a partir de maio 2011

domingo, 21 de janeiro de 2024

Pessoas bonitas são privilegiadas?

 

Pessoas bonitas são privilegiadas?

girl-2605526_1280

.

POR QUE PESSOAS BONITAS SÃO PRIVILEGIADAS?

Por que o mundo é desigual na questão beleza? Uns nascem lindos e lindas, vivem cheio de homens e mulheres atrás, e outros nascem feios e são desprezados. Isso pode gerar muita tristeza nas pessoas.

Tanto pessoas feias quanto pessoas bonitas podem sofrer do mesmo jeito, cada uma com seu motivo. Mas no Espiritualismo sabemos que esses dois estados, a beleza e a feiura, são provações para o espírito. No entanto, se todos fossem lindos, ninguém seria lindo… pois só existe a beleza porque existe a feiura. Ninguém conseguiria identificar a existência da beleza se não existisse a feiura. Da mesma forma que, se todos fossem altos, ninguém saberia que todos são altos, porque somente é possível identificar a altura quando existe a baixeza. Um oposto só existe e só consegue ser identificado quando da existência do outro oposto. Os contrários precisam um do outro para poderem existir… se um não existe, o outro deixa de existir automaticamente. Dessa forma, se todos fossem bonitos, não existiria a beleza, pois todos seriam igualmente bonitos, e ninguém conseguiria viver essa beleza, pois ela estaria em tudo, e estando em tudo, não poderia ser identificada e vivida.

Dessa forma, uns nascem feios para que outros possam ser bonitos… e uns nascem bonitos para que outros possam ser feios. Mas o que é a feiura? Uma provação… O espírito prova a si mesmo para verificar se, numa existência de muita feiura, ele vai valorizar mais o exterior ou vai valorizar mais o interior. Sabemos que o interior é o que conta na vida. O interior é aquilo que temos e somos por dentro. É a nossa essência. A exterioridade é mera casca que se desgasta e se destrói. É a mesma diferença entre a embalagem e o produto. Ninguém deveria se guiar pela embalagem, pois a embalagem pode dissimular a qualidade de um produto. Pessoas que escolhem um produto pela embalagem bonita podem se decepcionar muito com aquilo que está dentro da embalagem. Da mesma forma, a beleza pode também nos enganar… podemos acreditar que seremos felizes com uma pessoa muito bonita, mas isso raramente acontece. Por outro lado, pessoas que veem apenas a beleza em relacionamentos frequentemente reclamam que seus parceiros não eram o que pareciam ser no início. Quantas vezes já vi homens e mulheres que escolhem o parceiro ou a parceira pela beleza e depois se decepcionam, e criam problemas para si mesmos.

Por outro lado, é ilusão acreditar que indivíduos dotados de muita beleza e boa aparência são privilegiados e possuem uma grande vantagem na vida. A beleza também traz muitos infortúnios para a pessoa bonita. Por exemplo, pessoas muito belas podem ser tratadas como objetos, como fonte de prazer para o parceiro… e não pessoas com qualidades, personalidade e sentimentos. Muitas mulheres bonitas reclamam que os homens só as buscam para sexo e prazer…. mas não querem nada sério. Quando as mulheres falam em aprofundar o relacionamento, os homens desistem e somem, porque estavam apenas interessados em curtição por conta da beleza da mulher. Por outro lado, muitas mulheres e homens se concentram apenas em sua aparência a fim de chamar a atenção de possíveis parceiros. Isso é um erro… pois se a pessoa apenas mostra a beleza e não quem ela é… outros a verão apenas como objeto de prazer e divertimento.

Outro ponto é que a beleza pode provocar inveja nas pessoas. Algumas mulher podem, por exemplo, se sentirem inferiorizadas pela beleza de outra mulher… e fazerem de tudo para prejudicá-la, assim como gerar fofocas, falsidade, tratamento hostil etc.

Outra desvantagem é que pessoas muito bonitas são frequentemente vítimas de assédios, abusos, abordagens indesejadas, perseguições etc. Algumas mulheres, por exemplo, gostam desse assédio até certo ponto, mas ocorre muito de homens passarem dos limites e intervirem de forma humilhante, agressiva e invasiva. Isso pode levar a casos de abuso e estupro em várias ocasiões e idades.

Pessoas bonitas também sofrem muita pressão por se manterem sempre belas, sempre bem-vestidas, sempre com a melhor maquiagem, sempre com o conjunto da moda, devem estar sempre apresentáveis para algum evento social, para o trabalho etc. Isso pode criar um peso e uma saturação nessas pessoas, que podem se cansar de tantos cuidados e de tanta pressão em cima delas. Hoje em dia é comum mulheres enfrentando problemas relacionados a autoimagem e desenvolverem até mesmo transtornos mentais, como a anorexia nervosa e a bulimia. Outra questão são os altos investimentos em cosméticos e artigos de beleza diversos que somente uma minoria consegue bancar.

Pessoas muito bonitas podem viver uma dúvida constante: será que estão sendo valorizadas pelas suas qualidades, ou são valorizadas apenas pela sua beleza? Uma mulher bonita dificilmente vai ter certeza se os homens a procuram pela sua personalidade e seu jeito de ser, ou se estão interessados apenas em sua aparência. O homem pode facilmente simular afeto e amor, e a mulher sentir que nunca há certeza sobre isso ou pode mesmo se decepcionar ao descobrir que nunca foi amada e valorizada verdadeiramente pelo parceiro. A beleza também pode estimular a criação de estereótipos. Uma mulher bonita é frequentemente tida como burra ou como não capacitada para diversas tarefas mais complexas. A conquista de um cargo mais alto numa empresa, por exemplo, pode levantar suspeitas de que a beleza foi o ponto fundamental dessa aquisição e não suas qualificações profissionais.

A beleza pode até mesmo trazer perigos para a integridade física das pessoas. Mulheres muito bonitas podem ser vítimas frequentes de assédio na rua e muitas correm perigo de vida quando precisam caminhar por certos locais, principalmente a noite e em bairros mais perigosos das cidades.

Além disso, pessoas muito bonitas frequentemente sofrem muito com a perda da beleza durante o processo de envelhecimento. Muitos homens e mulheres bonitos fazem de tudo para manter a beleza intacta, mas obviamente que nunca conseguem. Podem até conseguir prolongar um pouco a beleza do seu rosto com plásticas e outros produtos, mas no final das contas, todo rostinho bonito acaba envelhecendo, perdendo sua beleza, sua vitalidade, seus traços joviais etc. Isso obviamente gera um sofrimento contínuo e profundo em pessoas muito apegadas a aparência física.

Há mais um agravante da beleza. Pessoas muito bonitas podem ter a ilusão de serem melhores ou superiores a pessoas feias. A sociedade valoriza em demasia a beleza, e por isso, homens e mulheres mais atraentes podem se sentir acima das outras, como se formassem uma classe privilegiada na sociedade. O ego dessas pessoas é alimentado todos os dias, ainda mais nessa era digital de redes sociais. Isso cria um sério problema, porque, como já dissemos, um dia a beleza acaba e a pessoa vai perceber que não era tão boa e especial quanto se supunha. Por outro lado, ela deverá constatar que a beleza era algo efêmero, passageiro, fugaz, que tinha uma certa duração e depois terminou. É comum ver indivíduos muito belos na juventude amargarem uma velhice solitária e infeliz, pois cuidaram do corpo, mas esqueceram-se da alma. A pessoa que colocou suas fichas na beleza vai perceber que se concentrou em algo impermanente, ao invés de investir em virtudes interiores, que ficarão com sua alma para sempre.

É preciso também considerar que a beleza é relativa. O que pode ser bonito para uns pode não ser para outros. Além disso, a energia da pessoa também conta muito nesse processo. É comum pessoas com boa energia parecerem mais bonitas, mesmo não possuindo tanta beleza. Por outro lado, pessoas com energias negativas podem até mesmo tornarem-se repulsivas, pois sua energia é tão pesada que, mesmo com toda a beleza exterior, ela mais afasta do que atrai as pessoas. Quantos já não se depararam com pessoas muito bonitas, mas que nem pareciam ser tão belas por conta de uma vibração muito pesada? E outras, que nem eram tão belas, mas sua luz interior era tão radiante que iluminava a pouca beleza que tinha, tornando-a mais bela e atraente?

Com tudo isso, fica claro que a beleza física tem suas vantagens, mas também possui uma série de desvantagens. Ninguém deve supor que uma pessoa muito bonita está melhor, tem um privilégio, ou não sofre como as outras. Tanto pessoas feias como pessoas bonitas têm os seus sofrimentos… e cada uma sofre de uma forma específica. No entanto, o sofrimento tanto da beleza quanto da feiura vem sempre da mesma causa: a valorização do exterior em detrimento do interior. Por isso, todos devem passar, a partir de agora, a valorizarem as virtudes da alma, que ficará conosco para sempre, ao invés de ficarem admirando e apreciando algo que possui uma natureza impermanente, e que, em breve, vai acabar.

(Hugo Lapa)

E-mail: portaldoespiritualismo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário