a partir de maio 2011

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Doutrina dos Espíritos e a "Bagunça Doutrinária"

 






O FOGO DA INDIGNAÇÃO DE UM BOMBEIRO ESPÍRITA
“Bagunça doutrinária”, diz o leitor em mail de 19 de maio/2005:
“Saudações, Dr. Jorge, sou sargento bombeiro, 33 anos e me interessei pela doutrina kardecista há cerca de 2 anos. Confesso que desde o início me interessei pela doutrina devido ao seu aspecto cientifico e moral, não religioso. De início, foi muito boa a leitura das obras da codificação e a participação em grupos de estudos destas mesmas obras. Contudo, quando comecei a ler obras locais, como as de Chico Xavier, Armond, Divaldo Franco, etc, entre outros menos conhecidos, comecei a encontrar um sentimento cristianizante muito intenso, e que, aparentemente, afastava o Espiritismo da finalidade inicial que, a meu ver, seria a evolução concomitante com a ciência.

Sinceramente fiquei meio decepcionado com as histórias de "Nosso Lar" que parece ficção de baixa qualidade, e outros livros de Xavier, onde encontrei temas como o papa ser a besta do apocalipse e o cálculo do número da besta - misticismo descabido em um movimento de base cientifica.

Outra coisa desanimante foi o fato de a grande maioria das obras atuais serem basicamente "auto-ajuda"... Minha base intelectual não me permite conviver com isso.... Pô, a vida inteira li, Nietzsche, Marx, Platão, Habermas, Proudhon, Descartes e etc, embora autodidata, sou aficionado em história, filosofia e cultura em geral, li muito misticismo - filosofia khisna, sociedade thule, druidismo, asatrú, hinduismo - para compreender aspectos culturais dos povos e, sinceramente, o que me aproximou da doutrina kardecista foi o fato de ela embasar-se em uma estrutura cientifica, que encontra respaldo num certo estruturalismo.

Agora me aparece essa espécie de sincretismo-esotérico-cristão, falando da cor do perispírito ser azul, lembrando conceitos teosóficos, esse papo de raça ariana, semita, hindu, etc.. também remetendo à hyperbora teosófica, o cristianismo exacerbado dos centros, as palestras sem pesquisa e sem citar fontes...mistura de conhecimentos iniciáticos, maçonaria e etc...
Graças a Deus, achei o Herculano Pires, que me dá informações como eu procuro e o site panorama espírita, também voltado a pesquisas críveis, pois, aparentemente, tudo que minha formação tinha usado pra me afastar do dogmatismo cristão/religioso tradicional está se apossando também do Espiritismo e, é através dos conhecimentos adquiridos neste que resolvi lhe escrever.

O que me interessa saber é se o senhor teria uma explicação racional pra me dar sobre esse sincretismo esotérico e quase católico que estou descobrindo, ou pelo menos me indicasse uma forma racional de ordenar a gama de conhecimentos que estou absorvendo e, acredito, não conseguindo filtrar.

Porque essa descaracterização do que Kardec codificou?? Pô, Kardec dissecou as doutrinas mais orientais, budismo, hinduismo, teosofia,etc e as ocidentais como o druidismo- pelo que entendi -, além de afastar o conhecimento do espiritual do dogmatismo religioso e ritualístico do cristianismo atual. Também pelo que entendi, do cristianismo importaria a moral; dos fenômenos, a confirmação e estudo e; dos dogmas, lendas e rituais o simples descarte.

Esse e-mail tá uma bagunça, o que representa a minha cabeça atualmente no que tange ao espiritismo e, sucintamente, o que me levou a escrever ao senhor foi que, dentro da doutrina, um membro antigo da casa espírita, vendo meus questionamentos, me aconselhou a aprofundar-me na teosofia!!!!!!!!!!!Só vejo nisso um retrocesso... Desculpe a petulância de incomodar o senhor com essas muito mal traçadas linhas, mas devido a coerência e profundidade de vossos textos...só me resta o senhor!!
Abraços, Marcel

PS. Desculpe a falta de embasamento, mas estou em meu plantão - resgate - e não posso citar muitas fontes, nem trechos literais, nem revisar o texto.
Marcel M. Manholi – Sargento bombeiro – Cianorte – Paraná
Aí está, límpida e cristalina, a situação de um homem estudioso, que busca incessantemente o CONHECIMENTO, um sargento do Corpo de Bombeiros, amante da sabedoria, que se indigna ante a grande quantidade do entulho doutrinário, sem se falar da sua perplexidade ante os guias-cegos “espíritas” (iguaizinhos àqueles citados por JESUS há mais de 2000 anos) que aparecem em seu caminho, “orientando-o” para leituras de “aprofundamento da Teosofia”. Certamente, um retrocesso que os “guias-cegos” não conseguem enxergar...
CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, TRADIÇÃO CRISTÃ E EVANGELISMO BRASILEIRO
Quero agradecer ao sargento MARCEL as palavras de confiança em nosso trabalho... Vamos às difíceis questões propostas pelo ilustrado leitor...
Haveria uma “explicação racional para o sincretismo esotérico e quase católico”, que o Sr. leitor “está descobrindo”?

Bem, pergunta semelhante nos foi feita há alguns anos pelo culto amigo e respeitável espírita, prof. CARLOS DE BRITO IMBASSAHY, e ela está respondida no jornal espírita (JE, FEVEREIRO/2003, p. 8), no artigo intitulado “CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, TRADIÇÃO CRISTÃ E EVANGELISMO BRASILEIRO”, quando iríamos iniciar uma troca-de-idéias realmente esclarecedora, assim supomos nós.
No entanto, instalou-se a CENSURA DE IMPRENSA na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) contra os artigos do prof. IMBASSAHY, NAZARENO TOURINHO e outros; por motivos políticos torpes. O JE simplesmente foi “assassinado” e graças à nossa participação e de outros companheiros na Internet e do próprio Conselho Deliberativo a, então, Diretoria foi afastada e, hoje, o JE e O SEMEADOR não foram sepultados, permanecem como em “agonia”, feridos de “morte”.

Transcreveremos, aqui, uma pequeníssima parte desse nosso artigo, publicado na íntegra, e acrescentando que o motivo do SINCRETISMO do Espiritismo com seitas religiosas provém, fundamentalmente, da ameaça no poder temporal dos homens. Apelando-se para o irracional, para o mítico e místico, é mais fácil conduzir as pessoas ingênuas e excessivamente crédulas para o redil desses novos fariseus... Assim aconteceu com o imperador CONSTANTINO, que sincretizou o Cristianismo do CRISTO, nascente, com o paganismo, institucionalizando o novo “Cristianismo”, sincretizado.

Também PAULO DE TARSO, um fariseu de cultura invejável, criou uma doutrina toda própria e a propagou para o Ocidente, através da Grécia, estabelecendo “novidades”, que não existia no Cristianismo primitivo: a predestinação e a graça, a divindade do Cristo, a queda e a redenção, a crença em Satanás e no inferno, a salvação pela fé em JESUS CRISTO, etc.
No Brasil, o Espiritismo nascente fez concessões exageradas à Igreja católica (aliás não se deveria fazer nenhuma) e a Federação Espírita Brasileira (FEB) utilizou-se do catolicismo inicial de CHICO XAVIER, e do próprio BEZERRA DE MENEZES, introduzindo o roustainguismo no Brasil e conduzindo o Espiritismo para uma visão religiosa estritamente, quando o Espiritismo possui, verdadeiramente, CONSEQÜÊNCIAS RELIGIOSAS, mas ele é CIENTÍFICO!.

Surgiram, então, pessoas oportunistas, tanto pseudomédiuns, quanto pessoas pretensamente conhecedoras da Doutrina e “inovadoras”, muitas vezes “inspiradas” por Espíritos pseudo-sábios, com uma linguagem difícil de se compreender e de se conceber, sem nenhum embasamento científico, e, quando muito, trazem a “ciência” do Espírito ANDRÉ LUIZ; então, como disse o confrade sarg. MARCEL, com muita propriedade e veracidade: institucionalizou-se “o cristianismo exacerbado dos centros, as palestras sem pesquisa e sem citar fontes.”.
Concordamos com o Sr. MARCEL ao dizer que “do cristianismo importaria a moral; dos fenômenos, a confirmação e estudo e; dos dogmas, lendas e rituais o simples descarte.”. Mas aí é que estaria o X do problema, confrade MARCEL: os dogmas, lendas e rituais, são a “matéria-prima” por onde atuam os falsos-profetas atuais para a dominação. Vamos repetir o pensamento de LEON DENIS, já citado alhures, extraído do seu livro CRISTIANISMO E ESPIRITISMO. FEB, 8.ª ed., 1987, p. 42), que vem a propósito:

“A Igreja, entretanto, delinqüiu, trabalhando por prolongar indefinidamente o estado de ignorância da sociedade. Depois de haver nutrido e amparado a criança, tem querido mantê-la em estado de submissão e servilismo intelectual. Não libertou a consciência senão para melhor oprimir.”
O mesmo pensamento de LEON DENIS exposto em 1919, acima, pode se aplicar ao atual Movimento Espírita Brasileiro em sua maioria...
Vamos, então, transcrever somente um trechinho do que dissemos em nosso artigo de FEVEREIRO/2003, no JE, acima referido:
“1- (...) JESUS não “manda” nada, os conciliábulos da FEB, através do Conselho Federativo Nacional (CFN) em conluio com a FEB e, agora, [em 2003], da Federação Espírita Portuguesa (FEP), são os que desejam mandar, enfiando o espinho roustainguista na garganta dos homens de bem ou transformando-os em fumo, como fizeram com o Sr. LUÍS DE ALMEIDA, cujas declarações desassombradas (JE, julho/2001, p. 4) demonstraram com quem estava a razão e quais os interesses em jogo dos “Senhores” do Espiritismo, nada evangélicos... O Espiritismo brasileiro está sendo visto por alguns dirigentes da FEP como CASO DE POLÍCIA e há até a suspeição de que expositores espíritas brasileiros estariam ligados ao TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS (cf. JE, AGOSTO/2001, p. 4, Carta de Luís Almeida a Nestor Masotti). Sem comentários...
2- A “reação evangélica” de grande parte dos militantes espíritas também se deve à “esperança de que Jesus salve, na velha tradição cristã da sociedade” (cf. sugeriu o confrade IMBASSAHY). Esse é o pressuposto católico dos concílios, da figura vicariante de JESUS: Pai, Filho, Espírito Santo – a unicidade da Trindade Divina – e a admissão, implícita, do PECADO ORIGINAL, daí a necessidade de um “Salvador”.
A doutrina do “pecado original” desenvolvida pelo proteu PAULO DE TARSO foi uma das maneiras encontradas pela elite dirigente, greco-romana, para impor a DOMINAÇÃO das pessoas, cometendo uma série de atrocidades em nome de JESUS-DEUS. Além disso, se o “salário do pecado é a morte” e se “Jesus nos salvou”, por que continuamos morrendo”?”
+*+**+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+
MORTE E SALVAÇÃO
Se o “salário do pecado é a morte” e se “Jesus nos salvou”, por que continuamos morrendo”?”
*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*++*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+
EPÍLOGO
Enfim, sargento MARCEL M. MANHOLI, a minha sugestão é de que continue estudando os grandes filósofos, aperfeiçoando-se teórica e praticamente na DOUTRINA DOS ESPÍRITOS e descarte, simplesmente o que for dogma, lenda e ritual, como o sr. mesmo vislumbrou; embora saibamos que para isso o Sr. deverá ter uma lixeira muito grande... Mas, não desanime, a Humanidade ainda é muito imperfeita! O próprio JOSÉ HERCULANO PIRES a quem o Sr. tanto admira, e nós também, asseverava em relação ao entulho doutrinário e as “fascinações da vaidade” no livro já citado, A PEDRA E O JOIO, em 1975:

“Aí estão, diante de nossos olhos, as fascinações da vaidade nos empantanando os caminhos da evolução natural e necessária da doutrina. Ou lutamos contra elas ou incentivaremos a sua propagação e evolução.”

E o grande HERCULANO pontificava:
“Podemos enumerar as mais acentuadas e nefastas: o roustainguismo, defendido e semeado sob o prestígio da FEB; o divinismo ou espiritismo divinista, que contradiz a própria essência racional do Cristianismo e do espiritismo; o ramatisismo, que conseguiu envenenar a própria FEESP e ainda hoje [HERCULANO escreve em 1975] não foi completamente eliminado de sua estrutura; o heterodoxismo ou armondismo (mistura de doutrinas ocultistas com o espiritismo) que anda de mãos dadas com o ramatisismo; (...)” (op. cit., p. 12).
E muito mais é citado por HERCULANO, Srs. leitores MARCEL e MAURÍCIO DE CASTRO!...
Para o ESPIRITISMO, veja bem Sr. MAURÍCIO; para o ESPIRITISMO, a enumeração das “fascinações da vaidade”, as mais “nefastas”, acima citadas por HERCULANO PIRES são o LIXO DOUTRINÁRIO. Se o Sr. MAURÍCIO DE CASTRO considera isso ofensa a RAMATIS, enganou-se... A ofensa é dos “espíritas” ao quererem distorcer a DOUTRINA DOS ESPÍRITOS! Nós seguimos o conselho de HERCULANO ao “LUTARMOS” contra tal distorção...
O que aconselhamos ao Sr. sargento bombeiro, se me permite, é usar o seu estudo e o fogo da sua indignação para apagar a “fogueira” que estão armando, sub-repticiamente, para os livros da Codificação, inclusive para os 12 volumes da Revue Spirite, aliás, sem se darem ao trabalho de uma leitura, atenta... É a versão moderna do AUTO-DE-FÉ dos “espiritólicos” ... E de fogo da destruição o confrade entende muito bem, he he he... Apaguemos esse “fogo” Sr. MARCEL, com a água pura do estudo e bom-senso e que o Sr. esteja sempre em seu “plantão”, pois certamente há muitas pessoas ingênuas e excessivamente crédulas, que estão necessitando de “resgate”... Mas também existe o “fogo” da reconstrução, que o Sr. também demonstra compreender – o “fogo” Divino, mas este é incorruptível.
Vigiemos e oremos, Sr. MARCEL, especialmente, vigiemos! Amém.

AUTO-DE-FÉ DE BARCELONA
O Auto de Fé de Barcelona foi a queima, em praça pública, determinada pelo clero em Barcelona , Espanha, de 300 volumes de obras espíritas, que Kardec remetera ao livreiro Maurício Lachâtre, em 09 de outubro de 1861, às 10:30 horas.
Hoje, querem repetir no Brasil o ato terrorista, com características medievais, todavia, através do “fogo” espiritólico de Espíritos pseudo-sábios, encarnados e desencarnados.

(Iso Jorge Teixeira) * Médico. Psiquiatra. Prof. Livre - Docente de Psicopatologia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Curso de Especialização em Psiquiatria (FCM - UERJ).
http://ensinoespirita.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário