a partir de maio 2011

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Reflexão sobre a lógica na relação "Reencarnação / Evolução" nos dias atuais !

Caros amigos, sabemos, através dos estudos espíritas, mormente pelo Livro dos Espíritos, que o espírito precisa atravessar e vivenciar uma grande quantidade de reencarnações para que se processe, em seu íntimo, toda a evolução necessária para que ele atinja o nível máximo de depuração e iluminação, tornando-se assim, um “espírito de bem-aventurança”.
169. O número das encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?
“Não; o que caminha rápido, poupa-se das provas. Todavia, essas encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, pois o progresso é quase infinito.”
O Livro dos Espíritos.
...é necessário um tempo imenso, do nosso ponto de vista, para passar da infância espiritual a um desenvolvimento completo, e de que seu progresso se realiza, não numa única esfera, mas passando por mundos diversos. A vida do Espírito se compõe, portanto, de uma série de existências corporais e cada uma delas representa para ele uma oportunidade de progresso.”
Allan Kardec


Encontramos ainda, na mesma fonte, que há a tendência de o espírito se reencarnar no mesmo mundo muitas vezes antes de migrar para um outro mais evoluído e continuar por lá sua caminhada.
Citar
173. A alma, a cada nova existência corporal, passa de um mundo a outro, ou
pode efetuar várias delas no mesmo globo?
“Ela pode tornar a viver várias vezes no mesmo globo, se não se adiantou bastante para passar para um mundo superior.”
a) Assim, podemos reaparecer várias vezes na Terra?
“Certamente.”


Sabemos também que o ato do “evoluir” aqui na Doutrina Espírita significa melhoramento íntimo, significa depurar-se pouco a pouco de suas imperfeições, com consequente aprimoramento moral. Significa, em última instância, uma ampliação da consciência da realidade que o envolve. 
Segundo o Livro dos Espíritos, esse evoluir acontece na medida em que vivenciamos as dificuldades e os desafios com os quais nos deparamos no dia a dia das existências terrestres, no constante processo do acertar e errar, do cair e levantar, numa cadeia de eventos sucessivos. Experimentando o existir na carne, o espírito vai sofrendo as influências desta de todas as formas possíveis e imaginárias, e assim aprimorando e despertando cada vez mais suas potencialidades. 

Até aí ok, mas precisamos considerar o seguinte: numa encarnação o ser humano atravessa um longo período de infância até tornar-se adulto. Sabemos que a infância é uma fase em que o indivíduo não possui seu corpo e intelecto totalmente desenvolvido, a ponto de manifestar todas as características de sua personalidade de forma plena, e que, por isso, não pode responder por si nem pelos seus atos, necessitando sempre da tutela de um adulto. Sabemos que o período da infância vai até a adolescência, algo em torno dos 13 ou 14 anos. Isso falando de uma média global, porque são faixas que variam muito de cultura para cultura. Essa fase da adolescência pode se estender até a idade dos 18, chegando até aos 24 dependendo do caso, para que a pessoa seja então considerada um adulto. 

O Livro dos Espíritos não faz diferenciação do processo evolutivo nas diferentes fases da vida do ser humano, apesar da grande variação da capacidade de manifestação do espírito, considerando todas as características limitantes de cada fase que precede a fase adulta. 

Mas tudo bem, nada impede de fazermos nossas próprias suposições. Podemos considerar que durante toda a infância o espírito apenas passe por momentos de sofrimento físicos e psíquicos, seja por doenças, acidentes, maus tratos, etc, mas que seu espírito não é colocado frente a provas de conotação moral, pois que este ainda não pode se manifestar por completo devido às limitações do corpo infantil. Avançando à fase seguinte, a adolescência, podemos supor que, junto com o sofrimento de ordem corporal, comecem a aparecer, gradualmente, situações que exijam respostas de sua consciência íntima, sendo ele cobrado por isso, frente às diversas situações da vida, pois que nessa fase o espírito já está mais apto a manifestar-se através do corpo. Mas ainda não totalmente.

Diante disso e avançando agora na reflexão, podemos supor que o verdadeiro melhoramento íntimo (depuração das imperfeições, evolução moral) só vai mesmo acontecer da metade da adolescência para frente na caminhada cronológica de uma única encarnação, guardando é claro a grande variabilidade de cada caso.

Agora vamos considerar a seguinte questão: qual foi o tempo de duração de cada uma de nossas vidas passadas até as encarnações atuais aqui na terra? Para isso, precisamos levar em conta a expectativa de vida do ser humano ao longo das eras em que este andou por aqui até os dias atuais.

Eu tenho aqui alguns dados:

Variação da expectativa de vida ao longo do tempo.

As informações a seguir são derivadas da ''Encyclopaedia Britannica, 1961, e representa as estimativas da expectativa de vida da população como um todo. Em muitos casos varia consideravelmente de acordo com classe e gênero. Ela leva em conta a mortalidade infantil, mas não a mortalidade pré-natal (aborto espontâneo ou induzido).


Seres humanos por Época                        Esperança média de vida ao nascer 

Período Paleolítico Superior                                       33
Período Neolítico                                                          20
Idade do Bronze e da Idade do Ferro                        35 +
Grécia clássica                                                             28
Pré-colombianas da América do Norte                     25-30
Califado Islâmico Medieval                                         35 +
Grã-Bretanha Medieval                                                30
Cedo a Grã-Bretanha moderna                                  30-45
Média mundial atual                                                     67,2


Ainda de acordo com http://guiadoestudante.abril.com.br/, em 1900, as pessoas da Europa desenvolvida morriam com 45 anos. Atenção pra esse dado: “pessoas da Europa desenvolvida” ! Ou seja, pessoas providas com as melhores condições de higiene, com acesso à melhor medicina e ciência geral que a época podia oferecer. Dá pra imaginar como seria pelo resto do mundo a fora. Segundo dados mais recentes da ONU (Organização das Nações Unidas), uma pessoa que nasceu em 1950 tinha, em média, 46,5 anos de vida pela frente.

Percebemos com esses números que apenas de um século pra cá (um nada em se considerando toda a existência humana na terra) a expectativa de vida de um encarnado na terra simplesmente dobrou.


Diante desses dados e reflexões, eu cheguei a algumas conclusões que eu achei interessante compartilhar com vocês. Senão vejamos:
  • Apesar de termos tido tantas encarnações no passado, o que nós aproveitamos de cada uma foi realmente muito pouco. Por isso quando paramos pra olhar pra dentro de nós mesmos, tomamos um choque de realidade e percebemos o quanto já encarnamos e o quanto temos ainda a evoluir;
  • Se, por exemplo, pegarmos aquele dado da ONU, um europeu desenvolvido no ano de 1900, que conseguisse viver por toda a sua vida, que morresse de velhice aos 47 anos, só havia tido mesmo por volta de 25, 30 anos para aproveitar sua encarnação, no sentido do melhoramento íntimo propriamente falando. Isso falando em 1900, imagina antes disso;
  • Temos que considerar também aquelas em que morremos ainda quando bebês, que não devem ter sido poucas pois a mortalidade infantil até o início do século passado sempre foi em torno dos 50%;
  • Eu estou com 45 anos de idade, então, esta minha presente encarnação (assim como a da imensa maioria das pessoas agora encarnadas) pode estar sendo a primeira em que eu consigo avançar para além dos 30, 35 anos de vida.   
  • Estamos vivendo uma época inédita, nunca ao longo de toda a história humana na terra o espírito humano aproveitou tanto a experiência de uma única existência na carne. Isso, por si só, pode ser um forte fator que vai favorecer a que a humanidade dê passos cada vez mais largos no sentido da evolução, com menos tempo. Cada espírito aproveitando mais cada tempo de encarnação colaborará não apenas para si próprio, mas para o todo;
  • Enfim, acredito que pode ser um sinal de que o período de regeneração da Terra citado pelo Livro dos Espíritos esteja realmente se aproximando e muito perto, ou no mínimo uma preparação para esse período

http://www.espiritbook.com.br/forum/topic/show?id=6387740:Topic:1804727&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Nenhum comentário:

Postar um comentário