a partir de maio 2011

sábado, 16 de junho de 2012

Movimento Espírita Brasileiro


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)
 Distrito Federal
Brasília – A Comunhão Espírita de Brasília promoveu ontem, dia 16 de junho, uma palestra proferida por Lacordaire Abrahão Faiad sobre o tema “O despertar do Espírito”. Neste domingo, 17 de junho, às 10h, no mesmo local, Lacordaire coordenará mais uma edição do seminário Projeto Vida com o tema “O entendimento: a relação fraterna com o outro”. 
– A FeDF está montando uma turma de Esperanto na FEDF-Sudoeste. “O Esperanto é um idioma útil do ponto de vista técnico e científico. É uma língua precisa e flexível, tem vocabulário simples e, ao mesmo tempo, versátil para criação e adaptação de infinitos vocábulos novos, sem dialetização”, com Waldir, aos sábados, das 9h às 10h, na sede de FEDF Sudoeste: QMSW 5/ 301. Inscrições pelo e-mail nessa.prod@gmail.com ou na Livraria da FEDF. Informações no site http://esperanto.org.br ou pelos telefones (61)8487-6180 com Vanessa ou 8560-5520 com Ana Lúcia. 
– “O Espiritismo em sua expressão mais simples” e “Viagem Espírita” são as obras em destaque nas exposições promovidas pelo pesquisador Jorge Brito, na FEB.  Iniciadas em abril, serão estendidas até 30 de junho e contam com vasto material de visualização a exemplo da 1ª Edição Francesa de 1862, a Edição da FEB de 1904, bem como edições em outros idiomas, como francês, sueco, finlandês, russo, entre outras. Material reunido que conta um pouco da importância e contribuição destas obras ao longo da história. Mais informações: (61) 2101-6170.  
– Serão aceitas até o dia 30 de junho, sábado, as inscrições para o concurso “A Doutrina Explica 2012”. A entrega dos trabalhos aceitos deverá ser realizada até o dia 27 de julho, sexta-feira. Os trabalhos serão apreciados pela Banca Examinadora no dia 26 de agosto e o resultado será publicado na edição de Novembro / Dezembro do Jornal Brasília Espírita. Informações: Edição No 175 do Jornal Brasília Espírita ou pelo site www.atualpa.org.br. Promoção: Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima (GEABL).  
– O curso “Preparação de Palestrantes Espíritas 2012” será realizado até o dia 1º de julho, aos domingos, às 9h, na sede da FEDF: SHCS Sul, SQ 408, área especial, templo. Os organizadores solicitam que todos cheguem por volta das 8h30 para recepção e preparação de ambiente. Informações nos siteswww.fedf.org.br e www.palestrantesespiritasdf.wordpress.com.  
– Em agosto de 2012, o público verá nos cinemas brasileiros uma história fascinante: “E a vida continua...”. Filme adaptado do livro “E a vida continua”, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, com direção e roteiro de Paulo Figueiredo e produção da Versátil Digital Filmes e VerOuvir Produções. Os produtores são: Oceano Vieira de Melo, Sonia Marsaiolli de Melo e Paulo Figueiredo. O elenco: Amanda Acosta, Luiz Baccelli, Lima Duarte, Ana Rosa, Luiz Carlos de Moraes, Rui Rezende, Luiz Carlos Felix, Ana Lúcia Torre, Claudia Mello, Arlete Montenegro, Rosana Penna, Ronaldo Oliva, Samantha Caracante, Cesar Pezzuolli, Carla Fioroni, Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz, mais um grande elenco.
Taguatinga – O NOTA-ME 2012 - Nossos Talentos Artísticos Movimento Espírita DF realizará o workshop “Movimento da Arte Espírita do Distrito Federal” no dia 8 de julho, das 8h às 18h, no Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo – GAEEB: Setor D Sul, Área Especial 8, Taguatinga Sul. O objetivo da oficina é fornecer subsídios doutrinários ao trabalhador da arte espírita e incentivá-lo na sua produção.  A abertura do evento ficará a cargo de Maurício Keller que tratará do tema “A arte e a valorização da vida”.  A coordenação geral do evento ficou a cargo de João Mendonça, Alexandre Lacerda, Ito, Márcia Falcomer e Conceição Cavalcante.  Inscrições e informações no site www.fedf.org.br.
 
 São Paulo
Capital – Notícias sobre o confrade J. Raul Teixeira podem ser vistas no noticiário de Niterói-RJ, onde fica a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade, da qual nosso irmão faz parte. Eis o site da SEF: http://www.sef.org.br/.  
– Com o tema “O futuro do Brasil é você” será realizado o Fórum da Mocidade Espírita no dia 29 de julho, domingo, pela Mocidade Espírita Cairbar Schutel, na sede da FEESP: Rua Maria Paula, 140, Edifício Allan Kardec, Auditório Bezerra de Menezes. Os organizadores convidam: Vamos projetar o Brasil daqui a 50 anos? Como será se aplicarmos nosso conhecimento espiritual? Como será se aplicarmos o conhecimento Espírita na Economia, Política, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Arte? A proposta é criar a percepção pela diferença que podemos fazer levando nosso conhecimento para a prática. Os jovens de hoje serão os empresários, médicos, políticos, artistas, biólogos, economistas, profissionais desta pátria, os brasileiros que farão o futuro. Desta forma, todos os jovens espíritas estão convidados a refletir sobre a diferença que podem fazer neste país para que se consolide o desejo de sermos o “Coração do Evangelho”. Durante o fórum serão apresentados trabalhos dos grupos de mocidades do Brasil. Você pode participar, para isso envie seu trabalho (música, teatro, dança, pintura, entre outros) em vídeo para o e-mail forum.feesp.aijm@gmail.com. A sua apresentação deverá estar dentro do tema “O Futuro do Brasil é você!”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link http://fmecs.wordpress.com/inscricao/. Mais informações pelo telefone (11)3115-5544 ou pelo e-mail forumfeesp.alijm@gmail.com.  
– A Associação Espírita Paulo e Estêvão (Rua Aiamá, 55, Tatuapé) comemorará neste mês de junho 63 anos de fundação e preparou um ciclo de palestras especiais. A programação completa é esta:
4 – segunda-feira – Nossa História, da Fundação aos dias atuais;
11 – segunda-feira – Viagem Espírita 1862, com Cristina Helena Sarraf;
18 – segunda-feira – Paulo e Estêvão, com José Silvio Spinola Gaspar;
25 – segunda-feira – Cristianismo e Espiritismo, com Ismael Oliveira.
Informações pelo telefone (11)9560-0265 ou pelo e-mailimenegueti@globo.com.  
– O Núcleo Espírita Almas Irmãs (Rua Paulo do Vale Junior, 175, Vila Bancária) preparou um ciclo de palestras para este mês e a programação completa é esta:
12 – terça-feira – 20h: Abertura com os alunos do curso básico de Espiritismo, 2o ano. Palestra: “A mediunidade no 3o Milênio”, com Luciano Dias Vicente;
13 – quarta-feira – 20h: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados”, com Willian Sanches;
14 – quinta-feira – 20h: “Perdão”, com Messias Matei;
15 – sexta-feira – 20h: “O papel da cada espírita”, com Katia Penteado;
16 – sábado – 16h: “A família sob a perspectiva espírita”, com Marco Milani, e apresentação do Coral Francisco de Assis;
17 – domingo – 16h: Palestra musical com Allan Vilches.
Informações pelo telefone (11)3931-3490 ou no site www.neai.org.br
– O curso “Paulo de Tarso, segundo Emmanuel” é baseado no livro “Paulo e Estêvão”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito Emmanuel, e é coordenado por José Maria Pontes e Silva.  O curso está estruturado em cinco partes e é ministrado às sextas-feiras, das 20h30 às 22h, no Centro Espírita “Unidos na Fé” – CEUFé – Rua Bento Quirino, 374, Vila Talarico. O cronograma final das aulas é este: 22/6 e 29/6. Inscrições pelo e-mail delizete_rosa@yahoo.com.br ou pelo telefone (11)2609-2620. 
– O Curso “Reencarnação e psicoterapia – como abordar eticamente as crenças espirituais dos pacientes que buscam psicoterapia” será iniciado no dia 7 de agosto.  As aulas serão às terças-feiras, das 18h30 às 21h, na Clínica Júlio Peres: Rua Maestro Cardim, 887, Paraíso.  Poderão participar psicólogos, médicos e estudantes.  O curso tem duração de 4 meses e será coordenado por Júlio Peres.  O objetivo é fornecer aos psicoterapeutas conhecimentos de estratégias objetivas para abordar eticamente os pacientes reencarnacionistas que buscam psicoterapia e otimizar o enfrentamento de suas dificuldades com base em seus sistemas de crenças.  O investimento é de 4 parcelas de R$630,00 e a inscrição custa R$120,00.  A seleção será feita com base na análise de curriculum vitae e carta de intenção.  Basta enviar esses documentos para o e-mail contato@julioperes.com.br destacando o assunto como: Curso Reencarnação e Psicoterapia. 
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, convida os dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas para o curso de Gestão de Centro Espírita. O curso iniciou-se no dia 12 de maio, sábado, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435, estação do metrô Praça da Árvore. Os facilitadores são: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar e José Antônio Luiz Balieiro e a coordenação está a cargo de Julia Nezu. O cronograma é este: 23/6 – módulo 2 – capítulos 1 e 2; 28/7 – módulo 2 – capítulos 3, 4, 5 e 6; 11/8 – módulo 3 – capítulos 1 e 2; 25/8 – módulo 3 – capítulos 3 e 4; 15/9 – módulo 4 – capítulos 1, 2, 3 e 4; 22/9 – módulo 4 – capítulos 5, 6 e 7; 13/10 – módulo 5 – capítulos 1, 2 e 3; 27/10 – módulo 5 – capítulos 4 e 5; 27/10 – almoço de confraternização e entrega de certificado de presença para quem comparecer a 75% das aulas. Informações pelos telefones (11)5072-2211 ou 2950-6554 ou pelos e-mailsuse@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br. O curso é apostilado e acompanham diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso. Visite os sites www.ccdpe.org.br ou www.usesp.org.br.  
– A Campanha permanente do Conselho Federativo Nacional da FEB “O Evangelho no Lar e no Coração” tem reforço continuado com o “Programa de Lançamento da Campanha mais que envolvente”. Objetivos: Finalidades e Importância, Planejamento estratégico da Campanha, Peças de divulgação, Cartaz (pôster), banner, Folder (coraçãozinho) frente, Folder (coraçãozinho) miolo, Funções dos Órgãos de Unificação, Funções dos Centros Espíritas, Distribuição de material promocional, Ícone gráfico da Campanha, Recinto Doméstico, Anúncios de sustentação, Natal combina com o Evangelho no Lar e no Coração. Uma Campanha mais que Envolvente. Amplie o bem que existe em você. Participe, faça e ensine a fazer. Apoio: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (www.usesp.org.br). Informações com Luiz Cláudio da Silva pelo e-mail evangelhonolar@usesp.org.br ou pelos telefones (11)9246-0296 e 8264-1090 ou no link http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1104.  
– A Arte Poética Castro Alves promove o 22º Concurso de Poesia com Temática Espírita. O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012. Endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia, a informação do local da festa e da entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô. Acesse:http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html, para saber mais.  
– A programação dos cursos que serão realizados no Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) é esta:
- Curso para Entrevistadores e trabalhadores do salão: 29 de junho, às 20h;
- Filosofia Espírita: 3, 10, 17 e 14 de agosto, às 20h.
Informações com Wania pelo e-mail secretariasa@scibirapuera.com.br.  
– O NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus – promove o Curso “Espiritismo segundo a visão científico-filosófica”, com coordenação de Pedro Nakano. O curso tem a duração de 14 aulas, e o término está previsto para o dia 28 de junho. As aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h, na nova sede do NESJ: Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde. Podem participar dirigentes de casas espíritas, expositores, estudiosos e pesquisadores. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11)3858-0164. Informações nos sites www.segueajesus.org.br ou www.ccdpe.org.br ou pelo e-mail nucleoesj@gmail.com.  
– Na proxima segunda-feira, 18 de junho, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Transiçao planetária” no Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso: Rua Fulvio Morganti, 701, Santa Inês.  Manolo tratará do tema “Jesus – líder afetuoso” na proxima sexta-feira, 22 de junho, às 20h, na Fraternidade Espírita Auta de Souza: Rua Loefgren, 1428, Vila Clementino.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
– Na próxima segunda-feira, 18 de junho, às 20h, Sebastião Camargo fará uma palestra com tema evangélico no Centro Espírita João Batista: Rua Yamato, 116, Jardim Japão, Parque Novo Mundo.  No dia 20 de junho, quarta-feira, às 20h, o confrade trabalhará o tema “A cura a partir de si mesmo” no Centro Espírita Irmãs Maria: Rua Solar dos Pinheiros, 338, Vila Industrial.  Informações pelo telefone (11)6598-0173 ou pelo e-mailtaniafaura@yahoo.com.br.  Sebastião reservou a quinta-feira, 21 de junho, às 20h, para tratar do tema “Escutando Sentimentos” para os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Meneses: Rua Fábio Prado, 15, Chácara Klabin, Vila Mariana.  Informações pelos telefones (11)5575-0321 ou 9604-4007.  Encerrando a semana, no sábado, 23 de junho, às 16h, Sebastião Camargo fará uma palestra sobre o tema “O papel do homem desperto na consciência” no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Valdemar Martins, 1138, Parque Peruche, Zona Norte.  Informações pelos telefones (11)2231-3658 ou 9137-2697 ou pelo e-mail elena.batista@gmail.com
– As atividades programadas para o mês de junho no GASF – Grupo Assistencial Sem Fronteiras Eurípedes Barsanulfo (Rua Frei Durão, 579, Ipiranga) são estas:
7 – quinta-feira – 20h: Marinho – tema livre;
14 – quinta-feira – 20h: Sidnei Carvalho – Aconteceu na Casa Espírita;
16 – sábado – 8h: Bazar;
16 – sábado – 13h: Irmãos do Caminho – Preparação;
17 – domingo – 8h: Bazar;
17 – domingo – 8h: Irmãos do Caminho – Término, entrega;
21 – quinta-feira – 20h: Cassio Branco – Exilados por amor;
23 – sábado – 8h: Trabalhos sociais em Sete Barras;
28 – quinta-feira – 20h: Grupo Reencontro – palestra musical.
         Informações pelo telefone (11)2579-1375. 
– Na próxima quinta-feira, 21 de junho, às 20h, Ismael Batista fará uma palestra no Núcleo Espiritual Toca de Ubirajara: Rua Ipiguá, 212, Tatuapé.  Ismael coordenará o seminário “O perfil do trabalhador espírita para o 3oMilênio” no próximo sábado, 23 de junho, das 17h às 20h, na sede do Centro Espírita Unidos na Fé: Rua Bento Quirino, 374, Vila Talarico. 
– No próximo domingo, 24 de junho, às 15h, será realizada uma seção de Pintura Mediúnica com a médium Valdelice Salum no CECC Maria Dolores: Rua Vicente Melro, 36, Bairro Imirim.  Informações pelo telefone (11)2231-5093 com Ludmila.  A entrada é 1 kg de alimento não perecivel. A renda da venda das obras será revertida para obras assistenciais.  Haverá sorteio de quadro gratuito para os presentes.  Informações no sitewww.pinturamediunica.com.br
– No próximo domingo, 24 de junho, às 9h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Reféns do preconceito” no Centro Emmanuel:  Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis. Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– O Encontro da Família da Use Jabaquara vai abordar “Bullying”, situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.  O evento será realizado no próximo domingo, 24 de junho, das 8h30 às 13h, na sede da Fraternidade Espírita Auta de Souza: Rua Loefgreen, 1428, Vila Clementino, duas quadras atrás do Shopping Metrô Santa Cruz. O encontro é uma realização da USE Distrital Jabaquara, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e é destinado aos dirigentes, trabalhadores da Casa Espírita e demais interessados no assunto.  O objetivo é conhecer o assunto para melhor orientar os pais no atendimento fraterno da casa espírita, qualificar os educadores da infância e da reunião de pais.  A programação é esta: 8h – recepção; 8h30 – Abertura e palavras da USE; 8h45 – Mário Enzio Bellio Jr. – O que é o bullying, porque ocorre, tipos de agressão, atitudes do professor, como evitar, como agir com alunos envolvidos, consequências etc.; 10h – Perguntas e respostas; 10h30 – Intervalo para café; 11h – Julia Nezu – Visão espírita do bullying e a cultura da paz; 12h15 – Perguntas e respostas; 12h45 – Avaliação e Encerramento.  As vagas são limitadas e as inscrições serão aceitas apenas pelos e-mails sm.suelimoretti@yahoo.com.br oujosy.ss.almeida@gmail.com.  Informações pelo telefone (11)2068-6076 com Sueli.  Taxa de colaboração: R$10,00 para as atividades da USE Distrital Jabaquara, no dia do evento.
– Agnaldo Paviani coordenará o seminário “Falando francamente” no próximo domingo, 24 de junho, das 9h às 12h, no Grupo Espírita Ismael: Av. Henry Janor, 141, Bairro Jaçanã.
– O curso “Importância da Comunicação Interna na Casa Espírita” foi realizado no último sábado, 16 de junho, no Auditório da USE.  Os facilitadores Eder Fávaro e Martha Rios Guimarães demonstraram a importância e os benefícios da comunicação interna para as atividades da Casa Espírita.  Informações pelo e-mail marthinharg@yahoo.com.br
– Sérgio Felipe de Oliveira fez uma palestra sobre o tema “Glândula pineal – união do corpo e da alma, novos conceitos e avanço nas pesquisas” na última quinta-feira, 14 de junho, no Cineclube Socioambiental Crisantempo. Informações no site www.cineclubesocioambiental.org.br
– A palestra “A Espiritualidade dos animais” foi proferida por Fernanda Lie Yamaki na última sexta-feira, 15 de junho, na Fraternidade Terceiro Milênio.  Informações pelo e-mail ftm@ftm.org.br
– O Grupo Vocal Reencontro se apresentou no último domingo, 10 de junho, no Grupo Espírita Manoel Bento.  Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com
– No último domingo, 10 de junho, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Transição planetária” no Núcleo Assistencial e Social Casa da Esperança.  Manolo fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na segunda-feira, 11 de junho, no Centro Espírita União.  Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
– No dia 16 de junho, sábado, Sebastião Camargo trabalhou o tema “A Cura a partir de si mesmo” no Núcleo Espírita O Semeador. Informações no sitewww.neosemeador.com.br, pelo e-mail monica_bergamini@terra.com.br
– O seminário “Espiritismo e Ciência – é possível demarcar fronteiras?” foi coordenado por Marco Milani no dia 16 de junho, sábado, no SEETO. 
– O Centro Espírita Fraternidade da Luz realizou a última aula do curso “Trajetória Evolutiva da Criação Divina” no dia 15 de junho, sexta-feira. Os facilitadores foram: Alexandre e Jussara. Informações pelo telefone (11)9117-9040.  
– O Instituto Fraternal de Laborterapia – IFIL – realizou a 114a Turma do Curso “Prevenção e orientação sobre alcoolismo e outras drogas”.  A programação foi encerrada no dia 16 de junho, sábado, com o tema “Técnicas de entrevista”, com Alda, além da entrega dos certificados. 
Aguaí – Wanyr Caccia proferiu uma Palestra Musicada no Núcleo de Estudos e Orientação Espiritual “A Caminho da Luz” na última terça-feira, 12 de junho.
Águas de Lindoia – O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realiza neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”.  As aulas ocorrem aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h às 11h30).  O término está previsto para 8 de julho. Os cursos são realizados na Avenida Monte Sião, 709. Informações pelo e-mail miltonfelipeli@ig.com.br
Andradina – Neste domingo, 17 de junho, às 8h30, César Perri e Célia Maria Rey de Carvalho coordenarão o seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão” no Centro Espírita Allan Kardec, anexo à Creche Nana Nenê: Rua Rio de Janeiro, 1478.   
Araçatuba – A agenda de palestras públicas do mês de junho na Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) é esta:
5 – terça-feira – 20h: Palestra com tema livre, com José Sylvio Nobre Módena;
12 – terça-feira – 20h: Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes, com Carmem Emília Ruas Esgalha;
19 – terça-feira – 20h: Pedi e obtereis, com Ismênia Gasparini;
26 – terça-feira – 20h: Coletânea de preces espíritas, com Maderlene de Almeida Yamada.  
– A programação de Palestras Públicas do mês de junho na Aliança Espírita “Varas da Videira” (Rua Bernardino de Campos, 363, Centro) é esta:
1 – sexta-feira – 20h: Não ponhais a candeia debaixo do alqueire, com Ivana Nobre Módena;
8 – sexta-feira – 20h: Palestra alusiva ao “Aniversário do Varas”, com João Elias do Rego e Silva;
15 – sexta-feira – 20h: Buscai e achareis, com Maria Ignes Lia Neiva;
22 – sexta-feira – 20h: Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes, com Leila G. Rocha;
29 – sexta-feira – 20h: Família, com Teresa e Sérgio Irikura.
– O 70º Fórum do Comitê da Cultura de Paz da Alta Noroeste Paulista teve como tema central “Arte – Ferramenta para a paz” e foi coordenado por Thiago Rabelo, na última terça-feira, 12 de junho, na sede da Folha da Região. Informações pelo e-mail espacointeracao@uol.com.br ou no sitewww.comitepaz.org.br.
Avaré – Neste domingo, 17 de junho, às 19h30, James Fonseca trabalhará o tema “Maria de Magdala: um dos maiores exemplos de transformação no Cristianismo primitivo” na Associação Espírita Léon Denis: Rua Pref. Arthur de Carvalho, 2.204, Vila Martins.  Informações pelo e-mailramos.tucio@yahoo.com.br.
Barueri – Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Caminhos da Felicidade” na próxima terça-feira, 20 de junho, às 20h, no Nucleo Espírita Aldeia de Luz:  Av. dos Patos, 155, Aldeia da Serra.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
Bauru – O 4º Encontro Paulista de Monitores do ESDE da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo terá como tema central “ESDE – O desafio de aprendermos juntos” e será realizado nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Espírita Chico Xavier: Rua Inconfidência, 1-08. O objetivo é trocar experiências, estudos e aprendizado sobre os princípios e dinâmica do programa de estudo do ESDE. Poderão participar educadores, monitores de grupos do ESDE, dirigentes espíritas e interessados em conhecer este programa de estudo. Inscreva-se no e-mail esde@usesp.org.br e envie o comprovante de pagamento da taxa de R$30,00 efetuado no Banco do Brasil – Ag. 0037-x – CC 7188-9. As refeições serão oferecidas no local, pela USE Intermunicipal Bauru, sem custo ao participante. Informações no e-mailesde@usesp.org.br, no sitewww.esdencontropaulistademonitores.blogspot.com.br ou pelos telefones (14)3227-0770 com Magali/Erick ou 3214-1603 – Fátima. Facebook:-www.facebook.com/estudosistematizadodadoutrinaespirita.  
– O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br.  
– Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o linkhttp://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita.  
– O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições. As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação é esta: 16 e 30 de junho, 28 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mail usebauru@terra.com.br.
– Orson Peter Carrara fez uma palestra sobre o tema “A alma do Espiritismo” em comemoração aos 64 anos de fundação do Centro Espírita Antônio de Pádua, na última segunda-feira, 11 de junho, na sede do Antônio de Pádua.
Birigui – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Ensina-nos a orar” na última segunda-feira, 11 de junho, na Sociedade de Estudos Espíritas “Allan Kardec”. Informações pelos e-mails rc.miranda@uol.com.br ouluizaugustomacedoguararapes@hotmail.com
Campinas – Eduardo Valério coordenará o seminário “Da Desencarnação à Reencarnação” no próximo sábado, 23 de junho, das 14h30 às 16h30, no Salão Vinicius do Centro Espírita Allan Kardec: Av. Irmã Serafina, 674, Centro.  Informações pelo telefone (19)3234-9224 ou no site www.ceak.org.br
– Andrei Moreira coordenará o seminário “Depressão – uma perspectiva médico-espírita” no próximo domingo, 24 de junho, das 9h às 12h, na Instituição Assistencial Dias da Cruz: Rua João Rodrigues Serra, 451, Jardim Eulina.  Vagas limitadas a 150 lugares.  Inscrições pelo e-maildiasdacruz@feac.org.br.  Informações pelo telefone (19)3241-9393. 
Carapicuíba – Uma palestra musicada foi ministrada por Ana Ariel no último domingo, 10 de junho, no GESK – Grupo Espírita Seara de Kardec.  Ana Ariel despertou corações através de seu canto para uma consciência cristã.  A cantora une arte e fé, para dar expansão aos sentimentos de solidariedade e caridade. 
– Agnaldo Paviani coordenará o seminário “Obsessões complexas e a importância do autoconhecimento” no próximo sábado, 23 de junho, das 9h às 12h, na Instituição Espírita “Oficina de luz”: Rua Praia Grande, 411.   
– O Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna – NEOVE – (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) enviou a sua agenda de palestras do mês de junho:
17 – domingo – 9h: Amor: essência divina, com Carlos Ibanhez;
18 – segunda-feira – 20h: Amor: essência divina, com Eliete Arruda;
19 – terça-feira – 20h: Amor: essência divina, com Paulo Cesar;
21 – quinta-feira – 14h: Amor: essência divina, com Jussara Garcia;
21 – quinta-feira – 20h: Amor: essência divina, com Jussara Garcia;
24 – domingo – 9h: Palestra especial com José Carlos De Luca e Castores da Luz;
25 – segunda-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com José Carlos;
26 – terça-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com Mauricio Amorim;
28 – quinta-feira – 14h: Amar o próximo como a si mesmo, com Luciana Ostafiuc;
28 – quinta-feira – 20h: Amar o próximo como a si mesmo, com Eliana Figueiredo.
Cotia – O 1766º Encontro Fraterno Auta de Souza terá como tema central “A Missão dos Espíritas” e será realizado nos dias 23 e 24 de junho, sábado e domingo, no Centro Educacional Allan Kardec: Estrada do Tabuleiro Verde, 1000, Tijuco Preto.  Os temas para adultos são estes: Dependência Química, Imprensa Espírita, Desobsessão por Corrente Magnética, Fundação e Direção de Mocidade, Formação de Evangelizadores da infância, Posto de Assistência Espírita e Campanha de Fraternidade Auta de Souza, Campanha de esclarecimento Humberto de Campos.  Para os jovens, os temas serão: O Jovem e o sexo, a rede social e o jovem.  Haverá também um curso para crianças.  Informações e inscrições pelo telefone (11)4148-1853 ou pelo e-mailwantuildefreitas@uol.com.br.
Diadema – O Curso “Obsessão e Suas Máscaras” será realizado no Grupo Espírita Cairbar Schutel (Av. Pedro Severino, 325) até o dia 13 de dezembro, às quintas-feiras, das 19h às 20h. O curso é uma realização do Grupo Espírita Cairbar Schutel e da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Os facilitadores são: Marlene Nobre, Rodrigo Bassi e JB Maida. O material de apoio e a divisão das aulas estão baseados no livro “A Obsessão e suas Máscaras”, de Marlene Nobre.  
Franca – O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br.  
– A Jornada de Estudos “Transição planetária” será realizada no período de 18 a 23 de junho, às 20h, na sede do Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova. Informações no site www.luzeamor.org.br. Transmissão ao vivo pelo link www.tvcei.com, canal 4.
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mailcontato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site:http://www.cdcjesusdenazare.com.br.
Guarulhos – Neste domingo, 17 de junho, às 19h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “O amor está no ar”, no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua São Manoel, 567, Vila Rosália. Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.  
– O 1º Seminário Espírita Sinal Verde será realizado neste domingo, 17 de junho, das 14h às 21h, no Teatro Adamastor – Salão de Artes: Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo.  A programação completa é esta: 14h – Abertura – Prece Inicial; 14h15 – Celso Santos (Vozes Eternas) – Tema: Transição Planetária; 15h15 – Espaço para interação – Livraria Sinal Verde; 15h30 – Antônio Demarchi – Tema: Jesus – O Divino Amigo; 16h30 – Espaço para interação – Livraria Sinal Verde; 16h45 – Lourdes C. Possato – Tema: Casamento e família em processo de evolução; 17h45 – Chaves da Luz – Espaço para interação – Livraria Sinal Verde; 18h05 – William Sanches – Tema: Vem Ser Você; 19h05 – Sebastião Camargo – Tema: O Despertar da Consciência; 20h – Encerramento – Prece Final – Chaves da Luz.  Informações com Mário Suriani na Livraria e Distribuidora Sinal Verde pelo telefone (11)2409-1540 ou pelo e-mail sinalverde@sinalverdelivros.com.br
– O Curso de Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenis será realizado no dia 24 de junho, domingo, das 9h às 12h, no Centro Espírita Jesus é o Caminho: Rua Arminda de Lima, 403, Vila Progresso, próximo à Praça dos Estudantes.  O curso será facilitado por Marthinha Rios Guimarães e o programa prevê conteúdos específicos e exemplos práticos.  Os participantes terão oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE SP.  Inscrições pelos telefones (11)3464-4478 ou 8201-4609 ou pelos e-mailscida.diuse@yahoo.com.br e cidavayda@hotmail.com
– Na próxima segunda-feira, 25 de junho, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Jesus – líder afetuoso” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Vila Lanzara.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 8284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com
– Sebastião Camargo participou de um ciclo de palestras na cidade e a programação completa foi esta:
- domingo, 10 de junho, às 9h30 – Palestra: “Evangelho e Vivência” no Centro Espírita Estudo e Meditação: Rua das Jabuticabeiras, 148, Bairro Gopoúva. Informações pelo e-mail contato@estudoemeditacao.org ou pelo telefone (11)2973-1002;
- segunda-feira, 11 de junho, às 20h – Palestra: “Responsabilidade, Vontade e Fé” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Centro. Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com;
- terça-feira, 12 de junho, às 20h – Palestra: “Lei de Atração” no Centro Espírita Jesus é o Caminho: Rua Arminda de Lima, 403, Centro. Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com;
- quarta-feira, 13 de junho, às 20h – Palestra: “Evangelho e Vivência” no Centro Espírita Lar Espírita Amor e Luz: Rua Santa Lúcia, 392, Vila Paraíso, saída km 212 da Dutra. Informações pelo telefone (11)2484-7052 ou no sitewww.larespirita.com.br;
- quinta-feira, 14 de junho, às 20h – Palestra: “Autoiluminação” no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua São Manoel, 567, Vila Rosália. Informações pelo telefone (11)2451-3208.
Ilha Solteira – “Solidariedade e Simplicidade” será o tema da palestra que César Perri fará neste domingo, 17 de junho, às 19h30, no Centro Espírita Cairbar Schutel: Passeio Santos, 222. 
Itapira – A programação de palestras do mês de junho na Casa Espírita “Nhá Chica” (Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jardim Bela Vista) é esta:
2 – sábado – 19h30 – Ironildo Boselli: tema em comemoração ao 29oaniversário de fundação da casa;
9 – sábado – 19h30 – Rubens Toledo (palestra e música) – tema: “O Canto dos Imortais”;
16 – sábado – 19h30 – Almir Salve – tema: “Desajustes Emocionais”, intercâmbio de palestras entre as casas espíritas da região;
19 – terça-feira – 19h – José Passini – tema: “Kardec e sua Visão do futuro”;
26 – terça-feira – 19h – Wanyr Cáccia (palestra e música) – tema: “Valorização da Vida”.
Itapevi – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Ideias Inatas” no dia 16 de junho, sábado, no Centro Espírita Maria de Magdala. Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
Jacareí – O 4º Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita de Jacareí Prêmio “Jorge T. Rizzini” está recebendo as inscrições. A premiação será neste domingo, 17 de junho, durante o 9o Encontro de Espiritismo em Jacareí. O evento é uma realização da Livraria e Clube do Livro Espírita Emmanuel: Rua Lucinda Pires, 13, Centro. Informações pelo telefone (12)9123-1277.  
– O 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí será encerrado neste domingo, 17 de junho, na Câmara Municipal. A programação de hoje é esta:
Das 9h às 10h30 – “Pinga-Fogo”, com Richard Simonetti; 11h – “Ufologia à luz do Espiritismo”, com Luiz Ricardo Geddo; 10h – Transmissão ao vivo do Programa
“Vivência Espírita”, com Jorge Reis, Rui Barbosa e convidados (Super Rádio Piratininga 750 AM); 14h – Palestra: “Convite à Filosofia”, com Joel Fernandes; 15h – Palestra: “Drogas – Educar é o Caminho”, com Marise Ceban; das 14h às 18h – seminário: “Filosofia Espírita” com coordenação de Alan Kardec, apresentação de Astrid Sayeg e professores do Instituto de Filosofia Espírita de São Paulo; 16h30 – Palestra: “As obras de Léon Denis”, com Maria Lucia; 17h – Coral Jasmin; 18h – Palestra: “Os milagres de Frei Galvão”, com Afonso Moreira Jr; 19h – Entrega dos prêmios do 4º Concurso de Poesias e Contos com Temática Espírita – Prêmio “Jorge Rizzini”; 20h – Grupo Castela; 20h30 – Palestra de Encerramento com a apresentação “Recomeçar – Não desista de você”, com Ivan da Cunha.
A entrada é franca, os organizadores solicitam a colaboração de um quilo de alimento não perecível ou de ração animal. O evento é uma realização do Clube do Livro Espírita Emmanuel. Informações pelo e-mailcarlosmonteoliva@gmail.com ou pelo telefone (12)9123-1277. 
– O Seminário "Espiritualidade dos Animais” foi realizado pela ASSEAMA no último sábado, 16 de junho, na Câmara Municipal de Jacareí.  Informações pelo telefone (12)9123-1277 com Carlos Monteoliva. 
Jales – Anete Guimarães fez uma palestra na última sexta-feira, 15 de junho, no Centro Espírita A. Bezerra de Menezes.  No sábado, 16 de junho, Anete coordenou o seminário “A dor moral e o Espiritismo” no G.U.E.C.E.  Finalizando o ciclo de palestras, Anete trabalhará o tema “Elucidações das parábolas de Jesus: uma visão científica”, neste domingo, 17 de junho, às 19h30, no G.E.B. Maria Dolores: Rua 19, 768, São Judas Tadeu.  Informações com Jane Maiolo pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253. Visite o blog www.usejalessp.blogspot.com.br.  
– O 19o EMERJ - Encontro de Mocidades Espíritas da Região de Jales será realizado neste domingo, 17 de junho, às 8h30, na sede do Grupo União Espírita Caminho da Esperança: Rua Pres. Tancredo Neves, 2631, em frente ao Pronto Socorro de Jales. A expositora convidada é Anete Guimarães que tratará do tema “Sexualidade e Espiritualidade”. A inscrição custa R$7,00 (pago na hora) e deverá ser confirmada até a próxima quarta-feira, 13 de junho. Informações com Luiz e Denise pelo e-mail demerighe@hotmail.com ou pelos telefones (17)3621-6530 ou 9704-5572.
– Rosângela Pires coordenará um seminário sobre o tema “Educação para evolução no processo Andragógico” no próximo sábado, 23 de junho, das 15h às 17h30, no G.E.B. Maria Dolores.  No domingo, 24 de junho, às 19h30, a expositora fará uma palestra sobre o tema “A família sob o olhar de Santo Agostinho”.  Informações com Jane Maiolo pelo e-mailjanemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253.  Visite o blogwww.usejalessp.blogspot.com.br.
Limeira – No último sábado, 16 de junho, foi realizada uma festa Junina na sede de Campo do CPP, com entrada franca.
Lorena – A União Espírita Cristã (Rua Joaquim Nabuco, 70, Vila Buck) receberá André Luiz do N. Ramos para tratar do tema “A Educação – questões sociais e a Lei Moral” neste domingo, 17 de junho, às 19h.  Após a palestra será servido Caldo Quente com convites a R$10,00. Informações pelo e-mailuse.taubate@gmail.com. 
Mogi das Cruzes – José Carlos De Lucca fez uma palestra no último domingo, 10 de junho, na Entidade Espírita Cáritas.
 
Osasco
 – O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizam as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE).  Podem participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo. O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida.  O curso é realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mailteccom.desinibe@gmail.com.
Palmeira D’Oeste – Rosângela Pires fará uma palestra sobre o tema “A essencialidade do conhece-te a ti mesmo” no próximo sábado, 23 de junho, às 20h, no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade. Informações com Jane Maiolo pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253.  Visite o blog www.usejalessp.blogspot.com.br
Pindamonhangaba – O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” aborda os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec.  Os encontros são semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30.  Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no sitewww.casadocaminhopinda.org.br
Piquete – A agenda de palestras públicas especiais do Centro Espírita Deus e Caridade (Rua Soldado José Custódio, 55) é esta:
9/6 – sábado – 20h – David Ascenso: “Saúde mental, espiritual e emocional na visão espírita”;
14/7 – sábado – 20h – Carmem Silveira: tema livre.
Pirassununga – O XIV Seara Espírita – USE Araras – Encontro Espírita da Academia da Força Aérea terá como tema central “O autoconhecimento e a transição planetária” e será realizado no dia 1o de julho, domingo, às 7h30, na Academia da Força Aérea: Estrada de Aguaí, SP 225, Km 39.  O evento contará com a participação de Kennedy Gomes Martins, Ismael Batista da Silva, Marlene Nobre, Margarete Áquila e Cia. Teatral Amigos da Luz.  O investimento é de R$20,00 e inclui as refeições. Inscrições pelo sitewww.usearaararas.com.br.
Ribeirão Pires – O Recanto de Luz – Irmã Scheilla (Rua Áustria, 57, Jardim Alvorada, ao lado do Hospital São Lucas), realiza um Bazar Beneficente nos dias 14 e 28 de junho, quintas-feiras, das 9h às 13h.  Neste domino, 17 de junho, das 19h às 21h, será realizado o Show do Bem: Apresentação de dança das Academias de Ribeirão Pires no Teatro Municipal Euclides Menato.  Os ingressos custam R$7,00 e a renda será revertida para obras assistenciais da Instituição.  
Ribeirão Preto – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto – mantém o programa de rádio – AJE – NO AR – pela rádio educativa FM, 87,9.  O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h.  Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônicowww.radioeducativafm.com.br.  Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia.  Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br.  
– O X Seminário Doenças e Doentes – Influência na mediunidade – será realizado neste domingo, 17 de junho, das 7h30 às 17h30, no Centro Espírita Batuíra: Rua Rodrigues Alves, 588.  Serão abordados os seguintes tópicos: (1) Por que e quando adoecemos; (2) Quem são os doentes; (3) Doenças psicossomáticas e a influência na mediunidade. Informações pelo e-mailcebatuira_divulgacao@ig.com.br
Santo André – No dia 19 de junho, terça-feira, às 19h50, Sebastião Camargo fará uma palestra sobre o tema “O Médico Interno” na Associação Espírita Raio de Luz: Rua Maria Antonieta, 97, Bairro Bangu.  Informações pelos telefones (11)4421-4685 ou 9132-2132 ou pelo e-mailmsabolesk@gmail.com
– O Chá Beneficente de Inverno 2012 será realizado no próximo domingo, 24 de junho, a partir das 15h, na Quadra da Casa de Lucas.  Serão servidos diversos tipos de chás, sucos, café, pães caseiros, bolos, frios e muito mais.  Os convites custam R$15,00 para adultos, R$7,50 para crianças de 6 a 10 anos e crianças até 5 anos não pagam.  Informações pelo telefone (11)4473-2024 ou no site www.joanadeangelis.net.br
– Na última terça-feira, 12 de junho, foi realizada uma palestra com os oradores e cantores Paula Zamp e Allan Vilches na Associação Espírita Raio de Luz.
– Na última quarta-feira, 13 de junho, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Planeta Terra – escola dos Espíritos” na Associação Espírita Raio de Luz.  Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
 Santo Antônio do Aracanguá – No próximo sábado, 23 de junho, às 19h30, Luiz Augusto Macedo fará uma palestra sobre o tema “Samaritanos” no Centro Espírita “Amor e Luz”: Rua Ferreirinha, 256.  Informações com Renata pelo telefone (18)9744-1033, com Maria Eliza pelo telefone (18)9163-3005 ou pelo e-mail luizaugustomacedoguararapes@hotmail.com.
Santos – O 2o Encontro da Família do Centro Espírita Ismênia de Jesus será realizado no próximo sábado, 23 de junho, das 16h às 19h, na sede do Centro: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  A programação terá como tema central “Acolhimento Familiar” e será facilitado por Julia Nezu. Além disso, estão programados: apresentação do Coral Vozes do CEIJ, e os seguintes temas para estudo em grupo: Não às drogas, para jovens de 13 a 17 anos; Vítima? Nunca mais!, Doação – uma necessidade importante e Contribuição da Doutrina Espírita na Construção Moral e Educacional da Família, para adultos acima de 18 anos.  As crianças de 7 a 12 anos terão atividade de Educação Espírita Infantil.  Crianças menores de 6 anos ficarão com os pais.  Os organizadores solicitam que os participantes, se puderem, tragam um prato de salgado ou de doces para a confraternização de encerramento.  Informações pelo telefone (13)3202-8080 
– O I Curso Teórico de Mediunidade de Cura foi realizado na última terça-feira, 12 de junho, na sede do Instituto Cultural Kardecista de Santos.  O facilitador foi Alexandre Cardia Machado e os conteúdos abordados foram: O que é mediunidade de cura; Bases teóricas da mediunidade de cura; Principais médiuns curadores e Estudos de Casos. O investimento é de R$30,00.  Informações pelo e-mail ickardecista1@terra.com.br
São Bernardo do Campo – Neste domingo, 17 de junho, às 9h, será realizada a palestra “Santo Agostinho e o Espiritismo”, com João Baptista do Valle, vice-presidente da FEESP, no Grupo Fraternal Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Assunção. 
– O G.F.F.A. realizará um almoço beneficente pró-instituições de assistência a irmãos menores animais, neste domingo, 17 de junho, das 12h às 15h30, na Av. da Praia, 35, Riacho Grande, Centro, em frente ao Supermercado Iazul. Os convites individuais custam R$30,00 para adultos, R$15,00 para crianças de 7 a 10 anos e crianças até 7 anos não pagam. As bebidas e sobremesas serão cobradas à parte.  Almoce e depois vá conhecer a Feira do Verde que possui plantas, artesanatos, bijuterias e muito mais.  Abrilhantando a festa, apresentações musicais do cantor Thiago Correia e da Banda Jazz. 
– O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, se reúne todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mail re@bezerrademenezes.org.br.  
– Ismael Batista fará uma palestra na próxima sexta-feira, 22 de junho, às 20h, na sede do Centro Espírita Seara de Luz: Rua Benedito Conrrado Filho, 65.
– Na próxima quarta-feira, 20 de junho, às 20h, Deusa Samú fará uma palestra no Centro Espírita Maria Amélia: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2295.  Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm
São José do Rio Preto – Jacob Melo está coordenando o seminário “Passe e Magnetismo” nos dias 16, 17, 23 e 24 de junho, sábados, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 12h, no Grupo Espírita André Luiz: Rua Antônio de Godoy, 5949, Jardim Universitário, em frente à Casa de Portugal.  São explorados os seguintes temas: Magnetismo na Codificação; Fluidos; Centros de força; Exercício sobre fato magnético; Estudos sobre passes magnéticos para pessoas depressivas. Informações no sitewww.grupoespiritaandreluiz.com ou pelo e-mail grupoespiritaandreluiz-sjrp@hotmail.com
– A programação de palestras do mês de junho do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) é esta:
6 – quarta-feira – 20h – Celso Policarpo
13 – quarta-feira – 20h – Rosalie Gallo
20 – quarta-feira – 20h – Vera Oliveira
27 – quarta-feira – 20h – Rouvel Ravena
Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mailantoniocarlosnavarro@gmail.com
Suzano – O Seminário “O Despertar da Consciência” será realizado no próximo domingo, 24 de junho, das 15h às 20h, na Associação Beneficente Espírita Vinha de Luz: Rua Cidade de Diadema, 284, Parque Maria Helena.  Sem necessidade de inscrição e taxa, pede-se 1 kg de alimento não perecível.  A programação completa é esta: 15h – Abertura – Prece Inicial; 15h20 – Parte Musical com Monica Albuquerque; 15h45 – Palestra com Mário Mas – Tema: Amadurecimento Psicológico; 16h45 – Intervalo; 17h10 – Parte Musical – Lê Guedes; 17h45 – Palestra com Sebastião Camargo – Tema: Amor Incondicional – O Caminho para a autoiluminação; 18h45 – Perguntas e Respostas para os dois expositores; 19h30 – Parte Musical; 19h45 – Prece Final; 19h55 – Encerramento.  Informações com Adriana pelos telefones (11)4747-2428 ou 7287-7502.  Transmissão ao vivo da Rádio Web ODPC Solares da Fundação O Despertar da Consciência! no site www.odpc.com.br.  Não é necessário fazer inscrição.  Pede-se um quilo de alimento não perecível.
Taubaté – Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97, Centro. O objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e Irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail.divulgandoespiritismo@gmail.com.
– Richard Simonetti proferiu uma palestra sobre o tema “A conquista da serenidade” na última sexta-feira, 15 de junho, no Centro Espírita União e Caridade.
Vinhedo – Encerra-se neste domingo, 17 de junho, a Mostra “Pintura e Escultura – a arte além das fronteiras – especial Mamma B” – Fórum Econômico e Cultural Itália-Brasil no BBSpace: Rua Eduardo ferragut, 145, Portal.  Ricardo Tartaglia e Regina Nobrez são os curadores da mostra. Informações no site www.tartagliaarte.com ou pelo e-mailcontato@bspae.com.br.
Votuporanga – O Centro Espírita Maria de Nazaré receberá Rosângela Pires para tratar do tema “O que fizestes do filho que lhe confiei a guarda?”, no próximo domingo, 24 de junho, às 9h.  Informações com Jane Maiolo pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br ou pelo telefone (17)9714-0253.  Visite o blogwww.usejalessp.blogspot.com.br.
– O 5o Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, no Votuporanga Clube. Anote em sua agenda! Em breve informaremos a programação completa e as opções para hospedagem.
 
 Bahia
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.
 
 Goiás
Goiânia – O II Encontro Estadual de Atendimento Espiritual “Jesus e o diálogo fraterno” será coordenado por Júlio César de Sá Roriz e Ana Teresa Camasmie no próximo final de semana, dias 23 e 24 de junho, na FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás: Rua 1.133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista.  Inscrições pelo telefone (62)3281-0200 ou pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– O 2o Chá com Arte – CEEB – será realizado no próximo sábado, 24 de junho, às 17h, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo do Setor Centro Oeste: Rua 504, 522, Setor Centro-Oeste.  O ingresso custa R$10,00.  Informações pelos telefones (62)8182-6178 ou 9663-4654. 
– A Irradiação Espírita Cristã realizará o Arraiá di Ação 4, no próximo sábado, 23 de junho, a partir das 19h, na Quadra da Escola Tenda do Caminho: entrada pela Rua 202, Quadra B, Lote 15, Vila Nova, rua dos fundos da Irradiação.  O evento contará com comida crítica, quadrilha, brincadeiras e espaço criança, bingo e muita música.  Os ingressos custam R$3,00 e estão à venda na Livraria Castro Alves.  Informações no site www.iecv.org/portal ou pelo telefone (62)3224-2133.
– Estão abertas as inscrições para o 29o Congresso Espírita do Estado de Goiás que será realizado no período de 9 a 12 de fevereiro de 2013 no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.  Informações: telefone (62)3281-0875, pelo e-mail congresso@feego.org.br ou no site www.feego.org.br.
Aparecida de Goiânia – A 3a Feijoada Beneficente da Associação Espírita Joana D’Arc será realizada no próximo sábado, 23 de junho, das 12h às 15h, na Av. Junqueirópolis, quadra 64, lote 02, setor Serra Dourada 3.  Os convites custam R$20,00.  Informações pelos telefones 8418-4486, 8129-2292 ou 8101-0761.
 
 Maranhão
São Luís – A programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC – (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de junho são estas:
14 – quinta-feira – 19h30: Bem-aventurados os pobres de espírito (Mateus 5:3) – Ana Ayres;
16 – sábado – 16h: A ação dos pais na educação moral dos filhos – Marise;
21 – quinta-feira – 19h30: João Batista, o precursor – Mércia;
23 – sábado – 16h: Elias – João Batista: um caso de reencarnação – Alcina;
28 – quinta-feira – 19h30: Tema livre – Guerche;
30 – sábado – 16h: Ser feliz agora – Hailton.
Informações pelos telefones (98)3236-6468 ou 8117-7513 com Lourdes ou pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com.  
– Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE é realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Podem participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE. O curso será em módulos e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A programação é esta:
- até 30/6 – (3) Doutrina Espírita: Princípios Básicos e Tríplice Aspecto, (4) Movimento Espírita – Osmir (aula presencial: 30/6);
- 2 a 31/7 – (5) Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE: 5.1. Conceito, histórico, objetivos, consequências; 5.2. O coordenador, o monitor e o participante; 5.3. Implantação e Manutenção – Lucia (aula presencial: 29/7);
- 1 a 31/8 – (6) Planejamento de Aula: 6.1. Tipos de Planejamento; 6.2. Objetivos, conteúdos e avaliação; 6.3. Fontes de Consulta/Referências Bibliográficas – Ana Luiza (aula presencial: 25/8);
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno de Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs. 1. Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site. 2. O valor da inscrição é R$25,00 e as vagas são limitadas.
Informações pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565.
 
 Mato Grosso do Sul
Três Lagoas – Antonio César Perri, vice presidente da FEB, fez uma palestra sobre o tema “70 Anos de Paulo e Estêvão”, ontem, dia 16 de junho, no G. F. E. José Xavier.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais e VIII Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da Ame-Brasil terão como tema “Caminhos para a cura do corpo e da alma”, no período de 31 de agosto a 2 de setembro, no Hotel Ouro Minas: Av. Cristiano Machado, 4001. Estão confirmadas as presenças de Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra, Décio Iandoli, Alexander Moreira, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues e Andrei Moreira. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sitewww.amemg.com.br ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160, 2o andar, Nova Granada. Informações pelo telefone (31)3332-5293 ou no site www.amemg.com.br
– O 1o Encontro de Arte e Estudo Espírita foi realizado nos dias 11 e 12 de junho, segunda-feira e terça-feira, na Sala de Teleconferências FAE/UFMG. A programação contou com a presença de Rodrigo Ferreti, Conceição Clarete Xavier (Teca), Jáder dos Reis Sampaio e Daniela Soares.
– O VI Encontro Espírita do Projeto Manoel Philomeno de Miranda – Atualidade de “O Livro dos Médiuns – I” foi encerrado no último domingo, 10 de junho. O evento foi uma realização do Grupo de Divulgação e Estudos da Doutrina Espírita Caminho de Luz. 
Contagem – A Casa da Fraternidade Maria de Nazaré realizará uma palestra de inauguração da sua nova sede na próxima quinta-feira, 21 de junho, às 20h: Rua Carlos Pinheiro Chagas, 170, Ressaca. Informações pelos e-mailsscota@oi.com.br ou elizabete.cota@gmail.com
Divinópolis – O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis tem como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”. O objetivo do evento é apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade.  Poderão participar profissionais inseridos nos vários campos da saúde em geral, educadores, estudantes universitários, espíritas e simpatizantes das áreas temáticas ministradas.  O evento será encerrado neste domingo, 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré. Os temas trabalhados são “Um novo paradigma para a saúde no século XXI”; “Da alma ao corpo físico”; “Culpa, mágoa e os microorganismos nas gêneses das doenças”; “Influência do pensamento na conquista da saúde”; “As múltiplas faces da depressão”; “Fatores espirituais nas doenças cardiovasculares”; “Transtornos alimentares”; “Drogadicção, homeopatia e Espiritismo”; “Transtorno de ansiedade” e “Evangelho e saúde integral”. A programação contou com a presença de: Roberto Lúcio Vieira de Souza; André Luiz Oliveira Ramos; Júpiter Villoz Silveira; Andrei Moreira; Emerson Pedersoli; Antônia Marilene; Olinta Fraga; Rosemeire Simões e Martinho Menezes Filho.  Informações no site www.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mailconsedi2012@gmail.com.

Juiz de Fora 
– No dia 18 de junho, segunda-feira, às 20h, Ely Mattos fará uma palestra na FEAK: Rua Itamar Soares de Oliveira, 200, Cascatinha.  Informações pelos telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.

– Na próxima quarta-feira, 20 de junho, às 20h, Armando Falconi fará uma palestra sobre o tema “Acreditar” no Centro Espírita Ceareiros do Cristo: Rua João Krolman Sobrinho, 120, Parque São Pedro. Informações pelos telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.
– Na última quarta-feira, 13 de junho, Armando Falconi fez uma palestra no Centro Espírita Fé e Caridade.  Informações pelo e-mailcontato@falconiespiritismo.com
– O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu. 
Ouro Fino – Entre os dias 13 de maio e 13 de junho foram comemorados os 100 anos do Espiritismo em Ouro Fino: 1912 – 2012, com palestras às quartas-feiras e sextas-feiras no CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua: Rua Coronel Paiva, 268, Centro. Houve também sessões de filmes com temas espíritas. Informações: telefones (35)3441-3294, 3441-4428, 9185-6337, 8819-9181 ou 9978-0461.
Santos Dumont – Neste domingo, 17 de junho, às 9h, Armando Falconi coordenará o Seminário “Psicologia da gratidão” no CEIFA – Centro Espírita Irmão Francisco de Assis: Estrada Mantiqueira × Patrimônio dos Paivas. O investimento será de R$10,00. Informações pelos telefones (32)3231-6000, 9972-0593 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com
Uberaba – A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realizará o XI FEMEU - Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca. O XI FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional. Para a realização do XI FEMEU, a UMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 1o de agosto até às 12h do dia 1o de setembro, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Telefone: [34] 3312-8327). Mais informações poderão ser obtidas com Luiz Carlos de Souza, coordenador do XI FEMEU e Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34) 9969-7191. Para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores do FEMEU acesse:http://www.youtube.com/user/FEMEU1. Informações no bloghttp://femeu.blogspot.com/, no e-mail lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34)9969-7191.
 
 Paraíba
João Pessoa – O VII Encontrame – Encontro das Associações Médico-Espíritas do Norte e Nordeste, II Jornada Médico-Espírita Paraibana e I Encontro Acadêmico em Saúde e Espiritualidade tiveram como tema “Saúde, Ciência e Espiritualidade” e foram realizados no período de 7 a 9 de junho no Auditório Lins de Vasconcelos. O evento contou com as participações de: Marlene Nobre, Roberto Lúcio, Alberto Almeida, Carlos Roberto, dentre outros.  Informações pelo telefone (83)8759-5944.
 
 Pernambuco
Recife – Neste domingo, 17 de junho, das 9h às 11h, Adelino Simões fará uma palestra sobre o tema “Abortamento: um estudo jurídico-espírita”, na sede da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro. O evento é uma realização da Associação Jurídico-Espírita do Estado de Pernambuco – AJE-PE: Rua Boa Esperança, 91/93, bairro de São José. Informações pelo e-mail ajepernambuco@gmail.com.  
– Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”. Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blog:www.misteriosdaluz.blogspot.com
– Alberto Almeida e Leonardo Machado coordenaram o seminário “Um bom passo para ser feliz”, no último domingo, 10 de junho, no Auditório Tabocas do Centro de Convenções do Pernambuco.  Foram abordados os seguintes subtemas: “Menos mágoa, menos culpa... e mais perdão”, com Alberto Almeida, e “Saindo das cavernas: das lágrimas à sabedoria”, com Leonardo Machado. O evento contou com a presença do Grupo Musical Espírita Caravana de Luz.  Na ocasião foram lançados os livros “O perdão como caminho” de Alberto Almeida e “Os últimos dias do sábio” de Leonardo Machado.  Informações pelo e-mail investigadoresdaluz@gmail.com
 
 Piauí
Teresina – O 1º Seminário “Ciência, Saúde e Espiritualidade” foi realizado pela Associação Médico Espírita – AME-PI –, teve como tema central “Do autodescobrimento do autoamor” e foi realizado no dia 2 de junho, no Auditório do SEST-SENAT.  O evento contou com a participação de Edison Vale, Wanda Ribeiro e Katia Marabuco.  Informações pelos telefones 9901-8786.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU – UERJ) reúne-se todas as sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos estão centrados no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no site http://neu-uerj.zip.net/
– José Carlos Leal coordenará o seminário “Reencarnação passo a passo” neste domingo, 17 de junho, das 10h às 13h, na sede do Grupo Espírita Caminho da Esperança: Rua Aristides Lobo, 51, Rio Comprido. Reserve sua participação pelo telefone (21)2504-8512. 
– O 3o Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro terá como tema central “O que é a vida para voce?” e será realizado no periodo de 12 a 14 de outubro, no Clube Monte Líbano: Av. Borges de Medeiros, 70, Lagoa.  As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site www.congressoespiritarj.com.br
– Jacob Melo fez uma palestra sobre o tema “Kardec e o magnetismo” no dia 12 de junho, terça-feira, no Grupo de Estudos Espíritas Rita de Cássia.  Informações pelo telefone (21)2239-3695.  
– No último domingo, 10 de junho, foi realizado o seminário “Os saberes necessários à evangelização juvenil”, coordenado por Sandra Borba, na sede do CEERJ.  Informações pelo e-mail secretaria@ceerj.org.br
Barra Mansa – No último sábado, 16 de junho, foi realizado o UNIFICARTE com o tema “Somos todos um” no Centro Espírita Filhos da Luz.  Informações pelo e-mail unificarte@bol.com.br
Cabo Frio – Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual.  
Cardoso Moreira – No último domingo, 10 de junho, foi realizado o XI Encontro Espírita Eurípedes Barsanulfo, o divulgador da Doutrina Espírita, no Centro de Estudos Espíritas Eurípedes Barsanulfo (CEEEB).  Informações pelos telefones (22)9977-2167 ou 9986-6442. 
Duque de Caxias – O 22o Encontro Espírita sobre a Vida e Obra de “Eurípedes Barsanulfo” terá como tema “Eurípedes Barsanulfo, o divulgador da Doutrina Espírita” será realizado no próximo domingo, 24 de junho, das 8h30 às 13h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Praça João Caetano, 12, Vila São Luiz. Informações pelo e-mail cebm.caxias@gmail.com
Macaé – A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com
Magé – O 6o CEU – Conselho Espírita de Unificação realizará o EMEERJ 2012 – Encontro de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro –, que terá como tema central: “Jovem, como você está conectado?”, no dia 19 de agosto, domingo, no CIEP Brizolão 441 – Mané Garrincha: Rua José Pereira de Souza, s/n, Pau Grande. Informações pelo e-maileducacao_ceu_lourenco@ymail.com
Niterói – Raul Teixeira prossegue confiante realizando os exercícios direcionados por sua fisioterapeuta que, com grande dedicação, o atende diariamente. Os treinamentos para retomada da fala continuam proporcionando resultados graduais. Permanece bem disposto e fala das coisas com bom-humor, entregando a Deus seu destino. Tem relatado que estes momentos de reclusão, que o tratamento requer, têm-lhe permitido meditar sobre sua vida e sobre a bênção que representa a saúde do corpo. Enquanto isso, aproveita o momento para dar pequenos passeios a mercado próximo, quando faz suas compras de casa, além de usar o tempo para preparar sua própria alimentação, o que realiza com muita habilidade. Quando a oportunidade permite, são transmitidos ao nobre trabalhador de Jesus os beijos e abraços fraternos, enviados por e-mail ou por intermédio de amigos, o que o deixa sempre muito feliz.  Mais informações sobre Raul Teixeira podem ser vistas no site da SEF – http://www.sef.org.br/
– O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), na edição de junho do Ciclo Mensal de Palestra, receberá Ana Jaicy Guimarães.  O evento será realizado em 24 de junho, domingo, às 17h.  Mais informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com
– Na última quarta-feira, 13 de junho, o Centro Espírita Antônio de Pádua comemorou 92 anos com a presença de Jacob Melo, que fez uma palestra sobre o tema “A matemática do perdão”. Informações: e-mailceapadua@gmail.com ou blog http://antoniodepaduace.blogspot.com.br
– “O semeador e nós” foi o tema que Jacob Melo desenvolveu no dia 11 de junho, segunda-feira, no Grupo Espírita Estudante da Verdade. 
– Jacob Melo fez uma palestra sobre o tema “Como aproveitar bem os passes” na última terça-feira, 12 de junho, no Grupo Espírita Seara do Bem.  O expositor fez uma palestra sobre o tema “A matemática do perdão” no dia 13 de junho, quarta-feira, no Centro Espírita Antônio de Pádua.  Finalmente, Jacob fez uma palestra sobre o tema “A matemática do perdão” no dia 14 de junho, quinta-feira, na União da Mocidade Espírita de Niterói.  Informações pelo e-mail ceapadua@gmail.com
Resende – Em junho realiza-se o X Mês Espírita de Agulhas Negras e a programação completa é esta:
2 – sábado – 20h – Auditório Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Armando Falconi: “70 anos de Paulo e Estêvão”;
3 – domingo – 9h às 12h – Grupo Espírita Missionários da Luz: Rua Santa Ângela, Parque Ipiranga – seminário “Transição planetária”, com Armando Falconi;
14 – quinta-feira – Feira do Livro Espírita;
15 – sexta-feira – Feira do Livro Espírita;
16 – sábado – Feira do Livro Espírita;
23 – sábado – 20h – Auditório do Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Suely Caldas Schubert: “Mediunidade no livro Paulo e Estêvão”;
24 – domingo – 9h às 12h – Cruzada dos Militares Espíritas: Rua Fernandes Vieira, 2, Guararapes – seminário “Mediunidade e Transição Planetária”, com Suely Caldas Schubert.
Informações no site www.40ceu.net
Saquarema – No último sábado, 16 de junho, foi realizada a Tarde Junina no Cruzada Espírita Amor ao Próximo. 
Seropédica – O programa CONCAFRAS (www.concafras.com) para o Rio de Janeiro neste ano realizará três Encontros Fraternos Auta de Souza – EFAS – Seropédica, Japeri e Volta Redonda. O Encontro Fraterno Auta de Souza é um evento espírita que proporciona aos seus participantes a troca de experiências, estudo da Doutrina Espírita e trabalho voluntariado no campo do bem. Este evento ocorre nos fins de semana e é realizado por várias Casas Espíritas espalhadas pelo Brasil. Em 2012, serão realizados 167 EFAS, dos quais oito são no exterior. Aproveite a oportunidade de estudar a Doutrina Espírita e trabalhar efetivamente no BEM – pois todos os EFAS têm prática assistencial, campanhas educativas nas ruas (contra as drogas, alcoolismo etc.), de divulgação e de arrecadação de alimentos para os mais carentes; todas as práticas realizadas simultaneamente no domingo pela manhã.  O EFAS de Seropédica será realizado nos dias 18 e 19 de agosto na sede do Grupo Espírita Chico Xavier: Rodovia BR 465 – antiga Rio/São Paulo – km 42 (defronte Hotel Campo Lindo). A contribuição é de R$7,00 para crianças até 12 anos e de R$12,00 para jovens e adultos. Refeições e alojamento no local, incluso na taxa, para os que desejarem. Trazer colchonete e itens de higiene pessoal. Informações pelos telefones (21)8617-6904, 2682-8916 ou 8715-9750 com Ermírio ou Marlei ou no site www.jornalespiritaautadesouza.com
São Gonçalo – Anete Guimarães coordenou o seminário “Mediunidade, Verdades e Mitos” em homenagem aos 60 anos de trabalho no bem da UNESMAR, no último domingo, 10 de junho.  O evento foi realizado na sede da UNESMAR – Unidade Espírita Marítima. 
Valença – No mês de junho o Lar Meimei comemora 28 anos de fundação e preparou algumas atividades especiais. A programação completa é esta:
2 – sábado – 19h30 – César Said;
9 – sábado – 19h30 – teatro: Grupo da Mocidade Lar Meimei;
16 – sábado – 19h30 – Osvaldo Moura;
23 – sábado – 19h30 – Sérgio Breves;
24 – domingo – seminário coordenado por Sérgio Breves, e almoço;
30 – sábado – 19h30 – Ronaldo Clayton.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos.  Com isso, facilitando para o doador, será possível realizar as doações via Município ou Estado. Informações no site www.doeparacontemais.blogspot.com. 
Caxias do Sul – A VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha – AME-SG – teve como tema central “Reencarnação: Ciência, Religião ou ficção?” e foi realizada nos dias 15 e 16 de junho, sexta-feira e sábado, no UCS Teatro.  Participaram os seguintes expositores: Carlos Roberto de Souza Oliveira, Décio Iandoli Jr, Sérgio Lopes e Victório Luiz Turconi.  Informações no sitewww.ameserragaucha.com.br
Pelotas – Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitehttp://www.sociedadevida.org/.
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – A Federação Espírita Catarinense realizará no dia 23 de junho, sábado, o Encontro Estadual dos Trabalhadores da Mediunidade (ETRAMESC).  Informações no site http://www2quatromaosdeluz.com.br.
– O Centro Espírita Seara dos Pobres e o Grupo Escola Irmão Delmiro realizaram a palestra “Drogas – seus efeitos sobre o corpo e a mente”, com Jean Lyra, na última quarta-feira, 13 de junho, no Centro Espírita Seara dos Pobres.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3244-1016. 
São José – Está em cartaz a peça Tintino, baseada em livro psicografado por Chico Xavier e dirigida por Edmundo Cezar. A história acompanha um velho palhaço, que em sua profissão alegrou muita gente, sempre com humildade e sabedoria. Direcionado para o público infanto-juvenil, a história fala sobre onde o Espírito de Tintino foi parar – um mundo mágico e com muitos necessitados de alegria. A peça é encenada no Teatro Rodrigo D’Oliveira e as apresentações são às 15h, no Teatro Multiuso. A partir das 19h, adolescentes e adultos podem assistir à peça “O farol”, uma viagem psicológica, poética e emocionante aos sentimentos humanos. Os ingressos custam R$15,00 + 1 kg de alimento não perecível, ou R$30,00, a inteira, e R$15,00, a meia.  Os ingressos podem ser adquiridos na Rua Prof. Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras ou na Livraria da Serte, Largo da Alfândega.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3348-9267. 
– O Centro de Estudos Espíritas Caminho da Luz (CEECAL) agendou para o dia 23 de junho, sábado, das 14h às 20h, no Teatro Multiuso de São José, o primeiro Seminário “Transformação pelo conhecimento”.  A programação possui as palestras: Marcelo Henrique: “Em busca da essência interior”; Gerson Luiz Tavares: “Relações Familiares: transformando nós em laços”; Nilson César Góis: “Liberdade de Escolha: por que renovar atitudes”; Sidney Lourenço: “2012 – fim ou renovação para uma nova era?”.  No dia 24 de junho, domingo, o Grupo de teatro Rodrigo D’Oliveira fará duas apresentações, nos seguintes horários: às 15h (infantil) e 19h (adolescentes/adultos).  Inscrições e ingressos na Rua Professor Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras e Livraria da Serte (Largo da Alfândega).  Informações no site www.ceecal.com, pelo e-mail contato@ceecal.com ou pelos telefones (48)9991-6075 e 3348- 9267.  
 
http://www.oconsolador.com.br

Um comentário:

  1. Que tal um final de semana estudando a doutrina espirita de uma forma diferente?
    No Encontro das mocidades espiritas de campinas e região você passará um final de semana divertido com dinâmicas, sarau, oficinas de arte e oratória, estudo em grupo e palestras!
    Nao perca a oportunidade de compartilhar suas idéias e ter um final de semana diferente!
    Jovens de 15 a 35 anos!
    Chama sua mocidade e Faça ja sua inscrição em
    www.usemcampinas.com.br

    Realização
    Departamento de Mocidades da USE Campina

    ResponderExcluir