a partir de maio 2011

domingo, 17 de maio de 2015

Movimento Espírita Brasileiro-17/05/2015



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – Devido à grande procura, a Exposição “Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas” foi prorrogada até 30 de maio.  Inaugurada em 7 de novembro de 2014, a exposição traça uma homenagem a Divaldo Pereira Franco, médium espírita, e ao seu trabalho social desenvolvido na Mansão do Caminho, que já atendeu mais de 35 mil crianças carentes na periferia de Salvador.  “Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas” estará aberta todos os dias no Espaço Cultural da Federação Espírita Brasileira, localizada na SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte Brasília.
– O ciclo de palestras da AME-DF é realizado toda quarta-feira do mês, na sede da Comunhão Espírita de Brasília: Sala 105, Av. L2 Sul, Qd 604.  A programação é esta: primeira quarta: Arismar Leon – “O Espiritismo e a Ciência Atual”; segunda quarta: Katia Carrijo – “O mundo interior”; terceira quarta: Marcia Léon – “Estudando André Luiz – Visão Científica Doutrinária”; última quarta: Fabíola Zaneti – “Diretrizes para a cura integral. Estudo baseado no Sermão da Montanha”. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O 5º Festival de Cinema Transcendental será realizado entre os dias 20 e 23 de maio, no Cine Brasília. Dentro do evento também é feita a Mostra Competitiva de Curta Metragem, com a temática espiritualidade e metafísica. Coordenado pelo produtor audiovisual Lucas de Pádua, o Festival tem o objetivo de contrapor a temática muitas vezes negativa do cinema tradicional, com obras da sétima arte focadas em mensagens de paz e união.  Independente de religião, todas elas têm espaço dentro da programação.  “Realizar o Festival em um espaço público é fundamental para que levemos a mensagem para muitas pessoas, independente da crença de cada uma. Queremos atingir a todos, independentemente do credo”, afirma Lucas.  Segundo Lucas, um dos principais motivadores para realização do Festival é justamente viabilizar uma experiência mais positiva no cinema, levando mensagens de reflexão e paz.  Uma extensão deste processo é o trabalho social: os ingressos não são vendidos, são trocados por alimentos, e posteriormente doados a instituições de caridade.  “Somando as quatro edições já foram arrecadadas mais de oito toneladas de alimentos, e para a quinta edição, temos a meta de 2,5 toneladas, e para este total queremos colocar uma média de 500 pessoas por filme”, explica o produtor.  Filmes confirmados: “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” (documentário, 2013, 70 min.), roteiro e direção de Malcolm Forest; “Data Limite Segundo Chico Xavier” (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fabio Medeiros; “Happy, the movie” (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belice; “Nos passos do Mestre” (documentário, 2014), dirigido por André Marouço, e por fim, “O Povo Dourado Somos Todos Nós” (documentário, 1h03), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Perente e Felipe Kurc.  Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o TROFÉU LUZ.  A premiação, que acontecerá no dia 23 de maio, domingo, em Brasília, se dará nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Direção, Melhor Roteiro, e ainda os espectadores presentes ao evento escolherão o Melhor Curta do Júri Popular, dentro da Mostra Competitiva.  Serviço: 5º Festival de Cinema Transcendental – de 20 a 23 de maio.  Local: Cine Brasília: EQS 106/107 (Asa Sul).  Ingresso: 2kg de alimento não perecível.  Informações ao público: (61)8288-2725 (Claiton de Freitas) ou no site www.cinematranscendental.com.br.
– A Federação Espírita Brasileira realizou por meio do Instituto de Saúde da AME/DF um ciclo de palestras.  O último encontro foi na última segunda-feira, 11 de maio, com Miriam Martins Leal e o tema “Caso Clínico – doenças congênitas e espiritualidade”.  Informações no site http://www.amedf.com.br.
Bahia
Salvador – No dia 23 de maio, às 9h, realiza-se na Biblioteca Pública do Estado da Bahia mais um evento promovido pela ABRASA - Casa do Brasil na Áustria – a Feira Literária e Sessão de Autógrafos, ocasião em que será entregue a comenda Ubiratan Castro a quem se destacou no cenário artístico e literário do Brasil. Entre os agraciados neste ano está Christina Nunes, que integra o quadro de articulistas da revista “O Consolador”. Ubiratan Castro, falecido em 2013, foi personalidade marcante no panorama cultural do país, à frente de projetos e de Instituições dedicadas à valorização da cultura negra, no país e no exterior. A Sra. Maria da Glória, esposa de Ubiratan Castro, far-se-á presente na oportunidade. Mais notícias sobre o evento podem ser obtidas na página http://forumpensandoaeduc.wix.com/feiraliteraria#!ubiratan-castro/c1o0x
– O Centro Espírita Deus Luz e Verdade (Rua Laura Costa, 198, Vila Laura), comemora em maio seu 48o aniversário e promoverá um ciclo de palestras com tema central “Amor em movimento” – 48 anos de compromisso com o amor.  A programação é esta:
16 – sábado – 19h – “A dimensão espiritual do amor”: Adilton Pugliese;
17 – domingo – 17h30 – "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. [...] Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém, o maior destes é o amor": Bernadete de Oliveira Santana;
21 – quinta-feira – 20h – “Evangelho, expressão de amor”: Dílson Moura;
22 – sexta-feira – 15h50 – “Amorterapia, a terapia do perdão”: Sônia Portela;
23 – sábado – 19h – “Jesus, o amante não amado”: Fernanda Cardeal;
24 – domingo – 8h30 – Seminário: “Amor em movimento”: Cláudio Amorim;
28 – quinta-feira – 20h – “Amor, imbatível amor”: André Luiz Peixinho;
29 – sexta-feira – 15h50 – “O amor é um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte”: Marcelo Melo;
30 – sábado – 19h – “Jesus, psicoterapeuta do amor”: Ruth Brasil;
31 – domingo – 9h – “Se não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Quem, pois, se tomar humilde como uma criança, esse será maior no reino dos céus”: Evangelização Infantil Meimei – CEDLV.
Informações no site www.cedlv.org.br ou pelos telefones (71)3389-2959 e 3381-8536
– No período de 18 de abril a 15 de novembro, todo terceiro sábado do mês, das 9h às 11h, a Feeb: Federação Espírita do Estado da Bahia realiza o Treinamento para Trabalhadores da Seara Espírita.  Realização: CETAD – Centro de Estudos e Terapias de Abusos de Drogas. Apoio: Faculdade de Medicina da UFBA, Feeb – Coordenadoria de Atendimento Fraterno, Núcleo de Apoio e Capacitação ao Acolhimento de Dependentes.  Inscrições na secretaria da FEEB, pelos telefones (71)3351-3220 e 3359-3323.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Semeador convida você e sua família para um encontro com Jesus nas tardes de sábado.  Informações pelos telefones (71)9230-0575 ou 3321-0089.
– Ajude a Evangelização Infantojuvenil da Sociedade Espírita O Semeador.  Eles estão precisando de lápis, folhas, tintas, cartolina, papel, metro, pincéis, tesoura e outros materiais.  As doações podem ser entregues no Semeador: Rua Pedro Américo, 43, Jardim Baiano, Nazaré.  Informações pelos telefones (71)9141-6621 ou 9308-6907.
– O Novo Curso de Esperanto será realizado aos sábados, das 8h30 às 11h, no 2º subsolo da Feeb – Iguatemi.  Informações pelos telefones (71)3351-3354 ou 8844-7788 (Tim) ou, ainda, pelo e-mail sociedadedeholonba@gmail.com.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/. Visite e verifique as novidades.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– A Coordenadoria de Ação mediúnica realiza, todo sábado, na sede da FEEB – Grupo de Estudos Manoel Philomeno de Miranda – o “Reencontro com a vida”.  O facilitador é Marco Antônio. Realização: Coordenadoria de Ação mediúnica. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Espiritismo, que será realizado na Sociedade Espírita O Semeador (Rua Pedro Américo, 43, Jardim Baiano), às segundas-feiras, das 20h às 21h.  O curso é gratuito e o público-alvo são todos os interessados que pretendam saber o que é o Espiritismo em seus aspectos fundamentais. Caso você já conheça, compartilhe essa ideia com um amigo!  Questões como Deus, imortalidade da alma, vida espiritual, mediunidade, reencarnação em seus aspectos mais profundos, mundos habitados, natureza dos Espíritos, desencarnação, emancipação da alma, processos de natureza obsessiva, fluidoterapia e moral de Jesus são alguns dos temas abordados.  Mais informações pelos telefones (71)9940-0074, 8637-9661, 3321-0089 e 9230-0575, pelo e-mail ascom@seos.org.br ou no sitewww.facebook.com/SemeadorBA.  Inscrições online no linkhttp://bit.ly/1IWvMCu.
Feira de Santana – A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Jesus de Nazaré (Rua Prof. Leonídio Rocha, 231) é esta:
17 – domingo – 17h – André Barboni: “Diga não ao Aborto”;
24 – domingo – 9h – seminário: Jota Hermes: “Vencendo os conflitos”; 17h – Luiz Barreto: “Afinal o que é aborto?”;
31 – domingo – 17h – Suzi Barboni: “As mães do Evangelho”.
Informações pelo telefone (75)3225-1509.
Ceará
Fortaleza – No último domingo, 10 de maio, Carlos Campetti coordenou o seminário “O fortalecimento dos Grupos de Estudo nas Casas Espíritas para disseminação dos postulados do Espiritismo, como papel dos dirigentes na precípua função de unificação” na sede da Federação Espírita do Estado do Ceará.  Informações pelo telefone (85)3212-1092.
Espírito Santo
Vitória – O I Curso de Saúde e Espiritismo será realizado até o dia 12 de dezembro, das 20h às 21h15, no Auditório da Feees: Rua Álvaro Sarlo, 35, Ilha de Santa Maria.  Informações pelo telefone 3222-7551 ou no sitehttp://www.ameees.org.br.
Goiás
Goiânia – O site Medicina e Espiritualidade anuncia o lançamento do livro “Os mensageiros da esperança”.  É importante ressaltar que toda a renda será revertida para os trabalhos da Comunidade Espírita Ramatis, onde são assistidos em torno de 2000 pessoas mensalmente.  O livro pode ser adquirido na Comunidade Espírita Ramatis de Goiânia, on-line nos linkshttp://editoranovasenda.com.br/produto/os-mensageiros-da-esperanca/ ouhttp://www.saraiva.com.br/os-mensageiros-da-esperanca-8689381.html.  Desde o ano 2000, na Casa de Eurípedes, um grupo mediúnico vem treinando o desdobramento consciente.  Na época os médiuns foram convidados pelo mentor do grupo a visitar a Colônia Esperança, dirigida pelo grande Eurípedes Barsanulfo, e de lá foram dirigidos ao Lar da Criança, hospital que abriga crianças que se preparam para reencarnar.  Desde então o grupo tenta assistir essas crianças e de alguma forma tornar o reencarne delas mais ameno.
– Através dos aconselhamentos contidos na Cartilha do Envelhecimento Sadio, projeto esse da nossa saudosa doutora Marlene Nobre, e escrita por diversos profissionais integrantes de várias AMEs do Brasil, estaremos oferecendo à sociedade uma pequena, mas significativa contribuição para um envelhecimento com mais dignidade e qualidade de vida. Alguns temas abordados: Alimentação Saudável, Exercícios físicos e Envelhecimento, Sexualidade, Saúde Bucal, Vacinações, Prevenção de Quedas e das Demências Senis, Saúde e Socialização, A Inclusão Digital na Terceira Idade, Aposentadoria, As Demandas Emocionais na Velhice, Encarando a Depressão, A Finitude, As Necessidades Espirituais dos Idosos, O Idoso no Centro Espírita, A Terapia Complementar Espírita entre outros.  A cartilha será lançada em junho durante o MEDNESP 2015.
Mato Grosso
Cuiabá – Poconé – No período de 15 a 17 de maio, está sendo realizado o Encontro nacional da Área do CFN/FEB: Conselho Federativo Nacional.  O assunto é Comunicação Social.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Juína – O Centro Espírita Allan Kardec (Av. dos Jambos, 1040) realiza mais um curso do ESDE: Estudo da Doutrina Espírita, aos sábados, a partir das 18h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Toda quarta-feira, às 18h30, é realizado o Ciclo de Estudos “Princípios básicos da doutrina” na Fundação Espírita Cáritas: Rua Senhora das Graças, 51, Cruzeiro.  Informações pelo telefone (31)3223-8266.
– O Circuito Chico Xavier traz o Projeto Arte e Solidariedade com tema central “No Céu da Vibração”. O evento conta com projetos desenvolvidos pelos artistas plásticos Yara Tupynambas, Marcial Ávila, Fernando Perdigão e Jarbas Juarez.  No período de 5 a 25 de maio, o evento estará sendo realizado no Minas Shopping: Av. Cristiano Machado, 4000, União.  Informações pelos telefones (31)3503-2500 ou 3429-3545.
– No período de 5 a 7 de junho, será realizado o 1º Encontro Nacional da Área de Estudo do Espiritismo, promoção da Coordenação da Área de Estudo do Espiritismo do Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (CFN/FEB).  Buscando socializar as experiências exitosas dos grupos de estudo do Espiritismo existentes nas instituições espíritas, o Encontro abrirá espaço para a apresentação de casos de sucesso de cursos e reuniões de estudo doutrinário realizado nas casas espíritas podendo enfocar grupos de estudo de ESDE, EADE, Obras Básicas e outros cursos.  A participação poderá ser feita via apresentação oral ou por pôster.  Os trabalhos devem ser encaminhados para as federativas e após passar por uma primeira análise, em âmbito estadual, serão encaminhados para seleção pela Área de Estudos.  As experiências selecionadas pela Comissão Executiva do Encontro serão apresentadas pelos representantes das federativas presentes no evento, em 15 minutos com mais 10 minutos para responder às dúvidas que porventura surgirem na plenária.  Caso tenha interesse em inscrever a experiência de alguma casa espírita, os trabalhos devem seguir os seguintes critérios: (1) Ter por base a codificação; (2) Contemplar experiências exitosas com mais de 5 anos; (3) Apresentar público-alvo, objetivos, conteúdos, metodologia, material utilizado, referências e modo de funcionamento; (4) Identificar o Centro Espírita no qual o trabalho se desenvolve, a federativa a qual está ligado, cidade e estado; (5) Explicitar os benefícios que a experiência trouxe aos participantes; (6) Ser enviados na íntegra, com até 10 laudas, em PDF.  Os trabalhos devem ser encaminhados para a USE-SP, e-mail esde@usesp.org.br.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e é realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Guaxupé – O Encontro com Chico Xavier será realizado nos dias 25 e 26 de julho e contará com as presenças de Fabio Fadel, Andrea Bien, Nazareno Feitosa, Elizabeth Lacerda, Paulo Henrique Bueno, Ismael batista, Marisa Cajado, Orson Peter Carrara e o Coral da Casa de Cultura de Guaxupé.  Informações e inscrições pelo telefone (35)8822-5557 ou pelo e-mail ismael-palestras@hotmail.com.
Três Corações – Maria Morais fez uma palestra sobre o tema “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo” no dia 14 de maio, quinta-feira, no C.E. Capitão Vendramini (Arca de Noé).  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Uberaba – O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita será realizado em três horários: segundas-feiras: 19h30; quartas-feiras: 15h e aos sábados: 15h, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo telefone 3312-8327, pelo e-mailapoioesde.gecs@gmail.com ou no site www.eepe.com.br.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança o XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, de caráter nacional a ser realizado no dia 29 de agosto no Cine Teatro Vera Cruz e podem se inscrever músicos espíritas de qualquer Estado ou Nação.  O XIV FEMEU é realizado pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas e da FEB – Federação Espírita Brasileira.  O FEMEU tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional; Promover a Doutrina Espírita.  A premiação do XIV FEMEU é composta de (sem repetições de prêmios): 1º Lugar (01 violão, 01 troféu, Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU); 2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU); 3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU); 4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU); 5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU); 6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas, DVD do FEMEU).  O XIV FEMEU será realizado em quatro etapas, sendo: Primeira Etapa: de 1o a 30 de junho, inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.  Segunda Etapa: de 1o a 5 de julho, as músicas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Avaliação.  Terceira Etapa: no período de 6 de julho a 9 de agosto, as músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação, vão para a votação popular através do site do FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.  Quarta e última Etapa: as quinze músicas mais votadas na internet, irão se apresentar na Grande Final no dia 29 de agosto, no Cine Teatro Vera Cruz, às 19h30, com entrada franca.  Para ver e ouvir as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube: Músicas do VII ao X FEMEU:http://www.youtube.com/user/FEMEU1; Músicas do XI FEMEU:http://www.youtube.com/FEMEU2; Músicas do XII e XIII FEMEU:http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.  Informações: site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu; blog:http://femeu.blogspot.com; e-mail: femeu.uberaba@gmail.com; telefone: (34)9969-7191. 
Pará
Belém – O III Encontro de Comunicação Espírita do Pará terá como tema central “A Comunicação como meio de unificação do Movimento Espírita” e será realizado no dia 15 de agosto, sábado, na UEP/Castelo: Travessa Castelo Branco, 1272, São Brás.  A programação é esta: das 8h às 12h e das 14h às 18h – Geraldo Campetti: “Como falar em público sem desencarnar de medo”; das 19h às 21h – Alberto Almeida: “A Comunicação como meio de unificação do Movimento Espírita”.  Inscrições até o dia 30 de junho para o Concurso de Slogan e Cartaz do XXXVIII EIMEP – “Tecnologia, Obsessão ou Evolução”.  Informações, inscrições e regulamento: www.paraespirita.com.br.
Paraná
Curitiba – No dia 28 de maio, das 19h30 às 21h30, na Sede Histórica da FEP, na Alameda Cabral, 300, será ministrado o seminário “Atividade de Irradiação no Centro Espírita”, sob a coordenação do Setor de Atendimento Espiritual no Centro Espírita - AECE/FEP
- Em maio as palestras programadas aos domingos no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, todas com início às 10h, terão, a partir deste domingo, a participação dos seguintes palestrantes:
- dia 17 – Sérgio Hilmar Gomes da Silva. Tema: Espiritismo e Evolução.
- dia 24 – Edson Gomes Tristão. Tema: Fora da caridade não há salvação.
- dia 31 – Vânia Maria de Souza. Tema: Alegria de servir.
- No domingo passado, dia 10, Mary Ishiyama falou no Teatro da FEP sobre o tema “Maria de Nazaré”.
Balsa Nova – No dia 30 de maio, realiza-se no Recanto Lins de Vasconcelos mais uma reunião do Conselho Federativo Estadual.
Cambé – As palestras promovidas toda quarta-feira, a partir das 20h30, pelo Centro Espírita Allan Kardec, em sua sede, na Rua Pará, 292, terão em maio, a partir desta semana, a participação dos seguintes palestrantes:
dia 20 - Cilene Dias Soares Silva, de Cambé

dia 27 - Carlos Lussari, de Cambé.
- Na última quarta-feira, dia 13, Antonio Saviani, de Londrina, foi o palestrante convidado.

- No dia 17 de junho, às 20h30, Marisa Cajado estará no Centro Espírita Allan Kardec, onde proferirá palestra.
Cascavel – Ontem, dia 16 de maio, das 14h às 18h, Maria Rabel e Equipe do AECE da FEP ministraram o seminário “A Tarefa do Atendimento Fraterno através do Diálogo”, na Sociedade Espírita Amor e Caridade, na Rua Visconde de Guarapuava, 1663. 
Foz do Iguaçu – Fazendo parte das comemorações dos 150 Anos do lançamento do livro “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec, a 13ª URE - União Regional Espírita promoveu no período de 10 a 16 de maio a X edição da Semana Espírita de Foz/PR e região. A conferência de encerramento foi realizada ontem, dia 16 de maio, nas instalações do Teatro Elias Hauagge - Centro Universitário UDC (Rua Castelo Branco, 349 - Centro de Foz do Iguaçu), com entrada franca. O orador foi o psicólogo, professor e escritor espírita Marlon Reikdal. O tema da conferência foi “Tristeza, Depressão e Suicídio”.
Ibiporã – Na próxima quarta, dia 20 de maio, Eduardo Cláudio Ferreira profere palestra na FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
- Na última quarta-feira, dia 13 de maio, Geraldo Saviani proferiu palestra no auditório da mesma instituição, a FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz.
Jaguapitã – No dia 13 de maio, às 20h, Flávio Navarro proferiu palestra no Centro Espírita Emmanuel, na Rua Maranhão, 330.
Londrina – Neste domingo, dia 17 de maio, às 9h30, Geraldo Saviani profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
- Também neste domingo, dia 17, às 10h, Marinei Rezende acompanhada do Coral Espírita Nosso Lar fará palestra musicada na Casa Espírita Anita Borela, na Rua Benedicto Sales, 42, Conjunto Parigot de Souza III.
- Neste domingo, dia 17, às 18h, realiza-se mais um encontro do Círculo de Leitura Anita Borela de Oliveira. O livro em estudo chama-se “Horizonte vermelho”, de Sophie, psicografia de Elizabeth Pereira. A reunião será realizada  no salão de festas do prédio onde mora a Wanda Coutinho, no seguinte endereço: Condomínio Residencial Villa Felice. Rua Belo Horizonte 1037 - esquina com a Rua Piauí.

- Alderico Natal Sposti proferiu palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 14 de maio, às 20h.
- Antonio Saviani proferiu palestra sobre o tema “Muitos os chamados e poucos os escolhidos” no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 15 de maio, às 18h30.
- Efigênia Santos proferiu palestra sobre o tema “Amar a Deus e ao próximo” no Centro Espírita Caminho de Damasco, na Rua Adriano Marino Gomes, 1080, no dia 15 de maio, às 20h.
- José Bazzo proferiu palestra no Centro Espírita Auta de Souza na Rua Antonio Marcelino de Oliveira, 450 no dia 16 de maio, às 9h.
- Leonardo Cassanho Forster ministrou no dia 16 de maio o seminário “O Evangelho segundo o Espiritismo na visão de Kardec”, na Casa Espírita Anita Borela, na Rua Benedicto Sales, 42, Conjunto Parigot de Souza III.
- Flávio Navarro fará palestra no Centro Espírita Nosso Lar na Rua Santa Catarina, 429, no dia 20 de maio, às 20h.
- Fernanda Boni fará palestra sobre o tema “Casa Espírita, escola de amor” no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 21 de maio, às 20h.
- Célia Xavier de Camargo fará palestra no Centro Espírita Amor e Caridade na Rua Jayme Americano, 728, no dia 23 de maio, às 20h.
- No dia 24 de maio, às 17h, Astolfo O. de Oliveira Filho falará no Centro Espírita Nosso Lar sobre o tema “O que acontece depois da morte. As revelações do livro Voltei, de Irmão Jacob”.
- Marisa Cajado estará em Londrina no próximo mês de junho, quando fará palestras nas datas e locais seguintes:

- dia 15, às 20h - Casa do Caminho - Av. Paul Harris, 1481 - Jardim Aeroporto.


- dia 19, às 20h - Centro Espírita Nosso Lar - Rua Santa Catarina, 429.


- dia 20, às 16h50 - Centro Espírita Nosso Lar - Rua Santa Catarina, 429.


- dia 21, às 9h30 - Centro Espírita Meimei - Rua Iapó, 130 - Vila Nova.
Palotina – No dia 23 de maio, das 14h às 18h, será ministrado pela Equipe DIJ/FEP na Casa Espírita Lar de Jesus, na Rua 24 de Junho, 315, o seminário “A Família na Casa Espírita para Construção da Nova Era”.
Rolândia – Marisa Cajado profere palestra no dia 16 de junho, às 20h30, no auditório do Movimento Assistencial Espírita, na Rua Deputado Waldomiro Pedroso, 93.
- No dia 18 de junho, às 20h30, Marisa Cajado falará no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Maria de Nazaré, 200 - Jardim Planalto.

Santa Terezinha de Itaipu
 – No dia 11 de maio, às 20h30, como parte integrante da X Semana Espírita de Foz do Iguaçu, Márcia Edith de Souza Pinto abordou no Centro Espírita Allan Kardec, na Rua Padre Bernardo, 1444, o tema “Exemplos da situação da alma depois da morte”.
Umuarama – Ontem, dia 16 de maio, das 14 às 18 horas, Cláudia Cecília Camacho Rojas ministrou o Seminário “Grupo de Estudos: Tarefa Urgente na Casa Espírita” no Centro Espírita Allan Kardec, na Rua Bahia, 4.368.
União da Vitória – No dia 23 de maio, às 20h, realiza-se reunião entre presidentes de UREs e Centros Espíritas com a diretoria executiva da FEP. A reunião, que antecede mais um encontro da Inter-Regional Centro, ocorrerá na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), Praça Coronel Amazonas, s/nº Centro.
- No dia 24, domingo, das 9h às 12h30, realiza-se o Encontro da Inter-Regional Centro, sob a coordenação da diretoria executiva da FEP. O local será também a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI).
Wenceslau Braz – Na última quinta-feira, dia 14 de maio, às 20h, Luiz Antonio da Silva proferiu palestra no Centro Espírita João Batista, na Rua Prefeito Benedito Correa, s/nº.
- No dia 21 de maio, às 20h, no mesmo local, Arlete Korovisk fará palestra sobre o tema “Desafios da vida familiar”.
Pernambuco
Recife – O 6º Congresso Espírita para Pais e Educadores InfantoJuvenil terá como tema central “Os pequenos e os grandes: diferenças no pensar” e contará com palestras simultâneas.  O 1º Congresso Espírita Infantil (para as crianças) terá sua programação estabelecida pela Federação Espírita Pernambucana.  A programação é esta:
16 – sábado – 12h – Acolhimento – recepção das crianças; 13h30 – Abertura: prece inicial – apresentação do programa – show de contação de histórias – música – brincadeira – dinâmica de integração; 14h30 – Círculo de Pensamentos: “Os Pequenos e os Grandes” – reflexão e abordagem; 15h30 – intervalo; 16h – Oficina: “Por que tanto medo?” – reflexão e abordagem – seminário turma 1: contação de histórias e diálogo – turma 2: contação de histórias e diálogo, projeção de slides; 18h – jantar; 19h – Oficina: “Quem é o diferente? – trabalhando com a inclusão”; 21h – encerramento: prece – recolhimento – orientações;
17 – domingo – 8h – acolhimento – recepção; 8h30 – Abertura Lúdica: arte – prece; 9h – Oficina – “Ouvindo o tum tum tum do coração”; 10h30 – intervalo; 11h – continuação da oficina; 12h – almoço; 13h30 – Momento de carinho – relaxamento; 14h – continuação da oficina; 15h30 – intervalo; 16h – momento de integração; 16h40 – Organização para apresentação no Congresso; 17h30 – Apresentação no Palco (Teatro Beberibe); 17h40 – encerramento.
Informações no site www.cepei.com.br/, pelo e-mailvirginiasolange@gmail.com ou pelos telefones (81)9133-5621 ou 9832-4963.
Piauí
Teresina – O 7º Congresso Espírita do Piauí terá como tema central “A Justiça Divina” e será realizado no período de 29 a 31 de maio, no Centro de Convenções Atlantic City World.  Estão confirmadas as presenças dos expositores André Luiz Peixinho, Antônio Cesar Perri de Carvalho, Haroldo Dias Dutra, João Pinto Rabelo, Leonardo Machado, Elizabeth Barbieri e Sandra Borba.  Promoção: Federação Espírita Piauiense.  Inscrições no sitewww.fepiaui.org.br.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O 4Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro terá como tema central “Esperanças e consolações” e será realizado no período de 10 a 12 de outubro, no Clube Monte Líbano: Av. Borges de Medeiros, 7011, Lagoa.  O evento será realizado em comemoração aos 150 anos de “O céu e o inferno”. Inscrições pelo site ceerj.org.br/congresso.  Informações pelo e-mailfaleconosco.congresso@ceerj.org.br.
– O GPELA: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor (Rua Silva Cardoso, 673, Bangu) realizará toda terça-feira, uma Nova Turma de Estudos: “O que é Espiritismo”.  Informações pelo telefone (21)3421-2666.
– Na última sexta-feira, 15 de maio, André Luiz Gadelha fez uma palestra no Centro Espírita Caminhos do Senhor. Informações:http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita?  Gostaria de saber tornar-se mais feliz?  Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade?  Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina?  Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – O EREU 2015 terá como tema central “150 anos de O Céu e o Inferno – O Espiritismo em defesa da vida” e será realizado no dia 7 de junho, domingo, das 9h às 17h, na E.M. Edilson Duarte. Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Macaé – O Curso Básico de Introdução à Doutrina Espírita – Capacitação para aplicação de Passe será realizado toda quarta-feira, até o dia 21 de maio, às 20h30, na sede do Centro Espírita Vicente de Paulo e até o dia 18 de junho, todas as quintas-feiras, das 19h às 20h30.  Informações pelo telefone (22)99701-0324 ou (22)99701-0224, ou pelo e-mail cevpcursos@gmail.com.
– O curso “Oratória” é realizado toda sexta-feira, das 19h às 20h30, na Casa do Caminho de Macaé.  A coordenação é de Toninha de Freitas e o curso tem duração de 20 aulas.  Informações pelo e-mail xxfabixx@gmail.com.
– A programação de cursos do CEVP – Centro Espírita Vicente de Paulo – é esta:
(1) Curso Básico de Introdução à Doutrina Espírita: quintas-feiras, das 19h às 20h30, término: 18 de junho;
(2) Curso de Capacitação de Aplicação de Passes: quintas-feiras, das 19h às 20h30, término: 21 de maio.
Informações pelo e-mail cevpcursos@gmail.com.br ou pelo telefone (22)99701-0324.
Magé – O 2º Congresso Espírita de Magé e Guapimirim e o XIII Mês Espírita do 6º CEU / CEERJ terão como tema central “O Estudo da Mediunidade para a Vida Feliz” e serão realizados no período de 5 a 7 de junho.  Os eventos contarão com as presenças de Ana Rosa Irão, Cosme Massi, Dalva Silva Souza, Emmanuel Cristiano, Florêncio Anton, João Neves, José Ferraz, Leila Brandão, Nilo Calazans, Willian Alves, Raul Teixeira e Andreia Bien.  Inscrições no sitewww.6ceu.org.  Informações: e-mail congressoespirita@6ceu.org.
Nova Iguaçu – No último domingo, 10 de maio, Cesar Reis fez uma palestra sobre o tema “Chico Xavier e a atualidade do pensamento de Emmanuel” no Centro Espírita Humildade e Caridade.  A harmonização foi realizada pelo Coroceerj – Polos VII e XIV.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – A 3ª Edição da Pós-Graduação em Saúde e Espiritualidade será realizada no Fato: Rua dos Andradas, 1180, sobreloja. Inscrições no sitewww.monteirolobato.edu.br/ensino/curso/45/saude-e-espiritualidade, pelo e-mail pos-fato@monteirolobato.com.br ou no site www.amergs.org.br.
– No período de 15 a 17 de maio, Nazareno Feitosa participará de um ciclo de palestras no Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis.  Informações com Rita Viegas, pelo e-mail ritaviegas2004@hotmail.com.
Caxias do Sul – A X Jornada da AME-SG foi realizada neste final de semana, dias 15 e 16 de maio.  Neste ano, o tema central foi “Transtornos da Mente e do Comportamento”, que foi desdobrado em temas como: transtornos do déficit de atenção, ansiedade na vida moderna, dependência tecnológica; culpa e mágoa, e muito mais.  Mais detalhes com a AME-Serra Gaúcha, organizadora da jornada, na página www.ameserragaucha.com.br ou pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com ou, ainda, pelos telefones (54)3452-4472 e 9660-3721.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa que realiza neste ano grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h e todo sábado das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Informações no site www.sociedadevida.org.  As reuniões ocorrerão na sua sede na Rua Santa Cruz, 601.  O curso é gratuito.
Santa Catarina
Florianópolis – O Grupo Espírita Chico Xavier realiza neste ano de 2015 o ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, nos moldes preconizados pela FEB – Federação Espírita Brasileira.  O ESDE é realizado semanalmente, todas as quintas-feiras, das 20h às 21h, na sede do Grupo Espírita Chico Xavier: Rodovia Haroldo Soares Galvan, 4.000, Cacupé.  Mais informações pelo e-mail hiltonet@hotmail.com.
– Os cursos sobre as “Obras básicas” são realizados toda segunda-feira, às 19h15, ou todo sábado, às 16h15 no Grupo Escola Irmão Delmiro – Centro Espírita Seara dos Pobres: Rua Prof. Clementino de Brito, 547, Capoeira.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3244-1016.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2015 será esta: Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações: telefone (48)3338-3604, e-mail secretaria@asssagres.org.br ou sitewww.asssagres.org.br.
São Bento do Sul – A programação de palestras do mês de maio da Associação Espírita Chico Xavier (Rua Gerhard Ziesche, 255) é esta:
20 – quarta-feira – 7ª URE;
27 – quarta-feira – Vilmar.
São Paulo
São Paulo – Está disponível na internet, gratuitamente, uma ferramenta importante para quem se interessa pelo estudo da doutrina espírita: “Allan Kardec de A a Z – Temário da Obra Kardequiana”.  São dois os modos de acessar o conteúdo de “Allan Kardec de A a Z”: via blog –http://temariokardec.blogspot.com.br/ ou via site –https://sites.google.com/site/temarioallankardec//.  As pessoas que se interessam pela doutrina espírita colherão grande proveito consultando a ferramenta ora mencionada, que merece ampla divulgação e os parabéns de todos nós que batalhamos na divulgação do Espiritismo.
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no site http://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/. A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens, tanto de SMS como de VOZ.
– O curso “Os mensageiros” será realizado até o dia 3 de julho, toda sexta-feira, às 20h, no IECL: Instituto Espírita Caminho da Luz: Rua Edgar, 431, Vila Leonor.  Informações pelo telefone (11)99549-1564 ou pelo e-mailieclcursos@htmail.com.
– O curso de Expositores Espíritas será realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, na Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro: Rua Clélia, 669, Lapa.  Apoio: USE Distrital da Lapa.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos – retomará seus cursos neste ano.  A programação é esta: (1) Paulo, Agostinho e Orígenes: pilares da filosofia e da religião cristã, aos sábado, às 14h; (2) Concepção filosófica de Deus, aos sábados, às 16h e (3) Tratado Teológico Político de Spinoza, aos sábados, às 16h.  As aulas são ministradas na sede do IEEF: Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória.  Informações no site www.ieef.org.br.
– O Curso de Esperanto para iniciantes será realizado aos sábados, das 9h às 12h30, no Ccdpe: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo: Alameda Guaiases, 16, Indianápolis.  Informações no sitehttp://www.ccdpe.org.br/cursos/esperanto.
– O Centro Espírita Casa do Caminho (Rua Itapeva, 131, Bela Vista) realiza aos sábados, os Cursos “Paulo e Estêvão à Luz do Espiritismo”, das 9h às 10h30, com coordenação de Benedito Figueiredo e, das 11h às 13h, Eduarda Toscano coordena o curso “Educação à Luz do Espiritismo”.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O II Encontro NUVET – Núcleo de Medicina Veterinária da AME-SP – terá como tema central “Espiritualidade na relação entre seres humanos e animais” e será realizado neste domingo, dia 17 de maio, das 15h às 20h, no salão Bezerra de Menezes da Federação Espírita São Paulo: Rua Maria Paula, 140, Bela Vista.  Investimento: R$20,00.  Inscrições: www.amesaopaulo.org.br.
– A programação de palestras comemorativas do aniversário de 27 anos da Casa do Caminho Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) é esta:
22 – sexta-feira – 20h – Ivan R. Franzolin: Comunicação: uma faculdade do Espírito;
29 – sexta-feira – 20h – Coral Jasmim.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Em toda segunda quarta-feira de cada mês, o NUSAME (Núcleo de Saúde Mental) da AME-São Paulo faz um estudo aberto de livros ou artigos relacionados.  Novos integrantes devem passar por uma entrevista e podem frequentar as reuniões em regime probatório. Os interessados podem enviar seus dados ao Sr. Loenil, secretário executivo da AME-SP por secretaria@amesaopaulo.org.br para posterior contato.
– Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “O prejuízo da cegueira espiritual” na quinta-feira, 14 de maio, no Centro Espírita Irmã Ângela.  Na sexta-feira, 15 de maio, Plínio trabalhou o tema “O amanhã nasce hoje” no Centro Espírita Seara do Mestre.  “Você prefere ter razão ou ser feliz?” será o tema da palestra que o confrade fará neste domingo, 17 de maio, às 20h, na Casa de Estudo e Preparação Espírita Gustavo de Alencar: Rua Arcoverde, 318, Vila Guilhermina. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Deusa Samu fez uma palestra na terça-feira, 12 de maio, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Ismael Batista participou do Encontro de Vivência Espírita estudando o tema “O Espiritismo e os tormentos modernos”.  O evento foi realizado no dia 15 de maio, sexta-feira, no Salão Nobre do N.A.E Paz e Amor em Jesus. Informações no site www.pazeamor.org.
Araçatuba – O filme “Causa e Efeito”, dirigido por André Marouço, com os atores Matheus Prestes, Luiz Serra e Rosi Campos, está disponível para locação na Locadora Perola: Rua Bolívia, 350.  O policial Paulo (Matheus Prestes) enfrenta um grande trauma, após perder a esposa e o filho em um acidente de carro.  Ele não consegue aceitar o fato de que o responsável pelo crime não tenha sido punido, e acaba decidindo fazer justiça com as próprias mãos.  Paulo passa a matar outras pessoas, mas não consegue assassinar Madalena, quando descobre a sua triste história de vida.  Os dois se apaixonam e fogem juntos, usando as palavras de um padre, um pastor e um espírita para reconstruir as suas vidas. (fonte: adorocinema.com.br).  Informações pelo telefone (18)3625-6232 com Sueli, Silmara ou Nagila.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Araraquara – O Curso para Capacitação de Educadores Espíritas será coordenado por Marcus de Mário e realizado no dia 13 de junho, sábado, das 8h30 às 12h, no Obreiros do Bem: Rua Itália, 1935.  Promoção: Instituto Cairbar Schutel.  O curso faz parte do Projeto Educação do Espírito.  Informações e inscrições no site www.institutocairbarschutel.org ou pelo e-mail jgrizante@gmail.com.
Bauru – O Centro Espírita Vicente de Paulo recebeu Romualdo Bertolini para uma palestra com o tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” no dia 12 de maio, terça-feira.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Botucatu – A AME-Botucatu realiza o Grupo de oração para atendimento aos pacientes do Hospital das Clínicas de Botucatu – todas as quintas-feiras às 18h, no próprio hospital localizado no Distrito de Rubião Júnior e também trabalha no projeto de pesquisa do passe a pacientes com transtorno de ansiedade, todas as terças-feiras às 19h30 na Rua Coronel José Vitoriano Villas Boas, 1188.
Bragança Paulista – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Bragança Paulista (Av. Eusébio Savaio, 995, Santa Libânia) será encerrada por Cezar Carneiro de Souza, no próximo sábado, 23, às 20h.  Informações pelo telefone (11)99883-9862 (Odir) ou pelo e-mailcontato@feal.com.br.
Buritama – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Redenção (Rua dos Pereiras, 976, Centro) é esta:
18 – segunda-feira – 20h – Antônio Carlos Navarro;
25 – segunda-feira – 20h – Luiz Carlos Barros;
1 – segunda-feira – 20h – Miguel Sardano.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Carapicuíba – A Instituição Espírita Oficina de Luz (Rua Praia Grande, 411, Ariston) realiza os Cursos: Básico I e II; Mediúnico I, II e III, toda segunda-feira, às 20h.  Informações: e-mail oficinadeluz@oficinadeluz.org.br ou no sitewww.oficinadeluz.org.br.
Catanduva – José Antônio da Cruz participará de um ciclo de palestras em maio.  A programação será encerrada na próxima terça-feira, 19, às 20h, na Comunhão Espírita Caminho de Emaús: Rua Goiás, 1064, Vila Mota. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Franca – Todo sábado, às 16h, o Grupo Espírita Luz e Amor (Rua Álvaro Abranches, 965) realiza o COEM: Centro de Orientação e Educação Mediúnica.  Informações pelo telefone (16)99989-2439 ou no site www.luzeamor.org.br.
Lins – O IV Módulo do ESDE: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é realizado no período de março a junho na Casa dos Espíritas.  A programação de maio é esta:
18 – segunda-feira – 11ª aula – Aylton: “A Justiça, Amor e Caridade”;
25 – segunda-feira – 12ª aula – Stela: “O Espiritismo e os Direitos Humanos”.
Marília – O curso rápido “Autoencontro” é uma viagem para dentro do EU com base nas obras de Joanna de Ângelis.  É um curso para maiores de 12 anos, sem inscrição ou taxa, que está sendo realizado toda terça-feira, das 20h às 21h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  O facilitador é Donizete Pinheiro.
– Todo sábado, das 15h às 16h30, será realizado o curso “Educação Espírita para gestantes e bebês” na Comunidade Eurípedes Barsanulfo: Av. Sampaio Vidal, 2110 – A, Jardim Continental.  Realização: Departamento: Apoiare – responsável: Alcione Pinheiro.  Informações pelo e-mail donalci@gmail.com.brou pelos telefones (14)3354-6393 ou 99762-3767.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Assistência Social "Dr. Bezerra de Menezes, departamento do Centro Espírita Luz, Fé e Caridade, localizada na Rua Maranhão, 242, necessita de voluntários para trabalhar na cozinha (preparo dos alimentos, servir o almoço e limpeza), nos seguintes horários: das 8h30 às 10h30 – preparo dos alimentos; das 10h30 às 12h – servir o almoço; das 12h às 14h – limpeza. Interessados deverão entrar em contato com as seguintes pessoas: Aline – 98129-7696, Fernando – 98165-3011, Adélia – No local.
– Todo sábado, a Comunidade Eurípedes Barsanulfo (Av. Sampaio Vidal, 2110/A) realiza dois Cursos: Psicofluidoterapia, às 19h30, com duração de um ano e Educação Permanente (para trabalhadores), a partir das 20h30. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Quer fazer parte do ESDE?  Informe-se na biblioteca sobre o Cadastro de Interesse.  Em breve novas turmas serão abertas e os interessados serão chamados.  As aulas serão ministradas no Centro Espírita Luz e Verdade: Rua XV de Novembro, 1456.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Mocidade Espírita Hilário – Estudo, Amizade e Trabalho no Bem! – reúne-se todos os domingos, das 10h às 11h.  Dirigente: Luciene Lage.  As atividades são ministradas no Centro Espírita Luz e Verdade: Rua XV de Novembro, 1146.  Informações pelo telefone (14)3433-5977.
– O Centro Espírita Luz e Verdade realizou nos dias 15 (sexta-feira, às 20h) e 16 (sábado, às 14h) de maio, o curso de Passes.  Informações pelo telefone (14)3454-2071.
Marinópolis – A programação do mês de maio do Centro Espírita Allan Kardec (Rua Goiás, 630, Centro) é esta:
21 – quinta-feira – 20h – Pedro Bonilha;
28 – quinta-feira – 20h – Jane Maiolo.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Matão – O Encontro Anual Cairbar Schutel será realizado nos dias 19 e 20 de setembro.  Estão confirmadas as presenças de Nazareno Feitosa, Ivana Raisky e Alessandro Viana de Paula.  Organização: Instituto Cairbar Schutel. Informações e inscrições: www.institutocairbarschutel.org eorsonpeter92@gmail.com.
Praia Grande – O Centro Espírita Denizard Rivail (Rua Costa Rica, 59, Vila Guilhermina) iniciou no mês de abril, novas turmas de Estudo.  Informações pelo telefone (11)7811-4844.
Santa Fé do Sul – A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita José Alves Tosta (Rua Oito, 2430, Jardim Ana Lucia) é esta:
16 – sábado – 20h – Carlos Alberto Braga Costa;
23 – sábado – 20h – Ditinha Calixto;
30 – sábado – 20h – André Luiz Sobreiro.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Santo André – A V Jornada da AME-ABC terá como tema central “Aborto e reprodução humana – vida e espiritualidade (onde está a contradição?)” e será realizada no dia 23 de maio, sábado, no Anfiteatro do hospital Estadual Mário Covas: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 32, Bairro Paraíso.  A programação é esta: 8h: recepção; 8h30: abertura do evento; 9h: Elizabeth Nasser: Início da vida e espiritualidade; 10h: intervalo; 10h30: Fernando Sansone: Aborto/Reprodução humana/Planejamento Ponto e Contraponto; 11h30: mesa de debate com coordenação Pedro Gregori; 12h15: Intervalo; 14h: retorno; 14h15: Maria Heloisa Bernardo: Aspectos psicológicos e espirituais; 14h50 – Carlos de Paula: Aborto Aspectos Jurídicos e Espirituais – AJE-SP/Regional; 16h15: Mesa de debate com coordenação de Luciana de L. Galvão; 17h: Encerramento.  Investimento: R$20,00.  Inscrições: www.ameabc.org.br.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Deusa Samu fará uma palestra no dia 21 de maio, quinta-feira, às 20h30, no Centro Espírita Joana de Ângelis: Rua Cel. PM Celestino H. Fernandes, 74.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No período de 26 de março a 25 de maio, a Área de Ensino José Herculano Pires do Centro Espírita O Consolador (Rua do Bosque, 306, Vila Basto) realiza o Curso Preparatório para Expositores.  O curso terá a duração de 12 aulas e será coordenado por Adilson Somensari.  Informações pelo telefone (11)4993-1804.
– O médium Orlando Noronha Carneiro participará de uma sessão mediúnica no dia 17 de maio, domingo, na Casa Assistencial Espírita Geraldo Ferreira: Rua Barão do Rio Branco, 430, Vila Eldízia. Informações: Ademir Mendes pelo e-mail ademirmendes58@gmail.com.
– A 45ª Jornada da Mulher Espírita é realizada no período de 15 a 17 de maio e a programação é esta:
16 – sábado – Casa Assistencial Espírita Geraldo Ferreira: Rua Barão do Rio Branco, 430, Vila Eldízia – Flávio Otolini: “A responsabilidade dos pais na formação dos filhos”;
17 – domingo – Encerramento.
– A Área de Ensino Herculano Pires do Centro Espírita O Consolador (Rua do Bosque, 306, Jardim Bela Vista) realiza vários estudos neste ano.  A programação é esta:
1º ano – O que é Espiritismo – segunda-feira – 20h; terça-feira – 14h e 20h;
2º ano – Básico Intensivo I e II – domingo – 9h; segunda-feira – 20h; terça-feira – 14h e 20h;
3º ano – Educação Mediúnica I – terça-feira – 14h e 20h;
4º ano – Educação Mediúnica II – terça-feira – 14h e 20h;
5º ano – A Prática Espírita – terça-feira – 14h e 20h; Aprendizes do Evangelho I – terça-feira – 14h e 20h; Aprendizes do Evangelho II – terça-feira – 14h e 20h.
Informações: de segunda a quinta, das 14h às 16h e das 20h às 22h, aos sábados, das 14h às 16h e aos domingos, das 16h às 18h, pelos telefones (11)4993-1804 ou 4436-2611; pelo e-mail ceoc.areadeensino@yahoo.com.br, no site www.ceocconsolador.com.br ou com Ademir Mendes, pelo e-mailademir.mds@gmail.com.
– O Centro Espírita Luz e Verdade realizou nos dias 15 (sexta-feira, às 20h) e 16 (sábado, às 14h) de maio, o curso de Passes.  Informações pelo telefone (14)3454-2071.
Santos – O 8o Encontro Nacional dos amigos de Jesus Cristo com Chico Xavier e sua obra Espirita Cristã terá como tema central “Amor e sabedoria de Chico Xavier” e será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Mendes Convention Center: Av. General Francisco Glicério, 206.  Informações pelos telefone (13)3351-5477.
– As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), ocorrem aos sábados, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-sócio-espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas e seus respectivos professores estão disponíveis em www.amesantos.blogspot.com ewww.unisanta.br/posgraduacao.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas ocorrem no bloco D, situado à Rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações: UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão; pelo telefone (13)3202-7104, pelo e-mail extensao@unisanta.br ou no site www.unisanta.br/posgraduacao.
São Bernardo do Campo – O 22º Curso de Expositores da Doutrina Espírita será realizado toda segunda-feira, até o dia 29 de junho, das 10h às 22h, no Grupo de Fraternidade Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154, Vila Olga. Realização: Conselho Espírita de SBC.  Informações no sitehttp://www.conesbc.org.br.
– O Centro Espírita Maria de Nazareth (Rua Prestes Suster, 929, Bairro dos Casais) realiza aos sábados, das 10h30 às 12h, o Curso: “Jesus – guia e modelo da humanidade”.  Informações pelos telefones (11)2374-2922 e 97220-1775 ou no site http://www.facebook.com/trabalhadoresdanovaera.
– Deusa Samu fez uma palestra no dia 11 de maio, segunda-feira, no Centro Espírita João Ramalho.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – A Escala de palestras para o mês de maio no Consolador (Rua Independência, 2617 ao lado do Albergue Noturno) é esta:
Quinta-feira às 20h: 21 – Andréa Rodrigues; 28 – Silvia Servo;
Domingo às 9h: 17 – Marcelo Maciel; 24 – Dejair Bozelli; 31 – João de Jesus.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São José dos Campos – O curso EPM – Estudo e Prática da Mediunidade – será realizado em duas turmas: quartas-feiras, às 14h, e quintas-feiras, às 20h.  As aulas serão ministradas no Centro Espírita Divino Mestre. Info:www.infopanespirita.wordpress.com.
Taquaritinga – No dia 16 de maio, sábado, às 20h, José Antônio da Cruz fez uma palestra no Núcleo Espírita A Caminho da Luz. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Taubaté – O Curso “Saúde física e espiritual” é realizado das 8h às 12h no Centro Espírita União e Caridade: Rua Dr. Souza Alves, 142. Informações pelo e-mail contatoamevale@hotmail.com.
Terra Roxa – Aline B. P. Visibelli fez uma palestra no dia 15 de maio, sexta-feira, no Centro Comunitário.  Realização: Grupo Espírita Comunitário.  Apoio: USE Intermunicipal de Bebedouro.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Sergipe
Aracaju – A AME-Sergipe segue com as reuniões de Estudo da Obra de André Luiz – Livro: Nosso Lar, na Federação Espírita do Estado de Sergipe, 2º e 4º sábados de cada mês, das 19h30 às 21h, à Rua José Mesquita Neto, 21, Lot. Parque dos Coqueiros, bairro Inácio Barbosa.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Lagarto – O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita será realizado neste ano toda terça-feira, às 19h30, no Instituto Beneficente Francisco Cândido Xavier: Travessa Valter Franco, 30.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Tocantins
Gurupi – A Coordenadora da Assessoria Regional Espírita Sul, ARE-Sul, programou para o dia 20 de maio, sábado, 9h às 18 h – Centro Espírita Bezerra de Menezes – a 11ª Jornada Espírita Federativa Regional Sul; 19h30 – palestra: José Fernando.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina (PR) – marineif2001@gmail.com
As instituições e confrades que desejarem divulgar seus eventos nesta revista devem enviar as notícias para a editora da seção, no seguinte       e-mail: mariangela@fatecriopreto.edu.br.
 


http://www.oconsolador.com.br/ano9/414/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário