a partir de maio 2011

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Movimento Espírita Brasileiro

MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

 Distrito Federal
Brasília – O Jornal Brasília Espírita lança em 2012 mais um Ciclo do Concurso “A DOUTRINA EXPLICA”. O concurso existe há 22 anos e tem como objetivo identificar ou incentivar novos escritores espíritas e está franqueado a todos os leitores do Jornal Brasília Espírita, aos frequentadores e trabalhadores voluntários de instituições espíritas brasileiras. O regulamento e o modelo de ficha de inscrição do concurso, bem como artigos de outros ciclos do concurso, publicados nas edições anteriores do jornal, estão disponíveis na página do Grêmio Espírita Atualpa: www.atualpa.org.br.  
– No dia 13 de abril, sexta-feira, foi realizada a estreia da coprodução Brasil/Estados Unidos “Área Q”. Estrelada pelo ator norte-americano Isaiah Washington, do seriado Grey´s Anatomy e dos filmes Romeu precisa morrer eTrue Crime, e pelos brasileiros Murilo Rosa e Tania Khalill, o longa-metragem traz para o grande público um suspense transcendental de ficção científica com uma abordagem espiritualista. O filme foi rodado em Los Angeles, Califórnia, e no interior cearense. Traz para o grande público um suspense transcendental de ficção científica com uma abordagem espiritualista. É baseado em uma extensa pesquisa sobre os relatos de avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs), contatos imediatos e abduções nas pequenas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no Ceará. A região é conhecida pelos inúmeros casos, muitos deles sem explicação científica, e que foram alvo de abordagens na imprensa nacional e internacional. “Área Q” conta a história de Thomas Mathews (Isaiah Washington), um conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. Seu chefe e amigo, Dylan, oferece a ele um projeto especial: o jornalista terá que investigar casos misteriosos, envolvendo contatos imediatos e até abduções. O único problema é que Thomas terá que viajar até o Ceará.
– Foi lançado no dia 6 de abril um novo blog espírita com temas relacionados com Espiritismo e o uso da Língua Portuguesa.  Eis o link:  http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/.  Visite e dê sua opinião.
– A 2ª edição da Mostra de Vídeos Espíritas TVCEI contará com exibição dos vídeos “Vozes do Grande Além”, “A Grande Viagem” e “Pai Nosso” e será encerrada neste domingo, 15 de abril, para os congressistas do 2º Congresso Espírita do DF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  No período de 20 a 22 de abril, na Comunhão Espírita de Brasília será realizada novamente.  Informações: www.tvcei.com
– O 2º Congresso Espírita do Distrito Federal tem como tema “Terra: a hora da regeneração” e será encerrado neste domingo, 15 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  Affonso Soares, Alberto Almeida, André Luiz Peixinho, Haroldo Dutra Dias e Sandra Maria Borba Pereira são alguns dos expositores convidados.  O evento conta com palestras, atividades culturais e programação especial para o público jovem.  Informações na páginahttp://2congressoespiritadf.wordpress.com/
– Os jovens de 13 a 21 anos poderão participar de uma versão, especialmente planejada pela Diretoria de Infância e Juventude da Federação Espírita do DF, do 2º Congresso Espírita do Distrito Federal.  As atividades destinadas às crianças ocorrerão apenas neste domingo, dia 15, das 8h30 às 13h. Mais informações podem ser obtidas com Gabi pelo telefone (61)92583447 ou nos seguintes endereços eletrônicos: vaz456@yahoo.com.br oudij2congresso@fedf.org.br. Acesse o blog do Congresso e confira:http://2congressoespiritadf.wordpress.com.
– Durante o II Congresso Espírita do Distrito Federal será realizado o evento “Mix social espírita” no Centro de Convenções de Brasília, neste domingo, dia 15 de abril, das 8h30 às 13h. As instituições participantes cumpriram os seguintes critérios: (1) Desenvolvimento de programas de geração de renda e emprego junto aos usuários da assistência e promoção social; (2) Busca de redes e parcerias com outras instituições espíritas e sociais para o fortalecimento de trabalhos socioeducacionais e de utilidade pública/social visando ao crescimento moral/espiritual da pessoa em uma perspectiva integral; (3) Projetos e iniciativas sociais originais, criativas e promocionais, que facilitem o desenvolvimento da cidadania e a prevenção em situações de risco, como a violação de direitos humano-sociais e civis; (4) Colaboração com as despesas de material de consumo, equipamentos e aluguel do espaço disponibilizado no centro de convenções, conforme as condições de cada instituição (custos baixos); (5) A instituição deverá manter sua equipe de trabalho durante a realização do evento nos dias definidos junto à diretoria de assistência e promoção social espírita.  Informações para os e-mailsfrassinetegalvao@yahoo.com.brmaria.ferreira@tst.jus.br eadelitachaves@gmail.com.
– Está disponível nas lojas e livrarias o DVD com o filme sobre a vida de Jan Huss, com Extras especiais, como "Allan Kardec em Paris, Jan Huss em Praga”, produzido pela Versátil Vídeo Spirite, que tem à frente nosso confrade Oceano Vieira de Melo. O DVD tem mais de uma hora de duração. Outro lançamento importante é o segundo volume de Lindos casos de Chico Xavier contados por seus amigos, coleção em embalagem especial com 4 DVDs.  
– Estão disponíveis gratuitamente na internet alguns Manuais muito úteis ao Dirigente Espírita. São eles: (1) Formação e reciclagem do Aplicador Espírita na Área do Passe; (2) Manual para organização de Eventos Espíritas Nacional e Internacional e o (3) Manual para preparação do Orador Espírita. Estes manuais foram desenvolvidos por Elsa Rossi e vêm servindo de apoio a diversos centros espíritas da América do Sul, Europa, Austrália e outros. Alguns títulos em italiano, francês, espanhol, inglês podem ser encontrados em diversos websites que os disponibilizam gratuitamente em diversos idiomas, ou direto com a federativa de cada país. Mais informações no site www.elsarossi.com ou pelo e-mail claudiawerdine@hotmail.com.  
– A 2ª edição do Festival de Cinema Transcendental (26 a 29 de março) contou com exibição de filmes abordando o gênero voltado para a solidariedade e religiosidade.  Área Q, lançado nacionalmente no dia 13 de abril, e E A Vida Continua..., de Paulo Figueiredo (diretor) e Oceano Vieira de Melo (produtor), participaram da programação que contou, ainda, com premiação de curta-metragem. Entre os vencedores do evento, Victor Hugo Silva recebeu destaque com o curta “Mediunidade Descoberta”.  Paulo Figueiredo e Oceano de Melo que lançarão a obra cinematográfica citada, baseada do livro ditado por André Luiz e psicografado por Chico Xavier, em agosto, estiveram presentes no último dia de espetáculo, juntamente com o presidente da FEB, Nestor João Masotti, e o vice-presidente Antônio Cesar Perri. 
Águas Claras – A Escola de Formação de Trabalhadores Espíritas é um estudo sistematizado e sequencial da Doutrina Espírita, visando à formação do trabalhador espírita para os diversos setores do Centro Espírita, bem como à apresentação do Espiritismo aos que chegarem à Casa Espírita vindos de outras religiões ou não. Informações com Alexandre Magno, pelos telefones (61)9694-4899 (Vivo), 9116-5051 (Claro), 8598-3432 (Oi), 8220-9077 (Tim), 3401-2653 (FEBOS) ou visite os sites www.ocentroespirita.com ewww.febos.org ou, ainda, pelo e-mail alexandre@febos.org.
 
 São Paulo
Capital – Raul Teixeira prossegue com seu tratamento, acompanhado constantemente por fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Faz visitas regulares a seu médico e seu estado geral vem apresentando melhoras graduais. Tem ido a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade semanalmente para receber passes, quando pode abraçar alguns dos amigos presentes, pertencentes às equipes de trabalho. Sua disposição prossegue firme, atendendo de forma disciplinada às orientações médicas e realizando com regularidade os exercícios que lhe são passados no sentido de recuperar a fala e o movimento do membro direito. Quando a oportunidade permite, continuam sendo transmitidos ao nobre amigo os abraços e os votos de recuperação endereçados pelas pessoas, o que o deixa sempre muito feliz. Mais informações sobre Raul podem ser obtidas no site da SEF – http://www.sef.org.br/. 
– Nahon Castro coordenará o seminário “As dores e os prazeres da alma à luz da Doutrina Espírita” neste domingo, 15 de abril, às 9h, no Centro Espírita Benção de Paz: Rua Lutécia, 679, Vila Carrão.  Na quarta-feira, 18 de abril, às 20h, o expositor coordenará o seminário “Felicidade sem culpa?” no Grupo Espírita Pescadores do Amor: Rua São Felix do Piauí, 995, Itaquera. 
– O Grupo Vocal Reencontro se apresentará neste domingo, 15 de abril, às 9h, na Casa Espírita Reencontro: Rua Comandaí, 87, Vila Penteado. Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.br ou no link http://mei-reencontro.blogspot.com. 
– A Federação Espírita do Estado de São Paulo convida as Mocidades, Educadores Espíritas e o público em geral para o grande Simpósio sobre Drogas que será realizado no neste domingo, 15 de abril, das 9h às 18h, com intervalos para café e almoço, na sede central da FEESP: Rua Maria Paula, 140, Auditório Bezerra de Menezes. O evento será coordenado por Vilson Disposti e Paulo Pio e haverá tempo para um debate com a plateia.  
– Na próxima terça-feira, 17 de abril, às 14h30, será realizado um Chá Beneficente no Centro Espírita A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Água Rasa.
– José Reis Chaves fará a palestra “A face oculta das religiões” na próxima quinta-feira, 19 de abril, no Centro Espírita Nova Era: Rua Martim Afonso, 78, Casa 6, Belenzinho.  O expositor fará a mesma palestra na sexta-feira, 20 de abril, no Manoel Bento, Bairro Santana.  No próximo domingo, 22 de abril, às 9h, José Reis fará uma palestra sobre o tema “Presença espírita na Bíblia” no Centro Espírita A Caminho da Luz: Avenida Sapopemba, 662, Água Rasa.  No mesmo dia, o orador fará a mesma palestra no Núcleo de Assistência Social Casa da Esperança.  Saiba mais sobre o orador, acessehttp://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/01/focalizando-o-trabalhador-espirita-124.html. 
– O Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade será realizado no dia 18 de abril, quarta-feira, das 18h30 às 20h, no Anfiteatro Jandira Masur: Rua Botucatu, 862, Vila Clementino.  O expositor convidado é Acary Souza Bulle Oliveira que tratará do tema “Doenças raras e espiritualidade”.  O evento é uma realização da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e do Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade – NUSE. 
– O Grupo de Estudos da Associação Jurídico-Espírita Paulista promove reuniões nas terças-feiras, mensalmente.  O próximo encontro será no dia 17 de abril, às 20h, no Centro Espírita “Amor e Paz”: Rua Oscar Porto, 77. O coordenador é Eduardo Ferreira Valério.  Informações pelo e-maileventos@ajesaopaulo.com.br
– O Tradicional Chá Beneficente do Centro Espírita A Caminho da Luz em prol do Recanto do Idoso Nosso Lar será realizado na próxima terça-feira, 17 de abril, às 14h, na CENLEP – Escola Profissionalizante: Av. Regente Feijó, 1000, Tatuapé, em frente ao Shopping Anália Franco.  Está incluso no convite: salgados, doces, chá, água e duas cartelas para os sorteios.  Informações na secretaria do CEACL: Av. Sapopemba, 648, Água Rasa, telefone (11)2965-0317. 
– Na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 20h, será realizada uma palestra com Maria Aparecida Sabolesk sobre o tema “Jesus”, no Centro Espírita Irmã Ângela: Rua do Grito, 165, Ipiranga.  Informações no sitewww.luzespirita.org.br
– O NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus – promove o Curso “Espiritismo segundo a visão científico-filosófica”, com coordenação de Pedro Nakano. O curso tem a duração de 14 aulas, e o término está previsto para o dia 28 de junho. As aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h, na nova sede do NESJ: Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde. Podem participar dirigentes de casas espíritas, expositores, estudiosos e pesquisadores. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11)3858-0164. Informações nos sites www.segueajesus.org.br ou www.ccdpe.org.br ou pelo e-mail nucleoesj@gmail.com.
– A agenda de palestras do mês de abril do Centro Espírita “Maria Benta” (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara) é esta:
- 2 – segunda-feira – 20h – Roberto de Carvalho – Importância do Perdão – Harmonização musical com Itamar Santiago;
- 9 – segunda-feira – 20h – Luiz Roberto Rigby – Maria Madalena – Harmonização musical com Itamar Santiago;
- 16 – segunda-feira – 20h – Allan Vilches – O Homem de Bem – Harmonização musical com Camila Andrade;
- 23 – segunda-feira – 20h – Marco Antônio Maiuri – Reformulação de Pensamentos – Harmonização musical com Itamar Santiago;
- 30 – segunda-feira – 20h – Paulo José de Freitas – Exibição de Filme – Harmonização musical com Itamar Santiago.
Informações pelo telefone (11)5012-4474 ou pelo e-mailjrezala@terra.com.br
– O CCDPE-ECM – Centro de Cultura, documentação e pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro – promove os Cursos de Esperanto: Básico e Avançado. Começam nos meses de março e maio de 2012, cursos da língua internacional Esperanto, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16. Os cursos têm como objetivo trabalhar a compreensão e pronúncia em nível pleno e conversação em nível intermediário, assim como oferecer conhecimentos de história da língua e desenvolver nele habilidades e competências de multiplicador. A duração do Curso Básico será de 103 horas e do Curso Avançado, de 130 horas, com duração de dois semestres. O curso básico terá duas opções de horário: as terças e quintas, das 20h às 22h, ou aos sábados, das 13h30 às 18h. Haverá aulas teóricas e de conversação, assim como atividades culturais para melhor assimilação do conteúdo. Informações pelos telefones (11)5072-2211 ou 3926-0500.  
– O Grupo Assistencial Sem Fronteiras Eurípedes Barsanulfo (Rua Frei Durão, 579, Ipiranga) convida para as palestras públicas do mês de abril:
5 – quinta-feira – Mara Cristina: Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos;
12 – quinta-feira – Américo Sucena: Reencarnação de um piloto da 2a Guerra Mundial;
19 – quinta-feira – Alcir Tonoli: Reencontro de almas;
26 – quinta-feira – José Carlos: Palestra Musical.
Informações pelo telefone (11)2579-1375. 
– O Instituto Fraternal de Laborterapia – IFIL – realiza a 114a Turma do Curso “Prevenção e orientação sobre alcoolismo e outras drogas”. Os horários das aulas são: quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 12h. As aulas são ministradas na sede do IFIL: Rua Santo Amaro, 244, Bela Vista, próximo ao Metrô Anhangabaú. A programação das próximas aulas é esta:
18/4 – Palestra: Terapia familiar sistêmica, com Alessandra;
25 e 28/4 – Sinais e sintomas que antecedem na recaída, com Alexandre;
2 e 5/5 – A importância da família na dependência química, com Ronaldo;
9 e 12/5 – Família: codependência, com Luciane;
16 e 19/5 – A espiritualidade, com Maria Tereza;
23 e 26/5 – Ajuda voluntária, com Leila Matta;
30/5 e 2/6 – Os doze passos e a espiritualidade, com Adão Nonato;
16/6 – Técnicas de entrevista, com Alda; Entrega dos certificados.  
– O Curso “Saúde Mental de Corpo e Espírito” consta de aulas ministradas por Sérgio Felipe de Oliveira nos dias: 5 de maio, 2 de junho, 7 de julho, 4 de agosto, 1º de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 1º de dezembro, aos sábados, das 14h às 18h. O curso é voltado para Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Profissionais de Saúde em geral, Religiosos, estudantes universitários (categoria especial) e interessados, e é realizado na sede da Uniespírito: Rua Paulo Orozimbo, 916, Aclimação. Este curso também será ministrado na modalidade EAD. Haverá um Workshop presencial dirigido aos alunos do EAD no dia 2 de novembro, das 14h às 18h, sexta-feira, Feriado de Finados. Além disso, a Uniespírito promoverá um Curso Presencial para Médicos sobre o tema “Escola de Aperfeiçoamento Médico da Uniespírito”. Os conteúdos estudados serão: Grupo Balint – Medicina e Psiquiatria psicodinâmica; Processos de Transferência e contratransferência; Seminários Temáticos: Epistemologia / Semiologia / Axiologia / Terapêutica; Reuniões Clínicas: casos paradigmáticos; Ambulatório didático: conhecendo o paciente – desenvolvendo a clínica, acompanhamento da casuística do Pineal-Mind Instituto de saúde e Protocolo de Medicina e Espiritualidade do HC-FMUSP; Estudo Dirigido: material em DVD; Apoio e desenvolvimento pessoal: com a Equipe de Psicologia do Pineal-Mind Instituto de Saúde. Informações pelos telefones (11)3209-5531 ou 3209-5371, no site www.uniespirito.com.br ou pelo e-mail faleconosco@uniespirito.com.br
– A Campanha permanente do Conselho Federativo Nacional da FEB “O Evangelho no Lar e no Coração” tem reforço continuado com o “Programa de Lançamento da Campanha mais que envolvente”. Objetivos: Finalidades e Importância, Planejamento estratégico da Campanha, Peças de divulgação, Cartaz (pôster), banner, Folder (coraçãozinho) frente, Folder (coraçãozinho) miolo, Funções dos Órgãos de Unificação, Funções dos Centros Espíritas, Distribuição de material promocional, Ícone gráfico da Campanha, Recinto Doméstico, Anúncios de sustentação, Natal combina com o Evangelho no Lar e no Coração. Uma Campanha mais que Envolvente. Amplie o bem que existe em você. Participe, faça e ensine a fazer. Apoio: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (www.usesp.org.br). Informações com Luiz Cláudio da Silva pelo e-mail evangelhonolar@usesp.org.br ou pelos telefones (11)9246-0296 e 8264-1090 ou no link http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1104.  
– A Arte Poética Castro Alves promove o 22º Concurso de Poesia com Temática Espírita. O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012. Endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia, a informação do local da festa e da entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô. Acesse:http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html, para saber mais.  
– A programação dos cursos que serão realizados no Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) é esta:
- Estudo dinâmico do Evangelho – 20 de abril e 4 de maio, às 20h;
- Trajetória evolutiva da criação divina: 18 e 25 de maio, 1 e 15 de junho, às 20h;
- Curso para Entrevistadores e trabalhadores do salão: 29 de junho, às 20h;
- Filosofia Espírita: 3, 10, 17 e 14 de agosto, às 20h.
Informações com Wania, telefone (11)9717-9040 ousecretariasa@scibirapuera.com.br
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo/USE – em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro – convida os dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas para o curso de Gestão de Centro Espírita. O curso será iniciado no dia 12 de maio, sábado, às 8h30, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435, estação do metrô Praça da Árvore. Informações pelo telefone (11)5072-2211. O curso será dado nos segundos e quartos sábados do mês, exceto junho e setembro, em que as aulas serão nos terceiros sábados, em virtude do feriado prolongado. Os encontros terão 4h15 de duração cada aula. A recepção será às 8h. Os facilitadores serão: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar e José Antônio Luiz Balieiro e a coordenação ficará a cargo de Julia Nezu. As inscrições só podem ser realizadas pelos e-mails use@usesp.org.br ejulianezu@terra.com.brInformações pelos telefones (11)5072-2211 ou 2950-6554. A taxa de colaboração é de R$20,00 por mês, durante 6 meses, para manutenção do local e lanche nos intervalos. O curso é apostilado e acompanha diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso. Visite os sites www.ccdpe.org.br ou www.usesp.org.br. 
– Na última quarta-feira, 11 de abril, Rosangela Pires fez uma palestra sobre o tema “Sede perfeitos – o modelo e os esforços” no Lar Espírita Caminho da Verdade.  A expositora tratou do tema “A família sob o olhar de Santo Agostinho” no dia 14 de abril, sábado, no Grupo Espírita Manoel Bento. 
– A AMA – Associação dos Amigos dos Autistas realizou o curso “Atividades da vida diária”, facilitado por Camila Soares e Edna Soares, no último sábado, 14 de abril. 
– A Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes realizou no último final de semana, 7 e 8 de abril, o Encontro Fraterno Auta de Souza, que teve como tema central “Família no século XXI – ordem ou desordem?”, com vários subtemas, todos tratando da família e seus conflitos.  Informações no site www.abrigobezmenezes.org.br ou pelo e-mailencontrofraternobezerrademenezes@hotmail.com
– No período de 2 a 14 de abril a Instituição Beneficente A Luz Divina promoveu o seu 26º Simpósio Espírita com temas de grande interesse à Comunidade Espírita.  A programação completa foi esta:
2 – segunda-feira – Maria de Lourdes Rigon: Jesus o maior pedagogo da humanidade;
4 – quarta-feira – Cleide M. Tagliaferri: A didática de Jesus;
7 – sábado – Hilda Maria F. de Paula: A educação do trabalhador espírita;
9 – segunda-feira – Stella Maris Petitto de Assis: A doutrina espírita e seus postulados;
11 – quarta-feira – Vera Cecilia A. Borges: Educação Mediúnica;
14 – sábado – Emília C. Perez: Educação religiosa.
Informações no site http://www.aluzdivina.org.br/index.asp
Águas de Lindoia – O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realiza neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”. As aulas ocorrem aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h às 11h30). O término está previsto para 8 de julho. Os cursos são realizados na Avenida Monte Sião, 709. Informações pelo e-mail miltonfelipeli@ig.com.br.
Araçatuba – As palestras públicas programadas para o mês de abril na Aliança Espírita “Varas da Videira” (Rua Bernardino de Campos, 363, Centro) são estas:
20 – sexta-feira – 20h – A fé transporta montanhas, com Luiz Carlos Rocha;
27 – sexta-feira – 20h – Os trabalhadores da última hora, com José Sylvio Nobre Módena.
Araraquara – André Luiz Rosa fará a palestra “Você tem medo dos Espíritos?” no domingo, 15 de abril, às 9h, na Sociedade Beneficente Obreiros do Bem: Rua Itália, 1935, Centro.  O expositor fez uma palestra sobre o tema “A morte é mesmo uma piada!” no dia 13 de abril, sexta-feira, na União Espírita Paschoal Grossi.  No último sábado, 14 de abril, o expositor tratou do tema “Não espere mais: seja feliz agora!”, na Sociedade Espírita Kardecista “O Consolador”.  
– A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo Araraquara – realiza suas reuniões no último sábado de cada mês, na sede da UNIARA – Prédio principal, Bloco B, sala 4.  O último encontro foi realizado no dia 14 de abril, sábado e, dessa vez, foi realizada uma sessão de Cine-debate com o tema "A justiça".  O debate foi dirigido por Luiz Henrique Pacini Costa. O coordenador foi Raul de Mello Franco Júnior. Informações pelo e-mail: araraquara@ajesaopaulo.com.br
Avanhandava – A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Tibiriçá, 522) é esta:
4 – quarta-feira – 20h – Viver com sabedoria, com Agnaldo Paviani;
11 – quarta-feira – 20h – Reencarnação, a misericórdia de Deus, com Marcos Vianna;
18 – quarta-feira – 20h – Caminhando com Jesus, com Marco Antônio de Sousa;
25 – quarta-feira – 20h – Rabi, onde moras?, com Reginaldo Teixeira de Sá.
Barra Bonita – No último sábado, 14 de abril, foi realizado um evento comemorativo dos 25 anos do Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes. O evento contou com a participação de Orson Peter Carrara, Ismael Batista da Silva, Jamiro dos Santos Filho e participação musical de Murilo Altafine.  Informações pelo telefone (14)9768-3169. 
Bauru – O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br. 
 Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o linkhttp://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita. 
– A partir da última segunda-feira, 9 de abril, as novelas da Rádio Ceac voltaram. A primeira: “Violetas na janela”, às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários das 9h, 13h e 17h. Serão 5 capítulos seguidos, em cada programa. Em seis semanas, toda a história do retorno de Patrícia ao plano Espiritual. Informações no site www.radioceac.com.br
– Orson Peter Carrara fez uma palestra sobre o tema “O Dever”, na última sexta-feira, 13 de abril, no Centro Espírita A Serviço do Mestre. Informações pelo e-mail sueli.delatin@policiacivil.sp.gov.br
– O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições. As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação é esta: 14 e 28 de abril, 19 de maio, 16 e 30 de junho, 28 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mailusebauru@terra.com.br
Campinas – O 2º CONJURESP – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE/SP – terá como tema central “Direitos constitucionais e Espiritismo” e será realizado no Hotel Nacional Inn. O início está previsto para o dia 7 de junho, às 15h, sendo o término no dia 9 de junho, às 14h. A inscrição para associados custa R$80,00 (profissionais) e R$40,00 (estudantes); para não Associados custa R$160,00 (profissionais) e R$80,00 (estudantes). Já estão confirmados os seguintes expositores: Alysson Leandro Mascaro; Décio Iandolli Jr.; Dora Incontri; Eduardo Ferreira Valerio; Luciano Alencar da Cunha; Maria Odete Duque Bertasi. O congressista que participar de 70% das atividades receberá certificado, com carga horária de 18 (dezoito) horas/aula. Mais informações no sitehttp://www.ajesaopaulo.com.br/conjuresp/ 
– A USE Campinas convida você para o seminário “Gigantes do Espiritismo”, que será coordenado por Therezinha Oliveira, Clayton Levi, Orson Peter Carrara e Jane Martins.  Será um dia de fraternidade e de estudos doutrinários, em torno da biografia de grandes vultos de nossa doutrina.  É necessário inscrever-se antecipadamente, pois as vagas são limitadas e o seminário é gratuito.  O evento será realizado no dia 21 de abril, sábado, das 8h às 17h, no Ginásio do Educandário Eurípedes.  Os organizadores alertam que o Evento não comporta a participação de crianças. Informações e inscrições no link
http://www.usecampinas.com.br/eventos/gigantes-do-espiritismo. 
– A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo Campinas – promove reuniões duas vezes ao mês, sempre aos sábados, das 10h às 11h30. O próximo encontro será no dia 28 de abril e os temas serão: Tema Espírita: O Livro dos Espíritos, Introdução, Item 17 – "A Doutrina e as obras de Deus”. Tema Jurídico: A Autoria, Coautoria, Participação e Execução sob a visão Espírita.  As reuniões são realizadas na Rua Dona Presciliana Soares, 58, Cambuí, e o coordenador é Carlos de Paula. Informações pelo e-mail campinas@ajesaopaulo.com.br
– No 2º Conjuresp os congressistas poderão participar através do envio de teses, conforme regulamento abaixo, que, se aprovadas, serão devidamente apresentadas e eventualmente publicadas. (1) As teses deverão, de qualquer forma, amoldarem-se ao tema central do evento: Direitos Constitucionais e Espiritismo; (2) As teses deverão conter, necessariamente, o nome do autor ou autores, a síntese da proposição e sua fundamentação, em até 8 (oito) páginas; (3) Para a tese ser eventualmente publicada e apresentada no evento deverá atender aos seguintes requisitos: adotar o formato A4, fonte Times New Roman 12, observadas as seguintes margens: superior 2,5cm, inferior 2,5cm, direita 2cm; esquerda 3cm; ter até 8 (oito) páginas, devendo conter: título, nome do autor, síntese da proposição, exposição ou justificativa e conclusão objetiva. A tese deverá ser encaminhada via e-mail, para 2conjuresp@ajesaopaulo.com.br, até o dia 10 de maio. As teses aceitas para apresentação serão publicadas até o dia 25 de maio. 
Cubatão – A 34a COMELESP – Confraternização de Mocidades Espíritas do Leste do Estado de São Paulo – foi encerrada no último domingo, 8 de abril, e teve como tema central “Mediunidade”.  Mais informações no blog primeiraassessoria.blogspot.com. 
Franca – O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br
– Estão abertas as inscrições para o 15º Congresso Estadual de Espiritismo que será realizado no período de 28 de abril até 1º de maio de 2012, na Escola Pestalozzi: Rua José Marques Garcia, 197. O Congresso tem o objetivo de aproximar os espíritas e as sociedades espíritas do Estado de São Paulo, bem como a união e aproximação do Movimento Espírita com a finalidade de incentivar o estudo e a difusão da Doutrina Espírita, além de atualização e planejamento de atividades futuras. O evento é promovido e realizado pela USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), com o tema "Solidariedade – outra forma de conhecer", que será desenvolvido através conferências de Divaldo Pereira Franco (Salvador-BA) e José Raul Teixeira (Niterói-RJ), e pelos âncoras responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos do tema central: Alberto Ribeiro Almeida, (Belém-PA), André Luiz Peixinho (Salvador-BA), André Trigueiro (Rio de Janeiro-RJ), Antônio César Perri de Carvalho (Brasília-DF). A Comissão Orientadora e Facilitadora sobre os conteúdos (seminários e conferências) do tema central é formada por: Adalgiza Campos Balieiro, Adolfo de Mendonça Junior, Cleber Novelino, João Thiago Garcia e Júlia Nezu de Oliveira. Cada âncora terá 180 minutos para desenvolver seu módulo, nos seguintes dias: domingo, 29 de abril, de manhã e à tarde, segunda-feira, 30 de abril, à tarde; terça-feira, 1º de maio, de manhã. Divaldo Pereira Franco fará a conferência de abertura no sábado à noite, 28 de abril. Caberá a André Luiz Peixinho, a conferência conclusiva do tema central, na terça-feira de manhã, 1º de maio. As duas conferências serão abertas ao público, as demais atividades serão somente para congressistas. Na manhã de segunda-feira, 30 de abril, serão apresentadas oficinas dos departamentos da USE e Instituições convidadas, como AJE, ABRAPE, LIGA DE PESQUISADORES, GRUPO BOA NOVA, CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL, CONSELHO ESPÍRITA INTERNACIONAL, ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA, entre outros. Na programação ainda haverá espaços para Arte e Cultura, convivência, práticas do Celeiro e um passeio histórico, nas tradicionais instituições espíritas da cidade como Centro Espírita Esperança e Fé, Fundação Espírita Judas Iscariotes, Hospital Allan Kardec, Idefran, Sede da USE/Franca, e outros. Espíritas ilustres como Eurípedes Barsanulfo, José Marques Garcia, Tomás Novelino e Agnelo Morato serão homenageados. O convite a participar está aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser realizadas no Idefran, ou através do site www.usesp.org.br. No ato da inscrição será recolhido um bônus de R$80,00 (oitenta reais) a ser devolvido em livros, vídeos, CDs etc., na Livraria da USE durante os dias do congresso. Ficha de inscrição está inserida no jornal Dirigente Espírita e a disposição nos órgãos de unificação. Mais informações no site www.usesp.org.br ou pelo e-mail congresso@usesp.org.br 
– As reuniões da Associação Jurídico-Espírita de Franca são realizadas no primeiro sábado de cada mês, em continuidade à obra “Direito e Espiritismo” da AJE-SP. No entanto, excepcionalmente no mês de abril, a agenda será alterada: o Núcleo se reunirá no 15º Congresso Estadual de Espiritismo que será realizado no período de 28 a 30 de abril, na Escola Pestalozzi: Rua José Marques Garcia, 197. No evento, será apresentada uma oficina com o tema “Conciliação: possibilidades e limites, como ajudar o próximo diante do conflito familiar”. Os coordenadores serão Donaldo de Assis Borges e Rogério Barbosa de Castro. Informações no e-mail franca@ajesaopaulo.com.br.
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mailcontato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site:http://www.cdcjesusdenazare.com.br.
Garça – O 1º Ciclo de Palestras está sendo realizado pela USE Intermunicipal de Garça no período de 2 a 26 de abril, sempre às 20h. A programação é esta:
- 16 – segunda-feira – CEFEAC Irmão Filomeno: Rua Martin Afonso de Souza, 171, Vila Araceli – Agrício Antonio de Almeida: “Para ser feliz”;
- 23 – segunda-feira – 19h30 – Salão do Clube da Terceira Idade – Filme: “O Sexto Sentido”;
- 26 – quinta-feira – Centro Espírita Caminho de Damasco: Rua Gabriela, 178, Bairro Labienópolis – Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira: “Caminho, Verdade e Vida”.
Guarulhos – O Chá Beneficente da Instituição Allan Kardec Alice Pereira será realizado neste domingo, 15 de abril, às 15h, na sede a IAPAK: Rua Ipacaetá, 51, Jardim Presidente Dutra. Para participar é só trazer a família e uma roupinha de bebê nova que será destinada ao “Projeto Aconchego Materno”. Os organizadores aceitam doações de carrinhos, berços, mamadeiras, roupinhas etc. Informações pelo e-mail cida.diuse@yahoo.com.brou pelo telefone (11)3464.4478. 
 Rosangela Pires tratará do tema “Motivação & sustentação emocional” na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Casas André Luiz: Rua Vicente Melro, 349, Vila Galvão.  
– As palestras do mês de abril, Aniversário do Centro Espírita Joanna de Ângelis (Rua São Manoel, 567, Vila Rosália), são estas:
15 – domingo – 15h – Pintura mediúnica; 19h – Lourdes Carolina Gagete: Aborto à Luz do Espiritismo;
17 – terça-feira – 20h – Celso Santos: Palestra Musicada;
19 – quinta-feira – 20h – Wanyr Cassia: Muitos os chamados e poucos os escolhidos;
22 – domingo – 19h – Fábio Souza: Tempo e nós;
24 – terça-feira – 20h – Spério Faccioni Jr: As obras da Codificação;
26 – quinta-feira – 20h – Ivan da Cunha: A Fé transporta montanhas;
29 – domingo – 19h – João Alberto Teodoro: Um Amor Diferente.
 No próximo sábado, 21 de abril, José Reis Chaves fará uma palestra sobre o tema “Presença espírita na Bíblia” no Centro Espírita Discípulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 1.  Saiba mais sobre o orador, acesse http://ismaelgobbo.blogspot.com.br. 
 A programação de palestras do mês de abril do Centro Espírita Semeadura de Jesus (Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192) é esta:
16 – segunda-feira – 20h – Adriana Aguiar Brotti: “Andai como filhos da luz”. Reflexões sobre a conduta cristã;
23 – segunda-feira – 20h – João Carlos Arizza: O Homem de Bem;
30 – segunda-feira – 20h – Deusa Samú: O que é a Páscoa?
– O 10º Encontro Amigos da Boa Nova será realizado no próximo final de semana, 21 e 22 de abril.  A programação é esta:
- 21 – 13h30 às 20h: abertura, música, Sebastião Camargo, Adson Nonato, Delmar Franco, José Medrado, André Luiz Ruiz, Paula Zamp, Comunicadores RBN, Guaraciara Maia, Mercedes Marin, Wanderlei Oliveira, Ivan Cunha;
- 22 – 9h às 17h: abertura, música, José Carlos de Lucca, João Loureiro, Comunicadores RBN, almoço, Mário Mas, Jairo Avellar, Manoel Bolonha, Jether Jacomini, Mirian Izabel, Divaldo Pereira Franco.
Informações pelo telefone (11)2458-3214 ou no sitewww.radioboanova.com.br
Holambra – O II Festival de Flores e Livros Espíritas será encerrado neste domingo, 15 de abril, no Salão do Clube Fazenda Ribeirão: Rua Maurício de Nassau, 894, Centro.  Aliar a beleza da Cidade das Flores com a cultura do Livro Espírita, oferecendo ao público visitante momentos de acolhimento, esclarecimento e consolo, aliados ao entretenimento, cultura e lazer. Além de poder saborear a gastronomia típica holandesa, conhecer seus artesanatos e as belíssimas estufas de flores. É um evento anual que faz parte do Calendário de Eventos Religiosos de Holambra, em comemoração ao “18 de Abril – Dia do Livro Espírita”, em homenagem ao lançamento de “O Livro dos Espíritos”, em 18 de abril, de 1857.  A programação de encerramento é esta:
9h – Abertura da Feira de Flores e Livros;
Observações: 1) o evento é gratuito; 2) possui recreadores para cuidarem das crianças; 3) nos intervalos haverá a possibilidade da realização de passeios pelos pontos turísticos da cidade das flores, além de conhecer um pouco da cultura holandesa, através da gastronomia e de belas peças artesanais. O evento é uma realização do Centro Espírita Semente de Luz: Rua Lazinho Fogaça, 151, Centro. Informações pelo e-mail contato@sementedeluz.org ou pelos telefones (19)9333-9152 ou 9341-6316.
Ibiúna – Um Almoço Beneficente em prol da Casa do Caminho será realizado neste domingo, 15 de abril, na sede da “Casa do Caminho – AEKI”. A programação prevê uma palestra às 10h e o almoço será servido a partir das 12h. Os convites individuais custam R$25,00 e dão direito a números de rifas de prêmios que serão sorteados durante o evento. 
Itapira – O Mês Espírita de Itapira é em abril e a programação é esta:
- 16 – segunda-feira – 20h – Libertação do sofrimento, com Augusto Cantúsio Neto – Local: Instituição Assistencial Cristã Cesar Bianchi: Rua Conselheiro Laurindo, 318, Bairro do Cubatão;
- 20 – sexta-feira – 20h – A alma do Espiritismo, com Orson Peter Carrara – Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga: Rua Presidente Kennedy, 47, Bairro Santo Antônio;
- 28 – sábado – 20h – De Shakespeare a Chico, com Wellington Balbo – Local: Casa Espírita Nhá Chica: Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jardim Bela Vista.
Informações com Otávio Cunha pelos telefones (19)9276-0247 ou 3863-5682.
Jacareí – O 4º Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita de Jacareí Prêmio “Jorge T. Rizzini” está recebendo as inscrições. A premiação será no dia 17 de junho, domingo, durante o 9o Encontro de Espiritismo em Jacareí. O evento é uma realização da Livraria e Clube do Livro Espírita Emmanuel: Rua Lucinda Pires, 13, Centro. Informações pelo telefone (12)9123-1277. 
Jaguariúna – A I Feira de livros Espíritas realizada na Faculdade de Jaguariúna será encerrada neste domingo, 15 de abril, e o objetivo é levar aos estudantes e ao público em geral o conhecimento do Espiritismo mostrando suas três vertentes (científica, filosófica e religiosa). Com mais de 800 títulos de diversos autores, a feira oferecerá também CDs e DVDs. Vida após a morte, Reencarnação, Eutanásia, Aborto, Perispírito, Ectoplasma, Materializações, Mediunidade em Criança e sobre a Alma dos Animais serão alguns dos temas abordados. O evento será realizado no Campus II FAJ (Faculdade de Jaguariúna), de manhã e noite, e foi organizado pelo Centro Espírita Semente de Luz.  Informações pelo e-mail contato@sementedeluz.org
Jaú – Será encerrada neste domingo, 15 de abril, a 29ª Feira do Livro Espírita, Espiritualista e Autoajuda de Jaú, no Jaú Shopping, das 10h às 22h, e contará com as participações de Richard Simonetti, Ismael Batista da Silva e Jamiro dos Santos Filho.  Neste domingo, último dia do evento, a Use Regional Jaú, o Centro Espírita Thereza de Jesus e o Centro Espírita Verdade e Luz realizam uma manhã especial no Jaú Shopping, com as palestras dos expositores Jamiro dos Santos Fiho e Ismael Batista da Silva.  O endereço do Jaú Shopping é Av. Dr. Quinzinho, 511, Chácara Pecciolli. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3621-9837.
– A programação do mês de abril do Centro Espírita Fraternidade (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511) é esta:
19 – quinta-feira – 20h15 – palestra: Marcos Eugênio – Redescobrindo a alegria de viver”;
21 – sábado – 20 h – palestra: Maria Virginia Calciolari – “No mundo teríeis aflições”.
Jundiaí – Na próxima quarta-feira, 18 de abril, às 20h, será realizada a palestra “18/04/1857 – O que mudou?” com Rodrigo Miranda, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511, Centro.  
Lucélia – Donizete A. Pinheiro da Silveira fará uma palestra sobre o tema “Dificuldades” no próximo sábado, 21 de abril, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Rua João Abílio de Menezes, 416, Centro.
Lupércio – No dia 12 de abril, quinta-feira, foi realizado o 1º Ciclo de Palestras com a presença de Alexandre Perez, que tratou do tema “O processo do adoecimento na visão espírita”, no Centro Espírita Maria de Nazaré. O evento foi uma realização da Use Intermunicipal de Garça. 
Matão – André Luiz Rosa fará uma palestra sobre o tema “Tempo de mudar. A hora é agora”, neste domingo, 15 de abril, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Av. Trolezi, 2349, Vila Bucardi. 
Osasco – O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizarão as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE). Poderão participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo. O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida. O curso será realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mailteccom.desinibe@gmail.com
 A XXXI Feira do Livro Espírita de Osasco será realizada no periodo de 7 de abril a 12 de maio, sempre aos sabados, das 8h às 18h, no Calçadão da Rua Antonio Agu, ao lado das Casas Pernambucanas.  Informações no sitewww.use-osasco.com.br
Osvaldo Cruz – A USE Regional da Nova Alta Paulista realizará a 11aJornada da Casa Espírita no próximo domingo, 22 de abril, das 9h às 13h, no Centro Espírita Amor, Fé e Caridade: Rua Japão, 126.  O seminário “Um olhar sobre a verdade” será coordenado por Donizete Pinheiro da Silveira. 
Penápolis – A agenda de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Allan Kardec é esta:
16 – segunda feira – 20h – Agnaldo Rodrigues Alves – tema: Brilhe vossa luz;
23 – segunda feira – 20h – Djair Boselli – tema: O consolador prometido;
30 – segunda feira – 20h – Mário Abe – tema evangélico.
Obs.: a transmissão dos passes inicia às 19h30.
– O Centro Espírita Discípulos de Jesus recebeu Richard Simonetti na última segunda-feira, 9 de abril.  O tema desenvolvido foi “Pinga fogo sobre mediunidade”.  Informações pelo e-mail mjaplis@yahoo.com.br
Pindamonhangaba – O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” abordará os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec. Os encontros serão semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30. Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no sitewww.casadocaminhopinda.org.br 
Pindorama – A Sociedade Espírita Caminho da Luz realizou no dia 8 de abril, domingo, o seminário “Caridade e amor” sob a coordenação de Alysson Mascaro.  Informações pelo e-mail s.e.caminhodeluz@gmail.com.
Piquete – A agenda de palestras públicas especiais do Centro Espírita Deus e Caridade (Rua Soldado José Custódio, 55) é esta:
14/4 – sábado – 20h – Marco Aurélio: “O perispírito”;
12/5 – sábado – 20h – Paula Guimarães: tema livre;
20/5 – sábado – 20h – Marina Ferri: tema livre;
9/6 – sábado – 20h – David Ascenso: “Saúde mental, espiritual e emocional na visão espírita”;
14/7 – sábado – 20h – Carmem Silveira: tema livre.
Promissão – O Núcleo Espírita Chico Xavier recebeu Luiz Augusto Macedo na última segunda-feira, 9 de abril.  Informações pelo e-mailigponcio@yahoo.com.br
– O II Humanizar Noroeste Paulista será encerrado neste domingo, 15 de abril.  O tema central do encontro é “Sentimentos – nossos verdadeiros guias”.  As atividades serão realizadas no Lar da Esperança.  A programação final é esta:
7h – Recepção e Café da Manhã;
7h40 – Reinício das Atividades;
8h – Palestra com Thaise Christina Vieira: Temos DIREITOS de sermos HUMANOS;
9h30 – Palestra com Pedro Camilo: Sensibilidade no Intercambio Mediúnico;
10h45 – Intervalo;
11h10 – Palestra com Agnaldo Paviani: Humanização da Seara Espírita;
12h20 – Palestra com Lindomar Coutinho: Sentimentos – Nossos Verdadeiros Guias – Somos o que Sentimos;
13h30 – Encerramento, Almoço e Despedidas.
Informações com Nice Silva (Promissão) pelo telefone (14)3541-1250 ou 9175-4345 ou com Elaine Barbosa (Rio Preto) pelo telefone (17)9134-2220 ou pelo e-mail humanizar.promissao@yahoo.com.br.
Ribeirão Preto – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto mantém o programa de rádio – AJE – NO AR pela rádio educativa FM, 87,9. O programa vai ao ar sempre nas quartas-feiras, das 20h às 22h. Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônicowww.radioeducativafm.com.br. Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia. Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br
Santo André – O 18o Megafeirão do Livro, a maior feira de livros espíritas, será encerrado no dia 15 de abril, domingo, das 9h às 17h. Informações no site www.megafeiraodolivro.com.br
Santos – Na última terça-feira, 10 de abril, o ICKS – Instituto Cultural Kardecista de Santos (Av. Francisco Glicério, 261) iniciou o IX Curso de Mediunidade: teórico e experimental.  O curso terá duração de 8 aulas, sempre às terças-feiras. Informações pelo telefone (13)3284-2918 ou pelo e-mailickardecista1@terra.co.br
São Bernardo do Campo – O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, se reúne todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mailre@bezerrademenezes.org.br 
– Nahon Castro fará uma palestra de tema evangélico na próxima segunda-feira, 16 de abril, às 20h, no Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154.  Nahon fará uma palestra no dia 17 de abril, terça-feira, às 20h, para os frequentadores do Grupo Espírita Dr. Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386. 
– Deusa Samú fará uma palestra na próxima segunda-feira, 16 de abril, às 20h, no Centro Espírita Maria Amélia: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2295.  Informações com Fábio pelo telefone (11)3996-2934.  Saiba mais sobre a oradora Deusa Samú acessando o linkhttp://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/06/focalizando-o-trabalhador-espirita_26.html. 
– O II Encontro Cultura de Jovens Espíritas será realizado neste domingo, 15 de abril, das 12h às 17h, no Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco: Rua Joaquim Nabuco, 525, Centro.  Informações no site www.conesbc.org.br
São Carlos – No próximo final de semana, dias 21 e 22 de abril, será realizado o 1738o Encontro Fraterno Auta de Souza, cujo tema central será “Obsessão: prevenção e cura”.  Os temas abordados para adultos serão: Posto e CFAS; Escola Espírita; Corrente magnética – o magnetismo aplicado à desobsessão; Formação de evangelizadores para crianças de 0 a 5 anos; Mocidade: o sorriso da Casa Espírita.  Os temas para crianças de 0 a 11 anos: Respeito à Natureza; Campanha em Defesa da Vida: contra o Aborto.  Os jovens de 12 e 13 anos discutirão a Campanha em Defesa da Vida.  Alimentação e alojamento disponíveis no local.  Traga o seu colchonete.  O evento será realizado na sede das Obras Sociais da Associação Espírita Francisco Thiesen: Rua Bruno Pauka, 100, Antenor Garcia. O investimento é de R$10,00 para adultos e R$5,00 para crianças.  Informações pelo telefone (16)3201-3252, com Patrícia ou Daiane. 
– “A morte é mesmo uma piada!” foi o tema da palestra que André Luiz Rosa fez no último sábado, 14 de abril, na Sociedade Espírita Obreiros do Bem. 
São José do Rio Preto – No dia 11 de abril, quarta-feira, Luiz Augusto Macedo tratou do tema “Samaritanos” para os frequentadores da Associação Espírita Cirineia.  Informações com Antônio Balista, tonybalista@hotmail.comou com Silvana, silpramio@gmail.com
 A programação de palestras no mês de abril do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) é esta:
18 – quarta-feira – 20h – Guga – Mirassol;
25 – quarta-feira – 20h – Claudio Serafim – GAELD.
Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mailantoniocarlosnavarro@gmail.com.
São José dos Campos – A 60a Semana Kardequiana tem como tema central “Mediunidade” e será encerrada neste domingo, 15 de abril, na Obra Social Célio Lemos: Rua Ana Gonçalves da Cunha, 30, Jardim Jussara. A partir das 9h: o Seminário “Mediunidade”, sob coordenação de Norberto Gavioli.  A programação contou com a presença de Carlos Augusto Abranches, Arnaldo Carneiro, Irvênia Prada, Marina Ferri, Pedro Nakano e Elbert Macau.  Informações pelos telefones 3937-6055, 9602-5344 ou 3931-4033. 
Sorocaba – A LIASE – Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade de Sorocaba Dr. Albert Schweitzer, realizou a Aula Inaugural do curso no dia 12 de abril, na Faculdade de Medicina da PUC/SP – Sorocaba – sala Hudson Hubner França (Pacaembu).  As palestras ficaram a cargo de Ana Laura Schliemann (Espiritualidade: importância e perfil histórico) e Rodrigo Bassi (Espiritualidade no cuidado com o paciente).  Informações pelo e-mailliasesorocaba@gmail.com
Taubaté – A 20a Semana do Livro Espírita, promovida pelo Centro Espírita União e Caridade, está sendo realizada no período de 14 a 21 de abril. A programação completa é esta:
15 – domingo – 9h: seminário “Sua vida daria um livro”, com Deusa Samu;
15 – domingo – 20h: Marina Ferri;
16 – segunda-feira – 20h: João Luiz do N. Ramos;
17 – terça-feira – 20h: Francisco Coelho;
18 – quarta-feira – 20h: Irineia Terra;
19 – quinta-feira – 20h: Rita Côre;
20 – sexta-feira – 20h: Marco Aurélio A. Monteiro;
21 – sábado – 20h: Agnaldo Paviani;
22 – domingo – 9h: Seminário “Mediunidade dos tempos atuais”, com Agnaldo Paviani.
O evento será realizado na Rua Dr. Souza Alves, 142, Centro. Os ingressos custam R$10,00. Informações pelos telefones (12)3621-2426 ou 3635-3344. 
– Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97, Centro. O objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e Irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail. divulgandoespiritismo@gmail.com
 No último sábado, 14 de abril, Claudete Moura facilitou o Curso de Passe no Centro Espírita Samaritanos de Jesus (Casa da Sopa): Rua Antônio Gomes de Araújo, s/n, Jardim Morumbi.  Informações pelo e-maildivulgandoespiritismo@gmail.com.
 
 Bahia
Salvador – Neste domingo, 15 de abril, das 9h às 13h, durante o Seminário “Espiritismo e Ecologia”, será realizado o lançamento do livro “Mundo Sustentável 2”, de André Trigueiro, da Editora Globo, na Mansão do Caminho. Os coordenadores do seminário serão Divaldo Pereira Franco e André Trigueiro. Inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (71)3409-8320. As vagas são limitadas a 800 pessoas. Informações no sitehttp://www.mundosustentavel.com.br/andre-trigueiro/. 
Feira de Santana  A Associação Espírita Cristã André Luiz (Rua São Vicente de Paula, 125, Capuchinhos), apresenta a seguir sua programação para as reuniões doutrinárias no mês de abril, todas as segundas-feiras, a partir das 19h20, com o tema central "O Livro dos Espíritos":
16 – Anjos Guardiães, Espíritos Protetores, Familiares ou Simpáticos, com Elionai Martins;
23 – Casamento, Celibato e Poligamia, com Joselina Grilo;
30 – Direito e Espiritualidade, com Emanoel Almeida.
Informações pelos telefones (75)3221-7170 ou 8129-7284. 
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.
 
 Ceará
Fortaleza – O II Festival de Cinema Transcendental Luz, Câmera, Emoção! foi realizado no período de 9 a 12 de abril, atraindo, como sempre, um público numeroso. Informações no site www.cinematranscendental.com.br.
 
 Goiás
Goiânia – A “Revista da Abrame”, a Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas, chega ao seu 13º número, com farto noticiário do movimento espírita e uma série de relevantes artigos doutrinários. “Drogas: múltiplas faces”, “Direito de morrer com dignidade”, “Ética, Direito e Espiritismo” e “Sem paz jurídica não há paz social” são alguns deles. Em cores e confeccionada em papel cuchê, tem 60 páginas. Pedidos para a Abrame: Rua 278, 264, Setor Coimbra, CEP: 74533-070, Goiânia/GO, telefone (62) 3091-5160 e páginawww.abrame.org.br.  
Aparecida de Goiânia – A 21a edição do Festival de Arte Espírita destinou-se, no ano de 2012, à abordagem do tema “Reencarnação – palco da vida”. O estudo desse tema levou à vivência de um Festival que nos remetesse ao planejamento espiritual reencarnatório, eleito como sede do evento o Grupo Espírita Seareiros do Bem. É um momento para práticas artísticas e evangélicas à luz da arte espírita consciente, que desperta e eleva, medica e evangeliza almas. As atividades foram encerradas no último domingo, 8 de abril, no Hospital Espírita Casa de Eurípedes, onde os pacientes psiquiátricos internados comungaram com os artistas convidados, as benesses da arte, em uma bela confraternização espiritual.
 
 Maranhão
São Luís – Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE será realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Poderão participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE.  O curso será em módulos e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A aula inaugural será realizada no próximo sábado, 21 de abril. A programação completa é esta:
- 21/4 – Encontro Presencial – Aula Inaugural – Lucia;
- 21 a 29/4 – Treinamento da Ferramenta com os participantes – secretaria;
- 2 a 31/5 – (1) Técnicas de Estudo, (2) Andragogia – Solange (aula presencial: 26/5);
1 a 30/6 – (3) Doutrina Espírita: Princípios Básicos e Tríplice Aspecto, (4) Movimento Espírita – Osmir (aula presencial: 30/6);
- 2 a 31/7 – (5) Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE: 5.1. Conceito, histórico, objetivos, consequências; 5.2. O coordenador, o monitor e o participante; 5.3. Implantação e Manutenção – Lucia (aula presencial: 29/7);
- 1 a 31/8 – (6) Planejamento de Aula: 6.1. Tipos de Planejamento; 6.2. Objetivos, conteúdos e avaliação; 6.3. Fontes de Consulta/Referências Bibliográficas – Ana Luiza (aula presencial: 25/8);
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno do Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs. 1. As datas dos encontros presenciais poderão ser alteradas para os últimos domingos de cada mês de acordo com preferência da maioria; 2. Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site.
O valor da inscrição é R$25,00 e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever na Federação Espírita do Maranhão (São Francisco), pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565.
– A programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de abril é esta:
5 – quinta-feira – 19h30 – A última ceia – Fátima Santos;
7 – sábado – 16h – Motivação para ação social – Hailton;
12 – quinta-feira – 19h30 – Ninguém morre antes da hora? – Rosalba;
14 – sábado – 16h – Maldade, violência e bulling: doenças do Espírito – Célia;
15 – domingo – das 9h às 15h – Seminário: Enfermidades mentais numa visão físico-espiritual – coordenação: José Lauletta Neto;
19 – quinta-feira – 19h30 – Por que a caridade? – Loreano;
21 – sábado – 16h – Espiritismo: portal de lucidez – Lourdes;
26 – quinta-feira – 19h30 – Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo – Alcina;
28 – sábado – 16h – Solidariedade e paz – Eunice.
Informações pelos telefones (98)3236-6468 ou 8117-7513, falar com Lourdes, ou pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com.
 
 Mato Grosso do Sul
Campo Grande – O II Simpósio de Ciência e Espiritualidade de Mato Grosso do Sul – ciclo: Tanatologia foi realizado nos dias 3 e 4 de abril no Auditório do Bloco V da Universidade Anhanguera – UNIDERP.  A programação completa foi esta:
3 – terça-feira: 19h: Abertura; 19h20: Tanatologia – uma abordagem plural e interdisciplinar, com Franklin Santana Santos; 20h20: dúvidas; 20h30: intervalo; 20h50: O médico diante da morte, com Décio Iandoli Jr.
4 – quarta-feira: 19h: Cuidados paliativos, com Franklin Santana Santos; 20h: dúvidas; 20h20: intervalo; 20h40: A dimensão espiritual no processo da morte e do morrer: questionamentos e suas práticas, com Edilson Reis.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – A SEED - Sociedade Espírita Ermance Dufaux (Rua Oscar Trompowisk, 810, Bairro Gutierrez) realiza o workshop “Depressão: como extrair dons preciosos dessa dor”, coordenado por Wanderley Oliveira, neste domingo, 15 de abril, das 15h às 19h.  Informações com Bruna Salis pelos telefones (31)2127-4703, 9367-7006 ou pelo e-mailrelacionamento@wanderleyoliveira.com.br. 
– A Associação Médico-Espírita de Minas Gerais realizará o VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais no período de 31 de agosto a 2 de setembro, no Hotel Ouro Minas: av. Cristiano Machado, 4001.  As inscrições estão abertas no site da AME-MG: www.amemg.com.brIdosos, estudantes e residentes têm 20% das vagas e pagam R$60,00 até o dia 30 de abril; profissionais de todas as áreas e demais pessoas pagam R$120,00 até o dia 30 de abril.  Caso não consiga se inscrever no site, envie os seus dados (Nome completo, Nome para crachá, Endereço: (rua/av/nº/bairro/cidade e cep), Telefone fixo e celular, Data de nascimento, se acadêmico: qual a faculdade e período?; se profissional: qual a profissão e local de trabalho?) para o e-mailcongresso@amemg.com.br com o comprovante de depósito na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, conta corrente 1445-0, agência 2923, Op 003, em nome de Associação Médico-Espírita de Minas Gerais. 
Divinópolis – O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis terá como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”. O objetivo do evento é apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade. Poderão participar profissionais inseridos nos vários campos da saúde em geral, educadores, estudantes universitários, espíritas e simpatizantes das áreas temáticas ministradas. O evento será realizado no período de 15 a 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua do Cobre, 57, Bairro Niterói. As inscrições serão aceitas até o dia 11 de maio. O investimento é de R$80,00. O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário em nome de A.M.E. – Aliança Municipal Espírita, na Caixa Econômica Federal, agência 3221, conta corrente 279-2-Op. 003. Encaminhar junto com o comprovante de depósito original a ficha de inscrição para Rua Guaraci Carlos de Freitas, 603, Bairro Santa Clara, Divinópolis, MG, CEP: 35500-074 ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com. Assista ao filme publicitário no linkhttp://www.youtube.com/watch?v=dGiGOTIAABE. Informações com Lucas Milagre pelo telefone (37)8410-1025, no sitewww.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com.
Juiz de Fora – O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu.
Nova Serrana – A CEOMG: Confraternização Espírita do Oeste de Minas Gerais teve como tema central “A nova era: a construção em você” e foi encerrada no último domingo, 8 de abril, na Escola Estadual Antônio Martins.  Informações pelo e-mail ame-ns@hotmail.com. 
Pouso Alegre – O Centro Espírita Amor e Humildade realizará neste ano o curso “A Doutrina Espírita e o século XXI”, e a programação prevista é esta: 20/5: A Missão dos Espíritas; 5/8: Mediunidade, e 7/10: O Século e o Homem, das 9h às 12h30. As inscrições custam R$5,00. Informações no blogcentroespiritaamorehumildade.blogspot.com ou pelo e-mailcentroespiritaamorehumildade@gmail.com.  
Santos Dumont – A XX Confraternização Espírita Irmão Francisco de Assis foi encerrada no último domingo, 8 de abril, e teve como tema central “Entrega-te a Deus”.  A programação contou com uma palestra com Aloísio Silva.  Informações pelo e-mail palmont@sdnet.com.br
Uberaba – Vem aí o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba. O evento será realizado em 29 de setembro de 2012 e as informações estão no site www.femeu.blogspot.com. Até lá, ouça o canal de músicas FEMEU:http://www.youtube.com/user/FEMEU1.
 
 Pará
Belém – Neste domingo, 15 de abril, será encenado no Teatro da Paz, o espetáculo “O semeador de estrelas”, com Renato Prieto e equipe. Para levar Renato Prieto para sua cidade entrar em contato com Célia Araújo (Xodó), produtora executiva da Pedrazul Produções, pelos telefones (21)3435-6515, 9515-0166, 7862-3326 ou pelo e-mail xodo69@terra.com.br ou no sitehttp://renatoprieto.wordpress.com.
 
 Pernambuco
Recife – O VI Curso dinâmico-prático para educadores espíritas infanto-juvenil tem como tema central “A educação espírita através de uma nova proposta pedagógica” e será encerrado neste domingo, 15 de abril, na sede da Comissão Estadual de Espiritismo: Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto. Este curso será direcionado para as instituições das áreas geográficas 1, 2(Centro do Recife, Encruzilhada, Espinheiro, Campo grande, Casa Amarela , Cajueiro, Agua Fria, Fundão, Arruda, Beberibe etc.), Ag3 (Casa Amarela, Nova Descoberta, Mangabeira, etc.) e Ag7 (Olinda) e Ag 10 (Paulista, Abreu e Lima , Igarassu etc.).  A inscrição custava R$20,00, incluindo os 2 almoços, e pode ser feita na sede da CEE: Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto, até o dia 12 de abril.  Informações pelos e-mails cij.cee@gmail.com,virginiasolange@gmail.com ou virginia_solange@hotmail.com ou pelo telefone 3427-2328.
– Neste domingo, 15 de abril, das 9h às 11h, Salomão Abdo Aziz Ismail fará uma palestra sobre o tema “Doutrina social do Espiritismo” na sede da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro. O evento é uma realização da Associação Jurídico-Espírita do Estado de Pernambuco – AJE-PE: Rua Boa Esperança, 91/93, bairro de São José. Informações pelo e-mail ajepernambuco@gmail.com.
– Na próxima segunda-feira, 16 de abril, Renato Prieto e elenco apresentarão a peça “O semeador de estrelas” no Teatro Guararapes.  No dia 17 de abril, terça-feira, o elenco encenará o espetáculo “A morte é uma piada” no Teatro Luiz Mendonça.  Para levar Renato Prieto para sua cidade entrar em contato com Célia Araújo (Xodó), produtora executiva da Pedrazul Produções, pelos telefones (21)3435-6515, 9515-0166, 7862-3326 ou pelo e-mailxodo69@terra.com.br ou no site http://renatoprieto.wordpress.com.
 A FEP – Federação Espírita Pernambucana e o Núcleo Investigadores da Luz realizarão um seminário que será coordenado por Cláudio e Iris Sinoti, nos dias 21 e 22 de abril, sábado e domingo.  Informações no sitehttp://www2quatromaosdeluz.com.br.
– O INTERMÉDIUM – 5º Fórum de Debates Sobre Mediunidade em Pernambuco terá como tema central “Mediunidade e a educação dos sentimentos” e será realizado nos dias 21 e 22 de abril, das 9h às 18h, no Teatro Beberibe – Centro de Convenções de Pernambuco.  A programação completa é esta:
21 – sábado
9h: Mediunidade – Possibilidade de Autoconhecimento, com Iracema Lins (PE);
10h30: Intervalo;
11h: Mediunidade – Exercício de Humildade e Caridade, com Fátima Ferreira (MG);
12h30: Almoço;
14h: Mediunidade – Oportunidade de Transformação, com Pedro Camilo (BA);
15h30: Intervalo;
16h: Debates com todos os expositores.
22 – domingo
9h: Mediunidade e Obsessão – A Sintonia pelos Sentimentos, com Pedro Camilo (BA);
10h30: Intervalo;
11h: Mediunidade e Conflitos – A Busca do Equilíbrio, com Fátima Ferreira (MG);
12h30: Almoço;
14h: Pintura Mediúnica, com Jacques (PE);
16h30: Intervalo;
17h: Mediunidade e a Educação dos Sentimentos, com Carlos Pereira (PE) e Alexandra Torres (PE)
O valor do investimento é de R$30,00 e os ingressos já estão à venda nos seguintes lugares: Grupo Espírita Esperança – GESPE (Camaragibe); Livraria Renascer (por trás do Cinema São Luiz, na Boa Vista, Recife); Livraria Espírita (na Praça do Diário, São José, Recife); C.E. Allan Kardec (Ilha do Retiro, Recife); C.E. Vicente de Paulo (Iputinga, Recife); Inst. Allan Kardec / Lar Ceci Costa (Salgadinho, Olinda); Núcleo Espírita Persevere (Cidade Tabajara, Olinda); Sociedade Espírita 18 de Abril (Jd. Paulista Baixo – Paulista).  Os organizadores lembram que o Teatro Beberibe possui apenas 400 lugares.  Pessoas de outros estados ou do interior de Pernambuco interessadas em participar do evento podem comprar seu ingresso de forma antecipada. Basta enviar um e-mail para gespe.org@gmail.com com a solicitação. Serão enviados os dados da conta bancária para efetivação do depósito e, após a confirmação do mesmo, a reserva do ingresso estará garantida.  Informações pelos telefones (81)9729-2255 ou no blog www.intermedium-gespe.blogspot.com.
– A Comissão Estadual de Espiritismo-PE comemorará os 155 anos de publicação de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" no dia 18 de abril, quarta-feira, às 19h45, no Centro Espírita Moacir – AG-03: Rua Paula Batista, 205, Casa Amarela. Na ocasião será realizada a palestra “A Importância d’ O Livro dos Espíritos no transcurso desse 155 anos”, com a oradora Iracema Lins do Grupo Espírita Percevere.  Participação Especial do Grupo Musical Luz Divina.  Informações no site www.espiricom.webnode.com.br.
– O Centro Espírita Irmãos de Boa Vontade – CEIBV – envia sua agenda de palestras do mês de abril:
15 – domingo – 16h: Reencarnação e Justiça Divina, com Jacyara Mariz;
18 – quarta-feira – 20h: Reencarnação e superação de conflitos, com Ângela Menezes;
21 – sábado – 11h: Confraternização literária – trocoteca espírita;
22 – domingo – 16h: Reencarnação: superação da culpa e perdão, com Francisco Rodrigues;
25 – quarta-feira – 20h: Reencarnação: evidências científicas, com Graça Maciel;
29 – domingo – 16h: Reencarnação da Nova Geração para um planeta de Regeneração, com Aldemir Neves.
As palestras são realizadas na sede do CEIBV: Rua Punã, 16, San Martin.  Informações pelo telefone 3236-4928 ou no blogwww.irmaosdaboavontade.blogspot.com.
– O II Seminário Irmãos da Luz terá como tema central “Quem sabe pode muito. Quem ama pode mais” e será realizado no dia 20 de maio, domingo, das 8h as 17h30, no Teatro Beberibe (Centro de Convenções de Pernambuco). A coordenação ficará a cargo de Francisco do Espírito Santo Neto e Silvio Romero. O evento é uma realização do INFIL – Instituto Fraterno Irmãos da Luz – e será realizado em prol da construção da sede do INFIL (Janga/Paulista). As inscrições estão abertas e restam apenas 150 vagas. Informações no site www.grupoinfil.blogspot.com
– Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”. Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blogwww.misteriosdaluz.blogspot.com. 
Moreno – Neste domingo, 15 de abril, das 14h às 17h30, o Centro Espírita Nove de Outubro (CENO) realizará o seminário “Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”, que será coordenado por Alexandre Salsa. Informações pelo e-mail ceno.elesp@hotmail.com.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU- UERJ) reúne-se todas as sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos estão centrados no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no site http://neu-uerj.zip.net/
– O Instituto de Cultura Espírita do Brasil está com uma programação imperdível no ano de 2012. A aula inaugural foi realizada por Sérgio Thiesen que tratou do tema “Espiritismo e Medicina: um novo paradigma para o milênio – Reflexões e estudo de casos”. Na ocasião foi realizada uma apresentação musical com Anatasha Meckenna e Roberto do Teclado. O programa das aulas do mês de abril será encerrado no dia 28 de abril com os temas: Religião Espírita: Código de conduta; Amor ao Próximo; Revista Espírita 1858, com Zita Flora Almeida. Transmissão ao vivo aos sábados, das 13h30 às 17h, com um intervalo para o lanche. Acesse: tviceb.com.
Araruama – Na próxima sexta-feira, 20 de abril, às 20h, Leila Brandão trabalhará o tema “O casamento ideal” no Centro Espírita Allan Kardec de Araruama: Rua Antônio Gonçalves Jardim, 313, Bairro Perna.  Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– “Medos, paixão e ação na ética espírita” foi o tema do seminário que José Spencer Jr. coordenou no último domingo, 8 de abril, na Sociedade Espírita Renascer. Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com ou no blogwww.nelioluzze.blogspot.com
Armação de Búzios – Na próxima segunda-feira, 16 de abril, às 20h, Leila Brandão fará uma palestra sobre o tema “A família nos tempos atuais” no Centro Espírita Chico Xavier: Av. Rio Branco, 194, Vila Caranga.  Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Barra do Piraí – Severino Celestino fez uma palestra sobre o tema “Analisando as Traduções Bíblicas” no dia 8 de abril, domingo, na Instituição Espírita Oásis do Caminho. Saiba mais sobre Severino Celestino da Silva acessando o site http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/01/focalizando-o-trabalhador-espirita-120.html.
Cabo Frio – Leila Brandão fará uma palestra sobre o tema “O livre-arbítrio e o determinismo” neste domingo, 15 de abril, às 18h, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Rua Teixeira e Souza, 448, Centro. Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com. 
– O Centro Espírita Trabalhadores de Jesus (Av. Teixeira e Souza, 448, Centro) comemora, neste mês de abril, 89 anos de fundação, e a programação de aniversario é esta:
21 – sábado – 18h30: Encontro Literário coordenado por Lucy Dias Ramos;
22 – domingo – 18h: Tema Livre com Izaura Hart;
27 – sexta-feira – 20h: Musical espírita “Salve Kardec – o embaixador da luz” e lançamento do CD com Jaylton Costa e convidados no Teatro Municipal de Cabo Frio;
28 – sábado – 18h30: 2o Encontro de Música do CETJ;
29 – domingo – 18h: Amai-vos e instruí-vos, com Dalva Souza.
Informações pelos telefones (22)2645-4468 ou no site www.cetj.org.br. 
– Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual.  
– No dia 8 de abril, domingo, José Spencer Jr. fez uma palestra sobre o tema “Arquitetura da existência” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus. Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com ou no blogwww.nelioluzze.blogspot.com. 
Macaé – A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com
– “O livre-arbítrio e o determinismo” será o tema da palestra que Leila Brandão fará na próxima terça-feira, 17 de abril, às 15h, no Centro Espírita Pedro: Rua Visconde de Quissamã, 731, Centro.  A expositora trabalhará o tema “O casamento ideal” no dia 18 de abril, quarta-feira, às 19h30, no Lar Francisco de Assis: Rua Dr. Télio Barreto, 554-A, Centro.  Informações no blogwww.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Nova Friburgo – A AME-NF – Associação Médico-Espírita de Nova Friburgo realizou no último sábado, 14 de abril, uma palestra com Wantuil Rodrigues Araújo Filho sobre o tema “Cura: caminho de luz” no Centro Espírita Caminheiros do Bem. 
Petrópolis – O Evento Praça Florida de Livros será realizado no período de 13 a 21 de abril em vários pontos da cidade e terá como tema central “Seja a Paz”. Viver em paz consigo mesmo e com os outros, estar em paz, trabalhar pela implantação da paz e por sua manutenção em um mundo conturbado como o nosso. A paz, sonho de todas as pessoas, é o tema da terceira edição da Praça Florida de Livros, evento promovido pelo 3º Conselho Espírita de Unificação (CEU). Uma paz, portanto, que será analisada sob a luz da imortalidade da alma e sob vários aspectos sociais não só nos centros espíritas adesos ao CEU, mas também na Praça D. Pedro, no Centro de Cultura Raul de Leoni e no Theatro D. Pedro por meio de palestras, debates sobre filmes, performances teatrais e musicais, painéis para os jovens, bate-papos... Tudo para que “Seja a paz” esteja na ordem do dia em Petrópolis. Para tanto, estarão na cidade, de 13 a 21 de abril, nomes como o jornalista ambiental André Trigueiro, o educador Marcus de Mário, o neurocientista João Ascenso e o professor de literatura José Carlos Leal, que é o escritor homenageado do evento este ano. Confira a programação:
- todos os dias: exposição, venda e troca de livros espíritas; sessões de autógrafos; performances artísticas na Praça Dom Pedro, das 10h às 19h;
- 15 de abril, domingo, 10h: Palestra com Aloísio Silva. Tema: A paz pelo perdão. Local: Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz. Rua General Marciano Magalhães, 339, Morin;
- 15 de abril, domingo, 15h: Espetáculo infantil: “O reino enfeitiçado”. Texto: Clara Gomes. Direção Regina Guimaraez. Encenação Cia. De Teatro da Umep. Classificação: Livre. Local: União Municipal Espírita de Petrópolis (Umep). Rua Casimiro de Abreu, 295/A, Centro;
- 16 de abril, segunda-feira, 14h30: Cinema em debate com o filme: A Orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago. Com Murilo Rosa, Priscila Fantim e Othon Bastos. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni (Cine Humberto Mauro): Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 16 de abril, segunda-feira, 18h30: Conversando sobre Espiritismo – Lydiênio Barreto de Menezes e Enir Sattler. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 16 de abril, segunda-feira, 20h: Palestra com Marcus de Mário. Tema: Educando para a paz. Local: Grupo Espírita Irmã Catarina (Geic). Rua Bingen, 447, Bingen;
- 17 de abril, terça-feira, 10h: Painéis para a juventude. Tema: Intolerância religiosa e a paz. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni (Teatro Afonso Arinos). Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 18 de abril, quarta-feira – Dia do Espírita – 9h: Sessão Solene – Dia do espírita em Petrópolis. Local: Câmara Municipal de Petrópolis. Praça Visconde de Mauá, 89, Centro;
- 18 de abril, quarta-feira, 14h30: Cinema em debate com o filme: Feliz Natal, de Christian Carion. Com Diane Kruger e Benno Fürmann. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni (Cine Humberto Mauro): Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 18 de abril, quarta-feira, 18h30: Conversando sobre Espiritismo – Márcio Simões e Marco Lazarinni. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 18 de abril, quarta-feira, 20h: Abertura oficial da Praça Florida de Livros. Palestra com José Carlos Leal, escritor homenageado. Local: Theatro D. Pedro. Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro Histórico;
- 19 de abril, quinta-feira, 10h: Painéis para a juventude. Tema: Educação dos sentimentos, com Luís Carlos Ruíz Estribi. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni (Teatro Afonso Arinos): Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 19 de abril, quinta-feira, 14h30: Cinema em debate com o filme: À Prova de Fogo, de Alex Kendrick. Com Kirk Cameron e Erin Bethea. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni (Cine Humberto Mauro). Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 19 de abril, quinta-feira, 18h30: Conversando sobre Espiritismo – Marcus de Mário e Carlos Gama. Local: Centro de Cultura Raul de Leoni: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro;
- 19 de abril, quinta-feira, 20h: Encontro musical “Você é a paz”. Allan Filho e convidados. Local: Theatro D. Pedro. Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro Histórico;
- 20 de abril, sexta-feira, 15h: Performance cênica: “Morte e Vida Severina”. Livre adaptação da obra de João Cabral de Melo Neto. Destacam-se as personagens Severino e Cigana, representando respectivamente a morte e a vida, acentuando assim, o caráter imaginário e onírico do poema. O texto original continua sendo uma referência para entender a alma do retirante nordestino e de todos os que sofrem e mesmo assim se atiram no mundo tendo a esperança como guia e a determinação de melhorar de vida como objetivo único. Concepção e atuação: Regina Guimaraez. Supervisão: Vagner Souza. Praça D. Pedro – Centro histórico. Classificação: 12 anos;
- 20 de abril, sexta-feira, 20h: Palestra com Roberto Quaresma. Tema: “A minha paz vos deixo. A minha paz vos dou”. Local: Grupo Espírita Bezerra de Menezes (Gebem): Estrada União e Indústria, 13.291/A, Itaipava;
- 21 de abril, sábado – Um dia de Paz – Seminários:
(a) 9h às 12h: Seminário com João Ascenso. Tema: Inteligência emocional e Espiritismo. Local: União Municipal Espírita de Petrópolis (Umep): Rua Casimiro de Abreu, 295/A, Centro;
(b) 12h às 14h: Almoço beneficente;
(c) 14 às 17h: Seminário com André Trigueiro. Tema: Ecologia e paz. Local: União Municipal Espírita de Petrópolis (Umep): Rua Casimiro de Abreu, 295/A, Centro.
O movimento espírita petropolitano vem se destacando por sempre promover eventos públicos e participativos, convidando a população a conhecer não só os cinco livros codificados por Allan Kardec – “O Livros dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese” –, mas também as obras psicografadas por médiuns como o mineiro Chico Xavier, o baiano Divaldo Pereira Franco, e os fluminenses José Raul Teixeira e Yvonne Pereira, entre outros autores do lado de lá e do lado de cá. A Praça Florida de Livros conta com a participação de todos os 18 centros espíritas adesos ao 3º CEU. 
Piraí – Severino Celestino coordenou o minisseminário “Traduções bíblicas” no último domingo, 8 de abril, na I.E. Oásis no caminho.  A harmonização musical foi realizada por Lincoln e a sessão de pintura mediúnica ficou a cargo da médium Ângela Ribeiro.  Informações pelo telefone (24)2431-1252. 
Resende – “Relações na Casa Espírita” será o tema do seminário coordenado por Albucacys Mauricio neste domingo, 15 de abril, das 8h30 às 13h, na Casa de Assistência Espírita Caminho da Esperança: Rua Tiradentes, 99, Fundos, bairro Liberdade.  Após o evento será realizado um almoço beneficente com espaguete à bolonhesa e espaguete à carbonara. Os convites individuais custam R$10,00 e inclui um copo de refrigerante.  As sobremesas serão vendidas separadamente. 
Rio das Ostras – Leila Brandão fará uma palestra sobre o tema “O livre-arbítrio e o determinismo” no dia 19 de abril, quinta-feira, às 16h, no Centro Espírita Suave Caminho: Rua Miracema, 175, Jardim Marileia.  Informações no blog www.nelioluzze.blogspot.com ou pelos telefones (22)9905-7829 ou, ainda, pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Saquarema – O Mês Espírita de Saquarema é realizado em abril e tem como tema central “O futuro é agora. Por que te deténs?”. A programação completa é esta:
- 15 – domingo – 10h – O papel de Estêvão na evangelização da humanidade, na CEAP: Estrada Latino Mello, km 6,2, Palmital;
- 20 – sexta-feira – 20h – As cartas de Paulo, com Mabel Lima no UCEJES: Rua 95, lote 21, Q2104, Jaconé;
- 23 – segunda-feira – 20h – Ide e levai a palavra divina, com Giovani Andrade no SEEPT: Av. Nossa Senhora de Nazareth, 925, Gravatá;
- 26 – quinta-feira – 20h – Ao encontro do Mestre, com Edmundo Silva, no SELACIS: Travessa Maria Nunes Costa, 10, Raia;
- 29 – domingo – Fechamento do mês espírita – Tema Central – 16h – André Cantarelli, no CEJE: Rua Capitão Nunes, 236, Bacaxá.
– A programação comemorativa dos 21 anos da UCEAVE – União Cristã Espírita Amor e Verdade (Rua dos Funcionários, 1490, Boqueirão) é esta:
19 – quinta-feira – 20h: Palestra Comemorativa “Há 21 anos caminha a UCEAVE”, com João Carvalho;
21 – sábado – 17h: Tema Livre, com Elza Salek;
22 – domingo – 12h30: Almoço Festivo – UCEAVE – 21 Anos;
26 – quinta-feira – 20h: “Perdão das ofensas”, com Sebastião Cadile;
28 – sábado – 9h: Estudo do Psiquismo; 17h: Psicopictografia.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos. Com isso, facilitando para o doador, será possível realizar as doações via Município ou Estado. Informações no site www.doeparacontemais.blogspot.com.
Ilópolis – Neste domingo, 15 de abril, às 15h, o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre realizará um Encontro Espírita com Salomão Jacob Benchaya, Milton Rubens Medran Moreira, Júlio Cezar Giacomini e Victor Emanuel Christofari, no Auditório do Museu do Pão. O ponto culminante do encontro será a conferência pública proferida pelo economista Salomão J. Benchaya, Diretor de Estudos Espíritas do CCEPA, no auditório do histórico Museu do Pão, seguida de um debate com o público presente sobre a identidade, significado e consequências do conhecimento espírita. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos da Doutrina Espírita de Ilópolis. Informações pelo telefone (51)9808-9260 ou pelo e-mailgrupodeestudosespirtia@hotmail.com.
Novo Hamburgo – No dia 20 de abril, sexta-feira, às 19h30, será realizado o minisseminário “Transição Planetária” com Divaldo Pereira Franco, no Centro de Eventos da FENAC/NH: acesso pela Rua Três de Outubro.  A inscrição custa R$30,00 e dá direito a um livro.  Inscrições e informações pelo e-mail inscrição@umenovohamburgo.net ou pelos telefones (51)9828-0596 ou 9370-8181.
Pelotas – Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitehttp://www.sociedadevida.org/.
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – O Centro Espírita Seara dos Pobres realizou na última quarta-feira, 11 de abril, uma palestra sobre o tema “Distúrbios psicológicos e mediunidade” com Divaldo Souza.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3244-1016.  
– O Encontro “Mediunidade – compromisso de todos” foi realizado no dia 14 de abril, sábado, no SERTE.  Sandra Della Pola coordenou o seminário “A mediunidade, contribuição na qualidade das atividades do centro espírita”. Na ocasião foi lançada a campanha permanente do Estudo continuado da mediunidade. O evento foi uma promoção da Federação Espírita Catarinense.  Informações no site www.fec.org.br.
Indaial – O ERJE 2012 – Encontro Regional de Jovens Espíritas – com o tema “Conscientizar os participantes de sua responsabilidade na transição planetária”, voltado para jovens espíritas de 13 a 25 anos, foi encerrado no último domingo, 8 de abril. Informações pelo e-mailthiagoluisgarcia@gmail.com
Joinville – Na última sexta-feira, 13 de abril, Geraldo Lemos Neto coordenou o seminário "Chico Xavier, Mandato de Amor", durante a 9ª Feira do Livro de Joinville.  O evento foi realizado no Teatro Juarez Machado, ao lado do Expocentro Edmundo Doubrawa. No período noturno, o orador coordenou o seminário "A Reencarnação na Obra Romanceada de Emmanuel", no Centro Espírita Paz do Senhor. Informações pelos endereços eletrônicosjesusespirita@feal.com.br ou ostrufka@gmail.com.
São José – Está em cartaz a peça Tintino, baseada em livro psicografado por Chico Xavier e dirigida por Edmundo Cezar. A história acompanha um velho palhaço, que em sua profissão alegrou muita gente, sempre com humildade e sabedoria. Direcionado para o público infanto-juvenil, a história fala sobre onde o Espírito de Tintino foi parar – um mundo mágico e com muitos necessitados de alegria. A peça é encenada no Teatro Rodrigo D’Oliveira e as apresentações são às 15h, no Teatro Multiuso. A partir das 19h, adolescentes e adultos podem assistir à peça “O farol”, uma viagem psicológica, poética e emocionante aos sentimentos humanos. Os ingressos custam R$15,00 + 1 kg de alimento não perecível, ou R$30,00, a inteira, e R$15,00, a meia. Os ingressos podem ser adquiridos na Rua Prof. Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras ou na Livraria da Serte, Largo da Alfândega. Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3348-9267.
 
 Sergipe
Aracaju – Na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 20h, o Teólogo Carlos Rocha proferirá uma palestra no Centro Espírita Casa da Fraternidade. Ele falará sobre “Ressurreição e Reencarnação”, enfocando aspectos polêmicos que ainda persistem envolvendo o tema, notadamente pela natural ligação que os variados segmentos religiosos fazem acerca de Jesus, e que podem ser dirimidos pelo público presente, que terá acesso ao palestrante, através de perguntas.  A palestra é aberta ao público, à rua Porto da Folha, 1236, Bairro Cirurgia.
– No período de 18 a 20 de maio, no Auditório do IFS, serão realizados a VI Jornada Médico Espírita de Sergipe e o 1º Simpósio do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier. Estão confirmadas as presenças de Marlene Nobre, Carlos Roberto de Souza, Carlos A. M. Santiago, Norma Alves de Oliveira, João Batista Cabral, Lisias Fontes e com as participações especiais do Coral Renault Volois, Cantora Lírica Silvana Galvão, Coral Infanto-Juvenil o GEFCX, Pianista Cleber Oliveira. Informações pelos telefones (79)9977-8083, 9972-2557, 3259-2463 ou pelos endereços eletrônicos amesergipe@yahoo.com.br,cabral@ade-sergipe.com.br ou pelo site www.ade-sergipe.com.br.
Itabaianinha – No período de 1º a 29 de abril, às 19h30, o Centro Espírita Deus, Luz e Caridade (Rua do Bonfim, 10) está promovendo uma série de palestras em comemoração aos seus 72 anos de fundação, cujo tema central é “Transição Planetária”. O evento conta com as presenças de Evaldo Campos, Maria Trindade, Hélio Augusto, Idair Montelli Reis, Rogério H Leite e Marli Mansini, Manoel Costa Neto, Cristina e Neto, Júlio César Freitas, Carlos Alberto Santiago e Jacob Melo. A programação é esta:
15 – domingo – Cartas Consoladoras – Psicografia – Rogério Leite e Marli Mansine;
18 – quarta-feira – Bem-Aventurados os Mansos – Manoel Costa;
22 – domingo – A Parábola dos Trabalhadores da Última Hora – Júlio César;
22 – domingo – Mediunidade e Transição – Cristina e Neto;
25 – quarta-feira – Na Casa do meu Pai há muitas moradas – Carlos Alberto;
27 – sexta-feira – O Evangelho e o Futuro – Jacob Melo;
29 – domingo – A Cura Pelo Magnetismo – Jacob Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário