, 916, Aclimação. Este curso também será ministrado na modalidade EAD. Haverá um Workshop presencial dirigido aos alunos do EAD no dia 2 de novembro, das 14h às 18h, sexta-feira, Feriado de Finados. Além disso, a Uniespírito promoverá um Curso Presencial para Médicos sobre o tema “Escola de Aperfeiçoamento Médico da Uniespírito”. Os conteúdos estudados serão: Grupo Balint – Medicina e Psiquiatria psicodinâmica; Processos de Transferência e contratransferência; Seminários Temáticos: Epistemologia / Semiologia / Axiologia / Terapêutica; Reuniões Clínicas: casos paradigmáticos; Ambulatório didático: conhecendo o paciente – desenvolvendo a clínica, acompanhamento da casuística do Pineal-Mind Instituto de saúde e Protocolo de Medicina e Espiritualidade do HC-FMUSP; Estudo Dirigido: material em DVD; Apoio e desenvolvimento pessoal: com a Equipe de Psicologia do Pineal-Mind Instituto de Saúde. Informações pelos telefones (11)3209-5531 ou 3209-5371, no site www.uniespirito.com.br ou pelo e-mail faleconosco@uniespirito.com.br.  
– A Campanha permanente do Conselho Federativo Nacional da FEB “O Evangelho no Lar e no Coração” tem reforço continuado com o “Programa de Lançamento da Campanha mais que envolvente”. Objetivos: Finalidades e Importância, Planejamento estratégico da Campanha, Peças de divulgação, Cartaz (pôster), banner, Folder (coraçãozinho) frente, Folder (coraçãozinho) miolo, Funções dos Órgãos de Unificação, Funções dos Centros Espíritas, Distribuição de material promocional, Ícone gráfico da Campanha, Recinto Doméstico, Anúncios de sustentação, Natal combina com o Evangelho no Lar e no Coração. Uma Campanha mais que Envolvente. Amplie o bem que existe em você. Participe, faça e ensine a fazer. Apoio: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (www.usesp.org.br). Informações com Luiz Cláudio da Silva pelo e-mail evangelhonolar@usesp.org.br ou pelos telefones (11)9246-0296 e 8264-1090 ou no link http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1104.  
– A Arte Poética Castro Alves promove o 22º Concurso de Poesia com Temática Espírita. O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012. Endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia, a informação do local da festa e da entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô. Acesse:http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html, para saber mais.  
– A programação dos cursos que serão realizados no Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) é esta:
- Estudo dinâmico do Evangelho – 20 de abril e 4 de maio, às 20h;
- Trajetória evolutiva da criação divina: 18 e 25 de maio, 1 e 15 de junho, às 20h;
- Curso para Entrevistadores e trabalhadores do salão: 29 de junho, às 20h;
- Filosofia Espírita: 3, 10, 17 e 14 de agosto, às 20h.
Informações com Wania, telefone (11)9717-9040 ousecretariasa@scibirapuera.com.br.  
– O orador José Reis Chaves participa de um ciclo de palestras no período de 18 a 23 de abril nos seguintes centros espíritas: Nova Era (Belém); Manoel Bento (Santana); Discípulos do Evangelho de Jesus (Guarulhos); Casa da Esperança (Itaim); A Caminho da Luz (Água Rasa); e, no dia 23 de abril, dará uma entrevista à Rádio Boa Nova, em transmissão simultânea com a TV Mundo Maior, das 10h às 11h. Informações complementares (11)2409-1540 (Mário). 
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo/USE – em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro – convida os dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas para o curso de Gestão de Centro Espírita. O curso será iniciado no dia 12 de maio, sábado, às 8h30, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435, estação do metrô Praça da Árvore. Informações pelo telefone (11)5072-2211. O curso será dado nos segundos e quartos sábados do mês, exceto junho e setembro, em que as aulas serão nos terceiros sábados, em virtude do feriado prolongado. Os encontros terão 4h15 de duração cada aula. A recepção será às 8h. Os facilitadores serão: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar e José Antônio Luiz Balieiro e a coordenação ficará a cargo de Julia Nezu. As inscrições só podem ser realizadas pelos e-mails use@usesp.org.br ejulianezu@terra.com.brInformações pelos telefones (11)5072-2211 ou 2950-6554. A taxa de colaboração é de R$20,00 por mês, durante 6 meses, para manutenção do local e lanche nos intervalos. O curso é apostilado e acompanha diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso. Visite os sites www.ccdpe.org.br ou www.usesp.org.br.  
– Nahon Castro coordenou o seminário “As dores e os prazeres da alma à luz da Doutrina Espírita” no último domingo, 15 de abril, no Centro Espírita Benção de Paz.  Na quarta-feira, 18 de abril, o expositor coordenou o seminário “Felicidade sem culpa?” no Grupo Espírita Pescadores do Amor.  
– O Grupo Vocal Reencontro se apresentou no último domingo, 15 de abril, na Casa Espírita Reencontro. Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.brou no link http://mei-reencontro.blogspot.com.  
– A Federação Espírita do Estado de São Paulo realizou o grande Simpósio sobre Drogas no último domingo, 15 de abril, na sede central da FEESP.  O evento foi coordenado por Vilson Disposti e Paulo Pio.  
– Na última terça-feira, 17 de abril, foi realizado um Chá Beneficente no Centro Espírita A Caminho da Luz. 
– Neste domingo, 22 de abril, às 9h, José Reis Chaves fará uma palestra sobre o tema “Presença espírita na Bíblia” no Centro Espírita A Caminho da Luz: Avenida Sapopemba, 662, Água Rasa.  No mesmo dia, o orador fará a mesma palestra no Núcleo de Assistência Social Casa da Esperança.  José Reis fez a palestra “A face oculta das religiões” na última quinta-feira, 19 de abril, no Centro Espírita Nova Era. O expositor fez a mesma palestra na sexta-feira, 20 de abril, no Manoel Bento, Bairro Santana. Saiba mais sobre o orador, acessehttp://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/01/focalizando-o-trabalhador-espirita-124.html.  
– O Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade foi realizado no dia 18 de abril, quarta-feira, no Anfiteatro Jandira Masur: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino. O expositor convidado foi Acary Souza Bulle Oliveira que tratou do tema “Doenças raras e espiritualidade”.  O evento foi realizado pela Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e do Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade – NUSE.
– O Grupo de Estudos da Associação Jurídico-Espírita Paulista promove reuniões nas terças-feiras, mensalmente. O último encontro foi no dia 17 de abril, às 20h, no Centro Espírita “Amor e Paz”: Rua Oscar Porto, 77. O coordenador: Eduardo Ferreira Valério. Informações pelo e-maileventos@ajesaopaulo.com.br.  
– O Tradicional Chá Beneficente do Centro Espírita A Caminho da Luz em prol do Recanto do Idoso Nosso Lar foi realizado no dia 17 de abril, terça-feira, na CENLEP – Escola Profissionalizante.  Informações pelo telefone (11)2965-0317.  
– Na última quinta-feira, 19 de abril, foi realizada uma palestra com Maria Aparecida Sabolesk sobre o tema “Jesus”, no Centro Espírita Irmã Ângela. Informações no site www.luzespirita.org.br.  
Águas de Lindoia – Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 20h, Wellington Balbo fará a palestra “De Shakespeare a Chico” no Grupo Estudos Espírita Kardecista Amor e Luz. Informações com Marilda, pelo e-mailmarildabernardi@hotmail.com.
– O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realiza neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”. As aulas ocorrem aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h às 11h30). O término está previsto para 8 de julho. Os cursos são realizados na Avenida Monte Sião, 709. Informações pelo e-mail miltonfelipeli@ig.com.br.
Araçatuba – As palestras públicas programadas para o mês de abril na Aliança Espírita “Varas da Videira” (Rua Bernardino de Campos, 363, Centro) serão finalizadas na próxima sexta-feira, 27, às 20h, com a palestra “Os trabalhadores da última hora” de José Sylvio Nobre Módena. 
– “Causas atuais das aflições, causas anteriores das aflições – motivos de resignação” será o tema apresentado por Luiz Augusto Macedo na próxima quarta-feira, 25 de abril, às 20h, no Centro Espírita “Dr. Bezerra de Menezes”: Rua Oscar Rodrigues Alves, 152.  Informações com Eliana pelo e-mail eliana-catarin@hotmail.com
Araraquara – André Luiz Rosa fez a palestra “Você tem medo dos Espíritos?” no último domingo, 15 de abril, na Sociedade Beneficente Obreiros do Bem.   
– A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo Araraquara – realiza suas reuniões no último sábado de cada mês, na sede da UNIARA – Prédio principal, Bloco B, sala 4. O último encontro foi realizado no dia 14 de abril, sábado e, dessa vez, foi realizada uma sessão de Cine-debate com o tema "A justiça". O debate foi dirigido por Luiz Henrique Pacini Costa. O coordenador foi Raul de Mello Franco Júnior. Informações pelo e-mail: araraquara@ajesaopaulo.com.br
Auriflama – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Causas atuais das aflições, causas anteriores das aflições – motivos de resignação” no último domingo, 15 de abril, no Centro Espírita “Caminheiros do bem”.  Informações com José Aparecido dos Santos pelo e-mailamigoespirita@uol.com.br. 
Avanhandava – A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Tibiriçá, 522) será encerrada na próxima quarta-feira, 25, às 20h, com a palestra “Rabi, onde moras?” de Reginaldo Teixeira de Sá.
Avaré – No próximo domingo, 29 de abril, às 19h30, José Maria de Medeiros Souza fará uma palestra sobre o tema “A fé como instrumento de cura” na sede da Associação Espírita Léon Denis: Rua Pref. Arthur de Carvalho, 2204, Vila Martins.  Informações pelo e-mail ramos.tucio@yahoo.com.br.
Bauru – O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br.  
 Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o linkhttp://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita.  
– O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições. As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação é esta: 28 de abril, 19 de maio, 16 e 30 de junho, 28 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mailusebauru@terra.com.br
Birigui – Neste domingo, 22 de abril, às 20h, Luiz Augusto Macedo fará uma palestra com tema livre na Sociedade de Estudos Espíritas “Allan Kardec”: Av. Euclides Miragaia, 178, Praça Allan Kardec.  Na última segunda-feira, 16 de abril, o expositor fez uma palestra no mesmo local.  Informações com Ricardo pelo e-mail rc.miranda@uol.com.br. 
– Ana Jaicy Guimarães fará uma palestra sobre o tema “Música, poesia e Jesus” no próximo domingo, 29 de abril, às 9h, na Casa do Caminho “Ave Cristo”: Rua Ave Cristo, 600, Colinas.  Informações pelo telefones (18)3642-3001. 
Bragança Paulista – O Seminário “Dependência Química – Problemas com álcool e outras drogas?” será realizado no próximo sábado, 28 de abril, das 14h30 às 18h, no Centro Espírita “A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Água Rasa.  O seminário será coordenado por Anete de Lourdes Blefari, Maria Aparecida da Silva, Oswaldo Teixeira Jr. e Catarina Flaig.  Inscrição gratuita pelo telefone (11)2965-0317.  Informações pelo telefone (11)2965-0317 ou no site www.centroacaminhodaluz.com.br.   
Campinas – O 2º CONJURESP – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE/SP – terá como tema central “Direitos constitucionais e Espiritismo” e será realizado no Hotel Nacional Inn. O início está previsto para o dia 7 de junho, às 15h, sendo o término no dia 9 de junho, às 14h. A inscrição para associados custa R$80,00 (profissionais) e R$40,00 (estudantes); para não associados custa R$160,00 (profissionais) e R$80,00 (estudantes). Já estão confirmados os seguintes expositores: Alysson Leandro Mascaro; Décio Iandolli Jr.; Dora Incontri; Eduardo Ferreira Valerio; Luciano Alencar da Cunha; Maria Odete Duque Bertasi. O congressista que participar de 70% das atividades receberá certificado, com carga horária de 18 (dezoito) horas/aula. Mais informações no sitehttp://www.ajesaopaulo.com.br/conjuresp/ 
– A USE Campinas realizou o seminário “Gigantes do Espiritismo”, coordenado por Therezinha Oliveira, Clayton Levi, Orson Peter Carrara e Jane Martins, no último sábado, 21 de abril, no Ginásio do Educandário Eurípedes. Informações no link http://www.usecampinas.com.br/eventos/gigantes-do-espiritismo
– A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo Campinas – promove reuniões duas vezes ao mês, sempre aos sábados, das 10h às 11h30.  O próximo encontro será no dia 28 de abril e os temas serão: Tema Espírita: O Livro dos Espíritos, Introdução, Item 17 – "A Doutrina e as obras de Deus”. Tema Jurídico: A Autoria, Coautoria, Participação e Execução sob a visão Espírita. As reuniões são realizadas na Rua Dona Presciliana Soares, 58, Cambuí, e o coordenador é Carlos de Paula. Informações pelo e-mail campinas@ajesaopaulo.com.br
– No 2º Conjuresp os congressistas poderão participar através do envio de teses, conforme regulamento abaixo, que, se aprovadas, serão devidamente apresentadas e eventualmente publicadas. (1) As teses deverão, de qualquer forma, amoldarem-se ao tema central do evento: Direitos Constitucionais e Espiritismo; (2) As teses deverão conter, necessariamente, o nome do autor ou autores, a síntese da proposição e sua fundamentação, em até 8 (oito) páginas; (3) Para a tese ser eventualmente publicada e apresentada no evento deverá atender aos seguintes requisitos: adotar o formato A4, fonte Times New Roman 12, observadas as seguintes margens: superior 2,5cm, inferior 2,5cm, direita 2cm; esquerda 3cm; ter até 8 (oito) páginas, devendo conter: título, nome do autor, síntese da proposição, exposição ou justificativa e conclusão objetiva. A tese deverá ser encaminhada via e-mail, para 2conjuresp@ajesaopaulo.com.br, até o dia 10 de maio. As teses aceitas para apresentação serão publicadas até o dia 25 de maio.
Franca – O 15º Congresso Estadual de Espiritismo, evento promovido pela USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), será realizado na Escola Pestalozzi, Unidade I, no período de 28 de abril a 1o de maio.  Cerca de 800 inscritos, de mais de 80 cidades, participarão das diversas atividades que serão realizadas durante este período.  O tema central do 15º Congresso Estadual de Espiritismo é "Solidariedade – outra forma de conhecer" e a programação completa é esta:
28 – sábado:
14h – Recepção;
15h – Visitas às entidades espíritas de Franca;
19h – Solenidade de abertura do Congresso. Conferência Pública: Divaldo Pereira Franco com o tema "Solidariedade – uma outra forma de conhecer". (Entrada franca).
29 – domingo:
7h – Recepção;
8h30 – Seminário: Alberto Ribeiro Almeida com o tema "Evangelho – Facilitador de Aprendizagens Solidárias". (Somente para congressistas previamente inscritos);
13h30 – Seminário: Haroldo Dutra Dias com o tema "Sistemas – Um Modelo de Convivência Solidária". (Somente para congressistas);
19h30 – Programa artístico cultural. (Entrada franca).  Coordenação Departamento de Artes de Franca.
30 – segunda-feira:
8h30 – Seminário: André Luiz Peixinho com o tema "Mente e Corpo – Relações Solidárias". (Somente para congressistas);
13h30 – Oficinas – Coordenação dos diretores de departamento da USE e de entidades espíritas especializadas especialmente convidadas.  Atividade a ser desenvolvida em salas de aula com inscrições antecipadas. (Somente para congressistas);
19h30 – Conferência pública: Heloísa Pires, sobre o tema "Espiritismo – Estudo e Prática". (Entrada franca).
1o de maio – terça-feira:
8h – Seminário: Antônio César Perri Carvalho com o tema "Espiritismo – Sustentação Solidária de Diferentes Realidades". (Somente para congressistas);
11h15 – Conclusão dos trabalhos: André Luiz Peixinho com o tema "E agora, por que te deténs?". (Somente para congressistas);
12h – Encerramento oficial do 15º Congresso Estadual de Espiritismo – Confraternização.
Após as atividades doutrinárias, será realizada a FeirAmor, na área de convivência da Escola Pestalozzi. Na FeirAmor, as entidades espíritas da cidade oferecerão artesanato, entretenimento e alimentação, com preços especiais. Uma oportunidade para as instituições espíritas da cidade unirem-se entre si e com os congressistas. Uma grande festa da união e solidariedade e uma ótima opção ao público. Mais informações no site www.usesp.org.br ou pelo e-mailcongresso@usesp.org.br.
– O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br 
– As reuniões da Associação Jurídico-Espírita de Franca são realizadas no primeiro sábado de cada mês, em continuidade à obra “Direito e Espiritismo” da AJE-SP.  No entanto, excepcionalmente no mês de abril, a agenda será alterada: o Núcleo se reunirá no 15º Congresso Estadual de Espiritismo que será realizado no período de 28 a 30 de abril, na Escola Pestalozzi: Rua José Marques Garcia, 197.  No evento, será apresentada uma oficina com o tema “Conciliação: possibilidades e limites, como ajudar o próximo diante do conflito familiar”.  Os coordenadores serão Donaldo de Assis Borges e Rogério Barbosa de Castro. Informações no e-mail franca@ajesaopaulo.com.br
Gália – Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 20h, o Centro Espírita Discípulos de Jesus (Av. João Ferreira, 251) realizará o 1º Ciclo de Palestras de Gália com a presença de Cezar Augusto Said, que tratará o tema “O aprendizado do Espiritismo”. O evento é uma realização da USE Intermunicipal de Garça/SP. 
Garça – O 1º Ciclo de Palestras está sendo realizado pela USE Intermunicipal de Garça no período de 2 a 26 de abril, sempre às 20h. A programação é esta:
- 23 – segunda-feira – 19h30 – Salão do Clube da Terceira Idade – Filme: “O Sexto Sentido”;
- 26 – quinta-feira – Centro Espírita Caminho de Damasco: Rua Gabriela, 178, Bairro Labienópolis – Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira: “Caminho, Verdade e Vida”.
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mailcontato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site:http://www.cdcjesusdenazare.com.br.
Guarulhos – Rosangela Pires tratou do tema “Motivação & sustentação emocional” na última quinta-feira, 19 de abril, no Centro Espírita Casas André Luiz. 
– As palestras do mês de abril, Aniversário do Centro Espírita Joanna de Ângelis (Rua São Manoel, 567, Vila Rosália), são estas:
22 – domingo – 19h – Fábio Souza: Tempo e nós;
24 – terça-feira – 20h – Spério Faccioni Jr: As obras da Codificação;
26 – quinta-feira – 20h – Ivan da Cunha: A Fé transporta montanhas;
29 – domingo – 19h – João Alberto Teodoro: Um Amor Diferente.
 No último sábado, 21 de abril, José Reis Chaves fez uma palestra sobre o tema “Presença espírita na Bíblia” no Centro Espírita Discípulos do Evangelho.  Saiba mais sobre o orador, acesse http://ismaelgobbo.blogspot.com.br
 A programação de palestras do mês de abril do Centro Espírita Semeadura de Jesus (Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192) é esta:
23 – segunda-feira – 20h – João Carlos Arizza: O Homem de Bem;
30 – segunda-feira – 20h – Deusa Samú: O que é a Páscoa?  
– O 10º Encontro Amigos da Boa Nova será encerrado neste domingo, 22 de abril. A programação de hoje é esta: das 9h às 17h: abertura, música, José Carlos de Lucca, João Loureiro, Comunicadores RBN, almoço, Mário Mas, Jairo Avellar, Manoel Bolonha, Jether Jacomini, Mirian Izabel, Divaldo Pereira Franco.  Informações pelo telefone (11)2458-3214 ou no sitewww.radioboanova.com.br
Holambra – O II Festival de Flores e Livros Espíritas foi encerrado no último domingo, 15 de abril, no Salão do Clube Fazenda Ribeirão.  A programação contou com a presença de Emanuel Cristiano, Dermeval Carinhana, Allan Vilches e Paula Zamp e do Grupo de Teatro Teames. Informações pelo e-mail contato@sementedeluz.org
Ibiúna – Um Almoço Beneficente em prol da Casa do Caminho foi realizado no último domingo, 15 de abril, na sede da “Casa do Caminho – AEKI”.   
Itapira – O Mês Espírita de Itapira é em abril e a programação será encerrada no próximo sábado, 28, às 20h, com a palestra “De Shakespeare a Chico”, com Wellington Balbo.  O evento será realizado na Casa Espírita Nhá Chica: Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jardim Bela Vista. Informações com Otávio Cunha pelos telefones (19)9276-0247 ou 3863-5682. 
Jacareí – O 4º Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita de Jacareí Prêmio “Jorge T. Rizzini” está recebendo as inscrições. A premiação será no dia 17 de junho, domingo, durante o 9o Encontro de Espiritismo em Jacareí. O evento é uma realização da Livraria e Clube do Livro Espírita Emmanuel: Rua Lucinda Pires, 13, Centro. Informações pelo telefone (12)9123-1277. 
Jaguariúna – A I Feira de livros Espíritas realizada na Faculdade de Jaguariúna foi encerrada no último domingo, 15 de abril, e o objetivo foi levar aos estudantes e ao público em geral o conhecimento do Espiritismo, mostrando suas três vertentes (científica, filosófica e religiosa). Com mais de 800 títulos de diversos autores, a feira ofereceu também CDs e DVDs. Vida após a morte, Reencarnação, Eutanásia, Aborto, Perispírito, Ectoplasma, Materializações, Mediunidade em Criança e sobre a Alma dos Animais foram alguns dos temas abordados.  O evento foi realizado no Campus II FAJ (Faculdade de Jaguariúna), de manhã e noite, e foi organizado pelo Centro Espírita Semente de Luz. Informações pelo e-mail contato@sementedeluz.org
Jaú – Foi encerrada no último domingo, 15 de abril, a 29ª Feira do Livro Espírita, Espiritualista e Autoajuda de Jaú, no Jaú Shopping, que contou com as participações de Richard Simonetti, Ismael Batista da Silva e Jamiro dos Santos Filho.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3621-9837. 
– A programação do mês de abril do Centro Espírita Fraternidade (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511) foi encerrada no último sábado, 21, com a oradora Maria Virginia Calciolari que tratou do tema “No mundo teríeis aflições”. 
Jundiaí – Na última quarta-feira, 18 de abril, realizou-se a palestra “18/04/1857 – O que mudou?” com Rodrigo Miranda, no Centro Espírita Fraternidade. 
Lucélia – Donizete A. Pinheiro da Silveira fez uma palestra sobre o tema “Dificuldades” no último sábado, 21 de abril, no Centro Espírita Allan Kardec. 
Matão – André Luiz Rosa fez uma palestra sobre o tema “Tempo de mudar. A hora é agora”, no último domingo, 15 de abril, no Centro Espírita Allan Kardec. 
Osasco – O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizarão as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE). Poderão participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo.  O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida.  O curso será realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mailteccom.desinibe@gmail.com
 A XXXI Feira do Livro Espírita de Osasco está sendo realizada no período de 7 de abril a 12 de maio, sempre aos sábados, das 8h às 18h, no Calçadão da Rua Antônio Agu, ao lado das Casas Pernambucanas. Informações no sitewww.use-osasco.com.br.
Osvaldo Cruz – A USE Regional da Nova Alta Paulista realizará a 11aJornada da Casa Espírita neste domingo, 22 de abril, das 9h às 13h, no Centro Espírita Amor, Fé e Caridade: Rua Japão, 126. O seminário “Um olhar sobre a verdade” será coordenado por Donizete Pinheiro da Silveira. 
Penápolis – A agenda de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Allan Kardec é esta:
23 – segunda feira – 20h – Djair Boselli – tema: O consolador prometido;
30 – segunda feira – 20h – Mário Abe – tema evangélico.
Obs.: a transmissão dos passes se inicia às 19h30.
Pindamonhangaba – O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” abordará os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec.  Os encontros serão semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30.  Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no sitewww.casadocaminhopinda.org.br
Piquete – A agenda de palestras públicas especiais do Centro Espírita Deus e Caridade (Rua Soldado José Custódio, 55) é esta:
12/5 – sábado – 20h – Paula Guimarães: tema livre;
20/5 – sábado – 20h – Marina Ferri: tema livre;
9/6 – sábado – 20h – David Ascenso: “Saúde mental, espiritual e emocional na visão espírita”;
14/7 – sábado – 20h – Carmem Silveira: tema livre.
Promissão – O II Humanizar Noroeste Paulista foi encerrado no último domingo, 15 de abril. O tema central do encontro foi “Sentimentos – nossos verdadeiros guias”.  As atividades foram realizadas no Lar da Esperança. Informações pelo e-mail humanizar.promissao@yahoo.com.br
Ribeirão Preto – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto mantém o programa de rádio – AJE – NO AR pela rádio educativa FM, 87,9. O programa vai ao ar sempre nas quartas-feiras, das 20h às 22h. Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônicowww.radioeducativafm.com.br. Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia. Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br
Rio Claro – A diretoria do Centro Espírita José de Campos Salles convida para uma palestra a ser proferida por Jamiro dos Santos Filho, cujo tema será “Espíritas, esperança de Jesus?” no próximo domingo, 29 de abril, às 20h, na sede do centro: Rua Saibreiro 3, 674, Jardim Primavera. 
Santo André – O 18o Megafeirão do Livro, a maior feira de livros espíritas, foi encerrado no dia 15 de abril, domingo. Informações no sitewww.megafeiraodolivro.com.br
São Bernardo do Campo – O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, se reúne todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mailre@bezerrademenezes.org.br
– Nahon Castro fez uma palestra de tema evangélico na última segunda-feira, 16 de abril, no Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho. Nahon fez uma palestra no dia 17 de abril, terça-feira, para os frequentadores do Grupo Espírita Dr. Eduardo Monteiro. 
– Deusa Samú fez uma palestra na última segunda-feira, 16 de abril, no Centro Espírita Maria Amélia.  Informações com Fábio pelo telefone (11)3996-2934.  Saiba mais sobre a oradora acessando o linkhttp://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/06/focalizando-o-trabalhador-espirita_26.html. 
– O II Encontro Cultura de Jovens Espíritas foi realizado no último domingo, 15 de abril, no Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco.  Informações no sitewww.conesbc.org.br
São Carlos – Neste final de semana, dias 21 e 22 de abril, está sendo realizado o 1738o Encontro Fraterno Auta de Souza, cujo tema central é “Obsessão: prevenção e cura”. Os temas abordados para adultos são: Posto e CFAS; Escola Espírita; Corrente magnética – o magnetismo aplicado à desobsessão; Formação de evangelizadores para crianças de 0 a 5 anos; Mocidade: o sorriso da Casa Espírita. Os temas para crianças de 0 a 11 anos: Respeito à Natureza; Campanha em Defesa da Vida: contra o Aborto. Os jovens de 12 e 13 anos discutirão a Campanha em Defesa da Vida. Alimentação e alojamento disponíveis no local. Traga o seu colchonete. O evento será realizado na sede das Obras Sociais da Associação Espírita Francisco Thiesen: Rua Bruno Pauka, 100, Antenor Garcia. O investimento é de R$10,00 para adultos e R$5,00 para crianças. Informações pelo telefone (16)3201-3252, com Patrícia ou Daiane.
 São José do Rio Pardo – Na última terça-feira, 17 de abril, foi realizado um evento na Câmara Municipal de São José do Rio Pardo que marca o 8º dia municipal espírita.  A Lei Municipal foi de autoria do então vereador e expositor Ismael Batista da Silva, e foi aprovada por todos os vereadores riopardenses da gestão 2005\2008. Desde 2005 a Câmara Municipal realiza na semana do dia 18 de abril um evento público para celebrar o dia municipal espírita.  Neste ano, a câmara promoveu uma palestra com o autor da lei – Ismael Batista da Silva, que hoje mora em sua cidade natal – Guaxupé - MG. 
São José do Rio Preto  A programação de palestras no mês de abril do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) será encerrada na próxima quarta-feira, 25, com a presença de Claudio Serafim – GAELD.  Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mail antoniocarlosnavarro@gmail.com.  
São José dos Campos – A 60a Semana Kardequiana teve como tema central “Mediunidade” e foi encerrada no último domingo, 15 de abril, na Obra Social Célio Lemos. A programação contou com a presença de Carlos Augusto Abranches, Arnaldo Carneiro, Irvênia Prada, Marina Ferri, Pedro Nakano e Elbert Macau. Informações pelos telefones 3937-6055, 9602-5344 ou 3931-4033.
Sorocaba – “Mediunidade” será o tema do seminário que André Ariovaldo coordenará no próximo domingo, 29 de abril, das 9h às 17h, no Centro Espírita Batuíra: Rua Estácio de Sá, 193. Informações: telefone (15)3227-7382 ou site www2quatromaosdeluz.com.br.
Suzano – O 1º Congresso Espírita de Suzano terá como tema central “Jesus e o Espiritismo” e será realizado neste domingo, 22 de abril, das 8h às 19h, no Teatro Municipal Dr Armando de Ré: Rua General Francisco Glicério, 1354.  Os temas tratados serão: (1) Que brilhe a vossa luz – de Jesus e o Espiritismo com Adão Nonato; (2) O Evangelho de Jesus e sua ligação com o Espiritismo, com José Maria Medeiros Souza; (3) Dois gigantes do Espiritismo: Cairbar Schutel e Yvonne do Amaral Pereira, com Orson Peter Carrara; (4) O espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões com Kátia Penteado.  As apresentações artísticas ficaram sob a responsabilidade da Orquestra e Coral Carlos Gomes, Grupo Musical Vinha de Luz, Coral Allan Kardec e Allan Vilches.  Informações pelos telefones 4759-2291 e 2773-6990.
Taboão da Serra – No último domingo, 15 de abril, foi realizado o 6º Seminário de Educação e Prática da Mediunidade. A facilitadora foi Ana Francisca Zani e o tema abordado foi “Excelência na prática mediúnica”. O evento contou ainda com passes, psicofonia, psicografia, pictografia, vidência, musicofonia e palestra, e foi realizado no Centro Espírita Obreiros do Senhor.  Realização: Movimento Espírita de Diadema – MED. Divulgação LELA/TCC.
Taubaté – A 20a Semana do Livro Espírita, promovida pelo Centro Espírita União e Caridade, está sendo realizada no período de 14 a 22 de abril. A programação é esta:
21 – sábado – 20h: Agnaldo Paviani;
22 – domingo – 9h: Seminário “Mediunidade dos tempos atuais”, com Agnaldo Paviani.
O evento é realizado na Rua Dr. Souza Alves, 142, Centro. Informações pelos telefones (12)3621-2426 ou 3635-3344. 
– Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97, Centro. O objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e Irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail. divulgandoespiritismo@gmail.com
Vinhedo – Chega a Vinhedo a produção de teatro “Há dois mil anos”, com adaptação e direção de Gabriel Veiga Catellani, produção do Grupo de Teatro WeGa.  O espetáculo de 120 minutos apresenta uma nova versão do clássico do Espírito Emmanuel, psicografado pelo médium Chico Xavier, e que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos. A história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga. Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filha doente, veem toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.  É uma história de amor que merece ser assistida, num espetáculo para todas as idades, e para o público em geral, sem restrições, onde o principal ponto de convergência é o grande amor, que supera nossas falhas, no caminho da evolução permanente.  O elenco é composto por Alceste Madella, Almir Macul, Andréa Costa, Evan Halegam, Fabíola Quaglietta, Fernando Lima, José Junior, José Ramos, Luciano Rocha, Mirella Khayat, Regina Catellani, Renato Cruz, Tânia Gimênez, Tatiana Montagnolli e Wendel Pinheiro.  A peça será encenada no próximo sábado, 28 de abril, às 21h, no Teatro Municipal “Sylvia de Alencar Matheus”: Rua Monteiros de Barros, 101. Os ingressos custam: inteira: R$40,00, idosos e estudantes: R$20,00 e promocional antecipado: R$30,00.  Informações pelos telefones (19)3826-2821, 9178-3333 ou pelo e-mailrosa_andre@ig.com.br.
 
 Bahia
Salvador – No último domingo, 15 de abril, durante o Seminário “Espiritismo e Ecologia”, foi lançado o livro “Mundo Sustentável 2”, de André Trigueiro, da Editora Globo, na Mansão do Caminho. Os coordenadores do seminário foram Divaldo Pereira Franco e André Trigueiro. Informações no sitehttp://www.mundosustentavel.com.br/andre-trigueiro/
Feira de Santana  A Associação Espírita Cristã André Luiz (Rua São Vicente de Paula, 125, Capuchinhos) apresenta a seguir sua programação para as reuniões doutrinárias no mês de abril, todas as segundas-feiras, a partir das 19h20, com o tema central "O Livro dos Espíritos":
23 – Casamento, Celibato e Poligamia, com Joselina Grilo;
30 – Direito e Espiritualidade, com Emanoel Almeida.
Informações pelos telefones (75)3221-7170 ou 8129-7284. 
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.
 
 Espírito Santo
Vitória – Na proxima segunda-feira, 23 de abril, a AME-Estado do Espírito Santo realizará a palestra “Homeopatia e Espiritualidade”, às 19h45, à rua Álvaro Sarlo, 35, Ilha de Santa Maria.
 
 Goiás
Goiânia – A “Revista da Abrame”, a Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas, chega ao seu 13º número, com farto noticiário do movimento espírita e uma série de relevantes artigos doutrinários. “Drogas: múltiplas faces”, “Direito de morrer com dignidade”, “Ética, Direito e Espiritismo” e “Sem paz jurídica não há paz social” são alguns deles. Em cores e confeccionada em papel cuchê, tem 60 páginas. Pedidos para a Abrame: Rua 278, 264, Setor Coimbra, CEP: 74533-070, Goiânia/GO, telefone (62) 3091-5160 e páginawww.abrame.org.br.
– Por ocasião do 2º Simpósio Goiano de Medicina e Espiritismo e 2ª Jornada Médico-Espírita de Goiás, Marlene Nobre, presidente da AME-Brasil e da AME-Internacional, concedeu entrevista ao Diário da Manhã, periódico goiano.  Na reportagem, defendeu a necessidade da abertura aos estudos que englobam a esfera espiritual dentro da Medicina. Confira em:http://www.dmdigital.com.br/novo/?ref=dmsite#!/view?e=20120402&p=5.
– Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 20h, a AME-Goiás realizará a palestra “Epilepsia: Compreensão Neurológica e Espiritual” no Auditório da Federação Espírita do Estado de Goiás: Rua 1.133, 40, Setor Marista.
 
 Maranhão
São Luís – José Lauletta Neto coordenará o seminário “Enfermidades Mentais – numa visão físico-espiritual” neste domingo, 22 de abril, das 9h às 15h, no Salão de Palestras do CEHC – Centro Espírita Humberto de Campos.  Serão abordados os seguintes subtemas: Ansiedade generalizada, Depressão, Esquizofrenia, Pânico, Stress, Transtorno pós-trauma, Transtorno bipolar.  Informações pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com.
– Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE será realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Poderão participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE. O curso será em módulos e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A aula inaugural foi realizada no último sábado, 21 de abril. A programação completa é esta:
- 21 a 29/4 – Treinamento da Ferramenta com os participantes – secretaria;
- 2 a 31/5 – (1) Técnicas de Estudo, (2) Andragogia – Solange (aula presencial: 26/5);
1 a 30/6 – (3) Doutrina Espírita: Princípios Básicos e Tríplice Aspecto, (4) Movimento Espírita – Osmir (aula presencial: 30/6);
- 2 a 31/7 – (5) Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE: 5.1. Conceito, histórico, objetivos, consequências; 5.2. O coordenador, o monitor e o participante; 5.3. Implantação e Manutenção – Lucia (aula presencial: 29/7);
- 1 a 31/8 – (6) Planejamento de Aula: 6.1. Tipos de Planejamento; 6.2. Objetivos, conteúdos e avaliação; 6.3. Fontes de Consulta/Referências Bibliográficas – Ana Luiza (aula presencial: 25/8);
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno do Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs. 1. As datas dos encontros presenciais poderão ser alteradas para os últimos domingos de cada mês de acordo com preferência da maioria; 2. Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site.
2. O valor da inscrição é R$25,00 e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever na Federação Espírita do Maranhão (São Francisco), pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565. 
– A programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de abril é esta:
26 – quinta-feira – 19h30 – Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo – Alcina;
28 – sábado – 16h – Solidariedade e paz – Eunice.
Informações pelos telefones (98)3236-6468 ou 8117-7513, falar com Lourdes, ou pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – A SEED – Sociedade Espírita Ermance Dufaux (Rua Oscar Trompowisk, 810, Bairro Gutierrez) realizou o workshop “Depressão: como extrair dons preciosos dessa dor”, coordenado por Wanderley Oliveira, no último domingo, 15 de abril.  Informações pelo e-mailrelacionamento@wanderleyoliveira.com.br. 
– A AMEMG – Associação Médico-Espírita de Minas Gerais realizará todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, reunião pública de estudos.  O próximo encontro será no dia 26 de abril e os temas abordados serão: Obsessão: o endemoniado nazareno, com Lenilson Ferreira e Transtorno bipolar à luz da reencarnação, com Jaider Rodrigues. As reuniões são transmitidas pela TVCEI, canal 14, www.tvcei.com. 
– A Associação Médico-Espírita de Minas Gerais realizará o VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais no período de 31 de agosto a 2 de setembro, no Hotel Ouro Minas: av. Cristiano Machado, 4001. As inscrições estão abertas no site da AME-MG: www.amemg.com.brIdosos, estudantes e residentes têm 20% das vagas e pagam R$60,00 até o dia 30 de abril; profissionais de todas as áreas e demais pessoas pagam R$120,00 até o dia 30 de abril. Caso não consiga se inscrever no site, envie os seus dados (Nome completo, Nome para crachá, Endereço: (rua/av/nº/bairro/cidade e cep), Telefone fixo e celular, Data de nascimento, se acadêmico: qual a faculdade e período?; se profissional: qual a profissão e local de trabalho?) para o e-mailcongresso@amemg.com.br com o comprovante de depósito na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, conta corrente 1445-0, agência 2923, Op 003, em nome de Associação Médico-Espírita de Minas Gerais. 
Divinópolis – O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis terá como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”. O objetivo do evento é apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade. Poderão participar profissionais inseridos nos vários campos da saúde em geral, educadores, estudantes universitários, espíritas e simpatizantes das áreas temáticas ministradas. O evento será realizado no período de 15 a 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua do Cobre, 57, Bairro Niterói. As inscrições serão aceitas até o dia 11 de maio. O investimento é de R$80,00. O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário em nome de A.M.E. – Aliança Municipal Espírita, na Caixa Econômica Federal, agência 3221, conta corrente 279-2-Op. 003. Encaminhar junto com o comprovante de depósito original a ficha de inscrição para Rua Guaraci Carlos de Freitas, 603, Bairro Santa Clara, Divinópolis, MG, CEP: 35500-074 ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com. Assista ao filme publicitário no linkhttp://www.youtube.com/watch?v=dGiGOTIAABE. Informações com Lucas Milagre pelo telefone (37)8410-1025, no sitewww.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com.
Juiz de Fora – O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu.
Pedro Leopoldo  Na próxima quarta-feira, 25 de abril, das 20h às 22h, o Pelmae – Projeto de Estudos Lítero Musical da Arte Espírita – receberá o Grupo Meu Cantar para apresentar o tema “Ascensão” na Casa do Chico Xavier: Rua Pedro José da Silva, 67.  O evento é uma realização do Grupo Libertas. Informações no site www.pelmaepl.blogsot.com ou pelo e-mailpelmaepl@gmail.com.
 No próximo sábado, 28 de abril, das 20h às 22h, o Pelmae – Projeto de Estudos Lítero Musical da Arte Espírita – receberá Tim e Vanessa para apresentar o tema “Chamas” na Casa do Chico Xavier: Rua Pedro José da Silva, 67.  O evento é uma realização do Grupo Libertas. Informações no sitewww.pelmaepl.blogsot.com ou pelo e-mail pelmaepl@gmail.com.
Poços de Caldas – A Aliança Municipal Espírita de Poços de Caldas realizou o curso “Passes e visitação a lares” no último sábado, 21 de abril, no Centro Espírita União Fraternal.
Pouso Alegre – O Centro Espírita Amor e Humildade realizará neste ano o curso “A Doutrina Espírita e o século XXI”, e a programação prevista é esta: 20/5: A Missão dos Espíritas; 5/8: Mediunidade, e 7/10: O Século e o Homem, das 9h às 12h30. As inscrições custam R$5,00. Informações no blogcentroespiritaamorehumildade.blogspot.com ou pelo e-mailcentroespiritaamorehumildade@gmail.com.
Uberaba – Vem aí o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba. O evento será realizado em 29 de setembro de 2012 e as informações estão no site www.femeu.blogspot.com. Até lá, ouça o canal de músicas FEMEU:http://www.youtube.com/user/FEMEU1.
 
 Pará
Belém – A AME-Pará receberá na próxima quinta-feira, 26 de abril, às 19h30, Haroldo Moreira para tratar do tema “Terra – Um Planeta em Transição” no Auditório da União Espírita Paraense: Trav. Castelo Branco, 1272.
– No último domingo, 15 de abril, foi encenado no Teatro da Paz, o espetáculo “O semeador de estrelas”, com Renato Prieto e equipe. Para levar Renato Prieto para sua cidade entrar em contato com Célia Araújo (Xodó), produtora executiva da Pedrazul Produções, pelos telefones (21)3435-6515, 9515-0166, 7862-3326 ou pelo e-mail xodo69@terra.com.br ou no sitehttp://renatoprieto.wordpress.com
 
 Pernambuco
Recife – Frederico Menezes, Rosemeire Kiss, Lourenço Barros e Liszt Rangel coordenarão o seminário “O Espiritismo ante os problemas atuais” no próximo domingo, 29 de abril, das 8h30 às 17h30, no Auditório Tabocas – Centro de Convenções.  Informações pelos telefones (81)9620-5303 ou 9206-9643 com Cléo.  Os ingressos foram colocados à venda nos seguintes locais: Soesca (Cabo); Ceci Costa (Olinda); Auta de Souza (Ipsep); Batista de Carvalho (Jardim São Paulo); Paz, Luz e Harmonia (Barro); Peixotinho (Boa Viagem); Geap-Piedade (Jaboatão de Guararapes); Banca Espírita (Praça do Diário); Livraria Renascer (atrás o Cinema São Luiz); Livraria Luz e Vida (Olinda); Planeta Turismo (João Pessoa/RN e Campina Grande/Pb).  O evento será realizado em prol da Sociedade Espírita Casa do Caminho (Cabo) e do Núcleo de Apoio Cristão Casa do Caminho (Goiana/Pe). Informações no sitewww.nacca.com.br ou pelo e-mail nacca@nacca.com.br.
 – O VI Curso dinâmico-prático para educadores espíritas infanto-juvenis tem como tema central “A educação espírita através de uma nova proposta pedagógica” e foi encerrado neste domingo, 15 de abril, na sede da Comissão Estadual de Espiritismo.  Este curso será direcionado para as instituições das áreas geográficas 1, 2 (Centro do Recife, Encruzilhada, Espinheiro, Campo grande, Casa Amarela, Cajueiro, Agua Fria, Fundão, Arruda, Beberibe etc.), Ag3 (Casa Amarela, Nova Descoberta, Mangabeira, etc.) e Ag7 (Olinda) e Ag 10 (Paulista, Abreu e Lima, Igarassu etc.). Informações pelos e-mailscij.cee@gmail.comvirginiasolange@gmail.com ouvirginia_solange@hotmail.com
– Neste domingo, 22 de abril, Salomão Abdo Aziz Ismail fará uma palestra sobre o tema “Doutrina social do Espiritismo” na sede da Federação Espírita Pernambucana.  O evento é uma realização da Associação Jurídico-Espírita do Estado de Pernambuco – AJE-PE.  Informações pelo e-mailajepernambuco@gmail.com. 
– Na última segunda-feira, 16 de abril, Renato Prieto e elenco apresentaram a peça “O semeador de estrelas” no Teatro Guararapes. No dia 17 de abril, terça-feira, o elenco encenou o espetáculo “A morte é uma piada” no Teatro Luiz Mendonça.  Para levar Renato Prieto para sua cidade entrar em contato com Célia Araújo (Xodó), produtora executiva da Pedrazul Produções, pelos telefones (21)3435-6515, 9515-0166, 7862-3326 ou pelo e-mailxodo69@terra.com.br ou no site http://renatoprieto.wordpress.com
 A FEP – Federação Espírita Pernambucana e o Núcleo Investigadores da Luz realizam um seminário, coordenado por Cláudio e Iris Sinoti, neste final de semana, dias 21 e 22 de abril.  Informações no sitehttp://www2quatromaosdeluz.com.br
– O INTERMÉDIUM – 5º Fórum de Debates Sobre Mediunidade em Pernambuco terá como tema central “Mediunidade e a educação dos sentimentos” e será realizado neste final de semana, das 9h às 18h, no Teatro Beberibe – Centro de Convenções de Pernambuco. A programação completa é esta:
21 – sábado
9h: Mediunidade – Possibilidade de Autoconhecimento, com Iracema Lins (PE);
10h30: Intervalo;
11h: Mediunidade – Exercício de Humildade e Caridade, com Fátima Ferreira (MG);
12h30: Almoço;
14h: Mediunidade – Oportunidade de Transformação, com Pedro Camilo (BA);
15h30: Intervalo;
16h: Debates com todos os expositores.
22 – domingo
9h: Mediunidade e Obsessão – A Sintonia pelos Sentimentos, com Pedro Camilo (BA);
10h30: Intervalo;
11h: Mediunidade e Conflitos – A Busca do Equilíbrio, com Fátima Ferreira (MG);
12h30: Almoço;
14h: Pintura Mediúnica, com Jacques (PE);
16h30: Intervalo;
17h: Mediunidade e a Educação dos Sentimentos, com Carlos Pereira (PE) e Alexandra Torres (PE)
Informações pelos telefones (81)9729-2255 ou no blog www.intermedium-gespe.blogspot.com
– A Comissão Estadual de Espiritismo-PE comemorou os 155 anos de publicação de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" no dia 18 de abril, quarta-feira, no Centro Espírita Moacir – AG-03. Na ocasião foi realizada a palestra “A Importância d’ O Livro dos Espíritos no transcurso desse 155 anos”, com a oradora Iracema Lins do Grupo Espírita Percevere. Participação Especial do Grupo Musical Luz Divina. Informações no sitewww.espiricom.webnode.com.br
– O Centro Espírita Irmãos de Boa Vontade – CEIBV – envia sua agenda de palestras do mês de abril:
22 – domingo – 16h: Reencarnação: superação da culpa e perdão, com Francisco Rodrigues;
25 – quarta-feira – 20h: Reencarnação: evidências científicas, com Graça Maciel;
29 – domingo – 16h: Reencarnação da Nova Geração para um planeta de Regeneração, com Aldemir Neves.
As palestras são realizadas na sede do CEIBV: Rua Punã, 16, San Martin. Informações pelo telefone 3236-4928 ou no blogwww.irmaosdaboavontade.blogspot.com
– O II Seminário Irmãos da Luz terá como tema central “Quem sabe pode muito. Quem ama pode mais” e será realizado no dia 20 de maio, domingo, das 8h as 17h30, no Teatro Beberibe (Centro de Convenções de Pernambuco). A coordenação ficará a cargo de Francisco do Espírito Santo Neto e Silvio Romero. O evento é uma realização do INFIL – Instituto Fraterno Irmãos da Luz – e será realizado em prol da construção da sede do INFIL (Janga/Paulista). As inscrições estão abertas e restam apenas 150 vagas. Informações no site www.grupoinfil.blogspot.com 
– Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”.  Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blogwww.misteriosdaluz.blogspot.com. 
Moreno – No último domingo, 15 de abril, o Centro Espírita Nove de Outubro (CENO) realizou o seminário “Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”, coordenado por Alexandre Salsa. Informações pelo e-mailceno.elesp@hotmail.com.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O 9o Seminário Beneficente com Divaldo Pereira Franco, promovido pelo MAP – Movimento de Amor ao Próximo, terá como tema central “Oração, Meditação, Perdão, Autoperdão” e será realizado no próximo domingo, 29 de abril, das 9h30 às 13h30, no Citibank Hall: Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, via Parque Shopping, acesso Rampa Externa Par.  Informações no site www.map.org.br/divaldofranco ou pelos endereços eletronicos contato@map.org.br ou livraria@map.org.br
– O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU- UERJ) reúne-se todas as sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos estão centrados no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no site http://neu-uerj.zip.net/ 
– Evandro Noleto Bezerra trabalhará o tema “155 anos de O Livro dos Espíritos” no proximo sabado, 28 de abril, às 10h, na Federação Espírita Brasileira – sede seccional: Av. Passos, 30, são no 2o andar.  Informações pelo telefone (21)3078-4747. 
– O Instituto de Cultura Espírita do Brasil está com uma programação imperdível no ano de 2012. A aula inaugural foi realizada por Sérgio Thiesen que tratou do tema “Espiritismo e Medicina: um novo paradigma para o milênio – Reflexões e estudo de casos”. Na ocasião foi realizada uma apresentação musical com Anatasha Meckenna e Roberto do Teclado. O programa das aulas do mês de abril será encerrado no dia 28 de abril com os temas: Religião Espírita: Código de conduta; Amor ao Próximo; Revista Espírita 1858, com Zita Flora Almeida. Transmissão ao vivo aos sábados, das 13h30 às 17h, com um intervalo para o lanche. Acesse: tviceb.com.  
Araruama – Dalva Souza fará uma palestra sobre o tema “Andai enquanto tendes luz!” na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 20h, no Grupo Espírita Allan Kardec de Araruama: Rua Antônio Gonçalves Jardim, 313, Bairro Boa Perna.  No domingo, 29 de abril, em dois horários: 9h ou 14h, Dalva coordenará o seminário “Os caminhos da liberdade” na Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 385, Parque Hotel.  Informações pelo telefone (22)9905-7829, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com ou no blog www.nelioluzze.blogspot.com
– Na última sexta-feira, 20 de abril, Leila Brandão trabalhou o tema “O casamento ideal” no Centro Espírita Allan Kardec de Araruama. Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Armação de Búzios – Na última segunda-feira, 16 de abril, Leila Brandão fez uma palestra sobre o tema “A família nos tempos atuais” no Centro Espírita Chico Xavier.  Informações: blog www.nelioluzze.blogspot.com ou e-mailluzze_nelio@hotmail.com
Cabo Frio – No próximo sábado, 28 de abril, às 9h, Dalva Souza fará uma palestra sobre o tema “O amor e os laços de família” no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Jr, 90, Bairro União, Centro.  A expositora fará outra palestra sobre o tema “Amai-vos e instruí-vos”, no domingo, 29 de abril, às 18h, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Rua Teixeira e Souza, 448, Centro.  Informações pelo telefone (22)9905-7829, pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com ou no blog www.nelioluzze.blogspot.com
 O 2o Encontro de Música do CETJ será realizado no próximo sábado, 28 de abril, às 18h30, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Av. Teixeira e Souza, 448.  O evento contará com a participação de Gabriel Leite, Alex Rodriguez, Clarêncio e coral, Júlio, Cristiane e Victor, Oficina de música, Marcello Mello e Assunção, Júnior Vidal e Leandro e Renata.  Informações pelos telefones (22)2645-4468 ou no site www.cetj.org.br
– O Centro Espírita Trabalhadores de Jesus (Av. Teixeira e Souza, 448, Centro) comemora, neste mês de abril, 89 anos de fundação, e a programação de aniversario é esta:
22 – domingo – 18h: Tema Livre com Izaura Hart;
27 – sexta-feira – 20h: Musical espírita “Salve Kardec – o embaixador da luz” e lançamento do CD com Jaylton Costa e convidados no Teatro Municipal de Cabo Frio;
28 – sábado – 18h30: 2o Encontro de Música do CETJ;
29 – domingo – 18h: Amai-vos e instruí-vos, com Dalva Souza.
Informações pelos telefones (22)2645-4468 ou no site www.cetj.org.br. 
– Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual. 
– Leila Brandão fez uma palestra sobre o tema “O livre-arbítrio e o determinismo” no último domingo, 15 de abril, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus. Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com
Macaé – Lúcia Moyses coordenará o seminário “Evangelizando com Jesus” no próximo sábado, 28 de abril, às 15h, na Sociedade Espírita Bezerra de Menezes: Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros, Centro, Lar de Maria.  No domingo, 29 de abril, às 9h, no mesmo local, Lúcia coordenará o seminário “Educação, família e espiritismo”. Informações no blogwww.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
– A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com
– “O livre-arbítrio e o determinismo” foi o tema da palestra que Leila Brandão fez na última terça-feira, 17 de abril, no Centro Espírita Pedro.  A expositora trabalhou o tema “O casamento ideal” no dia 18 de abril, quarta-feira, no Lar Francisco de Assis. Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Niterói – O Núcleo Espírita Chico (Rua Comendador Antônio Augusto da Paz, 60, Piratininga) comemorará seu 2o Aniversário no dia 28 de abril, sábado, 17h, com uma palestra proferida por Júlio César da Silva.  Na ocasião também comparecerão Eurípedes Higino dos Reis, Neuza de Assis e do Grupo Vocal Casa Maria de Magdala.  Informações no site http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com
Nova Friburgo – A AME-Nova Friburgo realizará o Estudo dos Pensamentos de Joanna de Ângelis, com coordenação de José Henrique Rubim, no dia 24 de abril, terça-feira, às 20h, no Centro Espírita Fraternal: Rua Trajano de Almeida, 124, Paissandu. 
Petrópolis – O Evento Praça Florida de Livros foi realizado no período de 13 a 21 de abril em vários pontos da cidade e teve como tema central “Seja a Paz”.  A programação contou com a presença de Aloísio Silva, Cia. De Teatro da Umep, Lydiênio Barreto de Menezes, Enir Sattler, Marcus de Mário, Diane Kruger e Benno Fürmann, Márcio Simões, Marco Lazarinni, José Carlos Leal, Luís Carlos Ruíz Estribi, Carlos Gama, Roberto Quaresma, André Trigueiro.  O movimento espírita petropolitano vem se destacando por sempre promover eventos públicos e participativos, convidando a população a conhecer não só os cinco livros codificados por Allan Kardec – “O Livros dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese” –, mas também as obras psicografadas por médiuns como o mineiro Chico Xavier, o baiano Divaldo Pereira Franco, e os fluminenses José Raul Teixeira e Yvonne Pereira, entre outros autores do lado de lá e do lado de cá. A Praça Florida de Livros conta com a participação de todos os 18 centros espíritas adesos ao 3º CEU. 
Resende – Izaias Claro tratará do tema “Como superar a ansiedade” no próximo domingo, 29 de abril, às 10h, no Centro Espírita Flora de Araújo: Travessa Flora de Araújo, 35, Campos Elíseos.  Informação pelo e-maildudanessa@bol.com.br
 “Relações na Casa Espírita” foi o tema do seminário coordenado por Albucacys Mauricio no último domingo, 15 de abril, na Casa de Assistência Espírita Caminho da Esperança. 
Rio das Ostras – Leila Brandão fez uma palestra sobre o tema “O livre-arbítrio e o determinismo” no dia 19 de abril, quinta-feira, no Centro Espírita Suave Caminho. Informações: blog www.nelioluzze.blogspot.com ou e-mailluzze_nelio@hotmail.com
São Pedro da Aldeia – “Espiritismo, uma religião natural” será o tema da palestra ministrada por Dalva Souza no dia 28 de abril, sábado, às 20h, na Casa de Luz e Esperança: Rua Silva Jardim, 180, Campo Redondo. Informações pelo telefone (22)9905-7829, pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com ou no blog www.nelioluzze.blogspot.com
Saquarema – O Mês Espírita de Saquarema é realizado em abril e tem como tema central “O futuro é agora. Por que te deténs?”. A programação é esta:
- 23 – segunda-feira – 20h – Ide e levai a palavra divina, com Giovani Andrade no SEEPT: Av. Nossa Senhora de Nazareth, 925, Gravatá;
- 26 – quinta-feira – 20h – Ao encontro do Mestre, com Edmundo Silva, no SELACIS: Travessa Maria Nunes Costa, 10, Raia;
- 29 – domingo – Fechamento do mês espírita – Tema Central – 16h – André Cantarelli, no CEJE: Rua Capitão Nunes, 236, Bacaxá. 
– A programação comemorativa dos 21 anos da UCEAVE – União Cristã Espírita Amor e Verdade (Rua dos Funcionários, 1490, Boqueirão) – é esta:
22 – domingo – 12h30: Almoço Festivo – UCEAVE – 21 Anos;
26 – quinta-feira – 20h: “Perdão das ofensas”, com Sebastião Cadile;
28 – sábado – 9h: Estudo do Psiquismo; 17h: Psicopictografia.
 
 Rio Grande do Norte
Natal – O Teatro Alberto Maranhão reservou os dias 25 e 26 de abril, quarta-feira e quinta-feira, para que Renato Prieto e elenco encenem a peça espírita “O semeador de estrelas”.  Para levar Renato Prieto para sua cidade entrar em contato com Célia Araújo (Xodó), produtora executiva da Pedrazul Produções, pelos telefones (21)3435-6515, 9515-0166, 7862-3326 ou pelo e-mailxodo69@terra.com.br ou no site http://renatoprieto.wordpress.com.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos. Com isso, facilitando para o doador, será possível realizar as doações via Município ou Estado. Informações no site www.doeparacontemais.blogspot.com.
Caxias do Sul – A VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha terá como tema central “Reencarnação: ciência, religião ou ficção?” e será realizada nos dias 15 e 16 de junho, sexta-feira e sábado, no Teatro da UCS.  Os facilitadores serão Carlos Roberto de Souza Oliveira, Décio Iandoli Jr, Sérgio Lopes e Victório Luiz Turconi.  A Jornada é aberta ao público.  Os ingressos custam R$50,00, até 31 de maio.  Informações pelo telefone (54)3452-4472 ou no site www.ameserragaucha.com.br.
Ilópolis – No último domingo, 15 de abril, o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre realizará um Encontro Espírita com Salomão Jacob Benchaya, Milton Rubens Medran Moreira, Júlio Cezar Giacomini e Victor Emanuel Christofari, no Auditório do Museu do Pão.  O ponto culminante do encontro será a conferência pública proferida pelo economista Salomão J. Benchaya, Diretor de Estudos Espíritas do CCEPA, no auditório do histórico Museu do Pão, seguida de um debate com o público presente sobre a identidade, significado e consequências do conhecimento espírita. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos da Doutrina Espírita de Ilópolis. Informações pelo e-mail grupodeestudosespirtia@hotmail.com
Novo Hamburgo – No dia 20 de abril, sexta-feira, foi realizado o minisseminário “Transição Planetária” com Divaldo Pereira Franco, no Centro de Eventos da FENAC/NH: acesso pela Rua Três de Outubro. Informações pelo e-mail inscrição@umenovohamburgo.net
Pelotas – Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitehttp://www.sociedadevida.org/
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – Nos dias 14 e 15 de abril realizou-se o Curso de Edição de Vídeo promovido pelo Setor de Cinema da 4ª URE da Federação Espírita Catarinense – FEC.  Esse curso faz parte do Curso de Produção Audiovisual Espírita, que tem como objetivo principal incentivar a criação de núcleos audiovisuais nas Comunidades Espíritas do Estado, para que possamos registrar palestras e eventos importantes em DVD ou no Youtube.  Além disso, o Setor de Cinema está integrando todos os núcleos de audiovisual com o objetivo de fomentar a produção de filmes e documentários de cunho espírita, dando suporte técnico e profissional à todos os interessados.  Durante o curso, Marcelo Niess ensinou aos participantes as técnicas básicas de edição, como: aparar cenas, inserir fotos, colocar clipes em uma sequência, aplicar transições, aplicar efeitos especiais, acrescentar títulos e legendas, acrescentar trilha sonora e salvar para diversos formatos (Youtube, Celular, DVD ou Blu-Ray). Informações com Marcelo Niess pelos e-mails: marceloniess@hotmail.com ouaudiovisualespirita@hotmail.com.
São José – Está em cartaz a peça Tintino, baseada em livro psicografado por Chico Xavier e dirigida por Edmundo Cezar. A história acompanha um velho palhaço, que em sua profissão alegrou muita gente, sempre com humildade e sabedoria. Direcionado para o público infanto-juvenil, a história fala sobre onde o Espírito de Tintino foi parar – um mundo mágico e com muitos necessitados de alegria. A peça é encenada no Teatro Rodrigo D’Oliveira e as apresentações são às 15h, no Teatro Multiuso. A partir das 19h, adolescentes e adultos podem assistir à peça “O farol”, uma viagem psicológica, poética e emocionante aos sentimentos humanos. Os ingressos custam R$15,00 + 1 kg de alimento não perecível, ou R$30,00, a inteira, e R$15,00, a meia. Os ingressos podem ser adquiridos na Rua Prof. Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras ou na Livraria da Serte, Largo da Alfândega. Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3348-9267. 
 
 Sergipe
Aracaju – No dia 26 de abril, quinta-feira, às 20h, a médium Betânia Costa Leite profere palestra no Centro Espírita Casa da Fraternidade. Falará sobre “A paciência”, virtude que é diuturnamente exigida de todas as pessoas como instrumento de bem viver e, sobretudo, de bem agir em relação ao próximo, particularmente quando o cotidiano na sociedade tem sido conflitante e marcado pelo stress. A palestra é aberta ao público que pode fazer perguntas à palestrante, à rua Porto da Folha, 1236, bairro Cirurgia.
 – No período de 18 a 20 de maio, no Auditório do IFS, serão realizados a VI Jornada Médico Espírita de Sergipe e o 1º Simpósio do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier. Estão confirmadas as presenças de Marlene Nobre, Carlos Roberto de Souza, Carlos A. M. Santiago, Norma Alves de Oliveira, João Batista Cabral, Lisias Fontes e com as participações especiais do Coral Renault Volois, Cantora Lírica Silvana Galvão, Coral Infanto-Juvenil o GEFCX, Pianista Cleber Oliveira. Informações pelos telefones (79)9977-8083, 9972-2557, 3259-2463 ou pelos endereços eletrônicos amesergipe@yahoo.com.br,cabral@ade-sergipe.com.br ou pelo site www.ade-sergipe.com.br.
– Na última quinta-feira, 19 de abril, o teólogo Carlos Rocha proferiu uma palestra no Centro Espírita Casa da Fraternidade sobre o tema “Ressurreição e Reencarnação”.  A palestra enfocou aspectos polêmicos que ainda persistem envolvendo o tema. 
Itabaianinha – No período de 1º a 29 de abril, às 19h30, o Centro Espírita Deus, Luz e Caridade (Rua do Bonfim, 10) está promovendo uma série de palestras em comemoração aos seus 72 anos de fundação, cujo tema central é “Transição Planetária”. O evento conta com as presenças de Evaldo Campos, Maria Trindade, Hélio Augusto, Idair Montelli Reis, Rogério H Leite e Marli Mansini, Manoel Costa Neto, Cristina e Neto, Júlio César Freitas, Carlos Alberto Santiago e Jacob Melo. A programação é esta:
22 – domingo – A Parábola dos Trabalhadores da Última Hora – Júlio César;
22 – domingo – Mediunidade e Transição – Cristina e Neto;
25 – quarta-feira – Na Casa do meu Pai há muitas moradas – Carlos Alberto;
27 – sexta-feira – O Evangelho e o Futuro – Jacob Melo;
29 – domingo – A Cura Pelo Magnetismo – Jacob Melo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)
    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



    O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  3. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Arnaldo Ribeiro por seus comentários
    Abraços

    ResponderExcluir