a partir de maio 2011

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O bem sempre será o progresso diante da vida

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Muitos acontecimentos que, num tempo mais recente ou não, chocaram, abateram, dizimaram boa parte da humanidade, pela mesma razão, mas com um aspecto mais contemporâneo, ainda se repetem, desorientam e debilitam tristemente a nação humana.
Os conflitos se modificam, no entanto, a sua sustentação, causa e continuidade são as mesmas desde o remoto tempo: egoísmo e orgulho.
E a presente data mostra tão nitidamente as inúmeras lições sem aprendizado na cartilha da vida, esta que sempre procura ensinar por meio das observações e dos exemplos, pois nem tudo se necessita passar a fim de que o espírito aprenda.
Sem questionamentos do notável número de boas realizações e grandes conquistas, porém, as desarmônicas ocorrências estão incomodando uma maior soma de seres e isso é o passo para o progresso.
Infelizmente ainda o que se percebe são as duas mesmas razões em todos os sofrimentos. Enquanto não se aprender o novo conteúdo de bondade não haverá mérito para seguir a estrada do adiantamento.
As câmaras de gás e as grandes guerras dão lugar à violência incontida; à falta de estrutura aos mais carentes, gerada, pelo desinteresse de governantes; ao abuso do poder, posição social, hierarquia somente com validade ilusória no território terreno, pois quando se deixa o instrumento veicular denominado corpo físico e o espírito segue a sua jornada, o percurso na dimensão real, só mesmo o amor maior para fortalecer esse espírito devedor e tão corrompido.
Toda essa história não se modifica em um só amanhecer, mas pode num novo raiar de sol começar a trilhar uma melhor e tão mais feliz história. Olhe o céu, a infinitude está presente e já se pode iniciar o encurtamento da dor, ao mesmo tempo, aumentar o período imediato para a felicidade verdadeira acompanhada da humildade e caridade. Os que tanto causaram dor são rememorados com pesar e tristeza, então que venha, para a história, o maior número possível de grandes homens por seus eminentes feitos benfazejos. Sempre haverá dignas oportunidades para o nobre e bondoso coração.
Se os atos negativos do passado enevoaram a estrada, impossibilitando a percepção das lindas e dóceis flores, então, que a estrada de agora se apresente limpa com o colorido estimulante e sem mais nenhum antigo horror disfarçado por outra roupagem. Independente se é dia ou noite, o bem, que é a ramificação do amor, a mais eminente das energias, sempre será o bem e a sua antítese carregará a energia negativa de seu próprio início.
Ações egoístas e maldosas originaram traumas que atravessaram séculos e enclausuraram infindáveis quantidades de espíritos que foram almas e já voltaram a ser espíritos tantas vezes, e ainda sofrem por não conseguirem se livrar da sensação de sofrimento experienciada.
A vida é ação magnânima e presente incomparável e a forma mais bela e reconhecida de vivê-la é deixar rastro de luz e felicidade, ocasionado, pelo amor que restaura, fortalece, ampara, constrói, emana o progresso de todas as formas possíveis e pacifica os corações mais perversos levando-os à compreensão dos duros atos e ao ressarcimento pela infelicidade provocada.
Sabe-se que o orgulho é ferida dolorosa do espírito que necessita se curar. No fervor das emoções e no desequilíbrio das atitudes, muitas vezes, as paixões humanas são mais vigorosas e decisivas, no entanto, no silêncio solitário, a consciência, ligada ao universo, cobra incansavelmente os débitos acumulados ao longo dos dias.
Quando os possíveis futuros pensamentos incoerentes forem percebidos antes de ganharem vida, melhor deixá-los sem espaço e nem razão para o seu acontecimento. E que os erros passados possam se tornar reais exemplos a não mais serem cultuados e nem repetidos, pois maldade é retrocesso, prisão e amargura e o progresso está à frente, é agradável e traz a mais nobre garantia: a liberdade tranquila da centelha divina.

http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2015/02/o-bem-sempre-sera-o-progresso-diante-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário