a partir de maio 2011

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Globo dá um show de espiritismo



Sei que as pessoas que odeiam a Globo vão ficar danada da vida comigo, mas não vou deixar nunca de registrar as inúmeras coisas boas que a nossa maior emissora de TV faz. Fiquei imaginando aqui, comigo mesmo:
Será que esses espíritas, que se empenharam tanto a transmitir e retransmitir um monte de emails, com elevado espírito de protesto e até indignação, baixando o sarrafo na Globo, por causa do Big Brother, que de fato é uma porcaria, falando em “moralidade”, falando até em “fechamento da emissora”, neste momento utilizam-se do mesmo empenho para falar, via tantos emails e até nas tribunas de centros, sobre o que a mesma Globo está fazendo, mais uma vez, pela divulgação do Espiritismo?
Gente, esta novela das seis que está no ar agora, “Amor, Eterno Amor”, está sendo um verdadeiro show de divulgação do Espiritismo, em mais uma iniciativa da Globo de levar temas espíritas ao ar, sempre com muito sucesso.
- “Divulgar o Espiritismo, Alamar?”
- “Eles só pensam em IBOPE”.
Sei que estas perguntas serão feitas por alguns espíritas, do tipo que acha que divulgação do Espiritismo é algo que só pode acontecer naquele método ineficiente e improdutivo que as suas cabeças imaginam, que é a tradicional palestra entre as quatro paredes do centro ou a venda de livros “BEM BARATINHOS”, para o povo.
Mas não era bem isto que Kardec queria, posto que sempre ele deixou claro que a idéia não seria bem aquela de que “o espiritismo seria a religião do futuro” e sim que as idéias espíritas poderiam ser o futuro das religiões.
Os que argumentam que “ela só pensa em IBOPE”, são exatamente aqueles pessimistas de plantão, que nunca conseguem ver boa intenção na iniciativa de ninguém, posto que só se dispõem a ver lama e podridão no mundo.
O que a Globo está fazendo, como sempre fez em suas novelas com temas espíritas, é mostrar as idéias espíritas, os pensamentos espíritas e a essência espírita de forma muito eficiente, com a teatralização natural das novelas, que é a forma mais eficiente de levar uma idéia a um país, onde o povo se liga totalmente na telinha, absorvendo o que ali é mostrado.
Aquela idéia de uma personagem médium criança, uma menininha meiga, carinhosa, honesta e altamente agradável ao telespectador é algo que funciona demais na cabeça do telespectador, principalmente naquele que tem aquela idéia maluca e preconceituosa de achar que todo médium é feiticeiro, é macumbeiro e praticante de coisas demoníacas.
O telespectador vê que ser médium não significa fazer macumba e, muito pelo contrário, consegue discernir entre o bem e o mal, consegue interagir com espíritos bons, que dão bons conselhos, boas orientações e tem boas relações, absolutamente naturais, como se fossem pessoas encarnadas normais.
As pessoas começam a perceber, também, que quando uma criança manifesta-se daquela maneira, não está precisando ser levada a psiquiatra e a nenhum outro tratamento médico e sim encarada com naturalidade.
O que vai acontecer, naturalmente?
Muitas famílias, que em outras situações ficavam apavoradas quando suas crianças se manifestavam daquele jeito, hoje, POR CAUSA DA NOVELA, vão encarar o fato de outra maneira totalmente diferente.
Eu só espero que aquelas criaturas que vivem baixando o cacete na televisão, principalmente na Globo, sob a acusação de que ela destrói os “valores” da família, por conta da sua influência, consigam também ver efeitos nessa mesma influência para, também, promoverem efeitos no bem.
Sei que é muito difícil isto acontecer na cabeça de alguns, posto que tem muita gente de cabeça dura que só consegue ver efeitos no lado negativo e na visão pessimista, absolutamente inviáveis na disposição de ver lado positivo em nada.
A cena da desencarnação da personagem Verbena foi um dos momentos mais belos da televisão nos últimos tempos, que levou muita a gente a se emocionar, em todo o país. Foi demais.
A maior crise que o Brasil enfrenta é a crise de moralidade, decência e vergonha na cara. Quando uma novela desta coloca personagens que enfocam este assunto, como é o caso do personagem principal, o Leo, com certeza o tema mexe também com a cabeça de muita gente, estamos falando em milhões de brasileiros, quantidade de público que a “humildade” da divulgação promovida pelo meio espírita jamais consegue.  
Você já imaginou a quantidade de brasileiros que, por conta desta novela, começa a questionar:
- “Poxa, aqui em casa também a minha filha vê coisas e eu ignoro, não dando a menor atenção para ela”.
- “Mas que bonita essa explicação que eles dão sobre a ação dos espíritos e as nossas perspectivas de futuro”.
- “Mas que bonito morrer daquele jeito que a personagem morreu. Se for assim, eu não vou mais ter tanto pavor da morte”.
- “O pastor da minha igreja diz que o espiritismo é coisa do demônio, que só fala em destruir. Não estou vendo nada de destruição ali, só estou vendo amor, carinho, moralidade e coisa bonita”.
E ainda vem alguns espíritas avaliar a Globo, como um todo, apenas tirando como parâmetro o Big Brother?
Desculpe, gente, mas é muita burrice por parte de alguns. É produto daquelas cabeças que vivem falando em obsessores o tempo todo e nunca lembram dos espíritos do bem que estão sempre dispostos a nos ajudar e nós não damos a menor importância; daquele tipo de mediúnica que ocupa maior parte do seu tempo apenas para comunicação de sofredores, sem dar espaço para os espíritos do bem se relacionarem conosco; daquele outro tipo de espírita que só vê nos que realizam eventos espíritas a disposição de ficarem ricos à custa da doutrina... etc. etc. etc.
É preciso uma nova conscientização espírita, com mais lucidez e mais foco no bem, nas boas intenções e nas boas ações.
Viva a Rede Globo, a nossa maior emissora de televisão, que leva ao país em alto nível aquilo que não temos tido competência de levar.
         "O futuro do Espiritismo será aquilo que os espíritas fizerem dele".
  Abração
                                 Alamar Régis Carvalho
          Analista de Sistemas, Escritor e AINSF Dinastia

                         alamarregis@redevisao.net
                              www.redevisao.net
                            www.alamarregis.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário