a partir de maio 2011

892475

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres

                por Adilson Garbi

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres acontece em fevereiro

O Filme dos Espíritos e As Mães de Chico Xavier são os destaques da Mostra de Cinema que acontece entre 21 e 25 de fevereiro na capital britânica

Temas como vida após a morte, reencarnação, comunicação com aqueles que já partiram desse mundo fazem parte da vida de milhões de pessoas em todos os continentes. E como a arte imita a vida, com o cinema não poderia ser diferente. Paralelamente ao crescimento do interesse por questões espirituais, nota-se um aumento exponencial e sem precedentes do chamado “cinema espiritual”, um gênero de filmes que aborda experiências espirituais, metafísicas e religiosas.

Nas últimas duas décadas, começando com o lançamento do premiado Ghost – Do outro Lado da Vida (1990) e continuando com obras como Amor Além da Vida (1998), Os Outros (2001) e o recente Além da Vida (2011), roteiros com trama em torno da espiritualidade vêm ganhando cada vez mais destaque na indústria cinematográfica tanto em Hollywood como em produções independentes, batendo recordes de bilheteria em todo o mundo. Os países de língua portuguesa não estão de fora desta tendência. Somente o Brasil produziu nos últimos quatro anos vários filmes que, além de entreter, inspiram e trazem esperança.

Começando bem o ano de 2012, neste mês de fevereiro, a Queen Mary University of London abrirá suas portas para mostrar o que há de melhor dessa produção, apresentando a Primeira Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos, em parceria com a União Britânica de Sociedades Espíritas (BUSS) e o Conselho Espírita Internacional (CEI). A mostra, que tem entrada gratuita, acontece de 21 a 25 de fevereiro e conta com uma programação inédita em Londres.

Luz sobre a programação

Com curadoria do pesquisador e documentarista brasileiro Oceano Vieira de Melo e Paulo Rufino, a programação gratuita inclui grandes sucessos de público, filmes que levaram milhões de pessoas aos cinemas no Brasil, mas que nunca foram vistos no circuito cinematográfico do Reino Unido, como O Filme dos Espíritos (com 320 mil ingressos vendidos), As Mães de Chico Xavier (com 505 mil ingressos vendidos) e os recordistas Nosso Lar e Chico Xavier – O Filme (com cerca de quatro milhões de ingresso vendidos cada). Constam também documentários raros, que foram produzidos para TV por assinatura e lançados em DVD no Brasil, ainda inéditos no circuito internacional, como Allan Kardec, o Educador, que conta a história do codificador do Espiritismo, e A Grande Síntese de Pietro Ubaldi, que mostra a vida do pensador espiritualista italiano Pietro Ubaldi, desconhecido do público de língua inglesa.

A mostra que exibirá durante cinco dias 10 filmes, sendo um documentário na parte da manhã e um longa-metragem na parte da tarde, será aberta em grande estilo com a exibição de Allan Kardec, o Educador e o grande sucesso de público no BrasilNosso Lar. Dirigido por Wagner de Assis e lançado em 2010, o filme foi baseado na obra homônima do espírito André Luiz psicografada pelo médium brasileiro Chico Xavier. Publicado originalmente em 1943, Nosso Lar é um bestseller no Brasil, tendo vendido mais de dois milhões de cópias, além de ter sido traduzido em vários idiomas. O filme fez jus ao livro que o inspirou e quebrou recordes de bilheteria no Brasil, tendo sido visto por cerca de um milhão de pessoas apenas na semana de estréia.
Outro filme contemplando o extraordinário trabalho desse médium brasileiro é Chico Xavier – O Filme, obra que lança luz sobre a sua maior obra: seus 92 anos de vida, 75 dos quais usando sua mediunidade gratuitamente em prol dos mais necessitados. Lançado na data em que Chico completaria 100 anos, esse blockbuster, dirigido e produzido por Daniel Filho, tenta retratar em duas horas, tempo pequeno para dar conta da integralidade de uma vida tão grande, a trajetória do médium mineiro que, tendo concluído apenas o antigo curso primário, psicografou mais de 450 livros e vendeu mais de 40 milhões de cópias, com toda a renda revertida para obras de caridade.

Já O Filme dos Espíritos, lançado em 2011, é um dos últimos sucessos a chegar aos cinemas. Inspirado livremente em O Livro dos Espíritos (1857), de Allan Kardec, primeiro livro da codificação do Espiritismo, a produção conta a história de um homem que, prestes a cometer o suicídio após a morte da esposa, se depara com um exemplar de O Livro dos Espíritos e começa uma jornada de transformação interior rumo aos mistérios da vida espiritual e suas influências no mundo material.
Na programação da mostra, estão ainda As Mães de Chico XavierBezerra de Menezes – Diário de um Espírito, e os documentários As Cartas Psicografadas por Chico XavierEurípedes Barsanulfo – Educador e Médium e Divaldo Franco – Humanista e Médium Espírita.
  
Revolução silenciosa

Filmes como estes anseiam proporcionar uma reflexão sobre as questões filosóficas mais fundamentais do ser humano que fazem parte do interesse coletivo de civilizações em todos os tempos: De onde viemos? O que acontece com a alma quando a vida material chega ao fim? Há céu ou inferno? Deus existe? Como a justiça divina se revela? O mundo pode ser melhor? 

Talvez o sucesso de bilheteria de filmes desse gênero em todo o mundo se deva ao fato de que eles respondem a um anseio coletivo de “fazer uma revolução silenciosa, onde retratos de violência, sofrimento e crueldade que outrora povoavam as mais diversas tramas cedam lugar às questões humanas realmente importantes, como o despertar da espiritualidade e da consciência”, afirma Elsa Rossi, presidente da BUSS de Londres.

A semana do livro

Além da exibição gratuita dos filmes em português com legendas em inglês, serão disponibilizados livros em português e inglês sobre os temas abordados nos filmes.
A mostra será aberta às 10h00 no dia 21 de fevereiro com o documentário Allan Kardec, o Educador e o filme Nosso Lar às 16h00. A programação prossegue até o dia 25 de fevereiro, sempre das 10h00 às 18 horas, com exibição de dois filmes por dia, sempre seguidos de debates com convidados especiais.
O evento, que tem entrada gratuita, é fruto de uma parceria entre a União Britânica de Sociedades Espíritas (BUSS), a Versátil Vídeo Spirite e o Conselho Espírita Internacional, com o apoio da Queen Mary University.
Programação (veja a programação detalhada em anexo)

Longas-metragens de ficção
Nosso Lar (2010)
As Mães de Chico Xavier (2011)
O Filme dos Espíritos (2011)
Bezerra de Menezes (2008)
Chico Xavier – O Filme (2010)

Documentários em longa-metragem
Allan Kardec, o Educador (2005)
As Cartas Psicografadas por Chico Xavier (2010)
Divaldo Franco – Humanista e Médium Espírita (2008)
A Grande Síntese de Pietro Ubaldi (2009)
Eurípedes Barsanulfo, Educador e Médium (2007)

Serviço

Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos
Data: de 21 a 25 de fevereiro de 2012
Horário: Das 10h00 às 18h00
Local: Alfred Hitchcock Cinema – Arts Building (Queen Mary University of London)
327 Mile End Road, E14 NS – Mile End Station
Reservas antecipadas gratuitas: http://bit.ly/SpiritFilm
Mais informações: bussevents@gmail.com
Todos os filmes lusófonos terão legendas em inglês. As sessões serão seguidas de um debate sobre o tema.
Fonte: Magali Bischoff - Mundo Maior Filmes - Fone (11) 2283-0360 - www.redemundomaior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário