a partir de maio 2011

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Atrações sexuais

•  Ricardo Di Bernardi
Perguntas e respostas em torno da energia e conduta sexuais

Como definir energia sexual? 
Energia inerente à própria vida, provinda de nosso inconsciente, gerando cargas magnéticas em todos os seres, proporcionando potencial criativo e evolutivo. 

As atrações sexuais não são um fenômeno meramente físico?
Não. A energia sexual provém do inconsciente puro, isto é, do Deus em nós. No entanto, essa força partindo da profundidade do ser, atravessa todas as regiões do inconsciente até chegar à superfície do organismo. Cada um expressa a energia sexual conforme o nível evolutivo em que se encontra. A atração decorre de inúmeros fatores e da longa história de cada ser no decurso de inúmeras reencarnações.

De onde provém a energia sexual, já que ela existe em todos os seres vivos da natureza?
Verte da criação divina.

Existe a possibilidade de atração sexual de um Espírito desencarnado com uma pessoa encarnada?
Sim. Há casais que, mesmo após a morte biológica de um deles, continuam a se buscar psiquicamente. Há, também, Espíritos enfermos e desequilibrados na esfera das energias sexuais que buscam ambientes onde a sexualidade flui de forma irresponsável. 

Seria lenda a concepção dos demônios íncubos e súcubos, mencionadas em diversas obras da história?
Não é apenas lenda. Embora o termo “demônio” seja equivocado, existem entidades enfermas que exercem obsessão e se relacionam sexualmente com encarnados, tanto na posição feminina como masculina. Esses Espíritos necessitam tratamento criterioso e encaminhamento aos postos de socorro da espiritualidade. 

Há atração sexual entre dois Espíritos desencarnados?
Sim, tanto em níveis mais densos e grosseiros em entidades espirituais mais primitivas como em níveis elevados com envolvimento de energia sutil entre Espíritos superiores.

Espíritos superiores, então, podem sentir alguma atração sexual por outro? 
Não da forma como a entendemos. Mas, como profunda troca de energias de amor.

Como dois Espíritos superiores trocam energias de amor?
Através de um fluxo mútuo de energias de alta frequência ampliando a sensação de felicidade. 

Desde quando na história do Planeta Terra existe a atração sexual entre as criaturas?
Desde os seres mais primitivos, através dos quais o princípio espiritual inicia sua trajetória evolutiva.

Se na questão 540 de “O Livro dos Espíritos” fomos informados que a evolução inicia-se no átomo primitivo, como entender a energia sexual ou atração sexual nestes?
No átomo, a simples atração entre o núcleo positivo e a coroa eletrônica negativa já é a manifestação inicial da energia sexual ou energia criadora.

A concepção de energia sexual ou atração sexual como força criadora não possui um viés freudiano?
Freud, apesar de algumas concepções um pouco exacerbadas, foi um pioneiro desbravador do imenso território desta energia.

Em seres humanos embrutecidos, a manifestação da energia sexual não era mais expressiva?
Não, apenas se manifestava de forma primitiva e descontrolada. À medida que evoluiu, ao longo das reencarnações, a individualidade passou a compreender que a energia sexual necessitava de discernimento e responsabilidade. 

Alguns líderes religiosos pregam o uso do sexo apenas como função reprodutiva. Como analisar esta questão?
Se assim fosse, ainda haveria nos humanos, como há nos animais, os períodos de cio. A energia sexual existe, também, como força propulsora à evolução e troca de energias entre os casais. 

Há muitas pessoas que nos inquirem sobre a sublimação da atração sexual entre casais normalmente constituídos. Como se posicionar frente a esta questão?
São opções pessoais que exigem mútuo consentimento. Há que se verificar se não existem problemas a resolver na convivência matrimonial. Ocorre, em princípio, um compromisso sexual a dois. Criou-se, na história da humanidade, por interesses diversos, a concepção equivocada de que castidade entre casais seria abstenção. A energia sexual pode ser sublimada e utilizada com finalidades mentais, porém, muitas vezes, há uma questão traumática ou psicológica que não está sendo compreendida ou tratada. 

O que ocorre com a energia sexual quando corretamente sublimada?
Os que optam por esta iniciativa têm o fluxo de energia do chakra genésico ascendendo rumo ao chakra coronário, sendo essas energias direcionadas para as mais diversas atividades psíquicas.

Por que há indivíduos (os pedófilos) que têm atração sexual por crianças?
Trata-se de um tema delicado e que exige longa digressão. De forma resumida, diríamos que é uma patologia das energias sexuais, adquirida pelo uso inadequado ou traumático destas, seja nessa ou em outras vidas, exigindo firme e atento tratamento.

Uma pessoa normal sente atração sexual por outra. Isso significa que ambas já se conheciam em vidas anteriores?
Nem sempre. Podem existir inúmeros outros fatores, desde a estética física até a semelhança de campos energéticos. 

André Luiz, Espírito, nos fala do centro de força genésico, ou chakra genésico. Qual o papel desempenhado por este na atração sexual? Um gerador de energias?
Este centro de força é um canalizador de energias sexuais, mas não gerador destas. 

Quando alguém de boa formação ética e já compromissado sente-se atraído sexualmente por outra pessoa, poder-se-ia deduzir que são reencontros de vidas anteriores?
Não se deve tomar esta possibilidade como regra geral, pois, frequentemente, não se trata do caso. Muitas vezes são meras sintonias transitórias de campos energéticos, ou seja, auras que se assemelham e se atraem. Em alguns casos nem mesmo se trata desta situação, mas de algo superficial decorrente de atração pela estética física.

Há ainda outros fatores de vidas passadas, além dos mencionados, que possam levar pessoas já compromissadas a sentir atração sexual por terceiros?
Sim, imaturidade psíquica relacionada ao uso das energias sexuais. Estímulos atuais agem como gatilho, disparando registros poligâmicos e promíscuos vivenciados no passado, hoje adormecidos mas aguardando a oportunidade de amadurecimento através de provas mais ou menos difíceis.


http://www.oclarim.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário