a partir de maio 2011

domingo, 19 de janeiro de 2014

Manifestações físicas e mediunidade


Os fenômenos das mesas girantes e falantes, da suspensão etérea de corpos pesados, da escrita mediúnica, facultam a explicação de alguns outros, análogos e espontâneos, aos quais, pela ignorância da lei que os rege, se atribuía caráter sobrenatural e miraculoso.
Os fenômenos têm por base as propriedades do fluido perispirítico, quer dos encarnados, quer dos Espíritos livres. (G XIV 40)(1)
Por meio do seu perispírito é que o Espírito atuava sobre seu corpo vivo; ainda por intermédio desse mesmo fluido é que ele se manifesta.
Atuando sobre a matéria inerte, produz ruídos, movimentos de mesa e outros objetos, os levanta, derruba ou transporta.
É igualmente com o concurso do seu perispírito que o Espírito faz que os médiuns escrevam, falem, desenhem.
Já não dispondo de corpo tangível para agir ostensivamente quando quer manifestar-se, ele se serve do corpo do médium, cujos órgãos toma de empréstimo, mediante o eflúvio fluídico que verte sobre ele. (G XIV 41)(1)
O movimento dos objetos é um fato incontestável. A questão está em saber se, nesse movimento, há ou não uma manifestação inteligente e, em caso de afirmativa, qual a origem dessa manifestação. (L.E., Introdução IX e XVI)(2)
Falsíssima ideia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem da prática das manifestações materiais. Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom senso. (L.E., Conclusão VI)(2)
Os médiuns de efeitos físicos são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais como os movimentos dos corpos inertes, ou ruídos, entre outros. (L.M., 160)(3)
Variedades especiais para os médiuns de efeitos físicos: médiuns tiptólogos, médiuns motores, médiuns de translações e suspensões, médiuns de efeitos musicais, médiuns de aparições, médiuns de transporte, médiuns noturnos, médiuns pneumatógrafos, médiuns curadores, médiuns excitadores. (L.M., 189)(3)
Entre as diversas manifestações, uma das mais interessantes é o toque espontâneo de instrumentos de música. Os pianos e harmônicos são aparentemente os instrumentos prediletos. (R.E., maio de 1858, “Teoria das Manifestações Físicas”)(4)
Se agirmos sobre essa do mesmo modo que sobre a mesa, teremos uma estátua que se desloca de lugar, que responderá por movimentos e por pancadas; numa palavra, uma estátua momentaneamente animada de uma vida artificial. (R.E., junho de 1858, “Teoria das Manifestações Físicas”)(4)
A faculdade de produzir efeitos físicos constitui uma categoria bem nítida, que raramente se alia às comunicações inteligentes, sobretudo às de elevado alcance. 
(...) Longe de nós desprezar os médiuns de efeitos físicos. Têm eles a sua razão de ser e o seu fim providencial; prestam incontáveis serviços à Ciência Espírita; mas quando um médium possui uma faculdade que o põe em contato com seres superiores, não compreendemos que dela abdique. (R.E., março de 1859, “Ensaio sobre os médiuns”)(4)
Os fenômenos pelos quais podem os Espíritos manifestar sua presença são de duas naturezas, que se designam como manifestações físicas e manifestações inteligentes. (R.E., março de 1860, “Manifestações Físicas Espontâneas”)(4)
A mediunidade é uma aptidão natural inerente ao médium, como a faculdade de produzir sons é inerente a um instrumento; mas como para que um instrumento toque uma ária é preciso um músico, para que um médium produza efeitos mediúnicos são precisos os Espíritos. (R.E., outubro de 1865, “Os irmãos Davenport”)(4)
O Espiritismo não fez senão colocar as primeiras balizas de uma ciência cujo alcance é desconhecido. Com o auxílio do que já descobriu, abre aos que vierem depois de nós o caminho das investigações numa ordem especial de ideias. (R.E., abril de 1867, “Manifestações Espontâneas”)(4)
Caráter e consequências religiosas das manifestações dos Espíritos. (O.P., pag. 36, 12.ed. FEB)(5)

1. KARDEC, Allan. A Gênese. 
2. _______. O Livro dos Espíritos. 
3. _______. O Livro dos Médiuns. 
4. _______. Revista Espírita. 
5. ______. Obras Póstumas. 

http://www.oclarim.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário