a partir de maio 2011

sábado, 7 de março de 2015

Movimento Espírita Brasileiro-07-03-2015



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – A Federação Espírita Brasileira (SGAN 603, Sala Boa Nova) receberá Andresa Maria Rego para tratar do tema “A prece e seus efeitos fisiológicos” no dia 9 de março, segunda-feira, às 20h. O evento é uma realização do Instituto de Saúde da AME/DF.  Informações no sitehttp://www.amedf.com.br.
– “Evangelho – fraternidade e paz” é o tema escolhido para a terceira edição do Congresso Espírita do Distrito Federal, que ocorrerá de 17 a 19 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, espaço dos mais conhecidos em Brasília. Entre os expositores estarão Alberto Almeida e Haroldo Dutra Dias.  Para participar do congresso, vale ressaltar, é preciso fazer a inscrição previamente. A organizadora, a Federação Espírita do Distrito Federal, criou um site com todas as informações sobre o evento.  O endereço éhttp://3congressoespiritadf.wordpress.com.
– O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu. Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos.  Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito.  O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia. Acesse e conheça a obra no link www.clubedeautores.com.br.  Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
– A Federação Espírita Brasileira deu início a uma série de eventos em homenagem aos 140 anos de nascimento de Guillon Ribeiro (17/1/1875-26/10/1943), que foi presidente da FEB, tradutor e autor de livros.  Ocorrem eventos nos primeiros sábados de fevereiro e de março, respectivamente, na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, e no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antônio do Descoberto (GO).  No último sábado, 7 de março, às 8h, foi realizada uma Homenagem no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB.
– O Campo Experimental da FEB realizou no último sábado, 7 de março, um seminário que marcou a abertura dos cursos deste ano.  Jorge Elarrat coordenou o seminário cujo tema foi “Os 150 anos de O Céu e o Inferno”. Informações pelo e-mail presidência@febnet.org.br ou pelo telefone (61)2101-6195.
Planaltina – Nazareno Feitosa fará uma palestra sobre o tema “Joanna D’Arc, médium: uma visão espírita” neste domingo, dia 8 de março, às 19h, na Casa Espírita Fraternidade Emmanuel: Q. 26 Conj “A” Lote 08/10 Buritis IV. Contato: Alda Brito: aldac.brito@gmail.com ou (61)9929-3800 ou 9997-1254.
Bahia
Salvador – O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/. Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes – informa que a evangelização 2015 começou no último domingo, dia 1º de março. No último sábado, 7 de março, das 14h30 às 16h, foi a vez do Grupo Infância com faixa etária de 5 a 10 anos, do Grupo Pré-Juventude: com faixa etária de 11 e 12 anos, do Grupo Juventude com faixa etária de 13 a 21 anos e do Grupo de Família aberta ao Público. Informações no site www.cobem.org.br.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– No último sábado, 7 de março, das 8h30 às 11h30, foi realizada a Oficina de Canto do Coral Bezerra de Menezes, na COBEM: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou no site www.cobem.org.br.
– No último sábado, 7 de março, a partir das 14h30, foi realizado o Cine-Debate na COBEM: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. Para esta edição foi escolhido o filme “Causa e efeito” e a facilitadora foi Mercedes Agrícola. Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou pelo e-mailcobem@cobem.org.br.
Ceará
Fortaleza – O XI Seminário “Vencendo seus conflitos” terá como tema central “Por que está dando tudo errado?” e será realizado nos dias 28 e 29 de março, na sede do Centro Espírita Luz no Lar – Caucaia.  O evento contará com as presenças de Frederico Menezes e Andrei Moreira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro.  Informações no sitewww.feees.org.br.
Goiás
Goiânia – “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação.  O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  Mais informações no site www.mednesp2015.com.br.
Santo Antônio do Descoberto – No dia 7 de março, sábado, às 8h, foi realizada uma homenagem a Luís Olímpio Guillon Ribeiro no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB.
Mato Grosso
Juína – O Centro Espírita Allan Kardec (Av. dos Jambos, 1040) realiza mais um curso do ESDE: Estudo da Doutrina Espírita, aos sábados, a partir das 18h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Toda quarta-feira, às 18h30, é realizado o Ciclo de Estudos “Princípios básicos da doutrina” na Fundação Espírita Cáritas: Rua Senhora das Graças, 51, Cruzeiro.  Informações pelo telefone (31)3223-8266.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e é realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Pouso Alegre – Jacob Melo fará uma série de atividades no período de 13 a 15 de março, no Salão de Reuniões 01: Rua José Antônio de Paiva, 73, Bairro do Cascalho.  A programação é esta:
13 – sexta-feira – 20h – palestra: “A Depressão, O Espiritismo e O Evangelho”;
14 – sábado – das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 – seminário: “O Magnetismo (resumo teórico)”;
15 – domingo – das 8h30 às 12h – Encerramento do seminário: “Instruções práticas e debate”.
Uberaba – A Web Rádio Amor Fraterno foi criada com a esperança de crescer, para divulgar a Doutrina do nosso querido Allan Kardec, pois a Web Rádio não visa a lucro, mas sim dentro do possível procuramos levar entretenimento, músicas dentro de um padrão mais clássico... e na parte de leitura e estudo de ótimas obras, principalmente as do nosso amado codificador ALLAN KARDEC.  Estamos abertos para todas as casas espíritas desde que seja tudo dentro dos princípios filosóficos cristãos!  Acesse a rádio através do site: www.radioetvamorfraterno.com.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – está com a programação praticamente pronta de seus eventos durante o ano de 2015.  As Reuniões Lítero-Musicais Doutrinárias serão realizadas nas datas: 28 de março, 25 de abril, 30 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 26 de setembro e 31 de outubro.  O XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba – será realizado no dia 29 de agosto, e o V Fórum da Mediunidade será realizado no dia 28 de novembro.  Os organizadores contam com a participação de todos.
Paraná

Curitiba – Realizar-se-á no período de 13 a 15 de março na Expotrade, em Pinhais, a XVII Conferência Estadual Espírita.  A abertura do evento dar-se-á às 20h do dia 13, sexta-feira, com conferência de Divaldo Franco, sobre o tema “O Céu e o Inferno – A Justiça Divina segundo o Espiritismo”.  Participarão também como expositores Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida e Sandra Borba Pereira.  A Conferência, com entrada franca, é promovida pela Federação Espírita do Paraná.

Apucarana – Alessandro Viana Vieira de Paula fará uma palestra no dia 12 de março, quinta-feira, dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior.

Balsa Nova
 – O 2º Curso de Multiplicadores da Mediunidade está sendo realizado neste final de semana, dias 7 e 8 de março, no Recanto Lins de Vasconcelos.  Informações no site www.feparana.com.br.

Campo Mourão
 – Alessandro Viana Vieira de Paula fará uma palestra na próxima terça-feira, 10 de março, dentro da programação para as cidades do interior da XVII Conferência Espírita do Paraná.

Foz do Iguaçu 
– Lançada em espanhol a Revista Espírita de 1860.  Na compra de um exemplar, a pessoa ganha um DVD do pianista e tradutor Enrique Baldovino, gravado por ocasião das comemorações dos 110 anos da Federação Espírita do Paraná. Contatos: deak_allankardec@yahoo.com.br ouwww.facebook.com/distribuidoradelivros.allankardec.

Guarapuava – Sandra Della Pola fará na próxima quarta-feira, dia 11 de março, uma palestra dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior.

Londrina – Neste domingo, dia 8 de março, realiza-se o I Seminário de Formação de Evangelizadores promovido pela 16ª URE Metropolitana Londrina. Será das 8h às 16h30, no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, em Londrina-PR. O Seminário tem por objetivo formar e capacitar evangelizadores para a tarefa da evangelização infantojuvenil. O evento é uma realização do Departamento de Orientação a Infância e Juventude (DIJ) da 16ª URE. O valor da inscrição é de R$ 20,00 e os interessados devem entrar em contato com Guilherme: (43) 9673-1000 ou secretariadij.ure16@gmail.com.  O almoço será servido gratuitamente no local.

- Também neste domingo, dia 8 de março, às 9h30, Naudemar Nascimento fará palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206.

– Na próxima terça-feira, 10 de março, das 19h30 às 22h, Divaldo Pereira Franco coordena o 1º Movimento Você e a Paz na cidade de Londrina. O evento ocorrerá na praça Tomi Nakagawa, ao lado da antiga Rodoviária,  entre ruas Minas Gerais e Mato Grosso.

– Iniciou-se no mês de fevereiro no Centro Espírita Nosso Lar o estudo metódico e sequencial do livro “No Invisível”, de Léon Denis, que faz parte do programa adotado pelo GEEAG – Grupo de Estudos Espíritas Abel Gomes, coordenado por Astolfo Olegário de Oliveira Filho.  Na terça-feira, os estudos ocorrem às 18h30.  Na quinta-feira, às 14h30.

- Teve início no dia 3 de março, terça-feira, às 20h, o Ciclo de Estudo Espírita no Centro Espírita Maria de Nazaré. Módulo anual: "Introdução à Doutrina Espírita. O grupo terá foco na formação básica, seguindo material de apoio da FEB - Federação Espírita Brasileira.

- Começou o Estudo da Doutrina Espírita no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 7 de março, das 14h45 às 16h45 . As aulas são sempre aos sábados e as inscrições devem ser feitas na Secretaria do Centro. O site do Meimei é o www.centroespiritameimei.com.br

- A Casa Espírita Anita Borela de Oliveira está organizando uma Caravana para a Conferência Estadual, com saída no dia 13 e retorno no dia 15 de março. O preço é R$ 360,00, inclusos hospedagem com café da manhã, translado para o evento, em ônibus leito-turismo. Reservas e informações com Eliana, aos telefones (43) 3328-9330 e 9622-6751.

- Alderico Natal Sposti proferiu palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, na última quinta-feira, dia 5 de março.

Maringá
 – Divaldo Pereira Franco fará uma palestra no dia 11 de março, quarta-feira, dentro da programação para as cidades do interior da XVII Conferência Espírita do Paraná – “O Céu e o Inferno: a justiça divina segundo o Espiritismo”.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.

Matinhos
 – Neste domingo, dia 8 de março, Suely Caldas Schubert profere palestra nesta cidade, dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior.
 
Paranaguá – Suely Caldas Schubert fará uma palestra na próxima segunda-feira, 9 de março, dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior.

Paranavaí
 – Na próxima segunda-feira, 9 de março, Alessandro Viana Vieira de Paula fará uma palestra, dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior.

Pato Branco 
– No dia 12 de março, quinta-feira, Sandra Borba Pereira fará uma palestra nesta cidade, dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior.

Pinhais
 – A XVII Conferência Espírita do Paraná terá como tema central “O Céu e o Inferno: a justiça divina segundo o Espiritismo” e será realizada no período de 13 a 15 de março, na Expotrade: Rodovia João Leopoldo Jacomeli, 10454. 

A programação é esta:

13 – sexta-feira – 20h: Setor de Artes; 20h30: palestra: Divaldo Pereira Franco: “O Céu e o Inferno: a justiça divina segundo o Espiritismo”;

14 – sábado – 8h30: seminário: Haroldo Dutra Dias: “Código Penal da Vida Eterna”; 10h: intervalo; 10h30: Alberto Almeida: “Céu e Inferno – aqui e além”; 12h: almoço; 13h30: seminário: Haroldo Dutra Dias: “Bem-aventurados os aflitos”; 15h: intervalo; 15h30: seminário: Divaldo Pereira Franco: “Sexo e Consciência”; 17h: Seminário: Sandra Borba Pereira: “Penas Eternas ou Penas Duráveis?”; 18h30: jantar; 20h: setor de artes; 20h30: Alberto Almeida: “Doença – caminho para o Céu? Ou para o Inferno?”;

15 – domingo – 8h30: seminário: Alberto Almeida; 10h: intervalo; 10h30: Divaldo Pereira Franco: “Ciência e Espiritismo”; 12h: encerramento.

Ponta Grossa
 – Divaldo Pereira Franco fará uma palestra no dia 12 de março, quinta-feira, dentro da programação da XVII Conferência Espírita do Paraná para as cidades do interior. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.

Telêmaco Borba – Sandra Borba Pereira fará uma palestra na próxima quarta-feira, 11 de março, dentro da programação para as cidades do interior da XVII Conferência Espírita do Paraná.

Umuarama
 – Na próxima quarta-feira, 11 de março, Alessandro Viana Vieira de Paula fará uma palestra na cidade, dentro da programação para as cidades do interior da XVII Conferência Espírita do Paraná.

União da Vitória – No dia 12 de março, quinta-feira, Sandra Della Pola fará uma palestra dentro da programação para as cidades do interior da XVII Conferência Espírita do Paraná.
Pernambuco
Recife – Vem aí o 6º Congresso Espírita para Pais e Educadores. Este congresso foi feito para você que se preocupa com a educação da criança e do jovem!  Não deixe de fazer parte deste momento tão especial! Faltam praticamente 2 meses, pois ele será realizado nos dias 16 e 17 de maio. Completando 10 anos de existência, ele está com uma estrutura totalmente diferente dos congressos anteriores, com palestras simultâneas que deverão ser escolhidas por você no ato da inscrição.  Quanto mais rápido você se inscrever, mais facilidade terá de escolher a palestra da sua preferência.  Entre no site, conheça o que é o congresso!  Inscreva também suas crianças no 1º Congresso Espírita Infantil.  Veja programação, histórico e inscrições no sitewww.cepei.com.br/.
– O 3º SEUNA terá como tema central “Por que a transição planetária? O progresso dos Seres e dos Mundos” e será realizado no dia 22 de março, domingo, às 14h30, no Teatro Anália Franco: Rua Carlos Gomes, 354, Prado, casarão azul em frente ao antigo cavalo dourado.  O palestrante convidado será Frederico Menezes.  Os ingressos custam R$10,00 e o valor arrecadado será revertido para despesas operacionais e em prol do Lar Espírita Tereza de Jesus e ao Centro Espírita Antônio de Pádua.  Os pontos de venda são: FEFLP – Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins; Livraria – bairro de Boa Viagem; UNILUZ – União Espírita Caminho da Luz; Ana Leite – bairro de Boa Viagem; União Espírita Maria de Nazaré; Cleide Cavalcanti – bairro do Arruda; União Espírita Maria de Nazaré; Cilene Caldeira – bairro do Arruda; NEF Paulo de Tarso; Isabel Moura – bairro do Cajueiro; Associação Espírita Casa dos Humildes; Livraria – bairro de Casa Forte; Federação Espírita Pernambucana; Livraria – Av. João de Barros; Núcleo Espírita Missionário da Luz; Tereza – Bairro do Pina; Livraria Praça do Diário de Pernambuco; Livraria Espírita Renascer: Rua do Hospício, Bairro da Boa Vista; Centro Espírita Luz e Amor; Livraria – bairro da Encruzilhada; Lar Espírita Tereza de Jesus: Av. Carlos Gomes, Bairro do Prado e C. E. Lar de Jesus: Livraria – bairro da Torre. Informações com Ednaldo Maia pelo telefone (81)9145-2611 ou com Cleide Cavalcanti, 9180-8019.  Vagas limitadas.
Olinda – O 1º Congresso Literário Espírita de Pernambuco marca as atividades de aniversário do Clube do Livro Espírita do Centro Espírita Luz da Verdade.  Neste 1º ano, Raul Teixeira será o Homenageado do evento. O Congresso Literário Espírita de Pernambuco terá como tema “Perdão – Caminho para a Paz” e será realizado nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Beberibe do Centro de Convenções de Pernambuco.  Além da programação de mesas, palestras e debates, haverá: (1) Feira de Livros Espíritas, com um vasto acervo e descontos especiais; (2) Lançamento do 2º livro do Rossandro Klinjey intitulado “Autoperdão, o aprendizado necessário” e um curso de Capacitação para aprender como recepcionar, acolher e orientar dependentes químicos e portadores de transtornos mentais (depressão, ansiedade e fobias), voltado para trabalhadores de Casas Espíritas e interessados em geral; EJovem – Encontro com a Juventude com tema central “A Vida NÃO é uma Droga!” para jovens a partir dos 13 anos, no dia 22 de março, das 9h às 17h, no Teatro Brum.  São apenas 400 lugares para o Congresso. Adquira o seu ingresso e garanta sua participação nessa grande festa da Literatura Espírita.  O ingresso custa R$50,00 e dá direito a receber (no evento) um livro no valor de R$35,00, do Homenageado Raul Teixeira. Informações pelos telefones (81)8834-5300, 9848-7470, 8133-1750 ou 9423-9800 ou pelo e-mailclubedolivroespirita10@gmail.com.
Paudalho – O Programa Interiorização do Movimento Espírita da Comissão Estadual de Espiritismo do Pernambuco realizou o seminário “Os dois públicos de Jesus” no último domingo, 1o de março, no Centro Espírita Jesus de Nazaré.  A coordenação foi de Robson Santos.  Informações pelo e-mailcee.pe@hotmail.com.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade. Isso é tudo de que eles precisam.
– O GPELA: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor (Rua Silva Cardoso, 673, Bangu) realizará toda terça-feira, uma Nova Turma de Estudos: “O que é Espiritismo”.  Informações pelo telefone (21)3421-2666.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – Neste domingo, 8 de março, das 9h às 13h, Ana Márcia coordenará o seminário “Prática e dinamização na Evangelização” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Av. Teixeira e Souza, 448, centro.  Será servido almoço no local.  Informações pelo telefone (22)2645-4468 ou pelo e-mail divulgação@cetj.org.br.
Duque de Caxias – A Cia. Teatral Mensageiros apresenta as peças “Há dois mil anos” & “Cinquenta anos depois”, adaptadas das obras psicografadas por Chico Xavier, em dois dias sequenciais: 28 de março, sábado, às 19h30 e 29 de março, domingo, às 18h30, no Teatro Raul Cortez: Praça do Pacificador, s/n, Centro.  Ingressos à venda no Teatro por R$30,00 para cada dia.  Realização do Grupo Espírita Unidos em Caridade com Cristo. 
Macaé – O Curso Básico de Introdução à Doutrina Espírita será realizado no período de 12 de março a 18 de junho, todas as quintas-feiras, das 19h às 20h30, no Centro Espírita Vicente de Paulo. Informações pelo telefone (22)99701-0324. Inscrições no site cevpcursos@gmail.com.
– O curso “Oratória” é realizado toda sexta-feira, das 19h às 20h30, na Casa do Caminho de Macaé.  A coordenação é de Toninha de Freitas e o curso tem duração de 20 aulas.   Inscrições pelo e-mail xxfabixx@gmail.com.
– A programação de cursos do CEVP – Centro Espírita Vicente de Paulo é esta:
(1) Curso Básico de Introdução à Doutrina Espírita: quintas-feiras, das 19h às 20h30, início: 12 de março, término: 18 de junho;
(2) Curso de Capacitação de Aplicação de Passes: quintas-feiras, das 19h às 20h30, início: 19 de março, término: 21 de maio.
Inscrições e informações pelo e-mail cevpcursos@gmail.com.br ou pelo telefone (22)99701-0324.
Rio das Ostras – A Casa Espírita Suave Caminho (Rua Miracema, 185, Jardim Marilea) recebe Agnaldo Paviani nesta semana e a programação é esta:
7 – sábado – 19h – palestra: “E eu me perdi de mim mesmo”;
8 – domingo – 9h às 12h – seminário: “A Evolução do Espírito em período de crise”.
Inscrições na recepção da Casa, até o dia 5 de março. Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
São Pedro da Aldeia – A Programação de palestras do mês de março no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
11 – quarta-feira – 19h – Flávia Silveira: Obsessões, causas, tratamentos e curas;
18 – quarta-feira – 19h – Sonia Rolim: Objetivos da adoração;
25 – quarta-feira – 19h – Ciro Meliande: O caminho reto.
Informações pelo telefone (22)99905-7829.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
– No período de 4 a 7 de junho, será realizado o 12Fórum Nacional de Arte Espírita.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sitewww.abrarte.org.br.  O evento é uma realização da ABRARTE – Associação Brasileira de Arte Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio Grande do Sul
Gramado – O 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, que será realizado de 1 a 4 de outubro em Gramado, já está com inscrições abertas. O evento terá como tema central “O Amanhecer de uma Nova Era: Colhendo Esperanças e Consolações”.  Participarão os expositores Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Sandra Borba, Haroldo Dutra Dias, André Trigueiro e Sérgio Lopes, além dos escritores Roosevelt Tiago, Gladis Pedersen de Oliveira, José Raul Teixeira e Cláudia Schmidt.  A organização é da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, em cuja página na internet é possível encontrar mais detalhes sobre o evento: www.espiritismors.org.br.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2015 será esta: Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– Nos dias 21 (16h15 às 18h) e 23 de fevereiro (19h15 às 21h), sábado e segunda-feira, foram iniciados os cursos sobre as “Obras básicas” no Grupo Escola Irmão Delmiro – Centro Espírita Seara dos Pobres: Rua Prof. Clementino de Brito, 547, Capoeira.  Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3244-1016.
São Paulo
São Paulo – Está disponível na internet, gratuitamente, uma ferramenta importante para quem se interessa pelo estudo da doutrina espírita: "Allan Kardec de A a Z – Temário da Obra Kardequiana".  São dois os modos de acessar o conteúdo de “Allan Kardec de A a Z”:
As pessoas que se interessam pela doutrina espírita colherão grande proveito consultando a ferramenta ora mencionada, que merece ampla divulgação e os parabéns de todos nós que batalhamos na divulgação do Espiritismo.
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual.  Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no site http://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/.  A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens, tanto de SMS como de VOZ.
– A programação de palestras do mês de março no Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699, Vila Mafalda, próximo ao Shopping Anália Franco) é esta:
12 – quinta-feira – Pedro Pedrosa;
19 – quinta-feira – Fábio Fadel;
26 – quinta-feira – André Ariovaldo.
Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com ou pelo e-mailedsonbrito1@gmail.com.
– O curso “Os mensageiros” será realizado até o dia 3 de julho, toda sexta-feira, às 20h, no IECL: Instituto Espirita Caminho da Luz: Rua Edgar, 431, Vila Leonor.  Informações pelo telefone (11)99549-1564 ou pelo e-mailieclcursos@htmail.com,
– O curso de Expositores Espíritas será realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, na Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro: Rua Clélia, 669, Lapa.  Apoio: USE Distrital da Lapa.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 8 de março, às 10h, Deusa Samu fará uma palestra sobre o tema “Educação para morte – Luto” no Centro Espírita 3 de outubro: Rua Clélia, 678, Lapa.  No último domingo, 1o de março, Deusa Samu fez uma palestra no Centro Espírita Pescadores de Amor.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Neide Guerra fará uma palestra neste domingo, 8 de março, às 8h30, no Centro Espírita Irmã Jacyra: Travessa Maria Elisa de Abreu, 28, Vila Jacuí.  Na ocasião o Grupo Vocal Reencontro fará apresentação. Informações:http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– Wilson Garcia fará uma palestra e o lançamento do livro de sua autoria: “Os Espíritos falam. Você ouve? Uma proposta teórica para o processo de comunicação mediúnica” em várias instituições na cidade.  A programação é esta:
8 de março – domingo – 10h – Grupo Espírita Batuíra: Rua Caiubí, 1306, Perdizes;
9 de março – segunda-feira – 20h – Centro Espírita Irmãos da Nova Era: Rua Martim Affonso, 78, Belenzinho;
12 de março – quinta feira – 20h – C.E.E. José Herculano Pires: Rua Alicante, 389, Penha;
13 de março – sexta feira – 20h – CE Gabriel Ferreira: Rua Kaneda, 474, Vila Maria;
14 de março – sábado – Reunião do CPDoc: Rua Muniz de Sousa, 492, apto 41, Aclimação.
– O IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos – retomará seus cursos neste mês.  A programação é esta: (1) Paulo, Agostinho e Orígenes: pilares da filosofia e da religião cristã, aos sábado, às 14h; (2) Concepção filosófica de Deus, aos sábados, às 16h e (3) Tratado Teológico Político de Spinoza, aos sábados, às 16h.  Os cursos começam no dia 14 de março e as aulas são ministradas na sede do IEEF: Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória.  Informações e inscrições no site www.ieef.org.br.
– No próximo sábado, 14 de março, às 16h30, Neide Guerra fará uma palestra e o Grupo Vocal Reencontro uma apresentação musical na Feesp – Casa do Caminho: Av. Moisés Maimônides, 40, Vila Progresso, São Miguel Paulista. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância foi realizado no último sábado, 7 de março, das 13h às 18h, na sede do Centro Espírita Gabriel Ferreira: Rua Kaneda, 474, Vila Maria Alta.  Programa do curso: A atividade de Educação Espírita Infantojuvenil, Objetivos, Componentes do Processo Educativo, Estruturando o Departamento, Planejamento (setor, programa de aulas e aulas); Recursos Didáticos.  Foram apresentados alguns exemplos práticos: os participantes tiveram oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE SP (a mesma do CE Gabriel Ferreira). Informações pelo e-mailmarthinharg@yahoo.com.br ou pelo telefone (11)99765-1881.
– Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “O amanhã nasce do hoje!” no dia 3 de março, terça-feira, no Núcleo de Estudos Espíritas Fonte Viva.  No dia 6 de março, sexta-feira, Plínio estudou o tema “Pais & filhos” no Núcleo Assistencial Espírita Aprendizes do Evangelho. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– No último sábado, 7 de março, às 20h, Andreia Leão fez uma palestra sobre o tema “A sociedade, a mulher, o homem e o Espírito” na Sociedade Espírita José Menezes de Alencar: Av. Direitos Humanos, 382, Imirim.
Araçatuba – Allan Vilches, Paula Zamp & Gabriel Rocha e Margarete Áquila serão os convidados da 3a Noite dos Cantores, que será realizada no dia 14 de março, sábado, às 19h, no Teatro COC: Rua General Glicério, 429. Realização: USE Intermunicipal de Araçatuba.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Bauru – A programação de palestras do mês de março no Centro Espírita Vicente de Paulo (Rua Sete de Setembro, 15/40) terá como tema “O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Eis os palestrantes convidados:
8 – domingo – 19h – José Antônio Jorge;
15 – domingo – 19h – Marta Segifredo;
22 – domingo – 19h – Cristina Lima (Grupo Musical);
29 – domingo – 19h – Linda Maria Sant’Anna.
– O Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Sete de Setembro, 8/30) realizará em março o Curso de Orientação Espírita e Mediúnica.  As aulas serão realizadas em dois horários: (1) terças-feiras, a partir do dia 3, às 20h, com Rogério Savi e (2) quintas-feiras, a partir do dia 5, às 16h, com Richard Simonetti.  Informações pelo telefone (14)3366-3232, no site www.ceac.org.brou pelo e-mail momento_espirita@hotmail.com.
– No dia 7 de março, sábado, 14h, os frequentadores do Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Sete de Setembro, 8/30) participaram do seminário “Saindo da caverna em busca do ser integral”, coordenado por Yara Moraes Rapini.  Informações pelo telefone (14)3366-3232, no site www.ceac.org.br ou pelo e-mail momento_espirita@hotmail.com.
Bragança Paulista – A Sociedade Espírita Bragança Paulista realizará o II Encontro “Vida a dois” neste domingo, 8 de março, no Salão da Casa da Bênção: Av. Eusébio Savaio, 995, Jardim Santa Libânia.  A programação é esta: 8h – Recepção; 8h30 – Diferença entre amar e gostar, casamento e felicidade; 9h45 – Homem e a mulher; 10h45 – café; 11h – Casamento e sexo; 12h – Almoço; 13h30 – A família cresce; 14h30 – O trabalho; 15h30 – Café; 15h45 – Humor e lazer; 16h45 – Diálogo; 17h45 – Encerramento.  Inscrições e informações pelo e-mail a.cristina2010@yahoo.com.br ou pelos telefones 97404-6894 (Mércia) e 4035-3594 (Cristina).  Taxa de R$20,00 por pessoa com almoço incluso.
Carapicuíba – A Instituição Espírita Oficina de Luz (Rua Praia Grande, 411, Ariston) realiza os Cursos: Básico I e II; Mediúnico I, II e III, toda segunda-feira, às 20h.  Inscrições pelo e-mail oficinadeluz@oficinadeluz.org.br ou no site www.oficinadeluz.org.br.
Franca – Todo sábado, às 16h, o Grupo Espírita Luz e Amor (Rua Álvaro Abranches, 965) realiza o COEM: Centro de Orientação e Educação Mediúnica.  Informações pelo telefone (16)99989-2439 ou no site www.luzeamor.org.br.
 No último sábado, 7 de março, das 11h às 13h, foi realizada a Promoção da Pizza na sede da USE-Franca: Rua Maria Barini, 3355, Vila Formosa.
Getulina – Edgar Feres Filho fez uma palestra no dia 2 de março, segunda-feira, no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça.  Informações com Reinaldo Trombini Junior pelo e-mail inibmort@gmail.com.
Guarulhos – Na próxima segunda-feira, 9 de março, às 20h, Deusa Samu fará uma palestra no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade: Rua Salvador Gaeta, 671.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
– O Encontro com a Cultura Espírita teve como tema central “Quem cura quem?” e foi coordenado pela Equipe da Rádio Boa Nova: Sebastião Camargo e Jether Jacomini Filho, no dia 1o de março, domingo, na U.D. Vila Galvão.  Foram discutidos os temas “Médicos da Terra e médicos do astral: com quem fica o poder?”; “É possivel a reprogramação celular?” e “Doenças ou doentes – onde fica a saúde?”.  O evento contou com as participações da cantora lírica Marina Anastasi e da pianista Mirna Bortolamasi.
Ibiúna – Neste domingo, 8 de março, às 10h, Plínio Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Confiança, ilusão e desapego” na Associação Espírita Kardecista de Ibiúna: Estrada Municipal Piratuba, km 3, Piratuba.  Na ocasião estará presente Teresinha Bueno Penteado e será realizada uma apresentação musical Paula Zamp & Gabriel.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Itapira – A IV Jornada Preparatória para o XXIII Congresso Brasileiro da ABEAD terá como tema central “Mulheres, álcool e drogas: qual é o peso do gênero?” e será realizada no dia 14 de março, sábado, das 8 às 17h, no Auditório da Fundação Espírita Américo Bairral: Rua Doutor Hortêncio Pereira da Silva, 313.  Estão confirmadas as presenças de Maristela Monteiro, Ana Cecilia Petta Roselli Marques, Analice Gigliotti, Sabrina Presman, Clarice Sandi Madruga, Alessandra Diehl, Monica Levit Zilberman, Neliana Buzi Figlie e José Mauro Braz de Lima.  Inscrições no site www.abead.com.br.
Jacareí – No último sábado, 7 de março, às 14h, Fernando Bem participou de uma sessão de psicografia no Centro Espírita Casa da Paz: Rua Tomé de Souza, 200, Jardim Paulistano. Informações: telefone (12)98812-0948 ou no site www.cartasdefatima.com.
José Bonifácio – Luiz Augusto Macedo fará uma palestra no dia 15 de março, domingo, às 20h, no Grupo Espírita Joana D’arc: Rua 21 de abril, 765.  Informações com Luciano, pelo telefone (17)99123-5306.
Limeira – O Mês Espírita de Limeira terá como tema central “Falando com Jesus” e será realizado todos os sabados do mês de março, na ISCA Faculdades: Rod. Deputado Laércio Corte, 3000, Chácara Boa Vista da Graminha.  A programação completa é esta:
7 – 20h – Paula Zamp, com participação especial de Gabriel: Falando com Jesus;
14 – 20h – Ismael Batista: Espíritas, lembrai-vos: estamos entre Jesus e o mundo;
21 – 20h – Nelson Moraes: Jesus dos sábios;
28 – 20h – Izaias Claro: Em busca do crescimento pessoal.
– No domingo, 15 de março, às 10h, Ismael Batista fará uma palestra sobre o tema “Aprimorando a convivência para melhor servir com Jesus” na Mocidade Paula Victor: Rua Armindo Tank, 80, Vila Anita.  Informações na Banca de Livros Espírita “Luz e saber”, pelo telefone (19)3441-1314 ou no sitewww.uselimeira.org.br.
Marília  O curso rápido “Autoencontro” é uma viagem para dentro do EU com base nas obras de Joanna de Ângelis.  É um curso para maiores de 12 anos, sem inscrição ou taxa, que está sendo realizado toda terça-feira, das 20h às 21h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  O facilitador é Donizete Pinheiro.
– Todo sábado, das 15h às 16h30, será realizado o curso “Educação Espírita para gestantes e bebês” na Comunidade Eurípedes Barsanulfo: Av. Sampaio Vidal, 2110 – A, Jardim Continental.  Realização: Departamento: Apoiare – responsável: Alcione Pinheiro.  Informações pelo e-mail donalci@gmail.com.brou pelos telefones (14)3354-6393 ou 99762-3767.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Mauá – Deusa Samu fez uma palestra na última segunda-feira, 2 de março, no Centro Espírita Allan Kardec.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Osasco – No último domingo, 1o de março, foi realizado o Curso de Capacitação para Monitores Espíritas 2015, no Centro Espírita Seara de Jesus: Rua Allan Kardec, 173, Bela Vista.  Informações no site www.use-osasco.com.br.
Ribeirão Preto – A peça espírita “O amor venceu” será encenada no Teatro Municipal no próximo final de semana, dias 14 (20h) e 15 de março (19h).  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Rio Claro – O Grupo de Estudos Jurídico-Espírita (Rua 14, 240) realizará no primeiro semestre encontros mensais sobre o tema “Direito e Espiritismo”.  O cronograma dos encontros é este: 31 de março, 28 de abril, 26 de maio e 30 de junho, última terça-feira do mês, às 20h.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
Santo André – A Área de Ensino Herculano Pires do Centro Espírita O Consolador (Rua do Bosque, 306, Jardim Bela Vista) realiza vários estudos neste ano. A programação é esta:
1º ano – O que é Espiritismo – segunda-feira – 20h – a partir de 23 de fevereiro; terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
2º ano – Básico Intensivo I e II – domingo – 9h – a partir de 22 de fevereiro; segunda-feira – 20h – a partir de 23 de fevereiro; terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
3º ano – Educação Mediúnica I – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
4º ano – Educação Mediúnica II – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro;
5º ano – A Prática Espírita – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro; Aprendizes do Evangelho I – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro; Aprendizes do Evangelho II – terça-feira – 14h e 20h – a partir de 24 de fevereiro.
Informações e inscrições: de segunda a quinta, das 14h às 16h e das 20h às 22h, aos sábados, das 14h às 16h e aos domingos, das 16h às 18h, pelos telefones (11)4993-1804 ou 4436-2611; pelo e-mailceoc.areadeensino@yahoo.com.br ou no site www.ceocconsolador.com.br ou com Ademir Mendes pelo e-mail ademir.mds@gmail.com.
Santos – Na próxima quarta-feira, 11 de março, às 20h, Wilson Garcia fará uma palestra e o lançamento do livro “Os Espíritos falam. Você ouve? Uma proposta teórica para o processo de comunicação mediúnica”, no CEAK – Centro Espírita Allan Kardec: Rua Rio de Janeiro, 31, Vila Belmiro.
– As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), iniciaram-se no dia 7 de março, sábado, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  A aula inaugural contou com o físico e professor universitário da AME-Osasco, André Luiz Ramos.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-sócio-espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Para o coordenador do curso, o médico Flávio Braun, esta é uma ótima oportunidade para ter mais conhecimento sobre a medicina espiritual, como complementar a tradicional, dando noção ao ouvinte a sua responsabilidade sobre si mesmo, fundamentalizando o porquê de muitas intercorrências da vida.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas e seus respectivos professores estão disponíveis emwww.amesantos.blogspot.com e www.unisanta.br/posgraduacao.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas acontecem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações e inscrições: UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão; pelo telefone (13)3202-7104, pelo e-mail extensao@unisanta.br ou no site www.unisanta.br/posgraduacao.
– O 16º Congresso Estadual de Espiritismo da USE, com o tema central “Para onde caminha a Humanidade – Amor, Educação e Ética”, realizar-se-á no Espaço Arena de Santos, de 18 a 21 de abril.  As inscrições estão abertas pelo site www.usesp.org.br (clicar em cima do cartaz do congresso) e atendimento pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br e pelo telefone (11)2950-6554 com a secretaria da USE.  Para a inscrição do congresso deverá ser recolhido um bônus no valor de R$120,00 (centro e vinte reais) que será devolvido em livros, CDs ou DVDs à escolha do participante, durante o congresso, na livraria montada no local do congresso, mediante a apresentação do crachá individual.  O recolhimento do bônus no site será feito de acordo com as regras do PAGSEGURO.  A organização do congresso bloqueou apartamentos em três hotéis, com preços especiais para os congressistas que fizerem a reserva na Secretaria da organização do congresso.  As reservas poderão ser pagas em parcelas nos meses de fevereiro, março e abril, no máximo até o dia 10.  E o pagamento pode ser realizado através de Boleto Bancário; Cheque pré-datado ou Depósito em conta corrente (Banco Itaú).  Os hotéis são:
Monte Serrat Hotel – é o mais próximo do Congresso, mas longe da praia: Rua Bittencourt, 130, Vila Nova, Estacionamento grátis, Preço do pacote 3 diárias, por pessoa, em apto. duplo é R$305,00 e o Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. triplo é R$250,00;
Atlântico Hotel – fica na praia de Gonzaga – tradicional e confortável: Av. Presidente Wilson, 01, Gonzaga, Estacionamento pago, Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. duplo = R$392,00 e o Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. triplo = R$336,00.  Entrada a partir das 14h do dia 18 de abril e saída até às 12h do dia 21.
A USE está repassando as reservas de hotéis diretamente e não tem convênio ou parcerias com nenhuma empresa de Turismo.  Os organizadores estão tentando viabilizar ônibus da prefeitura de Santos para o translado dos hotéis ao local do congresso e vice-versa.  Isto será confirmado oportunamente.
São Bernardo do Campo – No último domingo, 1º de março, Deusa Samu fez uma palestra no Centro Espírita João Ramalho.  No dia 5 de março, quinta-feira, Deusa fez uma palestra sobre o tema “A força do exemplo dos pais” no Centro Espírita Seara de Luz.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
São José do Rio Preto – A 38a Feira do Livro Espírita está sendo realizada no período de 3 a 15 de março no saguão do Riopreto Shopping Center.  No último sábado, 7 de março, às 11h, Izaías Claro fez uma palestra e o lançamento do seu livro “Ama-te”, no cinema do Shopping Rio Preto.  Informações no site www.usesaojosedoriopreto.com.br.
São José dos Campos – O curso EPM – Estudo e Prática da Mediunidade será realizado em duas turmas: quartas-feiras, às 14h, e quintas-feiras, às 20h.  As aulas serão ministradas no Centro Espírita Divino Mestre. Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Taubaté – A USE – Intermunicipal de Taubaté realiza o 25o Mês da Família Espírita de Taubaté.  O tema central é “A família em busca de esperança e consolação” e a programação completa é esta:
8/3 – domingo – 20h – Célia Tomboly: palestra musical em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97;
14/3 – sábado – 20h – Anete Guimaraes – Centro Espírita União e Caridade: Rua Dr. Souza Alves, 142;
15/3 – domingo – 9h – Anete Guimaraes: seminário “Mediunidade em crianças e jovens” – C.E. André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97 – taxa de inscrição: R$20,00 – 16h – Paula Carvalho Guimaraes – Centro Espírita Auta de Souza: Rua Isabel Bueno de Mattos, 40 – São Gonçalo;
21/3 – sábado – 20h – Rita Foelker – G.E. Irmã Dulce: Rua Com. Fernando de B. Morgado, 180, Parque Aeroporto;
22/3 – domingo – 9h – Rita Foelker: seminário “Valores e autoestima na educação do Espírito”- N.E. Irmã Isabel: Rua Armando de S. Oliveira, 407 – taxa de inscrição: R$20,00 – 16h – Valquíria Cunha – C.E. Obreiros do Bem: Rua Major Agarra, 78;
28/3 – sábado – 20h – Eduardo Ferreira Valério – C.E. Caminho de Luz: Rua Bento Eneas de Souza e Castro, 126;
29/3 – domingo – 20h – Guilherme Soares Azeredo – G.E. Irmão Tomaz: Rua Rebouças de Carvalho, 69.
Sergipe
Aracaju – No próximo sábado, 14 de março, às 9h30, Tiago Cintra Essado fará uma palestra sobre o tema “O Movimento Jurídico-Espírita e o papel das AJEs” na sede da Federação Espírita do Estado de Sergipe: Rua José Mesquita Netto, 21, Parque dos Coqueiros.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A AME-Sergipe segue com as reuniões de Estudo da Obra de André Luiz – Livro: Nosso Lar, na Federação Espírita do Estado de Sergipe, 2º e 4º sábados de cada mês, das 19h30 às 21h, à Rua José Mesquita Neto, 21, Lot. Parque dos Coqueiros, bairro Inácio Barbosa.  Informações no sitehttp://www.infopanespirita.wordpress.com.
– A Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-Brasil) promoverá no sábado, 14 de março, evento com o tema “Direito e Espiritismo, o movimento jurídico-espírita e o papel das AJEs”.  Realizado em parceria com a Federação Espírita do Estado de Sergipe (FEES), terá como expositor Tiago Cintra Essado, presidente da AJE-Brasil e promotor de justiça do Estado de São Paulo.  Será às 9h30, na sede da FEES, Rua José Mesquita Netto, 21, Parque dos Coqueiros, DIA.  Além de mostrar os objetivos e finalidades da AJE, o encontro pretende preparar caminhos para a fundação da AJE-SE.  O evento é aberto a operadores do direito e demais interessados, e a entrada é franca. Informações em www.ajebrasil.org.br.
Tocantins
Gurupi – As atividades programadas pela Coordenadora da Assessoria Regional Espírita Sul, ARE-Sul para o mês de março são estas:
7 – sábado – São Valério – Encontro com Confrades para planejamento doutrinário;
14 – sábado – 9h às 18h – Centro Espírita Bezerra de Menezes – 1º Encontro de Evangelizadores da Regional Sul – palestra: Vânia Santana Rodrigues;
24 – terça-feira-feira – 9h – Formoso do Araguaia – Centro Espírita Caminho da Luz – 1ª Prévia do 31º Encontro Espírita Regional Sul/Feetins;
26 – quinta-feira – visitas às cidades: 18h30 – Crixás; 20h – Aliança do Tocantins;
28 – sábado – 19h30 – Visita ao   Centro Espírita Caminho da Luz – palestra: Taciano Peres – saída: 17h30 do Centro Espírita Bezerra de Menezes.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com, de Londrina, PR.

http://www.oconsolador.com.br/ano8/404/movimentoespiritabrasileiro.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário