a partir de maio 2011

sexta-feira, 30 de março de 2012

Os cristãos verdadeiramente evangélicos e os outros dogmáticos

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

Os espíritas adotam uma teologia exclusivamente bíblica e evangélica, tanto na teoria como na prática.
Sem querer fazer sectarismo, eu tenho demonstrado que o Espiritismo é a religião cristã mais bíblica e mais evangélica, e que os líderes religiosos de outras crenças cristãs usam a Bíblia, erradamente, para o atacarem. E assim nada melhor do que nós usarmos também a própria Bíblia para demonstrar-lhes as verdades ignoradas por eles.
O clero católico, geralmente, não ataca mais o Espiritismo. Já os líderes protestantes e evangélicos, em sua maioria, continuam atacando-o. E fazem isso, salvo raras exceções, porque têm medo de perder dizimistas. Mas como ensina o dito, a mentira tem pernas curtas. E assim é que, em 1930, os espíritas eram presos por estarem assistindo a uma palestra num centro espírita. Hoje, cerca de 80% dos católicos de cidades maiores e de porte médio frequentam as casas espíritas. Mas ainda existe uma minoria de católicos e uma maioria de protestantes e evangélicos com mentalidade semelhante à de 1930. Porém, com a evolução, eles ainda vão encontrar também a verdade, se não nesta reencarnação, numa outra, pois a misericórdia de Deus, por ser infinita, não cessa com a morte do homem de barro. E, como prometeu o excelso Mestre, nada ficará oculto.
E vamos aos fatos. “Eu era um bom rapaz, por isso caí num corpo perfeito.” (Sabedoria, 8:19 e 20). Aqui são claras: a preexistência do espírito, antes da concepção, a lei de causa e efeito ou cármica e a reencarnação. Mas no tumultuado e polêmico Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), por influência do imperador Justiniano e sua esposa Teodora, um dogma condenou a reencarnação, que, até então, era aceita pela Igreja. “Temos dois corpos, um material e outro espiritual, ressuscita o espiritual.” (1 Coríntios, 15:44). “Os ressuscitados são iguais a anjos.” (São Mateus, 22:30). Ora, anjos não têm corpos. O Espírito Santo, pela Bíblia, é o espírito que somos. “Farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel, 13: 45). “Nosso corpo é santuário de um (no original grego é “de um”) Espírito Santo.” (1 Coríntios, 6:19). Mas há um dogma que diz que o Espírito Santo seria o da Santíssima Trindade, a partir do Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Entre os teólogos e exegetas sinceros e de bom senso, embora isso seja reservado, não se discute mais que o Espírito de Elias é o mesmo de João Batista. (Mateus, 11:14; 17:13; e 11: 9 e 10; e Malaquias, 3:1; 4:5). Realmente, o Espírito de Elias é o mesmo de João Batista e o Precursor de Jesus. E quem negar que Elias é o próprio João Batista, nega também a profecia de Malaquias de que Elias é o Precursor. E quem seria o Precursor de Jesus, se não fosse João Batista o próprio Elias?
Com o devido respeito, tenho dito que, infelizmente, todo dogma é polêmico, e é polêmico justamente porque não tem o apoio bíblico, e quando não é contra a Bíblia.
Todas as igrejas cristãs vivem mais em torno dos dogmas, sendo, pois, mais dogmáticas do que bíblicas e evangélicas. O Espiritismo é a exceção, já que segue a Bíblia e, principalmente, o evangelho, pelo que é a única corrente cristã verdadeiramente evangélica. Daí que ele é furiosamente atacado com todas as armas, inclusive as mentirosas e caluniosas, pelas demais correntes cristãs, exceto, hoje, pela Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário