a partir de maio 2011

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Movimento Espírita Brasileiro-01-02-2015



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – A Federação Espírita Brasileira deu início a uma série de eventos em homenagem aos 140 anos de nascimento de Guillon Ribeiro (17/1/1875-26/10/1943), que foi presidente da FEB, tradutor e autor de livros. Ocorrerão eventos nos primeiros sábados de fevereiro e de março, respectivamente, na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, e no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antonio do Descoberto (Go).  Eis os eventos programados:
Dia 7 de fevereiro – 9h – na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, será realizado o Seminário, com os temas: “Vida e obra de Guillon Ribeiro”, por Hélio Loureiro Ribeiro (Ceerj); “Vida e obra de Joaquim Carlos Travassos – 140 anos da tradução de O Livro dos Espíritos”, por Danilo Villela (Cruzada dos Militares Espíritas).
Dia 7 de março – 8h – Homenagem no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antônio do Descoberto (GO).
– A Programação de Início das atividades no Campo Experimental da Feb é esta:
31/janeiro – 15h – Seminário: Sheila da Costa Oliveira – sintetizando os Seminários "Educação & Atividades Espíritas", realizados na FEB em 2014; destinado a dirigentes da FEB, coordenadores de cursos, monitores/facilitadores;
7 e 8/fevereiro – Inscrições para todos os Cursos – presencial e por internet (exceção Infância e Juventude, e Mediunidade);
21 e 22/fevereiro – Capacitação das equipes com almoço de confraternização no dia 21;
7/março – Seminário de abertura dos Cursos com o tema "Os 150 anos de O Céu e o Inferno”, exposição de Jorge Elarrat.
Informações pelo e-mail presidência@febnet.org.br ou pelo telefone (61)2101-6195.
Outros eventos:
7 e 8/fevereiro – 1º Fórum de Reflexões – AJE-BRASIL, na Sede da FEB;
7/fevereiro – Visita à FEB de um grupo do ESDE do Rio de Janeiro;
9/fevereiro – Ciclo de palestras da AME-DF - às 20h, na Sede da FEB;
28/fevereiro – Seminário da AJE-BRASIL, na Sede da FEB.
– “Evangelho – fraternidade e paz” é o tema escolhido para a terceira edição do Congresso Espírita do Distrito Federal, que ocorrerá de 17 a 19 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, espaço dos mais conhecidos em Brasília. Entre os expositores estarão Alberto Almeida e Haroldo Dutra Dias.  Para participar do congresso, vale ressaltar, é preciso fazer a inscrição previamente. A organizadora, a Federação Espírita do Distrito Federal, criou um site com todas as informações sobre o evento.  O endereço éhttp://3congressoespiritadf.wordpress.com.
– O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu.  Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos.  Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito.  O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia.  Acesse e conheça a obra no link www.clubedeautores.com.br.  Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
Taguatinga – O ECOAR: 23º Encontro dos Caravaneiros, Obreiros, Amigos Reunidos terá como tema central “Joanna de Ângelis e o Despertar do Espírito” e será realizado no período de 14 a 17 de fevereiro. O evento é uma realização do Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo e contará com as participações de Sandra Ventura e Carlos Campetti.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Alagoas
Arapiraca – Neste final de semana, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, está sendo realizado o IV Seminário da F.E.I.S. no Centro Espírita Companheiros de Emmanuel: Rua Estudante José de Oliveira Leite.  O facilitador será Marcel Mariano e os temas tratados, “Mediunidade! Prova, privilégio ou construção do ser” e “A morte e o nada na visão espírita”.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Amapá
Macapá – O Projeto Semeamar está apresentando o filme “Agora já foi” no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.  Realização: Federação Espírita do Amapá.  Informações no site http://www.infopanespirita.wordpress.com.
Bahia
Salvador – O Projeto Verão 2015 será realizado até o dia 4 de fevereiro, na Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  A programação é esta:
2 – segunda-feira – “Virtudes e vícios”;
4 – quarta-feira – “O homem e a mulher de bem”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/. Visite e verifique as novidades.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A V Semana Espírita terá como tema central “Espiritismo: religião, filosofia, ciência” e será realizada no Lar Espírita Edgard Armond: Rua Simões Filho, Bairro Boca do Rio.  A programação é esta:
2 – segunda-feira – 20h – Oscar Bulcão: “Desperta e Cristo te iluminará”;
3 – terça-feira – 20h – Joel Almeida: “Viver é fácil, conviver é difícil”;
4 – quarta-feira – 20h – Maurício Bastos: “Vaidade e baixa estima, doenças da alma”;
5 – quinta-feira – 20h – Marcia Aguiar: “Aspectos psíquicos do Espiritismo”.
Informações pelo telefone (71)3234-1486 ou pelo e-mailsmariasm@hotmail.com.
– A Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes – realizou inscrições para a evangelização 2015 no dia 28 de janeiro, quarta-feira.  O início das atividades será no dia 1º de março, domingo, às 14h30.  Informações no sitewww.cobem.org.br.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
Ceará
Fortaleza – O XI Seminário “Vencendo seus conflitos” terá como tema central “Por que está dando tudo errado?” e será realizado nos dias 28 e 29 de março, na sede do Centro Espírita Luz no Lar – Caucaia.  O evento contará com as presenças de Frederico Menezes e Andrei Moreira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro.  Informações no sitewww.feees.org.br.
– A programação de palestras do mês de janeiro na Federação Espírita do Estado do Espírito Santo foi encerrada por Dalva Silva Souza na última terça-feira, 27.  Informações pelo telefone (27)3222-7551.
Goiás
Goiânia – “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação. O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  Mais informações no site www.mednesp2015.com.br.
Mato Grosso
Cuiabá – O seminário “O tempo é de Deus” está sendo coordenado por Saulo Gouveia e Alírio de Cerqueira Filho nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso. Transmissão: www.espiritizar.com.br/evento.  Informações nos linkshttp://goo.gl/knUYuA ou www.espiritizar.com.br ou pelo telefone (65)3644-2727.
Juína – O Centro Espírita Allan Kardec (Av. dos Jambos, 1040) realizará mais um curso do ESDE: Estudo da Doutrina Espírita, aos sábados, a partir das 18h. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
– Na última quinta-feira, 29 de janeiro, Wellerson Santos coordenou o workshop “A vivência do amor através da música” na sede da Seara Espírita. O evento contou com a participação do Coral Espírita irmã Scheilla. Wellerson Santos fez uma palestra e lançou um livro sobre o tema “Sob a Luz do Evangelho” no dia 30 de janeiro, sexta-feira, no Sebrae. O evento contou com a participação do Coral Espírita Irmã Scheilla e do Coral Espírita Scheilla. O dia 31 de janeiro, sábado, foi reservado para a Comunhão Espírita Casa de Scheilla (Rua Ourinhos, 297, Vila Carvalho) e a programação foi esta: 14h – seminário: “O compromisso do trabalhador espírita”; 19h45 – Noite Cultural: Coral Espírita Irmã Scheilla e Coral Espírita Scheilla.  Info: linkwww.weelersonespiritismo.blogspot.com.
Três Lagoas – No próximo final de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, João Attílio e Gilson Freire coordenarão o seminário “Pietro Ubaldi e a Doutrina Espírita”.  A programação é esta:
7 – sábado – Grupo Fraternidade Espírita José Xavier: Rua Zuleide Peres Tabox, 751 – 12h30: Coral Candeia (recepção); 13h: Gilson Freire: “Da visão judaico cristã à Cosmologia Moderna”; 14h30: intervalo: Coral Candeia, Coral José Xavier e Gabriel e Cia Ltda.; 15h: João Attílio: “Biografia e Obra de Pietro Ubaldi”; 16h30: Intervalo – perguntas e respostas – distribuição de livros de Ubaldi; 18h30: Coral Candeia, Coral José Xavier e Gabriel e Cia Ltda.; 19h: Gilson Freire: “A Revolucionária Cosmovisão de Pietro Ubaldi”;
8 – domingo – Grupo Assistencial Espírita A Candeia: Rua Manoel Pedro de Campo, 253 – 7h30: Coral Candeia, Coral José Xavier e Gabriel e Cia Ltda.; 8h: Gilson Freire: “Evidências da Queda”; 9h30: intervalo: Coral Candeia, Coral José Xavier e Gabriel e Cia Ltda.; 10h: Gilson Freire: “Aproximando ainda mais o Espiritismo do Evangelho”; 11h30: intervalo – perguntas e respostas – distribuição de livros de Ubaldi; 12h: almoço fraterno.
Informações com Danilo: (67)9965-9872 ou danilo.carto@yahoo.com.br ou com Fernando: (67)9944- 7109 ou pelo e-mailgeofernandobrandao@yahoo.com.br.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Toda quarta-feira, às 18h30, será realizado o Ciclo de Estudos “Princípios básicos da doutrina” na Fundação Espírita Cáritas: Rua Senhora das Graças, 51, Cruzeiro.  Informações pelo telefone (31)3223-8266.
Araxá – No último domingo, 25 de janeiro, Carlos A. Baccelli fez uma palestra sobre o tema “Mediunidade”, na Associação Espírita Obras Assistenciais Francisco Caixeta. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cássia – Allan Vilches fez uma turnê em São Sebastião do Paraíso e Cássia no período de 26 a 29 de janeiro.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 29 de janeiro, quinta-feira, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “As potências da alma”, na Associação Espírita A Caminho da Luz. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Sacramento – Na última quarta-feira, 28 de janeiro, foi realizada a palestra “A contribuição das AMEs para a medicina do futuro”, na Chácara Triângulo – Quartinho do Tio Eurípedes.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos Dumont – No período de 14 a 17 de fevereiro, Carmem Silva participará de um ciclo de palestras sobre o tema “Obsessão, instalação e cura”, uma coletânea das obras de Manoel P. de Miranda, no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis – Mantiqueira.  Informações pelo telefone (32)9972-0593.
São Sebastião do Paraíso – No dia 30 de janeiro, sexta-feira, às 20h, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” no Grupo Espírita Mensageiros.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberaba – A Web Rádio Amor Fraterno foi criada com a esperança de crescer, para divulgar a Doutrina do nosso querido Allan Kardec, pois a Web Rádio não visa a lucro, mas sim dentro do possível procuramos levar entretenimento, músicas dentro de um padrão mais clássico... e na parte de leitura e estudo de ótimas obras, principalmente as do nosso amado codificador ALLAN KARDEC.  Estamos abertos para todas as casas espíritas desde que seja tudo dentro dos princípios filosóficos cristãos!  Acesse a rádio através do site: www.radioetvamorfraterno.com.
– Divaldo Pereira Franco fará uma palestra no dia 21 de fevereiro, sábado, às 19h30, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho (próximo ao Colégio José Ferreira): Av. Frei Paulino, esquina com Rua Dr. Ludovice, bairro Abadia.  Informações na Livraria Espírita Emmanuel pelo telefone 3312-8327.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – está com a programação praticamente pronta de seus eventos durante o ano de 2015.  As Reuniões Literomusicais Doutrinárias serão realizadas nas datas: 28 de março, 25 de abril, 30 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 26 de setembro e 31 de outubro.  O XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba – será realizado no dia 29 de agosto e o V Fórum da Mediunidade será realizado no dia 28 de novembro.  Os organizadores contam com a participação de todos.
Paraíba
Campina Grande – O 42º MIEP terá como tema central “Justiça Divina: amor e misericórdia” e será realizado no período de 13 a 17 de fevereiro.  A programação contará com as presenças de Divaldo Pereira Franco, Pedro Camilo de Figueiredo Neto, Geraldo Campetti, Juselma Coelho, Luiz Claudio Costa, André Luiz Peixinho, Marcel Mariano, Marlon Reikdal, Sandra Borba Pereira, Leonardo Machado, Alberto Almeida e Denise Lino de Araújo.  No mesmo período será realizado, no Espaço Adolescente, o Encontro de Integração Espírita para Jovens.  O XXI MIEPINHO – Encontro de Integração Espírita para crianças e pré-adolescentes – será realizado no período de 15 a 17 de fevereiro e terá coordenação de Maria do Socorro e Albuquerque.  Informações pelos telefones (83)3321-7457, 9971-7647 (Tim), 3333-2598, 9972-4283 (Tim) e 8847-4446 (Oi) ou pelos e-mails miep@miep.com.br ouamemiep@gmail.com.
Paraná
Curitiba – Realizar-se-á no período de 13 a 15 de março na Expotrade, em Pinhais, a XVII Conferência Estadual Espírita. A abertura do evento dar-se-á às 20h do dia 13, sexta-feira, com conferência de Divaldo Franco, sobre o tema “O Céu e o Inferno – A Justiça Divina segundo o Espiritismo”. Participarão também como expositores Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida e Sandra Borba Pereira.  A Conferência, com entrada franca, é promovida pela Federação Espírita do Paraná.
– No último domingo, 25 de janeiro, Laércio Furlan fez uma palestra sobre o tema “EQM – Experiência de quase morte” no Teatro da FEP. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O seminário “Recepção e Grupo de Acolhimento” foi realizado no dia 29 de janeiro, quinta-feira, no Teatro da FEP. O evento foi coordenado pelo Setor de Atendimento Espírita no Centro Espírita.  Informações com Darck, pelo e-maildarck@feparana.co.br.
- No dia 8 de fevereiro, às 10h, Nélio Aguirre de Castro profere palestra sobre o tema "Quem não viver de novo não verá o reino de Deus" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- No dia 11 de fevereiro, às 19h30, Luiz Henrique da Silva presidirá a reunião da Diretoria da FEP com Coordenadorias/Equipe FEP na sede da Federação Espírita, na Alameda Cabral, 300 - 3º andar.
Apucarana – De 14 a 17 de fevereiro, durante os dias do carnaval, realizar-se-á a 19ª CONMEL - Confraternização das Mocidades Espíritas de Londrina, uma promoção da Inter-Regional Norte (4ª, 5ª, 6ª e 16ª UREs) aberta à participação de jovens espíritas com idade entre 12 e 21 anos. O local do encontro será a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho - EDHUCCA, na Rua Desembargador Clotário Portugal, 871, em Apucarana. Os interessados em participar devem entrar em contato com Guilherme: - (43) 9673-1000 ou - secretariadij.ure16@gmail.com
Balsa Nova – No dia 31 de janeiro, das 9h às 17h, realizou-se mais uma Reunião Extraordinária do Conselho Federativo Estadual, no Recanto Lins de Vasconcellos.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec encerrou as suas reuniões públicas realizadas às quartas-feiras, no dia 28 de janeiro, com a presença de Ardinal Cardoso Machado, de Cambé.
Foz do Iguaçu – Lançada em espanhol a Revista Espírita de 1860. Na compra de um exemplar, a pessoa ganha um DVD do pianista e tradutor Enrique Baldovino, gravado por ocasião das comemorações dos 110 anos da Federação Espírita do Paraná. Contatos: deak_allankardec@yahoo.com.br ouwww.facebook.com/distribuidoradelivros.allankardec.
Londrina – Neste domingo, dia 1º de fevereiro, às 10h, Manoel Figueiredo profere palestra no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429.
– Também neste domingo, dia 1º de fevereiro, das 8h às 16h30, realiza-se o 1º Seminário de Formação de Evangelizadores promovido pela 16ª URE Metropolitana Londrina.  O evento ocorrerá no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, em Londrina-PR.  O evento tem por objetivo formar e capacitar evangelizadores para a tarefa da evangelização infantojuvenil. Informações pelo e-mail secretariadij.ure16@gmail.com. Será servido no local almoço para os participantes.
– Iniciam-se em fevereiro novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) que é realizado no Centro Espírita Nosso Lar em três horários: quartas-feiras: das 15h às 17h; quintas-feiras: das 20h às 22h; e sábados: das 14h às 16h.  As aulas terão início a partir de 18 de fevereiro (quarta), 19 de fevereiro (quinta) e 21 de fevereiro (sábado).
– No dia 8 de fevereiro, às 10h, reiniciam-se as atividades de Evangelização da Infância e Adolescência no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina 429.
- Reiniciam-se no dia 8 de fevereiro, domingo, às 18h, as reuniões mensais do Círculo de Leitura Anita Borela de Oliveira. Em fevereiro, no dia 8, a reunião será realizada na residência do casal Regina e Manoel Figueiredo e o romance em estudo será “O Sol voltou a brilhar”, de Erick, psicografado pela médium Célia Xavier de Camargo.
– Toda 4ª feira, das 20h às 21h30, reúne-se o Grupo de estudo do livro "Cura e Libertação", de José Carlos de Lucca, sob a coordenação de Marinei Rezende. Local: Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133.
– Reiniciaram-se no Centro Espírita Nosso Lar os estudos do GEEAG – Grupo de Estudos Espíritas Abel Gomes –, coordenados por Astolfo Olegário de Oliveira Filho. Na terça-feira, os estudos são às 18h30. Na quinta-feira, às 14h30. A obra em estudo é “Ação e Reação”, de André Luiz, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada em 1957 pela Federação Espírita Brasileira.
- No dia 8 de fevereiro, às 9h30, Astolfo Olegário de Oliveira Filho profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, sobre o tema “O mal que nos faz mal”.
- No dia 15 de fevereiro, às 9h30, Naudemar Nascimento profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130. 
- No dia 21 de fevereiro começa no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, o Projeto "Qualificação do Trabalhador Espírita - Fase 2”. Tema: Bases Doutrinárias da Doutrina Espírita. Público-alvo: todo trabalhador do Centro Espírita. Coordenação: Rosemayre Ferreira, Ilza Braga e Leda Negrini. Informações: marineif2001@gmail.com; www.internorteparana.com.br
Pinhais – De 13 a 15 de março ocorrerá a 17ª Conferência Estadual Espírita.  O evento girará em torno do tema “O Céu e o Inferno – A Justiça Divina segundo o Espiritismo” e contará com a participação dos expositores Alberto Almeida, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias e Sandra Borba
Pereira. O local de realização é o Expotrade, na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10.454.  Outros detalhes, com a Federação Espírita do Paraná, que promove o evento. Site: www.feparana.com.br e telefone (41)3223-6174.
Pernambuco
Recife – Vem aí o 6º Congresso Espírita para Pais e Educadores. Este congresso foi feito para você que se preocupa com a educação da criança e do jovem!  Não deixe de fazer parte deste momento tão especial!  Faltam praticamente 4 meses apenas, pois ele será realizado nos dias 16 e 17 de maio.  Completando 10 anos de existência ele está com uma estrutura totalmente diferente dos congressos anteriores, com palestras simultâneas que deverão ser escolhidas por você no ato da inscrição. Quanto mais rápido você se inscrever, mais facilidade terá de escolher a palestra da sua preferência.  Entre no site, conheça o que é o congresso!  Inscreva também suas crianças no 1º Congresso Espírita Infantil.  Veja programação, histórico e inscrições no site www.cepei.com.br/.
– O 3º SEUNA terá como tema central “Por que a transição planetária?  O progresso dos Seres e dos Mundos” e será realizado no dia 22 de março, domingo, às 14h30, no Teatro Anália Franco: Rua Carlos Gomes, 354, Prado, casarão azul em frente ao antigo cavalo dourado.  O palestrante convidado será Frederico Menezes.  Os ingressos custam R$10,00 e o valor arrecadado será revertido para despesas operacionais e em prol do Lar Espírita Tereza de Jesus e ao Centro Espírita Antônio de Pádua. Os pontos de venda são: FEFLP – Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins; Livraria – bairro de Boa Viagem; UNILUZ – União Espírita Caminho da  Luz; Ana Leite – bairro de Boa Viagem; União Espírita Maria de Nazaré; Cleide Cavalcanti – bairro do Arruda; União Espírita Maria de Nazaré; Cilene Caldeira – bairro do Arruda; NEF Paulo de Tarso; Isabel Moura – bairro do Cajueiro; Associação Espírita Casa dos Humildes; Livraria – bairro de Casa Forte; Federação Espírita Pernambucana; Livraria – Av. João de Barros; Núcleo Espírita Missionário da Luz; Tereza – Bairro do Pina; Livraria Praça do Diário de Pernambuco; Livraria Espírita Renascer: Rua do Hospício, Bairro da Boa Vista; Centro Espírita Luz e Amor; Livraria – bairro da Encruzilhada; Lar Espírita Tereza de Jesus: Av. Carlos Gomes, Bairro do Prado e C. E. Lar de Jesus: Livraria – bairro da Torre.  Informações com Ednaldo Maia pelo telefone (81)9145-2611 ou com Cleide Cavalcanti, 9180-8019.  Vagas limitadas.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– O Curso “Espiritismo revisitando a Bíblia Sagrada à luz do Movimento Evangélico Atual” está sendo realizado nos dias 1o e 8 de fevereiro, domingos, das 10h às 12h, no Grupo Espírita Maria de Nazaré: Rua Saturnino Brito Filho, 22, Bairro Portuguesa, Ilha do Governador.  Informações pelo telefone (21)9953-9083.
– No próximo sábado, 7 de fevereiro, às 9h, Hélio Loureiro Ribeiro coordenará o seminário “Vida e obra de Guillon Ribeiro” e Danilo Villela coordenará o seminário “Vida e obra de Joaquim Carlos Travassos – 140 anos da tradução de O Livro dos Espíritos” na Sede Seccional da FEB.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita A Caminho da Luz (Rua Juracê, 164, Colégio) é esta:
6 – sexta-feira – Gustavo Melo: “Não separeis o que Deus uniu”;
13 – sexta-feira – André Garcia: “COMEERJ /ENEFE”;
20 – sexta-feira – Paulo Chagas: “Estranha Moral”;
27 – sexta-feira – Roberto Quaresma: “Estranha Moral”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O GPELA: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor (Rua Silva Cardoso, 673, Bangu) realizará toda terça-feira, uma Nova Turma de Estudos: “O que é Espiritismo”.  Informações pelo telefone (21)3421-2666.
– O 4º Congresso Espírita do Estado do Rio terá como tema central “Esperanças e consolações” (150 anos de O Céu e o Inferno) e será realizado pela CEERJ – Comissão Espírita do Estado do Rio.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida, André Trigueiro, Cesar Perri, Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba, Sandra Dela Pola.  Informações no site www.ceerj.org.br.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita A Caminho da Luz foi encerrada na sexta-feira, 30, por Rocky Helignio com o tema “Haverá falso Cristos e falsos Profetas”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 50º Congresso Brasileiro de Esperanto tem como tema central “Ora Jubilea Kongreso: Ĉu ni sukcesis?” e foi realizado no período de 23 a 27 de janeiro, no 11º andar do Instituto de Letras da UERJ.  Os organizadores separaram a sexta, dia 23, todo o dia com atividades gratuitas para visitantes.  Nos dias 24, 26 e 27 de janeiro, foi realizado no mesmo local um congresso infantil sob a coordenação de Valéria Mattos.  Informações no linkhttp://esperanto.org.br/info/index.php/pages/kongresoj.
– O 8º Encontro Brasileiro de Esperantistas teve como tema central “Esperanto – porta para a confraternização humana” e foi realizado nos dias 27 e 28 de janeiro.  O evento contou com a presença de Affonso Soares e foi organizado pela Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas.  Informações pelo e-mailbaesbrazillo@gmail.com.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Niterói – A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Antônio de Pádua foi encerrada por Sílvia Pinho, com o tema “Os escândalos” na última terça-feira, 27.  Informações pelo e-mail ceapadua@gmasil.com.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de fevereiro do Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
4 – quarta-feira – 19h – Flavia Silveira: “Obsessões: causas, tratamentos de curas”;
11 – quarta-feira – 19h – Edmundo Silva: “O Amor”;
25 – quarta-feira – 19h – Roraci Correia: “Faze isso e viverás”.
Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
– No período de 4 a 7 de junho, será realizado o 12o Fórum Nacional de Arte Espírita.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sitewww.abrarte.org.br.  O evento é uma realização da ABRARTE – Associação Brasileira de Arte Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/
Lagarto – A I Semana Espírita do Instituto Beneficente Francisco Cândido Xavier teve como tema central “Doutrina Espírita – um aprendizado de luz” e foi realizada no período de 27 a 31 de janeiro. O evento contou com as palestras de Carlos Rocha, Cesar Santiago, Ítalo Lima, Júlio Cesar e Lisla Fontes e foi realizado na sede do Instituto: Travessa Walter Franco, 36.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – No período de 10 de janeiro a 21 de fevereiro, a Sociedade Espírita Dom Thomé (Rua Barão de Itaqui, 444, Jardim São Pedro) está realizando a Evangelização de Verão com o tema “150 anos de O Céu e o Inferno”.  Coordenação: DIJ UDE Passo d’Areia.  Informações pelo telefone (51)3362-2108.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – O Centro Espírita Bezerra de Menezes (Rua Gonçalves Dias) está realizando um ciclo de palestras sobre o tema “Transição Planetária” até 5 de fevereiro, quinta-feira, e a programação de encerramento é esta: 19h30 – Paulo Cesar: “Transição Planetária: os que herdarão a Terra – os homens de boa vontade; a transformação moral e o trabalho no bem”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2015 será esta: Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
– No último final de semana, dias 24 e 25 de janeiro, foi realizado o Encontro de Dirigentes e Lideranças Federativas na sede da Federação Espírita Catarinense.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barra Velha – A 7ª Jornada Espírita do CEJN foi encerrada no último domingo, 25 de janeiro, na sede do Centro Espírita Jesus de Nazaré. Informações no site www.cejn.org.br.
São Paulo
São Paulo – Está disponível na internet, gratuitamente, uma ferramenta importante para quem se interessa pelo estudo da doutrina espírita: "Allan Kardec de A a Z – Temário da Obra Kardequiana". São dois os modos de acessar o conteúdo de “Allan Kardec de A a Z”:
As pessoas que se interessam pela doutrina espírita colherão grande proveito consultando a ferramenta ora mencionada, que merece ampla divulgação e os parabéns de todos nós que batalhamos na divulgação do Espiritismo.
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no site http://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/. A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens, tanto de SMS como de VOZ.
– O 3º Encontro SEMU de Evangelização da Família está sendo realizado nos dias 31 de janeiro, 1e 8 de fevereiro na sede da Associação Espírita Mãos Unidas: Rua Casa Forte, 609, Tucuruvi.  A programação completa é esta:
31 – sábado – 8h30 – recepção; 9h – Objetivos e Programas; 9h30 – Desenvolvimento do Ser Humano – 0 a 3 anos; 10h30 – intervalo; 11h – Aula prática de 0 a 3 anos e Análise de Conteúdo; 12h – almoço; 14h – Aula prática de 3 a 6 anos; 15h – Desenvolvimento do Ser humano – 3 a 6 anos; 16h – intervalo; 16h30 – Análise de Conteúdo da aula de 3 a 6 anos; 17h – Desenvolvimento do Ser Humano – 6 a 12 anos;
1º – domingo – 8h30 – chegada; 9h – Aula prática de 7 a 9 anos; 10h – Análise de Conteúdo da aula de 7 a 9 anos; 10h30 – intervalo; 11h – Aula prática de 10 a 12 anos; 12h – Análise de Conteúdo da aula de 10 a 12 anos; 12h30 – almoço; 14h – Desenvolvimento do Ser Humano – 12 a 18 anos; 15h – Aula prática de 13 a 15 anos; 16h – intervalo; 16h30 – Análise de Conteúdo da aula de 13 a 15 anos; 17h – Desenvolvimento do Ser Humano – 18 anos em diante;
8 – domingo – 8h30 – chegada; 9h – Reunião de Pais; 10h – Análise de Conteúdo; 10h30 – intervalo; 11h – Desenvolvimento do Ser Humano – 0 a 60 anos – vivência; 12h – Importância da Evangelização da Família.
Informações pelos e-mails semu@semu.com.br ou dorapontes@hotmail.com.
– O Grupo Espírita Semeadores do Bem (Rua Capitão José Cesário, 258, Penha) receberá Allan Vilches para uma palestra musicada neste domingo, 1ode fevereiro, às 16h45.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Plínio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “O prejuízo da cegueira espiritual” no dia 3 de fevereiro, terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Missionários da Luz: Rua Joaquim Antônio de Souza, 72, Cidade Líder. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699, Vila Mafalda, próximo ao Shopping Anália Franco) é esta:
5 – quinta-feira – Grupo Vozes de Betânea;
12 – quinta-feira – Lúcia de Fátima e os Cantores da Luz;
19 – quinta-feira – Paula Zamp;
26 – quinta-feira – Vansan.
Informações pelo e-mail edsonbrito1@gmail.com.
– No próximo final de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, Severino Celestino participará de um ciclo de palestras e a programação é esta:
7 – sábado – Centro Espírita Irmã Clara: Rua José Nunes dos Santos, 753, Parque Paulistano (112158-9611) – 15h às 18h – 1º módulo: “Qualidade das Traduções Bíblicas”; 20h – palestra: “Paulo de Tarso e as comunidades do caminho”;
8 – domingo – Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Camomila, 375, Jardim Helena (112584-8478) – 9h às 9h45 – palestra: “Jesus e Nicodemos" (autógrafos após palestra); 11h às 13h – 2º módulo: “Reencarnações na Bíblia”; 14h às 15h – 3º módulo – “Jesus, Luz no mundo”; 15h às 16h – perguntas e respostas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Allan Vilches fará uma palestra musicada no dia 4 de fevereiro, quarta-feira, às 14h, no Centro Espírita A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Água Rasa.  Na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro, às 20h, Allan fará uma palestra musicada no Centro Espírita Pescadores de Amor: Rua Colonial das Missões, 487, Itaquera.  A sexta-feira, 6 de fevereiro, às 20h, foi reservada pelo cantor para o Centro Espírita Seara do Mestre: Rua Roberto Carlos Cavanhas, 392, Vila Rubi. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 25 de janeiro, Deusa Samu fez uma palestra no Centro Espírita Pescadores de Amor.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Espírita Allan Kardec de São Mateus recebeu o Grupo Vocal Reencontro e Claudio Palermo para uma palestra musical no dia 28 de janeiro, quarta-feira. O Reencontro fez uma apresentação musical no dia 26 de janeiro, segunda-feira, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na segunda-feira, 26 de janeiro, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” no Centro Espírita Maria de Nazaré. Manolo fez uma palestra sobre o tema “Perseverança e fé” no dia 27 de janeiro, terça-feira, na Sociedade Espírita Terezinha de Jesus.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Casa Branca do Caminho foi encerrada por Silvio Lemos na quinta-feira, 29. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou e-mailedsonbrito1@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de janeiro na Feesp foi encerrada no último domingo, 25, com Selma Silva Baptista e o tema “Razão e Emoção”.  A harmonização musical foi da Orquestra e Coral Carlos Gomes. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de janeiro na Congregação Espírita Maria Benta foi encerrada na última segunda-feira, 26, por Mara Sucena, com o tema “Trabalhadores da última hora” e harmonização de Itamar Santiago. Informações pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
– Fabio Fadel fez uma palestra sobre o tema “Que é Deus?” na segunda-feira, 26 de janeiro, na União Espírita Irmão Hércules.  Na sexta-feira, 30 de janeiro, Fabio estudou o tema “Ante os pequeninos” no Grupo Espírita Manoel Bento. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araçatuba – Na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, às 20h, Andrei Moreira fará uma palestra sobre o tema “Autoamor e as potências da alma” no Centro Espírita Luz e Fraternidade: Rua São Vicente, 336, São Vicente. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Arujá – A programação de palestras do mês de janeiro no Centro de Cultura Espírita Reflorescer foi encerrada no dia 27, terça-feira, por Fábio Fadel com o tema “A difícil arte do perdão”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Assis – Neste domingo, 1º de fevereiro, às 9h, será realizada uma Reunião Bimestral de USE Intermunicipal de Assis na sede do Instituto de Difusão Espírita: Praça Nicolau Carpentieri, 50. Cidades integrantes: Assis, Cândido Mota, Echaporã e Palmital.  Informações pelo e-mailatilio.arcoleze@gmail.com.
Bragança Paulista – Plinio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Você prefere ter razão ou ser feliz?” no dia 2 de fevereiro, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Amor e Esperança: Rua Voluntário Antônio dos Santos, 678, Vila Bianchi.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Brotas – Nos dias 24 e 25 de janeiro, sábado e domingo, foi realizada a 2ª Prévia da COMENOESP: Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo que, neste ano, teve como tema central “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”.  O evento foi realizado na sede da Escola E. E. Profª Dinah Lúcia Balestrero.  Informações pelo e-maildm4@usesp.org.br.
Campinas – A programação do mês de fevereiro na Seara Espírita Joanna de Ângelis (Rua Dr. João Keating, 107, Jardim Novo Botafogo) é esta:
5 – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – demais turmas;
11 – quarta-feira – 10h – Roberta Mantegassi: “Existe o malfeito?”;
18 – quarta-feira – 10h – Marco Maiuri Miranda: “Espiritismo, o Cristianismo Redivivo”;
25 – quarta-feira – 10h – Washington Perozim: “O Sermão da Montanha sob a Luz do Espiritismo”.
Informações pelo telefone (19)3213-0809, no sitewww.searajoannadeangelis.org.br ou pelo e-maildivulgacao@searajoannadeangelis.org.br.
– A programação do mês de janeiro na Seara Espírita Joanna de Ângelis foi encerrada no dia 29, quinta-feira, com o início do curso Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita para iniciantes. Informações no sitewww.searajoannadeangelis.org.br ou pelo e-maildivulgacao@searajoannadeangelis.org.br.
Cotia – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na quarta-feira, 28 de janeiro, no Centro Espírita Solidariedade. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Embu das Artes – No último domingo, 25 de janeiro, Allan Vilches fez uma apresentação no Centro Espírita Recanto da Fraternidade. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Fernandópolis – Neste domingo, 1º de fevereiro, das 8h30 às 12h, Haroldo Dutra Dias coordenará o seminário “Evangelho aplicado ao momento de Transição Planetária” na sede da Associação Espírita Pátria do Evangelho: Rua Minas Gerais, 1426.  Informações: telefones: (17)99725-1040 ou 99704-3334. Transmissão: www.redeamigoespirita.com.br/canal32.
Franca – O Grupo Espírita Luz e Amor (Rua Álvaro Abranches, 965) iniciará no próximo sábado, 7 de fevereiro, às 16h, o COEM – Centro de Orientação e Educação Mediúnica –que é o estudo e prática da mediunidade à luz da Doutrina Espírita. Informações pelo telefone 9989-2439 ou no sitewww.luzeamor.org.br.
- No dia 22 de fevereiro, domingo, às 19h, no CECAP – Centro Esportivo, Cultural e Artístico Pestalozzi, na Rua Afonso Pena, nº 1103, Cidade Nova, Divaldo Franco profere conferência. O evento, que terá entrada franca, é uma promoção da União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca.
Getulina – Na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, Reinaldo Trombini Junior fará uma palestra no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça: Rua Wenceslau Brás.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarujá – Fabio Fadel fez uma palestra sobre o tema “Viajando pelo Livro dos Espíritos” no dia 29 de janeiro, quinta-feira, na Casa Espírita Maria Modesto Cravo.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – Alessandro Marques e Valéria Barbosa Marques coordenaram, em janeiro, os cursos a seguir:
21 e 22 – O Encontro com a Ciência Interior; Projeto Humanizar: Consciência no Gestar, Parir e Educar;
24 – Toque de Mulher: Resgatando a Força e a Sensibilidade Feminina;
31 – Vida e União: Construindo Relacionamentos Saudáveis.
Os cursos foram ministrados na Área de Saúde e Bem-estar da Universidade de Guarulhos.  Informações no site www.ocaminhodaconsciencia.com.br.
Jacareí – Orson Peter Carrara participa de um ciclo de palestras no Centro Espírita Amor a Jesus: Rua Capitão José Neves Bicudo, 274.  A programação é esta:
31/janeiro – palestra: “O Auxílio virá”;
1º/fevereiro – 9h – seminário: “Conto de Humberto de Campos em livro inédito de Chico Xavier”.
Jandira – O Centro Espírita Consolador (Rua Aílton Esteves de Melo, 89) receberá Deusa Samu para uma palestra com tema livre no dia 1de fevereiro, este domingo, às 11h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lorena – Neste domingo, 1º de fevereiro, às 19h, João Luiz do N. Ramos fará uma palestra sobre o tema “Questões sociais” na União Espírita Cristã: Rua Joaquim Nabuco, 70, Vila Buck.  Na ocasião será realizada uma apresentação do Coral Centro Espírita Agostinho (Cruzeiro/SP).
Marília – O curso rápido “Autoencontro” é uma viagem para dentro do EU com base nas obras de Joanna de Ângelis.  É um curso para maiores de 12 anos, sem inscrição ou taxa, que será realizado a partir de 3 de fevereiro, terça-feira, das 20h às 21h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  O facilitador é Donizete Pinheiro.
– O 2º Encontro da Família de Marília será realizado no período de 13 a 15 de fevereiro no Colégio Bezerra de Menezes: Rua Dr. Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, 618. A programação é esta:
13 – sexta-feira – 19h – abertura: Orson Peter Carrara;
14 – sábado – 9h às 13h – Agrício GEJN – módulo 1: “A Busca da Felicidade”;
15 – domingo – 9h às 19h30 – módulo 2 – “Missão dos Espíritos: exercício da caridade”; módulo 3 – “Protagonismo na caridade” – oficinas: yoga, libras, meditação, esperanto, curso de passes, Evangelho no coração, elaboração de resumos de obras espíritas.  Centro de Interesses: caridade, perdão, ansiedade, tristeza, felicidade tem caminho?, desapegando da matéria, perda de entes e processos Reencarnatórios;
Oficinas: Yoga, Libras, Meditação, Esperanto, Curso de passes, Evangelho no Coração e Elaboração de resumos de obras espíritas;
Centros de interesse: Caridade, Perdão, Ansiedade, Tristeza, Felicidade tem caminho?; Desapegando da matéria, Perda de entes e processos Reencarnatórios.
Investimento de R$34,00 com todas as refeições inclusas (crianças até 8 anos não pagam).  Vagas limitadas a 200 inscrições. Inscrições e informações pelos telefones (14)3306-5067 ou 99733-9001 com Luiz ou no linkhttp://eventioz.com.br/e/2-encontro-da-familia-espirita-de-marilia.
Osasco – Plinio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Autoamor ou egoísmo” no dia 4 de fevereiro, quarta-feira, às 20h, na Associação Centro Espírita Seara de Jesus: Rua Allan Kardec, 173, Bela Vista.  O evento será realizado em comemoração a 75 anos da casa.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Discípulos de Jesus foi encerrada na segunda-feira, 26, com a presença de Sonia Maria P. Nobre de Paula, que trabalhou o tema “O fracasso de Simão Pedro”.  Informações pelo e-mail mjaplis63@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada por Nilva Reis Verri Tozeto, no dia 26, segunda-feira. O tema escolhido foi “Morrer para produzir”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Piracicaba – A 2ª Prévia da COMECELESP: Confraternização das Mocidades Espíritas do Centro-Leste do Estado de São Paulo teve como tema central “Caminhos e Escolhas...” e foi realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, sábado e domingo, na União Espírita de Piracicaba.  Informações pelo e-maildm2@usesp.org.br ou no site http://migre.me/nqhzA.
Presidente Venceslau – No mês de janeiro é comemorado o aniversário de 72 anos do Centro Espírita Amor e Caridade.  Foi realizado um ciclo de palestras cuja programação se encerrou na última terça-feira, por Lourival Melo Silveira. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Preto – Na última quinta-feira, 29 de janeiro, Haroldo Dutra Dias fez uma palestra no Cine Clube Cauim. Promoção/realização: USE Intermunicipal de Ribeirão Preto.
Santo André – No último sábado, 31 de janeiro, às 14h15, Fabio Fadel fez uma palestra sobre o tema “O maior mandamento”, no Centro Espírita Redentor: Av. Artur de Queirós, 168.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – O 16º Congresso Estadual de Espiritismo da USE, com o tema central “Para onde caminha a Humanidade - Amor, Educação e Ética”, realizar-se-á no Espaço Arena de Santos, de 18 a 21 de abril. As inscrições estão abertas pelo site www.usesp.org.br (clicar em cima do cartaz do congresso) e atendimento pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br e pelo telefone (11)2950-6554 com a secretaria da USE.  Para a inscrição do congresso deverá ser recolhido um bônus no valor de R$120,00 (centro e vinte reais) que será devolvido em livros, CDs ou DVDs à escolha do participante, durante o congresso, na livraria montada no local do congresso, mediante a apresentação do crachá individual.  O recolhimento do bônus no site será feito de acordo com as regras do PAGSEGURO.  A organização do congresso bloqueou apartamentos em três hotéis, com preços especiais para os congressistas que fizerem a reserva na Secretaria da organização do congresso.  As reservas poderão ser pagas em parcelas nos meses de fevereiro, março e abril, no máximo até o dia 10.  E o pagamento pode ser realizado através de Boleto Bancário; Cheque pré-datado ou Depósito em conta corrente (Banco Itaú).  Os hotéis são:
Monte Serrat Hotel – é o mais próximo do Congresso, mas longe da praia: Rua Bittencourt, 130, Vila Nova, Estacionamento grátis, Preço do pacote 3 diárias, por pessoa, em apto. duplo é R$305,00 e o Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. triplo é R$250,00;
Atlântico Hotel – fica na praia de Gonzaga – tradicional e confortável: Av. Presidente Wilson, 01, Gonzaga, Estacionamento pago, Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. duplo = R$392,00 e o Preço do pacote de 3 diárias, por pessoa, em apto. triplo = R$336,00.  Entrada a partir das 14h do dia 18 de abril e saída até às 12h do dia 21.
A USE está repassando as reservas de hotéis diretamente e não tem convênio ou parcerias com nenhuma empresa de Turismo.  Os organizadores estão tentando viabilizar ônibus da prefeitura de Santos para o translado dos hotéis ao local do congresso e vice-versa.  Isto será confirmado oportunamente.
– A programação de palestras do mês de fevereiro no Centro Espírita Ismênia de Jesus (Rua Campos Melo, 312) é esta:
2 – segunda-feira – 20h – Paulinho;
3 – terça-feira – 15h – Paulinho;
9 – segunda-feira – 20h – Ângela;
10 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
16 – segunda-feira – Não haverá palestra (carnaval);
17 – terça-feira – Não haverá palestra (carnaval);
23 – segunda-feira – 20h – Jaime;
24 – terça-feira – 15h – Ângela.
Informações pelo e-mail administração@ismeniadejesus.org.br.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Ismênia de Jesus foi encerrada por Cláudia no dia 27, terça-feira. Informações pelo e-mailadministração@ismeniadejesus.org.br.
São Carlos – O 33ª Conrespi – Confraternização Regional da Família Espírita terá como tema central “A Justiça Divina segundo o Espiritismo: 150 anos de O Céu e o Inferno” e será realizada no período de 15 a 17 de fevereiro no Nosso Lar: Rua Elvideo Gouveia, 186, Boa Vista.  A programação é esta:
15 – domingo – 8h: Recepção, café e credenciamento; 9h30: Eliseu Mota Junior: “Uma visão espírita das Leis de Deus e de sua justiça”; 11h30: entrada no hotel e almoço; 14h30: Estudo e Reflexão – tema 1: “Morte – transição e condições espirituais”; tema 2: “Anjos e Demônios”; 16h: café; 16h30: Ronaldo Henrique de Campos: “Fora da caridade não há salvação”; 18h: banho e jantar; 20h: teatro: Grupo Teatral Espírita Pequeninos de Jesus – peça: “A Caminho de Damasco”;
16 – segunda-feira – 8h30: Izaías Claro: “Justiça e Amor”; 10h: café; 10h30: Estudo e Reflexão – tema 3: “Penas eternas e penas futuras”; tema 4: “Futuro: céu, inferno e purgatório”; 12h: almoço; 14h: Estudo e Reflexão; tema 5: “Tribunal Divino – arrependimento, agravantes e atenuantes”; tema 6: “Liberdade x Responsabilidade – causa e efeito”; 16h: café; 16h30: Sergio Vinicius de Lima Grande: “Bem-aventurados os aflitos”; 18h – banho e jantar; 20h: Noite artística: Allan Vilches: “Cantando por um mundo melhor”;
17 – terça-feira – 8h30: Orson Peter Carrara: “Código Penal da Vida Futura”; 8h30: Reunião da USE Regional; 10h: café; 10h30: integração, confraternização, encerramento; 12h: almoço.
Os valores das inscrições sem hospedagem são estes: R$80,00 – para o período de 15 a17 de fevereiro, com 5 refeições e 5 coffees breaks; R$35,00 – apenas para os dias 15 ou 16 de fevereiro, com 2 refeições e 2 coffees breaks;R$20,00 – apenas dia 17, no período da manhã, com 1 refeição e 1 coffee break.  Informações pelo telefone (16)3307-5495, pelo e-mailusesaocarlos@gmail.com ou no site www.usesaocarlos.com.br.
São José do Rio Preto – A 3a Caminhada pela Paz será realizada neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 8h, na Represa Municipal. A programação é esta: 8h – recepção; 8h30 – abertura: Coral Vozes do Coração: “Cantando a Paz”; 9h – Arte Corporal Chinesa: Jim Kelly – Tai Chi Chuam; 9h30 – caminhada meditativa. Informações no sitewww.unidospelapaz.com.br.
– A programação de palestras do mês de janeiro no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier foi encerrada no dia 28, quarta-feira, por Ditinha Calixto. Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 99702-7066.
São Manuel – A programação de palestras do mês de janeiro do Centro Espírita Fé e Caridade foi encerrada por James, na terça-feira, 27. Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Taubaté – A programação de palestras do mês de janeiro do Centro Espírita União e Caridade foi realizada em comemoração aos 112 anos da casa e teve como tema central “Jesus e Kardec: da Causa à Casa Espírita”.  Eis a programação de encerramento: 31 – sábado – 9h às 12h – Alberto Almeida: “Menos mágoa, menos culpa e mais perdão” – 20h – Vinicius Lara.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Turmalina – No próximo sábado, 7 de fevereiro, das 9h às 19h, será realizado o I Encontrão Espírita do Vale do Jequitinhonha na sede da Fraternidade Espírita Seara de Jesus: Rua Geraldo Rocha, 361, Bairro do Campo.  O tema central será “150 anos: O Céu e o Inferno” e o evento contará com as presenças de Célia Diniz: “Perdas de entes queridos”; Debora Vitorino: “Anjos e demônios” e Wellerson Santos: “Influências dos Espíritos em nossas vidas”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/
Tocantins
Gurupi – As atividades programadas pela Coordenadora da Assessoria Regional Espírita Sul, ARE-Sul para o mês de fevereiro são estas:
7 – sábado – Formoso do Araguaia – Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Reunião e Exposição Doutrinária – palestra: Taciano Peres – saída: 16h do Centro Espírita Bezerra de Menezes;
12 – quinta-feira – 20h30 – Visita a Creche Espírita Maria Madalena – Reunião e Exposição Doutrinária – seminário: José Fernando: “Atendimento Espiritual pelo Diálogo”;
22 – domingo – 14h às 17h – Centro Espírita Caminho da Luz – palestra: Eliane Queirós e Grace Gonçalves;
28 – sábado – 19h30 – Gurupi – palestra doutrinária: Vanja Maria.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As atividades programadas pela Coordenadora da Assessoria Regional Espírita Sul, ARE-Sul para o mês de janeiro foram encerradas por Grace Gonçalves no dia 31 de janeiro, sábado, às 19h30, no Centro Espírita Caminho da Luz. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com, de Londrina, PR.
 
http://www.oconsolador.com.br/ano8/399/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário